You are on page 1of 82

Peelings Qumicos

Dra Dolores Gonzalez Fabra

Conceito
O peeling qumico consiste no uso de uma ou mais substncias qumicas esfoliantes, para se obter a destruio controlada de pores da epiderme e/ou derme, e promover subsequentemente sua regenerao . A principal indicao cosmitrica o fotoenvelhecimento, incluindo as queratoses , melanoses actnicas, rtides, melasmas, perda da elasticidade da pele, eflides, acne ativa e cicatricial.

Peelings Qumicos
Os dermatologistas foram pioneiros ao realizar o peeling para efeito teraputico. Em 1882, P.G.Unna, dermatologista alemo, descreveu as propriedades do cido saliclico, resorcinol, fenol, e cido tricloroactico (ATA). Durante a primeira metade do sculo XX, fenol e ATA foram usados com frequncia.

Aspectos Histricos
Mackee, dermatologista britnico comeou a usar fenol para cicatrizes de acne em 1903. Em 1941, Eller e Wolff publicaram frmulas de peeling para esfoliao. Eram descritas pastas de enxofre e resorcina.

Aspectos Histricos
Em 1986, foi relatado o primeiro peeling mdio combinado, com ATA e dixido de carbono slido. No incio dos anos 90, vimos a glorificao, dos peelings superficiais . Estudos constantes continuam a aprimorar cada vez mais os peelings.

Classificao
Os peelings podem ser classificados de acordo com a profundidade : A - Muito superficiais (esfoliao) - destruio do extrato crneo. B Superficiais - destruio da epiderme total ou parcialmente. C Mdio - destruio da epiderme e derme papilar total ou parcialmente. D Profundo - destruio da epiderme e derme papilar at a derme reticular.

Mecanismo de ao
Os peelings qumicos agem na pele atravs de trs mecanismos: Estimulam o crescimento da epiderme, que induzido pela remoo do extrato crneo; Destroem camadas especficas da pele danificada, com subseqente regenerao. A pele substituda por um tecido de melhor qualidade ,com timo resultado principalmente em queratoses actnicas e discromias . Promove induo da reao inflamatria tecidual profunda, cujos mediadores induzem a produo de um novo colgeno .

Fatores que determinam a profundidade do peeling


A penetrao do agente qumico depende de uma srie de fatores que devem ser lembrados no momento da aplicao:

Fatores que determinam a profundidade do peeling


Concentrao do agente qumico Caractersticas do agente quimico (penetrao, coagulao), Quantidade de camadas aplicadas, Durao do contato do agente quimico com a pele (particularmente os AHAs), Tcnica de aplicao (presso, frico). Tipo de pele do paciente, Localizao anatmica do peeling,

Fatores relativos a pele e seu preparo na ao dos peelings


Limpeza e desengorduramento da pele, Preparo da pele antes do peeling (uso de cido retinico ou AHAs). Tipo de leso e fototipo do paciente (nos fototipos mais baixos, a penetrao mais rpida; porm nas reas onde existe degenerao actnica da pele as leses queratsicas impedem a penetrao do agente , diminuindo seu efeito ) .

Fatores relativos a pele e seu preparo na ao dos peelings


Localizao anatmica do peeling (devido s diferentes unidades estticas - regies com diferentes espessuras da pele , diferente nmero de glndulas sebceas, quantidade de plos ,etc.). Peelings anteriores recentes. Espessura e oleosidade da pele (no sexo masculino a oleosidade maior e a penetrao menor).

Avaliao e Seleo do paciente para o Peeling Qumico


Na escolha do agente qumico e da profundidade do peeling, importante realizar um exame detalhado da pele e do fototipo do paciente ,documentando todas as caractersticas da pele do paciente que possam afetar na penetrao do agente quimico e na sua cicatrizao.

Avaliao e Seleo do Paciente


Podemos classificar o tipo de pele dos pacientes pelo sistema de classificao de Fitzpatrick, simplesmente perguntando o que acontece quando ele se expe ao Sol. De modo geral, os fototipos de I a lll quase nunca desenvolvem hiper pigmentao ps-inflamatria, sendo excelentes candidatos para o peeling qumico

Avaliao e Seleo do Paciente


Os fototipos IV a VI tm maior risco de desenvolver alteraes pigmentares (mas isso no signifca que no podero se submeter aos peelings). A classificao de Glogau ajuda na documentao do nvel do dano actnico presente.

Avaliao e Seleo do Paciente


A lmpada de Wood ajuda a avaliar a hiperpigmentao e sua profundidade. Uma histria pertinente a um mtodo de esfoliao inclui uma histria de cicatrizao anormal, uso prvio de isotretinona, imunodeficincia, fumo, herpes simples recorrente, uso de hormnio e hbitos ao sol.

Classificao de Glocau
Grupo I: leve (28 a 35 anos) Queratoses ausentes Poucas rtides Ausncia de cicatrizes Grupo II: moderado (35 a 50 anos) Queratoses actnicas recentes (pele amarelada) Rugas recentes Poucas cicatrizes

Classificao de Glocau
Grupo III: avanado (50 a 65 anos) Queratoses actnicas presentes Rugas presentes ao descanso Cicatriz de acne moderada Grupo IV: severo (60 a 75 anos) Queratoses actnicas e cncer de pele Rugas actnicas, gravitacionais e dinmicas Cicatriz de acne severa

Preparo da Pele
um conceito importante, quando o assunto for peeling, e tem vrios objetivos: Reduzir o tempo de cicatrizao, acelerando a reepitelizao, o que diminui o risco de infeco. Permite uma penetrao mais uniforme do agente qumico, afinando o estrato crneo (cuja espessura varivel nas diferentes reas da face).

Preparo da Pele
Diminui o risco de hiperpigmentao psinflamatria. O cido retinico dispersa os grnulos de melanina pela epiderme, e o uso de inibidores da tirosinase diminuem a capacidade da pele de criar melanina. Refora o conceito de uma manuteno e determina quais produtos a pele do paciente tolera. Estabelece a aderncia do paciente e elimina o paciente inadequado.

Preparo da Pele Mtodo


Os agentes comumente usados so: cido retinico, AHAs, hidroquinona, cido kjico, filtro solar de amplo espectro AHAs podem ser usados em pacientes com pele sensvel, com telangiectasias, ou que se expem muito ao sol, porm no se sabe se realmente eles aceleram a reepitelizao como o cido retinico

Preparo da Pele Mtodo


O tempo mnimo de preparo da pele de 2 semanas A concentrao do cido retinico e AHAs varia de paciente para paciente, mas no deve criar dermatite. Se o peeling for feito na pele inflamada, a esfoliao resultante ser mais profunda. O melhor diminuir a concentrao do cido e realizar o peeling com o paciente estabilizado.

Frmula de Kigliman e Willis


uma frmula com bom desempenho pr e ps peeling, mas no deve ser utilizada por tempo prolongado. Hidroquinona------5% Tretinona----------0,1% Dexametasona----0,1% Etanol 95%---------47,40% Propilenoglico-----47,40%

Obs.: devido atrofia que a dexametasona produz, no deve ser usada por tempo prolongado.

Preparo dos Pacientes com Discromias


Pacientes com discromias precisam ser preparados com agentes clareadores, seja qual for a profundidade do peeling (assim como pacientes com risco de hiperpigmentao ps-inflamatria) Os agentes mais usados so a hidroquinona e o cido kjico, que bloqueiam o converso da tirosina para L-dopa.

Preparo dos Pacientes com Discromias


Normalmente eles so introduzidos quando se inicia o uso do cido retinico ou AHAs. O cido kjico pode ser usado nos pacientes que no toleram a hidroquinona, Outra opo seria o cido azelico, que irritante para a maioria dos pacientes

Cuidados com Peeling


A pele reepiteliza atravs da migrao de queratincitos das unidades pilo-sebceas Essa pele precisa ser tratada com algum produto que crie um ambiente favorvel a uma rpida reepitelizao e que deixe o paciente comfortvel, pois o paciente pode sentir prurido e ardor devido ao ressecamento provocado pela descamao.

Peelings Regionais
Os peelings regionais so feitos nas unidades cosmticas, pois principalmente nos peelings mais profundos, a alterao da cor e textura da pele se apresenta diferente da pele na qual o peeling no foi realizado. Mesmo assim,se a linha de demarcao ficar muito aparente, podemos minimiz-la aplicando clareadores e cido retinico ou AHAs na pele que envolve a rea do peeling; ou diluindo a soluo na borda da rea do peeling.

Peelings no Faciais
No caso de reas no faciais, a reepitelizao mais demorada,devido menor quantidade de unidades pilo-sebceas ( a face tm 30 vezes mais unidades pilo-sebceas que o pescoo e o trax, e 40 vezes mais que o dorso, braos e mos), por isso o risco de complicaes maior. Alm disso, certas reas do corpo so mais propensas a cicatrizes hipertrficas, sendo prudente evitar peelings drmicos

Peelings no Faciais
Outras regras que se aplicam nos peelings no faciais: Como a recuperao mais demorada, o paciente precisa saber se tem o tempo necessrio para a recuperao antes de faz-lo Peelings drmicos devem ser evitados nestas reas, pelo maior risco de cicatrizes. Alm disso, pigmentaes drmicas e a maioria dos tipos de cicatrizes no tm melhora significativa com peelings nestas reas.

Peelings no Faciais
Peelings no faciais intradrmicos devem ser seriados para alcanar melhores resultados, j que um nico peeling no suficiente para dar aos pacientes o melhor resultado para rugas e discromias, Cuidado com agentes qumicos com potencial txico, j que normalmente o peeling realizado em reas mais amplas que a face, reas maiores dificultam os cuidados e as chances de complicaes aumentam.

Peeling de Jesner
FRMULA

cido saliclico, 14g Resorcinol, 14g cido ltico (85%), 14g Etanol para 100 ml

Peeling de Jesner
usado para peelings leves ou no preparo para peeling de cido tricloroactico. A primeira resposta da pele quando a penetrao do peeling de Jessner muito superficial um leve eritema, podendo tambm aparecer um esbranquiamento suave (no um frosting, mas uma precipitao da soluo que pode ser retirado com algodo mido). Neste nvel, h 1 ou 2 dias de descamao, que s vezes no ocorre.

Peeling de Jesner
Se for aplicada camadas adicionais da soluo, a pele fica mais eritematosa, e pontos de frosting ficam visveis. Os pacientes sentem certo ardor por 15 a 30 minutos, sensao de formao de mscara de plstico por 2 a 3 dias e a descamao ocorre por 2 a 4 dias. No nvel 3 de profundidade, o eritema mais intenso, com reas de frosting na maior parte da pele e a descamao pode durar at 10 dias. Obs.: esperar 6 minutos para avaliar a pele antes de aplicar uma nova camada.

Peeling de Jesner
A limpeza da pele pode ser feita com lcool, acetona, clorexedine ou outro produto para desengordurar e remover maquiagem e impurezas. No h necessidade de faz-lo com muita agressividade, j que o objetivo apenas desengordurar para proceder o peeling superficial.

Peeling de Jesner
A soluo pode ser aplicada com um pincel, gaze ou algodo. Seja qual for o aplicador, o importante aplicar de maneira uniforme em toda a rea. Esfregar a soluo com uma gaze aumenta a penetrao do agente e pode ser feito nos pacientes com pele mais grossa e sebcea para alcanar um peeling mais uniforme.

Peeling de Jesner
No ps peeling, o uso de cremes emolientes til para diminuir a sensao de repuxamento. Se a pele ficar sensvel, podemos empregar corticide tpico de baixo potencial,2 a 3 vezes ao dia. Durante a reepitelizao, os pacientes podero usar maquiagem, mas no devem usar adstringentes, cidos ou esfoliantes.

Peeling de Jesner
As complicaes so raras, j que se trata de um peeling superficial. Dos 3 agentes qumicos da soluo, a resorcina tem mais tendncia a causar reao alrgica. A resorcina e o cido saliclico so substncias potencialmente txicas e a quantidade absorvida pela pele vai depender da rea tratada e o nmero da camadas aplicadas.

Peeling de Jesner
As chances de infeco em um peeling intraepidrmico remota. Um pequeno nmero de pacientes pode ter eritema persistente que ser sempre autolimitado

Peeling de cido Gliclico


Os alfa-hidroxicidos fazem parte do grupo dos cidos orgnicos, encontrados em fontes naturais, como a cana de acar (cido gliclico), soro do leite (cido ltico), frutas ctricas (cido ctrico), ma (cido mlico), e uvas (cido tartrico) O cido gliclico usado para peelings resultado de reaes qumicas entre monxido de carbono e formaldedo, e no pelo processamento da cana de acar, apesar de nele poder ser encontrado.

Peeling de cido Gliclico


Com a finalidade de peeling, o cido gliclico pode ser usado nas concentraes de 30 a 70%. (quando utilizada por mdicos, usada uma concentrao de 50 a 70%) Este peeling o mais utilizado nos Estados Unidos, oferecendo vantagens por no ser txico, e geralmente produzem peelings superficiais, com poucas complicaes.

Peeling de cido Gliclico


O peeling de cido gliclico deve ser neutralizado quando alcanar a profundidade desejada. A neutralizao feita utilizando um produto alcalino (a base neutraliza o cido) ou lavando com gua, diluindo o cido.

Peeling de cido Gliclico


A soluo de bicarbonato de sdio um agente neutralizador que, durante o processo neutralizante, cria dixido de carbono visto como uma creptao na pele e calor (eritema) pela reao exotrmica que provoca. Outros agentes neutralizantes so mais cosmticos mas no produzem sinais visveis de neutralizao.

Peeling de cido Gliclico


Existem no mercado solues de peeling de cido gliclico de 30 a 70% parcialmente neutralizados (que aumenta o pH) ou no. Phs mais baixos podem provocar maior irritao e mais chances de penetrar irregularmente.

Peeling de cido Gliclico


Antes de iniciar o peeling, certifique-se que o agente neutralizador estar por perto!!! Caso contrrio, o peeling ser aprofundado at que se ache o neutralizador. Aps desengordurar, aplicar o cido (em gel ou soluo) com pincel em leque ou gaze, de maneira rpida e uniforme, iniciando pela regio frontal (que menos sensvel e poder aguentar por mais tempo o contato com o cido).

Peeling de cido Gliclico


A profundidade do peeling de cido gliclico no parece estar relacionado com a quantidade do mesmo. Aps a aplicao, devemos examinar a face constantemente, procurando por reas de eritema ou epidermlise que precisam ser neutralizados.

Peeling de cido Gliclico


Alguns pacientes desenvolvem eritema uniforme, mas eles devem estar atentos para informar se alguma rea est mais sensvel que outras pois pode significar uma penetrao mais profunda nesta rea. A maioria dos pacientes sentem certo desconforto enquanto o cido est em contato com a pele, e aps a neutralizao este dever cessar rapidamente.

Peeling de cido Gliclico


Como cada paciente difere no tempo de reao ao agente, devemos observar o eritema: Eritema leve: peeling nvel 1 Eritema mdio: peeling nvel 2 Eritema intenso: peeling nvel 3 Cor acinzentada significa epidermlise. O frosting verdadeiro parece indicar leso drmica

Peeling de cido Gliclico


Algumas reas , como a asa nasal, comissura oral e sulco nasolabial mostram eritema antes do resto da face e podem ser neutralizados antes do resto da face. A remoo do cido, alm da neutralizao com a base (bicarbonato de sdio), pode ser feita com gua corrente ou ambos.

Peeling de cido Gliclico


Nos cuidados ps-peeling, se houver inflamao, um esteride tpico melhora a resoluo. reas com crostas devem ser tratadas com emolientes com antibiticos e examinadas a cada 1 ou 2 dias. Se a pele apresenta apenas um pouco de sensibilidade, apenas emolientes sero necessrios.

Peeling de cido Retinico

Mtodo de peeling seriados (Cuc) Mtodo modificado a 5% (Odo)

Peeling de cido Saliclico


O cido saliclico considerado um betahidrxicido. Sua ao superficial, mas quando oclusivo, pode ter sua penetrao aprofundada. Pode ser utilizado na sua frmula lquida ou pastosa.

Peeling de cido Saliclico


FRMULA LQUIDA (beta-Lift-x) cido saliclico------------20 a 30% Etanol 96GL----------------30 ml Copolmero de acrilato qs (forma um filme de cido saliclico devido a sua ao adesiva sobre a pele, enquanto o etanol evapora) A aplicao sobre a face melhora os comedes e pigmentaes.

Peeling de cido Salicilico


Aps desengorduramento, a aplicao feita com esponja ou cotonete. Produz sensao de pinicao que melhora em torno de 5 minutos Ocorre ento a cristalizao do cido 9no frosting), formando uma mscara branca sobre a pele. Aps 5 minutos a face deve ser lavada com gua corrente.

Peeling de cido Saliclico


FRMULA PASTOSA (Mark Rubin) cido saliclico-----------50% Metil-salicilato-----------16 gotas Aquafor----------------112g

Usado para eflides, melanoses e queratoses actnicas no dorso de mos e antebraos.

Peeling de cido Saliclico


Como formas leves de salicilismo so comuns neste peeling, o mesmo deve ser realizado em apenas um brao por vez. Aps preparo e desengorduramento, protegemos as reas as quais no queremos a ao do peeling, como espaos interdigitais e laterais dos dedos com esparadrapo.

Peeling de cido Saliclico


Aps aplicao da pasta, feita a ocluso com filmes plsticos, que retirado em 48 horas. Para evitar sinais de salicilismo, 2 litros de gua dirios devem ser ingeridos. Aps a remoo do plstico, a pasta removida e tratada com unguentos com antibiticos. O paciente deve ser examinado a cada 2 a 4 dias, para assegurarmos que ele (ou ela) est se recuperando bem. A recuperao se d entre 10 a 16 dias.

Peeling de cido Tricloroactico


So vrios os agentes qumicos usados para peelings superficiais, porm o ATA o mais comumente utilizado para peelings mdios. Pode ser usado para peelings profundos, porm parece induzir uma maior incidncia de cicatriz hipertrfica que o fenol.

Peeling de cido Tricloroactico


Aps preparo e desengorduramento da pele, o paciente deve se apoiar na mesa com a cabea elevada a 45 graus. Assim, o paciente se sente mais confortvel e as chances do cido cair perto dos olhos so menores. prefervel o uso de gaze para aplicao, pois pode ser necessrio esfregar o cido na pele.

Peeling de cido Tricloroactico


Seqncia de aplicao: hemifronte superior direita at setor temporal, hemifronte esquerda, nariz, infraorbital direito e esquerdo (at a borda da mandbula), perioral. A borda do peeling deve atingir 1 cm para dentro da linha de implantao do cabelo.

Peeling de cido Tricloroactico


O ATA um agente que coagula as protenas da pele formando o chamado frosting. A intensidade do frosting usado para julgar a profundidade do peeling. Em geral, ATA de 10 a 25% usado como agente de peeling intraepidrmico, e ATA de 30 a 40% para peeling at a derme papilar.

Peeling de cido Tricloroactico


Nvel 0:sem frosting (muito superficial) Nvel 1: frost leve e irregular. Nvel 2: frost branco com o fundo rosa forte, Remove toda a epiderme, e a recuperao se d em 5 dias. Nvel 3: frost branco slido . O peeling se estende derme papilar, e demora 5 a 7 dias para recuperao.

Peeling de cido Tricloroactico


Aps o frost apropriado ser alcanado, podemos lavar com gua corrente, no para neutralizar, mas para diluir o agente. Ento podemos aplicar um creme com hidrocortisona a 1% para acalmar a pele.

Peeling de cido Tricloroactico


Para os peelings de nveis 1,2 e 3, importante o uso de emolientes com freqncia, evitando que a pele descame prematuramente. Nos peelings de ATA no faciais, devemos evitar aprofundar (fazer s peelings epidrmicos), devido cicatrizao.

Peeling de cido Tricloroactico


Os peelings de ATA modificado (soft peel, mscara de ATA, easy peel) facilitam uma aplicao mais homognia do ATA.

Peeling de cido Tricloroactico


Os peelings combinados (soluo de Jessner e ATA, dixido de carbono slido e ATA, cido gliclico e ATA) permitem aprofundar o peeling. Este mtodo usado porque acredita-se que concentraes altas de ATA (acima de 40 a 50%) so mais aptas produzir cicatrizes.

Peelings Combinados
O peeling combinado de Jessner e ATA foi popularizado por Dr. Gary Monheit. Aps o preparo habitual da pele, 1 a 4 camadas de soluo de Jessner so aplicadas at alcanar um eritema uniforme com reas de frost leve. Assim, ao aplicar ATA 35%, a penetrao ser mais rpida, uniforme e mais profunda (demonstrada histologicamente).

Peeling de cido Tricloroactico


A profundidade do peeling depende do tipo da pele do paciente, de como a pele foi preparada, como o cido foi aplicado, quantas camadas de cido foram aplicadas, e o quanto o aplicador estava mido pelo cido. A concentrao do cido o fator mais importante na determinao da profundidade do peeling.

Peelings Combinados
O peeling de ATA e dioxido de carbono slido foi popularizado por Dr. Hal Brody, provocando um aprofundamento do peeling. Quanto maior a presso na aplicao do dioxido de carbono slido, maior a profundidade.

Peelings Combinados
O peeling combinado de cido gliclico e ATA foi descrito por Dr. William Coleman, tambm com o objetivo de alcanar um peeling mais uniforme e profundo que o ATA. Antes da aplicao do ATA, o cido gliclico aplicado e deixado por 2 minutos e lavado com gua corrente.

Complicaes
LGRIMAS ESCORRENDO PARA O PESCOO DESCAMAO PREMATURA INFECO ERUPO ACNEIFORME EQUIMOSES HIPERPIGMENTAO PS-INFLAMATRIA HIPOPIGMENTAO REAES ALRGICAS ERITEMA PERSISTENTE CICATRIZES

Lgrimas
Quando uma substncia custica aplicada ao redor dos olhos, a ao reflexa o desenvolvimento de lgrimas, o que dilui o cido e o faz menos custico. Esta lgrima pode escorrer pela face, formando uma faixa de peeling mais superficial.

Lgrimas
A lgrima pode escorrer at o pescoo, causando uma faixa de peeling no pescoo. Para evitar estes acidentes, devemos estar atentos e lavar o pescoo, tratando como qualquer outra rea de peeling.

Descamao Prematura
A camada de pele necrosada pelo peeling funciona como uma camada protetora que permite que o tecido mais profundo se recupere at que seja exposta. A descamao prematura leva a infeco, eritema persistente, hiperpigmentao psinflamatria, e cicatrizes.

Descamao Prematura
Para reas no reepitelizadas, o uso de antibitico tpico e/ou oral deve ser considerada. Para reas reepitelizadas, porm inflamadas, podemos usar corticides tpicos, sistmicos, ou antiinflamatrios orais. Evitar traumas mecnicos na pele em reepitelizao, e aplicar emolientes vrias vezes ao dia.

Infeco
A incidncia de infeco aumenta com a profundidade do peeling e formao de crostas. Como ela pode levar formao de cicatriz, deve ser tratada agressivamente quando houver suspeita. Os agentes patognicos mais comuns so: Staphylococcus e Streptococcus. Outros: Pseudomonas, Enterobacter, herpes simples, candida.

Infeco
Na suspeita de infeco, deve ser feita cultura e colorao para Gram e tratamento com antibitico tpico e oral de amplo espectro. Assumir que qualquer leso dolorosa herpes at que se prove o contrrio. Se a rea suspeita se manter ou piorar apesar do tratamento, considerar a possibilidade de dermatite de contato a algum dos agentes tpicos.

Erupo Acneiforme
A verdadeira erupo acneiforme (ppulas foliculares eritematosas) deve ser distinguida da ocluso folicular causada por emolientes (pstulas superficiais). Ela responde prontamente terapia antibitica usada para acne (clindamicina e eritromicina tpica, tetraciclina, minociclina ou erotromicina sistmica).

Equimoses
As equimoses podem se desenvolver na rea infraorbital num pequeno nmero de pacientes. Geralmente estes pacientes tm pele atrfica e fotodanificada, com edema na rea periorbital no ps-peeling.

Hiperpgmentao
A hiperpigmentao mais freqentemente associada com peles morenas. Eliminar a inflamao um jeito de evitar a hiperpigmentao. A hiperpigmentao ps-inflamatria epidrmica responde bem aos tratamentos.

Hipopgmentao
As chances de hipopigmentao aumentam com a profundidade. Peelings que atingem a derme reticular sempre causam algum grau de hipopigmentao permanente. importante aplicar cidos, clareadores e protetor solar na rea do pescoo tambm, para diminuir a demarcao da colorao.

Reaes Alrgicas
So rara e a resorcina tem a maior incidncia de dermatite de contato. Reconhec-la e trat-la prontamente necessrio para uma recuperao mais rpida e com menor risco de complicaes. Devemos suspeitar de uma reao alrgica se o paciente sentir prurido ou edema poucas horas aps o peeling, apresentar eritema/edema ou urticria em outras reas do corpo.

Eritema Persistente
Se alguma rea de eritema persistir aps 3 semanas do peeling, pode significar uma rea de formao de cicatriz. Estas reas devem ser tratadas com corticide tpico potente, fitas de corticide ou laser (pulsed dye laser).

Cicatrizes
Os riscos para esta complicao so: histria de quelide, peelings profundos, uso de isotretinona recente, desenvolvimento de infeco durante o peeling, cirurgia facial recente. Ao menor sinal de eritema ou indurao, comeo imediatamente o uso de corticide potente ou placa de silicone. Outros tratamentos: CE intralesional, reviso da cicatriz, crioterapia, radiao, laser.

You might also like