You are on page 1of 4

Relatrio de Fsica Bsica Para Cincias Biolgicas

Experimento da Capacidade Trmica e Calor Especfico


Departamento de Fsica, CCET, Universidade Federal de Sergipe Jardim Rosa Elze, 49:100-000, So Cristvo SE, Brasil Prof. Marcos Aurlio Gomes Lopes Equipe: Name A, Name B, Name C, Name D.
Resumo: Neste relatrio desejamos compreender as propriedades macroscpicas que descreve a troca de calor entre um sistema de partculas e suas vizinhanas, cujo objetivo determinar a partir das propriedades, macroscpicas, observadas a capacidade trmica e o calor especfico.

1. Introduo
Estudaremos nesta experincia os efeitos do calor sobre os corpos, e a relao entre quantidade de calor, variao de temperatura e capacidade trmica ou calor especfico. Se tivermos gramas de uma substncia cujo calor especfico seja . A quantidade de calor sua temperatura de necessria para variar (1.1) Onde a capacidade trmica da amostra considerada, que dada em cal/C.

Ao aquecermos que uma amostra , de massa , de uma substncia cujo calor especfico seja a uma temperatura e depois mergulharmos tal amostra num calormetro de capacidade trmica cujas paredes sejam adiabticas contendo uma massa de agua contida. A gua e o calormetro esto inicialmente temperatura . Aps estabelecer-se o equilbrio trmico, o sistema atinge a temperatura de equilbrio . Como as paredes so adiabticas no permitem trocas de calor com o exterior, a quantidade de calor perdida pela amostra ser cedida gua e ao calormetro, de modo que: (1.2)

2. Objetivos
Os objetivos desta experincia sero determinar a capacidade trmica de um calormetro e o calor especfico de uma pea metlica.

3. Procedimento Experimental
Na realizao do experimento utilizamos um calormetro, bqueres, aquecedor, termmetro, balana, agua e pea metlica. O experimento foi dividido em duas partes: i. a primeira consiste na determinao da capacidade trmica do calormetro; ii. a segunda consiste em determinar o calor especfico de uma pea metlica introduzida no sistema. 3.1 Determinao da Capacidade Trmica do Calormetro Inicialmente determinarmos da capacidade trmica do calormetro seguindo o procedimento abaixo: 1. Colocamos 50ml de gua(aproximadamente 47g) a temperatura ambiente no calormetro, anotando sempre a temperatura do sistema aps o equilbrio trmico; 2. Medimos a massa do sistema calormetro + gua fria; 3. Colocamos para aquecer 100g de gua a uma temperatura ; 4. Com um termmetro mexemos a gua para deixa-la homognea e em seguida medimos a temperatura de equilbrio da gua quente;(Obs: no demoramos muito mexendo para que a temperatura da gua no baixe muito) 5. Abrimos o calormetro e colocamos a gua quente e fechamos o calormetro e medimos a temperatura final de equilbrio trmico(aps o sistema se estabilizar); 6. Medimos a massa do sistema completo, calormetro + gua fria + gua quente, e conferimos se houve evaporao da massa de gua quente, durante o aquecimento; 7. Repetimos os procedimentos acima outras duas vezes, anotando todos os dados na Tabela-1.

3.2 Determinao do Calor Especfico da Pea de Metal 1. Colocamos no calormetro a pea metlica de massa Anotando sempre a temperatura de equilbrio na tabela-1; 2. Repetimos todos os procedimentos acima, mantendo a pea sempre dentro do calormetro.

4. Anlise, Discurso e Resultados


4.1 Primeira parte: Nesta parte da experincia, houve trocas de calor entre duas pores de gua e o calormetro, de modo que (4.1) a quantidade de calor da gua fria, a quantidade de calor da gua quente e calormetro. Substituindo a equao (1.1) na equao (4.1), obtemos: [ ] a quantidade de calor do

(4.2)

1. Com os dados obtidos experimentalmente, usando calor especfico da gua = 1,0 cal/gC, determinamos a capacidade trmica do calormetro para cada um dos experimentos realizados nesta parte do experimento; 2. Considerando as incertezas instrumentais, determinamos, por propagao de incertezas, a incerteza associada a cada valor de capacidade trmica usando a equao (4.2); 3. Considerando os trs valores de capacidade trmica obtidos, foi calculado o valor mdio da capacidade trmica. E, considerando os valores de incertezas estimados para cada valor desta grandeza encontrada calculemos tambm a incerteza associada ao valor mdio da capacidade trmica, por propagao de incertezas e apresentamos os resultados na tabela-1.
Capacidade Trmica do calormetro Especfico M-01 M-02 M-03 47 94 0,05 0,05 32 31 47 94 0,05 0,05 80 80 59 53 0,05 0,05

Tabela-1 medidas da primeira fase do experimento, obtidas em laboratrio.

Os dados da tabela acima nos permite estabelecer o valor mdio da capacidade trmica

, que .

(4.3)

Para o clculo da incerteza usaremos a equao (2.8) pag-18 em [1] que fornece a propagao de erros para capacidade trmica (4.4)

Em efeito,

funo de

e de

, assim a sua respectiva incerteza pode ser calculada por, [ [ ] [ ] [ ] ] (4.5)

Finalmente, conclumos que

4.2 Segunda parte: nesta etapa procedemos de maneira semelhante ao da primeira parte, porm alm de termos as duas pores de gua, temos tambm o objeto metlico e o calormetro participando das trocas de calor, de modo que a equao das trocas de calor fica: (4.6) onde a quantidade de calor da gua fria, a quantidade de calor da gua quente, a quantidade de calor do calormetro e a quantidade de calor da pea metlica. Substituindo a equao (1.1) na equao (4.3), vem que: [ ] [ ] (4.7)

1. Com os dados obtidos na segunda parte do experimento, usando calor especfico da gua = 1,0 cal/gC e a capacidade trmica do calormetro encontrada na primeira parte do experimento para determinar o calor especfico da pea metlica em cada uma das etapas realizadas na primeira parte; 2. Para cada um dos valores do calor especfico obtidos anteriormente foi calculado o valor mdio e a sua incerteza associada e apresentamos os valores na tabela-2.
Calor Especfico M-01 M-02 M-03 47 94 0,05 0,05 32 31 47 94 0,05 0,05 80 80 59 53 0,05 0,05

Tabela-2 medidas da primeira e segunda fase do experimento, obtidas em laboratrio.

A tabela acima nos estabelecer o valor mdio da capacidade trmica

, que .

(4.8)

O clculo da incerteza para o calor especfico anlogo ao item 4.1 (4.9)

Mas,

funo de [ [

e de ]

, assim a sua respectiva incerteza pode ser calculada por, [ ] [ ] [ ] ] [ ] (4.10)

Finalmente conclumos que o calor especifico da pea de metal colocada no sistema

5. Concluso
Os clculos realizados anteriormente nos revelou que o calor especfico da pea adicionada ao sistema tem calor especfico (deve apresentar os clculos) (4.6)

Mas, o valor do calor especfico do material que compe a pea na literatura , conclumos que o valor especifico obtido experimental nesta experincia esta de acordo(ou no esta de acordo), pois o valor do calor especfico encontrado na literatura

6. Referencias bibliogrficas
[1] Maia, Ana Figueiredo; Marcia Regina P. A.; Mario Ernesto G.V. e Zlia Soares Macdo:Apostila de Laboratrio de Fsica A-Ufs, Aracaju-Se, 2012. [2] Bas, Newton Villas, Ricardo Helou Doca, Glauter Jos Biscuola; Fsica Vol-II; 1a Edio; Editora Saraiva; SPBrasil 2010. [3] Ramos, Luis Antonio Macedo; Fisica Experimental; 1a Edio; Editora Mercado Aberto; Porto Alegre-RS 1984.

You might also like