You are on page 1of 33

SADE COLETIVA I EVOLUO HISTRICA DA SADE NO BRASIL

1500 AT O PRIMEIRO REINADO

Um pas colonizado, por aventureiros e degredados desde o descobrimento at a instalao do imprio, no dispunha de nenhum modelo de ateno a sade da populao, e nem mesmo o interesse por parte do pas colonizador. Sendo assim , a ateno a sade limitava-se aos recursos da terra (plantas e ervas), ou por conhecimentos empricos (curandeiros).

Com a vinda da famlia real ao Brasil criou-se uma mnima estrutura sanitria na cidade do Rio de Janeiro. Em 1808, Dom Joo VI fundou na Bahia o Colgio Mdico-Cirrgico Real Hospital Militar. At 1850 as atividades de sade pblica estavam limitadas aos controles de navios, sade dos portos e atribuies sanitrias s juntas municipais. Assim foi surgindo e proliferando os Boticrios (farmacuticos), que manipulavam e indicavam frmulas (comum at hoje).

INCIO DA REPBLICA 1889 AT 1930

Surgiu ento, na cidade do RJ um quadro sanitrio catico, caracterizado pela presena de diversas doenas graves como varola, malria e febre amarela. Gerou assim, consequncias ruins para a sade coletiva e para o comrcio exterior devido a entrada de navios pelo porto.

1903 - Oswaldo Cruz foi nomeado por Rodrigues Alves (presidente) a assumir como diretor do Departamento Federal de Sade Pblica do RJ, criou-se ento um verdadeiro exrcito de 1500 pessoas, contra o mosquito vetor da febre amarela (Aedes aegypti), propondo eliminar a febre amarela no RJ, e Emlio Ribas fazia o mesmo trabalho em So Paulo.

As medidas de desinfeco usadas pelos campanhistas revoltaram a populao. Oswaldo Cruz cria uma Lei Federal n 1261, de 31 de outubro de 1904, que institui a vacinao antivarola, obrigatria em todo territrio nacional, aumentando a onda de insatisfao na populao criando a revolta da vacina. Mesmo assim conseguiu erradicar a doena. O modelo assistencial por ele seguido era denominado Campanhista( Sanitarista).

DCADA DE 20

Em 1920, Carlos Chagas, sucessor de Oswaldo Cruz, criou propaganda de educao para a sade, expanso de atividades de saneamento em mbito nacional, licena-gestante, criao das Caixas de Aposentadoria e Penses (CAPs) aos func. das ferrovias, vetou admisso de menores de 12 anos em fbricas.

Cria rgos especializados na luta contra TB, Hansenase (Lepra) e doenas venreas. 1923 - Primeira faculdade de enfermagem (Anna Nery). Eloy Chaves desenvolve a Lei Eloy Chaves instituindo as CAPs (Caixas de Aposentadorias e Penses); Os nicos que tinham direito as CAPs eram os assalariados, cada categoria tinha sua CAP, (Ferrovirios, bancrios, s/ contar c/ os trabalhadores rurais).

A renda arrecadada era: 3% do funcionrio e 1% da renda bruta era do empregador. O estado no participava em nada na CAP. As CAPs davam benefcios como: assistncia mdica, medicamentos, aposentadorias, penses e auxlio funeral. 1929 - Ocorre a quebra da bolsa de valores de Nova York - Crise Mundial. Abalo nas exportaes dos produtos agrrios Afeta a indstria cafeeira. xodo da populao rural para as cidades em busca de trabalho.

1930 - Surgiu o Ministrio do Trabalho, onde surgiu alguns direitos e deveres ao trabalhador; As CAPs so ampliadas e se tornam IAPs- organizadas por categorias profissionais. Era organizada pelo governo federal; Criao do Ministrio de Educao e Sade; 1937 - cria o Servio Nacional da Febre Amarela, erradicando a F.A no Brasil.

De 1930 1967

1941 - Criado o Departamento Nacional de Sade, assumindo as endemias que ainda restavam. 1953 - Criado o Ministrio da Sade. 1963 - III Conferncia Nacional de Sade, proposto o processo de Descentralizao da Sade (Municipalizao). 1964 - Incio da Ditadura Militar. Comisso de organizao para reformulao das IAPs em INPS.

1966 - Criao do INPS (Instituto Nacional de Previdncia Social), onde o governo unificou as IAPs, os trabalhadores rurais, as empregadas domsticas e os trabalhadores autnomos passam a ter direito aos benefcios previdencirios. Inicia-se a UNIVERSALIZAO DA COBERTURA (englobando quase toda totalidade da populao urbana e parte da rural). Surge a CIPA, sendo obrigatria quando mais de 100 funcionrios por indstria.

Dcada de 70
1973-1974 - Epidemia de meningite em SP 1974 - o instituto elevado ao grau de ministrio (Ministrio da Previdncia e Assistncia Social); Criado em 1978 o INAMPS (Instituto Nacional de Assistncia Mdica da Previdncia Social) vai coordenar somente as atividades de assistncia mdica.

Conferncia de Alma-Ata
URSS, 6 12 setembro 1978

Foi uma conferncia para discutir a extenso das desigualdades sanitrias, tanto nos pases desenvolvidos como nos pases subdesenvolvidos. Estabeleceram a meta: A Sade para todos at o ano de 2000. O Brasil esteve presente na Conferncia e se comprometeu alcanar esta meta, reorganizando o Sistema de Sade Nacional.

Situao do Brasil na poca:

- 40 milhes de brasileiros sem acesso aos servios de sade; - Inadequao dos servios prestados; - Carncias nutricionais afetavam metade da populao; - Mortalidade infantil em torno de 80/1000 nativivos. - Expectativa de vida no chegava aos 50 anos em algumas regies.

Dcada de 80

1981 - Institudo o CONASP- Conselho Consultivo de Administrao da Sade Previdenciria. Com o propsito de organizar a assistncia mdica, sugerir critrios para recursos, estabelecer controle de custos e avaliao do financiamento, alm de buscar disciplinar o atendimento dos servios. 1983 - implantadas as AIS (Aes Integradas de Sade) com o objetivo de criar uma rede pblica unificada com inteno de promover a descentralizao e a universalizao da ateno sade. Une, educao e preveno.

1985 - Fim do regime militar. Primeira eleio onde o povo que elege o presidente, Tancredo Neves eleito, mas morre antes de assumir o cargo, ento seu vice Jos Sarney assume em seu lugar.

VIII Conferncia Nacional de Sade em 1986

O debate foi a criao de um sistema nacional de sade. O que foi proposto: Mudana no novo modelo assistencial vigente; Novo conceito de sade; Organizao dos recursos humanos de sade.

Nascimento do SUS

1987 - Criado o SUDS (Sistema Unificado Descentralizado de Sade).

Formada a Assemblia Nacional Constituinte, elaborando e escrevendo a nova constituio federal.

CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.


PROMULGADA EM 05-10-1988

PREMBULO:
Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais , a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controversias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

TTULO-VIII DA ORDEM SOCIAL SEO II

DA SADE
ARTIGOS DE 196 200

sade direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena , de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao.

ARTIGO 196

ARTIGO - 197
So

de relevncia pblica as aes e servios de sade, cabendo ao poder pblico dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentao, fiscalizao e controle, devendo sua execuo ser feita diretamente ou atravs de terceiros e, tambm, por pessoa fsica ou jurdica de direito privado.

As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I- descentralizao com direo nica em cada esfera de governo; II- atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistnciais; III- participao da comunidade.

ARTIGO - 198

Pargrafo nico.
O

sistema nico de sade ser financiado, nos termos do art. 195, com recursos do oramento da seguridade social, da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos Municpios, alm de outras fontes.

ARTIGO - 199

A assistncia de sade livre iniciativa privada. 1- As instituies privadas podero participar de forma complementar do sistema nico de sade , segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito pblico ou convnio, tendo preferncia as entidades filantrpicas e as sem fins lucrativos. 2- vedada a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas ou com fins lucrativos.

3- vedada, a participao direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistncia sade no pas, salvo nos casos previstos em lei. 4- A lei dispor sobre condies e os requisitos que facilitem a remoo de orgos, tecidos e substncias humanas para fins de transplantes, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfuso de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercializao.

ARTIGO - 200

O sistema nico de sade compete, alm de outras atribuies, nos termos da lei: I - controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substncias de interesse para a sade e participar da produo de medicamentos, equipamentos, imunolgicos, hemoderivados e outros insumos; II - executar as aes de vigilncia epidemiolgica e sanitria, bem como as de sade do trabalhador.

III Ordenar a formao de recursos humanos na rea de sade; IV - Participar da formulao da poltica e da execuo das aes de saneamento bsico; V Incrementar em sua rea de atuao o desenvolvimento cientfico e tecnolgico; VI Fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e guas para consumo humano;

VII Participar do controle e fiscalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos; VIII - Colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

FIM

You might also like