You are on page 1of 8

Universidade Federal do Par Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Conforto Ambiental II I Prof. Dr.

Elcione Moraes INT RODUO A ACST ICA ARQUIT ET NICA

CONCEIT OS FUNDAMENT AIS

O SOM: Definies e propriedades u m movi mento vibratrio das partculas do ar ou de outro meio elstico, que pode produzir sensao de audio ao chegar ao ouvido. Contrariamente as ondas eletromagn ticas o som necessita u m meio para propagar-se; no se propaga no vazio, requer por tanto a existncia de uma fonte sonora, u m meio para propagar -se e u m receptor. O mo vi mento inicial do corpo emitente se comunica de molcula molcula, at o corpo receptor. Esta propagao se traduz pela formao de ondas sonoras , que pode m se propagar e m algum meio. As ondas sonoras so ondas esfricas concntricas, que tm a fonte sonora co mo centro. Cada ponto dessa onda ca minha em linha reta, com velocidade que varia de meio para meio, atravs do raio sonoro que nada mais do que o tra jeto percorrido por u m nico ponto da ond a sonora. Se o meio for gasoso ou lquido, a onda sonora se propaga por ondas longitudinais (as vibraes se produze m na mesma direo que a propagao da onda) e nos slidos por ondas transversais (as vibraes se produze m e m direo perpendicular a propa gao da onda). Veja a seguir na figura 1 o grfico correspondente aos dois tipos de onda:

Figura 1: a Ondas long itud ina is, b Ondas transversais Em linhas gerais o som pode ser definido como toda variao de presso (no ar, na gua, etc. ) que pode ser detectada pelo ouvido humano.
1

Posto que a energia acstica resulta de vibraes mecnicas que faze m co m que as partculas do meio se mo va m fora de sua posio de repouso, pode mos afir mar que se trata de u ma f or ma de ene rgia mec nica.

Caractersticas ou eleme ntos da onda sonora

As perturbaes acsticas podem ser peridicas como por exe mplo, os tons puros e no peridicas como o caso da palavra falada ou o rudo. O caso mais si mples de oscilao peridica o de um movi mento har mnico simples, que se representa na figura 2, abaixo:

Figura 2: Espectro de onda seno idal.

Frequncia (f): Quando a oscilao de u m corpo vibrante se repete diz -se que o movi mento co mpletou u m ciclo. O n mero de ciclos por segundo a frequncia da ond a, por isso tamb m cha mada frequncia de oscilao. Distingui os sons agudos dos sons graves e medida e m Hertz (Hz). Sua funo mate mtica : f = 1 / T

Perodo (T ): o te mpo consu mido e m u m ciclo co mpleto, dado e m segundos.

Amplitude (a): o m xi mo desloca me nto experi mentado por u m corpo e m vibrao. Compri mento de onda ( ): a distncia entre dois pontos sucessivos de presso m xi ma ou mni ma, dada e m metro. definida mate matica mente pela fr mula:
2

= cT ou ainda

= c / f

Velocidade de propagao (c): a velocidade com que o so m se propaga no meio. Depende da massa e da elasticidade de do meio. Ve ja abaixo alguns exe mplo de velocidade de propagao da onda e m diferentes meio, dada e m m/s: Ar (15C) ------------------ 340 gua (15C) -------------- 1400 Madeira ------------------- 1000 5000 Pedra/Tijolo--------------- 3600 Cimento ------------------- 4000 Ao e ferro -------------- 4700 5100 Vidro ----------------------- 5000 6000 Borracha ------------------ 40 150

Os tons puros pode m so mar -se, ve ja e xe mplos na figura 3 abaixo:

Figura 3: Exemp los de espectros de to ns puros Atravs das caractersticas da onda sonora decorre m QUALIDADES que distinguem os sons entre si:
3

INT ENSIDADE ACST ICA ALT URA T ONAL T IMBRE Antes de falar da intensidade acstica i mportante conhecer e diferenciar duas outras magnitudes do so m: a pot ncia e a presso acstica.

POTNCI A SO NORA (ACSTICA) Para que uma fonte possa gerar u ma perturbao no meio que a rodeia e que esta se propague, necessrio aplicar u ma certa energia e que realize u m certo trabalho. A esta energia que as ondas sonoras as leva m associadas se pode chamar de pot ncia sonora. Por tanto, a potncia acstica uma magnitude prpria de c ada fonte, independente de onde se encontre, e como toda potncia se me de e m W ATTS. Abaixo a frmula para calcular o nvel de potncia sonora de u m so m: NWS = 10 log W / W 0 (dB) donde W 0 a potncia acstica de referncia e cuja o valor fixado e m 10 - 1 2 w.

PRESSO SO NORA (ACSTICA) A presso sonora, ou seja, a variao de presso ambiental tamb m deno minada de presso acstica, que medida e m Ne wton/ m 2 . O nvel de presso sonora (NPS) co mo vinte vezes o logaritmo deci mal da relao de duas presses acsticas: NPS = 20 log P / P 0 donde P 0 a presso acstica de referncia e cuajo o valor 2 x 10 - 5 Ne wton/ m 2 . O nvel de presso sonora se mede e m Decibels (dB).

importante deixar claro que u ma coisa falar de Nvel de Potnci a Sonora (caracterstico de u ma fonte sonora e independe de donde se encontra esta) e outra falar de Nvel de Presso Sonora ou de Nvel de Intensidade Sonora que so depend entes da distncia da fonte e das condies do lugar em que se enco ntra a fonte ( e m ca mpo aberto, se m obstculo o em u m recinto fechado). INT ENSIDADE ACST ICA

A intensidade acstica de u ma onda d e presso e m u m ponto do espao, o valor mdio por unidade de tempo d o fluxo de energia (potncia) acstica, transmitida atravs da unida de de superfcie normal direo de propagao da onda. Quer dizer, vem medida pela energia media transmitida pela onda na unidade de tempo por cent metro quad rado, do feixe de onda. Se pode definir pelo ritmo ao qual a energia mecnica flui atravs da unidade por rea perpendicular a distncia de propagao. Dada u ma fonte unidirecional radiando e m u m meio istropo, a intensidade acstica (I), em u m ponto situado a u ma distncia (r) da fonte ser: I = W / 4 r 2 ( watts/ cm 2 ) W = Potncia acstica que emite a fon te (watios) 4 r 2 = a rea de u ma espera de raio (r), centrada na fonte unidirecional; a superfcie esfrica atravs da qual flui a energia sonora. r = raio (cm) Ou se ja, A intensidade acstica varia de acordo co m o inverso do quadrado da distncia.

IMPO RTANTE Dobrar a potncia ou a intensidade de u ma fonte sonora equivale a incrementar seu nvel e m trs dB , de acordo co m as definies anteriores. Dobrar a presso, no entanto, equivale a um incremento no nvel d e seis dB , co mo j foi de mo strado mate matica mente por vrios autores.

No caso e m que a fonte sonora este ja gerando u ma presso sono ra P , que se supe que se ja a presso a mbiental, a funo mate mtica da intensidade pode ser resu mida da seguinte forma: I = P2 / c = densidade do meio (ar = 1,21 3 Kg/ m ) c = velocidade de propagao do som

O siste ma auditivo do home m apreci a frequncias na ordem de 20 Hz 20.000 Hz ( ou de 16 16.000 segundo outras teorias); que sensvel a presses desde 2.10 - 5 N/ m 2 at 200 N/ m 2 e suporta intensidades desde 10 - 2 W /m 2 at 100 W /m 2 . A banda de frequncia audvel se de sco mpe geral mente e m trs regies: frequncia grave, media e aguda, confor me o grfico abaixo:
5

I nf ra- som

F requnci a au dv el G rav es Mdi os Ag udo s

Ul t ra -som

20

400

1. 600

20. 000

Hz

IMPEDNCI A ACSTICA O produto c se denomina impedncia acstica (Z) ou radiao do meio (para o caso de ondas planas). Cada meio (slido, lquido gasoso) oferece u ma facilidade mais ou menos grande para a propagao do som. Por analogia com a corrente eltrica, se diz que o meio possui uma i mpedncia acstica. A impedncia definida como o cociente entre a presso acstica (P) e a velocidade prpria do movimento vibratrio definida antes como velocidade do som (v). A i mpedncia medida e m Ohmios Ac sticos (g/s.cm 2 ) ou e m Rayls (Pa. s/ m).

Z = P / v Ou para o caso de onda s planas se pode expressar ta mb m por: Z = c

SONORIDADE Antes de entrarmos no te ma da altura importante conhecer mos u m outro fen meno de grande importncia para definio da qualidade sonora, a sonoridade. De uma maneira intuitiva pode mos def inir a sonoridade como a intensidade subjetiva, quer dizer, a maneira co mo soa a u m deter minado ouvinte um so m ou rudo. Mediante ensaios subjetivos, Fletcher e Munson e alguns anos depois Robinson e Dadson (1956), calculara m as cha madas curvas de igual sonoridade ou de igual sensao sonora ou ainda como so mais conhecida s curvas isofnicas . Figura 4.

Figura 4: Curva isofn ica de Rob in son e Dadson.

ALT URA T ONAL a caracterstica subjetiva do so m, depende funda mental m ente da frequncia, porm ta mb m da intensidade e da forma da onda. Nos per mite ordenar os sons de baixos a altos co mo e m u ma e scala musical. Por exe mplo um to m de 100Hz a 50dB te m u ma altura maior que o mesmo to m de 100Hz a 70dB, independentemente de que a frequncia permanea constante. Esta alterao de altura com a sonoridade mais evidente para baixas frequncias. Para frequncias situadas entre 1000Hz e 500Hz, a altura de um to m relativamente independente de s0ua sonoridade. A unidade da altu ra tonal o Melio. Por definio um to m puro de frequncia 1000Hz e 40dB (referidos ao umbral de audio) produz uma altura de 1000 melios. No grfico 1 se pode perceber a relao sub jetiva da altura e a frequncia.

Al t u r a ( M e l i o s )

F r e q u n c i a f ( Hz )

Grfico 1. Relao subjet iva entre a alt ura e a frequncia .

T IMBRE O timbre, tecnica mente cha mado de estrutura tonal do som, a caracterstica subjetiva que distingue dos tons co m a mesma intensidade e frequncia fundamental por m diferente for ma de onda. Pelo timbre se distingue o violino da tro mpa, por e xe mplo, quando a mbos toca m ao mesmo te mpo a me sma nota e ao mesmo nvel. O timbre mais si mples o do so m har mnico puro, ou tons si mples, que te m co mo funo de for ma a onda senoidal. O ti mbre mais rico quanto maior o n mero de har mnicos o so m co mport a. A conservao do ti mbre u ma das condies gerais da boa acstica em r ecintos.

BIBLIOG RAF IA 1. JOSE, Robert. La acst ica en la co nstruccin. Ed. Gu stavo G ili S. A. Barcelona, 1975. 2. MESTRE SANCHO, V. Y GRACIA SENCHERMES, A. Curso de acstica en arquitectura. Ed. Colgio Oficial de Arquitectos de Madrid. Madrid, 1993. 3. Manual de Aislam ien to en al Edif icacin . Ed. Cristalera Espaola, S. A. Madrid, 1992. 4. BUENO, Car men Delgado. Psicoacstica: aspectos fsicos. Jornada Nacional de Acstica. Zaragoza/Espaa. 1989.

You might also like