You are on page 1of 4

______________________________________________________________________

PROJETO DE TCC 2013

5 SEMESTRE - PROJETO DE TCC

Partes Constituintes do Projeto de TCC:

a) Introduo Tema e Problematizao A introduo deve conter uma breve apresentao do tema abordado e de seu mrito. uma seo na qual se agua a curiosidade do leitor, incitandoo leitura. Na Introduo o aluno deve indicar qual a linha de pesquisa a que o trabalho se associa. Toda discusso cientfica deve surgir com base em um problema, em uma questo no resolvida, para a qual se vai buscar respostas, via pesquisa. Segundo Rudio, apud Marconi e Lakatos (2007), formular o problema consiste em dizer, de maneira explcita, clara, compreensvel e operacional, qual a dificuldade com a qual nos defrontamos e que pretendemos resolver, limitando o seu campo e apresentando suas caractersticas. Exemplos seriam: Em que medida o grau de escolaridade determina o ganho salarial?, Qual o procedimento mais eficaz e econmico para o armazenamento de milho em pequenas propriedades rurais?, Como os professores de matemtica esto integrando as mdias informticas em sua prtica, no contexto da cibercultura?

b) Justificativa A justificativa consiste na apresentao de argumentos que enfatizem a importncia da necessidade da pesquisa. Nesta seo demonstra-se, por exemplo, que a aplicabilidade dos resultados a serem obtidos com a pesquisa pode oportunizar melhorias econmicas e sociais. O que se pretende na justificativa que o leitor convena-se da importncia da pesquisa.

c) Objetivos Os objetivos devem ser elaborados com base naquilo que se pretende conseguir. O pesquisador no deve especificar como pretende fazer, mas

apenas o que almeja com a realizao do trabalho. Os objetivos podem ser geral e especficos. O geral dever delimitar e expressar a finalidade principal da pesquisa; j os especficos so objetivos menores, que podem ser elaborados a partir do principal. O enunciado de um objetivo deve sempre iniciar-se com um verbo no infinitivo. Por exemplo: definir, identificar, selecionar, indicar, explicar, classificar, aplicar, avaliar, demonstrar, analisar, comparar, diferenciar, criticar, combinar, repetir, sumarizar, sintetizar, discutir, organizar, relacionar, julgar, determinar, reconhecer, dentre outros.

d) Metodologia A metodologia consiste no conjunto de tcnicas e procedimentos que viabilizam a execuo da pesquisa. A escolha da metodologia depende dos objetivos que se deseja alcanar. Deve-se aqui indicar o tipo de pesquisa desenvolvida, os instrumentos utilizados para a coleta de dados, as etapas e os procedimentos propostos.

e) Fundamentao terica ou reviso de literatura

Apresenta-se aqui uma breve discusso terica do tema, a fim de fundament-lo. Essas teorias devem estar associadas aos objetivos, problemtica e s definies conceituais pertinentes ao tema, de modo que sirvam de base para a anlise e para a interpretao dos dados que sero posteriormente coletados. Em uma pesquisa, os dados precisam necessariamente ser interpretados luz das teorias existentes.

f) Referncias Neste item devem ser listadas, segundo normas da ABNT, todas as obras citadas no projeto, conforme exemplos abaixo: JUNG, Carlos Fernando. Metodologia para Pesquisa e Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2004. MARTINS JR, Joaquim. Como escrever trabalhos de Concluso de Curso. 5 ed., Petrpolis:Vozes, 2008.

You might also like