You are on page 1of 25

SISTEMA SEBRAE DIRECIONAMENTO ESTRATGICO 2013 - 2022

2012 Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas Sebrae Todos os direitos reservados. A reproduo no autorizada desta publicao, no todo ou em parte, constitui violao dos direitos autorais (Lei n 9.610/98). Informaes e contatos Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas Sebrae SGAS Quadra 605 Conjunto A Braslia DF 70200-904 Fone: (61) 3348-7100 Fax: (61) 3347-4120 www.sebrae.com.br Conselho Deliberativo Nacional Roberto Simes Presidente Diretoria Executiva Luiz Barretto Diretor-Presidente Carlos Alberto dos Santos Diretor-Tcnico Jos Claudio dos Santos Diretor de Administrao e Finanas Unidade de Gesto Estratgica Pio Cortizo Vidal Filho Gerente Apoio Symnetics Consultoria Agradecimentos Equipes da UGE,UAI, UARI, UCSebrae e UMC do Sebrae/NA; Unidades de Planejamento dos Sebrae/UF; Conselho Deliberativo Nacional; Diretorias Executivas dos Sebrae/UF. O Direcionamento Estratgico 2013-2022 do Sistema Sebrae uma construo coletiva, que contou com a participao de colaboradores das Unidades do Sebrae, dos pequenos negcios e de instituies de todo o Pas.

SISTEMA SEBRAE DIRECIONAMENTO ESTRATGICO 2013-2022

Sumrio
1. Apresentao 2. Introduo 3. O Mapa Estratgico 3.1. Misso 3.2. Valores 3.3. Viso 3.4. Posicionamento da Marca 3.5. Objetivos Estratgicos 4. Indicadores do Mapa Estratgico 4.1. Indicadores Institucionais 4.2. Indicadores de desempenho 4.3. Indicadores do ambiente dos Pequenos Negcios

1. Apresentao

SEBRAE 2022 Excelncia para o futuro dos Pequenos Negcios

10

1. Introduo
De maio a setembro de 2012, o Sistema Sebrae definiu o seu Direcionamento Estratgico para o perodo de 2013 a 2022, com o objetivo de rever e reafirmar os conceitos fundamentais da organizao, e orientar a atuao das Unidades Estaduais e do Sebrae Nacional, estabelecendo de maneira sistematizada um caminho para a excelncia no apoio ao desenvolvimento dos pequenos negcios. O Direcionamento Estratgico do Sistema Sebrae 2013-2022 d continuidade aos Direcionamentos Estratgicos de perodos anteriores (2006-2010 e 2009-2015), que trouxeram pontos de aprendizado essenciais para aprimorar a proposio e a gesto da estratgia, entre os quais destacam-se: a importncia da construo participativa da estratgia, para que o Direcionamento seja entendido por todos os nveis da organizao; o Mapa Estratgico como pea de comunicao da estratgia; a seleo e definio de indicadores de esforo e de resultado; a importncia das metas para manter o foco nos resultados e mobilizar os colaboradores; o monitoramento das alteraes dos cenrios nacional e internacional, e seus impactos na atuao do Sebrae; um processo de gesto da estratgia uniforme para o Sistema Sebrae, coerente e consistente, envolvendo todos os atores relevantes.

Foram estabelecidas as seguintes premissas para a construo do Direcionamento Estratgico: utilizar processo participativo e inclusivo de formulao da estratgia, estimulando o envolvimento dos colaboradores em todos os nveis do Sistema Sebrae atravs da Plataforma Sebrae 2022, espao colaborativo para o dilogo online e a cocriao do Direcionamento; partir de um cenrio sobre as tendncias para o mundo, o Brasil e os pequenos negcios, identificando suas implicaes para a estratgia de atuao do Sistema Sebrae at 2022; contar com um mtodo para a reviso/formulao da Misso, Valores, Viso e Posicionamento de Marca; a partir das implicaes dos cenrios, misso, valores, viso e posicionamento da marca, traduzir a estratgia e construir o Mapa Estratgico do Sistema Sebrae 2022; definir indicadores e propor linhas de aes para a implementao da estratgia; aprimorar o monitoramento do desempenho e os progressos na execuo da estratgia futura propor uma metodologia de alinhamento e desdobramento da estratgica para todo o Sistema Sebrae, considerando os processos de planejamento e gesto.

11

A construo do Direcionamento Estratgico aconteceu em cinco etapas, em espaos presenciais e via internet, com eventos para ara a discusso de cenrios e da atuao do Sebrae, pesquisas com clientes e reunies com dirigentes irigentes, gerentes e tcnicos. Foi estimulada a gerao rao de ideias e conhecimentos provenientes de todos s os colaboradores, colaboradores atravs da plataforma colaborativa de engajamento, uma rede social criada especificamente para esse fim.

A etapa 1 Cenrios, teve como eixo principal a sistematizao sistematiza e apropria o de conhecimentos a partir de um conjunto de eventos realizados no primeiro semestre de 2012. Dentre outros, tivemos uma conferncia sobre Cenrios Macroeconmicos, trazendo uma viso sobre tendncias tendncia socioeconmicas, desafios para a economia e a sociedade brasileira e os possveis impactos deste cenrio para os pequenos negcios no pas; o Encontro Nacional de Incluso Produtiva, que teve como objetivo discutir as polticas poltica pblicas e a atuao do Sebrae nesse tema - os programas nacionais do Sebrae Negcio a Negcio e Territrios da Cidadania, o atendimento aos Micro Empreendedores Individuais e as parcerias com os programas federais Brasil sem Misria, Bolsa Famlia e Crescer; o Seminrio Internacional Sobre Pequenos Negcios, que discutiu os principais desafios e oportunidades dos pequenos negcios na nova economia global. O seminrio teve como focos a anlise do impacto do ambiente econmico atual, interno e externo, e o desafio da competitividade, e contou com a participao dos mais importantes especialistas do Brasil e do mundo em inovao, sustentabilidade, mercados e polticas pblicas p blicas voltadas para os pequenos negcios. O seminrio foi transmitido pela intranet, possibilitando a participao de todos os colaboradores do Sistema Sebrae. Sebrae Tivemos tambm o Encontro Nacional de Inovao e Sustentabilidade, que abordou as principais tendncias nessa rea, a participao participao do Sebrae na Rio +20, e os s programas nacionais Sebraetec, Sebrae Mais Ma e ALI. Os grandes temas dessa etapa foram tambm discutidos na plataforma do Direcionamento, onde os colaboradores puderam contribuir com ideias e comentrios, escolhendo as tendncias t mais relevantes para 2022 e suas implicaes para os resultados dos pequenos negcios e para a atuao do Sistema Sebrae. Foram produzidos, produzido , a partir destas reflexes, documentos que sintetizam uma viso sobre esses cenrios futuros, construdos com a participao de especialistas da casa e externos, clientes, no clientes, parceiros e outros pblicos de interesse dos pequenos negcios. A etapa 2 Misso, Valores, Viso de Futuro e Posicionamento da Marca, foi realizada a partir de sesses de trabalho e workshops presenciais com a participao de tcnicos, gerentes e dirigentes, e
12

tambm contou com a contribuio dos colaboradores atravs da plataforma, postando ideias, comentando as propostas e votando. As etapas 3 e 4 Mapa Estratgico e Indicadores foram desenvolvidas a partir de entrevistas estruturadas com gerentes, dirigentes e empresrios, e tiveram tambm a contribuio dos colaboradores postando ideias e complementando suas escolhas com comentrios, gerando discusso e conhecimento em torno dos objetivos estratgicos e seus indicadores. Para a proposta de indicadores foram tambm utilizados o Caderno de Indicadores, documento que sistematiza e consolida o conjunto de indicadores utilizados em todos os nveis do Sebrae, e o Relatrio da Autoavaliao Assistida, do Modelo de Excelncia em Gesto - MEG. O conjunto dos indicadores selecionados foi composto por indicadores existentes e indicadores cuja necessidade foi identificada, durante o prprio processo de reviso do Direcionamento Estratgico, e ser aprovado nas Diretrizes para a elaborao do PPA e Oramento Para proposio da etapa 5 Linhas de Ao alm dos insumos utilizados nas etapas anteriores, tambm foi utilizado o trabalho de Auditoria com Foco em Riscos desenvolvido em 24 Sebrae/UF, onde foram mapeados e avaliados os riscos estratgicos para o Sistema Sebrae em 9 dimenses diferentes. A partir dos insumos e da reunio realizada com responsveis pelas reas de gesto estratgica de todos os Sebrae/UF foram sugeridas linhas de aes, isto , estratgias para orientar a construo dos programas e projetos que entregaro os resultados dos objetivos estratgicos, tanto para o atendimento do cliente e para o desenvolvimento de processos do Sebrae. Para a concluso das etapas 3, 4 e 5 foram realizados ainda um workshop com a participao dos responsveis pelas reas de gesto estratgica de todos os Sebrae/UF; uma reunio com a equipe de gerentes do Sebrae/NA, e uma apresentao a todos os dirigentes do Sistema Sebrae. O engajamento ativo dos colaboradores, tanto nos eventos presenciais como na Plataforma Sebrae 2022 de colaborao possibilitou incluir o valor do capital humano na formulao do Direcionamento Estratgico 2022, dando vida a uma estratgia que levar, de forma concreta, o Sistema Sebrae a superar os desafios da prxima dcada, e agregar valor real aos pequenos negcios e sociedade brasileira.

13

2. O Mapa Estratgico

O Mapa Estratgico est representado por um diagrama composto de objetivos estratgicos que resumem a estratgia do Sistema Sebrae para 2022. No topo do Mapa Estratgico, est posicionada a Perspectiva de Cumprimento da Misso, com o objetivo estratgico relacionado Misso, que a razo do Sebrae existir. A Perspectiva Cumprimento da Viso contm o objetivo estratgico de resultado relacionado Viso de Futuro, que a direo mestra para os objetivos estratgicos organizados nas trs perspectivas seguintes - Partes Interessadas, Processos, e Recursos. A leitura do Mapa Estratgico segue uma lgica vertical de vinculao entre os objetivos e temas estratgicos, demonstrando uma relao de causa-e-efeito entre eles, conforme o impacto e a forma de contribuio entre as questes abrangidas pelos objetivos. Na Perspectiva Partes Interessadas est o corao do Mapa Estratgico representado pelos Valores. Os dois objetivos desta perspectiva tratam do desafio de ser reconhecido como principal instituio de referncia na promoo da competitividade dos pequenos negcios, e da contribuio para o desenvolvimento do pas atravs do fortalecimento dos pequenos negcios. A Perspectiva Processos rene os desafios relacionados aos processos nos quais o Sistema Sebrae precisa ser excelente para entregar valor aos Pequenos Negcios e Sociedade. Os objetivos estratgicos dessa perspectiva esto agrupados em Temas Estratgicos ao qual contribuem, representando o foco e os pontos relevantes da estratgia de 2013 a 2022. No Tema Solues para os empreendedores e para as empresas est o objetivo estratgico vinculado excelncia no atendimento, ou seja, entrega dos produtos e servios para os empresrios e para as empresas. No Tema Atuao no ambiente dos pequenos negcios encontram-se os objetivos estratgicos relacionados a atuao no ambiente de negcios, e na educao e cultura empreendedora. No Tema de Alavancadores da atuao do Sebrae encontram-se os objetivos estratgicos relacionados a questes crticas que viabilizam os desafios representados nos Temas Solues para os empreendedores e para as empresas e Atuao no ambiente dos pequenos negcios Na Perspectiva Recursos esto os objetivos estratgicos relacionados ao capital humano, fornecedores, e as tecnologias e infraestrutura de informao, comunicao e fsica necessrias para viabilizar a execuo dos objetivos estratgicos da Perspectiva Processos.

14

Estrutura do Mapa Estratgico do Sistema Sebrae

MISSO
VISO DE FUTURO POSICIONAMENTO DA MARCA

PARTES INTERESSADAS

Pequenos Negcios

VALORES

Sociedade

Solues para os empreendedores e para as empresas

Atuao no ambiente dos pequenos negcios

PROCESSOS

Alavancadores da atuao do Sebrae

RECURSOS

14

Mapa Estratgico do Sistema Sebrae

15

3. Misso Institucional
Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentvel dos pequenos negcios e fomentar o empreendedorismo, para fortalecer a economia nacional.

4. Valores
COMPROMISSO COM O RESULTADO Temos compromisso com os resultados da instituio e dos pequenos negcios; Evolumos nossas formas de trabalhar para elevar os patamares de resultados. CONHECIMENTO Acreditamos no conhecimento como fator essencial para a realizao de transformaes; Buscamos ter o melhor conhecimento sobre nosso negcio e sobre os negcios dos nossos clientes. INOVAO Aplicamos nossos conhecimentos, talentos e recursos para buscar novas inspiraes e ideias para promover a inovao nos pequenos negcios e no Sebrae; Desenvolvemos solues orientadas para as necessidades de hoje e do futuro. SUSTENTABILIDADE Somos comprometidos com o desenvolvimento sustentvel dos pequenos negcios; Respeitamos o meio ambiente, e utilizamos os recursos disponveis de forma racional, visando a sua preservao. TRANSPARNCIA Agimos com tica e transparncia nas nossas relaes, e na comunicao das nossas aes e dos resultados obtidos para a sociedade e para os pequenos negcios; VALORIZAO HUMANA Temos o compromisso com o respeito, com o desenvolvimento e com a qualidade de vida das pessoas que participam da nossa instituio.

5. Viso de Futuro
Ter excelncia no desenvolvimento dos pequenos negcios, contribuindo para a construo de um pas mais justo, competitivo e sustentvel.

6. Posicionamento da Marca
Para quem j ou quer ser empresrio, o SEBRAE a opo mais fcil e econmica de obter informaes e conhecimento para apoiar as suas decises, porque quem mais entende de pequenos negcios, e possui a maior rede de atendimento do pas.

16

7. Objetivos Estratgicos Perspectiva: Cumprimento da Misso


Objetivo Estratgico
Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentvel dos pequenos negcios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Descrio
Atuar como catalisador de iniciativas para elevar a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negcios, e articular e incentivar o empreendedorismo, gerando resultados crescentes e de impacto para fortalecer a economia e o desenvolvimento do pas.

Perspectiva: Cumprimento da Viso


Objetivo Estratgico
Ter excelncia no desenvolvimento dos pequenos negcios, contribuindo para a construo de um pas mais justo, competitivo e sustentvel

Descrio
Atuar com o mais elevado nvel de profissionalismo, dedicao e autoexigncia em obter os melhores resultados para impactar positivamente no desenvolvimento de pequenos negcios. Conhecer o cliente e suas demandas, tendo um profundo compromisso com o sucesso do empreendedor e do seu negcio.

Perspectiva: Partes Interessadas


Objetivo Estratgico
Ser a instituio de referncia na promoo da competitividade dos pequenos negcios (PI1)

Descrio
Ser reconhecido como lder em solues adequadas ao desenvolvimento sustentvel dos pequenos negcios, promovendo o aperfeioamento dos empreendedores e a competitividade das empresas.

Objetivo Estratgico
Contribuir para o desenvolvimento do pas por meio do fortalecimento dos pequenos negcios (PI2)

Descrio
Atuar para o desenvolvimento do pas por meio do fortalecimento dos pequenos negcios e da disseminao da cultura empreendedora. Comunicar sociedade de forma transparente a atuao do Sistema Sebrae e os resultados obtidos em benefcio dos nossos clientes.

17

Perspectiva: Processos Tema Estratgico: Solues para os empreendedores e para as empresas


Objetivo Estratgico
Ter excelncia no atendimento, com foco no resultado para o cliente (P1)

Descrio
Diagnosticar e entender as necessidades do cliente e do seu negcio, para propor solues adequadas - padronizadas e/ou customizadas, presenciais e/ou remotas e de formao e/ou de consultoria. Garantir a eficcia na entrega das solues propostas, monitorar o seu desempenho, sua aplicabilidade e seus resultados.

Tema Estratgico: Atuao no ambiente dos pequenos negcios


Objetivo Estratgico
Potencializar um ambiente favorvel para o desenvolvimento dos pequenos negcios (P2)

Descrio
Atuar com parceiros estratgicos no desenvolvimento de ambientes de negcios que incentivem as potencialidades e vocaes locais, o empreendedorismo e a criao de empresas. Participar da formulao e implementao de polticas pblicas que beneficiem os pequenos negcios.

Promover a educao e a cultura empreendedora (P3)

Propor e articular estratgias para promover o empreendedorismo na educao formal. Promover a cultura empreendedora por meio de iniciativas que estimulem a sua disseminao junto sociedade, contribuindo para a criao de pequenos negcios.

18

Tema Estratgico: Alavancadores da atuao do Sebrae


Objetivo Estratgico
Prover conhecimento sobre e para os pequenos negcios (P4)

Descrio
Prover informaes, estudos e pesquisas sobre e para pequenos negcios, que subsidiem a tomada de decises estratgicas - desenvolvimento de produtos e servios, canais de comunicao e atendimento, desenvolvimento local e setorial, encadeamento produtivo, internacionalizao, oportunidades de mercado etc.

Objetivo Estratgico Articular e fortalecer a rede de parceiros estratgicos (P5)

Descrio Articular e fortalecer a rede de parceiros estratgicos nacionais e internacionais para mobilizar recursos, competncias e conhecimento para apoiar o Sistema Sebrae na excelncia do atendimento e no desenvolvimento de um ambiente propcio ao empreendedorismo e aos pequenos negcios.

Objetivo Estratgico
Ter excelncia no desenvolvimento de produtos, servios e canais de comunicao e atendimento adequados aos segmentos de clientes (P6)

Descrio
Desenvolver com excelncia produtos e servios, canais de comunicao e atendimento de forma integrada e padronizada, levando em considerao as necessidades dos segmentos de clientes, a evoluo do pblico-alvo, a customizao em massa e abrangncia e diversidade nacionais.

Objetivo Estratgico
Assegurar a efetividade e a transparncia na aplicao dos recursos e na comunicao de resultados (P7)

Descrio
Assegurar a aplicao eficaz dos recursos por meio da excelncia na gesto organizacional, de projetos, de custos e da poltica de recursos prprios. Buscar continuamente o fortalecimento da imagem do Sistema Sebrae, comunicando de forma transparente junto s suas partes interessadas os resultados obtidos para os pequenos negcios.

19

Perspectiva: Recursos
Objetivo Estratgico
Desenvolver e reter capital humano comprometido, motivado e com competncias voltadas inovao e obteno de resultados (R1)

Descrio
Investir no desenvolvimento contnuo dos colaboradores (capacitao e certificao), na contratao e reteno de talentos bem como em processos de avaliao, acompanhamento e reconhecimento do desempenho, que garantam a obteno dos resultados. Disseminar os valores organizacionais e estimular sua vivncia e realizao por todos os colaboradores e em todos os nveis do Sistema Sebrae.

Objetivo Estratgico
Ampliar e fortalecer a rede de fornecedores (R2)

Descrio
Ampliar e fortalecer uma rede de fornecedores com conhecimento e experincia diferenciados, estimular a sua capacitao e certificao, para apoiar a operao e o atendimento do Sebrae, com excelncia e responsabilidade social e ambiental.

Objetivo Estratgico
Ter as melhores solues tecnolgicas e de infraestrutura para a gesto do Sebrae e o atendimento dos clientes (R3)

Descrio
Ter as melhores (mais adequadas, com a melhor relao custo/benefcio) solues de tecnologias de informao e comunicao e de infraestrutura fsica, para apoiar a gesto do Sistema Sebrae e o atendimento dos seus clientes.

20

8. Indicadores do Mapa Estratgico 8.1. Indicadores Institucionais

Os Resultados Institucionais so aqueles que as partes interessadas esperam do Sebrae, como produto das atividades que desempenha em prol de sua Misso. Seus indicadores esto vinculados aos objetivos estratgicos das Perspectivas Cumprimento da Misso, Cumprimento da Viso e Partes Interessadas.

Objetivo Estratgico
Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentvel dos pequenos negcios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Ter excelncia no desenvolvimento dos pequenos negcios, contribuindo para a construo de um pas mais justo, competitivo e sustentvel

Tipo de Indicador

Indicador

Descrio
Taxa de pequenos negcios que foram abertos com apoio direto do Sebrae no ano de referncia. Taxa de pequenos negcios que recebeu atendimento do Sebrae no ano de referncia. Nota atribuda imagem do Sebrae pelos pequenos negcios atendidos, no ano referncia, sobre a excelncia/efetividade de suas aes A ser desenvolvido

Resultado

MISSO

Taxa de contribuio para abertura de pequenos negcios

Esforo

Taxa de pequenos negcios atendidos

Resultado

Imagem do Sebrae junto aos pequenos negcios atendidos (excelncia/efetividade)

VISO

Resultado

ndice de Competitividade dos Pequenos Negcios atendidos

PARTES INTERESSADAS

Ser a instituio de referncia na promoo da competitividade dos pequenos negcios (PI1)

Resultado

ndice de aplicabilidade de produtos e servios

Percentual dos pequenos negcios atendidos pelo Sebrae que declaram ter aplicado os produtos/servios adquiridos nos seus negcios e estarem satisfeitos com o resultado. Percentual de resultados finalsticos alcanados no ano de referncia. Nota atribuda imagem do Sebrae pela sociedade no ano referncia

Resultado Contribuir para o desenvolvimento nacional atravs do fortalecimento dos pequenos negcios (PI2)

ndice de Resultados Finalsticos

Resultado

Imagem do Sebrae junto sociedade

8.2.

Indicadores de desempenho
21

Os indicadores de desempenho do Sistema Sebrae so aqueles vinculados aos Objetivos Estratgicos das Perspectivas Processos e Recursos. So utilizados para o monitoramento da execuo da estratgia.

Objetivo Estratgico
Ter excelncia no atendimento, com foco no resultado para o cliente (P1)

Tipo de Indicador
Resultado

Indicador

Descrio
Grau de satisfao do cliente com relao ao relacionamento com o Sebrae. Nmero de pequenos negcios atendidos no perodo. Nota atribuda imagem do Sebrae pelos pequenos negcios no ano referncia, com relao a induo de ambiente favorvel. Nmero de municpios em que a lei Geral pode ser considerada implementada, segundo os critrios de pontuao adotados. Nmero de inscries no Prmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Nmero de Potenciais Empreendedores atendidos pelo Sebrae no perodo de referncia Percentual de usurios internos / clientes que declaram ter aplicado os produtos de conhecimento no perodo de referncia. Nmero de pequenos negcios atendidos em que houve a participao de parceiros em relao ao nmero total desenvolvimento de produtos, articulao, desenvolvimento local, cooperao tcnica etc. Valor dos recursos aplicados por parceiros em relao aos recursos totais aplicados.

ndice de satisfao do cliente Nmero de pequenos negcios atendidos Imagem do Sebrae junto aos pequenos negcios (ambiente favorvel)

Esforo

Resultado Potencializar um ambiente favorvel para o desenvolvimento dos pequenos negcios (P2)

Resultado

Nmero de municpios com a Lei Geral Implementada

Esforo Promover a educao e a cultura empreendedora (P3) Prover conhecimento sobre e para os pequenos negcios (P4)

Inscries no Prmio Sebrae Prefeito Empreendedor Nmero de Potenciais Empreendedores atendidos

PROCESSOS

Esforo

Resultado

Taxa de aplicabilidade dos produtos de conhecimento

Resultado Articular e fortalecer a rede de parceiros estratgicos (P5) Esforo

Taxa de pequenos negcios atendidos com participao de parceiros estratgicos

ndice de execuo da alavancagem de parceiros

Objetivo Estratgico

Tipo de Indicador

Indicador

Descrio
22

Ter excelncia no desenvolvimento de produtos, servios e canais de comunicao e atendimento adequados aos segmentos de clientes (P6) Assegurar a efetividade e a transparncia na aplicao dos recursos e na comunicao de resultados (P7)

Resultado

ndice de utilizao do portflio

Grau de utilizao do portflio de produtos padronizao, frequncia etc. Percentual de produtos e servios disponveis e adequados necessidade do cliente no momento do atendimento (medio junto ao atendente) Percentual dos entrevistados que registraram as mensagens comunicadas. Volume de recursos aplicado no atendimento sobre o volume total de recursos aplicados

Resultado

Taxa de ruptura do portflio

Resultado

Taxa de efetividade da comunicao de resultados

Esforo

ndice de recursos aplicados no atendimento

Objetivo Estratgico

Tipo de Indicador

Indicador

Descrio
ndice que consolida as percepes dos colaboradores a respeito do clima organizacional do Sistema Sebrae. Total das horas de treinamento de que os colaboradores participaram com incentivo do Sebrae. Mdia das notas atribudas ao(s) fornecedor(es), no perodo de avaliao. Taxa de solicitaes em que havia credenciado no SGC disponvel para contratao. Grau de satisfao dos usurios (internos e externos) com as tecnologias e infraestrutura disponibilizadas.

Desenvolver e reter capital humano comprometido, motivado e com competncias voltadas inovao e obteno de resultados (R1) RECURSOS

Resultado

ndice de Clima Organizacional (ICO)

Esforo

Horas totais de treinamento

Resultado Ampliar e fortalecer a rede de fornecedores (R2) Esforo Ter as melhores solues tecnolgicas e de infraestrutura para a gesto do Sebrae e o atendimento dos clientes (R3)

ndice de satisfao com o(s) fornecedor(es)

ndice de prontido do SGC

Resultado

ndice de satisfao do usurio

8.3.

Indicadores do ambiente dos Pequenos Negcios

23

Os indicadores referem-se a aspectos externos ao Sistema Sebrae e medem a evoluo dos pequenos negcios e do contexto econmico (ambiente) no qual esto inseridos. Os Indicadores do ambiente dos Pequenos Negcios permitem avaliar a evoluo das variveis que compem os cenrios assim como o impacto dessas nos Objetivos do Mapa Estratgico, orientando a atualizao ou reformulao da estratgia do Sistema Sebrae.

Indicadores
Distribuio do Total de MEI, ME e EPP por setor de atividade Escolaridade mdia da populao adulta ndice de Competitividade dos pequenos negcios Milhes de habitantes por classe social A, B, C, D e E Nmero total de Empresrios Nmero total de Potenciais Empresrios Nmero Total de MEI, ME e EPP Participao dos pequenos negcios no PIB nacional Participao dos pequenos negcios no total de pessoas ocupadas Proporo do Total de MEI, ME e EPP em relao ao Total de Empresrios e Potenciais Empresrios Rendimento mdio real das pessoas ocupadas Taxa bsica de juros (SELIC) Taxa de cmbio Taxa de crescimento do PIB Taxa de crescimento do Produto Mundial Taxa de sobrevivncia dos pequenos negcios Volume de Operaes de Crdito Total como proporo do PIB

24

You might also like