You are on page 1of 20

CESAR DE SOUZA MACHADO

Experincias Fora do Corpo O Guia do Iniciante

1 Edio

Braslia, DF, Brasil, Edio do Autor Setembro 2013

Cesar de Souza Machado

Esse livro est registrado e protegido pela Lei do Direito Autoral Distribuio permitida Edio, supresso e acrscimos ao contedo proibida Comercializao proibida

www.estadovibracional.com www.fronteirastral.com www.metaconsciencia.com

Todas as imagens foram performadas pelo prprio autor

Experincias Fora do Corpo O Guia do Iniciante

OserhumanoeasEFCs

Vivemosemummundocomplexoemvriosaspectos.Anaturezadoplaneta agressiva, especialmente para o ser humano. Podemos nos ferir e morrer ante o menor deslize. Nosso corpo sobrevive poucos dias sem beber ou sem comer. Desde que nascemos, somos continuamente treinados para sobreviver e no nos colocarmosemrisco.

Acivilizao,umaenormeconquistaparaahumanidade,tambma razode umaceleradoprocessode degradaodabiosferaplanetria.Asatividadeshumanas destroemosrecursosnaturaisepoluemoambientedetodasasmaneiras. Em meio a isso, as pessoas so ensinadas desde cedo a pensar de forma limitada: estudar, trabalhar, ganhar dinheiro, consumir e se reproduzirem para dar continuidade ao processo. preciso competir pela sobrevivncia, pela posse de bens cuja oferta limitada e pelo sucesso. Essas coisas so marteladas em nossas cabeas todos os dias pelos sistemas polticos, sociais e econmicos criados ao longo do tempo. A humanidade vem progredindo em vrios aspectos, mas, ao custo de injustiassociais,pobreza,corrupoe,emltimainstncia,guerras. Porm,hoje,assimcomonopassado,algumaspessoasparamparaquestionar: ser que isso tudo? Qual o sentido de estarmos aqui? Ser esse o melhor caminho? O que ser de mim (ou da humanidade)? Posso dar um sentido til minhavida?Possoiralmdaquiloqueosistemameoferece?

Existeumpropsitomaiorparaavida?

Fenmenos inexplicveis e incomuns sempre fizeram parte da vida do ser humano. Religies, doutrinas, filosofias e, mais recentemente, cincias foram criadas e desenvolvidas por conta desses fenmenos para explicar como eles ocorrem e comocontrollos. Os fenmenos que decorrem to somente das leis fsicas so objeto de estudo das cincias. Os fenmenos que transcendem as leis fsicas, chamados parapsquicos ou paranormais, por sua vez, no so objeto de estudo das cincias. Como so as cincias tradicionais que definem o paradigma (o modelo de pensamento atual), os fenmenos parapsquicos so encarados como crendices, misticismo, charlatanice, alucinaesoudistoresnaspercepes. Vrios desses fenmenos, como a telepatia, a telecinese, a precognio e as ExperinciasForadoCorpoEFCsocorremtodososdiascommilhesdepessoase j foram inclusive demonstrados em laboratrios, mas so sistematicamente ignoradoscomoalgomarginalaoparadigmaestabelecido.
3

Cesar de Souza Machado

Experincias Fora do Corpo O Guia do Iniciante

Abasedetodosessesfenmenostranscendentesassentaseemtornodeuma nica coisa: a existncia de uma conscincia no ser humano que transcende o corpo fsico,sendo,portanto,multidimensional.

OqueExperinciaForadoCorpo

A EFC ou Experincia Fora do Corpo um fenmeno que ocorre quando a conscincia deixa temporariamente o corpo fsico e se manifesta em uma dimenso, planoourealidadetranscendente,extrafsica. Conscincia, nesse sentido, aquilo que anima nosso corpo. a alma, o esprito, o self, o ego de uma pessoa. A conscincia pode se manifestar de trs formas:

Intrafsica:Quandopossuiumcorpofsico; Extrafsica:Quandonopossuicorpofsico; Projetada: Quando possui um corpo fsico e, momentaneamente, afastase delenacondiodeprojetor. Paraamaioriadaspessoas,ofenmenodaEFCnopassadeumtipodesonho diferente ou algum tipo de alucinao, quando no mera charlatanice, elaborada paraentreterouenganarpessoasincautas.Oestudodofenmenopermiteentender e comprovar que ele real e natural, podendo ocorrer de forma espontnea ou proposital,acessvelaqualquerpessoainteressada. As EFCs demonstram que o mundo fsico corresponde a apenas uma parcela mnimadeumarealidademaiordaqualfazemosparte.

OqueaconteceduranteumaEFC

A forma como acontecem EFCs varia muito de pessoa para pessoa. No obstante, a anlise de milhares de relatos demonstra que a experincia ocorre basicamentededuasmaneiras:espontneaouproposital. Quando a EFC ocorre espontaneamente, a pessoa tornase subitamente consciente de estar fora do seu corpo fsico, normalmente observandoo de um ponto acima dele e com ntida impresso sobre a realidade do ambiente ao seu redor. Ela pode despertar tambm a certa distncia do corpo fsico e no o perceber em momento algum. Nesse caso, a percepo de que se est fora do corpo vem de outras sensaes, pois o veculo que ela usa durante a EFC muito diferente do corpo fsico: flutua, semitransparente, irradia luz, deslocase a distncias imensas deformapraticamenteinstantnea.
5

Cesar de Souza Machado

AEFCeosVeculosdeManifestaodaConscincia

Frequentemente, quando a EFC proposital, sendo deliberadamente provocada pela aplicao de uma tcnica projetiva, a pessoa percebe a sada do corpo fsico e depois passa a vlo de um ponto deslocado ou afastase para algum localdistantedele. Quando o projetor est prximo de seu corpo fsico, talvez perceba um fino cordo luminoso, o cordo de prata, que o conecta a esse corpo. Nessa condio, tambmsepercebequeamatriaextrafsicamalevelforadopensamento;no preciso luz convencional para enxergar e, muitas vezes, a lucidez oscila, motivo peloqualmuitaspessoaspensamqueestosonhando. Fora do corpo, as leis fsicas so diferentes. Podese ir rapidamente a qualquer local do planeta e alm dele. Podese visitar distritos puramente extrafsicos e entrar emcontatocomoutrasconscincias.
6

Experincias Fora do Corpo O Guia do Iniciante

Encontroscomoutrasconscincias

Durante uma EFC, comum encontrarse com outras conscincias que podem ser intrafsicas, tambm projetadas, ou extrafsicas, que no possuem, no momento, corposfsicos. Ograudelucidezeaaparnciadessasconscinciasvariammuito.Conscincias intrafsicas projetadas muitas vezes agem como sonmbulos, pois apresentam um nveldelucidezextrafsicamuitobaixo. Conscincias extrafsicas podem ser, dependendo das intencionalidades, indiferentes ao projetor ou no. Podese encontrar, por exemplo, com entes queridos que j faleceram ou com conscincias que esto prestes a renascer na dimensointrafsica. comum o projetor perceber a presena de amparadores extrafsicos, conscincias benvolas que monitoram e acompanham suas EFCs lcidas, podendo interferir no desenrolar de sua experincia sempre que necessrio, por exemplo, resguardando o projetor das interferncias de conscincias extrafsicas doentias, casoelenopossalidarcomelassozinho.

DenominaesparaaEFC

A EFC um fenmeno universal, que independe de condio social, poltica, econmica, cultural, religiosa, filosfica, raa, idade ou sexo. As EFCs recebem inmerasdenominaesaolongodotempo,sendoasmaisconhecidas: Arrebatamento:Igrejascrists; Desdobramento:Espritasbrasileiros; Keshara:Snscrito,empregadopeloshindus; OBE:OutofBodyExperience,comumnalnguainglesa; ProjeoAstral:OtermomaiscomumnaInternet; ProjeodaConscincia:Projeciologia; SonhoLcido:Psiquiatriaeneurologia; ViagemAstral:Empregadonomeioesotrico. Apesar dos termos terem surgido h relativamente pouco tempo, a EFC um fenmeno conhecido desde a antiguidade. Somente nas ltimas dcadas, principalmente aps o advento da Internet, que o conhecimento sobre esse fenmenosepopularizou.
7

Cesar de Souza Machado

Experincias Fora do Corpo O Guia do Iniciante

CausasdasEFCs

A conscincia possui, alm do corpo fsico, outros mais, constitudos de matriasutil,extrafsica.Quandoocorpofsicoadormeceouficamuitorelaxado,ou, ainda, incapacitado devido a um trauma ou um estado de coma, por exemplo, os laos energticos que unem os corpos extrafsicos ao corpo fsico se distendem e a conscinciasetransferedocorpofsicoparaumcorpomaissutil,produzindoassima EFC. Alm do sono, que situao mais comum para ocorrncia de EFCs, outras circunstnciasquelevamsuaproduoso: Ameditaoprofunda; A profunda debilidade do corpo fsico provocada por doena, privao de gua,comidaouar; Adorinsuportvelsurgidaduranteferimentosemacidentes; AexperinciadequasemorteEQM; Aingestodedrogaspsicoativas; Aatuaodeassistentesintrafsicosouextrafsicos; Aprticadeumatcnicaprojetiva.

Todasaspessoastm,semsaber, EFCsinconscientesquandodormem

TiposdeEFCs

As EFCs variam muito de pessoa para pessoa. Uma EFC nunca igual a outra. Dois aspectos que variam muito e so determinantes para as experincias so a lucidezearememorao. Quantolucidez,asEFCspodemser:

Inconscientes:Apessoasaidocorpo,masnotemlucidezsobreofato. Semiconscientes: Quando sai do corpo, a lucidez reduzida, levando a pessoa a misturar sonhos (produo mental inconsciente) com a realidade extrafsica que percebe. Conscientes: A lucidez quase igual que a pessoa tem durante a viglia, s vezesatsuperior.
9

Cesar de Souza Machado

Quantorememorao,asEFCspodemser:

Integralmente rememoradas: a pessoa lembrase de todos os eventos que vivenciouduranteaEFC. Parcialmente rememoradas: alguns eventos vivenciados durante EFC so lembradospelapessoaenquantooutrossoesquecidos. No rememoradas: a pessoa no lembra nada ao despertar. Quando muito, ficacomavagaintuiodequealgodiferenteaconteceuduranteosono.
10

Experincias Fora do Corpo O Guia do Iniciante

OconhecimentosobreasEFCs

As EFCs conscientes so conhecidas desde a mais remota antiguidade, sempre por um nmero restrito de pessoas. Atualmente, apenas 14% das pessoas, de um modo geral, tiveram EFCs conscientes, sendo que boa parte delas teve a experincia apenas uma vez na vida. Contudo, nos ltimos anos, com a massificao da comunicao por meio da Internet, podese encontrar imensa quantidade de relatos de pessoas que vivenciaram EFCs, assim como milhares de artigos e centenas de livros sobre o assunto escritos por pesquisadores, muitos deles baseados em pesquisassriasrealizadasinclusivenomeioacadmico. Apesar da grande diversidade de experincias que podem ocorrer durante as EFCs, a base de conhecimentos j existente permite a qualquer pessoa inteirarse sobreseusprincipaisaspectosemumnveldedetalhesque,quandobuscado,faculta umprofundoentendimentosobreoassunto. No o que faz a maioria das pessoas. Mesmo tendo EFCs, em geral elas no se dedicam a estudar o fenmeno, permanecendo na superficialidade do conhecimento, o que leva a uma srie de erros e mistificaes quanto ao seu entendimento,suaspossibilidadeseimplicaes.

EFCs,sonhosealucinaes

Quando estamos despertos e lcidos, chamamos essa condio de viglia. Se uma pessoa no est na viglia, dizse que ela encontrase em um estado diferenciado de conscincia. So estados diferenciados de conscincia, dentre outros,osono,osonho,opesadeloeaprpriaEFC. Muitos creem que a EFC um sonho, ainda que diferente, mas no esse o caso. O sonho caracterizado pela confuso, desordem dos pensamentos, sentimentosedasemoes,ausnciadeumaordemcronolgicaclaradoseventos e predomniodalinguagemsimblica,tpicadosubconscientehumano. A EFC caracterizada pela lucidez da conscincia quanto sua condio. Ela sabe que est fora do corpo fsico, muitas vezes percebendo sua sada dele. Os eventos sucedem de forma lgica e cronolgica. Podese raciocinar com toda a clarezadeformaatsuperiorcapacidadenormaldaviglia. AlgunscreemqueasEFCssoalucinaes,algumtipodedistrbioneurolgico que deve ser tratado com psicotrpicos, existindo inclusive pesquisadores que se dedicam a demonstrar como os sentidos podem ser confundidos ao ponto de gerarem a falsa ideia de que se est fora do corpo fsico. Essas pessoas ignoram que asEFCspodemsercomprovadas.
11

Cesar de Souza Machado

12

Experincias Fora do Corpo O Guia do Iniciante

ComprovandoarealidadedasEFCs

As EFCs podem ser comprovadas de diversas formas, tais como essas descritas aseguir. EFCs conjuntas: Duas ou mais pessoas saem do corpo ao mesmo tempo, encontramse na dimenso extrafsica, retornam e depois se recordam do mesmo evento.Taisexperinciasnosocomuns,mastambmnochegamaserraras. Efeitos fsicos: Projetores podem se deslocar para um local previamente combinado onde se encontram pessoas no projetadas e ali provocar um efeito fsico, derrubando um objeto, por exemplo. Embora seja um experimento difcil, casosassimjocorreram. Visualizao: Experimentos onde o projetor consegue ver, fora do corpo, por exemplo,umasequnciadenmerosescritanumatiradepapeldeixadaemumlocal inacessvel. Informao: A obteno, fora do corpo, de uma informao que o projetor desconhecia, como, por exemplo, o fato de uma pessoa estar correndo risco de vida equeele,apsaprojeo,comprovaserverdadeira.

RiscosdasEFCs

Riscos fantasiosos: Pessoas que nunca tiveram experincias projetivas e que jamais se dedicaram a estudar o assunto enumeram uma srie de riscos, sem fundamentos,paraquemseatreveraproduzirsuasprpriasEFCs:

Oprojetorsetornaria,obrigatoriamente,umapessoadesequilibrada; Oprojetorpoderiaseperderenopoderiamaisvoltaraocorpofsico; Ocorpofsicodoprojetorpoderiaserinvadidoporoutraconscincia; AEFCpoderialevaroprojetormorte.

Uma rpida pesquisa na literatura sobre EFCs, que conta com milhares de obras escritas em vrios pases desde o incio do sculo XIX, demonstrar que no existemfatosquecorroboremessessupostosriscos. Riscos reais: Existem pessoas que pregam o uso das EFCs a fim de promover aventuras, para diverso extrafsica onde tudo permitido, tal como, por exemplo, ter inmeros relacionamentos sexuais. Os projetores motivados por essas intenes sero vtimas de assdios interconscienciais promovidos por conscincia extrafsicasdoentiascujaintenoavampirizaoenergtica.
13

Cesar de Souza Machado

Outros tipos de assdios podem surgir para projetores cuja motivao seja a espionagem de pessoas e instituies a fim de obter algum tipo de informao sigilosa. Porfim,existeoriscododeslumbramentocomasEFCs.Seapessoacomeara se alienar da vida intrafsica devido s EFCs, no raro, as experincias vo cessar por interfernciadeamparadoresextrafsicos.

Ocicloprojetivo

Em uma EFC de conscincia contnua, um projetor vivencia as 5 possveis fases daquilooqueconhecidocomocicloprojetivo(linhascheiasnafiguraapresentadaa seguir). O mais comum, contudo, so EFCs onde ele percebe apenas 3 ou 4 fases do ciclo,conformemostramaslinhaspontilhadasnafigura.

14

Experincias Fora do Corpo O Guia do Iniciante

UtilidadesdasEFCs

A seguir so apresentados 10 dos principais benefcios das EFCs selecionados dentre os mais frequentemente relatados por pessoas que desenvolveram a capacidadedepromoverporsimesmasessasexperincias.

1.Conscientizarsedequeexisteuma"realidade"maior; 2.Adquirirumanovaatitudecomrelaovidaapsamorte; 3.Promovermudanaspositivasemsuavida(evoluir); 4.Perceberquepossumosumcrculoderelaesmuitomaior; 5.Aumentarorespeitopelavida,portodasasoutrasconscincias; 6.Aumentaroconhecimentosobresimesmo; 7.Assistiroutrasconscincias,intrafsicaseextrafsicas; 8.Visitarlocaisoupessoasdistantesouinacessveis(falecidas); 9.Verificar,porsiprprio,oquefatoeoquefantasia; 10.Descobrirquemsomos,deondeviemoseparaondevamos.

Tcnicasprojetivas

EFCsespontneas soeventos relativamenteraros paraamaioriadaspessoas. A pessoa que deseja ter mais EFCs pode, entretanto, aplicar tcnicas projetivas, que so procedimentos psicolgicos, fisiolgicos ou energticos que potencializam certos desempenhosconscienciais,possibilitandoaobtenodeliberadadasEFCs. Centenas de tcnicas projetivas foram criadas ao longo do tempo. As tcnicas aumentam a probabilidade, mas nenhuma delas garante o sucesso na produo de uma EFC. Algumas pessoas podem ter sucesso empregando algumas tcnicas e outras podem ter sucesso com tcnicas diferentes. Fazse necessrio, portanto, a experimentao,aautopesquisa. Existem tcnicas bastante simples e inofensivas e outras radicais que se baseiam, por exemplo, em hipnose e ingesto de produtos alucingenos. Essas tcnicasradicaistmvriosefeitoscolateraisenosorecomendveis. Finalmente, nada impede que a pessoa interessada descubra ou crie suas prpriastcnicasprojetivas.

15

Cesar de Souza Machado

Duastcnicasparacomearrapidamentedeformasegura

Antes de comear a realizar experimentos projetivos, fortemente recomendvel que a pessoa obtenha a maior quantidade possvel de informaes sobreasEFCseseusdiversosaspectos,sejapormeiodeleitura,sejapormeiodeum curso sobre esse assunto. Isso vai preparla para lidar com as inmeras situaes novasquevaiexperimentar. Dentre todas as tcnicas projetivas conhecidas, as duas mais simples, que podemserpraticadasisoladasouconjuntamente,so:

(1) Antesdedormir,posicionarocorpoemdecbitodorsal(aposiosupina,o populardebarrigaparacima)comosbraosepernassoltasatosonose instalar. (2) Antes de dormir, programarse para ter uma EFC, simplesmente repetindo mentalmentealgumasvezesafrasevouterumaprojeoouvousairdo corpoedeixarosonoseinstalar.

Dificuldadesiniciais

Os projetores iniciantes se deparam com vrias dificuldades quando comeam apromoversuasprpriasEFCs,taiscomo:

Omedodeseprojetar; Preconceitosdeorigemreligiosa,msticaoumesmocientfica; Aansiedade; Adificuldadederelaxarocorpo; O ambiente, muitas vezes inapropriado para os experimentos devido a temperatura,rudoeoutrosfatoresambientais; O desconhecimento sobre as manifestaes energticas da conscincia que afetamvriosaspectosdasEFCs; Afaltadeumestudosriosobreoassunto.

16

Experincias Fora do Corpo O Guia do Iniciante

17

Cesar de Souza Machado

Concluso
AsEFCsestoaoalcancedequalquerpessoa.Osganhospossveissodiversos e importantes. Um dia, em um futuro ainda distante, essas experincias faro parte da rotina de toda a humanidade. Por ora, preciso investir tempo e energia em estudo para aquisio de informaes sobre o assunto, e em autopesquisa, testando tcnicas e outros procedimentos que facultem a produo e o aproveitamento sadio das EFCs. Se voc, leitor, sentiu que esse assunto interessante e deseja saber mais sobreele,seguemalgumasindicaesparaguilonessesprimeirospassos.

ParaSaberMais

FronteiraAstralfronteirastral.com BlogdoautordesselivroondesopublicadosregularmentepostssobreEFCs. Metaconscinciawww.metaconsciencia.com Sitedoautorondesopublicadosperiodicamenteartigoseoutroscontedos relacionadosEFCseapesquisadaconscincia. EstadoVibracionalwww.estadovibracional.com Blogdoautordesselivroondesopublicadosregularmentepostssobretcnicas bioenergticas. LinChilinchi.blogspot.com.br SitedoterapeutaMarcosEvandrodeBritoSantossobrebioenergiaseterapias holsticas. EACwww.eac.org.br AEscoladeAutopesquisadaConscinciapromovecursoseoutrasatividades relacionadasaoestudodaconscincia. IACwww.iacworld.org NessesitepodemserencontradasfiliaisdaIACInternatinalAcademyof Consciousnessnoexteriorsoministradoscursossobreprojeodaconscincia. IIPCwww.iipc.org.br NessesitepodemserencontradasfiliaisdoIIPCondesoministradoscursossobre projeodaconscincianoBrasil.
18

Experincias Fora do Corpo O Guia do Iniciante

Publicado em outubro de 2012, Experincias Fora do Corpo Fundamentos abordadeformadidticaofenmenodasEFCs,apresentandotantoabase terica como procedimentos prticos que o leitor pode aplicar para ter suas prprias experincias. Clique aqui para ler as primeiras pginas ou acessewww.metaconsciencia.com.

A terceira Edio do eBook Experincias Fora do Corpo Perguntas e Respostas, publicado em fevereiro de 2013, tem 74 pginas, 18 captulos, 21 ilustraes e 333 questes respondidas sobre as experincias projetivas e outros fenmenos relacionados. Clique aqui para fazer o download ou acessewww.metaconsciencia.com.
19

You might also like