You are on page 1of 12

Fundao Oswaldo Cruz

Concurso Pblico 2010

Analista de Gesto em Sade


Prova Objetiva

Cdigo da prova

C2007

Gesto da Inovao

Instrues:
Voc dever receber do scal: a) um caderno com o enunciado das 60 (sessenta) questes, sem repetio ou falha; b) uma folha destinada marcao das suas respostas. Ao receber a folha de respostas, voc deve: a) conferir se seu nome, nmero de identidade, cargo e perl esto corretos. b) vericar se o cargo, perl e cdigo da prova que constam nesta capa so os mesmos da folha de respostas. Caso haja alguma divergncia, por favor comunique ao scal da sala. c) ler atentamente as instrues de preenchimento da folha de respostas; d) assinar a folha de respostas. sua responsabilidade preencher a folha de respostas, que ser o nico documento vlido para a correo. Voc dever preencher a folha de respostas utilizando caneta esferogrca de tinta azul ou preta. Em hiptese alguma haver substituio da folha de respostas por erro cometido por voc. As questes da prova so identicadas pelo nmero que se situa acima do enunciado. O tempo disponvel para essa prova de 4 (quatro) horas, incluindo o tempo para a marcao da folha de respostas. Durante as primeiras duas horas voc no poder deixar a sala de prova, salvo por motivo de fora maior. Voc somente poder levar o caderno de questes caso permanea em sala at 30 (trinta) minutos antes do tempo previsto para o trmino da prova. Ao terminar a prova, voc dever entregar a folha de respostas ao scal e assinar a lista de presena.

www.pciconcursos.com.br

FIOCRUZ Concurso Pblico 2010

Lngua Portuguesa
Texto Se telefonar, no dirija O uso de telefones celulares revolucionou a comunicao entre as pessoas de forma que muitos esqueceram como vivamos sem este aparelho fundamental evoluo da espcie. To logo um cidado adquire o santo instrumento da felicidade humana, imediatamente se torna seu escravo. Viciado em fazer ligaes e responder imediatamente a chamados. Qualquer dvida, por mais banal que seja, torna-se uma urgncia inadivel. A mo se estende rapidamente ao celular. A ligao feita. Alvio geral. Na maior parte do dia, isso, alm de cmico, no faz muito mal. Exceto ao bolso. Caso a pessoa esteja dirigindo, no entanto, falar ao telefone pode se transformar em tragdia. O estudo de dados cientficos realizado h cinco anos demonstrou, claramente, a relao entre o uso do telefone celular e o aumento do risco de acidentes automobilsticos graves. A maioria dessas pesquisas aponta para um momento de 4 a 5,9 vezes maior chance de o motorista se distrair e bater o carro. Recentemente, foram disseminados ao redor do mundo aparelhos capazes de garantir ao motorista a possibilidade de continuar a sua conversa telefnica sem precisar segurar o celular com uma das mos. Os famosos mtodos hands free, ou mos livres: so fones de ouvido ligados diretamente ao telefone ou a tecnologia blue tooth, conectados sem fio, e ainda equipamentos viva-voz. Todos permitem telefonar mantendo as mos ao volante. O problema parecia ter sido resolvido, mas estudos publicados recentemente chamam a ateno para o perigo dessas tecnologias. Umas pesquisa realizada na Universidade do Arizona, em Phoenix, demonstrou que o emprego de equipamentos hands free no conseguiu reduzir de forma clara os riscos de acidentes automobilsticos. Basta falar ao telefone, segurando ou no o aparelho, que este risco aumenta em mais de quatro vezes. O estudo demonstrou que dirigir enquanto se fala ao telefone tem o mesmo nvel de risco de acidentes que dirigir bbado, intoxicado por etanol. O problema do uso do celular ao volante no das mos, mas de crebro. Problema de foco e ateno. Quando um indivduo fala ao telefone, ele mobiliza uma parte importante do crebro, responsvel pela capacidade de ateno. Os especialistas em segurana de trnsito sugerem leis para banir totalmente o uso do celular ao volante dos carros. Vai ser uma guerra contra os lobbies da indstria dos celulares e de seus acessrios.
(Carta Capital, julho 2009)

02
A alternativa em que o vocbulo sublinhado no est empregado em sentido irnico : (A) O uso de telefones celulares revolucionou a comunicao entre as pessoas. (B) ...como vivamos sem este aparelho fundamental na evoluo da espcie. (C) To logo um cidado adquire o santo instrumento da felicidade humana. (D) To logo um cidado adquire o santo instrumento da felicidade humana. (E) Viciado em fazer ligaes e responder imediatamente a chamados.

03
A alternativa em que a relao entre os dois termos diferente das demais : (A) o uso / de telefones celulares (B) o aumento / do risco de acidentes (C) o emprego / de equipamentos (D) o problema / do uso do celular (E) o estudo / de dados cientficos

04
Qualquer dvida, por mais banal que seja, torna-se uma urgncia inadivel; a orao sublinhada no equivale a: (A) embora seja muito banal (B) apesar de ser muito banal (C) contanto que seja muito banal (D) mesmo sendo muito banal (E) ainda que seja muito banal

05
A mo se estende rapidamente ao celular. A ligao feita. Alvio geral; Se juntarmos as trs oraes num s perodo, a forma que respeita o sentido original do texto : (A) A mo se estende rapidamente ao celular, mas a ligao feita para o alvio geral. (B) A mo se estende rapidamente ao celular e, para alvio geral, a ligao feita. (C) A mo se estende rapidamente ao celular e, apesar do alvio geral, a ligao feita. (D) A mo se estende rapidamente ao celular, a ligao, porm, feita, com alvio geral. (E) A mo se estende rapidamente ao celular enquanto a ligao feita, para alvio geral.

06
A maioria dessas pesquisas aponta para um aumento...; no caso desse segmento do texto, h uma dupla possibilidade de concordncia, como no seguinte trecho: (A) As pesquisas sobre o tema privilegiaram a esttica. (B) Um milho de pesquisas j mostrou essa verdade. (C) Bandos de pesquisadores trabalhavam sobre o tema. (D) Os telefones celulares so um problema para a segurana. (E) Milhares de telefones celulares so empregados no Brasil.

01
Se telefonar, no dirija! uma frase que se apoia em outra, mais conhecida: Se dirigir, no beba!. A frase abaixo que no segue corretamente a mesma formao dessas duas frases : (A) Em caso de telefonar, no dirija! (B) Caso telefones, no dirijas! (C) Caso dirijas, no telefones! (D) Se telefonares, no dirijas! (E) Caso telefonar, no dirija!

2 | Prova Objetiva C2007

www.pciconcursos.com.br

Analista de Gesto em Sade Gesto da Inovao

07
Caso a pessoa esteja dirigindo, no entanto, falar ao telefone pode se tornar uma tragdia; a conjuno sublinhada pode ser substituda por todos os conectivos abaixo, mantendo-se o sentido original, exceto em: (A) porm (B) todavia (C) apesar de (D) entretanto (E) contudo

12
Dentre as vrias razes para o interesse na reforma do Estado dos anos 90, segundo Bresser Pereira (2001), a razo bsica, provavelmente, se sustentava na percepo generalizada de que no bastava o ajuste estrutural para se retomar o crescimento. Esse entendimento tinha como referncia os resultados do ajuste fiscal empreendido pelos pases endividados na dcada anterior, que apesar de positivos superando aspectos agudos da crise, no possibilitou a retomada do crescimento. A premissa neoliberal que estava por trs das reformas de que o ideal era um Estado mnimo, ao qual caberia apenas garantir os direitos de propriedade, deixando ao mercado a total coordenao da economia provou ser irrealista. Em outra anlise, ficou claro que o principal motivo da grande crise dos anos 80 foi o Estado (provocada por uma crise fiscal do Estado, uma do tipo de interveno estatal e uma crise da forma burocrtica de administrao do Estado). Com base na proposta de que um Estado mnimo no realista e de que o fator bsico subjacente crise econmica a crise do Estado, analise as afirmativas a seguir que podem representar solues para esse problema. I. A privatizao do Estado ou a impermeabilidade dos patrimnios pblico e privado. II. A reconstruo ou reformulao do Estado ao invs de seu definhamento. III. A adoo de uma administrao que no visa ao lucro mas satisfao do interesse pblico. Assinale: (A) se somente a afirmativa I for pertinente. (B) se somente a afirmativa II for pertinente. (C) se somente a afirmativa III for pertinente. (D) se somente as afirmativas I e II forem pertinentes (E) se somente as afirmativas I e III forem pertinentes.

08
Se o problema do uso do celular ao volante no das mos, mas de crebro, o fato de criarem a tecnologia do hands free proveio de um erro, que o de: (A) aumentar a segurana, em detrimento do conforto. (B) ao lucro, preferir a segurana. (C) trocar o essencial pelo acidental. (D) privilegiar a economia em vez da segurana. (E) preferir o falso ao verdadeiro.

09
Celular um adjetivo que se transformou em substantivo masculino, em funo da elipse do vocbulo telefone, que antecedia esse adjetivo. O caso em que houve o mesmo : (A) o micro-ondas (B) o caixa (C) o Municipal (D) o pblico (E) o lana-perfume

10
O ltimo pargrafo do texto ope dois valores sociais, que so: (A) poltica X cidadania (B) cidadania X segurana (C) segurana X economia (D) economia X legislao (E) legislao X poltica

13
A inteno das reformas administrativas a construo de um Estado novo, que surgir como resultado de reformas profundas que o habilitaro a desempenhar as funes que o mercado no capaz de executar. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir. I. O objetivo construir um Estado que responda s necessidades de seus cidados. II. O objetivo construir um Estado democrtico, no qual seja possvel aos polticos fiscalizar o desempenho dos burocratas e estes sejam obrigados, por lei a lhes prestar contas. III. O objetivo construir um Estado no qual os eleitores possam fiscalizar o desempenho dos polticos e estes tambm sejam obrigados por lei a lhes prestar contas. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente a afirmativa III estiver correta. (D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (E) se as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

Gesto Pblica
11
Com relao aos fatores motivacionais (intrnsecos ao cargo), a partir da teoria dos dois fatores proposta por Frederick Herzberg, pode-se afirmar como sendo seus componentes: I. condies gerais do ambiente laboral como iluminao, limpeza, rudo, remunerao e relaes com superiores e colegas. II. nvel de responsabilidade, contedo e atribuies do cargo. III. nvel de responsabilidade do cargo, nvel de reconhecimento do trabalho executado. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente a afirmativa III estiver correta. (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

www.pciconcursos.com.br

Prova Objetiva C2007 | 3

FIOCRUZ Concurso Pblico 2010

14
Com relao s caractersticas bsicas da Administrao Pblica Gerencial, assinale a afirmativa incorreta. (A) orientada para o cidado e para a obteno dos resultados. (B) Pressupe que os polticos e os funcionrios pblicos so merecedores de grau limitado de confiana. (C) Concentra-se no processo. (D) Serve-se, como estratgia, da descentralizao e do incentivo criatividade e inovao. (E) Utiliza o contrato de gesto como instrumento de controle dos gestores pblicos.

17
A estrutura organizacional vigente na administrao pblica pode ser concebida com um formato tradicional, decorrente da perspectiva funcional, com caractersticas do modelo burocrtico de organizao racional de Weber. Uma justificativa para a necessidade de modificao nessa viso de anlise da estrutura administrativa pblica a evoluo do conceito de programa. Os processos organizacionais podem ser representados por fluxogramas. Como resultado da definio e anlise dos processos organizacionais, correlacione os elementos do processo, apresentados na coluna da esquerda, com as caractersticas que identificam cada um deles.
( ) gerado por determinado processo que permite avaliar a sua qualidade, pela expectativa criada pela coletividade quanto a forma, freqncia ou localizao desejada. ) So identificados ao longo do processo visando produo de um bem ou servio pblico. Essencial para a definio do correspondente custo de produo. ) Pode-se acessar segundo uma abordagem especfica orientada com vistas em obter informaes sobre suas necessidades e resultados gerados pelo processo. ) A partir de sua identificao e desenvolvimento no processo, de forma analtica, o gestor pode empreender esforos de melhoria e aperfeioamento (racionalizao) a fim de oferecer mais eficincia ao processo. ) Ao longo ou ao final do processo, evitando a utilizao em demasia, permitem conhecer o funcionamento do processo ou de suas partes. Concentram-se em pontos crticos do processo (gargalos) visando acompanhamento preciso.

15
Admitindo-se o corpo terico da Administrao como um conjunto de lentes capazes de auxiliar na anlise e no diagnstico organizacional, so necessrios modelos (tcnicas e meios) que permitam incidncias coerentes desses postulados tericos. Nessa linha de ao, prope-se que a anlise, especialmente para fins de compreenso da dinmica humana na organizao, pode ser desenvolvida a partir de perspectivas que se interpenetram e influenciam mutuamente. Com relao s variveis de anlise organizacional, assinale a afirmativa incorreta. (A) O referencial da nova Administrao Pblica, seja nos conceitos que encerra seja na adoo de tecnologias gerenciais a que d ensejo, enfatiza a anlise organizacional enquanto contedo com origem em contextos diversos. (B) A compreenso do funcionamento de uma organizao no pode prescindir da devida apreciao de sua estrutura, ou seja, da forma como os recursos materiais e humanos esto dispostos, suas inter-relaes formais e informais. (C) Alm da dimenso estrutural, impe-se a anlise dos processos organizacionais, a fim de aferir os nveis de eficincia e eficcia associados s sucesses de atividades organizacionais coordenadas, que absorvam insumos, transforme-os, segundo uma determinada matriz de combinao (adio de valor), e gerem um produto (bem ou servio) dotado das caractersticas de desempenho desejadas pelo usurio com vistas satisfao de suas necessidades, (D) A essas dimenses estrutura e processos somam-se as pessoas que nelas operam. Essa terceira e, sem dvida, mais complexa varivel de anlise, complementa as dimenses internas da organizao que isoladamente projetam seus efeitos at os limites de fronteira da organizao. (E) Na anlise organizacional deve ser dada especial ateno ao desempenho, que o fator resultante da interao das pessoas nas estruturas e nos processos organizacionais. Uma organizao deve ser analisada, compreendida e avaliada a partir de seu desempenho, ou seja, conforme a projeo que faz dos resultados de suas aes no ambiente (expresso externa da organizao).

1. 2. 3. 4. 5.

Produto. Usurio. Insumos. Atividades. Indicadores de desempenho.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta de cima para baixo.

(A) 3 1 4 5 2 (B) 1 3 2 4 5 (C) 5 4 1 3 2 (D) 3 5 2 1 4 (E) 2 3 5 4 1

18
Pode-se definir motivao como o interesse de uma pessoa para a ao, revelando-se como um impulso constante e de intensidade varivel, orientado para o alcance de um objetivo, seja este decorrente de uma necessidade, seja de um estado de satisfao. Com o objetivo de canalizar a motivao para atender aos interesses do agente e da instituio, cabe ao gestor pblico: (A) Preparar-se para aceitar os diversos interesses do agente pblico sob sua responsabilidade. (B) Compreender as convenincias e necessidades de seus subalternos. (C) Compreender os mecanismos responsveis pela estimulao das pessoas, procurando empreg-los de forma a definir uma rota de convergncia entre os objetivos institucionais e os individuais. (D) Estar atento aos comportamentos que identificam insatisfao do agente pblico com vistas criao de um ambiente mais de acordo com o atendimento de suas pretenses pessoais. (E) Canalizar os estmulos manifestados pelos agentes pblicos para alcanar os objetivos da organizao.

16
Focalizando a Gesto por Processos e suas caractersticas especficas, assinale a afirmativa incorreta. (A) Foco no usurio. (B) nfase em agregar valor. (C) Viso compartimentada. (D) Utiliza parmetros de avaliao de desempenho. (E) Elevado nvel de integrao.

4 | Prova Objetiva C2007

www.pciconcursos.com.br

Analista de Gesto em Sade Gesto da Inovao

19
Algumas teorias so consideradas como formulaes sobre a motivao. A teoria da expectativa ou expectncia proposta por Victor Vroom, em essncia, sugere que a intensidade do esforo para a ao de uma pessoa est diretamente relacionada expectativa que essa pessoa tem em relao aos resultados decorrentes dessa ao e da atratividade desse resultado. Em termos prticos correto afirmar: (A) Um agente pblico tender a empreender maior esforo no desenvolvimento de uma atividade quanto maior for a sua percepo de que seu desempenho nessa atividade poder ser melhor avaliado. (B) exemplificada em uma situao em que dois servidores apresentam desempenhos diferentes e tm remuneraes iguais. (C) Segundo a percepo do servidor, consiste na relao entre contribuies e recompensas em diferentes nveis de intensidade. (D) Um servidor, com alta capacitao profissional e desempenho reconhecidamente superior, tem uma remunerao menor que a de outro recm-concursado. (E) O comportamento de um servidor em seu ambiente profissional est diretamente relacionado com fatores identificados com o cargo e com o contexto em que o cargo se insere.

22
Ao se estudar a motivao, um contedo torna-se inevitvel, a hierarquia das necessidades humanas, formulada por Abraham H. Maslow. De acordo com a exemplificao dessas necessidades, correto afirmar que: (A) as necessidades fisiolgicas podem ser descritas como o transporte, a estabilidade, a segurana e a integridade fsica. (B) as necessidades de segurana tm como exemplos a alimentao, a habitao e o vesturio. (C) as necessidades do amor esto bastante associadas possibilidade de desenvolvimento pleno das competncias ou potencial das pessoas. (D) as necessidades de estima, em uma perspectiva organizacional, podem ser relacionadas noo de status, com possibilidade de ascenso na carreira e de ter visibilidade social. (E) as necessidades de auto realizao podem estar afetas noo de relacionamentos, dizendo respeito valorizao de pertencer a um grupo formal ou informal, clube ou sociedade.

23
O controle, de acordo com a concepo gerencial, pode ser compreendido como uma funo administrativa que compara sistematicamente os resultados em relao aos parmetros planejados, identificando desvios nos processos e propondo medidas de melhoria de desempenho. Esses resultados podem ser compreendidos pelo desempenho de uma pessoa, grupo, equipe, processo, instituio. A seguir, so destacados os elementos centrais e integrados na funo controle. Assinale a alternativa que no se relaciona ao controle. (A) Acompanhamento sistemtico dos processos. (B) Comparao entre resultados propostos e alcanados. (C) Identificao de desvios. (D) Proposio de melhorias (correo de curso). (E) Poder coercitivo

20
Analisando as etapas do Benchmarking propostas por Camp (1993): planejamento, anlise, integrao, ao e maturidade, correto afirmar que: (A) planejamento entendido como o estabelecimento do que denomina marco de referncia, isto , aquilo que ser comparado, a escolha do candidato ao processo de comparao e as formas por intermdio das quais os dados necessrios sero coletados. (B) anlise refere-se a execuo dos planos que visam transformao. (C) integrao compreende a verificao de informaes conseguidas no decorrer da pesquisa. A inteno responder a perguntas que determinam se existe ou no uma lacuna de desempenho e que tipo de lacuna essa. (D) ao permite que a superioridade seja, finalmente, alcanada. (E) maturidade envolve a disseminao, pela organizao, de prticas que devero ser adotadas, propondo a fixao da estratgia de mudana.

24
Considerando o processo complexo e dinmico da mudana organizacional, o senso de mudana no deve ser tomado com base no paradigma mecanicista ou na concepo clssica de gesto, baseadas em aes deliberadas, objetividade, racionalidade plena, neutralidade, controle amplo e irrestrito de suas variveis, mas como um processo emergente, substantivo, fluido e dinmico, com nfase nas relaes e essencialmente assentado nas pessoas, que caracterizam a perspectiva sistmica. Analise as premissas essenciais do processo de mudana, segundo uma viso sistmica, apresentadas a seguir. I. A gesto do processo de mudana contingencial e emergente. No possui uma frmula nica e previamente validada. II. A compreenso do contexto e a descrio completa de anlise so pr-requisitos essenciais para o planejamento da estratgia de mudana organizacional. III. A abordagem do pensamento sistmico, sobretudo a linguagem sistmica, constitui elemento fundamental do processo de compreenso do fenmeno de mudana. Assinale: (A) se somente a premissa I estiver correta. (B) se somente a premissa II estiver correta. (C) se todas as premissas estiverem corretas. (D) se somente a premissa III estiver correta. (E) se somente as premissas II e III estiverem corretas.
Prova Objetiva C2007 | 5

21
A cultura de uma organizao pode, resumidamente, ser definida como um conjunto de hbitos, crenas, valores e smbolos que a particularizam frente s demais. Sob o ponto de vista de um agente pblico ingressante na organizao, a cultura organizacional pode representar uma barreira ou um molde comportamental. Para ele abrem-se as seguintes possibilidades: I. A adeso plena aos padres. II. A reao refratria. III. A transformao parcial dos padres culturais e a adaptao nova realidade. Assinale: (A) se somente a possibilidade I estiver correta. (B) se somente a possibilidade II estiver correta. (C) se somente a possibilidade III estiver correta. (D) se as possibilidades II e III estiverem corretas. (E) se as possibilidades I, II e III estiverem corretas.

www.pciconcursos.com.br

FIOCRUZ Concurso Pblico 2010

25
Focalizando-se a mudana cultural na administrao pblica, destacam-se a emergncia de valores gerenciais e o fenmeno resistncia. No processo de transformao so introduzidos, na administrao pblica, elementos caractersticos da lgica empresarial desenvolvidos no contexto da administrao privada, pela via da transferncia e adaptao de conhecimentos gerenciais. Dentre os pontos delineadores, assinale a alternativa que no se relaciona a esse emergente paradigma gerencial. (A) Descentralizao poltica e administrativa. (B) Reduo de nveis hierrquicos. (C) Flexibilidade organizacional e a confiana limitada. (D) Exclusiva orientao para gestores da organizao. (E) Controle por resultados.

29
Sobre a avaliao de desempenho e resultados na administrao pblica, analise as afirmativas a seguir. I. O esforo de aferio pode, essencialmente, ser procedido a partir de trs dimenses gerais de anlise: eficincia, eficcia e efetividade. II. A gesto de desempenho das pessoas e da organizao pode ser compreendida em duas perspectivas: a do desempenho e a do resultado. III. A perspectiva de desempenho refere-se aos reflexos gerados pela atuao do sistema, ou seja a efetividade, e a perspectiva resultados diz respeito aos sensos de eficincia e eficcia. Considerando estas afirmativas assinale: (A) se somente a premissa I estiver correta. (B) se somente as premissas I e II estiverem corretas. (C) se somente as premissas I e III estiverem corretas. (D) se somente as premissas II e III estiverem corretas. (E) se todas as premissas estiverem corretas.

26
Com relao aprendizagem organizacional, assinale a afirmativa incorreta. (A) A linguagem so os cdigos de envio da mensagem, sendo importante destacar que o significado das palavras no est nelas, mas nas pessoas que as utilizam. (B) A aprendizagem organizacional pode ser tomada como um conceito gerencial emergente. (C) Implica, sinteticamente, a verificao das transformaes organizacionais, mediante o questionamento e a mudana dos padres de ao e das formas de comportamento vigentes, gerando inovaes. (D) Nos modelos de gesto em organizaes, os elementos podem ser representados pelo contato inicial com um conceito ou tecnologia gerencial (exgeno), seguido da reduo desse contedo com vistas a alcanar os elementos essenciais e a reflexo crtica acerca da propriedade dos pressupostos que o informam. (E) Como conseqncia dos novos elementos apreendidos, segue-se a construo de uma nova tecnologia (endgena e coerente com a singularidade da organizao).

30
Com relao gesto por competncia na administrao pblica, assinale a afirmativa incorreta. (A) a gesto da capacitao orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessrias ao desempenho das funes dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da instituio. (B) Relaciona-se capacidade de converso e apropriao de elementos conceituais e tcnicos em aes, como capacidade analtica, comunicao, flexibilidades, resilincia e outras. (C) Pode ser entendida como os elementos conceituais ou tcnicos que uma pessoa deve ter para o exerccio de determinada atividade, como teorias organizacionais, tecnologias de gesto, legislao aplicada ao setor pblico, dentre outras (D) a gesto dos atributos de personalidade e das posturas pessoal e profissional necessrias para o desempenho da funo, como valores ticos, transparncia, franqueza, cordialidade, respeito ao trabalho do outro e mais. (E) Trata-se de atividade tipicamente de curto ou curtssimo prazo, orientada para a preparao do agente pblico, com vistas a desempenhar atribuies da sua esfera de competncia ou da sua rbita de influncia.

27
Os programas de estmulo e motivao de pessoas para servidores pblicos, devem ser precedidos da devida anlise e do diagnstico do contexto e da cultura organizacional. Com relao aos componentes do programa de envolvimento ampliado dos servidores, assinale a afirmativa correta. (A) Realizao de cursos de treinamento (perspectiva operacional). (B) Oferecimento de vale refeio. (C) Aes de melhoria de processos (estrutura e desempenho). (D) Incorporao de parcela varivel cesta de remunerao. (E) Formao de grupos de estudo e melhorias.

Conhecimentos Especficos
31
No que concerne a inovao, assinale a afirmativa correta. (A) Inovao uma idia ou um objeto percebido como novo pelo indivduo. (B) Inovao corresponde efetiva aplicao prtica de uma inveno. (C) Inovao o ato de criar uma nova tecnologia, processo ou objeto. (D) Inovao a aquisio de um conhecimento novo por acaso ou sem esforo determinado, sem aplicao prtica. (E) Inovao a criao de uma soluo tcnica para um determinado problema.

28
Um indicador de desempenho de processo, levando-se em conta os propsitos para os quais concebido, deve incorporar os seguintes atributos: (A) relevncia, perenidade, complexidade, consistncia e objetividade/subjetividade. (B) relevncia, permanentes transformaes, simplicidade, consistncia e objetividade/subjetividade. (C) relevncia, permanentes transformaes, complexidade, consistncia e objetividade/subjetividade. (D) relevncia, perenidade, simplicidade, consistncia e objetividade/subjetividade. (E) relevncia, perenidade, complexidade, consistncia e objetividade/subjetividade.

6 | Prova Objetiva C2007

www.pciconcursos.com.br

Analista de Gesto em Sade Gesto da Inovao

32
No que concerne a inovao radical, assinale a afirmativa correta. (A) Inovao radical consiste de pequenos avanos em tecnologias, produtos, processos ou servios, tendo como objetivo melhorar o sistema existente, possuindo alta taxa de sucesso e baixo nvel de incertezas envolvido. (B) Inovao radical um produto, processo ou servio que apresenta caractersticas de desempenho j conhecidas, que promovam melhorias significativas de desempenho ou custo. (C) Inovao radical abrange aperfeioamentos em layouts e processos, em novos arranjos logsticos e organizacionais e em novas prticas de suprimentos e vendas. (D) Inovao radical ocorre quando um produto ou mercadoria j existente recebe melhorias e ganha novo valor de mercado. (E) Inovao radical geralmente fruto de atividades de P&D e tem um carter descontnuo no tempo e nos setores, isto , inaugura uma nova rota tecnolgica.

35
No que concerne a inveno, assinale a afirmativa correta. (A) Inveno se refere implementao de idias geradoras de diferencial competitivo. (B) Inveno significa a introduo de melhorias em produtos e processos. (C) Inveno se refere criao de um processo, tcnica ou produto indito. (D) Inveno significa a obteno de ganhos de eficincia em processos produtivos, administrativos ou financeiros. (E) Inveno se refere criao e difuso de um processo, tcnica ou produto indito.

36
No campo do desenvolvimento e inovao, sinalize a afirmativa incorreta. (A) A evoluo do sistema capitalista brasileiro se associa a uma contradio entre a modernizao do sistema produtivo e a marginalizao social, caracterizando um padro de desenvolvimento dual. O padro tecnolgico descolado da demanda geral da sociedade, havendo uma estrutura produtiva funcional e adequada para a pssima distribuio de renda do pas. (B) O avano do pas no desenvolvimento com equidade envolve uma grande diferenciao do sistema produtivo, o que caracteriza a inovao, e uma forte expanso do mercado interno de massa, incorporando segmentos enormes da populao que esto excludos. (C) As relaes de dependncia e a hierarquizao econmica e de poder entre os pases esto associadas, no presente, a quem detm (ou no) os conhecimentos produtivos essenciais aos paradigmas tecnolgicos dominantes no mundo contemporneo (tecnologias de informao em bens e servios, biotecnologia, qumica fina, novos materiais, equipamentos, etc.) (D) O desenvolvimento se caracteriza pelo aumento sustentado da produtividade e da renda por habitante, desacompanhado do processo de acumulao de capital e da incorporao de progresso tcnico. (E) O desenvolvimento econmico pode ser definido como processo de mudana social pelo qual o crescente nmero de necessidades humanas, pr-existentes ou criadas pela prpria mudana, so satisfeitas por meio de uma diferenciao no sistema produtivo, gerado pela introduo de inovaes tecnolgicas.

33
No mbito da indstria farmacutica, o principal instrumento das empresas de apropriao de resultados oriundos de seus esforos de P&D : (A) escala de produo. (B) desenho industrial. (C) patente. (D) controle da produo de frmacos. (E) segredo industrial.

34
Sobre inovaes organizacionais, assinale a afrmativa correta. (A) As mudanas organizacionais costumam ser mais difceis de implementar do que as mudanas tecnolgicas, pois requerem alteraes em processos de negcios, mudanas nas cadeias de comando e controle, novas formas de acesso a informaes e reformulao em rotinas e estruturas de poder cristalizadas nas organizaes ao longo dos anos. (B) Inovaes organizacionais compreendem a implementao de mtodos de produo ou distribuio novos ou significativamente melhorados, incluindo mudanas significativas em tcnicas, equipamentos e/ou softwares. (C) Inovaes organizacionais incluem a introduo de novos bens e servios, e melhoramentos significativos nas caractersticas funcionais ou de uso dos bens e servios existentes. (D) A simples introduo de uma nova tecnologia, acompanhada de um esforo deliberado de adaptao, suficiente para conferir competitividade a uma organizao. As empresas, em geral, no precisam mudar sua forma de organizao para incorporar com sucesso as oportunidades de inovao. (E) As mudanas organizacionais costumam ser mais fceis de implementar do que as mudanas tecnolgicas, pois requerem pequenos ajustes em processos de negcios e nas cadeias de comando e controle, e novas formas de acesso a informaes, viabilizadas pela incorporao das novas tecnologias da informao e comunicao.

37
Sobre ciclo de vida do produto, assinale a afirmativa correta. (A) Introduo a fase de lanamento do produto e que se caracteriza por um rpido crescimento das vendas, poucas empresas em competio e, geralmente, um elevado risco e baixo retorno financeiro para as empresas. (B) Na fase de declnio, a estratgia mais comum para as empresas apostar em inovaes radicais que lhes garanta a permanncia no mercado. (C) Na fase de introduo existe uma grande incerteza quantos aos resultados da inovao. (D) A fase de crescimento se caracteriza por frequentes guerras de preo e publicidade e as principais apostas estratgicas so o lanamento de novos produtos e servios complementares com o objetivo de conseguir diferenciar a oferta e conquistar o domnio em determinados segmentos de mercado (E) Na fase de maturidade, as vendas comeam a se estabilizar, as inovaes incrementais tornam-se menos freqentes e os processos produtivos se tornam menos padronizados.

www.pciconcursos.com.br

Prova Objetiva C2007 | 7

FIOCRUZ Concurso Pblico 2010

38
No mbito da indstria de equipamentos e materiais mdicohospitalares e odontolgicos, assinale a afirmativa incorreta. (A) A indstria de equipamentos e materiais mdicohospitalares e odontolgicos dominada por grandes empresas transnacionais, que possuem, nos elevados investimentos em P&D, seu principal fator de competitividade. (B) A indstria de equipamentos e materiais mdicohospitalares e odontolgicos se caracteriza por ser um oligoplio homogneo baseado na cincia, sendo a diferenciao de produtos pautada no esforo de P&D por um lado e na fora de marketing, por outro. (C) A indstria de equipamentos e materiais mdicohospitalares e odontolgicos, que rene um extenso e diverso conjunto de equipamentos, materiais e insumos utilizados em servios de sade, intensiva em conhecimento, incorporando plataformas tecnolgicas distintas, muitas vezes em um mesmo equipamento. (D) H uma grande heterogeneidade, em termos de tecnologia, materiais e utilizao, dos insumos e equipamentos, o que gera lgicas de concorrncia distintas nos diferentes segmentos da indstria de equipamentos e materiais mdico-hospitalares e odontolgicos. (E) De um modo geral, predomina na indstria de equipamentos e materiais mdico-hospitalares e odontolgicos um padro de concorrncia via diferenciao de produto, com equipamentos e materiais de alto contedo tecnolgico.

41
No mbito do complexo industrial da sade, assinale a afirmativa incorreta. (A) Os dados de comrcio exterior para o Complexo Industrial da Sade do Brasil revelam o grau de deteriorao da capacidade competitiva das indstrias de sade e como a situao constitui, de fato, um problema crtico para a poltica de sade e, num mbito mais geral, para a poltica nacional de desenvolvimento. (B) No mbito do Complexo Industrial da Sade no Brasil, apesar dos esforos do P&D, do aumento da capacidade produtiva e do sucesso do Programa Nacional de Imunizaes (PNI) do Ministrio da Sade, entre outros fatores, constata-se que o segmento de vacinas apresenta crescentes dficits comerciais com o exterior. (C) A reverso do dficit em supervit comercial de frmacos, em 2007, deveu-se ao sucesso da atuao conjunta do Ministrio da Indstria e Comrcio Exterior e do Ministrio da Sade por meio do Programa de Capacitao da Farmoqumica Nacional, lanado em 1999, e das linhas de financiamento disponibilizadas pelo PROFARMA (I e II) do BNDES. (D) No Brasil, a ausncia de uma poltica industrial para os setores da sade aliada a uma poltica macroeconmica que envolveu uma liberalizao comercial abrupta, a valorizao da taxa cambial (at 1999) e taxas de juros extremamente elevadas inviabilizaram estratgias de longo prazo das empresas, minando a capacidade de inovao e, portanto, a base competitiva da indstria. (E) No mbito do Complexo Industrial da Sade no Brasil, pode-se afirmar que a raiz da dependncia de importaes reflete a baixa capacitao local em inovao em sade. Como j mencionado, os segmentos em sade so de alta tecnologia e a inovao constitui a arma competitiva essencial das estratgias empresariais e nacionais.

39
No mbito do conhecimento tcito, assinale a afirmativa incorreta. (A) O conhecimento tcito envolve habilidades e experincias pessoais ou de grupo, apresentando um carter mais subjetivo. (B) O conhecimento tcito apresentado sob a forma de informao, por meio de manuais, livros, revistas tcnicas, software, frmulas matemticas, documentos de patentes, bancos de dados, etc. (C) O conhecimento tcito permite a diferenciao da capacitao entre diferentes empresas, pois constitui uma vantagem competitiva nica. (D) A forma mais comum de se adquirir conhecimento tcito atravs da experincia e/ou contratao de profissionais experientes de outras empresas. (E) O conhecimento tcito mais difcil de transferir, e sua rpida evoluo limita seus benefcios para quem no adquire a capacitao necessria para aprender a decodificar o conhecimento.

42
Assinale a afirmativa incorreta. (A) A comercializao de tecnologia via licenciamento uma atividade mais internacional que domstica, j que as empresas detentoras de tecnologia procuram evitar o fomento de concorrentes diretos nos mercados em que atuam. (B) A comercializao de tecnologias condicionada pelos interesses competitivos das empresas, pela dinmica de funcionamento de cada setor, pelo tipo e estgio da tecnologia envolvida, entre outros fatores. (C) A valorizao da capacidade intelectual, no Brasil, est altamente centrada na produo de publicaes, o que garante ao pas um papel de destaque como exportador de tecnologias. (D) A compra de uma tecnologia mais avanada permite um salto tecnolgico em processos e produtos. Porm, no havendo um esforo prprio para adaptar a tecnologia adquirida, ocorre um ganho de eficincia esttico, pois no haver melhorias subseqentes de produtividade. (E) As universidades e os centros de pesquisas representam uma fonte independente de tecnologia, j que no esto ligados a empresas produtoras de bens e servios. Assim, algumas das limitaes observadas no comrcio de tecnologia entre empresas no ocorrem nas relaes universidade-empresa.

40
No campo do desenvolvimento e inovao no existe correlao entre (A) Inovao e competitividade. (B) Atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e inovao tecnolgica. (C) Atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e produtividade. (D) Crescimento econmico e distribuio de renda. (E) Inovao e crescimento econmico.

8 | Prova Objetiva C2007

www.pciconcursos.com.br

Analista de Gesto em Sade Gesto da Inovao

43
No mbito da indstria farmacutica, assinale a afirmativa incorreta. (A) A emergncia da China como grande potncia vem-se manifestando tambm na indstria farmacutica. Desde 2008, duas empresas chinesas figuram entre as 10 maiores da indstria: a Baidu Inc., que ascendeu ao 6 lugar no ranking por meio de aquisies societrias, tornou-se lder mundial no segmento de antipsicticos e a Hasee Corp., mediante macios investimentos em P&D desenvolveu o campeo de vendas Nexal, um antiulceroso, que lhe conferiu o 9 lugar na lista das 10 maiores. (B) A concorrncia entre os grandes laboratrios farmacuticos multinacionais intensificou-se, na dcada de 1990, em razo dos custos crescentes de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovao (P,D&I) de novos medicamentos e do avano dos medicamentos genricos nos principais mercados mundiais. Isso ocorreu paralelamente ampliao dos mecanismos pblicos e privados de regulao da indstria farmacutica. (C) A cadeia farmacutica tem se destacado como uma das mais inovadoras entre os setores produtivos, com empresas multinacionais de grande porte capazes de estimular e incorporar aos seus produtos os principais avanos de ponta, ocorridos nas cincias biomdicas, biolgicas e qumicas. (D) Apesar do crescimento da indstria farmacutica nos ltimos anos, a mesma vem se caracterizando por uma baixa produtividade da P&D. (E) As tendncias recentes do investimento e das reestruturaes societrias na indstria farmacutica global tm efeito direto na estrutura e na dinmica da indstria nacional, uma vez que as empresas estrangeiras ocupam posio dominante no mercado domstico.

46
A legislao sobre propriedade industrial no regula (A) A concesso de patentes de inveno e de modelo de utilidade. (B) A concesso de registro de desenho industrial. (C) A concesso de registro de software. (D) A concesso de registro de marca. (E) A represso s falsas indicaes geogrficas.

47
Sobre a Poltica Nacional de Cincia,Tecnologia e Inovao em Sade no Brasil, analise as afirmativas a seguir: I. parte integrante da Poltica Nacional de Sade. II. parte integrante da Poltica Nacional de Cincia, Tecnologia e Inovao. III. parte integrante da Poltica Industrial. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

48
No campo do desenvolvimento e inovao, assinale a afirmativa incorreta. (A) As polticas de inovao se tornam atualmente mais importantes, tendo em vista seu papel crucial para intensificar a competitividade, por meio do fortalecimento da capacidade de aprender de indivduos e empresas. (B) A mudana de paradigma inaugura uma nova era tecnoeconmica envolvendo a criao de setores e atividades com novas formas de gerar e transmitir conhecimentos e inovaes, produzir e comercializar bens e servios, definir e implementar estratgias e polticas, organizar e operar empresas e outras instituies pblicas e privadas (de ensino e pesquisa, financiamento, promoo etc.). (C) A nfase nas medidas de apoio inovao tecnolgica, por parte dos pases mais avanados, est estreitamente vinculada ao desenvolvimento, difuso e utilizao eficiente das novas tecnologias (especialmente as de informao e comunicao) na economia baseada no conhecimento. (D) A ao governamental no campo da inovao visa unicamente ampliar a oferta de conhecimento cientfico e tecnolgico, via expanso do sistema universitrio e de pesquisa pblico, bem como a oferta de bens e servios tecnolgicos recursos humanos qualificados, laboratrios cientficos atualizados, servios tecnolgicos prestados por instituies pblicas de pesquisa e a prpria realizao de pesquisas cientficas, na consecuo do objetivo maior de estimular o desenvolvimento econmico e, em particular, o progresso tcnico da economia. (E) Um conceito-chave o reconhecimento de que as polticas comerciais, de investimento e tecnolgicas devem ser consideradas de maneira holstica, conjuntamente e no de maneira separada. A interface entre tais polticas particularmente visvel nas polticas de apoio exportao e no erguimento das barreiras no-tarifrias.

44
Com relao definio do conceito de paradigma tecnolgico, analise as afirmativas a seguir: I. Paradigma tecnolgico um modelo ou padro de soluo de alguns problemas tcnicos, baseados em princpios cientficos selecionados, que incorporam uma viso que seleciona os problemas relevantes, os procedimentos de pesquisa e os critrios de progresso na soluo dos problemas. II. Paradigma tecnolgico um conjunto de inovaes radicais, associado a grandes avanos no campo cientfico e tecnolgico e a inovaes organizacionais e gerenciais, que provoca a transformao da base tcnica da economia. III. Paradigma tecnolgico um processo de profundas transformaes da estrutura produtiva, associado ao surgimento de novos setores industriais, decorrente da transformao da base tcnica da economia. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente a afirmativa III estiver correta. (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

45
A indstria bio-farmacutica tem como estratgia competitiva a diferenciao de produtos, exceto no segmento de: (A) vacinas. (B) reagentes para diagnstico. (C) genricos. (D) medicamentos vendidos sob prescrio mdica. (E) bioprodutos.

www.pciconcursos.com.br

Prova Objetiva C2007 | 9

FIOCRUZ Concurso Pblico 2010

49
Com relao concesso de patentes, analise as afirmativas a seguir: I. A lei da propriedade industrial concede patente a descobertas II. A lei da propriedade industrial concede patente a invenes com aplicao industrial III. A lei da propriedade industrial concede patente a inovaes Assinale: (A) se todas as afirmativas estiverem corretas. (B) se somente a afirmativa I estiver correta. (C) se somente a afirmativa II estiver correta. (D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (E) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

52
O conceito de Complexo Industrial da Sade explicita que a dinmica do complexo deve ser apreendida com base em duas dimenses inter-ligadas: uma dimenso sanitria, uma vez que a sade constitui um valor associado prpria cidadania, e uma dimenso econmica, uma vez que o complexo se move, cada vez mais, segundo uma lgica capitalista. Com base nesta afirmao, analise as afirmativas a seguir: I. O conceito de complexo industrial da sade pretende-se um instrumento que auxilie nas polticas de unidades assistenciais quando da anlise de custo benefcio para incorporao de novas tecnologias. II. O conceito de complexo industrial da sade pretende-se um instrumento que auxilie na poltica industrial e de inovao voltada para as necessidades de sade III. O conceito de complexo industrial da sade pretende-se um instrumento que auxilie na poltica de sade que busque sustentabilidade econmica Assinale: (A) se todas as afirmaes estiverem corretas. (B) se somente a afirmativa I estiver correta. (C) se somente a afirmativa II estiver correta. (D) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (E) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

50
No campo do desenvolvimento e inovao, assinale a afirmativa incorreta. (A) A capacidade de competir est relacionada compreenso sobre onde, por que e como se est competindo. Nesse sentido, os fatores que determinam a competitividade esto essencialmente relacionados ao ambiente macroeconmico, poltico, social, legal, internacional e infra-estrutura nacional/local na qual a empresa est inserida. (B) As empresas atingem a vantagem competitiva por meio das iniciativas de inovao. Elas abordam a inovao no seu sentido mais amplo, abrangendo novas tecnologias e novas maneiras de fazer as coisas. (C) Algumas inovaes geram vantagem competitiva a partir da percepo de uma oportunidade de mercado inteiramente nova ou atravs do atendimento a um segmento do mercado negligenciado por outras empresas. (D) A competitividade de um pas depende da capacidade da sua indstria de inovar e melhorar. As empresas conquistam uma posio de vantagem em relao aos melhores competidores do mundo em razo das presses e dos desafios. (E) A informao desempenha um papel primordial no processo de inovao e melhoria sobretudo a que no est disponvel para os concorrentes ou que no objeto de suas pesquisas.

53
Conceitualmente o Complexo Industrial da Sade engloba (A) as indstrias de base qumica e biotecnolgica, produtoras de frmacos, medicamentos, vacinas, hemoderivados e reagentes para diagnstico e as indstrias de base mecnica, eletrnica e de materiais, produtoras de equipamentos, prteses e rteses e material de consumo. (B) as indstrias de base qumica e biotecnolgica, produtoras de frmacos, medicamentos, vacinas, hemoderivados e reagentes para diagnstico; as indstrias de base mecnica, eletrnica e de materiais, produtoras de equipamentos, prteses e rteses e material de consumo; e as instituies de cincia e tecnologia, fonte essencial das inovaes geradas. (C) as indstrias de base qumica e biotecnolgica, produtoras de frmacos, medicamentos, vacinas, hemoderivados e reagentes para diagnstico; as indstrias de base mecnica, eletrnica e de materiais, produtoras de equipamentos, prteses e rteses e material de consumo; e as organizaes prestadoras de servios, para onde conflui sua produo. (D) as indstrias de base qumica e biotecnolgica, produtoras de frmacos, medicamentos, vacinas, hemoderivados e reagentes para diagnstico; as indstrias de base mecnica, eletrnica e de materiais, produtoras de equipamentos, prteses e rteses e material de consumo; as instituies de cincia e tecnologia, fonte essencial das inovaes geradas; e as organizaes prestadoras de servios, para onde conflui sua produo. (E) as indstrias de base qumica e biotecnolgica, produtoras de frmacos, medicamentos, vacinas, hemoderivados e reagentes para diagnstico; as indstrias de base mecnica, eletrnica e de materiais, produtoras de equipamentos, prteses e rteses e material de consumo; as instituies de cincia e tecnologia, fonte essencial das inovaes geradas; as organizaes prestadoras de servios, para onde conflui sua produo; e o Estado, que promove e regula seu funcionamento.

51
No mbito do aprendizado, assinale a afirmativa incorreta. (A) O aprendizado ocorre em todas as esferas de atividades da organizao, incluindo produo, engenharia, manuteno, P&D, organizao e marketing. Tal processo abastecido por fontes internas e externas de conhecimento. (B) O aprender-fazendo o processo de aprendizado interno empresa, relacionado ao processo produtivo. (C) O aprendizado o processo de apropriao de novos conhecimentos formais e informais para a elaborao de novos mapas cognitivos mas, por se tratar do ativo estratgico primordial no mbito da atual competio capitalista, abastece-se unicamente no interior da organizao. (D) O aprender-procurando refere-se busca de informaes e tecnologias pelos diferentes meios hoje disponveis, com destaque para a Internet. (E) O aprendizado baseado no avano da cincia resulta do monitoramento dos resultados de pesquisas realizados em universidades e centros tecnolgicos e pela forte interao de algumas empresas, principalmente nas reas de alta tecnologia, com esses centros de gerao do conhecimento.

10 | Prova Objetiva C2007

www.pciconcursos.com.br

Analista de Gesto em Sade Gesto da Inovao

54
Uma empresa desenvolveu um novo produto mas no tem os ativos necessrios para produzi-los e comercializ-los (os chamados ativos complementares). Assinale a alternativa que apresenta as condies em que ela buscaria uma parceria. (A) Quando o regime de apropriabilidade for fraco. (B) Quando os ativos complementares no forem especializados. (C) Quando os ativos complementares forem especializados. (D) Quando os ativos complementares forem crticos para o sucesso comercial. (E) Quando os ativos complementares forem especializados e crticos para o sucesso comercial.

57
Sobre as grandes empresas da indstria farmacutica global, fortemente baseadas na cincia como fonte de inovao, analise as afirmativas a seguir: I. Investem em pesquisa bsica para aumentar a eficincia de suas atividades de pesquisa aplicada e de desenvolvimento. II. Investem em pesquisa bsica como meio de capturar o conhecimento que circula no ambiente externo. III. Investem em pesquisa bsica como forma de favorecer a interao com instituies cientficas. Assinale: (A) se todas as afirmativas estiverem corretas. (B) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (E) se somente a afirmativa II estiver correta.

55
Sobre as inovaes incrementais, analise as afirmativas a seguir: I. Abrangem melhorias feitas no design ou na qualidade dos produtos e aperfeioamentos em processos. II. Ocorrem de forma contnua em qualquer indstria, embora possam variar conforme o setor. III. Derivam exclusivamente de atividades de P&D. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa II estiver correta. (C) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

58
Sobre as grandes empresas da indstria farmacutica global, fortemente baseadas na cincia como fonte de inovao, assinale a afirmativa incorreta. (A) Investem em estruturas de P&D internas. (B) Mantm fortes relaes com universidades e institutos de pesquisa. (C) Licenciam produtos dos concorrentes para desenvolvimento e comercializao. (D) Mantm fortes relaes com pequenas empresas de base tecnolgica. (E) Protegem seus resultados de pesquisa por meio da produo e comercializao prpria dos medicamentos gerados.

56
Nas trs ou quatro ltimas dcadas e de maneira mais importante a partir do incio dos anos 90, observaram-se significativas mudanas nas relaes entre cincia e sociedade.Respondendo dinmica intrnseca de desenvolvimento da cincia e s influncias de seu entorno, o modo de produo do conhecimento vem mudando, tornando-se mais socialmente distribudo. Gibbons e colaboradores (1994) identificam este novo modo de produo de conhecimento como modo 2 em oposio ao modo tradicional, modo 1. Sobre as transformaes sofridas no modo de produo de conhecimento no que se refere ao lcus da produo de conhecimento, definio das agendas de pesquisa e os critrios de avaliao da pesquisa, analise as afirmativas a seguir: I. Enquanto no modo tradicional o lcus principal da produo de conhecimento a universidade, no novo modo ganham destaque as redes de cooperao entre diversos tipos de organizaes. II. Enquanto no modo tradicional as agendas de pesquisa so definidas basicamente pelos pesquisadores em funo do desenvolvimento de suas respectivas disciplinas, no novo modo a pesquisa voltada para a soluo de problemas, e sua definio envolve especialistas, usurios e financiadores. III. Enquanto no modo tradicional o critrio de avaliao da pesquisa o mrito cientfico, no novo modo o critrio de avaliao da pesquisa unicamente a relevncia social. Assinale: (A) se todas as afirmativas estiverem corretas. (B) se somente a afirmativa I estiver correta. (C) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (E) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

59
Os segmentos que compem o Complexo Industrial da Sade apresentam (A) uma mesma base tecnolgica, uma mesma dinmica de inovao e um mesmo contexto institucional. (B) bases tecnolgicas diferentes, mas uma mesma dinmica de inovao e um mesmo contexto institucional. (C) uma mesma dinmica de inovao, mas bases tecnolgicas e contextos institucionais diferentes. (D) bases tecnolgicas e dinmicas de inovao diferentes, mas um mesmo contexto institucional. (E) bases tecnolgicas, dinmicas de inovao e contextos institucionais diferentes.

60
Sobre as atividades de P&D em sade realizadas no Brasil, analise as afirmativas a seguir: I. pequena a participao das empresas nacionais privadas na realizao de atividades de P&D em sade. II. As atividades de P&D em sade no Brasil so financiadas principalmente por empresas privadas estrangeiras. III. O investimento governamental em atividades de P&D concentra-se nos produtores pblicos. Assinale: (A) se todas as afirmativas estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se apenas a afirmativa I estiver correta. (E) se apenas a afirmativa II estiver correta.

www.pciconcursos.com.br

Prova Objetiva C2007 | 11

www.pciconcursos.com.br

You might also like