You are on page 1of 12

Direo defensiva

"O bom motorista aquele que dirige por si e pelos outros". Esta mxima, sempre verdadeira, ilustra bem o conceito do motorista defensivo. Dirigir defensivamente exatamente isso: planejar todas as a !es pessoais com anteced"ncia, a fim de prevenir#se contra o mau comportamento de outros motoristas e as condi !es adversas. $sso se alin%a com a defini &o do 'onsel%o $nteramericano de (eguran a. )ara estar a salvo da imprud"ncia de outros condutores e das condi !es adversas, o bom motorista precisa desenvolver sua %abilidade e aptid&o.

Condies Adversas
*s condi !es adversas que podem causar acidentes de tr+nsito s&o: lu,, tempo, via, tr+nsito, ve-culo e motorista.

Condio Adversa de Luz


*s condi !es de ilumina &o s&o muito importantes na dire &o defensiva. * intensidade da lu, natural ou artificial, em dado momento, pode afetar a capacidade do motorista de ver ou de ser visto. )ode %aver lu, demais, provocando ofuscamento, ou de menos, causando penumbra. *o perceber farol alto em sentido contrrio, pisque rapidamente os far.is para advertir o condutor que vem em sua dire &o de sua lu, alta. 'aso a situa &o persista, volte a vis&o para o acostamento do lado direito ao cru,ar#se com ele. /&o revide a lu, alta. )roteja seus ol%os da incid"ncia direta da lu, solar. )ara isso voc" poder usar .culos escuros, ou baixar o pra#sol a fim de evitar o ofuscamento. Esse tipo de situa &o geralmente se d nas primeiras %oras da man%& ou 0 tardin%a. (e poss-vel, evite trafegar nesses %orrios. E se tiver mesmo que dirigir, redobre sua aten &o. 1anten%a as lanternas acesas, para mel%orar a visibilidade de seu pr.prio ve-culo.

Condies Adversas de Tempo


2rio, calor, vento, c%uva, grani,o e neblina. 3odos esses fen4menos redu,em muito a capacidade visual do motorista, tornando dif-cil a visibilidade de outros ve-culos. /a verdade, em condi !es extremas, torna#se muito dif-cil, quando n&o imposs-vel, divisar at mesmo os contornos da via, a margem das pistas, as faixas divis.rias e a sinali,a &o.

*lm de dificultarem a capacidade de ver e de ser visto, as ms condi !es de tempo tornam estradas escorregadias e podem causar derrapagens. Em situa !es de mau tempo, preciso se adaptar nova realidade, tomando cuidados bsicos: redu,a a velocidade, acenda as lu,es. (e o tempo estiver mesmo ruim, deixe a estrada e espere as condi !es mel%orarem.

Condio Adversa da Via


)rocure adaptar#se tambm 0s condi !es da via. )rocure identificar bem o tra ado das curvas, das eleva !es, a largura das pistas e o n6mero delas, o estado do acostamento, a exist"ncia de rvores 0 margem da via, o tipo de pavimenta &o, a presen a de barro ou lama, buracos e obstculos na pista, como quebra#molas, sonori,adores, etc. )revina#se e evite surpresas. 1ais uma ve, a velocidade c%ave. (e sentir que a estrada n&o est em condi !es ideais, redu,a a marc%a. 7embre#se de que as placas de sinali,a &o apresentam os limites mximos de velocidade, o que n&o significa que voc" n&o possa andar em velocidade inferior.

Condio Adversa de Trnsito


*qui as variveis s&o outras. Estamos falando das condi !es especificas do tr+nsito em um determinado local, num determinado %orrio. O motorista precisa estar avaliando constantemente a presen a de outros usurios da via e a intera &o entre eles, adequando seu pr.prio comportamento para evitar conflitos. Os per-odos de pico geralmente oferecem os maiores problemas para os motoristas. /o inicio da man%& e no fim da tarde e durante os intervalos tradicionais para almo o o tr+nsito tende a ficar mais congestionado. 3odo mundo est se deslocando para ir ao trabal%o ou voltar pra casa. *lm disso, % determinadas pocas do ano, como 'arnaval, /atal, per-odos de frias escolares e feriados, em que a tend"ncia a problemas de congestionamento compreensivelmente maior. Em reas rurais, o perigo diferente. *ten &o com o movimento lento de carro as, animais soltos e pedestres desatentos. /os centros urbanos, os pontos de maior concentra &o de pedestres e carros estacionados tambm s&o problemticos. )reste bastante aten &o ao se aproximar de pontos de 4nibus ou esta !es de metr4. 8eralmente % gente com pressa, correndo para n&o perder a condu &o. /a correria, acabam atravessando a rua sem ol%ar e o perigo de atropelamento pode ser grande.
9

Condies Adversas do Veculo

)ara dirigir com conforto e seguran a, o ve-culo tambm precisa estar em perfeitas condi !es de uso e particularmente adaptado a cada motorista. *ntes de sair para o tr+nsito preste aten &o ao seguinte: - *ssegure#se de que todas os vidros estejam limpos e com boas condi !es de visibilidade. Elimine todo e qualquer obstculo ao seu campo visual. # *juste o banco para uma posi &o adequada, que l%e permita alcan ar sem esfor o todos os pedais e comandos do painel. O banco n&o deve estar nem muito pr.ximo nem muito distante do volante e nem estar demasiadamente inclinado para trs. # *juste os espel%os retrovisores interno e externos. :oc" deve ter um bom campo de vis&o sem que para isso ten%a que se inclinar para frente ou para trs. # 'oloque o cinto de seguran a e certifique#se de que todos os passageiros fa am o mesmo. 7embre#se, os cintos de seguran a salvam vidas. # 'onfira o funcionamento bsico dos itens obrigat.rios de seguran a. (e qualquer coisa estiver fora de especifica &o ou funcionando mal, solucione o problema antes de colocar o carro em movimento. # 'onfira se o n-vel de combust-vel compat-vel com o trec%o que pretende cobrir. 2icar sem combust-vel no meio da rua, alm de muito frustrante, tambm pode oferecer perigo para todos os usurios da via. E pass-vel de multa. 1anten%a seu carro em bom estado de conserva &o. )neus, freios, l+mpadas, limpadores de pra#brisa, bu,ina, retrovisores, amortecedores e suspens!es s&o itens que merecem revis&o constante.

Condio Adversa do motorista


1uito importante tambm para a preven &o de acidentes o fator motorista. O condutor deve estar em plenas condi !es f-sicas, mentais e psicol.gicas para dirigir. :rias s&o as condi !es adversas que podem afetar o comportamento de um motorista: fadiga, embriague,, sonol"ncia, dficits visuais ou auditivos, mal#estares f-sicos generali,ados. Dirigir cansado sempre perigoso. )ara evitar a fadiga, tome alguns cuidados: - (empre que poss-vel, evite dirigir nas %oras de pico. (aia um pouco mais cedo pela man%&. Evite as rotas de maior congestionamento, mesmo que precise andar um pouco mais. - *dapte#se bem temperatura. <se roupas leves no calor e agasal%e#se bem no frio. (e seu carro tem ar condicionado, utili,e#o at alcan ar uma temperatura agradvel no interior do ve-culo. O calor ou o frio excessivos causam irrita &o e estresse, alm de afetar os reflexos. - 'aso v cobrir longas dist+ncias, fa a intervalos com freq="ncia, para >esticar as pernas> e ir ao ban%eiro. /&o se esque a de alimentar#se adequadamente tambm. - (e sentir que o cansa o bateu mesmo, pare. Descanse ou durma um pouco. E s. retome a dire &o quando sentir que est de fato renovado. Seu estado emocional tambm muito importante. Evite dirigir se sentir que est irritado, preocupado ou ansioso. Confie a direo a um amigo ou tome outra conduo. Rela e.

Abuso na Ingesto de ebidas Alco!licas


Excessos no consumo de lcool ainda s&o o principal responsvel por acidentes nas ruas e estradas de nosso pais. * dosagem alco.lica se distribui por todos os .rg&os e fluidos do organismo, mas concentra# se de modo particular no crebro. 'ria um excesso de autoconfian a, redu, o campo de vis&o e altera a audi &o, a fala e o senso de equil-brio.

'om o lcool, a pessoa se torna presa de uma euforia que, na verdade, reflexo da anestesia dos centros cerebrais controladores do comportamento. O fato que bebida e dire &o simplesmente n&o combinam. O resultado dessa mistura quase sempre fatal. E o risco n&o s. de quem bebe. Os passageiros em um ve-culo condu,ido por um motorista embriagado freq=entemente tambm s&o vitimados.

Se beber no diri!a sob nen"uma "ip#tese.


(e for a uma festa onde sabe que ir beber, deixe o carro em casa. Ou deixe as c%aves com um amigo que n&o v beber, ou com o dono da casa, com a recomenda &o expressa de s. l%e devolver se tiver certe,a de que voc" est absolutamente s.brio. /&o seja passageiro de ningum que ten%a bebido mesmo que s. um pouco. 1esmo doses pequenas podem comprometer grandemente a %abilidade do motorista. E a vitima, infeli,mente, pode ser voc".

"aneira de #irigir
O comportamento do motorista ao condu,ir o ve-culo tambm determinante para a preven &o de acidentes. @uando se est dirigindo, aten &o mxima deve ser dada 0 condu &o do ve-culo. Evite comportamentos inadequados. 3en%a sempre as duas m&os sobre o volante. Evite surpresas. /&o sobrecarregue o ve-culo. 7eve apenas o n6mero de passageiros recomendado pelo fabricante. E n&o exagere na bagagem. O excesso de peso torna o carro mais dif-cil de manejar. E o excesso de, volumes dificulta a visibilidade do motorista.

/&o se curve para apan%ar objetos dentro do ve-culo em movimento. /&o acenda cigarros enquanto estiver dirigindo. /&o se ocupe em espantar ou matar insetos dentro do ve-culo enquanto estiver dirigindo. Evite manobras bruscas com o ve-culo. /&o beba ou coma nada enquanto dirige. /&o fale ao telefone enquanto dirige.

O c.digo de tr+nsito aprovado fornece muitas informa !es que o motorista deve receber. *lm do c.digo, % muitos livros e revistas especiali,adas. * experi"ncia tambm uma grande fonte de con%ecimento. /en%uma forma de transporte rodovirio exige mais aten &o do condutor do que o ve-culo automotor. <m maquinista de trem conta com seus auxiliares. O avi&o comercial tem controles duplos, sendo um para o co#piloto. *lm disso, o piloto recebe ajuda de complexas instala !es em terra. O comandante do navio, por sua ve,, auxiliado por uma tripula &o experiente e instrumentos de navega &o. B o condutor de um ve-culo automotor, o motorista, sem essas facilidades, tem que se manter alerta durante cada segundo ao volante, consciente de que est sempre sob risco de acidente. O condutor precisa desenvolver ao mximo sua %abilidade. Estamos falando da capacidade de manusear os controles do ve-culo e executar com per-cia e sucesso qualquer manobra bsica de tr+nsito. )recisa saber fa,er curvas com seguran a, ultrapassar, mudar de pista com prud"ncia e estacionar corretamente. * %abilidade do motorista se desenvolve por meio de aprendi,ado. * prtica leva perfei &o.

Acidentes$ Como %revenir


O mtodo que se segue se aplica a qualquer atividade do dia#a#dia que envolva risco de vida. *ssim, pode ser aplicado ao dirigir um autom.vel, um barco a motor ou um avi&o.

(empre que for dirigir um ve-culo, procure se preparar mentalmente para a tarefa com alguma anteced"ncia. *ntes de sair para qualquer viagem ou passeio, examine bem seu ve-culo. Em seguida, sente# se no interior do ve-culo e fa a a si mesmo as seguintes perguntas: Em que estado se encontra meu ve-culoD 'omo me sinto f-sica e mentalmenteD Estou em condi !es de dirigirD Estou cansado ou descansado, calmo ou emocionalmente perturbadoD Estou tomando algum medicamento que poder afetar a min%a %abilidade de dirigirD )oder ocorrer alguma condi &o adversa relativa a lu,, tempo, via e tr+nsitoD

'onsidere bem as respostas a essas auto indaga !es e s. ent&o d" partida em seu carro, depois de colocar o cinto de seguran a. (e sentir que n&o est bem em rela &o a qualquer dessas respostas, tome a decis&o de n&o colocar o carro em movimento at resolver o problema.

#istncia de &eguimento
<m dos principais cuidados para evitar colis!es e acidentes consiste em manter a dist+ncia adequada em rela &o ao carro que segue 0 frente. Esta dist+ncia, c%amada de Dist+ncia de (eguimento, pode ser calculada segundo uma f.rmula bastante complicada que envolve a velocidade do ve-culo em fun &o de seu comprimento. 1as ningum quer sair por ai fa,endo clculos e contas matemticas enquanto dirige. )or isso bom mesmo usar o bom senso. 1anten%a um espa o ra,ovel entre si e o carro que vai 0 sua frente. E medida que a velocidade aumenta, v aumentando tambm a dist+ncia, pois precisar de mais espa o para frear caso surja algum imprevisto. *tente para a dist+ncia a que vem o ve-culo de trs. (e sentir que o motorista est muito colado, mude de pista ou diminua sua velocidade para dar#l%e passagem. 7embre#se: n&o aceite provoca !es. 1uito cuidado com os ve-culos de transporte coletivo, escolares e ve-culos lentos, que podem parar inesperadamente. @uando estiver atrs de um desses ve-culos, aumenta ainda mais a dist+ncia que o separa dele.

'vite Colises por Tr(s


G'olarH demais no ve-culo que vai frente causa constante de acidentes. )ara minimi,ar os riscos desse tipo de acidentes, % algumas coisas que voc" pode fa,er: 5. $nspecione com freq="ncia as lu,es de freios para certificar#se de seu bom funcionamento e visibilidade. 9. )reste aten &o ao que acontece em suas costas. <se os espel%os retrovisores. ;. (inali,e com anteced"ncia quando for virar, parar ou trocar de pista. ?. Iedu,a a velocidade gradualmente. Evite desacelera !es repentinas. A. 1anten%a#se dentro dos limites de velocidade. 3rafegar demasiadamente devagar pode ser t&o perigoso quanto andar muito depressa. C. $nstale braJe#lig%t em seu carro. Este dispositivo redu, em muito a possibilidade de uma colis&o por trs.

A)uaplanagem ou *idroplanagem
* estabilidade de um ve-culo depende do contato entre os seus pneus e o solo. E medida que a velocidade aumenta, esse contato diminui, devido 0 penetra &o de ar entre a pista e o ve-culo, podendo vir a desaparecer em dias de c%uva, com um maior volume d>0gua ou po as no pavimento. * falta de ader"ncia do pneu com a pista fa, com que o ve-culo derrape e o condutor perca o controle. Esse processo c%amado de %idroplanagem ou aquaplanagem, que significa que o pneu est rodando sobre o topo d>gua, ao invs de rodar sobre o pavimento. O desafio do motorista no dia#a#dia ter ader"ncia suficiente para combater a inrcia, que puxa o autom.vel para a frente numa freada, ou para fora da pista, em uma curva. *lta velocidade, pista mol%ada, pneus mal calibrados e em mau estado de conserva &o s&o os elementos comumente presentes em ocorr"ncias de aquaplanagem. )ara manter#se livre desses riscos, tome os seguintes cuidados: 5. Em dias de c%uva, redu,a a velocidade. 9. Iode com pneus novos ou em bom estado de conserva &o, com o m-nimo de 5,Cmm de banda de rodagem. ;. 'alibre os pneus segundo as especifica !es do fabricante e do ve-culo. :erifique a calibragem pelo menos uma ve, por semana. ?. $dentifique o tipo de pista e assuma velocidade compat-vel com as condi !es correntes. A. /&o queira se aproveitar das po as d>gua para GlavarH seu ve-culo. 8rande n6mero de acidentes surge dai.

Cuidados com os %neus


O desgaste dos pneus deve dar#se por igual, tanto no sentido radial quanto no transversal. /o entanto, % vrias causas que provocam um desgaste irregular, mesmo que o pneu esteja calibrado corretamente. * mais comum o desalin%amento e o mau balanceamento das rodas, o que pode ser corrigido com facilidade. @ualquer boa borrac%aria poder resolver o problema a baixo custo.

* calibragem deve ser feita no m-nimo uma ve, ao m"s, para ve-culos em uso normal, seguindo as especifica !es do fabricante e sempre quando estiverem frios. * cada A.LLL quil4metros, recomendvel verificar o balanceamento. <m conjunto de rodas desbalanceado pode afetar outras panes mec+nicas do ve-culo como a suspens&o e os rolamentos, alm dos pr.prios pneus.

%edestres
O comportamento do pedestre imprevis-vel. )ara evitar acidentes, a receita a seguinte: ten%a muita cautela e d" sempre prefer"ncia aos pedestres. )roblemas com o lcool n&o s&o exclusividade de motoristas imprudentes. )edestres embriagados tambm s&o freq=entes e geralmente acabam atropelados. <m estudo recente envolvendo ;;; pedestres atropelados revelou que ?AM deles estavam alcooli,ados. @uase todas as vitimas s&o pessoas que n&o sabem dirigir, n&o tendo, portanto, no &o da dist+ncia de frenagem. 1uitos s&o desatentos e confiam demais na a &o do motorista para evitar atropelamentos. O motorista defensivo deve dedicar aten &o especial a pessoas idosas e deficientes f-sicos, que est&o mais sujeitos a atropelamentos. $gualmente, deve ter muito cuidado com as crian as que brincam nas ruas, correndo entre carros estacionados atrs de bolas ou animais de estima &o. 8eralmente atravessam a pista sem ol%ar e est&o sob alto risco de acidentes.

+ai,a de %edestres
Iedu,a sempre a velocidade ao se aproximar de uma faixa de pedestres. (e %ouver pessoas querendo cru,ar a pista, pare completamente o ve-culo. (. retome a marc%a depois que os pedestres tiverem completado a travessia. 3ome cuidado na desacelera &o, para evitar colis!es por trs. Evite freadas bruscas.

Animais
3odos os anos, muitos motoristas s&o vitimados em acidentes causados por animais. Esteja atento, portanto , ao trafegar por regi!es rurais, de fa,endas ou em campo aberto, principalmente noite. * qualquer momento, e de onde menos se espera, pode surgir um ani# mal. E c%ocar#se contra um animal mesmo um animal de pequeno porte como um cac%orro, geralmente tem conseq="ncias graves.

*o perceber a presen a de animais, redu,a a velocidade e siga devagar at que ten%a ultrapassado o ponto em que se encontra. $sso evitar que o animal se sobressalte e, na tentativa de fugir, ven%a de encontro ao seu ve-culo.

icicletas
* bicicleta um ve-culo de passageiros como qualquer outro. * maioria dos ciclistas, porm, feita de menores que n&o con%ecem as regras de tr+nsito. )or isso mesmo a c%ance de acidentes envolvendo ciclistas grande. *lm daqueles que se utili,am da bicicleta apenas como meio de transporte, % tambm os desportistas, ciclistas amadores ou profissionais. Estes em geral fa,em uso de todo o
5L

equipamento de seguran a. 'om freq="ncia usam roupas bastante coloridas que permitem sua fcil visuali,a &o. 1as, por outro lado, circulam em velocidades bem mais altas, comparveis s dos ve-culos automotores em alguns casos, sobretudo em descidas. 2ique atento com os ciclistas, principalmente noite. * bicicleta um ve-culo silencioso e muitas ve,es, o motorista n&o percebe sua aproxima &o. Os ciclistas com freq="ncia circulam em alta velocidade por entre carros parados ou estacionados. 'uidado ao abrir a porta. 'uidado tambm quando for dobrar uma esquina: um ciclista pode introdu,ir#se entre o seu ve-culo e o meio#fio sem ser notado. (e notar que o ciclista est desatento, d" uma leve bu,inada antes de ultrapassa#lo. 1as cuidado: n&o carregue na bu,ina para n&o assusta#lo e provocar acidentes.

"otocicletas
*s motocicletas e os ciclomotores s&o %oje parte integrante do tr+nsito. 1uitos dos seus condutores s&o inexperientes, apesar de arrojados. *ssim, o motorista precisa estar alerta em rela &o a eles, aumentando a dist+ncia de seguimento sempre que poss-vel. /a ultrapassagem, deve observar a mesma dist+ncia que deixaria se estivesse ultrapassando um carro. Em situa !es de c%uva, evite ultrapassar ve-culos de duas rodas pr.ximo a po as d>gua. 'om o peso dos pneus de seu carro, a gua empo ada pode esguic%ar na dire &o do motociclista e causar acidentes.

"anobra em "arc-a a ./
* manobra de marc%a a r uma das mais perigosas. *fim de evitar acidentes, observe as seguintes recomenda !es: 5. Bamais d" marc%a a r em esquinas. (iga em frente e contorne a quadra, para evitar o perigo que representa entrar de r no tr+nsito de outra via. 9. Evite sair de marc%a a r de garagens ou de pontos de estacionamento. 1anobre para sair de frente. O mais seguro.

Cinto de &egurana
'om a obrigatoriedade legal, o uso do cinto de seguran a nos bancos da frente j est bastante disseminado no Prasil. 1as preciso agora enfati,ar a utilidade e a propriedade do uso do cinto de seguran a, tambm por parte daqueles que viajam no banco de trs.

55

Em um acidente, o cinto de seguran a: - Evita que voc" seja lan ado para fora do ve-culo. (endo lan ado para fora, as c%ances de morrer s&o cinco ve,es maiores. - Evita que voc" seja lan ado de encontro ao painel, ao volante ou ao pra#brisa. - Evita que voc" seja lan ado de encontro a outros ve-culos. - 1antm o condutor em sua posi &o, permitindo, em alguns casos, que ele empreenda manobras defensivas para evitar danos maiores. Em caso de colis&o frontal, os passageiros que viajam no banco de trs gan%am, com a velocidade, um peso muito maior do que aquele correspondente 0 sua massa corporal. <m adulto de FL Jg, dependendo da velocidade no momento do c%oque, pode ser projetado com for a correspondente a uma tonelada de peso. Dai a import+ncia do uso do cinto de seguran a por quem viaja atrs. 'uidado especial deve ser destinado 0s crian as. 'ertifique#se de instalar assentos especiais para crian as at ; anos. /o caso de crian as maiores, cuide para que o cinto n&o as mac%uque. *juste a altura do cinto, ou coloque alguma prote &o que traga mais conforto 0 crian a. $o caso de autom#veis modelo %station &agon', o bagageiro !amais deve ser utili(ado para o transporte de crianas. )or mais que elas insistam, no permita que elas se instalem ali.

59

You might also like