You are on page 1of 13

Apresentao da Disciplina D1

Aprendizagem e Utilizao de Plataformas Digitais

Prof. Dr. Lus Cludio Dallier

Apresentao do Professor
Doutor em Educao (UFSCar). Professor do UniSEB, onde tambm coordena o Grupo de Pesquisa sobre EaD. Pesquisador e autor de artigos e livros nas reas de tecnologia educacional e estudos lingusticos. Link para o Lattes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id =K4775638D7

Aprendizagem e Utilizao de Plataformas Digitais D1


Ementa: Orientaes sobre a estrutura e
funcionamento do curso. A plataforma VEDUCA. Conhecimento e inovao tecnolgica. Tecnologias digitais e mediao pedaggica. Aprendizagem independente. Metacognio e estratgias e gesto de aprendizagem. Educao a distncia e hibridismo de modalidades educacionais. Plataformas digitais e Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Aprender a aprender com recursos didticos digitais. Processos de avaliao a partir de plataformas digitais.

Tema das Aulas


AULA 1: Apresentao do MBA e da Plataforma VEDUCA AULA 2: Relao com o conhecimento e inovao tecnolgica: rupturas e continuidades AULA 3: Da escrita comunicao digital AULA 4: Histrico do uso de tecnologias na aprendizagem AULA 5: Aprendizagem independente e a distncia AULA 6: Aprendizagem colaborativa AULA 7: Metacognio: entendendo o conceito AULA 8: Conhecimento, informao e busca na WEB AULA 9: Gesto da aprendizagem: autonomia e autoaprendizagem AULA 10: Ferramentas digitais na educao e na pesquisa AULA 11: "Avaliao e legislao em cursos a distncia

Estrutura da Disciplina D1

2 Semana

Aula 2 Parte 1 Aula 2 Parte 2

Atividade 1 Atividade 2

Contedo Programtico
Aula 1 Parte 1 1 Semana Apresentao do MBA e da Disciplina Aula 2 Parte 1 2 Semana Relao com o conhecimento e inovao tecnolgica Atividade Refletindo sobre novas formas de aprender (leitura de textos e uso de vdeos) Aula 1 Parte 2 Apresentao da Plataforma VEDUCA Aula 2 Parte 2 Rupturas e continuidades: antigos e novos desafios na aprendizagem Atividade Relaes de mudana e continuidade (leitura de textos e uso de vdeos)

Aula 3 Parte 1 3 Semana Da escrita comunicao digital

Atividade Identificao de novas possibilidades de escrita em meios digitais

Aula 3 Parte 2 Conhecimento no ciberespao e na cibercultura

Atividade Analisar possibilidades e limitaes do conhecimento no ciberespao

Aula 4 Parte 1 4 Semana Histrico do uso de tecnologias na aprendizagem

Atividade Identificando mudanas na EaD a partir de recursos tecnolgicos

Aula 4 Parte 2 Da tcnica s tecnologias digitais na aprendizagem

Atividade Identificar diferentes estratgias de aprendizagem a partir das tecnologias utilizadas. Atividade Anotaes sobre palestra em vdeo a respeito da aprendizagem independente integrada. Atividade Elaborar anotaes sobre conectivismo e colaborao (vdeo)

Aula 5 Parte 1 5 Semana O que aprendizagem independente

Atividade Identificar desafios e possibilidades da aprendizagem independente (leitura de texto) Atividade Caracterizar e problematizar a aprendizagem colaborativa (leitura de texto)

Aula 5 Parte 2 Mitos e verdades sobre aprendizagem a distncia

Aula 6 Parte 1 6 Semana Aprendizagem colaborativa

Aula 6 Parte 2 Aprendizagem colaborativa e aprendizagem independente

Aula 7 Parte 1 7 Semana Metacognio: entendendo o conceito

Atividade Identificar e comentar as concepes de metacognio e suas implicaes para a aprendizagem.

Aula 7 Parte 2 Retomando a concepo de metacognio

Atividade Identificar e comentar as limitaes das capacidades cognitivas e dos fatores motivacionais diante dos novos desafios impostos pelas tecnologias digitais. Atividade Buscar peridicos eletrnicos na rea de tecnologia educacional e inovao.

Aula 8 Parte 1 8 Semana Dado, informao e conhecimento

Atividade Realizar anotaes sobre as concepes de informao e conhecimento e suas implicaes na aprendizagem.

Aula 8 Parte 2 Reelaborando a informao: busca e pesquisa na Web

Aula 9 Parte 1 9 Semana Gesto da aprendizagem: em busca da autonomia

Atividade Analisar as implicaes da autonomia e da autoaprendizage m no estudo e no mundo do trabalho. Atividade

Aula 9 Parte 2

Atividade

Autodidatismo Avaliar tcnicas, ou autoaprendiza- metodologias e gem? procedimentos de autoestudo a partir de sua prpria experincia de aprendizagem. Aula 10 Parte 2 Atividade Fazer um levantamento de apps educacionais disponveis em plataformas que voc utiliza, verificando quais lhe parecem adequados.

Aula 10 Parte 1 10 Ferramentas Semana digitais na educao

Fazer uma Pesquisa em apreciao crtica ambientes dos recursos e virtuais consideraes apresentados pela mdia e no artigo sobre MOOC.

Atividade Aula 11 Parte 1 Avaliao e aprendizagem independente Atividade Aula 11 Parte 2 Acessar Fazer uma Qualidade e informaes anlise regulao de sobre um MOOC, contrapondo a cursos a distncia disponveis na relao entre no Brasil Web, e analisar avaliao e essa experincia aprendizagem e o de aprendizagem contexto dos luz da cursos livres. legislao educacional brasileira para cursos a distncia. Avaliar as possibilidades do MOOC e possveis limitaes ou restries que a legislao educacional brasileira imporia

11 Semana

Formas de Participao
Videoaulas Frum Chat Atividades

O upload ou no das anotaes das atividades resultaro em atribuio de conceito (realizado/no realizado), sendo uma das formas de avaliao.

Avaliao
Avaliao Presencial: realizada no polo. Composta por 5 questes de mltipla escolha e 1 questo aberta.

Acompanhamento
Tutoria a distncia por meio de frum e chat, na plataforma VEDUCA.

You might also like