You are on page 1of 2

Busca

Caractersticas do empreendedor Fonte: Sebrae Nacional Ter um esprito criativo e pesquisador uma das qualidades fundamentais a um empreendedor O empreendedor tem como caracterstica bsica o esprito criativo e pesquisador. Ele est constantemente buscando novos caminhos e novas solues, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essncia do empresrio de sucesso a busca de novos negcios e oportunidades, alm da preocupao com a melhoria do produto. Caractersticas do empreendedor Relativas realizao: Busca oportunidades e toma a iniciativa - O empreendedor faz o que deve ser feito antes de ser solicitado ou forado pelas circunstncias. - Age para expandir o negcio a novas reas, produtos ou servios. - Aproveita oportunidades fora do comum para comear um negcio, obter financiamentos, equipamentos, terrenos, local de trabalho ou assistncia. Corre riscos calculados - O empreendedor avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente. - Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados. - Coloca-se em situaes que implicam desafios ou riscos moderados. Exige qualidade e eficincia - O empreendedor encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rpido, ou mais barato. - Age de maneira a realizar aes, servios e produtos que satisfaam ou excedam padres de excelncia. - Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo e que atenda a padres de qualidade previamente combinados. persistente - O empreendedor age diante de um obstculo significativo. - Age repetidamente ou muda de estratgia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstculo. - Assume responsabilidade pessoal pelo desempenho necessrio para atingir metas e objetivos. comprometido - O empreendedor faz um sacrifcio pessoal ou despende um esforo extraordinrio para completar uma tarefa. - Colabora com os empregados ou se coloca no lugar deles, se necessrio, para terminar um trabalho. - Se esmera em manter os clientes satisfeitos e coloca em primeiro lugar a boa vontade a longo prazo, acima do lucro a curto prazo. Caractersticas relativas ao planejamento: Busca de informaes - O empreendedor dedica-se pessoalmente a obter informaes de clientes, fornecedores ou concorrentes. - Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um servio. - Consulta especialistas para obter assessoria tcnica ou comercial. Estabelecimento de metas - O empreendedor estabelece metas e objetivos que so desafiantes e que tm significado pessoal. - Define metas de longo prazo, claras e especficas. - Estabelece objetivos de curto prazo, mensurveis.

Planejamento e monitoramento sistemtico - O empreendedor planeja dividindo tarefas de grande porte em sub-tarefas com prazos definidos. - Constantemente revisa seus planos levando em conta os resultados obtidos e mudanas circunstanciais. - Mantm registros financeiros e os utiliza para tomar decises. Caractersticas relativas ao poder: Persuaso e rede de contatos - O empreendedor utiliza estratgias deliberadas para influenciar ou persuadir pessoas. - Trabalha com pessoas-chave na posio de agentes para atingir seus objetivos. - Age para desenvolver e manter relaes comerciais. Independncia e autoconfiana - O empreendedor busca autonomia em relao a normas e controles de terceiros. - Mantm seu ponto de vista, mesmo diante da oposio ou de resultados inicialmente desanimadores. - Expressa confiana na sua prpria capacidade de completar uma tarefa difcil ou de enfrentar um desafio.

Comece por voc Empreendedorismo Liderana Negociao Desenvolvimento de equipes Entenda os caminhos Associativismo Scios empresariais Gesto de pessoas Marketing Anlise de mercado Busca de recursos financeiros Anlise e planejamento financeiro Contabilidade Qualidade Utilize as ferramentas Formao de preos Controles financeiros Vendas Atendimento ao cliente Tcnicas de produo Logstica e distribuio Comercializao Gesto ambiental Acesse Sebrae Mais Solues Sebrae Biblioteca Rdio e TV Sebrae Apoio gerencial Sebrae 2014 Negcio a Negcio namedida Close
English | Espanol

Sobre o SEBRAE
Poltica de priv acidade - Termo de uso

Sebrae nos estados Selecione

Mais Sebrae para voc Selecione

Siga o Sebrae
Desenvolvido por Liberiun

Selecione

You might also like