You are on page 1of 132

GUIA DEFINITIVO Do bonsaista

.NDICE
HISTRIA......................8
Como nasceu o bonsai.

ESTILOS E PROPORES...............4
Os mais famosos estilos.

TECNICAS...................10
Alporquia,segmentao,dicas ,etc.

GUIA DE CUIDADOS POR ESPCIE:


PRIMAVERA...................47 AZALEIA.....................65 FLAMBOYANT.........69
2

ACER BURGERIUM....81 ACER PALMATUM.....82 CARMONA............84 FICUS RETUSA.......85 LIGUSTRUM CHINENSIS.....87 OLIVEIRA.................88 SERISSA..........90 ULMUS.........93 PINGO DE OURO.....95 JABUTICABEIRA.....97 PITANGA.......99 ACEROLA.......103 ROM...........108 IP ROSA..............109

TUIA JACAR.......110 PATA DE VACA......111


3

BUXINHO.........115 CALIANDRA.......119 CAMLIA.........121 HIBISCO DA SRIA......124 JASMIN.................126 AMORA................128

Origem
Na china os homens mais ricos e cultos saiam das cidades,buscando maior contato com a natureza para alcanar a paz de espirito. Em meio as matas encontravam arvores em miniatura castigadas pelas condies em que viviam,de inicio eles somente transplantavam essas arvores para vasos para leva-las pra casa; Com o tempo foram surgindo tcnicas para aprimorar essas miniaturas a principio pela poda; tcnicas aprimoradas pelos monges taostas que usavam os seus pun sai (nome chins ) para meditao.

Saindo da china
Com isso,desmistifica-se a idia de que o bonsai foi originado no japo.os chineses foram os responsveis Levada pelos monges chineses,a arte chegou a terras japonesas na era kamakura,que compreende o perodo entre 1192 d.c e 1333 d.c. l a pratica foi modificada,desvinculando-a da religio e tornando-a realmente uma arte. Chegou a europa em meados do sculo 18 primeiramente na Inglaterra.

Chegando ao brasil
No brasil,as primeiras histrias relacionadas ao bonsai datam de 1908,com a chegada dos primeiros imigrantes japoneses.

ESTILOS

CHOKKAN Tronco vertical.


5

HOKKIDASHI Vassoura.

CHORO

SHAKAN Tronco inclinado.

MOYO-GI Tronco sinuoso.

NEAGARI Raiz exposta.

RAIZ SOBRE PEDRA

TAKO-ZUKUR Polvo.

FUKINAGASHI Varrido ao vento.

BUJIN Estilo livre.

HAN-KENGAI Semi-cascata.

KENGAI Cascata.

SKAN Tronco duplo.

YOSE-UYE Floresta.

PEIJIN LANDSCAPE

TAMANHOS
- OMONO BONSAI (arvore grande ) At 130 cm de altura ,sem o tamanho do vaso.

-CHUMONO BONSAI (arvore mediana )


10

De 90 a 45 cm de altura.

-KATADE-MOCHI BONSAI (arvore intermediaria) De 20 a 40 cm de altura.

-KOMONO BONSAI (arvore pequena ) De 12 a 18 cm de altura. -MAME BONSAI (arvore bem pequena ) Deve caber na palma da mo.

TECNICAS

Dicas - Adubao - dicas de como fazer

Agora vamos fer algumas maneiras de proceder com o adubo.

Uma receita bsica de adubo 70% de torta de mamona + 30% de farinha de osso.

11

Preparamos uma massa usando gua. Podemos usar algum adubo liquido na gua. Isso adicionar micro-nutrientes ao nosso adubo.

Com um ferro de solda (usada por eletrecistas), furamos os potes de iogurte


12

Colocamos a mistura at prximo da borda do pote de iogurte.

13

Colocamos os potes com a boca para baixo sobre o substrato do bonsai. Lembrando sempre de colocar longe da base do tronco.

14

O indicado 2 4 potes para os vasos maiores, ou para plantas em potes plsticos, caixas ou vasos de treinamento. Para vasos pequenos, ou bonsai j formado, costuma-se usar copos de cafzinho na mesma quantidade (2 4 por vaso). Esse tipo de adubao permite uma liberao contnua e controlada do produto. Sempre que regamos o bonsai, a gua que entra nos copinhos passa pelo adubo e leva os nutrientes para as razes. Em mdia, esses copinhos precisam ser substituidos a cada 20 ou 30 dias. Depois desse tempo, sobra apenas bagao, com pouco valor nutricional. Lembrando que importante fazer tambm a adubao foliar a cada 15 ou 20 dias.

15

Tcnica engrossamento tronco Segue 2 tcnicas de engrossamento de tronco. Matria enviada pelo grande amigo e mestre Sergio R. Santos da SEMAR BONSAI - Guaruj/SP.

Engrossamento n 1 a)Fazemos algumas alfinetadas na base do tronco, com isso a planta pensa que estar sendo podada, ai nascem alguns galhos em lugares variados.

b)Nesta foto vocs vo identificar uma montagem de como seria aps o nascimento dos brotos . Direcionamos esses galhos depois que ele fique do tamanho desejado, para colocamos para dentro da terra, sempre retirando as folhagens e raspando na ponta e colocando dentro da terra, com uma estaca para segurar o galho at ele enraizar.

16

c)Depois de 4 meses a planta vai estar com essa aparncia, o galho fazendo parte das razes e dando aparncia de mas velha. Quanto mais brotos forem colocado essa aparncia fica melhor

17

Engrossamento n 2 a)Fazemos 3 cortes de tringulo na base da planta, uns 2 cm a 2,5cm (metade para baixo da terra e metade para cima da terra), dependendo da grossura da base da planta. Esses 3 cortes tem que ser bem distribudos na circunferncia do tronco, retirando a casca e uma pequena parte do tronco.

18

b)Depois de 3 meses aparncia do corte e as razes vo abrindo a base, como podem ver na imagem, como fica.

19

c)Aproximadamente depois de 2 anos aparncia do tronco vai ficar conforme essas duas fotos abaixo

Obs: Podemos tambm amarrar um arame abaixo da terra e deixar por 3 meses e depois retiramos, que o tronco fica mais grosso, mas as orientaes acima seriam melhores para o engrossamento.Para deixamos a base parecendo com a tcnica de Nebari podemos fazer vrios cortes, um pouco comprido para que se abram varias razes uniformes.

Dicas - Poda de razes Trocar a terra de um bonsai geralmente um momento de preocupao e dvidas...

20

Quanto devo cortar? qual a poca? que substrato usar? Quanto a poca, aconselha-se faz-lo nos meses mais frios. Evitando o perodo de crescimento acelerado da planta. Veja as fotos do processo:

Esta pitanga est a 1,5 anos sem trocar a terra. Por isso, hora de faz-lo!

21

Se o bonsai est amarrado ao vaso, corte os arames. Aps isso, solte o torro do vaso com o uso de um Hashi (palito), ou uma esptula.

22

Retire a planta do vaso, evitando quebrar as razes.

23

Aps um ano as razes tomaram conta do vaso, tornandose um emaranhado.

Desmanche o torro com um hashi, desembaraando cuidadosamente as razes. (deixe 1/3 do torro intacto

24

Com uma tezoura afiada, corte as razes que foram soltas com o palito. Geralmente se deixa 2/3 do total de razes.

25

Com uma alicate de corte, elimine as razes que engrossaram demais, corrigindo assim o sitema radicular.

26

Pronto para replantar!

27

Deixe o vaso preparado, com a tela de drenagem e os arames de fixao. Quanto menos tempo levar o processo, melhor!

28

Cubra o fundo do vaso com substrato.

29

O bonsai deve ser amarrado firmemente ao vaso, para no danificar com o movimento as razes novas que vo crescer.

Observe que a planta est fixa ao vaso!

30

Cubra as razes com substrato, e com um hashi de madeira, empurre a terra para completar todos os espaos entre as razes. A terra ou substrato ser tratada em outro tpico.

31

Cubra a superfcie do vaso com pedrisco ou cascalho, para evitar a formao de uma casca impermeabilizante.

32

Molhe abundantemente seu bonsai. Se preferir, faa uma imero em uma bacia de gua, para sairem todas as bolhas de ar. O cuidado "s-peratrio" fundamental para a boa recuperao da planta. Na primeira semana procure molhar a folhagem do bonsai pelo menos 3x ao dia, e mantenha-o na sombra.

33

Dicas - Poda radical e formao de novo pice (acer)

Esta muda de acer estava no cho para engrossar. Aps alguns anos, foi coletada e podada na altura desejada. No detalhe vemos o corte do tronco e um galho fino que ser o novo pice. Muitas vezes no temos este galho fino, mas ele brota ps a poda.

34

Deixamos aquele galho da pice crecer livremente durante um ano, e nesse tempo j iniciamos o trabalho com os galhos de baixo, formando a copa.

35

O galho continua crescendo at que a grossura seja compatvel com o tronco. Formamos assim a conicidade. Esse galho chama-se de galho de sacrifcio. Ele ser eliminado posteriormente, para dar lugar a um novo broto.

36

Quando o galho atingir a grossura desejada, cortamos ele e deixamos novo broto para dar continuidade ao tronco. O mesmo processo ser feito nesse broto novo porm sem engrossar tanto quanto a pimeira parte. Nessa fase j procuramos deixar os brotos em lados opostos, dando movimento (curvas) alternadas ao tronco.

37

O corte feito sempre acima de um par de gemas ou brotos. Um dos brotos ser o pice, e o outro (do lado oposto ao corte) ser o galho. Novamente o pice cresce livre at engrossar.

38

Depois de 2 anos, temos um bom movimento e conicidade equilibrada. O tempo de trabalho vai variar conforme a quantidade de vezes que o processo ser feito, e com o ritmo de crescimento da planta. importante cuidar muito com adubao nessa fase, pois isso acelera o processo. Ps.: Muitas vezes temos pressa e cortamos o galho de sacrifcio muito cedo. Isso acaba atrazando mais o trabalho do que imaginamos. Esse mesmo processo pode ser realizado para engrossar um galho primrio num bonsai.

dicas de alporquia (amarra-se com arame apertado o galho da arvore) Todos sabem que a alporquia um excelente mtodo para se conseguir um bonsai. Para um principiante, todavia, colocar o substrato em um ramo na perpendicular costuma ser bem difcil. A dica a seguinte: pegue uma bucha vegetal (dessas que a gente usa para lavar vasilhas ou tomar banho), tire o miolo com uma tesoura formando cum copo. Corte numas das laterais e envolva a alporque com ela e depois amarre embaixo. feito isto, fica muito fcil encher o copinho com substrato. Aps ench-lo, amarre na parte de cima e a s envolver o alporque com o filme transparente. fOTO 1: ALPORQUIA DE PIRACANTA

39

40

COMO ENGROSSAR RAIZES AEREAS DE FICUS

Obs, no coloquei nada dentro do canudinho, a prpria umidade do substrato que transpira por ele, mantem as razes com a umidade correta e ela vai de encontro ao solo somente guiada pelo canudo. Quando ela comear a aparecer j coloque o canudo e coloque ele ligeiramente enterrado na posio escolhida, 1 ou 2 centmetros s para que no entre vento. Cuidado nesta hora, pois a raiz muito sensvel.
41

Aps um ou dois anos, a prpria raiz engrossa e rasga o canudo, j ressecado pelo sol e chuva.

ESTUFA PARA ESTACAS uma estufa economica, feita de caixas descartaveis de frutas, e plstico transparente, tambm no geral encontrato em gualquer lugar.

42

43

Passar o plstico, todo em volta da caixa, fixando com percebeijo de metal.

44

Tampa fixa s de um lado;

45

46

a estufa serva para manter a temperatura e a umidade, facilitando assim a criao de raizes,,,

nesta foto, podemos ver a umidade interna;

47

Nesta olhamos de cima;

Nesta, vemos algumas estacas de Azaleia com um ms;

Deixar a estufa protegida do sol forte.

48

PRIMAVERA

Ficha tcnica da planta e variedades

Nomes populares: "Primavera", "Trs Marias" e "Flor-depapel". Famlia: Nyctaginaceae Gnero: Bougainville Espcies: So muitas as espcies do gnero Bougainvillea: spectabilis, bracteata, brasiliensis, glabra,
49

peruviana, sanderiana, speciosa, entre outras. Sendo que, as mais comumente cultivadas so as spectabilis e glabra , a partir das quais surgiram inmeros hbridos. A diferena entre elas na maioria das vezes, remonta ao dimetro dos troncos, quantidades e formas dos espinhos, existncia ou no de pilosidade nas folhas e maior resistncia ao frio e a geada por parte da espcie glabra. Variedades: o colorido existente na planta so as brcteas, folhas modificadas que envolvem e protegem as flores amarelas. O conjunto resulta numa aparncia extica, encontrada nas cores branca, rosa, vermelho intenso ou laranja. Por ser uma espcie muito hibridizada, j se obteve brcteas com dezenas de formas e cores, inclusive bicolores - e tambm a forma variegata. Quando adulto esse arbusto escandente e espinhento pode atingir de 5 a 15 metros de comprimento. Veja a flor de cor clara no centro e em volta as brcteas de cor pink

50

Vejam as brcteas roxas:

Brcteas vermelhas (Bouganvillea glabra)

51

Pink :

Rosa:

Laranja:

Brancas :

52

Origem - Amrica do Sul. O nome da planta foi dado em homenagem ao navegador francs Louis Antoine Bougainville, que a descobriu em nosso pas, por volta de 1790 e a levou para vrias partes do mundo.

PRIMAVERA (BOUNGAVILEA) Bonsai de Primavera

-Nome Cientfico ou nome latino: Bougainvillea glabra

- Nome comum ou vulgar: Primavera, Bougainville, Boganvilla, Trindade, Bugenvil, Dania, Papel Flor, Santa Rita.

- Famlia: - Nyctaginaceae (Nictaginceas).

- Origem: Brasil.

53

- A buganvlia uma planta trepadeira que se forma em um tronco com a idade.

- Ela sempre verde, mas pode agir como uma espcie de folha caduca, se cultivadas em climas mais frios do que o Mediterrneo.

- Existem variedades com folhas verdes variadas e creme.

- O ornamento desta planta so suas floresque podem ser rosa, roxo, vermelho, amarelo, etc, dependendo da variedade, que rodeia a flor verdadeira, que minsculo e sem valor decorativo.

- Luz: Pleno sol para florescer.

- Interior apenas quando a luz muito intensa, com uma janela com muito sol ou com efeito de estufa, embora seja mais provvel a florescer com dificuldade ou no florescer, ela precisa de muita luz para florescer e, como j dissemos, muito intenso.

- Temperaturas: Ela vem da Amrica do Sul subtropical. Proteger da geada.


54

- Umidade: No pulverizar as folhas ou manter umidade excessiva porque provoca um aumento exagerado do tamanho das folhas e reduz o florescimento e at a perda de flores. Na verdade, voc tem que evitar molhar as flores ao regar, porque se ficarem molhadas, elas vo cair.

- Substrato: Uma boa mistura de substrato para a Primavera seria 35% de areia grossa ou equivalente% (solo vulcnico, etc) e 65 de substrato orgnico. - Coloque no fundo do vaso uma camada de pedras e depois outra de cascalho para facilitar a drenagem.

- Irrigao: Com o calor do vero mergulhe o vaso em gua at que aparea bolhas de ar na superfcie da gua.

- No se deve regar com tanta freqncia quanto as outras plantas.

- No inverno, deixe o substrato secar superficialmente para uma nova rega. Uma boa tecnica colocar o dedo por cima do substrato e verificar se o dedo est molhado. Se sim suspenda a rega.

55

- Imediatamente antes da florao para parar a rega por uma semana para promover o desenvolvimento dos botes florais.

- Adubao: Desde o final da primavera ao fim do vero aduba-se a cada 15 dias com adubo lquido para bonsai, mesmo durante o perodo de florao. - No perodo de descanso de inverno, a Primavera no deve se adubada devido ao estado de dormncia de suas razes. - Retomar a adubao na primavera, para que comeem a vir as primeiras flores. - No adube uma planta recm-transplantada, aguarde para que ela cresca e se recupere.

- Ns podemos ajudar a reduzir o tamanho das folhas, com uma boa exposio ao ar livre em pleno sol, com rico suprimento de fsforo de fertilizantes (P) e potssio (K) do que o nitrognio (N) para desencorajar o desenvolvimento de folhas.

- Poda: As flores aparecem nas pontas dos ramos, por isso, aconselhvel deixar os brotos crescerem ao longo da estao de crescimento para obter os seus ramos maduros o suficiente para produzir flores em suas pontas.
56

- Infelizmente, temos que escolher entre ficar com as flores e modelar a forma dos seus galhos. - Como as folhas so alternadas, devemos considerar o sentido em que vamos podar, ento eu sempre podo acima de uma gema que tem uma folha para o exterior do galho ou para a direo desejada. - A poda drstica tem seu melhor efeito no final do inverno, pouco antes da primavera. - Embora a poda de galhos possa ser feita em qualquer poca do ano, o melhor aps o florescimento, entre a primavera e o vero tardio, encurtando para at 2 ou 3 pares de folhas.

- Aramao: O posicionamento dos galhos atravs da aramao complicado porque os seus galhos se lignificam rapidamente se tornando rgidos e frgeis, por isso a modelagem das buganvlias o melhor feito por um planejamento da poda nos anos subseqentes ou o tracionamento. - O melhor momento para a aramao na primavera. - Os galhos semi-lenhosos so os melhores para serem aramados, j os lenhosos so quase impossveis de se dobrar. - Se decidirmos aramar galhos jovens, devemos acompanhar atentamente para que os arames no marquem
57

a casca do galho devido a rapidez com que engordam e crescem. - Os arames no devem ser deixados na rvore mais do que alguns meses (entre 3 e 5). - A aramao usada apenas quando outras tcnicas de modelagem no produzirem os efeitos desejados.

- Transplante: - A cada 2 ou 3 anos, no incio da primavera. Nos espcimes cultivados em climas tropicais ou subtropicais, podemos aumentar a frequncia para transplante para at um ano.

- Ns tambm podemos transplantar no incio do outono, ou antes do aparecimento de novos brotos.

- Entre a poda de galhos e transplante (ou vice-versa) deve ter um intervalo de tempo mnimo para no acumular operaes muito agressivas ao mesmo tempo, como trs semanas. - Durante o transplante deve-se limpar qualquer parte de razes podres e podar galhos indesejados para reduzir a copa.
58

- Se a poda da raiz muito grande, necessrio remover as folhas na mesma proporo que as razes removidas. - Tenha cuidado para no podar drasticamente as razes durante o transplante, podar apenas razes grossas deixando as mais finas.

- desejvel, para proteger a rvore aps o transplante pelo menos um ms, colocando-a em um local bem iluminado, evitando a luz solar direta.

- Pragas:

- Pulges verdes, cochonilhas, mosca branca, a aranha vermelha, etc.

- Doenas:

- O odio (fungo uma manchas brancas).

- Clorose, causada pela falta de ferro e outros micronutrientes, como mangans e zinco.

59

- A Bougainvillea sensvel deficincia de ferro (clorose de ferro), por isso aconselhvel a utilizao de tempos em tempos, o ferro quelado com gua de irrigao, evite usar o excesso de gua com cal, uma vez que impedem a boa absoro de ferro. Uma boa dica tambm enterrar um pedainho de bombril num canto do vaso que ao se decompor fornea o ferro necessrio planta.

- Multiplicao:

- Estacas lenhosas no inverno. Em climas frios exige calor constante (20 C) em uma estufa. As razes aparecem com cerca de 3 meses.

- As estacas moles ou semi-lenhosas, cerca de 10 cm, no incio da primavera / vero. Se tudo correr bem, enraizaro em torno de 4 a 6 semanas, embora algumas com aquecimento inferior a 15 C sero mais demoradas.

- O uso de hormnios de enraizamento aumentam a porcentagem de estacas enraizadas.

- Alporquia com musgo no final do inverno / incio da primavera.


60

Formao rpida de um galho no mesmo local do antigo (para acelerear engrossamento, melhorar forma e posio do galho)

As vezes temos galhos bem posicionados, porm eles no esto muito adequados quer seja pela posio, curvatura ou at espessura (demora a engrossar). Como fazer isso? Simples.

Nas Bouganville, na base dos galhos comum a formao de gemas (fig1) e consequente brotao de vrios galhos no mesmo ponto.(fig2)

Fig.1 (a gema encontr-se no centro da foto)

61

Fig2. (novos ramos brotando junto base do galho antigo)

Quando no estamos satisfeitos com o galho, apesar de bem posicionado, podemos fazer a substituio do antigo por uma destas novas brotaes. esta nova brotao nas Bouganville tm a particularidade de crescerem (espessura e comprimento) muito rpido, especialmente na poca da primavera. Assim a substituio do antigo galho se d rapidamente.

Na seguinte figura observamos a substituio: 1. galho antigo 2. surgimento da(s) gema(s) 3. brotao da gema 4. crescimento da gema (rpido) - deixamos crescer/engrossar/alongar de acordo com a necessidade do
62

ramo - em geral uma espessura de uns 0,8 cm pode ser conseguido com um comprimento de uns 50cm do galho. 5. poda do galho antigo 6. seria a prxima etapa de formao da ramificao (fica para outro tpico)

63

Desvantagem da tcnica: os galhos ao crescerem e se alongarem rapidamente, deixam os entrens mais longos, o que uma desvantagem para a formao do galho, pois dos entrens que saem as ramificaes.

1. Pega de estacade qualquer tamanho, plantando s na areia 2. No gosta de muita gua 3. Pode regar sobre as brcteas, j que no so to frgeis e sensveis como as flores
64

4. Todo ramo novo, (primrio) tende a alongar-se muito 5. Tem variedades pereniflias, caduciflias e semicaduciflias 6. Em vasos pequenos, onde as razes no tem muito espao, ela estaciona o crescimento 7. De dfcil cicatrizao - Madeira fragil, com apodrecimento fcil. Cuidado com excesso de umidade;

- Evitar gins e sharis;

- Brocas adoram sua madeira;

- Florescem quando preenchem o vaso, as vezes dependendo de um "periodo de seca", para estimular a florao;

- Nebari frgil;

65

66

AZALEIA

67

Dentre as florferas, a Azalia , sem sombra de dvidas, a que mais agrada ao pblico feminino. Mais at que rosas, acreditem! Abaixo, uma Azalia trabalhada pelo bonsasta Rock Jr. Nome Popular: Azalia Nome Cientfico: Rhododendron Origem: sia Ambiente: Durante a poca de crescimento, as azalias precisam de proteo (sombra) durante as horas mais quentes do dia (das 10:00 s 16:00). Suportam bem o vento, apenas sendo necessrio reg-las com mais freqncia. Uma elevada umidade do ar bastante conveniente. Pode ser um belo bonsai de interior, desde que no fique em locais muito escuros e fechados. Caractersticas: um arbusto denso, podendo chegar at 1,50m de altura, com folhagem perene e semiperene, verde-escura. As flores so relativamente grandes e possuem diversas coloraes. Cresce de forma lenta e regular. Devido a inumervel quantidade de variedades e espcies hbridas, torna-se difcil a correta denominao das distintas espcies. Para bonsai, devemos evitar variedades com flores muito grandes, as quais so mais sensveis que as variedades com flores simples e pequenas que ficam mais proporcionais, mas isso no uma regra, apenas um conselho. Adubao: Adubo orgnico pouco concentrado na primavera e no outono. No adube durante a florao. As azalias gostam muito de adubos ricos em fsforo. Ex.: NPK 4-12-4. Um adubo riqussimo em fsforo a farinha de osso.

68

Rega: As razes secam rpido, e isso fatal para a planta. Regue com freqncia durante todo o ano, menos durante geadas e nunca deixe o solo encharcado. Poda: Os brotos devem ser podados durante toda poca de crescimento at o final do vero, quando comeam a aparecer os botes florais. As azalias tm uma impressionante capacidade de regenerao. Procure sempre fazer uma poda nos galhos muito densos, melhorando assim a aerao da planta, e tambm permitindo que o sol atinja as partes internas da mesma. A azalia uma das poucas plantas que tem o crescimento mais vigoroso nos galhos inferiores, devendo ento podados mais freqentemente. Solo: As azalias so plantas de solo cido, exigentes em ferro. O solo deve conter bastante matria orgnica (p de xaxim, casca de pinheiro ralada, matria orgnica curtida etc.) bom lembrar que toda a matria orgnica deve ser curtida por no mnimo 6 meses, pois os gases txicos que se formam nos 6 primeiros meses so prejudiciais planta. Aps curtida deve ser secada ao sol por alguns dias. Para compor o substrato, pode-se utilizar a seguinte combinao: 30% de terra boa + 40% de matria orgnica + 30% de areia grossa ou pedrisco (para facilitar a drenagem). Limpeza: Elimine o excesso de botes florais e depois da florao, remova as flores murchas, bem como todos os brotos do tronco. Mantenha sempre o solo limpo. Transplante: A cada dois anos e, no caso de exemplares mais jovens, todos os anos (sempre depois da florao). Corte 1/3 das razes. Depois do transplante, espere no mnimo 3 semanas para podar.
69

Aramao: Da primavera at o outono, sem restries. Dicas: Os galhos da azala se rompem com facilidade, ento, para endurec-los antes da aramao, aconselhvel no reg-la um dia antes. Evite molhar as flores para que permaneam belas. As azalas no costumam ser cultivadas em vasos rasos. Uma vez a cada 6 meses bom enterrar um pedao bem pequeno de palha de ao, em algum canto do vaso. Ao se decompor ir liberar o ferro, elemento primordial para a azalia.

FLAMBOYANT

70

Nome comum: Flamboyant ou Flaboiant Nome cientfico: Delonix regia Famlia: Fabaceae Caesalpinioideae, Caesalpineae Origem: Madagascar Etimologia: Delonix, do grego delos, evidente, notvel e onus, uma, referindo-se as ptalas notavelmente unguiculados. Regia, do latim regium-a-um, real, pela sua grandiosidade quando est em flor. Florao: setembro/dezembro. rvore de flores exuberantes com tonalidade avermelhada, de copa frondosa e espalhada que proporciona boa sombra. Suas razes tabulares (formato de tbua) crescem junto base do tronco, conferindo um aspecto notvel espcie. muito utilizada em amplas reas, como praas e jardins. Descrio: rvore caduciflia de 6-15 m de altura, com a copa em forma de sombreiro e o tronco mostrando-se sinuoso ou reto e pouco spero. Folhas bipinadas de 20-40 cm de comprimento, com 10-15 pares de pinas, cada uma tem de 12-20 pares de fololos oblongos, de pice e base arredondada, de cor verde claro a verde escuro. Flores vermelhas / alaranjadas, aparecem quando a rvore carece de folhas e estas se dispem lateralmente nos ramos. Cada flor mede 10-12 cm de dimetro e tem um clice com 5 spalas hirsutas, a corola com 5 ptalas desiguais e um androceu com 10 estames largos, delgados, de cor vermelha. Os frutos so muito coreceo, de 40-50 cm de comprimento, plano e retorcidos de cor castanho quando
71

maduro. Estes permanecem presos a rvore durante todo o ano. INTRODUO

Sempre ouvia dizer que um flamboyant no era uma das espcies mais indicadas para se trabalhar como bonsai e era por isso que no vamos exemplares como bonsai. Diziam que era pelo motivo dela ter folhas e flores grandes, galhos que secavam do nada e um lenho muito duro, difcil de modelar com o arame. Me via por conta disso intrigado, pois para mim seria uma das espcies com as quais gostaria de ter como bonsai desde o incio. Tambm no existiam imagens nem to pouco tcnicas relacionadas, que iriam me orientar para fazer de um flamboyant bonsai. Ento como fazer ? Bem, o como fazer seria tentando, aplicando o pouco que sei no bonsai e muita observao e pacincia, que na verdade uma das virtudes ou qualidades que temos que adquirir para desenvolver a arte do bonsai. A abordagem relacionada as tcnicas de trao e incises iram mostrar como de fato no podemos nos deixar abater e sim seguirmos em frente, pois com muita perseverana, muita observao e principalmente colocando a mo na massa que conseguimos aprender algo de novo.

TCNICA DA TRAO DO GALHO A tcnica da trao empregada no Flamboiant foi quase uma conseqncia, devido as caractersticas da espcie. Diversos exemplares que vemos plantados em praas e
72

avenidas pelo Brasil, apresentam em sua forma original galhos pendidos, dando a copa da rvore uma forma de sombreiro. Outras caracterstica dada para a espcie seria um lenho de baixa durabilidade aos intempries naturais e a morte espontnea de alguns galhos. Estes secam naturalmente e caem cedendo o lugar a um novo que ir em busca de um lugar ao sol. Isso acontece tanto em espcies plantadas no cho quanto nos bonsai, pois da natureza da espcie. Foi a partir dessas observaes dos exemplares em tamanho natural, que a tcnica da trao foi concebida, pois ao se tentar reproduzir o aspecto de um exemplar de tamanho natural foi feito inicialmente uma aramao completa nos galhos e esta por sua vez deixava marcas profundas na hora de modelar, devido ao tipo de lenho duro e tambm obstrua o aparecimento das novas gemas quando posicionamos os galhos para baixo. Para tanto, foi deixando a margem do galho apontado para baixo, como se fosse uma bengala, que apareceram os brotos no dorso/lateral neste galho. A trao por sua vez mostrou-se que a margem do galho secava, enquanto mais para o interior do galho surgiam novos brotos. O fato disso acontecer devido ao hormnio de crescimento da planta, se localizando em reas onde h influncia da luz solar. O modo que a auxina atua nesta espcie. A auxina nada mais do que o hormnio vegetal encontrado em diversas espcies de plantas e ela, assim como outros hormnios, so responsveis pelo crescimento. Ento este se concentra na parte mais superior da planta, pois ele que a faz crescer sempre em busca de um melhor lugar ao sol. As margens da planta mais exposta ao sol ficam repletas desse hormnio e assim os novos brotos vo surgindo e a
73

planta conseqentemente vai crescendo. Ao excluirmos o arame de boa parte do galho fazendo somente uma trao deste, que conseguimos um melhor modo para modelarmos a parte area de um flamboyant e com as traes sucessivas, vamos comeando a multiplicao ou dicotomia dos galhos. Pode-se enrolar o arame na extremidade deste galho para dar mais pega, prendendo a outra extremidade na borda do vaso. Isso ir ajudar o surgimento de novos brotos, futuros galhos, mais para o interior e no dorso desse galho. Depois que estes estiverem consolidados so podadas as extremidades dos galhos at onde esteja seco, ou mesmo pode-se podar prximo a esses novos galhos. Esta tcnica com certeza a mais correta para esta espcie e fazendo-a sucessivamente a compactao ir aparecer e os cortes fecharo com mais facilidade.

74

Durante o processo de modelagem, quanto mais estimulamos uma nova brotao para que surjam mais galhos, ficamos sem a florao. Porm este a melhor maneira para conseguirmos um exemplar em escala compatvel para bonsai sem cicatrizes e tambm fazendo uma comparao com uma poda drstica, a tcnica da trao se mostra menos agressiva a planta e no deixa cicatrizes. Esta s empregada depois que os galhos esto consolidados. Provavelmente alguns desses galhos novos iro sucumbir, pois assim a natureza dessa espcie. Essa modelagem realizada no inverno, pois os galhos estaro mais maleveis e a folhagem mais fraca. Uma outra opo, seria quando eles estivessem com a colorao mais amarronzada, mas nunca enrole o arame nesses galhos por completo, pois o mesmo ir criar feridas e em alguns casos cicatrizes muito feias difceis de serem corrigidas e tambm ir prejudicar o surgimento das gemas. Uma outra tcnica empregada no bonsai, seria o de se retirar a gema apical, para se estimular novas brotaes, mas como vimos anteriormente, futuramente teremos que posiciona-los para baixo para reproduzirmos o aspecto que a espcie oferece, que de sombreiro. Ento perderamos a margem do galho e esse no seria o melhor mtodo para modelagem como bonsai. melhor fazer de fato a trao, pois estimula o crescimento de novos brotos no dorso/lateral do galho tracionado. Outro fato interessante, quando a desfolha. Ao se retirar a folha por completo, retirando a haste(pecolo) tambm, dificulta ainda mais o surgimento de novos brotos, no sendo a melhor maneira para se conseguir um maior nmero de galhos (dicotomia) e compactao da folhagem. Na maioria das vezes observa-se que os galhos
75

pinados secam tambm. A melhor maneira ento podar as folhas no outono deixando a haste e controlando as regas para que consigamos a compactao das folhas.

Visual de um outro exemplar aps desfolha

76

viso por cima Para finalizar, todo bonsaista sabe que a dicotomia se d quando podamos os galhos ou o tronco, mas para esta espcie esta simples tcnica no funciona, ou seja, como vimos nas explicaes acima a trao seria a melhor alternativa. TCNICA DAS INCISES
77

As incises na base, so realizadas para se conseguir imitar com fidelidade as razes tabulares ou projees basais que ocorrem nos exemplares em tamanho natural de um flamboyant. Essas so feitas durante a fase ativa da planta, respeitando o sentido das razes laterais. So escolhidas apenas umas 5 razes laterais para fazer o nebari. Porm antes de faze-la, tem que se retirar a raiz pivotante e outras que esto indo para baixo. As incises ou riscos tem que estar alinhados com as razes e so feitos longitudinalmente. Esses riscos no iro estimular o surgimento de novas razes e sim a cicatrizao no local. Para tanto, deixe a rea riscada acima do solo, j as razes, podem ficar enterradas at que consigamos obter as projees desejadas. Quanto ao comprimento destas incises ou riscos, de acordo com o gosto de cada um.

Detalhe das projees basais conseguidas com a tcnica

78

Incises recm feitas

79

Comeando o processo da cicatrizao

Inciso cicatrizada e incio da formao da projeo basal

No necessrio fazer uso de qualquer tipo de cicatrizante, apenas tome esse procedimento salvo a planta estar em bom estado de sade. Espere inchar e cicatrizar para depois repetir novamente a operao. Temos que esperar fechar (cicatrizar) o corte para fazermos novamente. At que isso acontea, podemos observar que os cortes vo apresentar uma colorao diferenciada do tronco. Quando estiver tudo igual faa novamente as incises nos mesmos locais respeitando a fase ativa da planta. Melhor deixar ele praticamente fechar a cicatriz, para poder ter tecido vivo para cortar. Utilize um bisturi ou mesmo um estilete para fazer as incises. Depois que houver a cicatrizao, obviamente no aparecer o corte que se fez e s depois disso que fazemos de novo. Notamos que formar uma projeo na parte basal do
80

tronco, ento teremos que repetir essas incises at que fiquem bem proeminentes, bem parecidos com as razes tabulares de uma planta em tamanho natural. As incises so realizadas uma vez por ano, respeitando o ciclo anual. Escolha os exemplares que esto com pelo menos uns 2 cm de dimetro ou os que j esto com casca no tronco. Pode-se fazer este tipo de trabalho quando a planta sair do estgio de dormncia ou em plena atividade e faa se ela estiver com sade. Porm no faa ainda nas razes. Mantenha elas recobertas com o solo e chegue bem perto, mas no faa ainda as incises. Quando sua planta estiver mais desenvolta quanto as projees, ai sim que iremos fazer nas razes, pois a planta est gerando tecidos novos para "cobrir" a ferida anterior e ao contato com o solo estas ficariam vulnerveis a contaminao. Essa cicatrizao faz o caule ficar mais grosso nesse ponto e ao mesmo tempo as razes que esto enterradas vo engrossando. Para imitar o nebari de um Flamboiant, necessrio fazer incises sucessivas nas reas pr-determinadas, conforme escrevi anteriormente, que respeitando o sentido das razes laterais. No se preocupe de fazer uma inciso profunda, desde que o exemplar no seja muito pequeno. Quando for fazer a prxima troca de solo e vendo que j existem calosidades na base, que so as projees basais que falo, pode reduzir bem o volume das razes. Com isso conseguimos uma maior reduo, ou compactao, das folhas. Faa no final do inverno incio da primavera e quando chegar no outono, retire todas as folhas deixando apenas as hastes que as sustentam os pecolos. Com isso e controlando as regas, mais compactao iremos conseguir com relao a folhagem. As incises tem que ser realizadas quando a planta estiver em plena
81

atividade, que compreende os meses mais quentes do ano. No inverno no conveniente tomar esse procedimento, pois a planta est com o seu metabolismo baixo.

Acer buergerianum (tridente)

NOME COMUM - Acer Tridente NOME CIENTFICO - Acer buergerianum FAMILIA - Aceracea ORIGEM - China e Corea. CARACTERIZAO - Espcie de folha caduca e de crescimento rpido, muito atractiva devido sua extrema resistncia, fora da brotao mas com entrens muito curtos e tambm pequena folha de trs pontas, que no Outono adquire uma cor amarela, salpicada de vermelho. LOCALIZAO - Colocar em pleno sol durante todo o ano, excepto nos perodos mais quentes em que deve ficar em semi sombra para evitar queimar as folhas. REGA - Regar abundantemente enquanto tem folhas, mas deixar secar a camada superior do substrato entre regas. No Inverno regar moderadamente. NUTRIO - Deve ser adubada e vitaminada desde a Primavera at ao incio do Outono. TRANSPLANTE - Deve ser transplantada de 2 em 2 anos, antes que comecem a surgir os novos brotos, com uma Mistura de solo Universal. MODELAO - A poda de manuteno durante o
82

perodo de crescimento, suporta bem defoliao, pode ser aramada na primavera (antes das folhas aparecerem) ou aps defoliao (Julho). PROPAGAO - Por estaca durante a primavera e vero, espcie de fcil propagao ideal para iniciados treinarem.

Acer palmatum
NOME COMUM - Acer palmatum NOME CIENTFICO - Acer palmatum FAMILIA - Aceraceae ORIGEM - Japo e Coreia CARACTERIZAO - Trata-se de uma espcie de folha caduca, muito apreciada pela colorao das suas folhas, quer na Primavera (inicio da brotao), quer no Outono (queda da folha). Das muitas variedades existentes, o A. Palmatum deshojo uma das mais apreciadas pela colorao vermelha da brotao, no Vero passa a verde e voltando a avermelhar antes da queda das folhas. Existem ainda vrias outras cultivares ideais para Bonsai como os Kashima e Kiohime apreciados pela reduzida dimenso das folhas e entrens curtos que lhe do elevada densidade, o seijen pelas folhas de tom rosado e o Arakawa pela casca corticosa. LOCALIZAO - Localizar no exterior durante o ano inteiro, nos perodos mais quentes, deve ficar debaixo de uma malha de sombra ou em semisombra, para evitar queimar as folhas. REGA - Regar abundantemente durante o perodo de desenvolvimento, deixando sempre secar a camada superior entre regas. No Inverno regar moderadamente, com o objectivo de manter o solo
83

hmido. NUTRIO - Deve ser adubado e vitaminado desde a brotao na Primavera at queda da folha no Outono. Para alm desta adubao, pode-lhe ser aplicado um fertilizante com fsforo e potssio que estimula a emisso de razes na Primavera e facilita a lenhificao dos ramos novos no Outono. TRANSPLANTE - Deve ser transplantada de 2 em 2 anos, assim que os gomos folheares comecem a movimentar-se, pode ser cultivado em Akadama puro ou em Mistura Universal para Bonsai (ver : Ficha Tcnica Solos). MODELAO - A poda de formao (ramos grossos) pode ser feita aquando da defoliao ou no Inverno aps queda das folhas. A desponta (metsumi) executada com a ponta dos dedos durante toda a Primavera, consiste na eliminao do novo brote, deixando somente o primeiro par de folhas. Nesta espcie a defoliao, para alm de um interesse esttico, com a substituio das folhas velhas por novas de cor vermelha, melhorar a colorao outonal, reduzir a dimenso das folhas e dos entre-ns, tambm pode ter vantagens horticulturais se executada parcialmente (defoliando s as partes fortes) equilibramos a energia da planta. O Aramamento no fim do Inverno antes da abertura das folhas, ou na altura da defoliao (no vero Julho), devendo sempre ter-se cuidado com o engrossamento dos ramos (principalmente no outono) e com a fragilidade da pele para no a vincar. PROPAGAO - De difcil propagao por estaca (somente com camas aquecidas e com baixo ndice

84

de sobrevivncia) o Acer Palmatum pode ser propagado por alporque ou semente.

CARMONA

NOME COMUM - Carmona NOME CIENTFICO - Ehretia buxifolia FAMILIA - Boraginacea ORIGEM - Sudoeste da China CARACTERIZAO - Arvore de Folha persistente, muito apreciada pelo verde brilhante das suas folhas, d uma flor Branca e um fruto vermelho, existem duas variedades a de folha grande (macrophila) e a de Folha pequena (microphila), esta ultima frutifica mais. LOCALIZAO - Interior, devendo apanhar 3 a 4 horas de sol directo por dia e muita luz. Quando a temperatura mnima comea a ser superior aos 18 C pode-se colocar no exterior, tendo ateno rega nas horas de maior calor. REGA - Regar abundantemente, durante o perodo de crescimento, no Inverno regar moderadamente deixando secar a camada superficial entre regas.
85

NUTRIO - Embora tenha um crescimento lento a carmona gosta de ser bem alimentada, devendo ser adubada desde o fim do inverno at ao fim do outono, as vitaminas devem ser dadas o ano inteiro, e agradam-lhe reforos com quelatos de ferro. TRANSPLANTE - Deve ser transplantada de dois em dois anos entre Abril e Maio, o solo dever ser Mistura Universal para Bonsai, como por vezes se torna dificil pod-la muito na altura do transplante, o equilbrio hdrico deve ser feito com uma defoliao parcial de folhas velhas com poda da brotao nova, com em qualquer espcie de Bonsai, beneficia da aplicao de vitaminas em dose forte no ps transplante. MODELAO - Pode ser podada de manuteno todo o ano. Normalmente no se arama pois a sua madeira quando velha quebra-se facilmente, utilizam-se antes puxadas e Tensores. PROPAGAO - O mtodo mais utilizado por estaca de brotes novos durante a primavera e vero.

Ficus retusa
86

NOME COMUM - Ficus NOME CIENTFICO - Ficus retusa (existem vrias espcies, esta a mais comum, os conselhos so os mesmos) FAMILIA - Moracea ORIGEM - India e China CARACTERIZAO - As ficus constituem uma famlia com centenas de espcies ( parente da nossa figueira 87

Ficus carica), de folha perene ovalada, sendo apreciada pela sua resistncia e emisso de razes areas e resposta s tcnicas de Bonsai (nomeadamente aramamento). LOCALIZAO - Pode ser localizado no exterior durante a primavera e Vero, mas dever ser protegido no resto do Ano. REGA - Regar moderadamente o ano inteiro. NUTRIO - Dever ser adubada desde a primavera ao fim do outono e vitaminada o ano inteiro, agradam-lhe os reforos com quelatos de ferro. TRANSPLANTE - Deve ser transplantada cada 2 anos no fim da primavera (maio/junho) com uma mistura de solo Universal (ver Ficha Tcnica Solos), normalmente se a planta est saudvel junta-se o transplante com a defoliao e o aramamento. MODELAO - Suporta Bem todas as tcnicas de aramamento, e podas drsticas, normalmente aramamos aps defoliar, o que se pode passar desde Maio a Agosto, depois torna-se tarde para defoliar. PROPAGAO - Por Estaca ou enraizamento areo.

Ligustrum Chinensis
NOME COMUM - Ligustrum Chins NOME CIENTFICO - Ligustrum ovalifolium chinensis FAMILIA - Oleaceae ORIGEM - China, Japo e Europa CARACTERIZAO - Arbusto de folha perene, ovalada e mdia, com flores brancas no Vero (raro ocorrer em Bonsai devido s podas de manuteno, em que no permitimos a florao que apical). Algumas espcies so de folha caduca (mas no esta), existe uma variedade em que o bordo da folha branca (variegata).
88

LOCALIZAO - uma das vrias espcies de dupla localizao, mas pode viver perfeitamente todo o ano no exterior, quando no interior, gostam de estar em exposies soalheiras, sem climatizao. REGA - Devido constituio da folha tem um elevado consumo de gua no vero, no inverno a rega deve ser moderada. NUTRIO - O ligustrum cresce rapidamente pelo que tem de ser vigorosamente nutrido, devendo receber adubo e vitaminas desde Fevereiro a Novembro, dado o seu rpido crescimento foliar beneficia da aplicao de um reforo de micronutrientes ao longo de toda a poca de crescimento, desta forma evitaremos carncias. TRANSPLANTE -Visto ter um rpido crescimento radicular (maioritriamente constituido por raizes finas) aconselhvel transplant-lo de dois em dois anos, para uma Mistura Universal para Bonsai entre Fevereiro e Maro. MODELAO - Deve ser podado de manuteno ao longo de toda a poca de crescimento, pode ser aramado durante a primavera e outono, tendo cuidado com a fina pele. PROPAGAO - O mtodo mais utilizado por estaca de brotes novos durante a primavera.

OLIVEIRA
NOME COMUM - Oliveira

NOME CIENTFICO - Olea europea

FAMILIA - Oleaceas
89

ORIGEM Mediterrneo, da Prsia a Portugal, bem como as Ilhas Canrias e os Aores.

CARACTERIZAO - rvore de mdio porte, folha persistente ovaladas verdes escuras por cima e acizentadas por baixo, de elevada longevidade existem vrios exemplares milenares na natureza.

D flores minsculas, que se transformam em frutos verdes que se alteram at ao negro, na maturao. A casca esverdeada torna-se nodosa nas rvores velhas.

LOCALIZAO - No exterior a pleno sol o ano inteiro, proteger de geadas nas zonas muito frias.

REGA - Deixar secar bem entre regas o ano inteiro, mas ateno pois a oliveira consome bastante gua.

NUTRIO - Adubar e Vitaminar de Fevereiro a Outubro.

TRANSPLANTE - Cada 2 anos em Fevereiro, para Mistura Universal para Bonsai.

90

MODELAO - A poda de manuteno realiza-se ao longo de todo o ano. Pode ser aramado na primavera e outono, normalmente ano sim ano no faz-se uma poda de formao mais forte a qual estimula a densidade da copa, no ano seguinte deixa-se alongar um pouco mais para tentar ter flores e frutos. PROPAGAO - Por estaca, podendo ser mesmo utilizadas estacas muito grossas.

SERISSA

NOME COMUM - Serissa

NOME CIENTFICO - Serissa foetida

FAMILIA - Rubiaceas (famlia do cafeeiro)

ORIGEM - China Meridional e Japo

CARACTERIZAO - Arbusto perene de folha verde ovalada de reduzida dimenso, existem diferentes variedades, a mais comercializada como Bonsai a
91

Serissa Japnica thunbergii e produzida na China, existem ainda a Serissa Japnica e a Serissa de Shangai (menos comuns no nosso mercado), todas possuem uma verso variegata (de folhas brancas e verdes), a qual se deve a um vrus incuo que ter afectado a planta me na origem. A maioria d uma flor de cor branca mas existem variedades de cor rosa, podendo ocorrer o ano inteiro o auge de florao d-se no fim do vero, deve o seu nome cientifico Serissa Foetida (mal cheirosa em latim) ao cheiro que exala aps podada.

LOCALIZAO - As variedades oriundas da China so consideradas Bonsai de interior, ainda que lhes agrade o exterior durante a primavera e o Vero, devemos proteglas logo que as temperaturas mdias baixem dos 16 C. Gostam de estar em exposies soalheiras, junto de uma janela (sem cortinas nem persianas), quando colocadas no exterior que proteg-las ligeiramente, de modo a que s apanhem directamente o sol do inicio e final do dia.

REGA - Visto ser sensvel a fungos provocados por excesso de gua, convm deixar secar ligeiramente a camada superficial do solo entre regas (principalmente no Inverno em que quase estagna o seu crescimento), regando-a depois abundantemente com um regador de ralos finos. NUTRIO - A Serissa deve ser adubada de Fevereiro a
92

Novembro, beneficiando com a aplicao de vitaminas o ano inteiro, gosta ainda de reforos nutricionais com adubos de Fsforo e Potssio que apresentam uma aco preventiva contra o aparecimento de fungos do colo (phitoftora).

TRANSPLANTE - Ainda que o seu crescimento radicular seja lento, aconselhvel transplant-la de dois em dois anos para garantir a ideal drenagem do solo, este deve ser constitudo por uma Mistura Universal para Bonsai, a poca ideal quando as temperaturas se mantm em torno dos 20C (Abril/Maio).

MODELAO - Juntamente com a localizao, a rega e a nutrio, a poda um dos principais segredos para manter a Serissa forte e densa, responde muito bem a podas fortes rebrotando mesmo em madeira antiga, importante no a deixar alargar-se muito pois perder a densidade das folhas, devemos regularmente arrancar-lhe os gomos ladres que brotam junto s razes. Normalmente no se arama usando-se puxadas e tensores para direcionar, pode ser aramada na primavera mas a madeira muito quebradia.

PROPAGAO - O mtodo mais utilizado por estaca de brotes novos durante a primavera.

ULMEIRO CHINS
93

NOME COMUM - Ulmeiro Chins (tambm Zelcova Chinesa)

NOME CIENTFICO - Ulmus parvifolia

FAMILIA - Ulmacea

ORIGEM - China e Japo

CARACTERIZAO - uma rvore pequena de folha semi-caduca. muito apreciada pelo pequeno tamanho das suas folhas, pela fina ramificao e pelo escamar da casca .

LOCALIZAO - uma das vrias espcies de dupla localizao, pode viver perfeitamente todo o ano no exterior ou no interior, se no interior gostam de estar em
94

exposies soalheiras, sem climatizao.

REGA - Deixar sempre secar a camada superficial do solo entre regas. NUTRIO Adubar e Vitaminar desde a primavera ao outono.

TRANSPLANTE - De dois em dois anos, para uma Mistura Universal para Bonsai, entre Fevereiro e Maro. MODELAO Podar de manuteno todo o ano e de formao no final do inverno, pode ser aramado durante a primavera e vero, suporta bem a defoliao. PROPAGAO O mtodo mais utilizado por estaca de brotes novos durante a primavera.

PINGO DE OURO

95

Nome Cientfico: Duranta repens aurea Nome Popular: Pingo-de-ouro, duranta, violeteiradourada, violeteira Famlia: Verbenaceae Diviso: Angiospermae Origem: Brasil Ciclo de Vida: Perene Este arbusto de folhas douradas surgiu atravs de uma mutao da violeteira. Sua popularizao foi um verdadeiro fenmeno no paisagismo brasileiro. O pingo-de-ouro, ao contrrio de outros arbustos tradicionais, tem um crescimento muito rpido, o que aliado sua colorao exuberante foram os grandes responsveis pela sua larga utilizao. uma planta excelente para topiaria, principalmente para os iniciantes. Alm disso presta-se como bordadura, cerca viva, renque e at mesmo para a formao de bonsai.
96

No indicada para jardins de baixa manuteno, pois exige podas mais frequentes que outros arbustos. Quando no podado produz pequenas flores arroxeadas, rseas ou brancas e frutos esfricos, pequenos e amarelos, alm disso suas folhas perdem um pouco a tonalidade dourada. Devem ser cultivadas pleno sol, em solo frtil e enriquecido com matria orgnica, com regas regulares. No tolerante seca. Tolera o frio e as geadas. Multiplica-se por estaquia e mais raramente por sementes, j que estas podem originar pingos-de-ouro e violeteiras. Requer podas de formao e manuteno freqentes, utilize sempre luvas para manipular esta planta, pois os ramos podem ser espinhentos.

JABUTICABEIRA

97

Nome Tcnico: Myrcia cauliflora Berg. Sin.: Myrciaria cauliflora (Mart.) O. Berg. ou Plinia trunciflora (O. Berg) Kausel Nomes Populares : Jabuticabeira, p de jabuticaba, jaboticabeira Famlia : Famlia Myrtaceae
98

Origem: Nativa do Brasil, da Mata Atlntica. Descrio: rvore de 3 at 15,0 m de altura, tronco claro, muito ramificada, folhas pequenas ovais opostas e lanceoladas. Flores pequenas e brancas que surgem diretamente no tronco e nos ramos e que atraem insetos. Os frutos que se seguem so globosos, de tamanho varivel entre 1,5 e 2,9 cm de dimetro na cor roxa, mas tambm verde ou rosado. De polpa branca, adocicada com at 4 sementes. Modo de Cultivo : A jabuticabeira uma rvore de clima tropical ou subtropical mido. No suporta seca prolongada nem geadas. Regies onde as chuvas so poucas ou irregulares ser preciso regar a planta ou fazer irrigao controlada no pomar. Podem ser cultivadas desde o Rio Grande do Sul (mdia de 20 C) at o Par (30 C). No aprecia regies de ventos fortes, ento nos plantios comerciais so usados quebra- ventos. O solo de cultivo melhor o slico-argiloso de pH 6,5 a 7,0, frtil, bem drenado e boa umidade. Plantio e Adubao : Para plantar, fazer uma cova maior que o torro e colocar gua no fundo, bem como areia para garantir a drenagem. Colocar 2 5 litros de adubo animal curtido misturado a um pouco de hmus de minhoca, que tem o pH ideal para esta planta.
99

Plantar e no esquecer de que a muda deve ficar ao nvel do solo, no cobrindo seu tronco mais do que estava no recipeinte em que veio. Os tratos culturais consistem em retirar ramos secos e aqueles que tendem a entrar para o meio da copa, fechando-a, diminuindo assim a luz no seu interior com a consequncia de menor florescimento posterior. Adubar todos os anos no inverno para os estados do sul e no perodo das chuvas para os demais. Adicionar adubo animal curtido e adubo NPK na projeo de sua copa, num sulco feito ao redor da planta. No esquecer de regar bem.

PITANGA

Nome Tcnico: Eugenia uniflora L. Nomes Populares : Pitangueira, pitanga, pitanga-do-mato Famlia : Angiospermae Familia Myrtaceae Origem: Nativa brasileira, ocorre desde Minas Gerais at o Rio Grande do Sul Descrio:
100

rvore de porte at 12,0 metros de altura, copa com forma piramidal, folhas pequenas ovais acuminadas, coriceas e brilhantes, perfumadas.

O tronco tortuoso e muito ramificado. As flores so brancas, com numerosos estames, atraindo abelhas. Os frutos que surgem so do tipo drupa carnosa de polpa doce e casca vermelha quando madura, apreciados por todos, de humanos a pssaros e animais selvagens. uma planta recomendada para plantio em locais de reflorestamento e reas degradadas. Floresce na primavera e os frutos ocorrem at o final do vero, conforme a regio. Modo de Cultivo : uma planta muito cultivada em pomares domsticos e pode ser cultivada no litoral. Apenas dever ser protegida dos ventos fortes, que derrubam as flores, diminuindo a frutificao. Necessita de sol e no exigente em fertilidade, mas aprecia algum teor de umidade. Quando for plantar, abra a cova o dobro do tamanho do torro, coloque no fundo adubo animal de curral bem curtido, cerca de 1 a 2 kg/cova ou cama de aves, metade deste valor. Coloque composto orgnico e misture bem, regando bem antes de colocar o torro. Ao redor deste preencha com composto orgnico e regue bem nos prximos 10 dias. A melhor poca de plantio no inverno ou para os estados mais ao norte quando estiver na estao das chuvas.
101

Anualmente dever adubar no inverno, com a mesma mistura recomendada para plantio, regando bem depois. Manuteno no cultivo: A manuteno para esta planta limita-se ao controle de crescimento de ramos fora da forma da planta.

Severa ateno para o aparecimento de formigas no tronco, examinar ento as folhas, atrs de cochonilhas que atacam a planta seriamente. Usar leo de nim em aplicaes sucessivas com intervalo de 3 dias. No aplicar ao sol nem antes de chuva. O leo de nim comercializado em agropecurias, dever ser diludo na quantidada recomendada pelo fabricante, colocada em aspersor e aplicada diretamente sobre os insetos. A formiga dever ser controlada por iscas atrativas, seno o esforo de nada adiantar. Reproduo ou propagao da Pitangueira A propagao poder ser feita por sementes, colocando-se cada uma em recipiente individual, saco ou tubete, com substrato de terra misturada a composto orgnico ou substrato organo-mineral, mantido mido e em cultivo protegido. A emergncia ocorre cerca de 50 dias aps, dependendo da regio. A planta no se desenvolve muito rpido e dever permanecer em viveiro por algum tempo, em cultivo ao sol.

102

Consumo e paisagismo: Os frutos so consumidos in natura ou na forma de sucos. As folhas e os frutos tm propriedades medicinais comprovadas para combater diarrias e males estomacais. No paisagismo produtivo, um dos itens para jardins sustentveis, a pitangueira tem lugar de destaque. A produo de estacas de ramos enraizadas e plantadas em vasos tem atrado paisagistas e consumidores que desejam uma frutfera produtiva para locais pequenos, terraos e sacadas. O mercado tem demanda mas a produo pequena.

ACEROLA

103

Nome Tcnico: Malpighia glabra Sin.: Malpighia biflora Poir., Malpighia jallax Salisb, entre outros. Nomes Populares : Aceroleira, cereja-das-antilhas Famlia : Famlia Malpighiaceae
104

Origem: Originrio da Amrica Central. Descrio: rvore pequena ou arbusto de at 3,0 m de altura,forma arredondada, muito ramificada de folhas verdes ovais e flores rosadas de 1 a 2 cm de dimetro, completas reunidas em grupos de 3 a 5 flores. Estas flores surgem em geral depois de um perodo de crescimento da planta. So autofecundveis mas tambm ocorre a polinizao cruzada, isto , com plen de outra flor sendo as abelhas responsveis pela polinizao. O fruto que segue uma baga vermelha de at 2,5 cm com 2 a 3 sementes duras, de polpa acidulada. um dos frutos com maior teor de Vitamina C. Modo de Cultivo : A aceroleira necessita de local ensolarado e clima tropical mas em regies de clima mais ameno tambm pode ser cultivada. O regime de chuvas precisa ser entre 1200 a 1600 mm anuais, bem distribudas. Caso a irrigao com a gua da chuva no seja suficiente, a asperso com mangueiras ou gotejamento poder suprir sua falta nos perodos de seca. Plantio e Adubao : Adquira muda de tamanho padro, em torno de 1,0 m de altura e plante com tutor, amarrando com cordo de algodo para no danificar a casca. A ps notar que a muda est se desenvolvendo,cortar os pequenos ramos at 70 cm a partir do solo para fazer uma
105

boa copa. Na cova de plantio no esquecer a areia no fundo, o adubo animal, farinha de ossos e o adubo qumico granulado como foi ensinado no texto de plantio de frutferas. Pragas : As pragas mais comuns da cultura so pulges, cochonilhas e nematides. Para os dois primeiros, usar leo de nim ou aqueles chs de plantas txicas, como os de folhas de alamanda. Para nematides um pouco mais difcil, as mudas devem ser certificadas de produo em solos no infestados por esta praga. Plantar tajetes (Tajete patula) ajuda no controle. Necessidades bsicas do cultivo das frutas tropicais O clima quente, com temperatura mdia anual acima de 22 C at 30 C. O regime de chuvas deve ser regular durante o ano. As plantas frutferas de clima tropical necessitam de temperaturas altas o ano todo, sem grandes oscilaes dirias ou mensais para que possam produzir. A gua dever estar disponvel, se as chuvas no forem suficientes, recorrer irrigao artificial. A nvel de pomar domstico poder ser por gotejamento, asperso ou voc, de mangueira e balde na mo. As regies onde estas frutas so comercialmente cultivadas no Brasil so os Estados ao Norte, Nordeste, Centro-Oeste e norte do Sudeste. Algumas frutferas de clima tropical que podem ser cultivadas em pomar domstico: Abacateiro, Aceroleira, Bananeira, Jaboticabeira, Laranjeira, Mamoeiro e Maracujazeiro, das quais estaremos disponibilizando
106

fichas com descrio e cultivo para sua informao.

O solo ideal para o pomar domstico Quando nos decidimos a implantar um pomar comercial, procuraremos a regio e o terreno adequados. O melhor lugar para o estabelecimento de um pomar em um lugar alto, ensolarado, de solo frtil e profundo, com bons teores de matria orgnica, pH em torno de 5,5 e com declive para a drenagem das guas da chuva. Quando resolvemos fazer um pomar domstico, isto pode significar na periferia ou dentro da cidade e teremos de nos arrumar com o espao disponvel. Se a quantidade de plantas para colocar for grande, vale a pena fazer uma anlise do solo em laboratrio, para saber os nutrientes disponveis, pH e problemas a serem sanados, como correo de acidez e fertilidade. Solos com teores de argila em torno de 12 a 25%, areia e silte so os ideais para o desenvolvimento das razes das frutferas. Solos muito siltosos ou muito argilosos tendem a ser mais compactados, retendo gua demais, o que pode prejudicar a aerao e o desenvolvimento radicular. Isto propicia o aparecimento de doenas fngicas e a planta ir produzir frutos de pouca qualidade. Em plantios comerciais os produtores fazem camalhes quando o solo argiloso demais, que consiste na elevao da terra para o plantio delas em cima do camalho, facilitando a drenagem. No pomar domstico citadino isto no ser possvel. Teremos de realizar outro processo de plantio para que tenhamos sucesso, como por exemplo, drenos feitos
107

previamente para o escoamento do excesso de gua.

Determinando o espao Comeando pelo cultivo no solo, deveremos fazer uma determinao do local onde cultivaremos. Se o espao nada tem, ou s um gramado,ser simples. Espaamento de 3 - 4,0 metros entre troncos para rvores do tipo laranjeiras e limoeiros ser suficiente. J para mangueiras e jabuticabeiras a sua escolha ficar restrita a uma muda s. Enquanto crescem at que pode ter alguma outra fruteira menor, mas ao atingir seu tamanho adulto ser difcil conseguir, devido competio por luz, gua e solo. A melhor poca para plantar no inverno para os estados mais ao sul do Brasil que nos meses entre junho e agosto. Para regies de clima mais quente, na poca das chuvas, pois a sobrevivncia das mudas ir depender da gua.

ROM

108

Nome Tcnico: Punica granatum L. Nomes Populares : Romzeira, rom Famlia : Famlia Punicaceae, Origem:
109

Originrio da regio da Europa e sia. Descrio: Arbusto que pode crescer at 4,0 se plantado no solo, mas em vaso desenvolve bem menos. Folhagem verde-brilhante, flores de clice campanulado e ptalas laranja, seguidas de fruto globoso muito apreciado com sementes cobertas por arilo de sabor delicado. Pode ser cultivado em qualquer tipo de clima, inclusive de invernos frios. Modo de Cultivo : Local ensolarado, solo frtil e bem drenado. Substrato de cultivo de solo de jardim com composto orgnico mais adubao de reposio com adubo granulado NPK formula 10 10 10 a cada 6 meses. Pode ser podada nos ramos inferiores para parecer uma pequena rvore. Paisagismo: Muito usada em hortas e pomares. No planejamento moderno passou para o jardim da frente, em cultivos produtivos. muito ornamental e excelente para jardins de sacada. Seu tamanho pode ser controlado por podas na poca em que est somente vegetativa. Plantio em vasos de cermica de tamanho grande.

ip rosa
Nome Tcnico:
110

Tabebuia impetiginosa Stand. Sin.: Tecoma impetiginosa Mart., Tabebuia plameri R.,entre outras. Nomes Populares : Ip rosa, ip-bola, ip-preto Famlia : Angiospermae Famlia Bignoniaceae Origem: Nativa brasileira Descrio:

rvore decdua, de porte at 12,0 m, tronco largo at 90 cm de dimetro e folhas compostas de 5 fololos coriceos e pubescentes. As flores so campanuladas e reunidas em racemo tipo bola.

Floresce a partir de maio em algumas regies e as flores surgem com a rvore despida de folhas.

Modo de cultivo: Necessita de sol e adapta-se a qualquer tipo de solo. Adquirir muda bem formada em viveiro, que venha com tutor para melhor desenvolvimento. Plantar a muda em cova com o dobro do tamanho do torro, adicionando fertilizante orgnico ou composto vegetal adicionando cerca de 200 gramas de adubo granulado NPK, formulao 10-10-10. As regas no plantio e depois em at 10 dias posteriores
111

podero garantir sua sobrevivncia. Paisagismo: Adapta-se a cultivo em todas as regies do pas, inclusive litorneas e ocorre desde os Estados do Piau at So Paulo. Para paisagismo urbano indicada para reas de parques e canteiros centrais de avenidas. Jardins residenciais e condominiais que tm piscina devero evitar seu cultivo, pois as folhas que caem podero trazer problemas de manuteno.

A pata de vaca
Nome Tcnico: Bauhinia variegata L. Nomes Populares : Pata-de-vaca, casco de vaca, unha de vaca Famlia : Famlia Caesalpinoideae Origem: Originria da China e ndia, muito cultivada no Brasil, principalmente no sudeste. Descrio: rvore de caracterstica semidecdua, isto , no perde totalmente as folhas no inverno. Muito ramificada, pode atingir at 10,0 m de altura. Suas folhas so simples, levemente corices, parecendo bipartidas, dando a semelhana de uma pisada de bovino, da seu nome popular. Suas flores so vistosas, cor-de-rosa estriadas, com uma
112

das ptalas com uma mancha em rosa avermelhado, reunidas em inflorescncias na ponta dos ramos. Floresce na metade do inverno at a metade da primavera. Modo de cultivo: Adaptada ao clima brasileiro, desde que receba sol, no tem problemas quanto fertilidade do solo, mas este precisa ser bem drenado. Tolera climas mais frios com geadas, mas desenvolve-se melhor em temperaturas mais amenas. Propagao por sementes. Paisagismo: rvore muito ornamental, excelente para pequenos jardins e recantos, tambm pode servir na arborizao de ruas e parques. Tem sido bastante utilizada na regio do sudeste do pas.

cipreste

113

Nome Tcnico: Juniperus chinensis L. Sin.: Juniperus sheppardii (Veitch) Van Melle Nomes Populares : cipreste kaizuka. junpero kaisuka Famlia : Famlia Cupressaceae Origem: Originria da china e do Japo. Descrio:
114

Confera de at 6,0 metros de altura. De forma colunar, tronco marrom acinzentado com fissuras longitudinais soltando finas cascas em forma de escamas, de folhagem verde escura, ramos dispostos de forma vertical e folhas em escamas. uma planta diica, (raramente monica) , que quer dizer que apresenta flores femininas e masculinas em plantas diferentes. As flores masculinas so pequenos cones amarelos elpticos que contm o plen, sendo que as femininas formam frutos arredondados. Pode apresentar mais de um tronco e alguns tem a forma retorcida, mais um efeito interessante para o paisagismo. Modo de cultivo : Excelente para lugares ensolarados de clima mais frio, mas pode tolerar climas amenos e litorneos, no sendo indicada para zonas tropicais do pas. No exigente na fertilidade do solo, mas prefere solo mais cido, bem drenado, ento para o plantio recomendamos a adio de composto orgnico de folhas e adubo animal na cova, que dever ser realizado no inverno para ter sucesso. Paisagismo: Muito cultivado em jardins temticos estilo oriental e italianos, sua forma colunar d o toque estrutural ao projeto. Pode ser cultivado em macios com outras conferas de menor porte e com coloridos diferentes ou mesmo colocado com arbusto verdes e florferos, sobre gramados, formando conjuntos ou renques em entradas de propriedades.
115

Buxinho

Nome Tcnico: Buxus sempervirens L. Sin.: Buxus arborescens Mill., Buxus myrifolia Lam., Buxus suffruticosa Mill.. Nomes Populares : Buxinho Famlia : Famlia Buxaceae Origem: Originrio do Mediterrneo e sia Descrio: rvore ou arbusto lenhoso, de folhas perenes, podendo atingir 5,0 metros de altura, mas que mantido podado para cercas-vivas, quebra-ventos e plantas solitrias topiadas. As folhas so pequenas, ovais, arredondadas, verdeescuras na pgina de cima e verde-claras na nferior. Ele floresce, mas com as podas frequentes e por serem insignificantes, podero passar desapercebidas.
116

Modo de Cultivo: uma planta que aprecia locais ensolarados, mas que tolera a sombra durante uma parte do dia. Aprecia solos argilosos, com bom teor de matria orgnica. Para plantas cultivadas no cho, abrir uma cova o dobro do torro. Colocar no fundo uma camada de areia de construo para garantir a frenagem. Acrescentar uma mistura feita de adubo animal de curral bem curtido, cerca de 1 litro com composto orgnico de folhas, mais 100 gramas de farinha de ossos, misturando bem. Colocar o torro, completar as laterais com a mistura e por ltimo adicionar a terra que retirou-se do buraco. Regar. Pelos prximos 10 dias regar todos os dias em que no houver chuvas para garantir que a muda sobreviva. Em geral j se adquire a muda topiada quase sempre na forma arredondada. Para manter o visual compacto, a poda dos ramos de ponteiro dever ser frequente, propiciando mais brotaes laterais para tornar o arbusto bem ramificado ficando com a copa bem fechada. As podas dos ramos para o interior da copa devem ser feitas com cuidado. Ao cortar, deixar as gemas da parte externa na ponta, assim os novos raminhos crescero para fora. Se a planta for mantida topiada, a poda dever ser frequente para que no perca a forma. Adubao: A cada 3 meses realizar adubao com adubo granulado NPK formulao 10-10-10, misturado ao solo do canteiro,
117

regando a seguir para que o adubo se dissolva e atinja as razes. Pragas comuns: A planta costuma ser atacada por tripes, ficar atento s folhas, se aparecerem enrugadas junto s nervuras e enrolarem procurar os insetos, que so escuros e minsculos. Para tratamento aplicar um defensivo verde feito de ch de alamanda ( Allamanda) ou leo de nim diludo em gua conforme as instrues da embalagem. As folhas do buxinho so txicas, ao manusear e podar a plantar conveniente usar luvas. Paisagismo: Uma das plantas mais utilizadas em paisagismo, desde os tempos antigos. Nos jardins estilo francs e italiano, o buxinho sempre est presente, na forma de cercas-vivas em sebes aparadas formando desenhos geomtricos perfeitos, em topiarias lembrando formas animais e humanas e na tradicional forma de bola, muito usada no paisagismo brasileiro. uma planta que resiste bem ao clima frio mas tambm pode ser cultivada em climas mais quentes com sucesso. Devemos cuidar, no entanto, ao projetar um jardim, em no usar em excesso plantas topiadas. Chama bastante a ateno uma planta topiada, mas focar a ateno do jardim em somente suas formas um erro frequente. Ela faz parte do jardim num conjunto harmnico, elaborado e estudado para ser nico e com foco de interesse em uma planta estrutural, colorida ou mesmo verde e que ser a estrela do espao.
118

Produo comercial do Buxus: uma planta de fcil propagao. Usar ramos novos de ponteiro, retirandose parcialmente as folhas da base, deixando de 3 a 5 ns. Colocar em substrato do tipo casca de arroz carbnizada, areia misturada com composto orgnico ou vermiculita, mantendo-se midade para facilitar o enraizamento. Pode-se cobrir com plstico transparente e deixar sombra em cultivo protegido. Quando notar emisso de folhas a estaca estar enraizada. Colocar em recipiente para cultivo, podendo ser saco plstico, vasinho ou balde mole. O substrato de cultivo dever ser uma mistura de composto orgnico de folhas ou turfa, adubo animal de curral bem curtido e areia, em partes iguais. Aps o plantio regar e por uma semana regar todos os dias para garantir que a muda sobreviva. Manter em cultivo protegido com sombremento de 50% por pelo menos 6 meses.

caliandra

119

Nome botanico: Calliandra brevipes Benth. Nomes Populares : Caliandra, quebra-foice, esponjinha Famlia : Angiospermae Famlia Mimosoideae Origem: Nativa brasileira Descrio: Planta arbustiva muito ramificada, de ramos finos e que pode chegar a 1,0 m de altura se no controlado por podas.

As folhas so compostas, paripinadas com fololos bem pequenos, dando s folhas o aspecto de uma pena de ave. As flores so bem pequenas, com estames longos de cor rosa, vermelho ou branco, reunidas em inflorescncia.
120

A aparncia da inflorescncia de um pompom. Floresce da primavera ao fim do vero e pode ser cultivada em todo o pas. Em regies de calor mais ameno tem uma florao abundante. Modo de Cultivo: de fcil cultivo e necessita de sol, solo permevel e rico em matria orgnica. Plantio: Abrir uma cavidade maior que o torro a ser plantado. Fazer uma combinao de adubo animal curtido, cerca de 1 a 2 kg/muda com composto orgnico ou hmus de minhoca e 100 gramas de farinha de ossos. Colocar uma parte no fundo do buraco, acomodar o torro e completar com a mistura. Regar bem. Regar bastante nos prximos dias em que no chover e depois espaar as regas. Propagao: Para fazer a propagao da caliandra poderemos usar a tcnica da estaquia, com a retirada de ponteiros de ramos, quando da poda de inverno. Colocar em areia mida ou casca de arroz carbonizada, cobrindo com plstico at o enraizamento. Notar que enraizou quando iniciar a emisso de folhas novas. Tambm poderemos usar o mtodo das sementeiras, recolhendo as sementes e colocando em terra comum de canteiro misturada com areia, mantendo este substrato mido e coberto at a emergncia.
121

O transplante ser feito quando a plantinha tiver umas 6 folhinhas. Usar a mesma mistura recomendada para plantio, colocando em vasos ou sacos de cultivo. Paisagismo e uso decorativo: uma planta nativa, nos campos existem exemplares espontneos. Seu uso como cerca - viva para propriedades rurais encantou paisagistas que a trouxeram para a cidade para ornamentar praas e parques pblicos. Na arborizao de canteiros centrais em avenidas e nas caladas tambm muito empregue. Para jardins de condomnio, poder ser colocada na separao de ambientes e para reas empresariais bemvinda tambm, pois a nica manuteno alguma poda anual no inverno para dimensionar seu tamanho.

A Camlia
Nome Tcnico: Camellia japonica L. Sin.:Thea japonica (L.) Baill. Nomes Populares : Camelia Famlia : Angiospermae Famlia Theaceae Origem: Originria da sia Descrio:
122

Planta arbustiva ou rvore de lento crescimento pode atingir at 6,0 metros de altura, de folhagem perene, com folhas ovais brilhantes e coriceas de bordas denteadas. As flores podem se apresentar inseridas nas axilas das folhas, de formato simples ou com muitas ptalas, nas cores branca, rosa, vermelha e variegadas de branco e rosa. O florescimento se inicia no outono e inverno ocorrendo durante muitos meses. Podem ser cultivadas em quase todo o pas, menos em lugares muito ao norte, de clima mais tropical. Cultivo: Local de plantio ensolarado, mas em regies de sol muito quente e forte pode ser cultivada meia sombra. O solo deve ser frtil, profundo e bem drenado com pH entre neutro a levemente cido. Preparar a cova de plantio duas vezes o tamanho do torro. Garantir a drenagem com areia de construo, misturando no fundo com a terra. Colocar adubo animal curtido de gado ou aves, cerca de 1 litro por muda de tamanho padro ( altura de 1,20 a 1,80 m), misturando com composto orgnico. Colocar a muda, soltando a terra das laterais do torro para melhor desenvolvimento das razes. Adicionar o composto orgnico at preencher o espao, apertar a terra junto da muda e regar. Se a planta proveniente de viveiro por vezes j vem com tutor, seno poder colocar um antes do plantio, fazendo um amarrado em oito para no estrangular a planta. Regar bem durante uma semana ou mais para que a muda possa sobreviver.
123

A melhor poca de plantio no final do outono ou na estao das chuvas. As adubaes posteriores podero ser feitas com a adio de composto orgnico, adubo animal curtido e adubo granulado NPK de formulao 4-14-8, antes da florao do inverno e depois que diminuir a quantidade de flores e a planta iniciar seu crescimento vegetativo. Se estiver plantada no cho, fazer um pequeno valo ao redor da projeo da copa da planta e colocar esta mistura, regando a seguir. Propagao e Mudas: Para fazer mudas de camlia preciso esperar a primavera, quando a planta est crescendo. Retirar pequenos ramos da ponta ou do meio e colocar para enraizar em substrato tipo areia ou casca de arroz carbonizada, mantidas midas e sombra. Os ramos da ponta produzem flores em 3 a 4 anos enquanto os do meio levam mais tempo. Usar hormnio de enraizamento para garantir a emisso mais rpida de razes, o que poder ocorrer entre 6 a 12 semanas com temperaturas entre 12 e 20 C. Ambiente e uso decorativo: uma planta que durante muito tempo ornamentou os jardins. Passou por um tempo esquecida mas agora est sendo muito solicitada nos viveiristas. Sua produo intensa e prolongada de flores uma garantia de cor em meio folhagem verde dos jardins.

124

O Hibisco da Sria
Nome Tcnico: Hibiscus syriacus Nomes Populares : Hibisco da Sria, rosa de Sharon Famlia : Famlia Malvaceae Origem: Originrio da sia Descrio: Arbusto de crescimento rpido, forma colunar, muito ramificado, com folhas escuras serrilhadas de forma irregular e flores vistosas, de ptalas simples ou dobradas ao longo dos ramos. Encontram-se flores em branco, rosa, violeta e roxo, produzindo sucessivas camadas de flores o ano todo. Porte: Seu tamanho pode pode atingir 3,0 m de altura. Ambiente e uso decorativo: Pode ser usado como cerca-viva, cortina de proteo visual ou como planta mais alta em macios de plantas menores e outras formas. Muito ornamental e de fcil manuteno. Cultivo: Em locais ensolarados, com solo de fertilidade mdia. necessria a adio anual de composto orgnico e regas regulares. Tolera regies de clima frio mas sua florao mais abundante em lugares com clima de caracterstica
125

tropical. Pode ser podado, caso seja usado como cerca-viva, quando ento a produo de flores diminui bastante. Na ocasio pode ser feita estaquia dos ramos, retirando-se parcialmente as folhas, as flores e os botes. Colocar as estacas em areia de construo previamente lavada e mida at o completo enraizamento. A distncia entre plantas deve ser de 0,50 m para cercaviva, seja de ornamentao ou cortina vegetal.

Gardenia jasminoides J. Ellis

126

Nomes Populares : gardnia, jasmim do cabo Famlia : Famlia Rubiaceae Origem: Originrio da China. Descrio: Arbusto de mdio porte, at 2,0m de altura, forma arredondada, folhas coriceas e brilhantes na pgina de cima. Flores grandes, brancas e perfumadas, principalmente no fim da tarde. Florescimento na primavera.
127

Pode ser cultivado em qualquer tipo de clima, mas floresce mais abundantemente em climas temperados. Modo de cultivo: Necessita sol e solo frtil, composio mais cida e bem drenado. A adio de composto orgnico com cascas de rvores decompostas no plantio e adubao com adubo granulado frmula NPK 10-10-10 no meio do outono garantir uma florao esplndida na primavera. Seu crescimento pode ser controlado por podas, feitos no final do vero, para no prejudicar a florao. Pode ser cultivado em vasos, desde que sejam grandes. Paisagismo: Usado para composio de conjuntos verdes ou com folhagens variegadas como o Crton(Codieum), garantem um efeito ornamental muito bonito. Pessoas alrgicas podem ter problemas, ento no se recomenda o plantio junto a dormitrios.

128

AMOREIRA

Ficha tcnica:

Nomes Comuns: Amoreira Branca e Amoreira Negra Nome cientifico: Morus Alba e Morus nigra Origem: sia Famlia: Moraceae Factos Histricos: A amoreira branca cultiva-se desde a antiguidade ( 4000 anos), para alimentar os bichos-daseda com as suas folhas. Foi introduzida na Europa pelos Gregos e Romanos, presumivelmente trazida da Prsia. Descrio: rvore de crescimento lento que pode alcanar os 6-14 m de altura. A copa da rvore muito densa e tem folha caduca.
129

Polinizao/fecundao: As flores, masculinas e femininas encontra-se na mesma rvore (autofertil), no sendo necessrio mais de uma rvore para ter frutos. A florao ocorre no Fim do Inverno-Primavera. Ciclo Biolgico: Espcie que pode durar entre 75-200 anos e frutifica no 8-10 ano, tendo o seu mximo produtivo entre o 20-25 anos de vida. Variedades mais cultivadas: Bellaire, Chaparral, Hempton, Stribling e Urban (Amoreira branca); Black Persian, Kaester, Riviera, Russian, Shangi-La e Wellington, Chelsea (negra ou vermelho escuro) e Collier (roxa). Parte Comestvel: O fruto, que tem o comprimento de 3-4 cm.

Condies Ambientais

Tipo de Clima: Temperado quente, subtropical e tropical. Solo: Prefere solos profundos, ricos, quentes, soltos, de natureza calcrea-argilosa e permeveis. O pH deve situarse entre os 5,5-7,0. Temperaturas: timas: 20-25C Min: -10 C Max: 30C Morte da planta: -29C Exposio Solar: Sol pleno ou parcial. Ventos: Muito sensvel a ventos fortes
130

Altitude: 0-2000 m Quantidade de gua: Tolerante seca

Fertilizao

Exigncias nutritivas: 1:1:1 (azoto: fsforo: potssio) Adubao: Com estrume de cavalo, peru ou porco e composto. Adubo Verde: Centeio, mostarda branca e fava. Preparao do solo: Lavrar o solo superficialmente (mximo de15cm de profundidade) com uma ferramenta do tipo actisol ou uma fresa.

Minhas experincias com a amoreira na arte do bonsai:

Rega: O ideal manter ela sempre bem regada com um substrato bem drenante. Fiz o teste com uma muda e mantive ela em condies de enxarcamento, respondeu bem, soltou uma verdadeira cabeleira de razes. Substrato: Sobrevive com qualquer substrato. Para bonsai, recomendo Citao:
131

40+20+20+20: 40 % de areia grossa (de construo mesmo) 20% de cacos de tijolo na medida de 5mm 20% de pedriscos (aqueles peneirados da areia grossa) 20% de esterco bovino curtido. Lembre-se que deve ser bem curtido para que nao queime as razes.

Desfolha: Aceita bem a desfolha total e parcial. Recomendo nao cortar a folha com o pecolo junto (o talo da folha). Corte a folha bem rente ao fim do pecolo. Para cada pecolo que ficar, entre ele e o galho, ir brotar um novo galho. Podas: No trabalhei muito com podas. Porm ela aceita numa boa. Poda radical e parcial.

132

You might also like