You are on page 1of 3

PROJETO DE INFORMTICA PROF.

GUSTAVO RIBEIRO

Word 2007: Como inserir tabelas


A forma como os dados esto organizados em um documento muito importante, pois facilita a leitura e visualizao. Uma das formas mais comuns de arrumar os dados a tabular, ou seja, atravs de tabelas. Quando o assunto tabelas, o primeiro programa que vm cabea o Microsoft Excel ou outro criador de planilhas, mas, muitas vezes, as pessoas esquecem que possvel criar as tabelas tambm no Microsoft Word. Veja como fcil. Acessando menu Para adicionar uma tabela qualquer um documento, acesse a guia Inserir e no conjunto de opes Tabelas, selecione o boto Tabela. A pequena janela que abrir mostra algumas opes para a criao e manipulao do objeto.

Os quadrinhos exibidos como primeira opo da janela permitem a criao de tabelas de forma rpida e simples, sem a necessidade de acessar diversas janelas para isso.

A opo Criar Tabela..., possibilita a criao de tabelas, mas de uma forma um pouco diferenciada primeira. Desenhar Tabela permite que o usurio desenhe cada uma das clulas da tabela. Esta opo mais prtica no caso de tabelas com tamanho reduzido, pois seria impraticvel, por exemplo, desenhar cada uma das mil clulas de uma tabela. Existe a possibilidade de vincular planilhas do Excel a um documento do Word, e exatamente isso que a opo Planilha do Excel proporciona. Finalmente a ferramenta Tabelas Rpida, que possibilita a adio de tabelas prontas na forma de calendrios ou outras formas de exibio.

PROJETO DE INFORMTICA PROF. GUSTAVO RIBEIRO

Criando tabelas Agora que voc est familiarizado com o menu, hora de botar a mo na massa. Na janela de opes (mencionadas acima), arraste o mouse pelos quadradinhos de forma a selecionar a quantidade de clulas que sua tabela conter. Feito isso, d um clique com o boto esquerdo do mouse e pronto, sua tabela est criada.

Uma barra de ferramentas com vrias opes de personalizao exibida. Voc pode alterar configuraes como sombreamento, tipo de borda, cor de fundo, cor de texto, etc. Caso prefira, o Word possui algumas configuraes prontas, basta voc escolher uma delas e sua tabela ganhar um visual diferente. Outra forma de criar uma tabela escolher a opo Inserir Tabela e, na janela mostrada, digitar o nmero de linhas e colunas que ela ter. Alm disso, possvel escolher a forma com a qual o programa ir ajustar o tamanho da tabela.

Converter texto em tabela H uma opo presente no menu de tabelas que no foi mencionada anteriormente. Trata-se da ferramenta Converter texto em tabela. Qual a utilidade? Simples, muitas vezes os dados que voc deseja tabelar j esto digitados no documento. Para no seja necessrio criar a tabela e depois redigitar cada um destes dados nas clulas, voc pode simplesmente selecionar o que desejar e clicar na opo Converter texto em tabela que o Word ir automaticamente inserir os dados em uma tabela.

Pronto, agora voc j pode organizar os dados de um documento de forma que

PROJETO DE INFORMTICA PROF. GUSTAVO RIBEIRO

facilite a visualizao e compreenso, e o melhor de tudo, sem demora ou dificuldade.

ATIVIDADES:
FAZER A SEGUINTE TABELA: Sobrenome: Carvalho Paio Reis Gomes Farias Monteiro Barbara Telefone: 3272-1010 3456-5454 3456-1212 3224-4575 3254-4578 3247-4454 3245-4151 Cidade: Jaguapit Umuarama Astorga So Paulo Florianpolis Campos do Jordo Fortaleza Estado: Paran Paran Paran SP SC GO CE

Nome: Alan Gabriela Vanessa Fbio Cristina Larissa Karen Depois:

ESCOLA DIVINA PROVIDENCIA NOME: SOBRENOME: TELEFONE: CIDADE: ESTADO:

(criar um nome fictcio)

You might also like