You are on page 1of 9

Mega Resoluo de Questes CESPE Direito Administrativo Prof.

Alexandre MAzza
1. (OAB/CESPE 2007.3) O diretor-geral de determinado rgo pblico federal exarou despacho concessivo de aposentadoria a um servidor em cuja contagem do tempo de servio fora utilizada certido de tempo de contribuio do INSS, falsificada pelo prprio beneficirio. Descoberta a fraude alguns meses mais tarde, a referida autoridade tornou sem efeito o ato de aposentadoria. Na situao hipottica considerada, o princpio administrativo aplicvel ao ato que tornou sem efeito o ato de aposentadoria praticado o da A autotutela. B indisponibilidade dos bens pblicos. C segurana jurdica. D razoabilidade das decises administrativas. 2. (OAB/CESPE 2007.3.PR) No constitui caracterstica do poder de polcia a A auto-executoriedade. B coercibilidade. C facticidade. D discricionariedade. 3. (OAB/CESPE 2006.3) Assinale a opo correta quanto aos poderes e deveres dos administradores pblicos. A O poder de delegao e o de avocao decorrem do poder hierrquico. B A possibilidade de o chefe do Poder Executivo emitir decretos regulamentares com vistas a regular uma lei penal deriva do poder de polcia. C O poder discricionrio no comporta nenhuma possibilidade de controle por parte do Poder Judicirio. D O poder regulamentar exercido apenas por meio de decreto. 4. (OAB/CESPE 2007.3) Encontra-se sedimentado o entendimento de que ao Poder Judicirio defeso apreciar o mrito dos atos administrativos, limitando sua atuao quanto aferio dos aspectos relativos sua legalidade. A esse respeito, assinale a opo correta. A A garantia constitucional de que ningum ser obrigado a deixar de fazer algo seno em virtude de lei assegura ao administrador pblico ilimitada discricionariedade na escolha dos critrios de convenincia e oportunidade nos casos de anomia. B Embora discricionariedade e arbitrariedade sejam espcies do mesmo gnero e, portanto, legtimas, apenas a segunda passvel de controle de legalidade em sentido estrito. C O abuso de poder e a arbitrariedade tm como trao de distino o fato de que aquele se sujeita ao controle judicial e esta, somente reviso administrativa. D No h discricionariedade contra legem. 5. (OAB/CESPE 2007.3) Considerando que h evidentes elementos de identidade entre ato jurdico e ato administrativo, e que este espcie do gnero ato jurdico, assinale a opo correta. A Existem atos praticados pelos administradores pblicos que no se enquadram como atos administrativos tpicos, como o caso dos contratos disciplinados pelo direito privado. B Atos administrativos, atos da administrao e atos de gesto administrativa so expresses sinnimas. C O exerccio de cargo pblico em carter efetivo conditio sine quae non para prtica do ato administrativo. D Mesmo nos casos em que o administrador pblico contrata com o particular em igualdade de condies, est caracterizado o ato administrativo, pois a administrao pblica est sendo representada por seu agente.

Mega Resoluo de Questes CESPE Direito Administrativo Prof. Alexandre MAzza


6. (OAB/CESPE 2007.3.PR) a qualidade pela qual os atos administrativos se impem a terceiros, independentemente de sua concordncia. Decorre do que Renato Alessi chama de poder extroverso, que permite ao poder pblico editar provimentos que vo alm da esfera jurdica do sujeito emitente, ou seja, que interferem na esfera jurdica de outras pessoas, constituindo-as unilateralmente em obrigaes. Celso Antnio Bandeira de Mello. Curso de Direito Administrativo. 13. ed. So Paulo: Malheiros, 2000, p. 373 (com adaptaes). O texto acima descreve o seguinte atributo do ato administrativo: A exigibilidade. B executoriedade. C presuno de legitimidade. D imperatividade. 7. (OAB/CESPE 2007.2) Acerca dos atos administrativos, assinale a opo correta. A Se o motivo que determina e justifica a prtica do ato inexistente ou invlido, invlidos sero apenas os efeitos do ato e no o prprio ato em si. B Os elementos do ato administrativo que se referem ao mrito so o objeto e a finalidade. C Os atos administrativos so praticados apenas pela administrao pblica. D Os atos de carter normativo, de deciso de recurso administrativo e os de matrias de competncia exclusiva, nos termos da Lei n. 9.784/1999, no so passveis de delegao. 8. (OAB/CESPE 2007.1) Em relao ao controle da administrao pblica, assinale a opo correta. A Um ato administrativo que viole a lei deve ser revogado pela prpria administrao, independentemente de provocao. B A anulao do ato administrativo importa em anlise dos critrios de convenincia e oportunidade. C Um ato nulo pode, eventualmente, deixar de ser anulado em ateno ao princpio da segurana jurdica. D A administrao tem o prazo prescricional de 5 anos para anular os seus prprios atos, quando eivados de ilegalidade. 9. (OAB/CESPE 2006.3) Acerca do controle dos atos administrativos, assinale a opo correta. A O Poder Judicirio pode revogar ato administrativo. B O Poder Judicirio pode anular ato administrativo, com base nos critrios de convenincia e oportunidade. C O Poder Executivo pode anular ato administrativo ilegal a qualquer tempo. D A anulao de ato administrativo ilegal pela prpria administrao ter efeitos ex tunc. 10. (OAB/CESPE 2006.1) Os atos administrativos possuem atributos que os diferenciam dos atos privados. Assinale a opo que no configura atributo exclusivo do ato administrativo. A presuno de legitimidade B imperatividade C auto-executoriedade D legalidade 11. (OAB/CESPE 2004.ES) Atos administrativos discricionrios A podem ser anulados por motivo de convenincia e oportunidade. B so sujeitos a controle judicial. C no podem ser revogados de ofcio. D no se submetem ao princpio da motivao.

Mega Resoluo de Questes CESPE Direito Administrativo Prof. Alexandre MAzza


12. (OAB/CESPE 2007.3.PR) Assinale a opo incorreta no que diz respeito administrao indireta. A Antes mesmo de ser consagrada na CF, a exigncia de criao de autarquias por lei j estava disposta no Decreto-lei n. 200/1967. B As empresas pblicas e as sociedades de economia mista devem ser estruturadas sob a forma de sociedades annimas. C A acumulao remunerada de cargos pblicos estende-se a funes e empregos pblicos e abrange empresas pblicas e sociedade de economia mista. D A criao de subsidirias de sociedades de economia mista depende de autorizao legislativa.

13. (OAB/CESPE 2007.1) Acerca das entidades paraestatais e do terceiro setor, assinale a opo correta. A As entidades do denominado sistema S (SESI, SESC, SENAI, SENAC) no se submetem regra da licitao nem a controle pelo TCU. B As entidades paraestatais esto includas no denominado terceiro setor. C As organizaes sociais so pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, institudas por iniciativa de particulares, para desempenhar atividade tpica de Estado. D As organizaes da sociedade civil de interesse pblico celebram contrato de gesto, ao passo que as organizaes sociais celebram termo de parceria. 14. (OAB/CESPE 2006.3) Acerca da organizao administrativa, assinale a opo correta. A A distribuio de competncias entre rgos de uma mesma pessoa jurdica de direito pblico denomina-se descentralizao. B Denomina-se, doutrinariamente, autarquia a pessoa jurdica de direito pblico, criada por lei, com capacidade de auto-administrao para o desempenho de servio pblico descentralizado, mediante controle administrativo exercido nos limites da lei. C As organizaes sociais integram a administrao indireta. D Os consrcios pblicos, com personalidade jurdica de direito pblico, no integram a administrao indireta dos entes federados consorciados. 15. (OAB/CESPE 2007.3) De acordo com o art. 121 da Lei n. 8.112/1990, o servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies. Considerando esse comando legal, assinale a opo correta. A Pode haver responsabilidade civil sem que haja a penal, mas sempre haver a obrigao administrativa. B Sempre que houver a responsabilidade penal, haver tambm a responsabilidade civil e a administrativa. C A administrao no pode aplicar pena de demisso ao servidor em processo disciplinar se este houver sido absolvido em processo criminal. D O Estatuto do Servidor Pblico Federal prev que as sanes penais, cveis e administrativas podem ser cumuladas. 16. (OAB/CESPE 2006.2) A Constituio Federal de 1988, como regra geral, no permite a acumulao de cargos pblicos. Como exceo, a Constituio admite acumulaes, desde que haja compatibilidade de horrios. Com relao a esse assunto, assinale a opo que apresenta um caso para o qual h permisso constitucional de acumulao de cargos pblicos, desde que haja compatibilidade de horrios. A um cargo de mdico e um de advogado B dois cargos de advogado, com quatro horas em reparties pblicas diferentes C dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas D dois cargos de professor e um de advogado

Mega Resoluo de Questes CESPE Direito Administrativo Prof. Alexandre MAzza


17. (OAB/CESPE 2006.2) O prazo de validade estabelecido na Constituio Federal para os concursos pblicos de at A trs anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo. B dois anos, improrrogvel. C trs anos, improrrogvel. D dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo. 18. (OAB/CESPE 2007.3.PR) No que se refere ao instituto da desapropriao, assinale a opo incorreta. A A Unio, os estados, o Distrito Federal e os municpios possuem competncia concorrente para legislar sobre desapropriao. B Ao Poder Judicirio vedado, no prprio processo de desapropriao, discutir sobre eventual desvio de finalidade do administrador ou sobre a existncia dos motivos que o administrador tenha considerado como de utilidade pblica. C A Unio pode desapropriar bens dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, mas os bens da Unio no so expropriveis. D O estado-membro tem competncia para desapropriar bens de uma autarquia ou de uma empresa pblica municipal. 19. (OAB/CESPE 2007.2) Acerca da desapropriao, assinale a opo correta. A Desapropriao indireta o fato administrativo por meio do qual o Estado se apropria de bem particular, sem a observncia dos requisitos da declarao e da indenizao prvia. B Na desapropriao por interesse social para fins de reforma agrria, sero indenizadas por ttulo da dvida pblica no apenas a terra nua, mas tambm as benfeitorias teis e necessrias, sendo que as voluptuosas no sero indenizadas. C Os bens pblicos no podem ser desapropriados. D Na desapropriao por zona, devem ser includos os imveis contguos ao imvel desapropriado, necessrios ao desenvolvimento da obra a que se destina. 20. (OAB/CESPE 2007.2) Acerca da interveno do Estado na propriedade, assinale a opo correta. A O tombamento s pode recair sobre bens imveis. B A vedao de desmatamento de parte da rea de floresta em cada propriedade rural exemplo de limitao administrativa. C A servido administrativa no precisa ser registrada no registro de imveis. D O ato administrativo que formaliza a requisio no auto-executrio, dependendo de prvia apreciao judicial ou administrativa, assegurando-se ampla defesa e contraditrio. 21. (OAB/CESPE 2006.1) Desapropriao ou expropriao a transferncia obrigatria da propriedade particular para o poder pblico, devidamente motivada. Assinale a opo que no apresenta motivao constitucional para desapropriao. A clamor social B necessidade pblica C utilidade pblica D interesse social 22. (OAB/CESPE 2006.1) Assinale a opo em que todos os bens sejam considerados de uso comum do povo. A ruas, praas e veculo policial B mares, estradas e praas C rios, mares e prdios da sede da prefeitura D prdios da sede da prefeitura, ruas e veculo policial

Mega Resoluo de Questes CESPE Direito Administrativo Prof. Alexandre MAzza


23. (OAB/CESPE 2007.3.PR) Assinale a opo correta no que se refere responsabilidade civil do Estado. A Quando o juiz pratica ato jurisdicional com o intuito deliberado de causar prejuzo parte ou a terceiro, o prejudicado tem como alternativa propor a ao indenizatria contra o prprio juiz responsvel e, no, contra o Estado. B A teoria da responsabilidade objetiva aplica-se, de forma genrica, aos danos que o Estado causa, tanto por ao quanto por omisso, a particulares. C Assim como as pessoas jurdicas de direito pblico, as pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos e as que se dedicam explorao de atividade econmica esto sujeitas responsabilidade civil objetiva. D No se pode responsabilizar o Estado por danos sofridos pelos indivduos quando aqueles decorrem de fato de terceiro ou de ao da prpria vtima. 24. (OAB/CESPE 2007.1) Quanto responsabilidade extracontratual do Estado, assinale a opo correta. A Prevalece o entendimento de que, nos casos de omisso, a responsabilidade extracontratual do Estado subjetiva, sendo necessrio, por isso, perquirir acerca da culpa e do dolo. B A vtima de dano causado por ato comissivo deve ingressar com ao de indenizao por responsabilidade objetiva contra o servidor pblico que praticou o ato. C No h responsabilidade civil do Estado por dano causado pelo rompimento de uma adutora ou de um cabo eltrico, mantidos pelo Estado em pssimas condies, j que essa situao se insere no conceito de caso fortuito. D Proposta a ao de indenizao por danos materiais e morais contra o Estado, sob o fundamento de sua responsabilidade objetiva, imperioso que este, conforme entendimento prevalecente, denuncie lide o respectivo servidor alegadamente causador do dano. 25. (OAB/CESPE 2006.3) Considerando a responsabilidade civil do Estado e o controle judicial, assinale a opo correta. A Conforme entendimento do STF, a responsabilidade do Estado por atos omissivos e comissivos de seus agentes ser sempre objetiva. B A responsabilidade objetiva das concessionrias do servio pblico, segundo o STF, alcana os no-usurios do servio pblico. C A ao de responsabilidade objetiva, com fundamento na Constituio da Repblica, no pode ser proposta contra o servidor causador do dano, conforme entendimento do STF. D Na ao de responsabilidade objetiva do Estado, conforme entendimento predominante no STJ, ser obrigatria a denunciao lide do servidor causador do dano. 26. (OAB/CESPE 2007.1) A respeito dos contratos administrativos, assinale a opo correta. A Os contratos administrativos diferenciam-se dos demais contratos privados no que se refere s chamadas clusulas exorbitantes, como a clusula que autoriza administrao impor penalidades administrativas. B Como os contratos administrativos tambm se submetem ao princpio da formalidade, eles devem ser obrigatoriamente escritos. C A administrao pode alterar, de forma unilateral, os contratos que celebrar. No entanto, no que se refere alterao quantitativa, a lei estabelece, como limite para os acrscimos e supresses nas obras, servios ou compras, o percentual de 50% em relao ao valor original do contrato. D A administrao pode rescindir o contrato, de forma unilateral, na ocorrncia de caso fortuito ou fora maior, no ficando obrigada ao pagamento de qualquer indenizao.

Mega Resoluo de Questes CESPE Direito Administrativo Prof. Alexandre MAzza


27. (OAB/CESPE 2007.1) Quanto s licitaes, assinale a opo correta. A De acordo com o princpio da adjudicao compulsria, o licitante contratado deve obedecer no apenas aos termos do contrato, mas tambm s determinaes da administrao. B Nos termos da Constituio Federal, as empresas estatais (sociedades de economia mista e empresas pblicas), quando prestadoras de servio pblico, podem elaborar ato normativo sobre licitao, observados os princpios da administrao pblica. C A contratao de empresa de publicidade pode ser feita sem licitao, diante da natureza singular do servio. D dispensvel a licitao na hiptese de celebrao de contrato de programa entre entes da Federao ou com entidades da administrao indireta, para a prestao de servios pblicos de forma associada nos termos do autorizado em contrato de consrcio pblico ou em convnio de cooperao. 28. (OAB/CESPE 2006.3) No que se refere s licitaes, assinale a opo correta. A Na modalidade prego, os autores das cinco melhores propostas tm a possibilidade imediata de fazerem novos lances verbais e sucessivos, de forma a possibilitar a obteno da proposta mais vantajosa. B Adjudicao o ato pelo qual a administrao, por intermdio da autoridade competente, atribui ao vencedor do certame a atividade (obra, servio ou compra) que constitui o objeto da futura contratao. C A inexigibilidade de licitao ocorre nas hipteses expressamente previstas em lei. D Ocorre dispensa de licitao na hiptese de contratao de servios telefnicos prestados pelas concessionrias de servio pblico.

Texto para as PRXIMAS DUAS QUESTES. A Lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993, conhecida como Lei de Licitaes e Contratos Administrativos, estabelece normas gerais sobre licitaes e contratos administrativos pertinentes a obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienaes e locaes no mbito dos Poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios. Esto subordinados ao regime dessa Lei, alm dos rgos da administrao direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundaes pblicas, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Unio, estados, Distrito Federal e municpios. 29.(OAB/CESPE 2006.1) Assinale a opo que no corresponde a modalidade de licitao definida pela Lei n. 8.666/93. A concorrncia B leilo C pesquisa de preo D convite 30. (OAB/CESPE 2006.1) Na hiptese de um rgo da administrao pblica resolver contratar um artista popular de grande sucesso para as festas de final de ano, essa contratao deve ser precedida de A licitao, em qualquer uma de suas modalidades. B ato de inexigibilidade de licitao, por inviabilidade de competio. C ato de dispensa de licitao, por inviabilidade de competio. D prego eletrnico. 31. (OAB/CESPE 2006.1) Na execuo dos contratos administrativos, a teoria da impreviso ocupa-se de eventos extraordinrios, imprevistos e imprevisveis, onerosos, retardadores ou impeditivos concluso do objeto pactuado. Quando isso ocorre, a parte atingida fica liberada dos encargos originrios e o contrato h de ser revisto ou rescindido. No caso dos contratos administrativos, quando h determinao estatal, positiva ou negativa, geral, imprevista e imprevisvel, que onera substancialmente a execuo do contrato administrativo, correto afirmar que houve

Mega Resoluo de Questes CESPE Direito Administrativo Prof. Alexandre MAzza


A fora maior. B caso fortuito. C fato da administrao. D fato do prncipe. 32. (OAB/CESPE 2007.3) A campanha de preveno dengue desenvolvida em todo o territrio nacional pelo Ministrio da Sade, inclusive com a utilizao dos populares fumacs, pode ser classificada como servio pblico A social autnomo. B uti singuli. C social vinculado. D uti universi. 33. (OAB/CESPE 2007.1) No que concerne ao TCU, assinale a opo correta. A O TCU rgo integrante da estrutura administrativa do Poder Legislativo, com competncia, entre outras, para aprovar as contas do presidente da Repblica. B O TCU no detm competncia para fiscalizar a aplicao de recursos pblicos feita pelas empresas estatais exploradoras de atividade econmica. C As decises do TCU de que resulte imputao de dbito ou multa tero eficcia de ttulo executivo. D O Poder Judicirio no pode anular as decises do TCU, sob pena de violao do princpio da separao dos poderes. 34. (OAB/CESPE 2008.1) As modalidades de licitao previstas na Lei n. 8.666/1993 no incluem a) leilo. b) tomada de preos. c) prego. d) concurso. 35. (OAB/CESPE 2008.1) Com base nas modalidades de licitao previstas na Lei n. 8.666/1993, julgue os itens abaixo. I Leilo a modalidade de licitao realizada entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis para a administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados. No cabvel, entretanto, para bens semoventes e bens imveis. II Concorrncia a modalidade de licitao que permite a participao de interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para a execuo de seu objeto. III Convite a modalidade de licitao entre, no mnimo, trs interessados do ramo, escolhidos e convidados pela unidade administrativa, e da qual podem participar tambm aqueles que, mesmo no estando cadastrados, manifestem seu interesse com antecedncia de at 48 horas da apresentao das propostas. IV Tomada de preos a modalidade de licitao realizada entre interessados devidamente cadastrados ou que preencham os requisitos para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. Esto certos apenas os itens a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) III e IV.

Mega Resoluo de Questes CESPE Direito Administrativo Prof. Alexandre MAzza


36. (OAB/CESPE 2008.1) Suponha que um servidor tenha sido absolvido na instncia penal em razo de ter ficado provada a inexistncia do ato ilcito que lhe fora atribudo. Nessa situao, a) a deciso absolutria no influir na deciso administrativa se, alm da conduta penal imputada, houver a configurao de ilcito administrativo naquilo que a doutrina denomina de conduta residual. b) haver repercusso no mbito da administrao, no podendo esta punir o servidor pelo fato decidido na esfera criminal. c) em nenhuma hiptese a deciso judicial surtir efeito na relao funcional, e, em conseqncia, na esfera administrativa. d) a punio na instncia administrativa, caso tenha sido aplicada, no poder ser anulada. 37. (OAB/CESPE 2008.1) No que diz respeito administrao indireta, assinale a opo incorreta. a) As entidades da administrao indireta, incluindo-se as regidas por normas de direito privado, tm legitimao ativa para propor ao civil pblica. b) As pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos atuam com autonomia de vontade, sujeitando-se apenas a normas de direito privado. c) Todas as entidades da administrao indireta federal, sejam elas de direito pblico ou de direito privado, esto sujeitas ao controle externo realizado pelo Poder Legislativo, com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. d) As pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos sujeitam-se responsabilidade civil objetiva. 38. (OAB/CESPE - 2008.2) No que concerne s responsabilidades do servidor pblico, assinale a opo incorreta. A) Tais responsabilidades podem ser do tipo civil, penal e administrativo. B) As sanes civis, penais e administrativas podero cumular-se. C) A responsabilidade civil do servidor pblico objetiva. D) A responsabilidade administrativa do servidor pblico ser afastada em caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou de sua autoria. 39. (OAB/CESPE - 2008.2) A modalidade de interveno estatal que gera a transferncia da propriedade de seu dono para o Estado A) a desapropriao. B) a servido administrativa. C) a requisio. D) o tombamento. 40. (OAB/CESPE - 2008.2) Assinale a opo correta a respeito da organizao da administrao pblica federal. A) Todas as entidades que compem a administrao pblica indireta dispem de personalidade jurdica de direito pblico, vinculando-se ao ministrio em cuja rea de competncia estiver enquadrada sua principal atividade. B) As autarquias destinam-se execuo de atividades tpicas da administrao pblica que requeiram, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada. C) As sociedades de economia mista tm patrimnio prprio e capital exclusivo da Unio, destinando-se explorao de atividade econmica que o governo seja levado a exercer por fora de contingncia ou convenincia administrativa. D) Os rgos que compem a estrutura da Presidncia da Repblica, apesar de serem dotados de personalidade jurdica, esto submetidos superviso direta do ministro-chefe da Casa Civil.

Mega Resoluo de Questes CESPE Direito Administrativo Prof. Alexandre MAzza


41. (OAB/CESPE - 2008.2) No que se refere aos poderes dos administradores pblicos, assinale a opo correta. A) O poder disciplinar caracteriza-se pela discricionariedade, podendo a administrao escolher entre punir e no punir a falta praticada pelo servidor. B) Uma autarquia ou uma empresa pblica estadual est ligada a um estado-membro por uma relao de subordinao decorrente da hierarquia. C) No exerccio do poder regulamentar, a administrao no pode criar direitos, obrigaes, proibies, medidas punitivas, devendo limitar-se a estabelecer normas sobre a forma como a lei vai ser cumprida. D) O poder de polcia somente pode ser exercido de maneira discricionria.

GABARITO: 1. A; 2. C; 3. A; 4. D; 5. A; 6. D; 7. D; 8. C; 9. D; 10. D; 11 B; 12.B; 13. B; 14. B; 15. D; 16. C; 17. D; 18. A; 19. A; 20. B; 21. A; 22.B; 23. D; 24. A; 25. C; 26. A; 27. D; 28. B; 29. C; 30. B; 31. D; 32. D; 33. C; 34. C; 35. C; 36. B; 37. B; 38. C; 39. A; 40. B; 41. C

You might also like