You are on page 1of 48

LARISSA KAREN CABEAS

CONTRIBUIES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

MUSICALIZAO NA EDUCAO INFANTIL:

LONDRINA 2010

LARISSA KAREN CABEAS

CONTRIBUIES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

MUSICALIZAO NA EDUCAO INFANTIL:

Trabalho de Concluso de curso apresentado ao Curso de Pedagogia da UEL - Universidade Estadual de Londrina, como requisito parcial para a Concluso do Curso de Graduao em Pedagogia.

Orientadora: Prof Ms. Edilaine Vagula

Londrina 2010

LARISSA KAREN CEBEAS

MUSICALIZAO NA EDUCAO INFANTIL: CONTRIBUIES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Trabalho de Concluso de curso apresentado ao Curso de Pedagogia da UEL - Universidade Estadual de Londrina, como requisito parcial para a Concluso do Curso de Graduao em Pedagogia

BANCA EXAMINADORA

_________________________________ Profa. Ms. Edilaine Vagula (Orientadora)

_________________________________ Profa.Ms. Cassiana Macalhes Raiser

__________________________________ Profa.Ms.Dirce Aparecida Foletto de Morais

Londrina, ____de _____de 2010.

Dedico este trabalho aos meus pais, Rubens Donizete Cabeas, Maria Aparecida B. Cabeas e a todos que me deram apoio durante todo esse tempo em que ele foi executado.

AGRADECIMENTOS

Agradeo primeiramente a Deus que durante toda minha vida e principalmente nesta caminhada acadmica tem estado ao meu lado, me dando foras diante das minhas dificuldades; Em segundo lugar agradeo aos meus pais, minhas irms e meu namorado que me ajudaram e me apoiaram e no me deixam cair diante das frustraes; E tambm no posso esquecer-me de uma pessoa muito importante na execuo desse trabalho que foi minha orientadora Edilaine Vagula, obrigada pela dedicao, pacincia, compreenso e principalmente pelo seu empenho.

CABEAS, Larissa Karen. Musicalizao na educao infantil: contribuies no processo de ensino e aprendizagem. 2010. 48 fls. Trabalho de Concluso de Curso (Graduao em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.

RESUMO O presente trabalho discute a relevncia da msica na Educao Infantil, a pesquisa teve como objetivo investigar os recursos disponveis nas escolas para a realizao das atividades musicais e identificar as necessidades das professoras para desenvolver o ensino de msica na educao infantil. O estudo se inscreve no campo dos estudos qualitativos. A amostra selecionada foi composta de 4 professores da educao infantil, sendo dois de escolas privadas e dois da rede pblica, localizadas no municpio de Londrina. As idades variam de 21 a 30 anos do sexo feminino. A pesquisa constatou que apesar de um conhecimento bsico sobre o que a musicalizao, essa disciplina no tem sido to valorizada dentro das instituies de educao Infantil. Podemos concluir que se faz necessrio repensar as prticas, buscando uma formao adequada para que se possa alcanar uma trabalho verdadeiramente significativo para os alunos da educao infantil. O estudo fruto de vivncias cotidianas representa uma forma de colaborao, concepo e estrutura prticas musicais, conferindo caractersticas significativas aos aspectos sensveis, afetivos, cognitivos na formao da criana. Palavras-chave: Musicalizao. Educao infantil. Prticas musicais infantis.

SUMRIO

INTRODUO .......................................................................................................... 7 CAPTULO 1 - O QUE MUSICALIZAO?.......................................................... 9 1.1 A PEDAGOGIA MUSICAL ..........................................................................................10 1.2 BREVE RETROSPECTIVA DA HISTRIA DA MSICA .....................................................13 1.2.1 Histria Msica no Brasil ..................................................................................15 CAPITULO 2 - A MUSICALIZAO NA EDUCAO INFANTIL ...........................19 2.1 MSICA PARA CRIANAS DE 0 A 3 ANOS ...................................................................20 2.2 A MUSICALIZAO PARA CRIANAS DE 3 A 5 ANOS ...................................................24 2.3 A MSICA NO DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO ..........................................................28 2.4 COMO TRABALHAR A MUSICALIZAO NA EDUCAO INFANTIL ...................................29 CAPITULO 3 - METODOLOGIA...............................................................................34 3.1 PARTICIPANTES .....................................................................................................34 3.2 INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS ................................................................35 3.3 PROCEDIMENTOS PARA COLETA E ANLISE DOS DADOS ............................................35 CAPITULO 4 - RESULTADOS .................................................................................36 CONSIDERAES FINAIS ......................................................................................39 REFERNCIAS.........................................................................................................41 APNDICES .............................................................................................................43 APNDICE A - Questionrio aplicado aos professores ...........................................44 ANEXOS ...................................................................................................................46 ANEXO A - Lei n 11.769, de 18 de agosto de 2008 ...............................................47

INTRODUO

Nesse trabalho pretendemos mostrar a importncia do ensino da msica no espao da educao infantil, a qual est intrinsecamente ligada ao sujeito no decorrer de sua vida, onde salientamos que o seu papel na formao do individuo de extrema importncia. O conhecimento da linguagem musical formado a partir das vivncias e reflexes orientadas por professores. O que nos motivou a executar essa pesquisa foram as observaes em sala de educao infantil, como professora desta modalidade de ensino, que aponta como desafio formar os sujeitos de forma integral, e a msica um dos caminhos, pois pode proporcionar nas crianas como nos mostra Joly (2003, p. 113) o desenvolvimento de inmeras capacidades humanas, como auto-conhecimento e a auto-expresso. Para a realizao desse trabalho optamos pela pesquisa qualitativa, por consider-la mais adequada ao estudo, onde nossa finalidade foi descobrir a importncia da musicalizao, como atributo na formao do sujeito e sua importncia dentro do processo de aprendizagem. A msica tem um grande carter educativo e pode ser um recurso motivador no processo de ensino-aprendizagem. O indivduo desde pequeno est envolvido com a msica de alguma maneira, a msica um elemento importante na rotina diria de uma sala de aula, o contato com ela pode enriquecer a experincia da criana de inmeras formas (JOLY, 2003, p.118). A pesquisa sobre a influncia da msica na educao infantil, ainda est com uma produo reduzida, o que aumenta nosso interesse em valorizar o campo da msica buscando avano na produo de conhecimentos. Nosso trabalho teve como objetivo geral investigar a presena da msica nas prticas pedaggicas das professoras de educao infantil. Os objetivos especficos tinham como finalidade verificar as atividades musicais desenvolvidas pelas professoras, identificar os recursos disponveis nas escolas para a realizao das atividades musicais e identificar as necessidades das professoras para desenvolver o ensino de msica na educao infantil. Organizamos nossa pesquisa da seguinte forma:

No primeiro captulo apresentamos um breve histrico da msica, para atravs do passado podermos analisar sua evoluo nas escolas, tendo como eixo norteador o documento que direciona o currculo da educao infantil, o Referencial Nacional para a Educao Infantil (RCNI), onde apresenta os objetivos, metodologia de trabalho nas etapas da educao Infantil e as contribuies para o desenvolvimento infantil. O RCNEI (BRASIL, 1998) afirma a importncia dos brinquedos musicais, enfatizando a hora do conto como momento que contribui para a educao musical, onde sua interpretao acontece atravs da voz, onde o professor pode utilizar materiais sonoros, a histria pode ser um roteiro para o desenvolvimento de um trabalho musical. E por ltimo apresentamos a metodologia empregada no estudo e a anlise dos dados da pesquisa qualitativa, apresentando os resultados obtidos junto aos participantes. Por me identificar muito com a rea de msica e tambm com a educao infantil, pesquisar sobre possveis contribuies da msica nessa rea tem sido uma tarefa muito agradvel, consideramos a msica muito importante na vida do sujeito e tambm que a educao infantil merece um cuidado todo especial de ns futuras profissionais, esse trabalho tem nos levando a refletir a todo momento sobre o trabalho na educao infantil e o desenvolvimento das crianas. Objetivo Geral

Refletir

sobre

musicalizao

como

fator

agente

no

desenvolvimento de aprendizagem.

Objetivos Especficos

- Realizar uma breve pesquisa sobre a histria da msica; - Investigar sobre a importncia da musicalizao, no desenvolvimento da criana.

CAPTULO 1 - O QUE MUSICALIZAO?

A msica atrai e envolve os alunos, eleva a auto-estima, estimula diferentes reas do conhecimento, aumenta a sensibilidade, a criatividade e a capacidade de concentrao. Esta presente em todas as culturas nas mais diversas situaes. A musicalizao atua como instrumento para que se possa ter condies de percepo musical, no significa que embora busque proporcionar ao indivduo uma sensibilidade musical, isso pode no acontecer com xito e tambm seu objetivo no medir o talento musical do aluno. A msica resgata a cultura, auxilia na construo do conhecimento e pode contribuir para o exerccio da cidadania.
O modo como as crianas percebem, aprendem e se relacionam com os sons, no tempo-espao revelam o modo como percebem , aprendem e se relacionam com o mundo qu vem explorando e descobrindo a cada dia (BRITO, 2003, p. 41).

Sendo assim, a maneira que a msica trabalhada de extrema importncia, principalmente quando se fala de educao infantil, porque nessa etapa da vida do sujeito que se constri sua identidade. No se deve tornar o trabalho com a msica algo que privilegie somente a tcnica ou s o trabalho pedaggico, pois o professor deve respeitar as limitaes dos alunos que no apresentam muita habilidade musical, como deve tambm, incentivar os que se interessam pela linguagem.
[...] musicalizar desenvolver os instrumentos de percepo necessrios para que o individuo possa ser sensvel msica, apreende-la recebendo o material sonoro/musical como significativo pois nada significativo no vazio mas apenas quando relacionado e articulado no quadro das experincias acumuladas, quando compatvel com os esquemas de percepo desenvolvidos (LOUREIRO apud PENNA, 1999, p. 22).

O termo musicalizao, muitas vezes, usado do ponto de vista do senso comum o que no mostra Loureiro (1999, p. 22) ele muitas vezes aparece relacionado s fases iniciais da educao musical voltada para crianas, envolvendo atividades musicais ldicas, porm devemos levar em considerao que a msica

10

um construto social, sendo assim, esse processo no acontece somente na escola, pois o individuo est inserido em um contexto social e cultural que influenciar em sua sensibilidade e aprendizagem musical. Durante o processo de musicalizao, a criana desenvolve a capacidade de expressar-se de modo integrado, realizando movimentos corporais enquanto canta ou ouve uma msica (JOLY,2003,p.116) A musicalizao pode colaborar muito com o desenvolvimento da criana no processo de ensino e aprendizagem, porque pode ajud-la a se expressar melhor, contribui para minimizar suas dificuldade, fsicas, cognitivas, at mesmo promover uma melhor socializao. Busca tambm, tornar o individuo sensvel aos fenmenos musicais. Pesquisas tm demonstrado que o contato com as canes pode contribuir para diminuir a agressividade e auxiliar nos processos de desenvolvimento da fala.

1.1 A PEDAGOGIA MUSICAL

A msica um exemplo de atividade significativa, o aluno aprende com prazer, aumenta o interesse e a motivao.
O modo como as crianas percebem, aprendem e se relacionam com os sons, no tempo-espao, revela o modo como percebem, aprendem e se relacionam com o mundo que vm explorando e descobrindo a cada dia (BRITO, 2003, p. 41).

Deve ser respeitado toda a bagagem cultural que a criana tem ao entrar na escola, como nos diz Tozetto (2005, p.51) a respeito dessa cultura que: uma experincia musical no pode ser ignorada, mas que precisam ser compreendidas, analisadas e transformadas criticamente, ou seja o professor no pode simplesmente intervir na cultura do sujeito porque principalmente com a criana pode trazer um coque cultural, trazendo frustraes ao aluno e por conseqncia at mesmo o desinteresse pela msica. Cada criana nica e que percorre seu prprio caminho no sentido da construo do seu conhecimento em toda e qualquer rea (BRITO, 2003, p. 40). Respeitar a cultura respeitar a individualidade do sujeito, dando a importncia a vivncia musical de cada criana, os caminhos pelos quais percorre a

11

pra chegar ao conhecimento, que no acontecer de forma igual com todas, o professor deve nortear seu aluno para que possa alcanar seu objetivo. [...] existem pessoas com maior ou menor predisposio para aprendizagem de msica, mas todos so capazes de aprender e se expressar por meio da linguagem musical (JOLY,2003,p.117) O professor no estar buscando no aluno uma formao profissional, e sim uma formao humana, porm claro que se ele perceber que um aluno tem uma certa habilidade com a msica deve incentiv-lo, do mesmo modo que se houver algum aluno que no goste de msica no deve recrimin-lo. Para que o trabalho com a msica acontea de maneira mais rica e abrangente dentro da escola, seria muito interessante se fosse conciliado com outras disciplinas, promovendo ao aluno a capacidade de ter uma viso global do que est a sua volta.
A tarefa bsica da msica na educao fazer contato, promover experincias com possibilidades de expresso musical e introduzir os contedos e as diversas funes da msica na sociedade, sob condies atuais e histricas (SOUZA, 2000, p. 180).

O professor deve ter muito claro qual seu papel dentro da instituio, pois se tratando de uma questo to ligada a cultura deve deixar seu preconceitos e preferncias algumas vezes de forma mais neutra, para no acabar influenciando as escolhas de seus alunos.
Ao tematizar o cotidiano, a educao estar incluindo a formao da construo crtica, os valores em seus objetivos, pois no cotidiano encontram-se escondidas estruturas de comportamento [...] S assim ser permitido ao indivduo fazer escolhas autnticas (SOUZA, 2000, p. 39).

A msica pode e deve despertar no individuo em formao uma certa criticidade, o contato com o outro pode fazer-nos pensar melhor sobre nossos valores, isso pode acontecer tanto com o professor como com o aluno.
[...] ser sensvel msica no uma questo mstica ou de empatia [...] sim uma sensibilidade adquirida, construda num processo muitas vezes no-consciente em que as potencialidade de cada individuo (sua capacidade de discriminao auditiva, sua emotividade etc.) so trabalhadas e preparadas de modo a reagir ao estimulo musical (PENNA, 1990, p. 21).

12

O processo de musicalizao dentro da educao infantil, no pode acontecer de qualquer forma sem planejamento, deve-se tomar muito cuidado na aplicao de atividades musicais, para que no possa privilegiar poucos e sim promover um bom desenvolvimento dos alunos.
[...] se um trabalho sistemtico desse tipo pudesse ser iniciado nos primeiros anos de escolaridade e ter prosseguimento , a escola teria, enfim, condies para fornecer a todas aquelas crianas os instrumentos adequados apreenso das obras musicais , rompendo os mecanismos scias encadeados que mantm a arte como privilgio das elites (PENNA, 1990, p. 32-33).

Grande parte das crianas s tem o contato com o trabalho, com a variedade musical dentro da instituio escolar, e o envolvimento dos alunos com essa diversidade, pode proporcionar experincias que at ento era dispostas alunos que tem educao musical em instituies especializadas.
Nessa proposta de musicalizao, o partir da realidade musical vivenciada pelo aluno inseparvel de sua abordagem crtica, direcionada para a compreenso de suas riquezas e limites, passo necessrio pra criar o desejo e a possibilidade real de expandir o prprio universo de vida (PENNA, 1990, p. 34).

Faz-se necessrio o trabalho com a diversidade cultural , porem interessante que o trabalho inicie-se pela realidade cultural do aluno, para que essa to almejada expanso cultural, esse conhecimento e aceitao do outro possa acontecer de forma mais adequada. Antes de usar da msica dentro do cotidiano escolar se faz necessrio uma preparao adequada e muitos profissionais, no tem uma formao minimamente adequada (CRAIDY; KAERCHER, 2001, p. 133). O trabalho com a musicalizao acaba se tornando algo mecnico e isso acontece com freqncia na educao infantil, indo por caminhos completamente distintos do que deveria seguir, como vimos em muitas instituies quando se fala de musicalizao entende-se somente musiquinhas do dia-a-dia, datas festivas, msica relacionadas a rotina, e musicalizar muito mais que isso que nos colocado. O trabalho com a msica exige de ns educadores uma postura diferente, que deixemos de lado prtica tradicionais e nos arrisquemos em

13

experimentar prticas inovadoras que propiciem ao aluno construir um conhecimento musical. Infelizmente o trabalho coma msica no vem sendo realizado de maneira adequada dentro das instituies de educao infantil, a falta de qualificao profissional, e o descaso com esse eixo da Educao Infantil, ainda tem reforado o carter elitista da educao musical.

1.2 BREVE RETROSPECTIVA HISTRICA DA MSICA

A msica no decorrer dos tempos vem ganhando um papel de grande importncia na vida da humanidade. Como nos mostra Loureiro(2003,p.33) a palavra msica vem do grego mousik e estava ligada a poesia e a dana, pois era vista como um meio de alcanar a perfeio atravs da expresso integral do esprito. Quanto origem da msica na pr-histria, muito difcil conceber como os "homens das cavernas" entendiam a msica, pois no deixaram vestgios arqueolgicos a respeito do entendimento dos sons. As msicas eram voltadas para a religio, de carter ritualstico. Posteriormente, como assinala Loureiro (2003):
A paixo dos gregos pela msica fez com que, desde os primrdios da civilizao. Ela se tornasse para eles uma arte, uma maneira de pensar e de ser. Desde a infncia eles aprendiam a canto como algo capaz de educar e civilizar [...] O reconhecimento do valor formativo da msica fez com que surgissem naquele pas, as primeiras preocupaes com a pedagogia da msica (LOUREIRO, 2003, p. 34).

A msica foi ganhando seu espao no s como um instrumento esttico, mas percebeu-se que atravs dela, poderia ser trabalhado aspectos importantes como a cidadania, os valores morais, ou seja, a formao do carter do homem.
A Grcia desenvolveu, dentre outras coisas, um dos elementos mais importantes do pensamento musical: raciocnio matemtico [...] Segundo Pitgoras, matemtica e msica eram parte uma da outra, e nessa relao estava a explicao para o funcionamento de todo o

14

universo. A msica ento considerada fonte d e sabedoria, indispensvel a educao do homem (LOUREIRO, 2003, p. 35).

Essas concepes influenciaram outros pensadores e deram base as novas teorias que valorizavam a formao plena do homem. A msica no deveria ser praticada de modo desinteressado, mas de forma que tornasse mais suave a atraente o ensino, muitas vezes rido de matemtica, da histria e de outras disciplinas (LOUREIRO, 2003, p. 36). Nota-se a preocupao de promover uma espcie de interdisciplinaridade, de maneira que a msica possa ser um instrumento de auxlio nas demais reas do conhecimento. J os Romanos no sofreram a influencia da msica a princpio, pois eram mais ligados s guerras e ao domnio de novos povos.
Por influncia da cultura helenstica a educao musical vai ganhado espao entre os romanos, passando, porm, a ser estudada como cincia, como saber cientfico, privilegiada seu aspecto terico, em detrimento do conhecimento prtico (LOUREIRO, 2003, p.37).

A idade mdia nos mostra tambm Loureiro (2003,p.38) que a msica foi muito utilizada pela igreja catlica, pois exercia uma grande influencia nos homens. Os cnticos faziam parte do culto cristo desde os primrdios do cristianismo.
Os representantes da igreja catlica prestaram um valoroso apoio investigao e ao ensino musical [...] A schola cantorum criada e dirigida por So Gregrio Magno, desenvolveu o ensino do canto como recurso de exaltao a paixo religiosa (LOUREIRO, 2003, p 38).

Os cantos foram chamados de gregorianos e com o passar do tempo foram ganhando espao, fazendo-se ento, uma relao entre a msica e o conhecimento cientfico. Essa educao musical acontecia, na maioria das vezes, nos mosteiros e escolas catedrais.Loureiro(2003) tambm nos mostra que no humanismo floresceu um novo esprito de individualismo e antropocentrismo que culminou nas cincias, nas artes e letras. O protestantismo tambm utilizou a msica.
A educao preconizada por Lutero visava, basicamente, catequese do povo. Em virtude de sua importncia nos cultos religiosos, a msica ocupa um lugar de destaque nas escolas

15

protestantes. Nelas, as crianas aprendiam no s a cantar, mas recebiam noes de escrita musical (LOUREIRO, 2003, p. 40).

Naquele momento da histria acontecia uma grande disputa por fiis tanto da igreja catlica como da protestante e j que a msica era importante para os cultos de ambas, assim se fez necessrio o ensino da mesma dentro de suas respectivas escolas. Para combater esse movimento da reforma protestante, a igreja catlica criou o movimento de contra-reforma, foi assim que surgiu o movimento jesutico, o que possibilitou um avano na rea educacional.
Jesutas criaram escolas destinadas educao da juventude leiga. Seus colgios, primorosamente organizados, ofereciam uma educao nos moldes exigidos pela sociedade da poca, formando o homem culto, o homem letrado, conhecedor dos clssicos e capaz de falar e escrever em latim, mas submisso ao rei e ao papa (LOUREIRO, 2003, p. 41).

A msica nos primrdios de sua relao com a escola, no tinha como preocupao maior o desenvolvimento do sujeito, estava mais ligada as questes religiosas e polticas.

1.2.1 Histria da Msica no Brasil

No Brasil as primeiras manifestaes musicais foram trazidas pelos Jesutas, que a principio no focavam a educao do povo, porm, utilizavam-se da arte para trazer mais servos para Deus.
Entre aos recursos utilizados destaca-se a msica, em virtude da forte ligao dos indgenas com essa manifestao artstica eram eles msicos natos que, em harmonia com a natureza cantavam e danavam em louvor aos deuses, durante a caa e pesca, em comemorao nascimento,casamento,morte, ou festejando vitrias alcanadas (LOUREIRO, 2003, p. 43).

A msica se tornou um recuso muito importante para ligao entre os jesutas e os ndios, porm como vimos sua funo at momento era catequtica. A msica dentro das escolas foi implantada atravs dos autos que eram peas teatrais.

16

Outra grande influncia na msica Brasileira foram os negros que aqui chegaram como escravos, segundo Loureiro (2003) no sculo XVIII foi criada no Rio de Janeiro, uma escola de msica para filhos de escravos, e com toda essa mistura de culturas, alm de grandes nomes surgiu o samba ritmo considerando marca registrada do nosso pas. Segundo Amato (2006) com a vinda de Dom Joo, a msica recebeu um especial tratamento, no limitando-se somente na igreja, mas tambm no teatro.
Um decreto de 1854 regulamentou o ensino de msica no pas e passou a orientar as atividades docentes, enquanto que, no ano seguinte, um outro decreto fez exigncia de concurso pblico para a contratao de professores d e msica (AMATO, 2006, p. 147).

Entretanto, apesar do decreto o problema estava na formao dos professores o que no muito diferente dos tempos atuais, de maneira que os professores no so preparados para trabalhar com a msica, e acabam restringindo-a como mero instrumento de disciplina, ou formao de condutas morais e hbitos. Como mostra Loureiro (2003) para a escola, o que importava era utilizar o canto como forma de controle e integrao dos alunos, desse modo, pouca nfase era dada aos aspectos musicais. Com a proclamao da repblica vrias mudanas ocorreram nas questes polticas, sociais e culturais, mudanas que influenciaram o ensino da musica dentro das instituies escolares. Podemos perceber que a histria da msica esteve sempre atrelada ao contexto histrico que est inserida, no mbito escolar, isso significa que ser influenciada pelas tendncias que permearam ou permeiam a educao brasileira. A primeira tendncia que poderemos observar a educao tradicional
Na educao musical infantil, as escolas utilizavam a prtica de ensinar as crianas um repertrio de canes e cantigas de roda e a simples aquisio deste repertrio era tomada como uma organizao curricular, com o agravante de que as crianas no entendem o significado do contexto que cantam (TOZETTO, 2005, p. 34).

A segunda tendncia foi o movimento da Escola Nova, a viso de homem era centrada na existncia, essa tendncia se deparou com uma fato muito

17

marcante na histria, a ditadura militar, havia uma grande busca pela livre expresso.
A Msica e O Canto Orfenico continuavam integrando o currculo de Arte at o incio da dcada de 1970, colaborando, ento para exacerbao do sentimento nacionalista implantado pelo presidente Getlio Vargas. (TOZETTO, 2005, p. 36)

Essa busca tambm acontecia na educao que tentava romper com o modelo tradicional trazendo um novo modelo rede relao professor/aluno e tambm uma preocupao com o sujeito em seu processo de aprendizagem no se prendendo tanto a padres pr estabelecidos.
A Escola Nova preconizava que a aprendizagem depende da maturao do sujeito par aquele tipo de tarefa, decorrente de uma programao biolgica inata. essa maturao que permitir a percepo musical do sujeito (TOZETTO apud PEREGRINO, 2005, p. 36).

Essa ideologia v o sujeito em sua individualidade, portanto seu atendimento deve acontecer de forma individual, deve-se valorizar seus sentimentos, o professor deve organizar a sala de modo que os instrumentos fiquem distribudos e fceis de serem explorados pelos alunos. A terceira tendncia a tecnicista, que tinha por finalidade a produtividade e no o conhecimento.
A educao musical [...] passou a privilegiar as formas de pensar artstico, com visvel inteno de abastecer o mercado de trabalho [...] a implantao de um ensino musical dualstico que, em nveis distintos de aprendizagem, teve, de um lado, tcnico e, de outro, o terico (TOZETTO, 2003, p. 38).

Esse dualismo entre teoria e pratica, um problema que se no for bem trabalhado pode trazer danos ao processo de ensino e aprendizagem, no caso da msica, se no acontecer juno pode-se haver uma preocupao em formar pequenos msicos, e no esse o intuito da musicalizao na educao infantil. E a outra tendncia a ser observada a histricocrtica:
A educao musical comea a se fazer no dilogo e interao imitativas, trabalhando tambm a representao de sons, mais importante que do que aquisio de armazenagem de informaes

18

musicais que a criana aprenda os processos de elaborao e as caractersticas da linguagem musical, que interaja com a msica e questo e que saiba em que medida ela vem desenvolvendo noes musicais (TOZETTO, 2005, p. 41).

A msica passa a ser trabalhada no por ela mesma, mas sim de acordo com o contexto do aluno, ou de outras culturas, ajudando na formao de um carter critico no sujeito e o respeito e valorizao de sua cultura e das outras tambm. Hoje as tendncias atuais de educao, so fortemente influenciadas pela pedagogia histrica-crtica, porm focando cada vez mais na mentalidade do aluno e buscam tambm uma constante ralao da disciplina com seu contexto, ou seu cotidiano.

19

CAPITULO 2 - A MUSICALIZAO NA EDUCAO INFANTIL

A msica dentro da educao infantil uma linguagem fundamental para a formao criana, porm, na maioria das vezes, ela no tem sido trabalhada de forma produtiva, focando como nos mostra o RCNI (BRASIL, 1998, p. 47) a formao de hbitos, atitudes e comportamentos como: lavar as mos antes do lanche, escovar os dentes, respeitar o farol, etc.; em muitos centros de educao infantil, est voltada para a realizao de comemoraes relativas ao calendrio de eventos do ano letivo. No podemos dizer que no deva ser feito esse trabalho dentro da educao infantil, o que no podemos na verdade, reduzir o trabalho da musicalizao a esses seguimentos, pois seu carter muito mais abrangente.
Ouvir msica, aprender uma cano, brincar de roda, realizar brinquedos rtmicos, jogos de mo, etc., so atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, alm de atenderem a necessidades de expresso que passam pela esfera afetiva, esttica e cognitiva (BRASIL, 1998, p. 48).

A criana da educao infantil necessita de atividades que promovam o desenvolvimento motor, cognitivo e a socializao, que trabalhe a diversidade e a musicalizao se bem trabalhada pode englobar todos esses aspectos, porm esse trabalho para que ocorra com mais xito deve ser ocorrer juntamente com as outras ares do conhecimento. E na pr-escola, toda situao que desafie a curiosidade, a imaginao e a iniciativa prpria da criana torna-se adequada aplicao do jogo como metodologia. (WEIGEL, 1988, p. 18). As atividades musicais dentro da educao infantil devem acontecer de forma ldica, de maneira que a criana brincando, possa ao mesmo tempo, estar aprendendo e estimulando os sentidos e se tornando sensvel musicalmente.
[...] a linguagem no-verbal uma forma de comunicao muito presente entre as crianas, o improviso musical pode ser uma possibilidade de dialogarmos com crianas muito pequenas (CRAIDY; KAERCHER, 2001, p. 128).

Quando se trata de crianas muito pequenas h uma grande dificuldade a princpio de um dilogo entre professor e aluno, e a msica pode acabar abrindo um espao para a compreenso do outro.

20

Outro aspecto muito importante a ser trabalhado na educao infantil o conhecimento de si mesmo e do outro. A criana precisa de vivncias mais ricas para construir uma imagem de si mesma a partir de sua identidade corporal, suas possibilidades fsicas, suas singularidades [...] (CRAIDY; KAERCHER,2001, p. 124). Na educao infantil comea o processo de construo de identidade, a criana passa a conhecer seu corpo, percebe que no igual ao outro, e nessa situao, pode ser trabalhado a questo da diversidade. As atividades musicais coletivas favorecem a auto-estima, bem como a socializao infantil, pelo ambiente de compreenso, participao e cooperao que podem proporcionar. (WEIGEL, 1988, p. 15). A socializao e a coletividade so aspectos de extrema importncia a serem trabalhados na educao infantil, pois nessa etapa a maioria das crianas ainda so egocntricas, tem dificuldade de aceitar o diferente, e as atividades coletivas podem trazer timos resultados na formao desse sujeito.
[...] ao mesmo tempo, a educao musical pode representar um meio de o educador compreender a criana pois as mudanas que sofre tornam-se visveis em sua experincias criativas e rtmicas (WEIGEL,1988, p. 12).

A msica auxilia tanto o desenvolvimento do aluno, quanto a percepo do professor diante dos seus aluno, podendo ajud-lo, a observar a evoluo, ou retrocesso, diante das experincias com a msica, e tambm diante a sua expresso, sociabilidade, entre outros objetivos que o professor almeja alcanar atravs da musicalizao, sendo que na educao infantil, um instrumento fundamental, e exige um preparo profissional, de recursos, para que possa alcanar os objetivos.

2.1 MSICA PARA CRIANAS DE 0 A 3 ANOS

Os objetivos da musicalizao de acordo com o RCNEI (BRASIL, 1998, p. 55) deve proporcionar na criana a capacidade de ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros, fontes sonoras e produes musicais e tambm de brincar com a msica, imitar, inventar e reproduzir criaes musicais.

21

O trabalho coma msica no algo que na maioria das vezes executado pelas crianas com muito prazer, pois desde muito novas esto intrinsecamente ligadas com a msica.
Mais ou menos aos 3 e 4 anos a criana reproduz vrias melodias pequenas e simples, reconhecendo facilmente algumas delas.Os instrumentos rtmicos a interessam.O controle da voz torna se cada v mais perfeito e a linguagem vai se completando.Nessa idade a criana aprende a dramatizar as canes.Participa com agrado doa jogos cantados e memoriza numerosos cnticos (WEIGEL,1988, p. 11).

A msica est muito ligada a brincadeiras e jogos, nessa etapa pode acontecer atravs das brincadeiras populares, das canes que cantamos para as crianas, por isso deve-se trabalhar de maneira a despertar nas mesmas, a sensibilidade, que essencial nessa etapa da vida do sujeito.
[...] ser sensvel msica no uma questo mstica ou de empatia [...] sim uma sensibilidade adquirida, construda num processo muitas vezes no-consciente em que as potencialidade de cada individuo (sua capacidade de discriminao auditiva, sua emotividade etc,) so trabalhadas e preparadas de modo a reagir ao estimulo musical (PENNA, 1990, p. 21).

Desde a gestao estamos intrinsecamente ligados aos sons, foi comprovado cientificamente a influencia que a msica exerce sobre o feto desde a sua formao.
Na fase intra-uterina os bebs j convivem com um ambiente de sons provocados pelo corpo da me, como o sangue que flui nas veias, a respirao e a movimentao dos intestinos. A voz materna tambm constitui material sonoro especial a referencia afetiva para eles (BRITO, 2003, p. 35).

Esse processo de musicalizao como complementa Brito (2003) comea de forma espontnea, de forma intuitiva, por meio do contato com os sons do ambiente, a msica que a me canta, na gestao e tambm depois do beb nascer, influenciar muito no seu desenvolvimento. No ambiente escolar o trabalho de musicalizao para os bebs exigir da educadora muita sensibilidade e observao dos bebs, para respeitar sua maneira de explorar o universo musical.

22

Como um beb de seis meses se comporta tendo diante de si um pequeno tambor? Ele experimenta bater, raspar e, aos poucos, organiza sua explorao, repetindo gestos e movimentos que apreende e internaliza. Nenhum adulto interfere em sua atividade a no ser para garanti-lhe conforto, bem-estar e segurana (BRITO, 2003, p. 38).

Podemos ento perceber que as atividades dos bebs acontecem atravs da explorao e experimentao dos objetos, e ainda nos diz Brito (2003) por volta dos oito meses, observavam-se comportamentos mais elaborados nos quais a modificao de gestos introduz variaes do resultado sonoro. Com o passar das etapas, a prpria criana vai experimentado e criando variaes sonoras, diferentes. nesse perodo que nos mostra Pulaski(1986,p.212) que tendo por base os estudos de Piaget, os bebs de oito doze meses imitam sons e suas aes revelam os primrdios da memria e da representao. Com dezoito a vinte quatro meses, a criana entra na fase de representao, utilizandose smbolos da linguagem em brincadeiras de faz-deconta.
Demonstra orientao, intencionalidade e os primrdios de raciocnio dedutivo, juntamente com uma compreenso primitiva do espao, do tempo e da causalidade. A criana est entrando no perodo da representao simblico (PULASKI,1986,p.213)

Atravs dessas relaes que a criana comea a construir seu conhecimento sobre a msica experimentando, explorando e interagindo com o sons, podendo ficar entretido por muito tempo com o objeto utilizado, tudo isso acontece no perodo sensrio-motor. O trabalho com a msica pode contribuir muito com relao a imaginao, pensamento lgico, a rapidez e a exatido na percepo auditiva. Muitas crianas tm um pouco de dificuldade nas suas reaes, a msica pode se tornar uma grande aliada nessas situaes [...] a linguagem no-verbal uma forma de comunicao muito presente entre as crianas, o improviso musical pode ser uma possibilidade de dialogarmos com crianas muito pequenas (MAFFIOLETTI, 2001 p.128) As crianas podem ter um pouco de dificuldade para sua adaptao na escola, segundo Maffioletti (2001, p.130) pode se tornar um espao, a partir do

23

qual, os primeiros vnculos so criados e mantidos, pode criar conforto e estabilidade para os pequenos, principalmente nessa etapa da vida. Entre 0 e 3 anos a criana passa por um constante processo de auto conhecimento, por isso, deve ter contato com os mais variados tipos de experincias. A criana precisa de vivncias rica para construir uma imagem de si mesma a partir de sua identidade corporal, suas possibilidades fsicas, suas singularidades (CRAIDY; KAERCHER, 2001, p. 124). O trabalho com a musicalizao pode proporcionar as crianas a oportunidade de aprimorar a coordenao motora, raciocnio, habilidades fsicas, questes estas, que so de extrema importncia para sua formao, e que devem ser bem trabalhadas nessa etapa da educao infantil, para que se possa ter um bom desempenho nas etapas posteriores.
Considerada em todos os seus processos ativos (a audio, o canto a dana, a percusso corporal e instrumental, a criao meldica) a msica globaliza naturalmente os diversos aspectos a serem ativados no desenvolvimento da criana: cognitivo/lingstico, psicomotor, afetivo/social (WEIGEL, 1988, p. 13).

A insegurana um problema muito freqente em relao s crianas pequenas, muitas vezes, elas acabam se fechando aos colegas, isso acontece principalmente no perodo de adaptao da criana dentro da instituio, ou tambm existem algumas crianas que apresentam dificuldades para falar ou se expressar. Essa linguagem musical pode ser uma ponte entre o aluno e o professor e tambm com os colegas de classe. Para que isso ocorra, necessrio que as atividade proporcionem momentos de interao com o grupo e de descontrao para que o aluno se sinta mais seguro em suas relaes. [...] a linguagem noverbal uma forma de comunicao muito presente entre as crianas, o improviso musical pode ser uma possibilidade de dialogarmos com crianas muito pequenas. (CRAIDY; KAERCHER, 2001, p. 128). Pode se notar que nessa etapa de 0 3 anos o conhecimento de mundo, a interao social e a condenao motora so aspectos primordiais a serem trabalhados na educao infantil, pois fazem muita diferena futuramente.

24

2.2 A MUSICALIZAO PARA CRIANAS DE 3 A 5 ANOS

Os objetivos da RCNEI(BRASIL, 1998) para o trabalho de musicalizao com as crianas de 3 5 anos, enfatizam a necessidade de explorar e identificar elementos da msica para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo; perceber e expressar sensaes sentimentos e pensamentos, por meios de improvisaes, composies e interpretaes musicais. Na educao infantil a criana tem uma grande necessidade de trabalhar atravs do concreto, e a msica por sua ver pode ser uma grande a aliada nessa questo.
Atravs da msica podem-se trabalhar muitos conceitos, experimentar diferentes sensaes, as crianas nessa idade costumam inventar msicas contando historias e que estimula muito a criatividade e a expresso tanto oral, como corporal das mesmas, respeitando os limites de cada aluno. Explorao de materiais e a escuta de obras musicas para propicias o contato e experincia com a matria-prima da linguagem musical o som (e suas qualidades) e o silencio (BRASIL, 1998, p. 56).

Deve-se utilizar esse recurso com objetivo de propiciar sensaes, trabalhar a percepo e conhecer diversas obras, tendo conscincia de que a msica muito importante para conhecer e respeitar o mundo. A incluso da msica no currculo escolar uma questo que vem sendo discutida h muito tempo, como nos mostra Paschoal (2008) que na dcada de 30, o compositor Villa Lobos j mostrava essa preocupao. Muitas pessoas aderiram sua idia e conseguiram ento, atravs de um projeto de Lei uma modificao na LDB, que propunha ento a alterao do artigo 26 da Lei n 9.394 de 1996 da LDB, para tornar obrigatrio o ensino de msica, como modalidade artstica independente, nas escolas de educao bsica (PASCHOAL, 2008).
Para que exista a valorizao da educao musical necessrio que haja um esforo para que a msica e outras artes sejam includas nos currculos da educao bsica, no apenas pelo seu valor extrnseco, mas tambm por serem elementos fundamentais na formao de um individuo educado e consciente (JOLY, 2003, p. 113).

25

Hoje com a Lei n 11.769, que foi decretada no dia 18 de agosto de 2008, que props uma reformulao na lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, LDB- 9.394/96, foi denominado que haveria trs anos para que as escolas de ensino bsico se adequassem para oferecer a disciplina de msica em sua grade curricular, porm, so pouqussimas as escolas que oferecem essa disciplina na grade escolar, no se sabe quase os motivos que impedem a incluso dessa disciplina na escola, mas sabe-se que de uma importncia para formao do individuo. Quando a criana comea a freqentar a escola [...] a msica pode se tornar um espao a partir do qual os primeiros vnculos so criados e mantidos (CRAIDY; KAERCHER, 2001, p. 130). A msica para as crianas dessa etapa tem um papel muito importante que o de propiciar a expresso, a socializao e a interao com o mundo. Segundo o RCNEI (BRASIL,1998) a criana deve tambm ser levada a perceber e expressar sensaes, sentimentos e pensamentos.
[...] A msica, alm de suas prprias atribuies, sociabiliza e sensibiliza o indivduo, desenvolve o seu poder de concentrao e raciocnio, to importante em todas as fases de nossas vidas. Auxilia, ainda, na coordenao neuromotora e na parte fonoaudiolgica da criana. A criana que escuta bem, fala bem (PIAGET, 1996, p. 34).

Na etapa da educao infantil, a msica se torna ento uma grande colaboradora da criana em seu prprio conhecimento e do seu grupo tambm, as crianas a todo o momento, esto em contato com a msica, por isso cabe ao professor mediar de que maneira ela ser utilizada dentro de sala de aula. A criana precisa de vivncias mais rica para construir uma imagem de si mesma a partir de sua identidade corporal, suas possibilidades fsica, suas singularidades. (MAFFIOLETTI, 2001,p.124) O contato com os diferentes tipos de msica e com suas respectivas culturas pode possibilitar ao aluno, a superao de alguns preconceitos que esto estabelecidos dentro da sociedade que est inserida e tambm certos valores equivocados que a famlia, muitas vezes, coloca aos seus filhos, a msica pode provocar no sujeito o respeito e as singularidades das pessoas com quem convive.
Os alunos podem aprender a viver uma unio musical do indivduo com o grupo que resulte num desabrochar do indivduo e do grupo:

26

cada ouvinte interpreta a emoo do seu prprio jeito e, ao mesmo tempo, participa das relaes dos outros, a tal ponto que se torna possvel a unidade sensvel de uma pluralidade viva (SNYDERS, 1997, p. 92).

As crianas na etapa da educao infantil tm necessidade de aprender atravs do concreto, manuseando objetos, vendo, sentindo, ou seja, experimentando sensaes e movimentos.
Por isso, as atividades como cantar com gestos, danar, bater palmas, ps so experincias importantes para criana, pois ela permitem que se desenvolva o senso rtmico, a coordenao motora, fatores importantes tambm para o processo e aquisio de leitura e escrita (PIAGET, 1996, p. 34).

A presena do ldico na educao infantil pode ser de fundamental importncia para assimilao do conhecimento para as crianas, atividade como teatro dana e sonorizao de histrias, podem auxiliar muito no desenvolvimento dessas aptides.
[...] o manuseio de objetos sonoros permite a estruturao de pequenos jogos e peas musicais. As crianas desenvolvem formar de trabalhar com sons que permitam organizar suas aes e realizar atividades expressivas com esses materiais (CRAIDY; KAERCHER, 2001, p.130).

As crianas podem aprender conceitos musicais atravs de uma atividade divertida, que a estimule, nos mais diversos aspetos: oral, corporal, sensibilidade de escuta, discriminao auditiva e principalmente a criatividade.
Ouvindo e, depois, criando histrias, elas estimulam sua capacidade inventiva, desenvolvem o contato e a vivncia com a linguagem oral e ampliam recursos que incluem o vocabulrio, as entonaes expressivas, as articulaes, enfim, a musicalidade prpria da fala (BRITO, 2003, p. 161).

que

acontece em muitos centros de

educao infantil,

principalmente com crianas dessa faixa etria, uma preocupao exagerada pela alfabetizao, isso ocorre com mais freqncia nas instituies particulares, e na maioria das vezes, por cobrana dos prprios pais. Existem aspectos muito mais importantes a serem trabalhados, de extrema importncia para uma futura alfabetizao, como um bom vocabulrio,

27

coordenao motora, noo de espao, limites, e um bom trabalho com a msica pode contribuir para bons resultados.
Conseqentemente, as brincadeiras musicais contribuem para reforar todas as reas do desenvolvimento infantil, representando um inestimvel beneficio para a formao e o equilbrio da personalidade da criana e do adolescente (WEIGEL, 1988, p. 13).

Hoje em dia, vemos muitas crianas com dificuldade de trabalhar com o outro, vivem em uma sociedade que tudo lhe permitido, questes como limite, respeito, coletividade so deixadas de lado. E nesse momento que as brincadeiras musicais entram em cena, elas podem mostrar que nem sempre somos os primeiros, ou temos os melhores papis, que devemos dar oportunidade para nossos pares.
[...] o manuseio sistemtico sonoros permite a estruturao de pequenos jogos ou peas musicais. As crianas desenvolvem formas de trabalhar com sons que permitiro organizar suas aes e realizar atividades expressivas com esses materiais. Agindo assim, as crianas aprendem a fazer parcerias, criam e reproduzem pequenas combinaes, que so esboos das regras que reagem os sons de sua cultura (CRAIDY; KAERCHER, 2001, p. 131).

Esse tipo de atividade com histrias cantadas permitem um riqussimo trabalho de percepo auditiva, confiana no outro, e como diz Brito (2003, p. 161) histrias cantadas so exerccios de percepo e descriminao auditiva que apuram a sensibilidade e a escuta, e alm de estimular a imaginao e a criatividade. Por isso, se faz to necessrio a execuo de atividade que permitam aos alunos essa liberdade de expresso, a socializao, isso pode contribuir para que o aluno se sinta mais seguro, para manifestar suas opinies e esclarecer sua duvidas.
A prtica mecnica de atividades musicais condenada por pedagogos musicais h muito tempo. Em substituio aos exerccios mecnicos, j no inicio do sculo se defendia a necessidade do envolvimento mais efetivo do corpo, e da imagem mental do desenvolvimento auditivo (CRAIDY; KAERCHER, 2001, p. 133).

Questes estas, que esto sendo cada vez mais reprimidas nas escolas, at mesmo nas instituies de educao infantil, os professores ainda

28

mantm padres na execuo de atividades, limitando ento, a capacidade de autonomia e criatividade de seus alunos.

2.3 A MSICA NO DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO

A criana enquanto cresce vivncia as mais variadas experincias, essas que contribuem ou dificultam o seu desenvolvimento, seja ele cognitivo, afetivo ou social. A msica quando bem apregoada pode se tornar grande colaboradora desse desenvolvimento, uma vez que, o sujeito desde o ventre materno j tem sua experincia musical.
Perceber gestos e movimentos sob a forma de vibraes sonoras parte de nossa integrao com o mundo em que vivemos: ouvimos o barulho do mar, o vento soprando, as folhas balanando no coqueiro, ouvimos o bater dos martelos, o rudo de maquinas, o motor de carros ou motos, o canto dos pssaros, o miado dos gatos, o toque do telefone ou o despertador, ouvimos vozes e falas, poesia e msica (BRITO, 2003, p. 17).

Brito

(2003)

ainda

completa

que

reconhecemos

inmeras

informaes sonoras. Os sons esto presentes a todo o momento em nossas vidas, ao acordar, ao dormir, quando nascemos ou morremos, e podem nos indicar situaes ou tambm, despertar recordaes ou sentimentos.
Imerso no mundo sonoro, a fonte nica que gera tanto o ser humano quanto a Msica, o homem atrado em sua origem, o que justifica seu interesse pelo som como sendo a busca da harmonia universal, principio e origem da natureza em si (TOZETTO, 2005, p. 43).

Assim como nos mostra Hummes apud Marrian( 2004, p. 18-19) exerce funes sociais como: funo de expresso emocional, prazer esttico, divertimento, comunicao, representao simblica, reao fsica, e rituais religiosos. Pode favorecer a contribuio para a continuidade e estabilidade da cultura e integrao na sociedade. Para o autor essa, lista de funes em geral, resume o papel da msica na cultura humana.

29

Podemos perceber ento, que a musica est sempre presente na vida do ser humano, como nos mostra Joly (2003) ensina as crianas requisitos importantes para vida adulta, est de alguma forma sempre ligada em grande parte as experincias da vida do ser humano. [...] o trabalho com a msica envolve a construo de identidades culturais de nossas crianas, adolescentes e jovens e o desenvolvimento de habilidades interpessoais (HENTSCHKE; DEL BEM, 2003, p. 181). Assim fica claro, que o trabalho com a msica vai muito alm de uma questo esttica, prioriza o desenvolvimento do ser humano de uma forma integral.
Todos os aspectos do desenvolvimento esto intimamente relacionados e exercem influncia uns sobre os outros, a ponto de no ser possvel estimular o desenvolvimento de um deles sem que, ao mesmo tempo, os outros sejam igualmente afetados (WEIGEL, 1988, p. 13).

Isso o que acontece com a msica, seu trabalho no se restringe ao aspecto musical, ela influenciar em outros aspectos como, cognitivo, motor psicolgico, entre outros, o que pode promover um desenvolvimento do sujeito no todo.

2.4 COMO TRABALHAR A MUSICALIZAO NA EDUCAO INFANTIL

A maneira como a msica pode ser trabalhada na educao infantil, pode ser bem diversificada, pois existem muitos mtodos de ensino dentro da rea de msica, porm como nos mostra a Beyer (2001, p. 111) educador musical na educao infantil [...] deve expor de forma clara e coerente as sua propostas de trabalho, para que fique claro aos seus alunos as propostas que lhes forem lanadas, para obterem xito na construes de caminhos e invenes desses novos conhecimentos. O trabalho na educao infantil deve ser guiado segundo a Associao Brasileira de Encontro Musical - ABEM (1999) pela observao e respeito ao universo cultural do aluno e seus conhecimentos prvios, necessidade e

30

interesses, de modo a viabilizar processos de educao musical - ativos e criativos realizados em contextos significativos. Dentro da educao infantil, no deve haver uma preocupao com contedos a serem trabalhados, deve-se sim, proporcionar ao aluno, como nos mostra Brito (1999, p. 40): o debate, a elaborao de hipteses, a criao e anlise crtica e mais adiante diz que: A melhor hora de apresentar um conceito novo, aquela em que o aluno quer saber, mas para que isso possa ocorrer com xito os espaos onde as atividades so aplicadas devem ser bem pensados.
[...] criar espao de atividades musicais ldicas, voltadas forma daqueles estudantes que no pretendem se profissionalizar, mas sim trabalhar a linguagem musical de modo aberto e criativo, objetivando, acima de tudo, o desenvolvimento das capacidades humanas j citadas anteriormente neste trabalho (BRITO, 1999, p. 43).

Portanto as atividades de musicalizao dentro da educao infantil, so muito mais abrangentes do que formao de novos msicos, e devem priorizar a improvisao e a expresso, como nos mostra a Brito (1999, p. 45) [...] improvisao pode, por exemplo, abrir caminho para a conscientizao dos elementos ou tipos de sons com os quais a msica opera. O trabalho atravs da improvisao pode atingir seus, porm vai exigir do educador muita organizao, e empenho em seu trabalho, deixa muito claro a (BRITO,1999,p.42). Para improvisar preciso definir claramente os objetivos que se pretende atingir. preciso ter um roteiro, e a partir da, trabalhar muito: ensaiar, experinciar, refazer, avaliar, ouvir, criticar, etc., muitas escolas alm de no ter um espao adequado, no tem o material suficiente, como nos mostra a Beyer (2001, p. 112) o educador musical , muitas vezes, obrigado a usar de criatividade para confeccionar instrumentos musicais. Existem varias maneiras de despertar o interesse do aluno pela msica.
Os livros sobre msica tambm podem motivar o aluno a se interessar pelo assunto, principalmente considerando que, atualmente, h inmeros livros infantis sobre a vida dos compositores, sobre os instrumentos musicais e sobre a cultura musical dos diferentes pases (JOLY, 2003, p.119).

31

Este recurso juntamente com outros como, CDs, DVDs, fitas, podem ser de grande auxilio, e atravs deles pode-se ser desenvolvidos trabalhos riqussimos com os alunos da educao infantil. Para nortear o trabalho de musicalizao dentro as instituies existem muitas teorias que podem ser empregadas na elaborao das atividades escolares. Na educao infantil as mais utilizadas em sua maioria das vezes influencia pelos estgios de desenvolvimento de Jean Piaget, um exemplo a teoria a Teoria Espiral de Desenvolvimento musical, e ela nos mostra que: [...] que h uma seqncia, um desabrochar ordenado de comportamento musical, que existem estgios cumulativos atravs dos quais o comportamento musical das crianas pode ser traado (LOUREIRO apud SWANWICK,1999, p. 14). Essa Teoria valoriza principalmente a capacidade de produo espontnea da criana, e como nos mostra (LOUREIRO apud HENTSCHKE, 1999) A Teoria Espiral estabelece uma seqncia de desenvolvimento [...] dentro de uma estrutura de quatro dimenses de criticismo musical - Material, Expresso, Forma e Valor. Para cada um dos estgios e fases existe uma descrio de comportamentos musicais especficos, que de acordo coma Teoria, denotam o grau de desenvolvimento musical de cada individuo (LOUREIRO apud HENTSCHEKE,1999, p. 20) Esses estgios no seguem uma linearidade e sim acontece forma oscilante, o que de certa forma benfico ao aluno para um bom xito, pois no o trabalho do professor no fica preso em padres e se respeitado a individualidade do aluno. Como nos mostra Figura 1 abaixo:

32

Figura 1. Teoria Espiral do Desenvolvimento. Fonte: LOUREIRO (apud HENTSCHKE,1999, p. 19)

A teoria espiral se divide em quatro etapas que so: material, expresso, forma e valor. Segundo Weichselbaum (2005, p. 182) o estgio Materiais caracterizado pela conscincia e pelo controle sobre os materiais do som, demonstrado pela distino de timbres, nveis de intensidades, alturas, duraes e pelo controle tcnico sobre instrumentos e vozes. J no estgio da Expresso caracterizado pela conscincia e pelo controle do carter expressivo, demonstrado pelo clima ou atmosfera, pelo gesto musical e pelo senso de movimento sugerido com o contorno da frase. No estgio da Forma caracteriza-se

33

por indivduo alcana conscincia e controle da forma musical manifestada nas relaes entre os gestos musicais: se os mesmos so repetidos, transformados, contrastados ou conectados. E no ultimo estgio o do Valor caracterizado pela valorizao da msica, de forma pessoal ou cultural demonstrada na autonomia, na avaliao critica independente e num comprometimento sistemtico com a msica. No que se trata da educao infantil, os estgios que permearam a as metodologias sero o de Matrias e o de Expresso. Na primeira etapa dessa teoria se encontra os bebs e h uma trabalho com o controle de matrias sonoro-musicais, ocorre como nos mostra Loureiro (1999) o prazer e a impressionabilidade pelo prprio som, particularmente pelos timbres e pelos extremos de dinmica (modo sensorial). Em seguida aparece a manipulao dos materiais sonoros, mas adiante a autora coloca as reaes da crianas diante aos estmulos.Dentre os trs e seis meses comeam a virar-se em direo fonte sonora e a demonstrar prazer e surpresa. Em seguida, a msica produz constantemente movimentos corporais, freqentemente oscilaes rtmicas (balanos) ou pulos. Depois dos seis meses ao segundo ano acontece o balbucio musical ocorre como uma resposta especfica msica ouvida pela criana. [...] Aumenta sensivelmente o nmero de diferentes tipos de movimentos fsicos msica.Demonstram claramente ateno ao realizar movimentos de dana com outras pessoas. Loureiro (1999) Dentro da educao Infantil, a criana na maioria das vezes chega at a fase de Expresso que acontece a partir dos trs anos, nessa frase o professor deve buscar uma trabalho que permita o aluno a experimentar sensaes e sentimentos como de tristeza, alegria, e que ele venha a expressar esses sentimentos a travs da manipulao dos materiais que lhes sero dispostos, visando propiciar um maior controle em seus movimentos . Existem as mais diferentes maneiras de se aplicar a msica na educao Infantil, cabe ao professor a adequar as metodologias aos seus alunos, de maneira que os mesmos sintam prazer na aula de msica, compreendam o contedo e que principalmente esse aprendizado ocorra de forma significativa em suas vidas.

34

CAPITULO 3 - METODOLOGIA

Para que essa pesquisa se consolidasse em material de reflexo e autoformao, foi preciso ampliar o olhar para diferentes caminhos e verificar por qual deles a pesquisa estava se dirigindo. Desta forma, veio de encontro a este trabalho a abordagem qualitativa,que de acordo com (CHIZZOTTI, 2006, p.28) Sero designadas como qualitativas [...] pesquisas [...] pretendem interpretar o sentido do evento a partir do significado que as pessoas atribuem ao que falam e o que fazem,pois os mtodos qualitativos so apropriados quando o fenmeno em estudo complexo, de natureza social e no tende quantificao. Este tipo de abordagem deu-se a possibilidade de adentrar no contexto social e cultural de duas escola publicas com e sem musicalizao na grade curricular e duas escolas privadas com os mesmos requisitos, e assim tentar compreender de uma forma mais aprofundada o processo de musicalizao das crianas. Essa possibilidade ocorre por que segundo GODOY(1995,p.21)o pesquisador vai a campo buscando captar o fnomeno em estudo a partir das perspectiva das pessoas envolvidas, considerando todos os pontos de vista relevantes. Que por sua vez podem trazes mais riquezas de detales e e uma maior interao com o os sujeitos da pesquisa, oque veio ao encontro com o objetivo deste trabalho.

3.1 PARTICIPANTES

Para

pesquisa

foram

selecionados

aleatoriamente

quatro

professores da educao infantil, de quatro instituies diferentes, sendo duas intuies pblicas com e sem musicalizao e duas instituies privadas com e sem musicalizao em seu currculo. Quanto formao inicial das professoras, duas possuam graduao em Pedagogia, tendo uma delas j concludo a ps graduao, uma que esta cursando o curso de pedagogia e uma docente formada em msica.

35

As docentes foram diferenciadas da seguinte maneira: CEI A: instituio privada que possui musicalizao CEI B: instituio privada que no possui musicalizao CEI C: instituio publica que possui musicalizao CEI D: instituio publica que no possui musicalizao

3.2 MATERIAL

O instrumento utilizado para coletar os dados foi o questionrio, que foi utilizado com objetivo de coletar dados sobre o conhecimento dos professores sobre a musicalizao, sobre o grau de importncia que ela tratada dentro da instituio, quais os profissionais que exercem essa funo dentro da escola, qual formao eles tem, e de que maneira acontece essa atividade dentro da instituio.

3.3 PROCEDIMENTOS PARA COLETA E ANLISE DOS DADOS

Aps o agendamento do horrio junto s escolas participantes, apresentamos os objetivos do estudo. Os questionrios foram entregues pessoalmente para cada participante, onde foi garantindo o sigilo dos dados e o anonimato dos participantes. Os dados foram analisados entre os dizeres das, professoras e comparao com a pesquisa terica sobre o assunto.

36

CAPITULO 4 - RESULTADOS

Neste captulo tivemos como objetivo analisar os resultados obtidos junto ao questionrio aplicado aos professores da educao infantil, onde investigamos a sua prtica musicalizao. Ao serem questionados sobre o que musicalizao, verificamos que os professores apresentam suas prprias concepes do que seria a musicalizao, porm h um olhar restrito ao seu uso como somente um instrumento didtico, como pode constatar nos dizeres do CEI D Apenas h a prtica de cantar msicas infantis ou seja, no se pode considerar a musicalizao na integra, cada professora canta algumas msica por dia. Quando interrogamos sobre a freqncia em relao musicalizao, observamos que 50% utilizam-se da msica apenas como elemento da rotina escolar: hora de chegada, lanche, etc. Os demais Disseram que h um trabalho especifico com a msica dentro da instituio. Verifica-se de acordo com CEI A trabalha especificamente com a disciplina de msica
Os mtodos de ensino da msica mostram que a educao musical no pode ser promovida apenas por atividades cantadas. Desloca-se pela sala adequando o passo ao andamento da msica; as atividades de produo e reproduo de ritmos utilizando o prprio corpo; a excusso de instrumentos musicais criados pelas crianas e a criao de pequenas melodias e ritmos tambm devem fazer parte do planejamento (CRAID; KAERCHER, 2001, p. 134).

Segundo Guilherme (2006, p. 157) ensinar msica na educao infantil significa muito mais do que essa tradicional transmisso de canes. necessrio desmistificar esse trabalho voltado apenas para rotina, datas festivas, trabalhar outros aspectos, principalmente quando trabalhamos com a educao infantil, pois as crianas tm um a necessidade muito grande de trabalhar a travs do concreto, porm como se trata de um trabalho muito difcil fazendo com que os professores caiam no comodismo.J na duas instituies que existe o trabalho com a musicalizao, o trabalho vai alm da mera reproduo das msica infantis. Sobre a questo de formao adequada em relao ao processo de musicalizao duas instituies que no tem musicalizao na grade curricular, no tem ningum com formao especfica, no CEI C o trabalho desenvolvido por estagirios o que diz a professora dessa instituio a respeito da formao:

37

Acredito que sim, pois quem ministra a aula uma estagiria do curso de msica da UEL, a qual possui orientao de sua professora da universidade. E a professora do CEI A tem formao em msica , por tanto ela que ministra as aulas. Importante ter conscincia de que, para ensinar msica, precisamos ter claro o que entendemos como msica e precisamos definir quais so os elementos que constituem e quais so as formas de vivenci-la (HENTSCHKE; DEL BEM, 2003, p. 178). A diferena est nos profissionais que tem uma formao adequada e um preparo para desempenhar seu trabalho em sala, que tem conscincia da dimenso de seu trabalho, como nos mostra Guilherme (2006, p.162):
Como todo profissional da educao , o professor da Educao Infantil deve estar em constante busca para se profissionalizar tambm como educador musical atravs de prticas, de vivncias individuais e coletivas e pelas contribuies tericas que certamente iro conferir significados s experincias concretas (GUILHERME, 2006, p.162)

Assim tambm nos diz a professora do CEI A Na maioria das vezes no, e pessoalmente j observei que s vezes os profissionais tem talento musical e boa vontade, mas didaticamente fica insatisfatria, por desconhecimento do contedo e objetivos e como atingi-los.
Como todo profissional da educao, o professor da educao infantil deve estar em constante busca para se profissionalizar tambm como educador musical atravs das prticas, de vivncias individuais e coletivas e pelas contribuies tericas que certamente iro conferir significados s experincias concreta (GULHERME, 2006,p.62)

Ao realizarmos a seguinte pergunta: Voc gosta do trabalho desenvolvido dentro de sua instituio? Aponte sugestes de como poderia ser desenvolvido esse trabalho? As professoras das instituies investigadas que trabalham com a musicalizao gostam do trabalho desenvolvido, a professora do CEI A disse que tem um espao adequado e liberdade na escolha de seus objetivos, porm no sugeriram nada, j as instituies que no tem se queixam por essa falta profissional da rea e sugerem uma ponte na msica nos projetos escolares. do

38

Quando

questionadas

sobre

contribuio

da

msica

no

desenvolvimento da criana, resposta foi unnime responderam que contribui muito, principalmente em questes como espao, coordenao motora, expresso, linguagem, entre outros. Uma resposta que se destacou, foi a professora do CEI A quando diz que: msica um patrimnio cultural, e se a escola pensa em formar bons cidados tem por obrigao oferecer acesso a esse patrimnio. Nas instituies que tem a musicalizao, existe um professor especifico pra a musicalizao, porm as regentes de classe disseram que buscam uma conscincia corporal, resgate de msicas populares, ludicidade, vocabulrio, utilizando da msica tambm dentro de sala de aula. Foi questionado aos professores se eles obtinham o conhecimento sobre a Lei n 11.769 de 18 de agosto de 2008. Duas instituies conheciam a lei outra duas no, porm, concederam muito importante o ensino de msica, e conhecem poucas escolas que trabalham a musicalizao. E novamente a resposta que se ressaltou foi da professora do CEI A A maior preocupao a falta de pessoas capacitadas para atuar em todas as escolas, uma dvida que fica para todos ns, quanto a qualidade desse trabalho.

39

CONSIDERAES FINAIS

A questo da musicalizao ser abordada nas escolas com certeza envolve muitos fatores, como espao, formao adequada e continuada, recursos materias, etc. Ser necessrio que a escola tenha estrutura fsica para acomodar alunos das aulas de musicalizao; em se tratando das instiuies pblicas que o governo fornea material didtico para que o professor possa desempenhar um bom trabalho, que esse por sua vez possa explorar as riquezas da msica, e do processo de construo do conhecimento do aluno, para que deixe de lado a reproduo mecnica das atividades, e que o trabalho desenvolvido possa ter significado para o aluno. Torna-se importante, tambm, ao o profissional que trabalhar com msica esteja capacitado para faz-lo, pois do contrrio todos os esforos direcionados para esta prtica, at ento, sero em vo. Muitos dos problemas e encontrados hoje na rea de educao esto tambm ligados falta de formao dos profissionais seja ela academica ou continuada. Mesmo que aja uma lei que diz que a msica dever estar integrada no curriculo apartir de maiso ou menos um ano, no est havendo muita movinetao por aprte das escolas na contratao de profissionais com formao especfica. E enquanto no for tomada uma conscincia sobre a importancia da musicalizao para formao do sujeito, a lei s vai fazer com que encham as escolas com profissionais despreparados , que provavelmente no obteram uma aprendizadem significativa por parte de seus alunos. , com toda certeza, um grande desafio a ser alcanado, porm, os docentes que aceitarem esse desafio e cientes de seu dever de melhorar a qualidade do desenvolvimento dos alunos devero estar abertos a mudanas. E que o mesmo saiba respeitar a diversidade cultural do aluno, despertando nele interesse para outros saberes musicais. A musicalizao traduz expresses de sentimentos e pensamentos, a msica torna o ambiente agradvel e favorvel aprendizagem, portanto de suma importncia sua presena nas escolas. Cabe ressaltar que trabalhar com a musicalizao envolve pensar na faixa etria dos nossos alunos, permitindo realizando movimentos corporais enquanto canta ou ouve uma msica. na criana o desenvolvimento da capacidade de expressar-se de modo integrado,

40

Precisamos entender que a educao musical no visa a formao do msico profissional. Um professor que canta com seus alunos sala de aula est oferecendo um tipo de vivncia, mas essa vivncia no pode se limitar apenas a essa atividade. importante destacar que a msica deve estar presente na escola como um dos elementos formadores do indivduo. Posso dizer que minhas expectativas foram alcanas com a pesquisa, realmente veio a comprovar, a relevncia da musicalizao no processo de ensino aprendizagem, e tambm que o bom desempenho da mesma, tem intrnseca relao com a formao do profissional e com a valorizao que dada em cada instituio de ensino a essa rea do conhecimento.

41

REFERNCIAS

AMATO, Rita de Cssia Fucci. Breve retrospectiva histrica e desafios do ensino de msica na educao bsica brasileira. Revista Opus, n. 12, dez. 2006. Disponvel em: < http://www.anppom.com.br/opus/opus12/08_Rita.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2010. BRITO, Teca Alencar de. Aprendendo a aprender com o aluno o que ensinar: metodologia para uma educao musical significativa. 1999.Disponvel em: <http://www.webartigos.com/articles/4125/1/A-Audicao-Em-Quatro-Propostas-DeEducacao-Musical/pagina1.html#ixzz0ymtDjfDQ>. Acesso em: 15 abr. 2010. BEYER, Ester. Grupo de trabalho educao infantil In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAO BRASILEIRA DE EDUCAO MUSICAL,10., 2001,Uberlndia. Anais... Salvador: ABEM, 2001. p.111-113. BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao Fundamental. Referencial curricular nacional para a educao infantil. Braslia: MEC/SEF, 1998. BRITO, Teca Alencar. Msica na educao infantil: propostas para a formao integral da criana. So Paulo: Petrpolis, 2003. CHIZZOTTI, Antnio. Pesquisa qualitativa em cincias humanas e sociais. Petrpolis, RJ: Cortez, 2006. CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gldis E. Educao musical para que te quero? Porto alegre: Artmed, 2001. GODOY, Arilda Schmidt.: Pesquisa qualitativa tipos fundamentais.Revista de Administrao de Empresa, So Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29,1995. GUILHERME, Claudia Cristina Fiorio. Musicalizao Infantil. In: ANGOTTI, Maristela (Org.). Educao infantil para que, para quem e por qu? Campinas: Alnea, 2006. HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana. Propostas para pensar e agir em sala de aula. So Paulo: Moderna, 2003. HUMMES, Jlia Maria. Por que importante o ensino de msica? Consideraes sobre as funes da msica na sociedade e na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 11, p. 7-25, 2004. JOLY, ILza Zenker Leme. Educao e educao musical: conhecimentos para compreender a criana e suas relaes com a msica. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAO BRASILEIRA DE EDUCAO MUSICAL, 12., 2003, So Paulo. Anais... So Paulo: Moderna, 2003. p. 113 -126.

42

LIEBSCHER, P. Quantily with quality? teaching quantitative and qualitative methods in a LIS Masters program. Library Trends, v. 46, n. 4, p. 668-680, 1998. LOUREIRO, Alicia Maria Almeida. O ensino de msica na escola fundamental. Campinas, SP: Papirus, 2003 (Coleo Papirus Educao). LOUREIRO, Helena. Musicalizao de bebs. Monografia (Especializao em Metodologia da Ao Docente) - Centro de Educao, Comunicao e Artes. Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 1999. MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque. Prticas musicais na Escola Infantil. Educao Infantil. Pra que te quero? Porto Alegre, v. 1.n. 1, p. 123 -134, 2001. PASCHOAL, Ana Cludia. Msica nas escolas pblicas. 2008. Disponvel em: <http:// www.ceale.fae.ufmg.br/materia_imprimir.php?txtId>. Acesso em: 20 jun. 2010. PENNA, Maura. Reavaliaes e buscas em musicalizao. So Paulo: Loyola, 1990. PIAGET, Jean. O nascimento da inteligncia na criana. Rio de Janeiro: Zahar, 1996. PULASKI, Mary Ann Spencer. Compreendendo Piaget: uma induo ao desenvolvimento cognitivo da criana. Rio de Janeiro: Zahar,1986. SNYDERS, Georges. A escola pode ensinar as alegras da msica? 3. ed. So Paulo: Cortez, 1997. SOUZA, Jussara (Org.). Msica, cotidiano e educao. Porto. Alegre: Programa de Ps-Graduao em Msica da UFGRS, 2000. TOZETTO, Anita Henriqueta Kubiak. Educao musical: a atuao do professor na educao infantil e sries iniciais. Curitiba: UTP, 2005. WEICHSELBAUM, Anete Susana. Composies de alunos de escola de msica: alguns exemplos In: Frum de Pesquisa Cientfica em Arte, 3., 2005, Curitiba. Anais... Curitiba: Escola de Msica e Belas Artes do Paran, 2005. WEIGEL, Anna Maria Gonalves. Brincando de msica. Porto Alegre: Kuarup, 1988.

43

APNDICES

44

APNDICE A QUESTIONRIO APLICADO AOS PROFESSORES Sexo: Masculino ( ) Feminino ( )

Formao:________________________ Graduao:_______________________ Ps- graduao:___________________ Tempo de experincia no magistrio: _______ 1) O que musicalizao para voc? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 2) Em seu campo de trabalho acontece a musicalizao? Se acontece, de que maneira? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 3) Os profissionais que exercem essa funo de musicalizar, tm formao adequada? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ __________________________________________________________________ 4) Voc gosta do trabalho desenvolvido dentro de sua instituio? Aponte sugestes de como poderia ser desenvolvido esse trabalho? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 5) A msica contribui para o desenvolvimento da criana? De que maneira? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

45

6) Voc costuma usar a msica como recurso didtico em suas aulas? De que maneira? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 7) Voc sabia que desde o dia 18 de agosto de 2008, foi constituda a lei 11.789 da LDB, que determina que as escolas de educao bsica deveriam implantar a disciplina de msica? O que voc pensa sobre assunto? Voc conhece alguma escola que j aderiu a nova lei? ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

46

ANEXOS

47

ANEXO A Lei n 11.769, de 18 de agosto de 2008

Subsecretaria de Informaes

Senado Federal

LEI N 11.769, DE 18 DE AGOSTO DE 2008.


Altera a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educao, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da msica na educao bsica. O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 O art. 26 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescido do seguinte o 6 : Art. 26. .................................................................................. 6 A msica dever ser contedo obrigatrio, mas no exclusivo, do componente curricular de que o trata o 2 deste artigo. (NR) Art. 2 (VETADO) Art. 3 Os sistemas de ensino tero 3 (trs) anos letivos para se adaptarem s exigncias o o estabelecidas nos arts. 1 e 2 desta Lei. Art. 4 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 18 de agosto de 2008; 187 da Independncia e 120 da Repblica. LUIZ INCIO LULA DA SILVA Fernando Haddad
o o o o o o o o o

You might also like