You are on page 1of 2

A vitalidade do pensamento de Marx

IGNACY SACHS
DESPEITO DE TODOS os que interpretam a derrocada do socialismo real como uma negao total do pensamento de Marx, os numerosos colquios e publicaes que marcaram o centsimo qinquagsimo aniversrio do Manifesto Comunista so o testemunho de sua vitalidade.

O mesmo no ocorre com os diferentes grupos marxistas que disputam entre si a interpretao correta da palavra do mestre, por meio de citaes tiradas do contexto. A vitalidade do pensamento de Marx se ope decrepitude dos marxismos corrompidos pelo dogmatismo.

A que atribuir tal longevidade?


Para alm de suas qualidades literrias, o Manifesto Comunista marcante pela justeza de sua viso prospectiva do capitalismo. Difcil proceder melhor, no tocante anlise de sua visada mundialista e apreenso da dinmica poltica marcada pelo surgimento dos movimentos operrios e partidos deles advindos ou que deles se valem. O erro consistiu em pensar que o capitalismo seria incapaz de fazer frente s suas contradies, estaria irremediavelmente votado a desaparecer pela mo da classe trabalhadora organizada e seria preciso interpretar o Manifesto de uma maneira determinista, embora Marx tenha sempre insistido quanto parte que cabia aos seres humanos na produo da histria. Esta, mais do que nunca, permanece aberta e por fazer. A catstrofe com a qual se encerrou a experincia sovitica no autoriza a rejeio pura e simples dos ideais associados ao socialismo; em contrapartida, nos fora a repensar inteiramente os caminhos futuros de sua prtica, em face de uma situao paradoxal: o mundo conheceu, no ps-guerra, um desenvolvimento sem precedentes das foras produtivas e a acelerao do crescimento econmico, sobretudo ao longo dos trinta anos gloriosos (1945-1975). Entretanto, a situao social se degrada. O desemprego e o subemprego macios, assim como os conseqentes fenmenos de excluso atingem, ao mesmo tempo, pases ricos e

pobres. Assistimos unificao dos problemas em escala mundial, terceiromundizao de todo o planeta, ao crescimento econmico acompanhado da involuo social. Essa situao nova demanda um esforo de inveno escorado numa anlise fina da dinmica socio-econmica e poltica. O pensamento de Marx no fornece instrumentos prontos e julgamentos que se apliquem tais e quais nova realidade, mas constitui uma inspirao pujante no que concerne a perguntas por fazer e a um modelo de percurso histrico-dedutvel, nico vlido no campo das cincias sociais. Na verdade, a influncia do pensamento de Marx se exerce hoje em dia por meio de sua incorporao, nem sempre explicitada, s correntes mais fecundas das cincias sociais, da histria economia poltica, passando pela sociologia. Sua irradiao se faz sobretudo por osmose. E melhor assim.

Ignacy Sachs professor da cole des Hautes tudes en Sciences Sociales, Paris e Cercle Condorcet. Paris. Traduo de Gilberto Pinheiro Passos. O original em francs -La vitalit de la pense marxienne - encontra-se disposio do leitor no IEA-USP para eventual consulta.

You might also like