You are on page 1of 5

Como se Deve Rezar o Rosrio (Por So Lus Maria de Montfort).

"No o prolongamento de uma orao que agrada a Deus e lhe conquista o corao, mas o seu fervor. Uma s Ave-Maria bem rezada tem mais mrito do que cento e cinqenta mal rezad as. Vejamos, pois, a maneira de rezar o Rosrio para agradar a Deus e nos tomarmos san tos. Em primeiro lugar, preciso que a pessoa que reza o Rosrio esteja em estado de graa , ou pelo menos na resoluo de sair do seu pecado, porque a Teologia nos ensina que as boas obras e as oraes feitas em pecado mortal so obras mortas, que no agradam a Deus nem podem merecer a vida eterna. Aconselhamos o Rosrio a todas as pessoas: aos justos, para que perseverem e cresam na graa de Deus; e aos pecadores tambm, mas para que saiam de seus pecados. Deus no permita que por nossos conselhos um pecador empedernido transforme o mant o da proteo de Nossa Senhora em manto de condenao para velar seus crimes! Ou que tra nsforme o Rosrio, que remdio para todos os males, num veneno mortal e funesto! A c orrupo do timo pssima. Um homem depravado costumava rezar diariamente o Rosrio. Certo dia, a Virgem lhe mostrou belos frutos numa bandeja cheia de imundcies. O homem teve horror quilo, e Ela lhe disse: " assim que tu me serves, apresentando-me belas rosas num recipie nte sujo e corrompido. Achas que posso receb-las com agrado?" No basta, para rezar bem, exprimir nossos pedidos pela excelente forma de orao que o Rosrio, mas preciso aplicar nisso uma grande ateno, pois Deus ouve antes voz do c orao que da boca. Rezar a Deus com distraes voluntrias seria uma grande falta de respeito, que tornar ia os nossos Rosrios infrutferos e nos encheria de pecados. Como pretender que Deus nos oua, se ns mesmos no nos ouvimos? E se enquanto invocam os a terrvel Majestade que faz a todos tremerem, nos pomos voluntariamente a corr er atrs de uma borboleta?

Proceder assim afastar a bno do Senhor e correr o risco de v-la mudada em maldio: "Ma dito o que faz a obra de Deus com negligncia" (Jer 48, 10).

De fato no possvel rezar o Rosrio sem nenhuma distrao involuntria; at mesmo bem di ezar uma nica Ave-Maria sem que a imaginao sempre mutante no vos afaste em algo a at eno. Mas vs podeis rezar sem distraes voluntrias, e deveis adotar todos os meios para diminuir as involuntrias e fixar a ateno. Para isso, colocai-vos na presena de Deus, pensando que Ele e sua santa Me tem os olhos postos sobre vs. Pensai que vosso Anjo da Guarda est vossa direita, colhendo as Ave-Marias que rez ais, quando elas so bem rezadas, como se fossem rosas, para com elas tecer uma co roa para Jesus e Maria; e que, pelo contrrio, o demnio est vossa esquerda e ronda e m torno de vs para devorar vossas Ave-Marias e as anotar no seu livro da morte, s e elas so rezadas sem ateno, devoo e modstia. Sobretudo, no deixeis de fazer os oferecimentos das dezenas em honra dos mistrios, e de vos representar na imaginao a Nosso Senhor e sua Santssima Me no mistrio que es tais honrando. L-se na vida do Beato Hermann, da Ordem premonstratense, que quando ele rezava o

Rosrio com ateno e devoo, meditando nos mistrios, a Santssima Virgem lhe aparecia toda esplendorosa de luz, com uma beleza e majestade arrebatadoras. Mas, tendo sua devoo esfriado e no rezando mais o Rosrio seno s pressas e sem ateno, lhe apareceu com a face enrugada, triste e desagradada. Hermann se espantou com a mudana, e a Virgem lhe disse: "Apareo diante dos teus ol hos como me encontro na tua alma, pois tu me tratas como a uma pessoa vil e desp rezvel. Onde est aquele tempo em que me saudavas com respeito e ateno, meditando os meus mistrios e admirando as minhas grandezas?"

Como no h orao mais meritria alma e mais gloriosa a Jesus e a Maria do que o Rosrio b m rezado, tambm no h nenhuma que seja mais difcil para bem rezar e na qual seja mais difcil perseverar, sobretudo por causa das distraes que vm como que naturalmente na repetio freqente da mesma orao.

Quando se reza o Ofcio da Santssima Virgem, ou os Sete Salmos, ou algumas outras o raes, a variedade dos termos em que essas oraes so concebidas detm a imaginao e recre o esprito, dando por isso facilidade alma para bem rez-las. Mas no Rosrio, como h sempre os mesmos Pais-Nosso e Ave-Marias para rezar, e a mes ma forma a manter, difcil que no se acabe aborrecendo, que no se acabe adormecendo e que no se o abandone para procurar outras formas de orao mais agradveis e menos ca nsativas. Por isso, preciso ter infinitamente mais devoo para perseverar na recitao do santo R osrio do que para qualquer outra orao, ainda mesmo os Salmos de Davi.

O que aumenta essa dificuldade a nossa imaginao voltil e a malcia do demnio, infatigv l para nos distrair e nos impedir de rezar. Que faz esse esprito maligno enquanto estamos rezando nosso Rosrio contra ele? Antes de comear a orao, ele aumenta nosso aborrecimento, nossas distraes e nossas pro straes. Enquanto rezamos, ele nos acossa de todos os lados. E depois que tivermos rezado com muita dificuldade e distraes, elo nos sopra ao ouvido: "Nada rezaste qu e preste; teu tero de nada valeu; melhor farias se trabalhasses e cuidasses dos t eus negcios; perdes tempo rezando tantas oraes vocais sem ateno; uma meia-hora de med itao ou uma boa leitura valeriam muito mais; amanh, quando estiveres com menos sono , rezars com mais ateno, deixa o resto do teu Rosrio para amanh". assim que o demnio, com seus artifcios, freqentemente consegue que abandonemos o Ro srio, inteiro ou em parte, ou faz com o que troquemos ou o deixemos para o dia se guinte... No lhe deis crdito, caro devoto do Rosrio, e no desanimeis, ainda que durante todo o Rosrio vossa imaginao tenha estado preenchida com distraes e pensamentos extravagant es, se vs os procurastes expulsar da melhor forma possvel logo quando vos destes c onta deles. Vosso Rosrio tanto melhor quanto mais meritrio for; ele tanto mais meritrio quanto mais difcil for, ele tanto mais difcil quanto menos naturalmente for agradvel alma e mais cheio for dessas miserveis pequenas moscas e formigas que fazem a imaginao c orrer de um lado para o outro apesar da vontade, no dando alma tempo para saborea r o que reza e repousar em paz. Se for preciso combater, durante o Rosrio, contra as distraes, combatei valentement e de armas na mo, ou seja, prosseguindo o Rosrio, ainda que sem nenhum gosto nem c onsolao sensvel.

um combate terrvel, mas salutar alma fiel. Se deixais cair as armas, quer dizer, se abandonais o Rosrio, sois vencidos, e en to o demnio, como vencedor, vos deixar em paz, mas no dia do Juzo vos acusar por voss a pusilanimidade e infidelidade. "Quem fiel nas pequenas coisas tambm o ser nas grandes" (Lc 16, 10). Quem fiel em rejeitar as menores distraes na menor parte de suas oraes, ser tambm fiel nas maiores coisas. Coragem, pois, bom e fiel servidor de Jesus Cristo e da Santssima Virgem, que tom astes a resoluo de rezar o Rosrio todos os dias! Que a multido das moscas (chamo ass im as distraes que vos fazem guerra enquanto rezais) no vos faa deixar covardemente a companhia de Jesus e de Maria, na qual estais quando dizeis vosso Rosrio. A par tir daqui indicarei os meios para diminuir as distraes. Invocai inicialmente o Esprito Santo para bem rezar o vosso Rosrio, e colocai-vos em seguida um momento na presena de Deus. Antes de comear cada dezena, parai um pouco para considerar o mistrio que estais c elebrando, e pedi sempre, pela intercesso de Maria Santssima, uma das virtudes que mais ressaltam naquele mistrio ou da qual tendes mais necessidade. Tomai, sobretudo, cuidado com dois erros comuns, que cometem quase todos os que rezam o tero ou o Rosrio: O primeiro no formular nenhuma inteno, de sorte que se lhe perguntais porque esto re zando, no vos saberiam responder. Tende, pois, sempre em vista, ao rezar o Rosrio, alguma graa a pedir, alguma virtude a imitar ou algum pecado a evitar. O segundo erro que se comete freqentemente no ter em vista, ao comear o Rosrio, outr a coisa seno acab-lo o quanto antes. uma pena ver como a maior parte das pessoas rezam o Rosrio. Rezam-no com uma prec ipitao espantosa, devoram at a maior parte das palavras. No se cumprimentaria desse modo ridculo ao ltimo dos homens e, no entanto se imagina que Jesus e Maria se sen tem honrados com isso!... O Beato Alano de la Roche e outros autores, entre os quais Belarmino, contam que um bom sacerdote aconselhou a trs penitentes que tinha, e que eram trs irms, que r ezassem devotamente todos os dias o Rosrio, durante um ano, para formar um belo v estido de glria para Nossa Senhora. Acrescentou que isso era um segredo que ele t inha recebido do cu. As am to o, trs irms o rezaram durante um ano. No dia da Purificao, noite, quando as trs estav deitadas, a Virgem, acompanhada por Santa Catarina e Santa Ins, entrou no quar delas, vestida com um traje todo resplandecente de luz, no qual estava escrit com letras de ouro: "Ave Maria, cheia de graa".

A Rainha do Cu se aproximou do leito da mais velha das irms e lhe disse: "Eu te sad o, minha filha, que tantas vezes e to bem me saudaste. Venho agradecer-te o belo vestido que me fizeste". As duas santas Virgens que A acompanhavam lhe agradeceram tambm e as trs desaparec eram. Uma hora depois, a Virgem veio mais uma vez ao quarto, com as mesmas acompanhant es. Trajava um vestido verde, mas sem ouro nem luz. Aproximou-se do leito da seg unda irm e lhe agradeceu o vestido que lhe fizera.

Mas, como esta segunda irm j tinha visto a Santssima Virgem aparecer mais velha com maior brilho, perguntou-Lhe o motivo: porque ela me fez um vestido mais bonito, rezando o Rosrio melhor do que tu - respondeu a Virgem. Cerca de uma hora depois, Nossa Senhora apareceu uma terceira vez mais jovem das irms, vestida com trapos sujos e rasgados, e disse: " filha, tu assim me vestiste , Eu te agradeo por isso". A jovem, coberta de confuso, exclamou: "Oh! Senhora, perdo por Vos ter vestido to m al! Peo-Vos tempo para rezar melhor o Rosrio e Vos preparar um vestido mais belo". Tendo desaparecido a viso, a jovem, muito aflita, contou ao confessor o que se ti nha passado. Ele exortou as trs a rezarem o Rosrio com mais perfeio do que antes. Ao cabo de um ano, no mesmo dia da Purificao, a Virgem novamente lhes apareceu, ve stida com um traje maravilhoso e mais uma vez acompanhada por Santa Catarina e S anta Ins, que levavam coroas, e lhes disse: "Tende certeza, filhas, do Reino dos Cus, no qual entrareis amanh, com grande alegria", ao que as trs responderam: "Noss o corao est pronto, carssima Senhora, nosso corao est pronto". A viso desapareceu. Na mesma noite, sentiram-se mal, mandaram procurar o confesso r, receberam os ltimos sacramentos e agradeceram ao confessor pela santa devoo que lhes tinha ensinado. Depois, a Santssima Virgem lhes apareceu, acompanhada por grande nmero de virgens, fez vestir as trs irms com vestidos brancos. Depois partiram as trs, enquanto os A njos cantavam: "Vinde, esposas de Jesus Cristo, recebei as coroas que vos esto pr eparadas desde a eternidade". H muitas verdades a aprender com essa histria: 1 Como importante ter bons confessores que inspirem bons exerccios de piedade e em particular o santo Rosrio; 2 Como importante rezar o Rosrio com ateno e devoo; 3 Como a Santssima Virgem benigna e misericordiosa para com aqueles que se arrepen dem do passado e se propem a proceder melhor; 4 Como Ela generosa para recompensar durante a vida, na hora da morte e na eterni dade, os pequeno servios que Lhe so prestados fielmente. Acrescento que se deve rezar o Rosrio com modstia, quer dizer, tanto quanto possvel de joelhos com as mos postas, tendo o Rosrio nas mos. Se, entretanto, se est doente, pode-se rez-lo na cama; se em viagem, pode-se rez-lo caminhando; se por qualquer enfermidade no se pode estar de joelhos, pode-se rez ar de p ou sentado. Pode-se at mesmo rezar o Rosrio trabalhando quando no se pode deixar o trabalho por causa dos deveres profissionais; pois o trabalho manual nem sempre contrrio orao v ocal. Aconselho-vos a dividir o vosso Rosrio em trs teros, em trs diferentes horas do dia; melhor dividi-lo assim do que rez-lo de uma s vez. Se no tendes tempo para rezar o tero do Rosrio de uma s vez, rezai uma dezena aqui, uma dezena acol, de tal forma que, apesar das vossas ocupaes e negcios, tenhais o Ro srio inteiro rezado antes de vos deitardes noite".

(So Lus Maria Grignion de Montfort. A eficcia maravilhosa do santo Rosrio, Sria Cultu ra Religiosa n 11, Artpress So Paulo 2000, Captulo 6, p. 50-59)

You might also like