You are on page 1of 8

Eneida de Virglio Canto VIII, versos 624-728: Traduo, notas e um estudo sobre a ekphrasis Melina Rodolpho

A minha pesquisa teve como objetivo estudar o conceito retrico-potico da ekphrasis, um recurso muito utilizado nas prticas letradas, poesia e prosa, na Antigidade Clssica greco-latina. Para chegar definio da ekphrasis, foi preciso estudar tambm a euidentia - uma figura com definio muito semelhante quela, o que faz com que sejam, muitas vezes, confundidas. Analisei uma famosa passagem da Eneida, de Virglio, que faz uso da ekphrasis, trata-se do escudo de Enias, no canto VIII, entre os versos 624-728, que constituiu o corpus de traduo desta pesquisa, desta maneira pude no s analisar o uso da figura, como tambm estabelecer algumas distines com a euidentia. Antes de iniciarmos esta anlise, esboarei primeiro um breve histrico a respeito do assunto. Uma das primeiras aplicaes da ekphrasis de que temos conhecimento aparece na obra homrica, o escudo de Aquiles, que est no canto XVIII da Ilada. impossvel no estabelecer relao com a ekphrasis da Eneida, assunto do qual trataremos mais adiante. No entanto, alguns estudiosos1, entre eles Joo Adolfo Hansen, concordam que no h ekphrasis na obra homrica, pois seria anacrnico afirmar tal coisa, uma vez que o conceito de gneros posterior a sua obra. Segundo essa lgica da anacronia, considera-se que no texto de Luciano de Samsata, Zuxis e Antoco (II d.C.), h a primeira ocorrncia da figura. *Luciano discursa em favor de sua tcnica como orador, ao passo que o pblico admira somente a novidade dos temas, desvalorizando os aspectos artsticos; para exemplificar, ele descreve o quadro de Zuxis no qual retrata uma famlia de centauros - o pblico se surpreende com a beleza de tal representao, no entanto, no percebe as

HANSEN, J. A. As categorias epidticas da ekphrasis. 2006 pp.3 Agradeo ao autor a cpia do texto, ainda no publicado: (...) vrios autores afirmaram que o topos clssico da ekphrasis o escudo de Aquiles nos versos 483-608 do canto 18 da Ilada. Trata-se efetivamente de exposio de aspectos, mas h duas objees considerveis sua classificao como ekphrasis no sentido generalizado pelos historiadores da arte. A primeira histrica e critica o anacronismo, pois o poema de Homero muito anterior prtica do gnero e as retricas que o doutrinam.

estratgias do pintor para criar tal efeito. Temos, ento, uma descrio detalhada do quadro que nos permite criar a imagem em nossas mentes.* Ainda assim, a ausncia do conceito de gnero no representava impedimento para que determinados procedimentos poticos j fossem utilizados, deste modo, a existncia da ekphrasis, por assim dizer, depende do processo adotado e do seu resultado, no carecendo, obrigatoriamente, de uma nomenclatura ou de uma taxonomia retrico-potico-gramatical, posto que se no se tem o nome do processo utilizado, por outro lado, o dado de realidade que compreende o prprio texto, ou mesmo, seus efeitos j esto colocados pragmaticamente diante dos leitores ou ouvintes. E assim, nos parece, entendem os retores da Segunda Sofstica, tais como Hermgenes (160 d.C.), Aelius Theon (I d.C.), Aftonio (IV ou V d.C.), que consideraram Homero como exemplo a ser seguido no emprego da ekphrasis. H na poesia grega outro conhecido poema em hexmetro que se utiliza desse recurso o Escudo de Heracles - um poema pseudo-hesidico (de datao imprecisa, provavelmente do sculo VI a.C.) que descreve o escudo de Heracles, a exemplo da descrio do escudo de Aquiles na Ilada. Nos Progymnasmata, os Exerccios de Retrica, Nikolaus de Myra (V a.C.) foi o primeiro a relacionar a ekphrasis com a descrio de obras de arte. Com a idia de gnero, divulgada a partir do sculo XVIII, toma-se como exemplo do gnero ecfrstico os Eikones, de Filstrato, livro que consiste na descrio de um conjunto de quadros e outros tipos de artes visuais. Outros manuais de retrica, por sua vez, a consideravam como um tropos. Muitos outros tratados de retrica e potica j apresentavam conceitos prximos ekphrasis ou teorias importantes para a compreenso desse recurso, ainda que no tratassem diretamente dessa. Seguindo esse conceito, devemos destacar a Potica e a Retrica, de Aristteles (IV a.C.), nas quais se menciona a relao existente entre arte verbal e visual. No De Anima, tambm de Aristteles, j aparece a noo de phantasa resultado provocado na mente do pblico, o que os latinos chamam de uisio extremamente importante para o estudo da ekphrasis, pois este o resultado obtido com o uso desta. A Arte Potica, de Horcio (I a.C.), tambm importante, pois da mesma maneira estabelece relao entre a arte verbal e a visual, comparando seus critrios mimticos a partir da famosa proposio Vt pictura poesis.

A euidentia a figura equivalente ekphrasis na retrica latina, essa relao possvel em razo da semelhana de definies e caractersticas relacionadas, tais como os efeitos que ambas provocam no leitor e, tambm, de suas virtudes a clareza e a vivacidade. Ambas conferem vivacidade ao discurso, aspecto com funo de orn-lo, servem, portanto, elocutio. Ao mesmo tempo, tambm tornam claro o discurso a clareza um efeito que serve no apenas elocutio, como tambm dispositio, pois trata-se de uma amplificatio que expe as idias contidas no texto por meio de ornamentos. Tanto em Quintiliano (I d.C.), na Institutio Oratoria, quanto na obra de Ccero (I a.C.), dentre as quais podemos destacar De Oratore, Orator e De Partitione Oratoria, encontramos diversas passagens que tratam da euidentia. A euidentia foi bastante estudada pelos latinos porque um recurso comum do gnero epidtico. Tal gnero retrico refere-se a um indivduo e tem como funo louv-lo ou vituper-lo e, para que isto seja possvel, elabora-se uma descrio detalhada do aspecto fsico e moral que cria um retrato do indivduo. Quando pesquisei a ekphrasis, verifiquei que muitos autores colocam a euidentia como sinnimo, pois ambas so definidas da seguinte maneira: descrio detalhada que torna visvel o objeto descrito. Apesar desta aparente equivalncia, analisando com mais cuidado os textos consultados, percebemos que sempre h uma espcie de diviso da figura. Nos Progymnasmata, por exemplo, a ekphrasis tida como mista, por Theon, ou composta, por Aftonio, quando se soma a circunstncia temporal ao. Da depreendemos que a ekphrasis, sem esta combinao, chamada de simples por Aftonio, relaciona-se euidentia, pois esta pretende retratar ao invs de projetar uma ao. Lausberg, no Manual de Retrica, trata da euidentia como a descrio de um quadro que tem carter essencialmente esttico, mas ressalta o efeito de testemunha ocular que cria sobre o pblico. Ele tambm faz uma diferenciao no que se refere euidentia, ocorre que esta um procedimento da descriptio que pode ser de dois tipos, so eles: de processos que pertencem narrao; ou de pessoas e coisas - nestes no h processos, constituem apenas discursos epidticos, inseridos como digresses na narrativa. Entendemos, ento, a descriptio de processos como a ekphrasis, e a ausente de processos, como euidentia. Mais adiante, ele mesmo cita a ekphrasis como um procedimento da descriptio.

A partir da anlise terica vimos que no h exatamente uma diferenciao entre os conceitos, no entanto, podemos observar as diferenas entre as duas figuras a partir do estudo do uso de uma delas. Passemos ento para a anlise da ekphrasis do escudo de Enias, vale dizer que procurei aplicar os conceitos tericos estudados ao longo da pesquisa nesta anlise e com a traduo pude compreender melhor as estratgias deste recurso. Conforme mencionei anteriormente, Virglio emulou com poema homrico ao fazer para Enias um escudo com imagens gravadas nele, assim como ocorre no escudo de Aquiles. A princpio, percebemos algumas semelhanas, tais como sua fabricao, operada pela mesma divindade Hefesto, para os gregos, ou Vulcano, para os romanos; as armas so feitas por este deus a pedido das mes dos heris; e ambos usaro o escudo na batalha decisiva da trama. Devemos, no entanto, ser cuidadosos ao compar-los, h nestas duas ocorrncias da ekphrasis um grande contraste: o escudo de Aquiles descrito durante sua fabricao, no temos o objeto pronto diante de ns, Hefesto forja diante do leitor as imagens que ganham vida ao mesmo tempo em que so gravadas no escudo. Deste modo, o efeito de sentido produzido o de visualizar os fatos como uma seqncia de aes, ou seja, no constitui simples descrio, pois temos uma narrativa inserida nas imagens. Esta progresso temporal pertence ao domnio do poeta, segundo a teoria de Lessing em sua obra Laocoonte, enquanto o espao o domnio do pintor e do escultor, portanto, a ekphrasis no um recurso meramente descritivo, j que tenta tornar visvel no apenas o objeto, mas seu contedo, que veicula narraes que podem ser depreendidas das imagens, afinal, se considerssemos a descrio em seus detalhes, um escudo no seria suficiente para tantos eventos. O escudo de Aquiles parece construir, diante de ns, uma representao do mundo, pois menciona diversos aspectos da vida cotidiana. A guerra aparece contrapondo-se a esta vida cotidiana, paralelo que pode ser relacionado prpria obra homrica. Aquiles, irado, no percebe o contedo das imagens que parecem enviar uma mensagem: a glria (klos) adquirida na guerra tem como preo a perda de sua vida.O heri admira as armas divinas e vai para a luta, ignorando o contedo do escudo.

No escudo de Enias a produo no ganha destaque, a descrio do escudo feita pelo prprio heri no momento em que recebe as armas. Ainda que a ekphrasis seja estruturada como descrio, necessrio que haja um ponto de vista para situar as imagens numa certa ordem para que possam ser compreendidas e apreendidas pelo leitor. No caso da Ilada, o ponto de vista o do poeta, ao passo que, na Eneida, o ponto de vista o do heri, portanto, vemos aquilo que Enias consegue enxergar no escudo. As imagens, gradualmente, narram a histria romana e profetizam grandes feitos dos romanos. Antes mesmo da descrio do objeto, temos a expresso non enarrabile textum que antecipa a tentativa de representar pelo meio verbal o que pertence a outro gnero de representao, situada logo no comeo, j chama a ateno para a capacidade mimtica da linguagem ao mesmo tempo em que cria uma expectativa muito maior no leitor, curioso para saber qual imagem no se pode traduzir em palavras e, apesar disso, o autor vai fazlo. O emprego de verbos do campo semntico da fabricao muito freqente, caracterstica que tambm nos remete ao meio da representao. Tambm notamos este aspecto no escudo de Aquiles, mas no ocorre, por exemplo, na ekphrasis do canto I, nas paredes do templo. Isto ocorre em razo do tipo de objeto descrito, o qual sabemos ter sido forjado por Vulcano, h um artfice por trs dele que no deve ser esquecido, pois justamente a divindade do artista que confere maior prestgio e veracidade ao discurso. A tentativa de transformar o objeto em algo visvel torna preciso que se mencione em quais materiais as imagens so forjadas. Nestes casos, o material serve tambm para indicar a colorao das figuras, representando, a um s tempo, o escudo e as figuras gravadas nele, como, por exemplo: argenteus anser, aureae caesaries, aurea uestis, classis aeratas e outros. Outra caracterstica que podemos destacar do texto o uso de expresses adverbiais que ora localizam as imagens no espao do escudo, ora ordenam a dispositio para que haja uma seqncia coerente, so exemplos disso: illic, nec procul hinc, post idem, hic, in medio, parte alia, desuper, e outros. Alm da localizao espacial das imagens, os personagens tambm so localizados dentro delas, por exemplo, Rmulo e Tcio esto ante aram e, Mnlio, pro templo.

Temos no escudo a narrao que comea pela fundao, com os meninos sendo amamentados pela loba, desde j se desenha o ethos dos romanos, representados aqui pelos meninos impvidos. Em seguida, narra-se o roubo das Sabinas, importante acontecimento para o povoamento de Roma, e muitos outros acontecimentos sucedem a narrao, conforme j disse, as oraes adverbiais estruturam a narrativa e auxiliam na ordenao dos fatos temporalmente, pois novos fatos so introduzidos depois de tais expresses. Uma das imagens introduzida pelo verbo adspicio na segunda pessoa do singular, no imperfeito do subjuntivo, dirigindo-se ao leitor e transmitindo a idia de que ele ver algo que acaba de acontecer. Ainda nesta parte, quando se apresenta o conflito com Porsena, explicam-se as causas da raiva de Porsena, mencionando-se dois fatos que ocorrem anteriormente, no se introduz as imagens que representam Cocles destruindo a ponte ou Cllia atravessando o rio, na verdade, so aes que esto implcitas numa nica imagem - a raiva de Porsena. Este aspecto contraria o que Lessing afirma a respeito do escudo de Enias, para ele, a pintura permanece parada, enquanto as imagens do escudo de Aquiles deixam subentender muitos outros acontecimentos. Notamos que o uso do tempo pretrito imperfeito predomina na maior parte desta passagem, isto passa a sensao de que, conforme vemos as imagens, os personagens estavam ainda executando as aes mencionadas. Apesar de profticos, os fatos no podem estar no futuro porque apenas saberamos o que aconteceria, mas no teramos a impresso de ver os fatos acontecendo. Os eventos sucedem-se muito rapidamente, provavelmente para que o leitor no disperse sua ateno, pois assim ele se prende dinmica da narrao. A partir do verso 691, a freqncia do pretrito imperfeito diminui para dar lugar ao presente, introduzido pelo verbo credo na segunda pessoa do presente do subjuntivo, isto ocorre no momento em que se inicia a grande batalha. Aqui aparece um smile que compara a luta dos homens ao choque de dois grandes montes, tamanha a fora daqueles. Os acontecimentos blicos so objetos comuns da descrio, por esta razo, os conflitos ganham destaque no escudo. A guerra ressaltada para mostrar o lado vencedor, que aqui sempre o dos romanos. A narrao caminha para a batalha de cio a partir do verso 675, decisiva para a consolidao do poder de Augusto, por isso est localizada no meio do escudo e tambm praticamente no meio da ekphrasis, para representar o

acontecimento mais importante da histria romana, contedo ideolgico veiculado em todo o poema. Prova disso que a ekphrasis se volta a partir da s para a descrio da batalha, a vitria de Augusto e a celebrao dela. Tanto os acontecimentos blicos, quanto s festas so tpicas da ekphrasis. As guerras so ento mostradas como instrumento necessrio para a conquista do poder, em razo disso, a violncia dos acontecimentos transmitida constantemente com termos que remetem colorao do sangue em meio s carnificinas: os espinheiros cobertos de sangue, os campos netnios tingidos de sangue e o flagelo ensangentado. Augusto apresentado como uma figura divina, saem-lhe das tmporas chamas que nos remetem luz, universo do deus Apolo que aparece aqui auxiliando os romanos, ou seja, do lado de Augusto. No momento seguinte, surge Antnio, retratado como algum poderoso por meio da enumerao dos povos vencidos, mas que desonrou seu prprio povo por causa da esposa egpcia ele , portanto, o inimigo de Roma, pois o heri nesta histria Augusto. A enumerao comum nas descries, sobretudo neste contexto blico, um recurso muito adotado nesta ekphrasis para intensificar as idias, a enumerao ocorre no conflito com os gauleses, na luta entre os deuses, no ataque de Apolo aos inimigos e no desfile dos povos vencidos. Tanto a ekphrasis, quanto a euidentia, so figuras que operam a amplificatio para tornar o discurso visvel para o pblico, pois o procedimento nos leva a criar imagens mentais. Tal efeito capaz de delectare e mouere, por essa razo, o texto utiliza recursos para impressionar e comover. No verso 643 do canto VIII, temos uma parenttica que utiliza a apstrofe, esta consiste em dirigir a palavra outra pessoa que no seja o pblico para o qual se fala at ento, isto tem um efeito pattico, pois notamos que o narrador mostra-se indignado com o fato, alm, claro, de surpreender com a mudana inesperada. Mais uma vez, o meio de representao do objeto lembrado, mas isto no interfere no objetivo da figura, ao contrrio, auxilia na comoo do leitor. Uma imagem aterrorizante descrita para representar Catilina sendo condenado por seus crimes, suspenso numa rocha, quase caindo no Trtaro, em seguida, temos Cato, que justo, por isso, separa os honestos. Cria-se um quadro moral que nos d, de um lado, um representante do vcio, e do outro, um exemplo de virtude.

Durante a batalha, a rainha Clepatra no pode ver atrs de si as serpentes, mas o leitor pode enxergar tudo aquilo que o heri v, vemos com os olhos de Enias. Ao celebrar a vitria, Otvio observa os presentes dos povos vencidos no templo de Febo incandescente, de modo que os presentes simbolizem os prprios povos, que ganham vida diante da visualizao de tais presentes. O poeta adotou o verbo incendo no presente do indicativo que lembra lingisticamente o epteto com o qual o deus mencionado candentis Phoebi. Tais termos nos remetem luz, lembrando o leitor de que os eventos so iluminados para que possamos v-los. Por ora s isso e espero ter conseguido explicar o conceito da ekphrasis por meio de seu estudo no escudo de Enias.

You might also like