You are on page 1of 8

Tpicos Especiais em Sistemas de Informao

_________________________________________

TV Digital

Acadmica: Caroline Beatriz %rofessor: Carlos &ar'(es

!A! "#"$#$"#

DTV ) TV Digital

A Tele*iso digital+ o( TV digital+ (sa (m modo de mod(lao e compresso digital para en*iar *,deo+ -(dio e sinais de dados aos aparel.os compat,*eis com a tecnologia+ proporcionando assim transmisso e recepo de maior '(antidade de conte/do por (ma mesma fre'(ncia 0canal1 podendo o2ter imagem de alta '(alidade 0alta definio1! %ara '(e ser*e3 Al4m de mel.orias na esol(o da Imagem+ Sintonia de sinal sem fantasmas+ 5(alidade de Som e A(sncia de r(,dos e interferncias+ a TV Digital traz tam24m grandes *antagens com relao 6 Interati*idade+ Acessi2ilidade e ecepo! Como f(nciona3 Basicamente+ a TV digital f(nciona de (ma forma totalmente diferente de como a tele*iso analgica f(nciona*a at4 agora! En'(anto o sistema analgico f(nciona com a transmisso de cada pi7el de imagem atra*4s de ondas de r-dio+ rece2idos pela tele*iso e decodificados para formar as imagens+ a TV digital poss(i (ma transmisso semel.ante ao tr8nsito dos dados em comp(tadores! Todas as *antagens anteriormente citadas+ como a possi2ilidade de interati*idade e mel.ora na '(alidade do -(dio e da imagem se de*em 6 transmisso de dados como nos comp(tadores+ o( se9a+ em 2in-rios!

: ;(t(ro da TV Digital A tele*iso alcano( s(a mat(ridade com a c.egada do sinal digital! Al4m da e7celente '(alidade de imagem '(e o sinal oferece+ o conte/do interati*o aplicado 6 programao tele*isi*a pode agregar m(ito mais a e7perincia do (s(-rio+ tornando)o parte do programa!

%rincipal ;erramenta de Desen*ol*imento: <inga A primeira diferena da TV digital 4 a resol(o: en'(anto a TV analgica tra2al.a em m4dia com =>" lin.as .orizontais+ a digital tra2al.a com #">"! Isso significa '(e cada imagem transmitida ter- m(ito mais pontos compondo)a+ e *oc ter- (ma '(alidade semel.ante 6 '(e poss(i no monitor de se( comp(tador! ?o -(dio a diferena tam24m 4 grande+ en'(anto a TV analgica tra2al.a*a com (m canal 0mono1 o( dois canais 0est4reo1 de -(dio+ a TV digital s(porta at4 seis canais+ o Dol2@ Digital! :(tra diferena reside no formato da imagem! : formato+ no sistema digital 4 o Aidescreen+ com a proporo #B:C+ semel.ante 6s telas de cinema+ diferente do padro analgico+ '(e f(nciona na proporo =:D!

Diferena entre as %roporEes o( Ta7as de Aspecto 0Aspect atio1 Interati*idade Acessi2ilidade ecepo :timizao da Co2ert(ra ) A tecnologia digital possi2ilita fle7i2ilidade para a9(star os par8metros de transmisso de acordo com as caracter,sticas geogr-ficas locais! Em -reas acidentadas o( com m(itos o2st-c(los 0grandes cidades com m(itos edif,cios+ por e7emplo1 pode ser (tilizado o rec(rso da transmisso .ier-r'(ica! Com este rec(rso+ (m programa pode ser transmitido 0com sinal menos ro2(sto1 de modo a ser rece2ido em locais mais fa*or-*eis+ atra*4s de antenas e7ternas!

Isto permite '(e terminais port-teis o( m*eis 0instalados em *e,c(los1 possam rece2er sem pro2lemas as transmissEes! Interati*idade Focal ) : conte/do 4 transmitido (nilateralmente para o receptor+ de (ma s *ez! Gm no*o fl(7o de dados ocorre apenas '(ando 4 solicitada (ma at(alizao o( (ma no*a -rea do ser*io 4 acessada!

Interati*idade com Canal de etorno ?o)Dedicado ) : rece2imento das informaEes ocorre *ia ar+ mas o retorno 6 central de transmisso se d- por (ma rede alternati*a como telefone o( internet! Interati*idade com Canal de etorno Dedicado ) %ara isso+ o (s(-rio da TV digital necessitaria no apenas de antenas receptoras+ mas tam24m de antenas transmissoras+ e os sistemas+ a capacidade de transportar os sinais at4 a central de transmisso! ;acilidades para <ra*ao de %rogramas ) A introd(o de sinais codificados de in,cio e fim de programas facilitar- o acionamento a(tom-tico de *ideocassetes o( gra*adores digitais dos (s(-rios! <ra*adores Digitais Incl(,dos nos eceptores o( Con*ersores ) Alg(ns modelos de aparel.os receptores o( mesmo os con*ersores podero incorporar gra*adores digitais de alto desempen.o! &/ltiplas EmissEes de %rogramas ) A transmisso de (m mesmo programa em .or-rios descont,n(os 0(m filme+ por e7emplo+ iniciando de #$ em #$ min(tos1!

&eios de Transmisso Terrestre ) Transmitido por ondas de radiofre'(ncia+ os sinais digitais so transmitidos no ar e necessitam de antenas e receptores apropriados para a s(a recepo! Tem (m

c(sto econHmico 2ai7o+ no .- necessidade de pagar assinat(ras 2astando 6s grandes emissoras de tele*iso no pa,s e s(as retransmissoras efect(arem as de*idas adaptaEes+ e7igindo tam24m da parte dos cons(midores+ a a'(isio de no*os receptores!

Sat4lite ) Transmite o sinal de tele*iso e r-dio atra*4s da infraestr(t(ra de sat4lite a maioria das transmissEes (tiliza o sistema DVB)S desen*ol*ido especificamente para este (so+ tendo a facilidade de se transmitir *-rios canais em (m /nico sinal pela ro2(stez e compresso dos sinais digitais!

Con*ersores Digitais : con*ersor digital 0o( set top 2o71 4 o aparel.o capaz de transformar o sinal digital em analgico+ para '(e tele*isores tradicionais de t(2o 0C T1 o( tele*isores de tela fina sem con*ersor integrado possam e7i2ir a programao da TV digital! :s con*ersores poss(em sa,da digital ID&I compat,*el com os tele*isores de FCD+ %lasma o( FED! J importante le*ar em conta '(e o con*ersor e7terno pode ter alg(mas *antagens+ pois c(sta menos '(e (ma TV com con*ersor integrado! Analgico K Digital

Sinal Analgico 4 (m tipo de sinal cont,n(o '(e *aria em f(no do tempo! A representao de (m sinal analgico 4 (ma c(r*a! Como e7emplo+ se (m sinal *aria se(s *alores " a #"+ o sinal analgico passa por todos os *alores intermedi-rios poss,*eis 0"!"# + "!$BB + =!$B$ + >!$$!!!1! Sendo assim a fai7a de fre'(ncia 4 2em maior e no to confi-*el! Sinal Digital 4 (m sinal com *alores discretos 0descont,n(os1 no tempo e em amplit(de! A representao de (m sinal digital 4 (m .istograma! Gsando o mesmo e7emplo acima+ se (m sinal *aria se(s *alores de " a #"+ o sinal digital ass(mir- os *alores discretos 0"+#+L+D+=+$+B+M+>+C+#"1! Alg(mas aplicaEes podem re*ol(cionar o modo como assistimos tele*iso at(almente: (m comercial pode conter informaEes so2re o prod(to apresentado e (m talN s.oA '(e faa (so da tecnologia pode ter se( roteiro alterado de acordo com a interao dos (s(-rios! Isso pode ser alcanado com a (tilizao do <inga+ '(e s(porta IT&F+ K&F+ Oa*a e F(a! ?a pr-tica+ '(al'(er aparel.o seria capaz de rece2er o conte/do digital+ 9- '(e so ling(agens '(e so recon.ecidas pela maioria dos aparel.os+ '(e so 2aseados em Fin(7! Ainda com a (tilizao do <inga+ podemos ter *,deos e o(tros conte/dos so2 demanda sendo en*iados diretamente ao tele*isor pela 2anda larga sim(ltaneamente com a programao '(e se est- se assistindo em 2roadcast! Estes *,deos podem aparecer na tela ao lado do programa principal e de acordo com crit4rios preesta2elecidos como os mais *istos+ os mel.ores *otados+ de acordo com o perfil do (s(-rio+ etc! %oder,amos simplesmente ligar o tele*isor em (m canal e decidir assistir a programao ao *i*o *ia 2roadcast+ o( assistir ao 9ornal+ o( a cenas do cap,t(lo anterior da no*ela '(e perdemos ao *i*o+ atra*4s de conte/dos so2 demanda *ia 2road2and en*iados pela emissora em se( am2iente interati*o! As pes'(isas mais recentes so2re os .-2itos dos telespectadores re*elam '(e BLP (sam (m comp(tador o( laptop en'(anto assistem TV e =#P (tilizam o cel(lar ) en*iam mensagens para amigos so2re alg(ma piada transmitida o( *erificam a *eracidade do disc(rso de alg(m pol,tico+ por e7emplo! Se 9(ntarmos a este cen-rio a disponi2ilidade generalizada de Internet sem fio de alta *elocidade+ a e7perincia do telespectador moderno se torna m(ito mais interati*a+ cons(m,*el e f-cil de ser compartil.ada em tempo real!

<inga 4 o middleAare de especificao a2erta adotado pelo Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre 0SBTVD1 para instalao em con*ersores 0set)top 2o7es1 e em tele*isores! J (ma camada de softAare intermedi-ria+ entre o sistema operacional e as

aplicaEes! Ele tem d(as f(nEes principais: (ma 4 tornar as aplicaEes independentes do sistema operacional da plataforma de .ardAare (tilizados! A o(tra 4 oferecer (m mel.or s(porte ao desen*ol*imento de aplicaEes! :( se9a+ o <inga ser- o respons-*el por dar s(porte 6 interati*idade! : sistema 4 di*idido em trs s(2sistemas principais interligados 0<inga)CC+ <inga) ?CF e <inga)O1+ '(e permitem o desen*ol*imento de aplicaEes seg(indo dois paradigmas de programao diferentes! Dependendo das f(ncionalidades re'(eridas no pro9eto de cada aplicao+ (m paradigma ser- mais ade'(ado do '(e o o(tro! <inga)CC : <inga)CC 0<inga Common)Core1 oferece o s(porte 2-sico para os am2ientes declarati*os 0<inga)?CF1 e proced(ral 0<inga)O1+ de maneira '(e s(as principais f(nEes se9am para tratar da e7i2io de *-rios o29etos de m,dia+ como O%E<+ &%E<)=+ &%D+ <I;+ entre o(tros formatos! : <inga)CC fornece tam24m o controle do plano gr-fico para o modelo especificado para o ISDB)TB e controla o acesso ao Canal de etorno+ md(lo respons-*el por controlar o acesso 6 camada de rede! <inga)?CF : <inga)?CF foi desen*ol*ido pela %GC) io com o o29eti*o de pro*er (ma infra) estr(t(ra de apresentao para aplicaEes declarati*as escritas na ling(agem ?CF 0?ested Conte7t Fang(age1+ '(e 4 (ma aplicao K&F com facilidades para a especificao de aspectos de interati*idade+ sincronismo espao)temporal entre o29etos de m,dia+ adapta2ilidade+ s(porte a m/ltiplos dispositi*os e s(porte 6 prod(o ao *i*o de programas interati*os no)lineares! <inga)O : <inga)O foi desen*ol*ido pela G;%B para pro*er (ma infra)estr(t(ra de e7ec(o de aplicaEes 2aseadas na ling(agem Oa*a+ com facilidades especificamente *oltadas para o am2iente de TV digital+ fornecidas pelas especificaEes <lo2all@ E7ec(ta2le &I% 0<E&1+ '(e foram a posterior s(2stit(,das pela especificao a2erta Oa*a DTV desen*ol*ida pela SG? &icros@stems+ .o9e :racle Corporation!

You might also like