You are on page 1of 17

O desenvolvimento das prticas de sade est intimamente associado s estruturas sociais das diferentes naes em pocas diversas.

Cada perodo histrico determinado por uma formao social especf ica, trazendo consigo uma caracterizao prpria que engloba sua f ilosof ia, sua poltica, sua economia, suas leis e sua ideologia.

Realidade Histrica e Transformao das Prticas de Sade


As prticas de sade

instintivas
As prticas de sade

mgico-sacerdotais
As prticas de sade

no alvorecer da cincia
As prticas de sade

monstico-medievais
As prticas de sade

ps-monsticas
As prticas de sade

no mundo moderno

Grupos nmades primitivos e o

estabelecimento em reas produtivas

Funes patriarcais: homens x

mulheres da sade

Prticas de sade e manuteno

Com o evoluir dos tempos, constatando que o conhecimento dos meios de cura resultavam em poder, o homem, aliando esse conhecimento ao misticismo, fortaleceu tal poder e apoderou-se dele.

Fase do empirismo - sc. V a.C

Sempre em articulao com as estruturas sociais das diferentes civilizaes, as prticas de sade foram-se difundindo e se diferenciando e , a partir da Grcia clssica, que vamos encontrar dados relevantes que permitem a compreenso da sua evoluo.

Economia: bastante desenvolvida; vocao martima;

Posse da terra: pertence ao Estado;


Agricultura: trigo, cevada, vinha, oliveira, frutas;

Trabalho: artesanal, industrial e comercial;


Religio: Poligamia (cada cidade tem um deus-

protetor); Artemis protetora das mulheres e crianas Hygiea deusa da sade Panaca deusa que cura os males Esculpio deus da arte e da cirurgia

- O papel dos Sacerdotes - O trabalho nos templos de Esculpio - Diviso de categorias entre os sacerdotes (trabalho intelectual x

manual)

A cura era um jogo entre a natureza e a doena, e o sacerdote nesta luta desempenhava o papel de intrprete dos deuses e aliado da natureza contra a doena. Quando o doente se recuperava, o fato era tido como milagroso. Se morresse, era por ser indigno de viver, ou seja, havia total iseno de responsabilidade do sacerdote nos resultados das aes de sade.

No final do sculo V e princpio do sculo IV a.C., o mundo grego sofre profundas mudanas morais e espirituais. As runas e os sofrimentos das guerras sagradas colocam em dvida o supremo poder dos deuses. Os progressos da cincia e da filosofia desviam as elites das velhas crenas e o individualismo estende-se por toda parte.

Desenvolvimento da matemtica, geometria, astronomia,

filosofia e psicologia humana;


As prticas de sade passam de msticas e sacerdotais para

experimental e de raciocnio lgico;


Fase chamada como Perodo Hipocrtico; A influncia Grega x Romana nas prticas de sade;

Hipcrates props uma nova concepo em sade, dissociando a arte de curar de preceitos msticos e sacerdotais, atravs da utilizao do mtodo indutivo, da inspeo e da observao.

Restritos ao clero, os conhecimentos da sade, agora minados pelo ceticismo e desvinculados do interesse cientfico, precipitam-se para a prtica dogmtica, desenvolvida, quase que exclusivamente, sobre a sombra dos claustros que, durante muitos sculos, foram os depositrios do saber em todas as suas formas e manifestaes. A necessidade de auxlio e de redeno aos sofrimentos, aliada sensibilidade mstica do povo, encontra expresso na religio crist que comea a progredir

Influncia da sociedade feudal nos primeiros sculos do

perodo cristo; Guerras brbaras e a queda do Imprio Romano; Influncia militar e da organizao eclesistica nos feudos; Epidemias e fenmenos naturais ligadas s crenas religiosas; A volta do misticismo; Assistncia religiosa e assistncia sade; Prticas de sade como busca da salvao da alma, tanto dos enfermos quanto das pessoas caridosas que neles trabalhavam.

Prximos aos mosteiros e igrejas;


Poedotrophium Hospital no caracterizado como uma instituio mdica;

Apesar de total falta de condies higinicas e de manuteno da maioria dos hospitais medievais, eles subsistiam por meio de doaes, oferendas e terras; tambm recebiam apoio dos poderes pblicos, atravs da iseno de impostos, o que muito contribuiu para o enriquecimento da Igreja.

A prtica mdica, por muito tempo ligada aos claustros, conserva na Universidade a lembrana destas origens e herda do clero, os privilgios didticos que favorecem a criao das ctedras de Medicina, o que contribuiu para reforar a sua hegemonia. Com a Renascena e a Reforma Protestante, inmeros hospitais cristos foram fechados e as religiosas que cuidavam dos doentes foram expulsas, sendo substitudas por mulheres de baixo nvel moral e social.

Queda do Feudalismo e o aparecimento de fortes

monarquias nacionais; Oceano Atlntico = eixo econmico do mundo moderno; O invento da tipografia; Surgimento da Renascena na Itlia (etapa mais decisiva de toda a histria do pensamento cientfico); Influncia da Reforma Protestante.
As prticas de sade avanam para a objetividade da observao e da experimentao, voltando-se mais para o cliente que para os ensinamentos literrios. Dessa forma, priorizou-se o estudo do organismo humano, seu comportamento e suas doenas. Acompanhando as recentes descobertas anatmicas, a cirurgia tambm faz notveis progressos.

Multiplicao das Universidades pela Europa;

Universidade como manter os privilgios das castas

superiores com o exerccio do pensar. Status intelectual to valorizado pela classe dominante para sua ascenso ao poder; Diviso hierrquica nas prticas de sade: 1. Assistncia aos nobres e ricos = mdicos graduados; 2. Assistncia aos burgueses e artesos = mdicos e cirurgies com formao tcnica razovel; 3. Assistncia aos pobres = curandeiros e barbeiros

A doena torna-se um obstculo fora produtiva do trabalhador e representa, no s a diminuio da produo, como tambm transtornos econmicos e polticos. Existe interesse em manter a sade, no como uma necessidade bsica do indivduo, mas como um modo da manuteno da produtividade.

- Melhoria dos meios de comunicao, trfego terrestre e martimo; - Expanso mundial da economia burguesa - Capitalismo; - Aumento dos conhecimentos cientficos e tecnolgicos; - Migrao dos povos e acelerao do crescimento urbano; - Pontos positivos x pontos negativos do desenvolvimento industrial; - O Estado passa a assumir o controle da assistncia sade como forma de garantir a reproduo do capital.

O desenvolvimento das prticas de sade est intimamente associado s estruturas sociais das diferentes naes em pocas diversas. Cada perodo histrico determinado por uma formao social especf ica, trazendo consigo uma caracterizao prpria que engloba sua f ilosof ia, sua poltica, sua economia, suas leis e sua ideologia.

You might also like