You are on page 1of 2

PHDA

(PERTURBAO DE HIPERATIVIDADE COM DFICE DE ATENO)

PHDA
(PERTURBAO DE HIPERATIVIDADE COM DFICE DE ATENO)

O PHDA no um distrbio passageiro, temporrio, a ser superado, uma vez que neurobiolgico e no o resultado de falta de disciplina ou de controlo dos pais, assim como no falta de fora de vontade ou de carcter da criana ou do adolescente como erradamente muitos adultos pensam ser.

Tambm as crianas com PHDA do Tipo Desatento podem passar despercebidas nos primeiros anos de vida. Alm de distrados, a criana ou adolescente com PHDA tem enorme dificuldade em sustentar a ateno durante muito tempo numa s tarefa, sem interromp-la por inmeras vezes. Eles no conseguem controlar, inibir seus impulsos: dificilmente ficam quietos num lugar por muito tempo, podem ser muito falantes, falar sem pensar, sendo muitas vezes inconvenientes, interromper a fala dos outros, jogos, responder a questes antes de serem totalmente formuladas. Essa falta de autocontrolo pode ser o terror de muitos pais e/ou professores, que se sentem incapazes de colocar limites, caso no conheam a perturbao e como lidar com ela. Geralmente so desorganizados com seu material escolar, mochila, mesa, gavetas. Esto sempre atrasados, lutando contra o tempo. Os problemas de memria so frequentes, pois esquecem-se de nomes, datas de trabalhos, provas, perdem ou esquecem-se de objetos com facilidade. A criana ou adolescente com PHDA) no sabe lidar com o fracasso e a frustrao. Esto sempre ansiosos, sentem-se incompreendidos e irritam-se com facilidade. Com a autoestima fragilizada por tantos rtulos negativos j recebidos, reagem no impulso tambm por acharem que j no tm muito a perder.

A PHDA uma das perturbaes da infncia mais frequentemente diagnosticadas e representa na atualidade um tema de grande importncia para a Sade Pblica. uma perturbao que se caracteriza por dfice de ateno/concentrao, impulsividade e/ou Hiperatividade/atividade motora excessiva. uma situao de origem neurobiolgica e gentica ligada a reas especficas do crebro e se deve a uma disfuno dos neurotransmissores cerebrais? Os sintomas da PHDA vo-se atenuando com a idade. A PHDA no resulta dos estilos parentais de educao, da falta de afeto, de fatores escolares ou alimentares. Afeta 5-10% de crianas em idade escolar.

Algumas crianas com PHDA j so difceis de serem cuidadas antes mesmo dos 3 anos de idade por serem muito ativas, irritveis, temperamentais, autoritrias, podendo ainda ter distrbio de sono e/ou alimentar. Outras crianas com PHDA no diferem das demais e s so avaliadas e diagnosticadas aps a entrada no perodo escolar quando apresentam prejuzo na aprendizagem e/ou nos relacionamentos com colegas, professores ou pais. Isso porque os 3 sintomas mais marcantes da PHDA a distrao, a impulsividade e a grande atividade, num grau mais leve, so comuns nas crianas em geral, da muitas ficarem sem diagnstico.

PHDA

(PERTURBAO DE HIPERATIVIDADE COM DFICE DE ATENO)

A perturbao gera uma real incapacidade na criana ou no adolescente de controlar sua prpria vontade ou comportamento, relacionando-os com a passagem do tempo, muitos so incapazes de ter em mente futuros objetivos e/ou medir as consequncias negativas de seus atos impulsivos a longo prazo. Crianas ou adolescentes com PHDA sentem-se muito melhor aps serem diagnosticadas, fazem um tratamento focado, onde os seus problemas e dificuldades so trabalhados e suas qualidades so realadas e alimentadas, visando sempre a melhoria da sua autoestima, nunca esquecendo os limites a serem respeitados. Afinal, geralmente so inteligentes, sensveis, curiosos, criativos, atrevidos, inventivos, com muita energia, espontaneidade, etc., com necessidade de uma "conduo" adequada. As crianas com PHDA so frequentemente confundidas com crianas malcriadas. Falar demais, recusar-se a obedecer a ordens, distrairse com a mnima coisa, apresentar desorganizao e esquecer-se dos prprios objetos so sinais de alerta. Contudo, h que ter em ateno que, semelhana dos adultos, cada criana nica e o seu desenvolvimento est intimamente relacionado com os estmulos que vai recebendo. A ignorncia e a incompreenso face doena, tornam-na, muitas vezes, um fardo enorme para quem dela sofre e para os mais prximos.

Podem verificar toda a informao e mais ainda, nos prximos sites:

http://www.clubephda.pt http://www.dah-a.com http://www.apdch.net


No fcil conviver com o indivduo portador de PHDA e muito menos fcil ser prprio portador. Creio que estas crianas para alm de lutarem contra uma sociedade que no as compreende, e que apenas as rotula, ainda tm de lutar contra elas prprias... Numa luta desigual e sem trguas!"

PHDA

Elaborado por: Sandra Paixo


(Me de um Hiper)

You might also like