You are on page 1of 10

INTRODUO

Num tempo em que se anunciam novas e, qui, substanciais mudanas no sistema educativo portugus, os debates sobre a educao tendem a centrar-se na qualidade da gesto das escolas, no desempenho dos professores e na possibilidade de os tradicionais modelos de avaliao dos alunos os exames poderem generalizar-se no ensino bsico. Assim, muito do debate ao redor das eventuais alteraes Lei de Bases do Sistema Educativo tende a polarizar-se exacerbadamente sobre a questo da eficcia do sistema educativo, mais do ngulo do produto final do que dos princpios, finalidades e objectivos. Nos ltimos trinta anos, o desenvolvimento dos sistemas educativos parece ter flutuado ao redor de duas grandes tendncias: a educao para o desenvolvimento econmico e a educao para o desenvolvimento social. A primeira, ter marcado sobretudo as dcadas de setenta e oitenta do sculo passado o choque petrolfero do comeo dos anos setenta impunha uma recentragem dos objectivos dos sistemas educativos para ajudar a fazer face crise do crescimento econmico foi um perodo de reformas dos programas escolares marcado pela tendncia centralizadora, bem visvel no facto de os organismos centrais da educao terem reservado para si a fatia maior de responsabilidade no desenho dos novos programas, colocados, em boa medida, ao servio dos objectivos do crescimento econmico. A segunda metade da dcada de oitenta vai ficar marcada por uma nova fase de debate das questes educativas, ento muito centrada ao redor das novas exigncias da sociedade face escola o desenvolvimento econmico continuava a ser importante, contudo, as transformaes na sociedade requisitavam da escola novas funes, mais prximas da perspectiva do desenvolvimento social: promoo da igualdade de oportunidades, contributo para a coeso social, integrao de grupos etnicamente diferenciados, ateno s diferenas culturais de origem, desenvolvimento da interculturalidade, individualizao dos programas de ensino. No surpreende, pois, que uma boa parte das reformas curriculares realizadas no final da dcada de oitenta e incio da dcada de noventa tenha sido marcada pelas preocupaes com a educao para a

Introduo

cidadania: A anlise de documentos de reformas curriculares recentes, em pases europeus e norte-americanos (Portugal, 1990; Espanha, 1989; Canad, British Columbia, 1990; Blgica, 1985; USA, Califrnia, 1988) revelam uma considervel preocupao com a introduo da dimenso de formao cvica e desenvolvimento pessoal e social ao nvel dos objectivos das diferentes disciplinas do currculo1. Em Portugal, a Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei 46/86, de 14 de Outubro, aprovada por amplo consenso parlamentar na Assembleia da Repblica, em plenrio realizado a 24 de Julho de 1986), constituiu o referente de uma reforma da educao que era reclamada desde h muito, num momento tambm em que a adeso de Portugal Comunidade Europeia impunha novos desafios. A aprovao de uma lei de bases da educao, no contedo e na forma como se concretizou, garantiu, desde logo, que os princpios democrticos informariam todo o sistema educativo e que fosse salvaguardada a dimenso da formao para a cidadania em todos os nveis de ensino, do que daremos conta mais adiante. aprovao da Lei de Bases seguiu-se a publicao do Decreto-lei n 286/89, de 29 de Agosto, estabelecendo-se a organizao dos planos curriculares dos ensinos bsico e secundrio, de acordo com o previsto no artigo quinquagsimo nono da Lei de Bases do Sistema Educativo. Ficava assim definido o quadro legal daquela que se entendia ser a vertente mais importante no processo de reforma do sistema educativo: a denominada reforma curricular. Com a publicao do Decreto-lei n 6/2001, de 18 de Janeiro, levada a cabo a chamada reorganizao curricular do ensino bsico cuja generalizao se iniciou nas escolas a partir do ano lectivo de 2001/2002 e cujo quadro de referncia permanece ainda em vigor. , ento, no horizonte temporal situado entre a reforma curricular (1989) e a reorganizao curricular (2001) que iremos centrar essencialmente o nosso estudo. Da reforma curricular iniciada com a publicao do Decreto-lei n 286/89, de 29 de Agosto, resultou, obviamente, a elaborao de novos programas para as vrias disciplinas do ensino bsico. Em consequncia, surgem propostas de manuais escolares com base nos novos programas.

ROLDO, Maria (1992). A Educao Cvica nas reas Disciplinares do Currculo Formal: Uma Dimenso Esquecida?. In FORMOSINHO, Jlia, et al. Formao Pessoal e Social. Porto: Sociedade Portuguesa de Cincias da Educao, p. 108.

11

Introduo

A centralidade e a actualidade das questes atinentes educao para a cidadania e a sua relao com o currculo e as prticas educativas tm estado bem presentes nas preocupaes da administrao educativa e marcou certamente muito do debate e investigao desenvolvidos a partir da segunda metade da dcada de noventa do sculo. Globalmente, constituem um conjunto de temas e preocupaes parcialmente centradas na relao entre os programas e os manuais escolares, por um lado, e aquilo que os alunos aprendem na escola em matria de cidadania e temas afins, em consequncia das formas de implementao do currculo, por outro2. A motivao do nosso estudo foi parcialmente estimulada por este tipo de preocupaes, tanto mais que, no caso portugus, aps cerca de uma dcada de implementao da reforma curricular, se nos afigurava importante analisar mais circunstanciadamente em que medida as intenes expressas na Lei de Bases do Sistema Educativo teriam a sua expresso nos programas e manuais escolares das disciplinas de Histria e Geografia de Portugal (segundo ciclo) e Histria (terceiro ciclo) do ensino bsico. Alm de que tem sido esta a rea disciplinar em que temos desenvolvido a nossa actividade docente.

Daremos conta aqui de dois desses estudos, especialmente relevantes: Um estudo internacional sobre educao cvica, que foi coordenado pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), no qual participaram inicialmente vinte pases. Numa primeira fase do estudo, iniciada em 1993, a investigao centrou-se, em cada pas, num estudo de caso nacional em que se procurava, entre outras questes, caracterizar o currculo enunciado no domnio da educao cvica, atravs de programas e manuais; numa segunda fase, realizada em 1999, procurava-se estudar junto dos jovens de 14 anos de 28 pases (nestes includos os que haviam participado na primeira fase do estudo) quais as prticas e resultados obtidos em relao forma como era desenvolvida a educao cvica na escola. Sobre este assunto, vejam-se as seguintes obras: para a primeira fase e em relao a Portugal: MENEZES, Isabel, XAVIER, Elisabete e CIBELE, Carla (1997). Educao Cvica em Portugal nos Programas e Manuais do Ensino Bsico. Lisboa: Instituto de Inovao Educacional; para a segunda fase do estudo internacional: PARKER, Walter (2002). Education for Democracy. United States of America: IAP Information Age Publishing. (O autor desta obra refere uma outra em que, parece-nos, pela primeira vez tero sido divulgados os resultados deste estudo internacional, mas qual no conseguimos ter acesso:TORNEY-PURTA, J., LEHMANN, R., OSWALD, H., & SCHULZ, W. (2001). Citizenship and Education in Twenty-Eight Countries: Civic Knowledge and Engagement at Age Fourteen. Amsterdam: IEA. Um outro estudo mais centrado no campo especfico da Histria, realizado a nvel europeu, envolveu jovens de cerca de trinta pases em idade escolar correspondente aos nossos segundo e terceiro ciclos do ensino bsico. O inqurito visou, entre outros, os seguintes aspectos: cotejar algumas representaes dos jovens europeus (e em particular dos jovens portugueses) sobre o significado do ensino do Histria e seus objectos; quais as apresentaes da Histria que mais agradam aos estudantes e em quais delas menos confiam; opinies dos estudantes sobre prticas e objectivos pedaggicos no ensino da Histria; como se distribuem os principais interesses e preferncias dos jovens em relao Histria; estudo de atitudes e representaes sociais que se reflectem na conscincia histrica dos jovens. Sobre este estudo veja-se a obra: PAIS, Jos (1999). Conscincia Histrica e Identidade. Os Jovens Portugueses num Contexto Europeu. Oeiras: Celta Editora.

12

Introduo

Definimos, pois, como objecto do nosso estudo a educao para a cidadania nos programas e manuais escolares de Histria e Geografia de Portugal (segundo ciclo) e Histria (terceiro ciclo) do ensino bsico. Com base nos programas e manuais destas duas disciplinas do ensino bsico, procuraremos seguir um percurso investigativo que nos possa dar conta da amplitude e da forma como a perspectiva da educao para a cidadania ter sido consubstanciada nos novos programas, por um lado, e em que medida as intenes vertidas nos programas tm correspondncia na textura discursiva dos manuais e nas recomendaes para trabalho pedaggico3, por outro. No conjunto das disciplinas do ensino bsico, sem dvida que a Histria das que possui maior potencial formativo na perspectiva da abordagem de questes afins da cidadania. Embora a disciplina de Histria aparea no primeiro ciclo do ensino bsico integrada na rea de Estudo do Meio, rea esta que integra contedos respeitantes ao meio natural, social e cultural, s a partir do segundo ciclo nos aparece como disciplina autnoma, ainda que neste ciclo associada Geografia. Por este motivo, o nosso horizonte de pesquisa ficar balizado no segundo e terceiro ciclos do ensino bsico. As tendncias mais recentes no campo da investigao em didctica da Histria continuam a enfatizar uma perspectiva construtivista na construo da aprendizagem, em que sobressaem, entre outros, os seguintes tpicos relevantes: a explorao dos significados que os alunos adolescentes atribuem explicao provisria em Histria; os alunos adolescentes tendero a raciocinar em Histria sobretudo em bases substantivas, isto , de acordo com os pressupostos do seu prprio quotidiano; uma abordagem da disciplina travs do conceito de educao histrica, ou seja, atravs da aquisio de competncias de anlise, de crtica, de argumentao, a par da aquisio de informao. So tendncias que se intersectam muito directamente com uma concepo da cidadania entendida sobretudo como uma praxis, na medida em que exige

Teremos oportunidade de explicitar melhor este conceito no captulo IV do nosso estudo. Por agora, deixamos uma enunciao breve do mesmo: entenderemos por recomendaes para trabalho pedaggico as propostas de actividades apresentadas no interior ou no final dos subtemas que constituem os programas das duas disciplinas em referncia e que, articulando-se com os contedos/matrias em estudo, fornecem propostas/sugestes de actividades que o(s) aluno(s), individualmente, em grupo ou em colaborao com os professores ou outros membros da comunidade educativa, podem realizar e que possuem uma dimenso formativa na perspectiva da educao para a cidadania.

13

Introduo

dos alunos o desenvolvimento de capacidades que ultrapassam a mera aquisio de conhecimentos. Evidentemente que estas tendncias tm implicaes de vria natureza, sobretudo levantam novas questes no plano da formao dos professores e da sua preparao para aplicar novas metodologias no ensino da Histria e tm implicaes indirectas na forma como os manuais escolares desta disciplina se estruturam para concretizar a abordagem dos contedos/matrias. O manual escolar continua a ser um dos principais instrumentos de trabalho de alunos e professores. Enquanto mediador entre o programa e os alunos, o manual conserva a sua centralidade nas prticas pedaggicas: basicamente, serve de referncia ao professor como suporte na apresentao dos contedos de aprendizagem e de referncia aos alunos que, atravs da sua leitura, se apropriam da informao nele veiculada, sistematizam e avaliam conhecimentos. No caso da aprendizagem da Histria, a centralidade do manual escolar parece-nos ser consensual. Por este motivo, o conjunto das reflexes que desenvolveremos no nosso estudo no podero deixar de ter em conta a relevncia do manual escolar enquanto recurso didctico. Portanto, o principal objectivo do nosso estudo indagar de que forma e em que medida programas e manuais escolares das disciplinas de Histria e Geografia de Portugal e Histria (segundo e terceiro ciclos do ensino bsico, respectivamente) possuem potencialidades formativas na perspectiva da educao para a cidadania, sendo certo que esta dimenso da educao constitui uma das tendncias mais afirmativas da Lei de Bases do Sistema Educativo. Para o desenvolvimento do nosso estudo, seleccionmos como corpus de anlise os programas elaborados e aprovados para as duas disciplinas do ensino bsico em referncia, cuja implementao, a ttulo experimental, se iniciou no ano lectivo de 1990/1991, e os manuais escolares produzidos e adoptados desde ento (num total de cerca de cem exemplares), numa amostra representativa do universo de exemplares postos em circulao pelas editoras a operar no mercado do manual escolar. Numa primeira fase do nosso estudo, centraremos a ateno sobre a Lei de Bases do Sistema Educativo para avaliarmos em que medida as preocupaes com a educao para a cidadania estariam consagradas neste diploma legal, ao nvel sobretudo dos Objectivos do Ensino Bsico. Nesta fase da investigao procuraremos ainda

14

Introduo

verificar o nvel de concordncia entre os Objectivos do Ensino Bsico, consagrados na Lei de Bases, e a forma como se expressam nos Objectivos Gerais de Ciclo (terceiro ciclo, por ser este o ciclo terminal da educao bsica), documento este produzido no mbito da reforma curricular com o objectivo de ajudar a definir um conjunto de competncias do aluno no final de cada ciclo do ensino bsico. Numa segunda fase, procuraremos avaliar o grau de explicitao da dimenso da cidadania expressa nas Finalidades do ensino da Histria no segundo e terceiro ciclos do ensino bsico e em que medida os Objectivos Gerais definidos para cada uma daquelas disciplinas se articulam com os Contedos a tratar em cada um dos temas/subtemas constantes dos programas das referidas disciplinas, na perspectiva da educao para a cidadania. A ltima parte do nosso estudo incidir sobre os manuais escolares e pretende avaliar a amplitude e a forma como as intenes expressas nos documentos legais Lei de Bases, Objectivos Gerais de Ciclo e Programas de Histria e Geografia de Portugal e Histria se materializam nos manuais escolares das duas disciplinas em questo, sobretudo nos temas/subtemas que potencialmente evidenciem maior valor formativo do ngulo da educao para a cidadania. Ao longo do nosso trabalho iremos socorrer-nos simultaneamente do mtodo inquisitivo e do mtodo de anlise de contedo. Socorrer-nos-emos do mtodo inquisitivo em particular nas fases de investigao em que a nossa anlise incidir sobre os documentos legais atrs referidos que enformam a reforma curricular e os programas das duas disciplinas e tambm na avaliao qualitativa que fizermos dos temas/subtemas referentes aos contedos/matrias em estudo. Trata-se, obviamente, de conduzirmos o nosso estudo tendo em vista a identificao de princpios e qualidades comuns aos vrios materiais em estudo atravs de uma interrogao permanente dos dados recolhidos. Recorreremos ao mtodo de anlise de contedo quando nos debruarmos sobre a avaliao das potencialidades formativas de temas/subtemas inseridos nos programas e quando nos debruarmos sobre os manuais escolares, em particular na avaliao das recomendaes para trabalho pedaggico, tambm tendo em vista a avaliao das suas potencialidades formativas na perspectiva da educao para a cidadania.

15

Introduo

Tendo em conta as observaes atrs expostas, estruturamos o nosso estudo da seguinte forma: No Captulo I, comearemos por explicitar a gnese e polissemia do conceito de cidadania. Conceito abstracto, a cidadania pode afirmar-se segundo diferentes perspectivas de anlise: conjunto de direitos e obrigaes, conjunto de qualidades morais, manifestao da identidade nacional, capacidade de juzo poltico. Mas a cidadania tambm subsume uma prtica, inteno transformada em aco, exercida em contextos quotidianos diversos na empresa, na escola, na colectividade ou associao local, no relacionamento social, sendo que a esfera poltica aquela em que a dimenso da cidadania se revela na sua plenitude. Uma retrospectiva histrica da cidadania permitir-nos- um olhar relanceado sobre alguns momentos decisivos da Histria social e poltica do Ocidente e sobre algumas figuras do pensamento que deram um contributo decisivo para a edificao de uma herana hoje comum a toda a humanidade a afirmao dos valores da cidadania e dos direitos humanos fundamentais, apesar das sucessivas situaes de violao que vo ocorrendo um pouco por toda a parte do mundo. Debruar-nos-emos depois sobre a relao entre cidadania e educao. Finalmente, enunciaremos o nosso conceito de cidadania, estribando-o no princpio democrtico e definindo os vectores que, a nosso ver, norteiam a sua afirmao: educar para os valores e a tica da responsabilidade, educar para a autonomia, educar para a participao e a cooperao. O Captulo II versa sobre cidadania e educao escolar em Portugal. Sentimonos seduzidos pela ideia de lanar um olhar prprio sobre o percurso adjacente da cidadania e da educao escolar em Portugal durante o sculo XX desde a Primeira Repblica, em que pela primeira vez a educao de cidados assumida como um desiderato poltico, at Lei de Bases do Sistema Educativo (1986) e aos efeitos desta sobre a reforma da educao dos anos noventa. Trata-se de um captulo que acabou por se tornar de maior extenso do que o inicialmente previsto; contudo, um esforo de reduo do texto representaria, do nosso ponto de vista, reduzir o campo de viso com algum prejuzo do conhecimento dessa histria longa e fecunda que foi a relao entre a cidadania e a escola portuguesa durante o sculo XX. O Captulo III trata da cidadania nos programas das duas disciplinas do segundo e terceiro ciclos do ensino bsico. Comearemos por relacionar conceitos mais distintos

16

Introduo

do que distantes (Histria, Currculo, Valores) e reconhecer o valor formativo da Histria na formao dos alunos. A concepo dos novos programas do ensino bsico materializou-se num contexto institucional e poltico em que sobressai a aprovao da Lei de Bases e os desafios da modernizao do pas, a partir de meados da dcada de oitenta. Os novos programas das duas disciplinas surgem, assim, num contexto muito especfico, marcado pelas mudanas que se tornavam inadiveis e que a modernizao do pas requeria e pelas tenses que emergiam no campo educativo em que se reclamava uma reforma profunda da educao. Finalmente, partiremos na demanda da cidadania na textura discursiva dos programas, ao nvel dos pressupostos, finalidades, objectivos e matrias em estudo em cada um dos anos de escolaridade dos dois ciclos da educao bsica. No Captulo IV, abordaremos a problemtica da cidadania nos manuais escolares de Histria e Geografia de Portugal e Histria, incidindo sobretudo nos temas/subtemas que eram apresentados nos programas como enunciando maiores possibilidades formativas na perspectiva da educao para a cidadania. Antes, porm, analisaremos o manual escolar como recurso didctico e a relao deste com o ensino da Histria. No tratamento das questes da cidadania nos manuais escolares, ensaiaremos tambm alguma investigao sobre a forma como se organizam e estruturam os manuais escolares das duas disciplinas, j que organizao e estrutura produziro efeitos colaterais sobre uma aprendizagem melhor ou pior conseguida, porque tambm aprendizagem da cidadania da igualmente uma direco de anlise neste captulo dirigida a manuais escolares e questes de linguagem. Enquanto instrumentos de recontextualizao do saber, programas e manuais escolares constituem dois elementos orientadores da forma como o currculo prescrito ser implementado na escola. Contudo, a elaborao de uns e outros nem sempre se conduz pela mesma lgica referencial, ou seja, enquanto os programas de uma determinada disciplina mantm uma fidelidade forte aos princpios e finalidades definidos para um plano de formao ou proposta de educao, o mesmo no pode ser dito dos manuais escolares: estes, muitas vezes, no so concebidos no compromisso estrito com as orientaes constantes dos programas a lgica prevalecente no manual , ento, a das concepes do(s) autor(es) em relao ao seu entendimento do que deve ser o currculo e as linhas metodolgicas adequadas sua implementao. Significa isto

17

Introduo

que, ao confrontarmos programas e manuais escolares, deveremos manter as necessrias reservas e cuidados de anlise. Ao centrarmos o nosso estudo em programas e manuais escolares, debruamonos sobre instrumentos fundamentais na concretizao do currculo, cuja centralidade no processo educativo evidente. Por sua vez, os manuais escolares representam ainda a convergncia de um conjunto de determinantes subjacentes ao modo de produo dos mesmos: O manual escolar contm uma informao e uma interpretao da cultura e do imaginrio, suas dimenses escolarizveis e processo de escolarizao, bem como das metas e das prticas educativas e culturais4. Dito de outro modo, para l do currculo formatado no manual escolar, sobrevive neste um mundo em que o conhecimento cientfico e tcnico convive com outras dimenses a da cultura, a dos modos de entender a escola, a das concepes dos autores, entre outras. Da tambm a relevncia do nosso estudo. No podemos, contudo, perder de vista que os manuais so apenas um entre outros recursos disponveis para a aprendizagem e que o mundo dos manuais se vem confrontando progressivamente com um universo em que tem de conviver (e tambm competir) com outros meios de aprendizagem, concorrentes na eficcia e de superior atraco e motivao para os alunos, nomeadamente os que pertencem ao mundo da informtica e da comunicao multimdia. So novos modos e linguagens de comunicao e aprendizagem que limitam o horizonte do poder (in)formativo dos manuais escolares. H um discurso sobre o saber, veiculado pelo manual, que apropriado pelo aluno sob a mediatizao do professor, numa lgica triangulada subjacente ao processo de ensino aprendizagem; neste sentido, o discurso sobre o saber, presente no manual, ser sempre confrontado com os distintos modos como o professor utiliza este recurso educativo. Por isso, uma avaliao dos manuais com os sentidos que vo nortear o nosso estudo ficar sempre refm de uma avaliao das prticas docentes. Por outras palavras, poderamos afirmar que as potencialidades formativas dos manuais escolares das duas disciplinas em referncia na perspectiva da educao para a
MAGALHES, Justino (1999). Um Apontamento Para a Histria do Manual Escolar. In CASTRO, Rui et al (Org). I Encontro Internacional Sobre Manuais Escolares. Manuais Escolares. Estatuto, Funes, Histria. Braga: Universidade do Minho, p. 282.
4

18

Introduo

cidadania ficaro sempre limitadas pelas distintas formas e usos que o professor entender realizar com e sobre os manuais escolares. Apesar das limitaes que fomos avanando, esperamos com o nosso estudo poder dar um pequeno contributo para um melhor conhecimento duma temtica to actual e relevante como aquela sobre que nos iremos debruar.

19

You might also like