You are on page 1of 3

ANLISE TEXTUAL OS MAIAS (excerto dos cap. II e III pp.44 a 54, Edies do Brasil) 1.

. Integra o excerto na estrutura global da obra, destacando a sua relevncia para o evoluir da ao. 2. Ao longo do dilogo, pai e filho evidenciam diferentes sentimentos e atitudes. Estabelece uma comparao entre o carter de Pedro e Afonso da Maia, atendendo s palavras deste ltimo Mas para onde fugiram, Pedro? Que sabes tu, filho? No s chorar (ll. 15-16) 3. Explicita o efeito de sentido produzido pela utilizao dos advrbios perdidamente, maquinalmente e impetuosamente, na descrio de Pedro. 4. Desde a chegada de Pedro ao Ramalhete, diversos indcios contribuem para a construo de uma atmosfera trgica que prenuncia o seu fim fatdico. Identifica no texto esses indcios. 5. Indica o correferente de a pequena, a quem se refere Pedro. 6. Explica brevemente de que modo os acontecimentos narrados no excerto condicionam o futuro dessa personagem e determinam o desenrolar da ao. 7. Mas esse ano passou, outros anos passaram. 7.1. Justifica a pertinncia da utilizao do conector mas no incio desta elipse.(Cap. III) 8. Rel os pargrafos onde Carlos o centro das atenes de Afonso e Vilaa. 8.1. Transcreve as passagens que permitem fazer uma breve caracterizao direta do menino. 8.2. Comenta a importncia das falas para delinear a personalidade de Carlos. 9. Ao longo do excerto, os acontecimentos so contados por um narrador heterodiegtico que recorre focalizao omnisciente. Comprova a afirmao. 10. Pronuncia-te sobre o uso do diminutivo aquando da descrio da educao de Pedro e Eusbio e relaciona- o com a caracterizao romntica das personagens. TEMA PARA REFLEXO: Na linha dos princpios da esttica naturalista, o suicdio de Pedro frequentemente entendido como o resultado final da educao que recebeu. Ao longo d Os Maias, sucedem-se duas sequncias narrativas que apresentam diferentes modelos de educao. Rel os excertos da obra dedicados a este tema: Pedro, no cap. I (desde Odiando tudo o que era ingls Carlos e Eusebiozinho, no cap. III (desde a fala Ento o nosso Carlinhos no gosta de esperar, Hem? ()

COMENTA: At que ponto a educao determina ou condiciona o futuro de um ser humano?

SUGESTES DE RESPOSTA: 1. O excerto integra-se na longa analepse do incio do primeiro captulo do romance e destina-se a dar a conhecer os antecedentes familiares de Carlos. Relata o momento em que Pedro descobre o adultrio de Maria Monforte e procura o conforto do pai, com quem no mantinha relaes h alguns anos, em virtude da sua unio com a negreira, que Afonso no aprovava. Em consequncia da revelao, Pedro acaba por se suicidar, o que ir, no contexto da obra, ter duas funcionalidades: apresentar os efeitos da educao tradicional e romntica de Pedro e justificar a ligao de Carlos e Afonso, aps o abandono da me e suicdio do pai. 2. Pedro revela-se fraco, reagindo sentimentalmente adversidade com que se depara. Face situao, mostra-se pouco interessado em desvendar os pormenores da fuga da esposa e refugia-se no choro e no desalento. Afonso, com um esprito mais prtico e decidido, alerta-o para a necessidade de reagir, dirigindo as atenes para o filho, Carlos, que quase esquecera.

3. Estes advrbios so usados na descrio de Pedro para salientar as diferentes facetas do seu estado de esprito. Assim, o primeiro destaca a sua fragilidade sentimental, que o conduz ao desespero. Sem capacidade de manifestar uma reao decisiva, age maquinalmente de acordo com as orientaes paterna e mantm-se mudo e entorpecido, acabando, no entanto, por se deixar levar pelas emoes e impetuosamente, sem uma reflexo consciente e demorada, decida refugiar-se no quarto e cometer suicdio. 4. Os indcios contribuem para a criao de uma atmosfera trgica que anuncia o desfecho fatdico de Pedro. Podemos referir os seguinte: Uma sombria tarde de dezembro () , cuja escurido e agressividade sugerem destruio; a comparao que anuncia j o seu fim, Ped ro ento caiu para o canap como cai um corpo morto.

5. O correferente Maria Eduarda. 6. Maria levada com a me aquando da sua fuga com Tancredo. Deste modo, afastada da restante famlia, que acaba por se convencer de que morrera. Quando reaparece em Lisboa no se suspeita da sua identidade. Logo, a fuga de Maria Monforte e suicdio de Pedro condicionam o futuro de Maria Eduarda e o de Carlos, uma vez que de vo envolver numa relao, desconhecendo a sua natureza incestuosa.

7. A elipse narrativa introduz, atravs do conector mas, a segunda visita de Vilaa a Santa Olvia, onde o administrador encontra Afonso em circunstncias fsicas e emocionais, diferentes daquelas aquando da sua anterior visita (depois da morte de Pedro). 8. 1. Carlos era uma linda criana, com o cabelo encaracolado, que se revela curioso, so e rijo. 8.2. No dilogo entre Vilaa e Afonso, so destacadas as semelhanas de Carlos com o pai parece-se com o pai; embora destaquem de seguida as suas diferenas. Vilaa deseja que o garoto seja muito mais homem. Afonso acrescenta de imediato que Carlos so, rijo. O av anuncia desde logo as caractersticas fsicas do pequeno que fazem prever o desenvolvimento de uma personalidade mais slida que a do pai, o que lhe permitir ultrapassar os obstculos da vida com maior segurana e firmeza. 9. O narrador que apresenta os acontecimentos no personagem da histria, pelo que os relata na 3 pessoa, Afonso da Maia estava (), logo heterodiegtico . Relativamente sua cincia, detm sobre a ao e as personagens um conhecimento total, servindo-se da focalizao omnisciente. Ex: No seu quarto, (..) Afonso no pde sossegar . 10. O uso do diminutivo nas referncias a Pedro e Eusbio, possui uma conotao irnica, (pejorativa/depreciativa) contribuindo para a sua caracterizao romntica.

You might also like