You are on page 1of 4

Fome no Mundo

Em 1974, durante a Conferncia Mundial sobre Alimentao, as Naes Unidas estabeleceram que todo homem, mulher, criana, tem o direito inalienvel de ser livre da fome e da desnutrio.... Portanto, a comunidade internacional deveria ter como maior objetivo a segurana alimentar, isto , o acesso, sempre, por parte de todos, a alimento suficiente para uma vida sadia e ativa. E isso quer dizer:

acesso ao alimento: condio necessria, mas ainda no suficiente; sempre: e no s em certos momentos; por parte de todos: no bastam que os dados estatsticos sejam satisfatrios. necessrio que todos possam ter essa segurana de acesso aos alimentos; alimento para uma vida sadia e ativa: importante que o alimento seja suficiente tanto do ponto de vista qualitativo como quantitativo.

Os dados que possumos dizem que estamos ainda muito longe dessa situao de segurana alimentar para todos os habitantes do planeta. Quais so as causas? A situao precisa ser enfrentada, pois uma pessoa faminta no uma pessoa livre. Mas preciso, em primeiro lugar, conhecer as causas que levam fome. Muitos acham que as conhecem, mas no percebem que, quando falam delas, se limitam, muitas vezes, a repetir o que tantos j disseram e a apontar causas que no tm nada a ver com o verdadeiro problema. Por exemplo: A fome causada porque o mundo no pode produzir alimentos suficientes. No verdade! A terra tem recursos suficientes para alimentar a humanidade inteira. A fome devida ao fato de que somos demais. Tambm no verdade! H pases muito populosos, como a China, onde todos os habitantes tm, todo dia, pelo menos uma quantidade mnima de alimentos e pases muito pouco habitados, como a Bolvia, onde os pobres de verdade padecem fome!

No mundo h poucas terras cultivveis! Tambm no verdade. Por enquanto, h terras suficientes que, infelizmente, so cultivadas, muitas vezes, para fornecer alimentos aos pases ricos! As verdadeiras causas As causas da fome no mundo so vrias, no podem ser reduzidas a uma s. Entre elas indicamos: As monoculturas: o produto nacional bruto (pib) de vrios pases depende, em muitos casos, de uma cultura s, como acontecia, alguns anos atrs, com o Brasil, cujo nico produto de exportao era o caf. Sem produes alternativas, a economia desses pases depende muito do preo do produto, que fixado em outros lugares, e das condies climticas para garantir uma boa colheita. Diferentes condies de troca entre os vrios pases: alguns pases, excolnias, esto precisando cada vez mais de produtos manufaturados e de alta tecnologia, que eles no produzem e cujo preo fixado pelos pases que exportam. Os preos das matrias-primas, quase sempre o nico produto de exportao dos pases pobres, so fixados, de novo, pelos pases que importam. Multinacionais: so organizaes em condies de realizar operaes de carter global, fugindo assim ao controle dos Estados nacionais ou de organizaes internacionais. Elas constituem uma rede de poder supranacional. Querem conquistar mercados, investindo capitais privados e deslocando a produo onde os custos de trabalho, energia e matria-prima so mais baixos e os direitos dos trabalhadores, limitados. Controlam 40% do comrcio mundial e at 90% do comrcio mundial dos bens de primeira necessidade. Dvida externa: conforme a Organizao para a Alimentao e a Agricultura (FAO), a dvida est paralisando a possibilidade de pases menos avanados de importar os alimentos dos quais precisam ou de dar prpria produo agrcola o necessrio desenvolvimento. A dvida contrada com os bancos particulares e com Institutos internacionais como o Fundo Monetrio e o Banco Mundial. Para poder pagar os juros, tenta-se incrementar as exportaes. Em certos pases, 40% do que se arrecada com as exportaes so gastos somente para pagar os juros da dvida externa. A dvida, infelizmente, continua inalterada ou aumenta. Conflitos armados: o dinheiro necessrio para providenciar alimento, gua, educao, sade e habitao de maneira suficiente para todos, durante

um ano, corresponde a quanto o mundo inteiro gasta em menos de um ms na compra de armas. Alm disso, os conflitos armados presentes em muitos pases em desenvolvimento causam graves perdas e destruies em seu sistema produtivo primrio. Desigualdades sociais: a luta contra a fome , em primeiro lugar, luta contra a fome pela justia social. As elites que esto no governo, controlando o acesso aos alimentos, mantm e consolidam o prprio poder. Paradoxalmente, os que produzem alimento so os primeiros a sofrer por sua Eis o que nos dizem as estatsticas: falta. Na maioria dos pases, muito mais fcil - H 800 milhes de pessoas desnutridas no encontrar pessoas que mundo. passam fome em contextos rurais do que - 11 mil crianas morrem de fome a cada dia. em contextos urbanos. - Um tero das crianas dos pases em Neo-colonialismo: em desenvolvimento 1945, atravs do apresentam atraso no crescimento fsico e reconhecimento do direito intelectual. autodeterminao dos povos, iniciou o processo - 1,3 bilho de pessoas no mundo no dispe de libertao dos pases de gua que at ento eram potvel. colnias de outras naes. Mas, uma vez adquirida a - 40% das mulheres dos pases em independncia, em muitos desenvolvimento so continuaram os conflitos anmicas e encontram-se abaixo do peso. internos que tm sua origem nos profundos - Uma pessoa a cada sete padece fome no desequilbrios sociais mundo. herdados do colonialismo. Em muitos pases, ao domnio colonial sucederam as ditaduras, apoiadas pela cumplicidade das superpotncias e por acordos de cooperao com a

antiga potncia colonial. Isso deu origem ao neocolonialismo e as trocas comerciais continuaram a favorecer as mesmas potncias. Quando um pas vive numa situao de misria, podemos dizer que, praticamente, todas essas causas esto agindo ao mesmo tempo e esto na origem da fome de seus habitantes. Algumas delas dependem da situao do pas, como o regime de monocultura, os conflitos armados e as desigualdades sociais. Elas sero eliminadas, quando e se o mesmo pas conseguir um verda-deiro desenvolvimento. Mas outras causas j no dependem do prprio pas em desenvolvimento, e sim da situao em nvel internacional. Refiro-me s condies desiguais de troca entre as vrias naes, presena das multinacionais, ao peso da dvida externa e ao neocolonialismo. Isso quer dizer que os pases em desenvolvimento, no conseguiro sozinhos vencer a misria e a fome, a no ser que mudanas verdadeira-mente importantes aconteam no relacionamento entre essas naes e as mais industrializadas.

You might also like