You are on page 1of 2

Fsica e Qumica A 10 ANO FICHA DE TRABALHO N.

7
TEMA: Propriedades peridicas de elementos e substncias elementares 1 1. . Classifica as afirmaes seguintes em verdadeiras ou falsas.
(A) Um tomo que ganha electres transforma-se numa partcula mais pequena. (B) Uma elevada energia de ionizao significa que os electres esto fortemente atrados pelo ncleo. (C) Os no-metais so bons condutores do calor e da electricidade. (D) A energia da segunda ionizao superior energia da primeira ionizao. (E) Elementos do mesmo perodo da Tabela Peridica apresentam propriedades qumicas e fsicas muito semelhantes.

2 2. . Indica, dos conjuntos A, B, C, e D, aquele que apresenta uma srie de partculas isolecetrnicas.
(A) V2+; V3+; V4+ (B) S2-; Cl-; Ar (C) Co2+; Ni2+; Zn2+ (D) Al3+; Si3+; Ne

3 3. . Selecciona, das opes A, B, C, D e E, aquele que representa a ordem crescente de raio inico para
as partculas Mg2+, Na+, Al3+. (A) Mg2+ < Na+ < Al3+ (B) Al
3+

(C) Mg2+ < Al3+ < Na+ (D) Na < Mg


+ 2+

(E) Na+ < Al3+ < Mg2+

< Mg

2+

< Na

< Al

3+

4 4. . Considera os ies Ca2+ e Cl- e classifica as afirmaes seguintes em verdadeiras ou falsas,


corrigindo as falsas. (A) O raio do io Cl- igual ao raio do io Ca2+. (B) Os ies considerados so partculas isoelectrnicas. (C) A energia de primeira ionizao do tomo de clcio inferior energia de primeira ionizao do tomo de cloro. (D) A frmula qumica do cloreto de clcio Ca2Cl.

5 5. . Na figura est representada a variao da energia de primeira


ionizao com o nmero atmico. 5.1. Analisa o grfico e estabelece a tendncia geral de variao da energia de primeira ionizao ao longo do grupo e do perodo. 5.2. Traa uma linha imaginria paralela ao eixo das abcissas e que separe os elementos metlicos dos no-metlicos. (a) (b) Indica quais os grupos que ficaram na zona situada acima da linha. Justifica a tua opo. D uma justificao para o facto de esses elementos apresentarem valores de energia de primeira ionizao superiores aos do outro grupo.

6 6. . A figura representa um excerto da Tabela Peridica no qual as letras no so os smbolos qumicos


dos elementos. G A B D C E F

A Professora: Cristina Vieira da Silva

6.1. Coloca por ordem decrescente os raios atmicos dos elementos representados pelas letras A, B, C, D e E. Justifica. 6.2. Coloca por ordem crescente a energia de primeira ionizao dos elementos representados pelas letras A, B, C, D e E. Justifica.

7 7. . O quadro seguinte contm algumas propriedades de algumas substncias elementares.


Elemento Bromo Potssio Ltio Enxofre Ponto de fuso/C -7 64 180 113 Ponto de ebulio/C 59 760 1342 445 Condutor da corrente elctrica No Sim Sim No Reaco com a gua/solubilidade Solvel Violenta Pouco violenta Praticamente insolvel

7.1. Indica uma substncia elementar que seja lquida temperatura ambiente. 7.2. Selecciona dois no-metais e justifica a escolha. 7.3. Indica o elemento mais reactivo. 7.4. Atendendo s propriedades do ltio e do potssio, estabelece limites para as temperaturas de fuso e de ebulio do sdio.

8 8. . O quadro seguinte apresenta propriedades de elementos do grupo 2 da Tabela Peridica. Com base
nestas informaes, responde s questes que se seguem. Elemento Berlio Magnsio Clcio Estrncio N. atmico 4 12 20 38 Reactividade com a gua No reage Reage muito lentamente com gua fria Reage lentamente com gua fria ? Reactividade com o oxignio Reage se fortemente aquecido Quando aquecido, arde com uma chama branca brilhante Reage lentamente sem aquecimento ?

8.1. Como reagir o estrncio com a gua e com o oxignio do ar? 8.2. Tendo em conta a resposta questo anterior, se tivesses de armazenar estrncio na laboratrio, que precaues deverias tomar? Justifica a tua resposta. 8.3. Indica uma relao entre o nmero atmico do elemento e a sua reactividade com o oxignio do ar. 8.4. A partir das propriedades listadas no quadro, indica uma aplicao prtica para o magnsio.

9 9. . Quando o dixido de enxofre reage com o cloro, forma-se cloreto de tionilo SOCl2 e xido de dicloro
Cl2O, de acordo com a seguinte equao qumica. SO2 (g) + 2Cl2 (g) SOCl2 (g) + Cl2O (g) 9.1. Para o elemento (a) (b) (c)
16S,

indica:

O perodo da Tabela Peridica onde est localizado. A configurao electrnica da ltima camada. Os nmeros qunticos que caracterizam um dos electres mais energticos.
16S, 17Cl),

9.2. Dos elementos envolvidos nesta reaco (8O, energia de primeira ionizao. Justifica.

indica qual o que apresentar menor

9.3. Indica, entre o tomo S e o io S2-, a partcula que mais pequena. Justifica.

Adaptado de Qumica em Contexto, 10/11, Porto Editora

A Professora: Cristina Vieira da Silva

You might also like