You are on page 1of 29

FOTOGRAFAR O CU

Pedro R pedrore@mail.telepac.pt http://www.astrosurf.com/re Fotografar o cu uma ambio natural de muitas pessoas, entre as quais se contam os entusiastas de fotografia e de astronomia, os amantes da natureza e os astrnomos amadores. Por vezes pensa-se que registar estas imagens exige equipamento altamente sofisticado e amplos conhecimentos, mas algumas destas fotografias, nem por isso menos belas, esto ao alcance de qualquer pessoa motivada e persistente. O equipamento necessrio , por vezes, surpreendentemente simples. Tudo o que necessita para realizar as suas primeiras fotografias astronmicas de uma cmara fotogrfica, de preferncia reflex (SLR)1, de um trip fotogrfico2 e de um disparador de cabo. Estas primeiras astrofotografias podero ser realizadas numa noite sem Lua e longe das luzes da cidade (poluio luminosa). A cmara fotogrfica deve ser munida de uma objectiva normal, (50 mm, 1:2.8 ou mais luminosa; evitar o uso de objectivas zoom) montada num trip estvel. Devem utilizar-se, de preferncia, cmaras fotogrficas que sejam munidas de obturao mecnica (a maioria das cmaras existentes actualmente no mercado possuem obturao electrnica). Se utilizar uma cmara com obturao electrnica rapidamente se gastaro as suas pilhas por terem de efectuar poses relativamente longas (>30 s). Carregue a sua cmara com um filme colorido de sensibilidade igual ou superior a ISO/ASA 200 ou 400. Aponte-a para um grupo de estrelas brilhantes (por exemplo a constelao da Ursa Maior, Orionte ou Sagitrio3) e realize com o auxlio de um disparador de cabo uma srie de exposies de longa durao (20 s, 1 min e 4 min) tendo o cuidado de focar a objectiva a infinito (!) e utilizar a sua mxima abertura. Quando revelar o filme verificar que a fotografia que efectuou com uma exposio de 20 segundos apresentar imagens estelares quase pontuais, enquanto que nas poses superiores (1 e 4 min) as imagens das estrelas surgem como traos (Figura 1). Estes traos estelares so devidos rotao da esfera celeste ou seja rotao da Terra4. As estrelas observveis prximo do equador celeste (e.g. constelao do Orionte ou Sagitrio) parecem "mover-se" segundo linhas quase rectas enquanto que as estrelas prximas dos plos celestes norte (e.g. constelaes da Ursa Menor, Ursa Maior e Cassiopeia) e sul (e.g. constelao do cruzeiro do Sul) parecem "movimentar-se" segundo crculos.

SLR- do ingls Single Lens Reflex. Ou qualquer outro suporte estvel. 3 Para aprender a localizar no cu as principais contelaes o leitor poder consultar o livro Roteiro do Cude Guilherme de Almeida, Pltano Edies Tcnicas, Lisboa, 1999. 4 A Terra roda em volta do seu eixo de oeste para este. Por consequncia a esfera celeste e os objectos celeste parecem movimentar-se de este para oeste.
2

Figura 1- Fotografias da constelao do Sagitrio. Exposies de 20 s, 1 min e 4 min Cmara Pentax Spotmatic, objectiva Takumar 50 mm, 1:1.4. Pedro R (1973).

Um outro projecto interessante consiste em fotografar, recorrendo s mesmas tcnicas anteriormente descritas, a rea prxima do plo celeste norte ou sul, utilizando tempos de exposio mais longos, (e.g. 10 min, 30 min 1 h ou tempos de exposio superiores) (Figura 2).

Figura 2- Fotografia da regio circumpolar norte (Ursa Menor). Exposio 10 min Cmara Pentax Spotmatic, objectiva Takumar 50 mm, 1:1.4. Pedro R (1973).

Tabela 1- Tempos de exposio mximos (em segundos) para que as estrelas no surjam como traos. Distncia Focal da objectiva (mm) 18 mm 24 mm 28 mm 35 mm 50 mm 100 mm 135 mm 200 mm

Declinao 0 55 40 35 30 20 10 7,5 5 30 65 50 40 33 23 12 8,5 5,5 45 80 60 50 40 28 14 11 7 60 110 85 75 60 40 20 15 10 75 220 160 140 110 75 40 30 20

Tomando como referncia os tempos de exposio fornecidos na Tabela 1, possvel realizar com enorme facilidade fotografias das principais constelaes. Os tempos de exposio, apesar de reduzidos, permitem registar um nmero de estrelas superior ao que observado vista desarmada num local escuro. A maioria das cmaras fotogrficas SLR actuais totalmente automtica e consequentemente pouco adequada para a realizao de fotografias astronmicas de longa pose. Qualquer tipo de cmara fotogrfica5 pode ser utilizado na realizao de astrofotografias. Existem muitos modelos distintos de cmaras fotogrficas, nomeadamente: cmaras 110, cmaras 126, cmaras Polaroid, cmaras bsicas de 35 mm de visor directo, cmaras automticas de 35 mm de visor directo, cmaras reflex (SLR) manuais, cmaras reflex (SLR) automticas, cmaras de grande formato (120 e superior), cmaras digitais. De entre estes modelos as cmaras 35 mm, as cmaras de grande formato e algumas cmaras digitais so as mais adequadas para a realizao de fotografias astronmicas. As cmaras manuais permitem a realizao de poses longas6 sem necessitarem de utilizar baterias internas7. Devem utilizar-se cmaras que possuam pose B (bulb) ou T (Time)8. Devem igualmente utilizar-se cmaras de objectivas intermutveis do tipo SLR. Torna-se deste modo possvel usar diversas objectivas com distncias focais distintas. As cmaras que utilizem pelculas de 35 mm so as mais adequadas. As conjunes de planetas ou da Lua com planetas constituem excelentes motivos fotogrficos. A conjuno da Lua com estrelas brilhantes igualmente interessante e fcil de fotografar. As tcnicas a utilizar so ligeiramente distintas das referidas anteriormente. Os tempos de pose podem ser mais curtos, e nestes casos deve recorrer-se utilizao de objectivas com distncias focais superiores. Pode inclusivamente utilizar-se objectivas zoom.

Apesar dos tipos fundamentais de cmaras terem mudado muito pouco ao longo dos anos, existem muitos estilos diferentes. 6 Segundos, minutos ou horas. 7 As cmaras automticas que dependem da utilizao de baterias, apesar de poderem realizar exposies longas, consomem energia de modo muito rpido, tornando-se inoperacionais em poucos minutos. 8 A utilizao da pose B e T permite a realizao de exposies longas. No primeiro caso necessrio utilizar um disparador de cabo.

Neste tipo de imagens, o enquadramento essencial. Muitas vezes as conjunes so mais interessantes de fotografar antes do final do crepsculo astronmico. Nestas ocasies o cu ainda se encontra iluminado pelo Sol, pelo que as exposies sero da ordem da fraco de segundo ou da ordem dos segundos. Nestes casos recorrer-se- ao fotmetro da cmara fotogrfica para calcular a exposio correcta, ou mesmo ao uso de cmaras9 que no sejam adequadas para a obteno de fotografias de longa pose. As cmaras digitais podem tambm ser usadas apesar das limitaes que alguns modelos apresentam.Uma pelcula com uma sensibilidade baixa ou mdia,100 a 200 ISO/ASA, produzir excelentes resultados. No caso de se recorrer utilizao de cmaras digitais, a melhor opo realizar as imagens logo a seguir ao pr do sol. A maioria das cmaras digitais existentes actualmente no mercado apresenta caractersticas pouco adequadas para a realizao de fotografias astronmicas. De entre estas pode mencionar-se o foco fixo ou automtico e a exposio automtica. Somente nalguns modelos possvel focar manualmente a infinito e controlar o tempo de exposio10. Apesar destas limitaes possvel obter excelentes imagens de conjunes com o auxlio de cmaras digitais. A focagem pode ser efectuada tomando como referncia um objecto que se encontre em primeiro plano, e a exposio ser efectuada de um modo automtico. Torna-se necessrio bloquear o sistema de focagem apertando o disparador at meio do seu percurso e s depois enquadrar e efectuar a integrao.

Figura 3- Fotografia de conjunes (Lua e Vnus) obtidas em dois dias sucessivos (20020811 e 20020812). FujiFilm S1 Pro, objectiva Nikon 28/200. Pedro R (2002).

10

Cmaras automticas com obturao electrnica. Alguns modelos mais avanados, por exemplo a Nikon CoolPix, permite a realizao de poses at 30 segundos.

Os astros parecem mover-se na esfera celeste de este para oeste devido ao movimento de rotao da Terra. As montagens equatoriais permitem compensar este movimento tornando possvel a realizao de fotografias guiadas de longa pose. o passo natural a dar aps a realizao de fotografias de traos estelares e de constelaes. As montagens equatoriais so constitudas por um sistema de dois eixos11 perpendiculares, sendo um deles12, colocado rigorosamente em paralelo com o eixo da Terra. Se rodarmos este eixo no sentido contrrio ao do movimento de rotao da Terra, com uma velocidade de 1 rotao por dia (aproximadamente 15 por hora), possvel manter um determinado astro imvel no campo de viso de um telescpio (Figura 4). As montagens equatoriais tm de ser orientadas, ou colocadas em estao, para que esta compensao seja efectiva. Existem diversos processos que podemos utilizar com este fim. O mais simples consiste em alinhar o eixo polar tomando como referncia a estrela polar que se encontra muito prximo do plo celeste norte. Este alinhamento suficientemente preciso para a realizao de fotografias guiadas de longa pose utilizando objectivas fotogrficas normais (50 mm) ou mesmo pequenas teleobjectivas (135 a 300 mm).

Figura 4- Esquema simplificado de uma montagem equatorial.

11 12

Eixos de Ascenso Recta (AR) ou eixo Polar e eixo de Declinao (Dec). Eixo de Ascenso Recta.

Se pretendermos realizar fotografias guiadas de longa pose, as cmaras fotogrficas podem ser montadas sobre um telescpio suportado por uma montagem equatorial motorizada13. A guiagem efectuada utilizando o telescpio como auxiliar. Desde que a montagem equatorial seja colocada em estao, muito fcil realizar fotografias de longa pose com o auxlio das mais variadas objectivas fotogrficas. Neste caso podemos usar objectivas com distncias focais elevadas desde que a preciso de guiagem seja mais elevada. A Figura 5 exemplifica o modo de montar em paralelo algumas cmaras fotogrficas munidas de diferentes objectivas.

Figura 5- Cmaras fotogrficas montadas em paralelo ou em piggy-back: (1) Nikon F + objectiva 50 1:2; (2) Mamya + objectiva 135 mm 1:2.8; (3) Mamya + objectiva Zeiss Sonnar 200 1:2.8; (4) Mamya + objectiva Rubinar 1000 mm 1:10. Pedro R (2001).

13

Neste caso a cmara fotogrfica ser montada em paralelo ou em piggy-back.

Figura 6- Fotografias da constelao do Cruzeiro do Sul. Exposies de 30 s e 15 min14. Olympus OM-1, 50 mm 1:1.8 (2.8). Kodak Ecktachrome E200. Pedro R e Jos Carlos Diniz, Chile (2001).

14

Imagem obtida com o auxlio de uma montagem equatorial motorizada.

Para efectuar astrofotografias atravs de telescpios torna-se necessrio acoplar cmaras fotogrficas a um telescpio. Os telescpios mais frequentes podem ser classificados em trs tipos principais: (i) refractores; (ii) reflectores e (iii) compostos ou catadiptricos15 (Figura 7). Cada tipo de telescpio apresenta vantagens e inconvenientes.

Figura 7- Principais tipos de telescpios: 1- Telescpio refractor; 2- telescpio reflector; 3telescpio catadriptico (Maksutov-Cassegrain); 4- Telescpio catadiptrico (SchmidtCassegrain).

Os diversos tipos de telescpios devem ser suportados por uma montagem equatorial, de preferncia motorizada nos dois eixos16. Nem todas as montagens so adequadas para a realizao de astrofotografias. Quanto mais robusta for a montagem tanto melhor17. Algumas montagens frgeis vibram facilmente sendo menos aconselhadas para a realizao de fotografias astronmicas18.

15

Existem ainda outros telescpios menos frequentes; Schmidt-Newton, Maksutov-Newton, Schiefspiegler, Cassegrain clssico, Dall-Kirkham, Ritchey-Crtien entre outros. 16 Asceno Recta e Declinao. 17 A caracterstica mais importante de uma montagem a sua estabilidade. 18 Quanto mais curto for o tempo de vibrao da montagem melhor. Habitualmente 1 a 3 segundos de vibrao do sistema montagem/telescpio, so valores aceitveis. Valores superiores tornam-se problemticos.

Figura 8- Exemplos de algumas montagens equatoriais fotogrficas: 1- Montagem alem, refractor acromtico Konus 100 f/10; 2- Montagem alem EM10, refractor apocromtico Takahashi FS102; 3- Montagem alem, reflector Konus 114 mm f/8; 4- Montagens alems CM1400 e CM1100, telescpios Schmidt-Cassegrain C11 e C14; 5- Montagem de garfo, telescpio Schmidt-Cassegrain C8; 6- Montagem de garfo, Meade LX200 10; 6- Montagem de garfo, C14 e refractor apocromtico Takahashi FS102. Pedro R (2001).

Existem diversos processos de acoplar uma cmara fotogrfica a um telescpio. O processo mais simples consiste em utilizar o telescpio como se este se tratasse de uma objectiva fotogrfica. Neste caso remove-se a objectiva da cmara fotogrfica (reflex de preferncia) e monta-se o corpo da cmara no foco principal do telescpio. A distncia focal e a relao f/D obtidas so iguais do telescpio utilizado. Os outros dois processos so distintos fundamentalmente por recorrerem interposio de um sistema ptico entre a objectiva do telescpio e a cmara fotogrfica. O sistema ptico utilizado pode ser uma ocular (projeco positiva), uma lente Barlow ou um teleconversor fotogrfico (projeco negativa) e um redutor/corrector (compresso). A Figura 9 ilustra os trs principais mtodos de acoplar uma cmara fotogrfica ou uma cmara CCD19 a um telescpio. Existe ainda um outro processo, designado sistema afocal, no caso das cmaras fotogrficas utilizadas no terem a possibilidade de retirar as suas objectivas. Este o mtodo mais utilizado para acoplar cmaras digitais a telescpios (Figura 10).

Figura 9- Principais mtodos utilizados para acoplar uma cmara fotogrfica ou uma cmara CCD a um telescpio: 1- Foco principal; 2- Projeco (positiva); 3- Compresso.
19

CCD- sigla formada pelas iniciais de Charge Coupled Device.

10

Figura 10- Sistema de projeco afocal. Telescpio Schmidt-Cassegrain 200 mm f/10, objectiva 80 mm 1:2.8 e Olympus Camedia C-1400L. Pedro R (2001).

Figura 11- Imagens do Sol (esquerda) e da Lua (direita) obtidas atravs de uma sistema de projeco afocal. Telescpio Schmidt-Cassegrain 200 mm f/10, objectiva 80 mm 1:2.8 e Olympus Camedia C-1400L. Pedro R (2001).

11

A observao e fotografia Solar revestem-se de numerosos perigos. NUNCA SE DEVE OBSERVAR OU FOTOGRAFAR O SOL SEM SE RECORRER AO USO DE FILTROS APROPRIADOS. Os filtros mais seguros so aqueles que podem ser montados antes da objectiva do telescpio (filtros frontais) (Tabela 2, Figura 12).
Tabela 2- Caractersticas dos principais filtros Solares frontais. Tipo de filtro Mylar (Solar Skreen) Baader Planetarium Thousand Oaks Constituio Polmero aluminizado Polmero Vidro aluminizado Contraste Mdio Elevado Elevado Colorao do Sol Azulada Branca Alaranjada

Figura 12- Filtros frontais para observao e fotografia do Sol: 1- Mylar (Solar skreen), telescpio Takahashi FS60; 2- Thousand Oaks, telescpio C8, 3- Baader Planetarium, telescpio Takahashi FS102, 4- Baader Planetarium, telescpio Vixen 102. Pedro R (2001).

12

Figura 13- Imagem do Sol obtida em 20011110. Telescpio refractor Vixen (102 mm f/9.8), filtro Baader Planetarium, FujiFilm FinePix S1 Pro (fotografia no foco principal). Pedro R (2001).

A Lua um dos objectos celestes mais fceis de fotografar. relativamente simples obter boas fotografias lunares recorrendo a equipamento pouco sofisticado. A Lua pode ser fotografada recorrendo a inmeros instrumentos. Pode utilizar-se uma teleobjectiva ou um telescpio. O dimetro da imagem da Lua, no plano focal do filme, ou do sensor CCD, depende da distncia focal do instrumento. O seu valor aproximado pode ser calculado atravs da seguinte frmula. Dimetro da imagem da Lua = Distncia focal / 110

13

Figura 14- Dimetro do disco lunar em funo da distncia focal. Pedro R (2001).

Tabela 3- Fotografia lunar. Tempos de exposio aproximados em segundos (filme 400 ISO/ASA). f/D20 2.8 4 5.6 8 11 16 22 Crescente incial 1/250 1/125 1/60 1/30 1/15 1/8 1/4 Crescente avancado 1/500 1/250 1/125 1/60 1/30 1/15 1/8 Quarto crescente 1/1000 1/500 1/250 1/125 1/60 1/30 1/15 Lua gibosa 1/2000 1/1000 1/500 1/250 1/125 1/60 1/30 Lua Cheia 1/8000 1/4000 1/2000 1/500 1/250 1/125 1/60

20

Num telescpio a relao focal ou relao f/D o resultado da diviso da distncia focal da objectiva pelo seu dimetro. Por exemplo um telescpio de 200 mm de dimetro com uma distncia focal de 2000 mm apresenta uma relao focal de f/10.

14

Figura 15- Lua (20010201). Telescpio refractor apocromtico Takahashi FS102 f/8. Cmara digital Olympus DP10. Pedro R (2001).

A fotografia de eclipses solares ou lunares pode ser levada a cabo recorrendo a algumas das tcnicas j referidas anteriormente. Os eclipses totais do Sol so sem dvida um dos 15

fenmenos naturais mais interessantes de observar e de fotografar. Registar em filme ou em vdeo este tipo de acontecimentos pois uma ambio natural de qualquer astrofotgrafo. Deve-se porm planear com antecedncia e se possvel treinar alguns procedimentos bsicos que nos permitiro obter resultados satisfatrios. Os eclipses so acontecimentos efmeros (sobretudo no que diz respeito aos eclipses totais do sol) e no devemos gastar demasiado tempo no seu registo fotogrfico. A totalidade pode durar apenas alguns minutos que devem ser devidamente apreciados. Algum planeamento prvio permitir-nos- obter imagens do fenmeno e, ao mesmo tempo, observar o eclipse visualmente em boas condies e em segurana. A fotografia de eclipses lunares tecnicamente mais simples relativamente fotografia de eclipses solares. No necessitamos de utilizar qualquer tipo de filtro tal como sucede no caso da fotografia solar.

Figura 16- Eclipse total do Sol de (19990811). Telescpio refractor Konus 80 mm f/5. Filme Fujichrome Sensia 100. Exposies 1/500 s e 1/250 s. Imagens processadas por computador para realar as protuberncias solares. Bucareste, Romnia. Pedro R (1999).

Figura 17- Eclipse total da Lua (19890817). Telescpio reflector 300 mm f/7.1. Filme Ecktachrome 100. Exposies de 30 s (fases parciais) e 60 s (totalidade). Pedro R (1989).

16

A fotografia de planetas, tal como alguns aspectos da fotografia solar e lunar, pode ser considerada como fotografia de alta resoluo21 e constitui um domnio relativamente especializado e exigente da fotografia astronmica. A maioria das fotografias de planetas actualmente realizada recorrendo ao uso de cmaras CCD refrigeradas e de Webcams modificadas (Figura 18). A fotografia planetria pode ser facilmente realizada a partir de um ambiente urbano em que poluio luminosa moderada ou intensa. Apesar da turbulncia atmosfrica desempenhar um papel central na obteno de imagens planetrias, o instrumento utilizado sem dvida mais importante. De um modo geral podemos dizer que as imagens so mais degradadas pelo instrumento do que pelas condies de observao. Qualquer telescpio de boa qualidade pode ser utilizado na obteno de imagens planetrias de alta resoluo. Apesar disso os telescpios do tipo Schmidt-Cassegrain so os mais usados com esta finalidade. Estes telescpios produzem excelentes resultados apesar de possurem uma obstruo central importante provocada pelo espelho secundrio22 com consequncias marcadas no contraste (reduo). Os telescpios refractores apocromticos, alm de no sofrerem qualquer tipo de obstruo, apresentam geralmente uma qualidade ptica superior. Este tipo de instrumentos atinge no entanto preos proibitivos em aberturas superiores a 100 mm. por esta razo que os telescpios compostos ou catadiptricos (Schmidt-Cassegrain e Maksutov-Cassegrain) so os mais utilizados para obter imagens de alta resoluo.

Figura 18- Adaptao de duas Webcams para astrofotografia. 1- Philips Vesta Pro no modificada; 2- Vesta Pro munida de um adaptador standard 1 ; 3 e 4- Toucam Pro modificada. Pedro R (2002).

A fotografia de alta resoluo est relacionada com a obteno de imagens planetrias, lunares e solares com um pormenor considervel, isto , prximo do limite de resoluo do instrumento utilizado. 22 A obstruo provocada pelo espelho secundrio num telescpio Schmidt-Cassegrain quase sempre superior a 30%.

21

17

Figura 19- Saturno. Telescpio Schmidt-Cassegrain 250 mm f/10, cmara Toucam Pro. Paulo de Almeida (2001).

Figura 20- Imagens dos planetas Marte, Saturno e Jpiter. Telescpio Schmidt-Cassegrain 250 mm f/10, cmaras CCD SBIG ST-5C. Antnio Cidado (1999/2001).

As galxias, as nebulosas e os enxames ou aglomerados de estrelas consideram-se geralmente como objectos do cu profundo, por se encontrarem para l do sistema solar e da evidncia imediata das constelaes. As principais tcnicas de localizao e de observao destes objectos foram abordadas na obra: Almeida, G. , P. R, (2000). Observar o cu profundo, Platno Edies Tcnicas. A referida obra constitui um manancial de

18

conselhos e tcnicas de observao, um guia prtico e um atlas do cu profundo. A fotografia do cu profundo bem como a fotografia de superfcies planetrias, constituem, sem dvida, dois dos campos mais exigentes da fotografia astronmica. O mtodo mais simples de fotografar o cu profundo consiste em montar uma cmara fotogrfica sobre um telescpio que possua uma montagem equatorial motorizada. Neste caso a cmara montada em paralelo ou em piggy-back. Se a montagem equatorial for colocada em estao, podem realizar-se astrofotografias de longa pose recorrendo ao uso de diversas objectivas fotogrficas (28 mm a 300 mm de distncia focal). Este tipo de imagens deve ser efectuado longe da poluio luminosa das grandes cidades e numa noite sem Lua (Figura 21). No caso das imagens serem realizadas em ambientes urbanos ou suburbanos, podemos recorrer ao uso de diversos filtros especiais. No caso de se utilizarem objectivas com distncias focais curtas (objectivas grande-angulares e normais) a preciso da guiagem no muito exigente. Para fotografar o cu profundo atravs de um telescpio necessrio acoplar uma cmara fotogrfica a um destes instrumentos segundo um dos processos anteriormente descritos. No entanto, para se realizarem fotografias do cu profundo, as exposies so necessariamente mais prolongadas. Isto significa que durante a exposio ter que se efectuar uma guiagem precisa do telescpio. Para tanto, necessrio que este seja suportado por uma montagem equatorial robusta e de boa qualidade. Para que uma montagem equatorial seja efectiva, torna-se necessrio coloc-la rigorosamente em estao. A preciso do seguimento das montagens equatoriais pode ser muito variada. Em geral as montagens modernas so motorizadas nos dois eixos por meio de motores de passos. A realizao de astrofotografias do cu profundo atravs de um telescpio implica a utilizao de montagem equatoriais de boa qualidade, isto , com uma excelente preciso de guiagem.

Figura 21- Constelao do Escorpio. Olympus OM-1, 50 mm 1:1.8 (2.8). Filme Kodak Ecktachrome E200. Exposies de 15 min Pedro R e Jos Carlos Diniz, Chile (2001).

19

Figura 22- Nebulosa do Orionte (M 42). Telescpio Schmidt-Cassegrain Celestron 350 mm f/11 (redutor /corrector f/7). Filme Kodak Echtachrome E200. Exposies 5 min (1), 10 min (2), 15 min (3), 20 min (4), (20020116). Pedro R (2002).

Figura 23- Nebulosa do Orionte (M 42). Tempo total de exposio 39 min. Imagem processada por computador (20020116). Pedro R (2002).

20

A utilizao de cmaras CCD refrigeradas por parte de astrnomos amadores tem vindo a revolucionar, nos ltimos anos, as tcnicas e os campos de observao. A astronomia CCD encontra-se actualmente em fase de verdadeira expanso. As enormes vantagens que as cmaras CCD tm relativamente s emulses fotogrficas podem ser resumidas em dois pontos: 1. as cmaras CCD conseguem registar at 90% dos fotes incidentes (elevada eficincia quntica) enquanto que uma pelcula fotogrfica apenas regista 2 a 5%; 2. as cmaras CCD no apresentam falha de reciprocidade, isto , o seu sinal de sada, output, quase directamente proporcional aos fotes incidentes, ou seja, aos tempos de exposio (linearidade quase perfeita). Estas duas vantagens permitem obter imagens astronmicas com poucos minutos de exposio ao contrrio do que sucede se utilizarmos emulses fotogrficas, que requerem dezenas de minutos ou mesmo horas (objectos do cu profundo). Alm disso, as imagens obtidas com cmaras CCD podem ser posteriormente optimizadas por meio de sofware apropriado de modo a realar aspectos relevantes ou eliminar defeitos inerentes prpria imagem (cmara escura digital). No entanto as cmaras CCD tambm apresentam alguns inconvenientes: 1. necessidade de utilizar um computador para obter as imagens (cmaras CCD refrigeradas): 2. dimenso reduzida da superfcie sensvel luz; 3. nmero de elementos de imagem (pixels) relativamente pequeno. Os sensores ou detectores CCD so constitudos por uma superfcie slida sensvel luz, dotada de circuitos que permitem ler e armazenar electronicamente imagens digitais. O conjunto formado pelo detector CCD, circuitos electrnicos, sistema de refrigerao e suporte mecnico constituem uma cmara CCD (Figura 24).

Figura 24- Esquema simplificado de uma cmara CCD. 1- Cmara CCD, 2- Sensor CCD, 3Leitura e amplificao (sinal analgico), 4- Amplificador, 5- Conversor analgico/digital, 6Digitalizao (sinal digital), 7- Download para computador. Pedro R (2002).

21

O modo como um sensor CCD transforma uma imagem num ficheiro de computador relativamente simples. A luz que incide num conjunto de centenas de milhares de detectores (pixels), produz cargas elctricas, que so por sua vez lidas, medidas, convertidas em nmeros e gravadas num ficheiro de computador. As cmaras deste tipo, necessitam portanto, de um computador (PC ou Mac) para poderem ser operadas. Na fotografia convencional, chama-se tempo de exposio ao tempo durante o qual a pelcula recebe luz do objecto que se quer registar. Na captao de imagens CCD, a este tempo chama-se tempo de integrao. As integraes de longa durao obtidas com o auxlio de um sensor CCD enfermam fundamentalmente de trs tipos de defeitos que se descrevem seguidamente. Durante o tempo de integrao, acumulada uma interferncia trmica em cada pixel ou elemento de imagem. O sensor CCD necessita de ser refrigerado a uma temperatura muito baixa (da ordem dos -173C = 100 K) para que este sinal seja reduzido a um nvel negligencivel23. A maioria das cmaras CCD afectada por esta interferncia, uma vez que habitualmente os sensores CCD no so refrigerados a temperaturas inferiores a 50 C. A imagem deste modo afectada por uma corrente negra ou dark current (cujo nome derivado do facto desta interferncia estar presente mesmo quando o sensor se encontre no escuro). Adicionalmente existe ainda um enviesamento tambm desigando offset ou bias que independente do tempo de integrao e da temperatura do sensor. Este offset induzido pelas caractersticas do output do sensor CCD e dos circuitos electrnicos do processador do sinal de vdeo. A sensibilidade luz no idntica para todos os elementos que constituem um sensor CCD. Se este for iluminado por uma fonte luminosa uniforme (por exemplo o cu crepuscular ou um ecr branco) o resultado no necessariamente uma imagem uniforme. Todos estes defeitos podem ser corrigidos com relativa facilidade. O pr-processamento de uma imagem obtida com um sensor CCD envolve uma srie de procedimentos no computador utilizando software apropriado, nos quais se inclui a subtraco do mapa de corrente escura ou dark frame e mapa de offset, e a diviso pelo mapa de iluminao uniforme ou flat field.

23

De um modo geral o rudo de uma imagem decresce 50% por cada abaixamento da temperatura de 6 C. As vantagens da refrigerao tornam-se, por isso, bvias.

22

Figura 25- Como acoplar uma cmara CCD a um telescpio: 1- Foco principal; 2- Projeco (positiva); 3- Compresso.

23

Figura 26- Exemplo de diversos mtodos de visualizao da informao contida numa imagem CCD (M 51). Telescpio refractor Apocromtico Takahashi FS102 f/8. Cmara CCD SBIG ST-7. Tempo total de integrao 40 min (soma de 20 imagens com 2 min). Pedro R (2001).

24

Figura 27- Imagens ps-processadas da galxia M 51 (imagens em cor falsa). 1- Soma, 2logarithmic scalling, 3- digital develoment processing, 4- modified equalization. Telescpio refractor Apocromtico Takahashi FS102 f/8. Cmara CCD SBIG ST-7. Tempo total de integrao 90 min (soma de 45 imagens com 2 min). Imagens processadas com o programa Iris. Pedro R (2001).

A maioria das cmaras CCD refrigeradas produz imagens a preto e branco. Se se pretender obter imagens coloridas (Figura 28) necessrio recorrer utilizao de filtros coloridos e de software e hardware adequados. As imagens CCD coloridas so produzidas obtendo integraes atravs de diversos filtros (RGB e CMY24) que so posteriormente (soma, mdia ou mediana). A maioria dos sensores CCD no responde de um modo equivalente a todos os comprimentos de onda do espectro visvel. Por este motivo as integraes efectuadas atravs de cada filtro no so necessariamente idnticas. Habitualmente recorrese a uma roda ou a um selector de filtros.

24

RGB- Red, Green, Blue, (Vermelho, Verde e Azul). CMY- Cyan, Magenta, Yellow, (Cian, Magenta e Amarelo).

25

Figura 28- Imagens CCD coloridas obtidas com o auxlio de filtros (RGB). 1- M 13, 2- M 51, 3- M 57, 4- M 27. Telescpio Schmidt-Cassegrain 350 mm f/6. Cmara CCD MX916. Pedro R (1999).

Figura 29- Imagens CCD coloridas da nebulosa M 42. Telescpio Schmidt-Cassegrain 100 mm f/6,3. Cmara CCD MX916. Tempo total de integrao 9 min (Media de 3 imagens de 1 min obtidas atravs de cada filtro). A camada de luminncia (L) o resultado da soma de todas as integraes. Imagem processada com os programas Astroart e Photoshop 6.0. Pedro R (1999/2000).

26

Figura 30- Catlogo Messier completo. Telescpios Schmidt-Cassegrain 350 mm f/6 e 100 mm f/6,3. Cmara CCD Hi-sis 22. Tempos de integrao 5 a 20 min. Pedro R (1994/1998).

As diversas tcnicas e instrumentos utilizadas em astrofotografia so abordadas de um modo pormenorizado na obra Fotografar o Cu de Pedro R, Pltano Edies Tcnicas, Lisboa, 2002 (ver caixa).

27

R, Pedro (2002). Fotografar o Cu: manual de astrofotografia. Pltano Edies Tcnicas: 303pp. ISBN-972-707-345-X
Fotografar o cu uma ambio natural de muitas pessoas, entre as quais se contam os entusiastas de fotografia e de astronomia, os amantes da natureza e os astrnomos amadores. Por vezes pensa-se que registar estas imagens exige equipamento altamente sofisticado e amplos conhecimentos, mas algumas destas fotografias, nem por isso menos belas, esto ao alcance de qualquer pessoa motivada e persistente. O equipamento necessrio , por vezes, surpreendentemente simples. possvel obter excelentes resultados recorrendo a equipamento bsico: uma cmara fotogrfica, um trip e um disparador de cabo so suficientes para obter as primeiras fotografias astronmicas. Este livro destina-se a todas as pessoas interessadas em registar fotograficamente os diversos objectos celestes que se encontram prximos de ns (Sol, Lua e planetas) ou para alm do sistema solar (constelaes e objectos do cu profundo). A obra profusamente ilustrada e descreve, em linguagem acessvel, a maioria das tcnicas e instrumentos utilizados em astrofotografia.
Pedro R pedrore@mail.telepac.pt http://www.astrosurf.com/re

28

29

You might also like