You are on page 1of 8

Solues,Colides e Suspenses

Soluo: Disperses cujo tamanho das molculas dispersas menor que 1 nanometro, sendo uma soluo homognea. Podem ser encontradas solues no estado slido, gasoso e liquido. H sempre um solvente e um soluto. Ao solvente tambm d-se o nome de meio dispersante e ao soluto d-se o nome de meio disperso.

Colide: Sistemas no qual um ou mais componentes apresentam pelo menos uma de suas dimenses dentro do intervalo de 1 a 100 nanometros. As disperses coloidais so misturas essencialmente heterogneas, sendo compostas por um meio dispersante e um meio disperso. Os colides no se sedimentam, nem podem ser filtradas por filtrao comum. Suspenso: Numa suspenso, as partculas vo se depositando graas fora da gravidade exercida sobre elas. Quanto menor o tamanho da partcula e mais viscosa for a fase lquida, menor ser a velocidade de sedimentao. As suspenses so de maiores dimenses que os colides Efeito de Tyndall: Os colides dispersam fortemente a luz, pois as partculas dispersas tm tamanhos semelhantes ao comprimento de onda da luz visvel. Este fenmeno chamado efeito de Tyndall e permite distinguir as solues verdadeiras dos colides, pois as solues verdadeiras so transparentes, ou seja no dispersam a luz.

Classificao das solues


Quanto ao estado fsico:

slidas lquidas gasosas

Quanto condutividade eltrica:


eletrolticas ou inicas no-eletrolticas ou moleculares

Quanto proporo soluto/solvente:


diluda concentrada no-saturada saturada supersaturada

Tipos de concentrao
% em massa:
_massa de soluto_x100 massa de soluo

% em volume:
_volume de soluto_x100 volume de soluo

(s usada quando soluto e solvente so ambos lquidos ou ambos gasosos) Concentrao em g/L:
massa de soluto em gramas volume de soluo em litros

Concentrao em mol/L:
_quantidade de soluto (mol)_ volume de soluo em litros

Concentrao em frao molar de soluto:


_quantidade de soluto (mol)_ quantidade de soluo (mol)

Colides
Estado coloidal Tipo de disperso na qual as partculas dispersas tm dimenso entre 1 e 100 nm. Colide reversvel ou lifilo ou hidrfilo A passagem de sol a gel reversvel. As partculas dispersas tm pelcula de solvatao, que estabiliza o colide. Exemplos: protenas em gua, amido em gua, gelatina em gua e a maioria dos colides naturais. Colide irreversvel ou lifobo ou hidrfobo -A passagem de sol a gel irreversvel. As partculas dispersas no tm pelcula de solvatao e, por isso, so instveis.
Exemplos: hidrossol de metais (ouro, prata, etc.), hidrossol de enxofre e a maioria dos colides artificiais.

A purificao dos colides feita por dilise, eletrodilise ou ultrafiltrao. Os colides apresentam as seguintes propriedades: efeito Tyndall, movimento browniano e adsoro. Colides protetores so colides lifilos que estabilizam os colides lifobos, impedindo a sua coagulao. O mais usado a gelatina. Importncia dos colides: Biolgicos os processos vitais esto associados ao estado coloidal. Industrial- fabricao de medicamentos, tintas, cremes, cosmticos, pedras preciosas (rubi, safira, etc.), slica-gel, filmes fotogrficos, etc Culinria- preparo de geleias, maionese, creme chantilly, etc.
Actividade Laboratorial 2.1 (1 Parte)

Grupo 1 Problema Como preparar 50,0 cm3 de uma soluo aquosa de tiossulfato de sdio penta-hidratado 0,030 moldm-3 ? Como preparar uma soluo, a partir da anterior, com um determinado factor de diluio? Introduo O tiossulfato de sdio um sal slido que existe no laboratrio na forma de sal hidratado de frmula qumica . Usa-se como agente fixador-padro para filmes e papis fotogrficos, na remoo de cloro de guas, txteis, polpas, na purificao de gases de chamins, em curtumes de couro, aditivo para lubrificantes de grafite, sabes e champs. Questes pr-laboratoriais: 1. Suponha que pretende preparar determinada soluo cuja concentrao tem de ser muito rigorosa, que material de laboratrio utilizaria? Justifique. (12 pontos) 2. Suponha que o balo volumtrico que pretende utilizar estava molhado com gua destilada, seria necessrio proceder sua secagem antes de iniciar a preparao da soluo? Justifique (8 pontos). 3. 4. Quando se prepara uma soluo deve-se adicionar primeiro o soluto e s depois o solvente at marca. Porqu? (6 pontos) Pretende preparar agora 50,0 cm3 de uma soluo aquosa de tiossulfato de sdio 0,030 moldm-3. 4.1. Qual a quantidade de matria que ir estar presente nesta soluo? (10 pontos) 4.2. Prove que a massa de tiossulfato de sdio penta-hidratado, que deve medir 0,37g. (14 pontos) 4.3. Depois de ter a sua soluo preparada, -lhe pedido para preparar duas solues a partir da preparada inicialmente, soluo me (50,0 cm3 de uma soluo aquosa de tiossulfato de sdio 0,030 moldm-3). 4.3.1. Prove que, para preparar uma das solues, cujo volume final so 100 cm3, com um factor de diluio 5, necessrio medir-se 20 cm3 de soluo me. (10 pontos) 4.3.2. Prove que, para preparar a outra soluo, cujo volume final so 50 cm3, com um factor de diluio 2, necessrio medir-se 25 cm3 de soluo me. (10 pontos).

Actividades laboratoriais: 1 actividade Objectivo: preparar 50,0 cm3 de uma soluo de tiossulfato de sdio penta-hidratado Na2S2O3.5H2O de concentrao 0,030 mol/dm3. 1. Material: Indique todo o material utilizado aquando a realizao desta experincia, no se esquea de indicar a capacidade do material. (8 pontos).

2. Procedimento: 1. Mea a massa de soluto necessria para um gobel. 2. Dissolva todo o soluto utilizando apenas uma parte do solvente e agitando com uma vareta de vidro. 3. Verta a soluo para o balo volumtrico com o auxlio de um funil, lavando o copo, a vareta de vidro e o funil com solvente, de modo a arrastar todo o soluto. 4. Adicione gua destilada at marca, primeiro com o esguicho e, depois, com uma pipeta de Pasteur. 5. Tape e homogeneize a soluo, invertendo vrias vezes o balo volumtrico. 6. Transfira a soluo preparada para um frasco de vidro, rolhe e rotule indicando a concentrao da soluo, o nome da soluo e o nome dos elementos do grupo. Utilizao correcta do material, medies correctas e tcnica adequada (8 pontos) 2 actividade Objectivo: preparar duas solues mais diludas a partir da soluo aquosa de tiossulfato de sdio penta-hidratado preparada na actividade anterior (soluo me). As solues a serem preparadas so as indicadas nas questes pr-laboratoriais 4.3.1 e 4.3.2. 1. Material: Indique todo o material utilizado aquando a realizao desta actividade no se esquea de indicar a capacidade do material. Dever indicar explicitamente qual o material utilizado para a preparao da primeira soluo e qual o material utilizado para a preparao da segunda soluo (14 pontos). 2. Procedimento: 1. Medir com uma pipeta o volume de soluo a diluir. 2. Verter a soluo para o balo volumtrico. 3. Adicionar o solvente ao balo volumtrico. 4. Completar at ao trao, primeiro com o esguicho e, depois, com uma pipeta de Pasteur. 5. Tapar e homogeneizar a soluo, invertendo vrias vezes o balo de diluio. 6. Rotule a soluo indicando a concentrao da soluo, o nome da soluo e o nome dos elementos do grupo. Utilizao correcta do material, medies correctas e tcnica adequada (14 pontos) Questes ps-laboratoriais 1. Em relao ao 2 trabalho: 1.1. Qual a concentrao das duas solues preparadas? (14 pontos).

1.2. Das duas solues preparadas, qual a mais concentrada? Justifique. (10 pontos)

Preparao de Solues e Factor de Diluio Grupo 1 Questes pr-laboratoriais 1 Utiliza-se o balo volumtrico pois estes contm uma marca na parte mais estreita pela qual se acerta o volume permitindo uma maior exactido numa determinada concentrao cuja soluo tem de ser muito rigorosa. 2- sempre recomendvel fazer-se a secagem do balo volumtrico, pois seno o fizermos, algumas dessas gotas de gua podero alterar o valor das propores pretendidas. 3 Deve-se adicionar primeiro o soluto pois se fizermos o contrrio, a soluo passaria a ter xgrama de soluto por cada litro de solvente e no por cada litro de soluo. Outro aspecto importante, que ao fazermos a adio de soluto primeiro, faz-se com que numa experincia acontea o seguinte: o soluto se dissolva numa parte do solvente quando este adicionado verte-se a mistura para um balo volumtrico de 1L ao adicionar-se mais gua at marca, a mistura fique homognea 4.1 n = C x V = 0,005 x 0,030 = 0,0015mol n = C x V = 0,0015mol M = (22,99 x 2 + 32,06 x 2 + 16,00 x 3 + 5(18,02) ) = m = n x M = 0,0015 x 248,2 = 0,37g f = 100 / Vsoluo Me (=) 5 = 100 / Vsoluo Vsoluo Me = 100 / 5 = 20 cm3

4.2 - C = 0,005 dm3 V = 0,030 248,2 n= ?

4.3.1 f=5 Me (=) v = 100 cm3 Vsoluo Me = 20 cm3 4.3.2 f=2 Me (=) V = 50 cm3 Vsoluo Me = 25 cm3

f = 50 / Vsoluo Me (=) 2 = 50 / Vsoluo Vsoluo Mo = 50 / 2 = 25 cm3

Material Utilizado: 1 Experincia: gobel (100 ml) c/ gua destilada balo volumtrico (50 ml) pipeta volumtrica (50 ml) pipeta de Rusten (3ml) funil vareta de vidro frasco de vidro papela

2 Experincia - pipeta volumtrica (25 ml) balo volumtrico (100 ml) esptula pipeta de Rusten gua destilada garrafa de esguicho - pompete

Questes Ps- Laboratoriais 1.1 Concentrao A = 5 = 0,030 / cSoluo Diluda = C Soluo Diluida = 0,030 / 5 = 0,006 moldm3 Concentrao B = 2 = 0,030 / cSoluo Diluda = C Soluo Diluda = 0,030 / 2 = 0,015 moldm3 1.2 A mais concentrada a B pois o volume de concentrao maior. Actividade Laboratorial 2.1 (2 parte) Preparao de Colides e Suspenses

Questo pr-laboratorial: 1. Qual o nome dos tipos de disperso que conhece? Entre que valores se situa o dimetro mdio das partculas da fase dispersa para cada um destes tipos de disperso. (12 pontos)

Actividades laboratoriais: 1 actividade Objectivo: preparar uma disperso coloidal a partir da soluo de tiossulfato de sdio preparado na aula anterior. 1. Material e reagentes: Indique todo o material e todos os reagentes utilizados pela professora aquando a realizao desta actividade laboratorial. ( 8 pontos). 2. Procedimento: 1. Abrir um buraco do tamanho da caixa de Petri na cartolina. Colocar a cartolina no retroprojector. 2. Colocar sobre o buraco da cartolina a caixa de Petri com uma soluo de Na 2S2O3 (preparada na Actividade Laboratorial 2.1). 3. Adicionar cerca de 5 mL de HCl de concentrao 2,0 moldm-3 e mexer com cuidado. 4. Observe a mudana de cor da imagem obtida e registe as observaes efectuadas (10 pontos) 3. Interpretao das observaes observadas O colide obtido atravs da reaco entre a soluo de HCl e a soluo de tiossulfato de sdio, de acordo com a equao qumica: 2H+ (aq) + S2O32 (aq) H2S2O3 (aq)

O cido tiossulfrico obtido decompe-se imediatamente, produzindo cido sulfuroso e enxofre coloidal, de acordo com a equao qumica:

8H2S2O3 (aq)

8H2SO3 (aq) + S8 (s)

Quando se comeam a formar as partculas de enxofre slido, o feixe de luz que atravessa a soluo torna-se vsivel efeito de Tyndall. Com o aumento do nmero de partculas slidas de enxofre a luz espalhada, analogamente ao que se passa ao nascer e ao prdo-sol. Como se explica um pr-do-sol vermelho? Quando o Sol desce no horizonte, a sua luz percorre um espao maior at atingir os nossos olhos do que quando o Sol est alto. A maior parte da luz azul espalhada, enquanto que a luz vermelha e a luz amarela no sofrem desvio aprecivel atingindo os nossos olhos. 2 actividade Objectivo: preparar um gel por adio de uma soluo saturada de acetato de clcio a etanol. 1. Material: Indique todo o material utilizado aquando a realizao desta actividade laboratorial (8 pontos). 2. Procedimento (preparao de uma soluo saturada de acetato de clcio): 1. Medir 3 g de acetato de clcio num gobel de 250 mL. 2. Medir 10 mL de gua e adicionar ao acetato de clcio. 3. Agitar para dissolver a maior parte do slido. (preparao do gel) 4. Usando uma proveta, medir 75 mL de etanol (lcool etlico) a 96% e transferir o lcool para o copo que contm a soluo de acetato de clcio. No agite a mistura. 5. Utilize uma esptula para transferir parte do gel para o vidro de relgio. 6. Acenda um fsforo e aproxime-o cuidadosamente do gel. 3 actividade Objectivo: preparar e classificar uma disperso. 1. Material: Indique todo o material utilizado aquando a realizao desta actividade laboratorial (8 pontos). 2. Procedimento: 1. Medir 2 g de amido num gobel de 100 mL. 2. Medir 100 mL de gua numa proveta e adicionar ao amido. Agite. 3. Aguarde 3 minutos e observe a sua disperso. Questes ps-laboratoriais Em relao 2 actividade laboratorial: 1. Qual o estado fsico do meio disperso e do meio dispersante do colide preparado. (8 pontos).

Em relao 3 actividade laboratorial:

2. Qual o tipo de disperso preparado? Justifique. (8 pontos).

Questes Pr-Laboratoriais 1- Os tipos de disperso que se conhece so solues, colides e suspenses. As solues apresentam um dimetro mdio de 1 mm. Os colides apresentam um dimetro que varia entre 1 nm e 1 um. As suspenses possuem um dimetro mdio superior a 1 um. Questes Ps-Laboratoriais 1 Experincia: cor inicial da substncia incolor aps a adio de 5 ml de Hcl a substncia fica amarelada, passando a ficar alaranjada e por ltimo arroxeada aps 5 minutos de espera, a soluo passa a ficar azul-acizentada 2 Experincia: o estado fsico da substncia o estado slido enquanto que o do meio dispersante se encontra no estado lquido 3 Experincia: o tipo de disperso a suspenso pois, ao colar-se o laser sobre a mistura, esta no incide na parede, e no caso de incidir, aparece bastante desfocada.

Material Utilizado: 1 Actividade: 2 Actividade 3 Actividade cartolina acetato de Clcio amido caixa de Petri gobel gobel retroprojector gua gua Na2S2O3 proveta de 10 ml e 100 ml proveta Hcl alcool etlico vareta pipeta volumtrica - esptula pompete vidro de relgio frasco com a soluo - fsforo balo volumtrico copo c/ acetato de clcio vareta vareta Aqui, esto apresentadas algumas imagens das experincias realizadas:

You might also like