You are on page 1of 7

IDIAS DE ATIVIDADES PARA TRABALHAR O COGNITIVO, MOTRICIDADE FINA E AMPLA, NOES DE LATERALIDADE E COORDENAO MOTORA.

27 de Outubro de 2012 s 0:24

Algumas atividades que podem ser feitas, que contribuem muito para o desenvolvimento cognitivo da criana, trabalhando sua motricidade fina e ampla, sua ludicidade e tambm suas noes de lateralidade e coordenao motora. - Jogos de memria - Recorte e colagem (papel picado, gros, contas). - Rasgar papis com as mos. - Amassar os papis picados. - Confeco de colares. - Pintura a sopro, a dedo e/ou a pincel. - Massinhas de modelar. - Argila - Brincar de faz-de-conta. - Mmicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar. - Danar. - Correr com e sem apoio. - Equilibrar-se num p s. - Reconhecer e nomear partes do seu corpo e dos outros. - Brincar com gua, terra, argila,areia, barro. - Reconhecer os sabores, doce, salgado, amargo, azedo. - Reconhecer as temperaturas: frio, quente, gelado. - Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas, cantigas de roda, canes folclricas.

- Dramatizar cenas familiares e histrias curtas e repetidas frequentemente. - Observar e explorar o ambiente atravs do tato. - Identificar formas: quadrado, crculo, tringulo, retngulo. - Identificar cores. - Representa, por meio de gestos, sem utilizao de objetos,: o fechar portas, calar sapatos, receber uma visita, cozinhar, lavar, etc. - Rodinha para conversao. - Andar imitando um trenzinho, transpondo obstculos, passando por baixo de mesas eu formaro um tnel, circundar objetos. - Morto-vivo (jogo) - Andando, chegar a um ponto determinado na sala, equilibrando um objeto na mo, na cabea, etc. - Brincadeiras com bolas, petecas, bales, gua, massa para desenvolver a percepo tridimensional, a percepo de distncia e orientao espacial. - Ajud-la no desenvolvimento do vocabulrio, encorajando-a na identificao das atividades realizadas nas tarefas dirias. - Ensin-la a identificar as roupas que usa e os diferentes passos no processo de vestir e despir. - Confeco de bandinha rtmica, para propiciar o canto acompanhado de instrumentos musicais. - Exerccios para desenvolver a lateralidade ( andar em linha reta; curva; zigue-zague, andar em pistas limitadas com fita, etc...) - Desenho espontneo com lpis de cera. - Fazer como se pedalasse uma bicicleta: pernas duras e flexionadas.- Utilizar fantoches, teatro de mscaras, teatro de sombra para apresentao (histrias) s crianas. - Corrida de cavalinho: fazer uma fila com as crianas e colocar pequenos obstculos como latinhas, saquinhos de areia, espalhados pela rea em crculo. Ao sinal de um apito, palmas, as crianas saem correndo procurando saltar os saquinhos.

- Imitar o pulo do sapo, do macaquinho, do coelhinho, o peixinho nadando, a minhoca se arrastando e o som de animais conhecidos. - Desenhar um caracol no cho, as crianas devem andar em cima da linha, no sentido de ir e voltar. - Manipulao de material de sucata. - Conversar com as crianas ao mximo, aproveitando todos os momentos, tendo como temas sua famlia, seus brinquedos, seus amigos, suas brincadeiras.

Fonte:mundinhodacrianca.blogspot.com.br

4 anos
Uma criana com 4 anos pode nomear objetos familiares em imagens, nomes de animais comuns e pelo menos uma cor. Essas crianas em idade pr-escolar compreendem e so capazes de usar pelo menos quatro preposies. Elas tambm tendem a se envolver em brincadeiras de fantasia acompanhadas de descries do que esto fazendo. Elas podero imitar sons, palavras e frases, e seguiro bem os comandos. Com 4 anos, elas tambm entendero contrastes bsicos, como maior ou menor, mais alto ou mais suave.

5 anos

Com 5 anos de idade, ela j ter uma fala totalmente inteligvel, completa com adjetivos, advrbios e geralmente a gramtica correta. Uma criana dessa idade pode falar todas as vogais e consoantes, embora alguns sons possam no ser perfeitos. Sero capazes de contar at 10, bem como demonstrar compreenso dos conceitos de tempo, como manh e noite, hoje e amanh. A fala de uma criana de 5 anos pode conter frases complexas e compostas, e ela poder seguir trs ordens de uma vez.

O mestre mandou
O jogo infantil clssico, "O Mestre Mandou", combina o desenvolvimento das competncias motora grossa e da audio. Para jogar este jogo, convide sua classe a se levantar e fique de frente para ela. Faa uma srie de atividades diferentes para elas para imitarem; pulando com os dois ps, pulando em um p, polichinelos e assim por diante. Antes de realizar as atividades, diga, "O Mestre Mandou", ou no diga nada - os alunos devem apenas executar as aes que "O mestre mandar" fazer. Se uma criana for pega fazendo uma ao que o mestre no disse para fazer, ela deve ficar de fora. Continue o jogo at que haja apenas um jogador.

Imitando os movimentos dos animais


Esta atividade no competitiva convida os alunos a praticarem o desenvolvimento de habilidades motoras grossas fingindo que so animais diferentes. Fique na frente dos alunos e indique o nome de um animal, explique os movimentos dos animais escolhidos e, em seguida, mova-se como o animal. Por exemplo, se voc disse "cobra", explique como as cobras deslizam e, em seguida, convide os alunos a deslizarem como elas. Se voc escolheu o sapo, explique como eles pulam e depois pule, semelhantemente. Esta atividade promove habilidades motoras, permitindo que as crianas consigam externalizar sua alegria.

Memria

Quebra-cabeas e jogos de classificao so atividades que promovem a concentrao e a memria. Os quebra-cabeas podem ser os tradicionais, feitos para todos os nveis de idade e habilidade. Os brinquedos baseados na construo civil, como Lincoln Logs e blocos, tambm podem melhorar a memria e a concentrao. Para as crianas menores, os jogos da memria podem ajudar a promover a memria. Por exemplo, com pares de cartas misturados e virados de cabea para baixo, a criana pode virar as cartas e tentar lembrar os lugares das cartas e encontrar os pares.

Matemtica

As habilidades matemticas tambm fazem parte do desenvolvimento cognitivo. Os pais podem estimular seu desenvolvimento falando sobre nmeros com as crianas, enquanto fazem as atividades cotidianas. Quando os pais conversam com seus filhos sobre nmeros desde pequenos, elas se sairo melhor em matemtica quando entrarem na escola. Os pais podem desenvolver atividades simples, como itens de contagem. Por exemplo, ao fazer compras, um pai pode contar o nmero de compras no carrinho, junto com a criana. Os pais tambm podem incentivar a matemtica atravs de jogos e quebra-cabeas focados em nmeros. Ler livros baseados em matemtica, que incluam nmeros e contagem, tambm pode ajudar.

Criatividade
A arte e a msica tambm podem ajudar a estimular o desenvolvimento cognitivo. As atividades criativas podem ajudar com muitos tipos de aprendizagem e tambm

a construir conexes importantes no crebro. Por exemplo, aprender msica pode aumentar a memria e as habilidades de leitura. O uso de canes e rimas tambm podem ajudar com as competncias lingusticas. As atividades baseadas em msicas e canes so frequentemente populares com crianas, e os pais podem desenvolver essas atividades de muitas maneiras. medida que as crianas crescem, os pais podem incentiv-las a aprender um instrumento musical. Isso ajuda a desenvolver as habilidades de memria e a matemtica.

Atividades sensoriais para crianas e bebs


Uma atividade sensorial qualquer atividadefocada na incorporao e engajamento dos sentidos. Elas so uma parte essencial do desenvolvimento da criana e do beb, pois os ajudam a descobrir e desenvolver um conhecimento de seus corpos e como eles se relacionam e retm o conhecimento de seu mundo. Ao passo que em algum nvel, qualquer atividade requer o uso dos sentidos, uma boa atividade sensorial deve envolver a mente, bem como os sentidos do seu filho.

Caixas sensoriais As caixas e mesas sensoriais so projetadas para dar s crianas uma variedade de experincias tteis e auditivas. Um bom exemplo de uma caixa sensorial uma banheira rasa cheia de feijo ou lentilhas, com uma variedade de ferramentas e brinquedos que uma criana poderia usar para colher os gros e brincar com eles. Isso d criana o interesse ttil, envolvendo-a enquanto ela explora a forma como os gros so tocados e reconhecidos ao manipul-los na caixa. Uma mesa sensorial pode incorporar uma srie de diferentes texturas ou sons, tais como o papel de tecido enrugado, areia, massinha mole ou um prato de gua e uma esponja. Apesar de no ser apropriada para os muito pequenos, esta uma tima atividade sensorial para

Pintura

A pintura no s um bom caminho para desenvolver as habilidades motoras finas; ela tambm ajuda as crianas com paralisia cerebral a expressarem seus sentimentos, alm de ser muito divertido. Essa outra atividade na qual os resultados no so to importantesquanto o processo. Muitas das crianas no sero capazes de fazer pinturas bonitas. Ainda assim elas devem ser elogiadas pelo seu trabalho, uma vez que sua condio requer muito mais habilidade para pintar. Comece usando pinturas com o dedo. Elas ajudaro a desenvolver as habilidades motoras finas nos dedos de forma individual. Se a criana progredir suficientemente para pintar com um pincel, ela deve ser encorajada a fazer isso. No toda criana com paralisia cerebral que ser capaz de usar um pincel. A criana que no conseguir no deve ser inferiorizada por isso.

Instrumentos de percusso so divertidos de tocar e devem ser integrados musicoterapia.

Habilidades motoras Finas


1.

1 2

Recorte coisas. Cortar uma habilidade motora importante que qualquer um precisar saber. Pratique cortando papis em pedaos e melhora a sua habilidade de cortar formas definidas.
2.

Utilize marcadores e outros utensilios. A prtica de colorir uma tcnica que ajuda a continuar em uma linha. Esta pode melhorar a coordenao mo-olho. Da mesma forma, algum que precise de ajuda com habilidades motoras finas pode tentar alimentar-se, melhorando a coordenao mo-boca.
3.

Praticar esportes como basquetebol, futebol e golf tambm importante no aumento da coordenao mo-olho. Estes esportes ajudam porque necessitam de habilidades especializadas para poder serem realizados

Mistura animal

O jogo "mistura animal" funciona bem com grupos de pelo menos trs crianas. Pea a cada criana que pense em um animal. Depois disso, atribua a cada uma delas uma parte do corpo do animal. Pea ento a uma criana que desenhe a cabea do animal escolhido, depois pea a outra que desenhe as pernas, e assim por diante. Quando todas estiverem terminado de desenhar as partes pedidas, faa com que elas cortem as partes com tesoura e as colem todas juntas. Isso criar um animal totalmente novo, e as crianas podem inventar um nome para ele e decorlo com purpurina e canetinhas coloridas.

Arroz Colorido Ideal para Atividades Sensoriais. Coloque 1/2 xcara de arroz no saco plstico com Fechamento(Tipo Zip). Adicione 2 colheres de sopa de lcool e cerca de 5 gotas de corante alimentar. mistura bem e retirar todo o ar de dentro do saco. Por favor, aguarde alguns minutos e estende-se o arroz em papel encerado(Tipo papel manteiga) Deixe secar completamente (cerca de 2 horas ou durante a noite) Agora voc pode desfrutar do seu arroz de cor! Fonte:www.carolinallinas.com com Lario Elisabete e Sonia Sofia Barreiros.

You might also like