You are on page 1of 5

Medidas de frequncia

Medidas epidemiolgicas
1. Frequncia a. Morbilidade b. Mortalidade 2. Impacto 3. Associao

Medidas de Morbilidade
1. Prevalncia

Nmero de pessoas numa determinada populao afetadas por uma doena num tempo especfico a dividir pelo nmero de pessoas da populao nesse tempo que proporo da populao afetada pela doena naquela altura. 1.1. Prevalncia Pontual Prevalncia da doena num determinado tempo. 1.2. Prevalncia de Perodo Quantas pessoas tiveram a doena em qualquer altura de um determinado perodo de tempo.
(algumas pessoas podem ter desenvolvido a doena durante o perodo, outras j tinham a doena antes e morreram ou curaram-se durante o perodo; o importante que cada pessoa representada no numerador tivesse a doena em alguma altura do perodo especificado)

A prevalncia de uma doena pode variar com vrios fatores: Sobe Longa durao da doena Aumento da sobrevida sem cura Aumento da incidncia Imigrao de casos Emigrao de saudveis Melhoria dos meios de diagnstico Aumento de declarao 2. Incidncia (taxa de incidncia) Desce Curta durao da doena Alta letalidade Diminuio da incidncia Emigrao de casos Imigrao de saudveis Aumento da taxa de cura

Nmero de novos casos de uma determinada doena que ocorrem numa determinada populao em risco de desenvolver a doena num determinado perodo de tempo. Relativamente ao denominador, este pode ser: 1- Pessoas em risco que foram todas observadas durante um determinado perodo de tempo todos os indivduos no grupo representado pelo denominador foram seguidas (estiveram em risco) por um perodo inteiro incidncia cumulativa 2- Pessoas que no so avaliadas por um perodo de tempo completam (uso da medida pessoa/tempo) em caso de perdas de seguimentos, mortes, etc., o denominador no clculo da incidncia consiste na soma das unidades tempo em que cada indivduo foi seguido (esteve em risco)

O elemento principal na definio de incidncia so os novos casos de doena. Incidncia uma medida de eventos a doena identificada numa pessoa que desenvolve a doena e no a tinha previamente assim, uma medida de risco. Relao entre Incidncia (taxa) e Prevalncia Em certas situaes, em que a populao est em situao estvel, com incidncias e duraes constantes e prevalncias baixas, possvel relacionar a incidncia com a prevalncia: Prevalncia = Incidncia x Durao da Doena Fontes de erro na avaliao de informao em sade: Morbilidade 1. Numerador a. Critrios de diagnstico b. Fonte de informao c. Erros na recolha da informao d. Registos hospitalares 2. Denominador a. Sub-registo selectivo b. Definio da populao em risco

Medidas de Mortalidade
1. Taxa de mortalidade bruta

2. Taxa de mortalidade especfica por idade

3. Letalidade (case fatality rate)

4. Mortalidade proporcional

5. Anos de vida perdidos (YPLL) Usado para mostrar a importncia de certas causas de morte na reduo da esperana de vida. Referencial grupo etrio at 65 anos 6. DALY (disabled adjuested life years) um ndice que combina o tempo perdido devido a morte prematura e o tempo vivido com incapacidade 7. Sobrevida Probabilidade de estar vivo (livre de doena/recidiva) ao fim de um determinado perodo.

Indicadores de Sade
Variveis que podem ser medidas diretamente e permitem descrever o estado de sade dos indivduos numa comunidade.
Indicadores de sade (CDC, consenso, 1991) Mortalidade infantil (especfica por raa/ etnia) Mortalidade por acidentes de automvel Mortalidade por acidentes de trabalho Mortalidade por suicdio Mortalidade por cancro do pulmo Mortalidade por cancro da mama Mortalidade por doenas cardiovasculares Mortalidade por homicdio Mortalidade geral Incidncia de SIDA Incidncia de sarampo Incidncia de tuberculose Incidncia de sfilis Prevalncia de baixo peso ao nascer Nascimentos em adolescentes Cuidados pr-natais Pobreza em crianas Proporo de pessoas que vivem em zonas que no respeitam padres de qualidade do ar (EPA) Indicadores de sade (OMS, Healthy people 2010) Actividade fsica Excesso de peso e obesidade Tabagismo Dependncia de drogas Comportamento sexual responsvel Sade mental Leses e violncia Qualidade do ambiente Vacinao Acesso aos cuidados de sade Esperana de vida Mortalidade evitvel Despesa domstica (per capita) Despesa com a sade Nmero de profissionais de sade/ 100000 habitantes Nvel de escolaridade Proporo de desemprego

Mortalidade infantil

Mortalidade neonatal

Mortalidade perinatal ( ( Mortalidade ps-natal ) )

Fontes de erro na avaliao de informao em sade: Mortalidade 1. Numerador a. Erros no diagnstico b. Erros na idade c. Alteraes nas regras de codificao (Revises da CID) d. Alteraes nas classificaes 2. Denominador a. Erros na contagem da populao b. Erros na classificao por caractersticas demogrficas c. Definio da populao em risco

Certificado de bito
1. Identificao do falecido Se for um feto no se pe o nome, apenas se preenche filho de 2. Causa de morte Parte I o Esta seco a mais importante para a seleo da causa bsica de morte. A descrio destes acontecimentos pretende refletir a progresso da doena, permitindo a identificao da causa bsica de morte. o Os acontecimentos que levaram morte devem ser registados sequencialmente, do mais recente para o mais antigo. o Na linha (a) deve constar a doena que levou morte, considerada como a causa direta ou o acontecimento mais recente. o Na ltima linha deve ser registada a causa mais antiga, considerada a causa bsica de morte que corresponde doena que d incio cadeia de acontecimentos que culmina na linha (a). Parte II Nesta seco podem ser registadas outras doenas, mas que no pertencem cadeia de acontecimentos que levaram morte. A codificao das doenas automatizada SICO (Sistema de Informao dos Certificados de bito)

O SICO uma aplicao informtica segura que o mdico preencher e enviar para as bases de dados centrais do Ministrio da Sade (Registo Nacional de Utente e Direo Geral da Sade) e do Ministrio da Justia (Instituto dos Registos e Notariado). Objetivos: Melhorar a qualidade do Certificado bito Melhorar as estatsticas de Mortalidade Reduzir os prazos na obteno de dados estatsticos de causas de morte Reduzir a % de causa de morte desconhecida Aumentar a Confidencialidade da causa de morte Atualizar o Registo Nacional de Utentes Existem dois tipos de certificados de bito: A. Certificados de bito normal cidados falecidos com idade superior a 28 dias B. Certificados de bito fetal e neo-natal pela definio, usado para fetos mortos com mais de 22 semanas e crianas falecidas com menos de 28 dias. a. Com a entrada em vigor da lei da interrupo voluntria da gravidez at s 24 semanas, actualmente o registo de fetos mortos entre as 22 e as 24 semanas no sistemtico e raro ser pedido. As famlias que os pedem normalmente s acontecem devido ao desejo de fazer o funeral. b. Se no se souber o tempo de gravidez na morte do feto utiliza-se o critrio do peso: se o feto tiver mais de 500g obrigatrio o certificado de bito Guia de transporte - Documento emitido pelo mdico ou autoridade policial para acompanhar o cadver sempre que houver necessidade de transporte ou para ser apresentado na conservatria do registo civil em substituio do certificado de bito. Boletim de informao clnica - Documento que tem como funo alertar o Ministrio Pblico da ocorrncia de um bito acerca do qual h suspeitas acerca da causa de morte. Este documento deve ser emitido nestas situaes sempre que o bito ocorra em hospitais ou servios de sade privados com internamento.

You might also like