You are on page 1of 45

Aula 05

Curso: Tecnologia da Informao p/ TRT-SP - Analista Judicirio (tpicos 1 e 2)

Professor: Diego Carvalho

325.179.138-97 - caio victor gambardela

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05 AULA 05 SUMRIO Apresentao Verificao & Validao Exerccios Comentados (06) Testes de Software Exerccios Comentados (22) Controle de Verso (G ) Exerccios Comentados (02) Jenkins Exerccios Comentados (04) Scrum Exerccios Comentados (31) Lista de Exerccios Comentados Gabarito PGINA 01 02 05 07 13 18 21 22 23 24 30 37 44

Galera... a aula de hoje trata de Verificao e Validao; depois trata de alguns tipos de testes; depois trata de Sistema de Controle de Verso com Git que cai pouqussimo; em seguida trata de software de integrao contnua com o Jenkins; e, por fim, trata do Framework Scrum que o mais importante da aula e tem mais exerccios! Mandem ver!
Desenvolvimento de Software: Fundamentos: estruturas de dados e de controle de fluxo; funes e procedimentos; conceitos de linguagens estruturadas; conceitos de linguagens orientadas a objetos; Arquitetura de Aplicaes: conceitos de Web Services, SOAP e REST; conceitos sobre desenvolvimento Web e cliente/servidor. Linguagens e ambientes de programao: Aspectos gerais das linguagens PHP, Delphi e Java; Zend Framework; Java EE; JPA; JSF; JSP; Servlets; Taglibs; EJB; JDBC; JBoss Seam; Hibernate; jBPM. Testes: Conceitos: verificao e validao, tipos de teste (unidade, integrao, sistema/funcional, aceitao, carga, desempenho, vulnerabilidade, usabilidade); Controle de Verso com o Git; Prticas geis: Jenkins; Scrum. Processo de negcio: Conceitos bsicos; Identificao e delimitao de processos de negcio; Tcnicas de mapeamento de processos; Tcnicas de anlise e simulao de processos; Construo e mensurao de indicadores de processos; Tcnicas de modelagem de processos; Modelagem de processos com UML e BPMN: notao, artefatos e atividades. ___________________________________________________________________________________________________________________________________ Engenharia de Software: Conceitos gerais e disciplinas de engenharia de software. Ciclo de vida de software. Anlise e projeto orientado a objetos com UML. Anlise de requisitos funcionais e no funcionais. Modelagem orientada a objetos. Padres de projeto. Modelagem de dados. Modelo relacional. Processos de desenvolvimento de software. Processo iterativo e incremental. Processos e prticas geis de desenvolvimento de software. Test-Driven Development (TDD). Extreme Programming (XP).Acceptance TestDriven Development (ATDD). Domain- Driven Design (DDD). Behavior Driven Development (BDD). Tcnicas para planejamento e priorizao incremental de escopo em projetos geis. Norma NBR ISO/IEC 12207. Mtricas de qualidade: coeso e acoplamento. Mtrica de Anlise de Pontos por Funo (ISO/IEC 20968).
79831971523

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 1 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05

VERIFICAO & VALIDAO Em seu livro, Pressman diz:


Durante e depois do processo de implementao, o programa em desenvolvimento deve ser verificado para certificar-se de que ele atende a sua especificao e entrega a funcionalidade esperada pelas pessoas que pagam pelo software. Verificao e Validao (V&V) a denominao dada a esses processos de verificao e anlise. Atividades de verificao e validao ocorrem em cada estgio do processo de software. V&V comea com revises de requisitos e continua ao longo das revises de projeto e das inspees de cdigo at o teste de produto.

Percebam que Validao e Verificao so coisas diferentes! E qual a diferena? Ora, Boehm descreveu de uma maneira simples e genial, por meio de duas perguntas: Verificao: Validao: Estamos construindo o produto corretamente? Estamos construindo o produto correto?

79831971523

Figura 1 - Diferena entre Verificao e Validao.

Percebam que a Verificao envolve a certificao de que o software construdo esteja de acordo com as especificaes de requisitos (funcionais e no-funcionais)! J a Validao

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 2 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05 mais genrica, no sentido de que ela se certifica de que o software construdo est de acordo com as expectativas do cliente. Eu peo! No, na verdade eu imploro que vocs memorizem a diferena entre esses dois conceitos! muito simples, mas eu j me cansei das incontveis vezes que eu vi questes de prova tentando confundir os candidatos e obtendo xito. Como voc decorou, professor? Muito simples! Verificao ocorre em relao Especificao de Requisitos!

Figura 2 - Como decorar a diferena entre Verificao e Validao.

H dois tipos de Verificao: Esttica e Dinmica! A Esttica (tambm chamada Inspeo de Software) trata da anlise de documento de requisitos, anlise de diagramas de projetos, anlise de cdigo-fonte, etc. Ela ocorre sem a necessidade de executar o software e pode ocorrer de forma automatizada, antes mesmo da implementao do sistema. J a Verificao Dinmica (tambm chamada de Teste) envolve executar o software/ prottipo, i.e., a partir dos dados de entrada, examina-se o comportamento por meios das sadas, de modo que se verifique se o desempenho obtido est de acordo com o esperado. Grosso modo, a Esttica trata da documentao e a Dinmica trata da execuo em si.
79831971523

Calma, nem tudo so flores! Para fazer uma boa Verificao Esttica, necessrio que as especificaes dos artefatos sejam precisas e confiveis ademais, no fcil nem barato! Quanto Verificao Dinmica, ns falaremos mais adiante sobre cada tipo de teste que pode ser feito. Galera, Verificao Esttica e Dinmica so complementares e, no, opostas! Cabe salientar tambm que a V&V no garante que o software seja completamente livre de defeitos ou que ele se comportar conforme especificado em todas as circunstncias sempre possvel que um teste ignorado possa descobrir mais problemas no sistema. Ele tem que ser suficientemente confivel para a utilizao pretendida.

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 3 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05 Espera... e quem diz o que um software suficientemente confivel? Bem, isso depende da criticidade do sistema das expectativas do utilizador do ambiente de marketing, etc! Imaginemos um sistema de catlogo de filmes de uma locadora e um sistema de controle de trfego areo: qual desses necessita de um grau de confiana mais alto? Imaginemos, agora, um sistema de caixa de padaria ou de um supermercado, o utilizador pode ter baixas expectativas e, assim, ter um grau de confiana menor sem prejudicar seu funcionamento. Nesses casos, comum aceitar falhas de sistema quando os benefcios do uso ultrapassam as desvantagens. Por fim, algumas vezes um software precisa ser lanado no mercado rapidamente como resposta concorrncia ou a um ambiente de marketing favorvel. Por exemplo: quando uma empresa tem poucos concorrentes, ela pode liberar um programa antes que ele tenha sido inteiramente testado e depurado porque querem ser os primeiros do mercado. Galera, muita gente acha que as Inspees de Software no tm importncia. Ora, tm sim! Elas ocorrem, inclusive, em todos os estgios do processo de desenvolvimento de software qualquer representao legvel do software pode ser inspecionada. Evidentemente, no possvel usar tcnicas estticas para verificar requisitos no-funcionais (desempenho, etc). Outra confuso bastante frequente ocorre entre Teste e Depurao! No entanto, essa diferena bastante simples: dentre outras, testes estabelecem a existncia de defeitos e geralmente so feitos por uma equipe de testes; depurao localiza e conserta esses defeitos e geralmente feita por uma equipe de desenvolvimento.

79831971523

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 4 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05

(Instituto Cidades 2012 - CEMIG - Agente de Gesto Administrativa - Analista de Sistemas - A) O teste uma atividade de verificao e validao do software e consiste na anlise dinmica do mesmo, isto , na execuo do produto de software com o objetivo de verificar a presena de defeitos no produto e aumentar a confiana de que o mesmo est correto. Comentrios: Teste uma atividade de verificao, somente. Gabarito: E (CESPE - 2012 Anatel Analista Administrativo Arquitetura de Solues) Considere as informaes abaixo em relao ao desenvolvimento de sistemas: I. II. III. executar um software com o objetivo de revelar falhas, mas que no prova a exatido do software. correta construo do produto. Construo do produto certo.

Correspondem corretamente a I, II e III, respectivamente, a) b) c) d) e) Validao, verificao e teste. Verificao, teste e validao. Teste, verificao e validao. Validao, teste e verificao. Teste, validao e verificao.

Comentrios: Questo estranha, na medida em que Teste um dos tipos de Verificao: (I) Teste por conta da execuo do software; (II) Verificao semelhante a Estamos construindo o produto corretamente?; (III) Validao semelhante a Estamos construindo o produto correto?.
79831971523

Gabarito: C (CESPE - 2010 TJ/ES Analista Judicirio Analista de Sistemas) Verificao e validao so atividades da anlise de software, necessrias para se identificar o que o software precisa executar, seguida de uma avaliao do usurio quanto s atividades definidas. Comentrios: isso mesmo! Verificao em relao especificao de requisitos e a Validao em relao aos usurios. Gabarito: C

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 5 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05
(CESPE - 09 TRT 5 Analista Judicirio Analista de Sistemas) A diferena entre verificao e validao reside no fato de que a primeira se refere ao conjunto de atividades que garante que o software realiza corretamente uma funo especfica, enquanto a segunda refere-se a um conjunto diferente de atividades que garante que o software que foi construdo rastrevel s exigncias do cliente. Comentrios: Perfeita definio isso mesmo! Gabarito: C (ESAF MPOG Analista de Planejamento Analista de Sistemas - B) Demonstrar ao desenvolvedor e ao cliente que o software atende aos requisitos uma meta de validao do software. Comentrios: Se demonstra ao desenvolvedor e ao cliente que atende aos requisitos, portanto uma verificao de software. Gabarito: E (CESPE IPEA Analista de Sistemas) A verificao assegura que o produto, como fornecido, ir atender o seu uso pretendido, ou seja, que se est construindo o produto certo. E a validao confirma que os produtos de trabalho refletem de forma apropriada os requisitos que foram especificados, ou seja, que se est construindo o produto corretamente. Comentrios: N-no! o contrrio! Gabarito: E

79831971523

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 6 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05

TESTES DE SOFTWARE O Teste de Software o processo de executar um software com dois objetivos principais: (1) demonstrar ao desenvolvedor e ao cliente que o software atende aos requisitos especificados; (2) descobrir falhas ou defeitos no software que apresente comportamento incorreto, no desejvel ou em no conformidade com sua especificao. Os testes no podem demonstrar que um software livre de defeitos ou que ele se comportar conforme especificado em todas as circunstncias. sempre possvel que um teste ignorado possa descobrir mais problemas no sistema. J dizia Edsger Dijkstra: Os testes podem somente mostrar a presena de erros, no sua ausncia. O que um Teste de Software? Myers diz que o processo de executar um determinado software com a inteno de encontrar defeitos. A IEEE 729 define como o processo formal de avaliar um sistema ou componente por meios manuais ou automticos para verificar se ele satisfaz os requisitos especificados. O Glossrio ISTQB conceitua como todas as atividades do ciclo de vida, estticas ou dinmicas, voltadas para o planejamento, preparao e avaliao de produtos de software e produtos de trabalho relacionados a fim de determinar se eles satisfazem os requisitos especificados e demonstrar que esto aptos para sua finalidade e deteco de defeitos. Ao longo de diversos anos, a engenharia de software evolui de modo a sugerir alguns princpios que guiam os testes de software. Vejamos alguns abaixo: Testes demonstram a presena de defeitos... Um teste pode demonstrar a presena de defeitos, mas no pode provar que eles no existem. Ele reduz a probabilidade de que os defeitos permaneam em um software, mas mesmo se nenhum defeito for encontrado no quer dizer que esteja perfeito.
79831971523

stes exaustivos so impossveis... Testar todas as combinaes de entradas e pr-condies invivel, exceto para casos triviais. Em vez de realizar testes exaustivos, os riscos e prioridades so levados em considerao para dar foco aos esforos de teste. Teste o mais breve possvel...

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 7 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05 Os defeitos encontrados nas fases iniciais do processo de desenvolvimento de software so mais baratos de serem corrigidos do que aqueles encontrados j em fase produo. H, inclusive, tcnicas de testes antes mesmo da implementao. Agrupam os defeitos mais sensveis Seguindo o Princpio de Pareto, 80% dos defeitos so causados por 20% do cdigo. Ao identificar essas reas sensveis, os testes podem prioriz-las, enquanto ainda procuram por erros nas demais regies. Paradoxo do pesticida... Caso os mesmos testes sejam aplicados repetidamente, em determinado momento eles deixam de ser teis, ou seja, no conseguem encontrar nenhum novo defeito. Por isso, os testes precisam ser revisitados com frequncia (Novos pesticidas). Testes dependem do contexto... Os testes devem ser elaborados de acordo com o contexto de utilizao do software. Exemplo: um sistema bancrio deve ser testado de maneira diferente de uma rede social. Assim como testes de aplicao web tm foco diferente do desktop. sncia de defeitos uma iluso... Identificar e corrigir os problemas de um software no garantem que ele est pronto. Os testes foram elaborados para identificar todas as possveis falhas? O sistema atende s necessidades e expectativas dos usurios? Ou seja, h outros fatores!

79831971523

Figura 3 - Perspectivas de Testes

Agora vamos falar de uma coisa muito importante! Podemos olhar para os testes por meio de trs perspectivas diferentes: Tcnicas de Testes, Nveis de Testes e Tipos de Testes. A Figura 3 apresenta essas trs perspectivas como um plano cartesiano de trs dimenses. Ns iremos estudar cada uma dela mais frente!

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 8 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05 As Tcnicas de Teste de Software buscam demonstrar como testar. J os Nveis de Testes de Software buscam demonstrar quando testar. Por fim, os Tipos de Testes de Software buscam demonstrar o que testar. Essas trs perspectivas so apresentadas na Figura 4 sero detalhadas para melhor entendimento.

Figura 4 - Perspectivas de Testes.

As Tcnicas de Testes se dividem em: Caixa-Branca, Caixa-Preta e Caixa-Cinza. A primeira se foca nas estruturas internas dos procedimentos do sistema. A segunda se foca nas entradas e sadas especificadas nos requisitos funcionais. J a terceira se foca tanto em estruturas internas quanto nas entradas e sadas especificadas nos requisitos. A Tcnica de Caixa-Branca (tambm conhecida como Estrutural ou Orientada Lgica) analisa caminhos lgicos possveis de serem executados, portanto necessrio ter conhecimento sobre o funcionamento interno dos componentes. Ele busca garantir que todos os caminhos independentes de um mdulo sejam executados pelo menos uma vez. Ademais, ele trata de todas as decises lgicas para valores verdadeiros e falsos, alm de executar laos dentro dos valores limites e avaliar as estruturas de dados internas. As tcnicas principais so: testes de caminhos, testes de estruturas de controle e complexidade ciclomtica.
79831971523

A Tcnica de Caixa-Preta (tambm conhecida como Comportamental/Funcional ou Orientado a Dado) se baseia em pr e ps-condies, geralmente sendo utilizada nas etapas posteriores da disciplina de testes. Ele busca funes incorretas ou inexistentes, erros de comportamento ou desempenho, erros de inicializao e interface, etc. Ele tem o objetivo de verificar a funcionalidade e aderncia aos requisitos, em uma tica externa ou do usurio, sem se basear em qualquer conhecimento do cdigo ou lgica interna do componente. As tcnicas principais so: testes baseados em grafos, particionamento de equivalncias, anlise de valor-limite e teste de matriz ortogonal.
Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 9 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05 ralmente so Os Nveis de Teste (tambm conhecido como Estgio/Estratgias) agrupados de acordo com o momento em que eles so executados ou tambm pelo nvel de especificidade do teste. Exemplos: Teste de Unidade, Teste de Integrao, Teste de Sistema, Teste de Aceitao, entre outros.

Figura 5 - Estgios de Testes.

A Figura 5 mostra que a espiral inicia- em sentido horrio pelo Teste de Unidade (que analisa o cdigo), em seguida realiza o Teste de Integrao (que analisa o projeto), depois o Teste de Validao ou Aceitao (que analisa os requisitos), e, por fim, o Teste de Sistema (que analisa o sistema). Teste de Unidade Trata do esforo de verificao na menor unidade de projeto de software componente ou mdulo de software. Os testes unitrios verificam o funcionamento de um pedao do sistema ou software isoladamente ou que possam ser testados separadamente. Eles so considerados um apndice ao passo de codificao.
79831971523

O projeto de Teste de Unidade pode ser realizado antes que o cdigo seja iniciado ou depois de o cdigo-fonte ter sido gerado. Ele enfoca a lgica interna de processamento e as estruturas de dados dentro dos limites de um componente. Professor, mas que componente esse? Ora, mtodos, classes ou mdulos! Teste de Integrao Trata do esforo de verificao em uma combinao de componentes para verificar se eles funcionam corretamente juntos, conforme as especificaes. Busca encontrar

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 10 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05 defeitos nas interfaces e nas interaes entre componentes ou sistemas integrados. Ele sucede o Teste de Unidade e antecede o Teste de Sistema. Os resultados do Teste de Unidade dos mdulos do sistema servem de insumo para o Teste de Integrao. uma tcnica sistemtica para construir a arquitetura de um software e descobrir erros na integrao entre os componentes. Os mdulos so integrados gradualmente a fim de facilitar a localizao de erros. Teste de Aceitao/Validao Trata do esforo em demonstrar a conformidade com os requisitos de software. Focaliza aes visveis ao usurio e sadas do sistema reconhecidas tambm pelo usurio. bem sucedida quando o software funciona do modo que pode ser razoavelmente esperado pelo usurio. Ele sucede o Teste de Integrao e antecede o Teste de Sistema. O ambiente de teste utilizado deve ser o mais prximo possvel do ambiente real! Os tipos mais comuns so o Teste Alfa e o Teste Beta. O primeiro ocorre em um ambiente controlado simulando a forma de utilizao do usurio. J o segundo ocorre no ambiente real de utilizao e realizado pelo prprio usurio. Teste de Sistema/Funcional Trata do esforo em demonstrar o funcionamento do sistema como um todo, dentro de um ambiente operacional controlado, para validar a exatido e perfeio na execuo de suas funes. Utilizam-se dados de teste a fim de tentar evitar a ocorrncia de defeitos em ambiente de produo. Lembremos que um software frequentemente apenas um elemento de um sistema maior. Logo necessrio test-lo considerando o contexto em que ser utilizado. Eles so conduzidos em um ambiente completo e integrado, por vrias pessoas (no s os desenvolvedores). Busca-se exercitar o sistema por completo!
79831971523

Por fim, vamos tratar dos Tipos de Testes. Exemplos: Teste de Regresso, Teste de Teste de Fumaa, Teste de Recuperao, Teste de Segurana, Teste de Carga, Teste de Desempenho, Teste de Usabilidade. No entanto, o edital de vocs pede apenas quatro tipos de teste, que veremos a seguir! Teste de Carga/Estresse/Volume Trata do esforo em demonstrar o funcionamento do software em situaes anormais, i.e., executa o sistema em condies incomuns de demanda de recursos, velocidade,

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 11 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05 frequncia e volume. Em outras palavras, verifica qual limite de dados processados at a falha do sistema. Teste de Desempenho/Performance Trata do esforo em demonstrar que o sistema atende aos nveis de desempenho e tempo de resposta acordados com os usurios e definidos nos requisitos. Geralmente ocorre paralelamente ao Teste de Carga e avalia a capacidade de resposta do sistema em determinadas configuraes. Teste de Vulnerabilidade Trata do esforo em demonstrar buracos de segurana e vulnerabilidades podem ser aplicadas rede/mquina alvo. Quem efetuar o teste vai tentar identificar nas mquinas na rede alvo todas as portas abertas, sistemas operativos e aplicaes a serem executadas. Teste de Usabilidade Trata do esforo em demonstrar falhas na facilidade de uso do software pelos usurios finais. Enfatiza fatores humanos, consistncia na interface grfica, esttica, ajuda online, assistentes wizard, documentao do usurio, material de treinamento, entre outros. Uma boa interface com o usurio deve ser fcil de usar e entender.

79831971523

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 12 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05

(FCC - 2013 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Analista de Sistemas - A O teste de software constituise em uma etapa importante no ciclo de desenvolvimento de software. Uma das caractersticas mais importantes de um conjunto de testes de software, adequadamente planejados, provar a correo integral no programa sob teste. Comentrios: Qual o objetivo de um teste? Encontrar erros! Ns j sabemos que virtualmente impossvel provar a correo integral de um programa. Gabarito: E (FCC - 2013 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Analista de Sistemas - B O teste de software constituise em uma etapa importante no ciclo de desenvolvimento de software. Uma das caractersticas mais importantes de um conjunto de testes de software, adequadamente planejados, ter alta probabilidade de detectar erros no programa sob teste. Comentrios: Exatamente isso! Um teste deve ter alta probabilidade de encontrar erros. Gabarito: C (FCC - 2013 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Analista de Sistemas - C O teste de software constituise em uma etapa importante no ciclo de desenvolvimento de software. Uma das caractersticas mais importantes de um conjunto de testes de software, adequadamente planejados, ter grande redundncia, a fim de testar mais de uma vez cada linha do programa sob teste. Comentrios: Opaaaa... no so desejveis testes redundantes, mas sim eficientes.
79831971523

Gabarito: E 10. (FCC - 2013 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Analista de Sistemas - D O teste de software constituise em uma etapa importante no ciclo de desenvolvimento de software. Uma das caractersticas mais importantes de um conjunto de testes de software, adequadamente planejados, ser de alta complexidade, pois assim pode-se cobrir todo o programa sob teste com apenas um teste. Comentrios: Na verdade, testes no devem ser muito simples nem muito complexos. Gabarito: E

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 13 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05
(FCC - 2013 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Analista de Sistemas - E O teste de software constituise em uma etapa importante no ciclo de desenvolvimento de software. Uma das caractersticas mais importantes de um conjunto de testes de software, adequadamente planejados, ser ocultado da equipe de desenvolvimento do software, pois esta pode querer impedir sua aplicao. Comentrios: No faz nenhum sentido inclusive, a prpria Equipe de Desenvolvimento realiza testes (Testes de Unidade). Gabarito: E 12. (FCC - 2012 - TCE- Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informao - I Uma estratgia de teste que escolhida por grande parte das equipes de software adota uma viso incremental do teste, comeando com o teste de unidades individuais de programa, avanando para testes projetados a fim de facilitar a integrao das unidades e culmina com testes que exercitam o sistema construdo. Comentrios: isso mesmo! Inicia-se com Testes de Unidade, depois Testes de Integrao e, por fim, Testes de Sistema. Gabarito: C 13. (FCC - 2012 - TCE-AM - Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informao - II) O teste de unidade focaliza o esforo de verificao na menor unidade de projeto do software - o componente ou mdulo de software. Usando a descrio de projeto no nvel de componente como guia, caminhos de controle importantes so testados para descobrir erros dentro dos limites do mdulo. Comentrios: Essa uma boa definio para Testes de Unidade. Perfeito! Gabarito: C 14. (FCC - 2012 - TCE-AM - Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informao - I) O teste de unidade normalmente considerado um apndice ao passo de codificao. O projeto de teste de unidade pode ser realizado antes que o cdigo seja iniciado ou depois de o cdigo-fonte ter sido gerado. Comentrios:
79831971523

exatamente isso! comum inclusive que frameworks utilizem o Test-first Design. Gabarito: C 15. (FCC - 2012 - TCE-AM - Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informao - IV O teste de integrao uma tcnica sistemtica para construir a arquitetura do software enquanto, ao mesmo tempo, conduz testes para descobrir erros associados s interfaces. O objetivo , a partir de componentes testados no nvel de unidade, construir uma estrutura de programa determinada pelo projeto. Comentrios: Essa a perfeita definio de Teste de Integrao.

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 14 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05
Gabarito: C 16. (FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao - I Testes de cenrio so teis pois podem garantir que no restam erros no sistema. Neste ponto diferem dos testes de componentes que apenas garantem a integridade de mdulos isolados do sistema, mas no garantem que a totalidade do sistema est isenta de erros. Comentrios: Como j vimos, nenhum teste capaz de garantir que no restam erros em um sistema. Gabarito: E 17. (FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao - C Um teste bem sucedido um teste que no encontra nenhum erro no software. Comentrios: Bem, essa at engraada! Geralmente, um teste bem sucedido aquele que encontra erros! Se ele no encontra erros, mais provvel que o teste tenha sido mal feito. Gabarito: E 18. ( - 2011 - TCE-PR - Analista de Controle Informtica - A Testes de desempenho devem ser produzidos de forma a garantir que o sistema possa processar a sua carga prevista, sendo que tais testes geralmente so planejados para que a carga seja continuamente aumentada at que o sistema apresente desempenho fora do aceitvel. Comentrios: Os testes de desempenho devem ser projetados para assegurar que o sistema pode operar na carga necessria. Isso envolve, geralmente, o planejamento de uma srie de testes em que a carga constantemente aumentada at que o desempenho se torne inaceitvel. Perfeito! Gabarito: C 19. (FCC - 2011 - TCE-PR - Analista de Controle Informtica - B Os testes de desempenho devem determinar se um sistema corresponde s suas exigncias, sendo que a descoberta de defeitos ou problemas no sistema no enfoque desta etapa.
79831971523

Comentrios: O teste de desempenho concentra-se tanto em demonstrar que o sistema atende aos requisitos como tambm em descobrir problemas e defeitos no sistema. Gabarito: E 20. (FCC - 2011 - TRE-PE - Analista Judicirio - Anlise de Sistemas - B Testes sempre podem mostrar a ausncia de erros.

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 15 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05
Comentrios: J vimos um milho de vezes! Testes no garantem a ausncia de erros! Gabarito: E 21. (FCC - 2011 - INFRAERO - Analista de Sistemas - Desenvolvimento e Manuteno - II) O teste de unidade focaliza o esforo de verificao na maior unidade de projeto do software: o componente ou mdulo de software. Comentrios: Opa... como ? Maior unidade de projeto? No! Na menor unidade de projeto do software! Gabarito: E 22. (FCC - 2011 - INFRAERO - Analista de Sistemas - Desenvolvimento e Manuteno - O teste de unidade enfoca a lgica interna de processamento e as estruturas de dados dentro dos limites de um componente. Comentrios: Perfeito! exatamente isso! Gabarito: C 23. (FCC - 2011 - INFRAERO - Analista de Sistemas - Desenvolvimento e Manuteno - IV No teste de unidade, a interface do mdulo testada para garantir que a informao flui adequadamente para dentro e para fora da unidade de programa que est sendo testada. Comentrios: Galera, no se exaltem! O Teste de Integrao o que mais testa a interface, porm o Teste de Unidade tambm a testa. No h nada errado aqui! Gabarito: C
79831971523

24. (FCC - 2011 - INFRAERO - Analista de Sistemas - Desenvolvimento e Manuteno - IV Na direo dos tipos de teste focados pela engenharia de software, os testes de integrao cuidam dos tpicos associados com os problemas de verificao o projeto de software. Comentrios: Exatamente isso! Vamos relembrar? Testes de Unidade tratam do cdigo-fonte; Testes de Integrao tratam de Projeto de Software; Testes de Validao tratam de Requisitos; Testes de Sistema tratam de Engenharia de Sistemas. Gabarito: C

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 16 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05
25. (FCC - 2010 - TRT - 20 REGIO (SE) - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao - C) No contexto da estratgia para o teste de um projeto, os estgios de teste desempenham um papel importante. O teste que aplicado a componentes do modelo de implementao para verificar se os fluxos de controle e de dados esto cobertos e funcionam conforme o esperado, o teste de integrao. Comentrios: Bem, apesar de falar sobre componentes do modelo de implementao, no se trata de Teste de Integrao. Observem que trata de um nvel de abstrao bastante baixo, sobre os fluxos de controle e de dados. Portanto, trata-se de um Teste de Unidade. Gabarito: E - TRE-PI - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas - C Tambm conhecido por teste 26. (FCC estrutural ou orientado lgica, uma tcnica de teste de software que trabalha diretamente sobre o cdigo fonte do componente de software para avaliar aspectos, tais como, teste de condio, teste de fluxo de dados, teste de ciclos e teste de caminhos lgicos. Trata-se da tcnica de teste da Caixa-preta. Comentrios: No! Isso se trata do Teste Caixa-Branca. Gabarito: E 27. (FCC - SEFAZ-SP - Agente Fiscal de Rendas - Tecnologia da Informao - Prova 3 - B) Garantir que um ou mais componentes de um sistema combinados funcionam corretamente o objetivo do tipo de teste de integrao. Comentrios: Perfeito! bem intuitivo! Gabarito: C 28. (FCC - TRT - 18 Regio (GO) - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao - A) Uma sistemtica para construo da arquitetura do software enquanto, ao mesmo tempo, conduz ao descobrimento de erros associados s interfaces a estratgia de teste de software denominada de sistema.
79831971523

Comentrios: Opa... na verdade, trata-se de Teste de Integrao. Gabarito: E

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 17 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05

CONTROLE DE VERSO G O que um Sistema de Controle de Verso? um sistema que registra as mudanas feitas em um arquivo ou um conjunto de arquivos ao longo do tempo de forma que seja possvel recuperar verses especficas. Eu, por exemplo, uso um sistema de controle de verso para guardar todas as verses das aulas que eu fao j pensou se eu perco isso? ;D Pessoal... se um sistema de controle de verso importante para que eu controle as verses das minhas aulas, imaginem para quem est desenvolvendo um software! O desenvolvedor deve poder conseguir gerenciar as diferentes verses de cdigo-fonte e documentao do software que ele est desenvolvendo. Um dos softwares de controle de verso mais conhecido do mercado o G ! Ele um sistema open-source, distribudo, rpido e foi criado por Linus Torvalds (isso mesmo, aquele do Linux!) e foi desenvolvido para controlar as verses do kernel do sistema operacional.

Figura 6 - Logo da git.

Vocs podem estar se perguntando: no basta criar um diretrio e ir salvando cada verso com um nome diferente? Ora, nada impede que se faa isso! No entanto, percebam que apesar de ser uma ideia extremamente simples ela muito suscetvel a erros! Pessoal, ns somos humanos e, muitas vezes, desatentos.

79831971523

Figura 7 - Sistema de Controle de Verses Local (SCVL).

Imaginem um cara que tem 40 diretrios para o sistema que ele est desenvolvendo. E se ele achar que est em um diretrio, mas na verdade est em outro? E se ele acabar

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 18 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05 gravando acidentalmente no diretrio errado? E se ele sobrescrever arquivos indevidamente sem a menor inteno? Pois , para resolver esse problema foram desenvolvidos os Sistemas de Controle de Verso Locais, em que se armazenavam todas as alteraes dos arquivos sob controle de reviso. Como assim? Ora, bastava salvar o arquivo e ele era gravado no diretrio com cada uma de suas verses, como mostra a Figura 8.

Figura 8 - Sistema de Controle de Verso Centralizado (SCVC).

Agora imaginem 10 desenvolvedores trabalhando com sistemas diferentes e armazenando suas verses cada um em seu computador ora, como eles podem trabalhar em conjunto integrando seus componentes? Para lidar com esse problema, foi criado o Sistema de Controle de Verso Centralizado, como mostra a Figura 9. Esses sistemas possuem um servidor central nico que contm todos os arquivos versionados e vrios clientes que podem recuper-los. Os desenvolvedores tm conhecimento razovel sobre o projeto como um todo. No entanto, se o servidor falhar todos param de trabalhar armazenamento for corrompido, j era!

79831971523

Figura 9 - Sistema de Controle de Verses Distribudo (SCVD).

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 19 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05 Como solucionar esse problema? Com Sistemas de Controle de Verses Distribudos! Nesse caso, o cliente copia o repositrio dele inteiro e, no, apenas as verses de um arquivo especfico. Dessa forma, caso um servidor falhe, pode-se copiar os repositrios dos clientes de volta para o servidor e, assim, restaur-lo. Em vez de existir apenas um repositrio central utilizado pelos clientes, cada usurio possui uma cpia do repositrio inteiro. De certo modo, ele mais lento que o sistema centralizado, porm permite manter um histrico da evoluo do projeto, permite uma maior colaborao entre os desenvolvedores e permite variaes no projeto.

Em suma: SCVL uma estrutura composta por repositrio e rea de trabalho. J o SCVC uma estrutura composta por um nico repositrio e vrias cpias de trabalho que se comunicam apenas atravs do repositrio central. Por fim, o SCVD uma estrutura em que cada desenvolvedor possui um repositrio prprio acoplado a uma rea de trabalho. Pessoal, essa introduo toda foi para dizer que o Git um Sistema de Controle de Verso Distribudo (SCVD)! Muitos projetos utilizam esse sistema, tais como: Amarok, Android, Debian, Eclipse, Fedora, Perl, Wine, entre outros. Enfim, s encontrei uma questo sobre esse tema! Vamos aos exerccios...
79831971523

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 20 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05

29. (FCC - 2011 - TRE-RN - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas) So exemplos tpicos de ferramentas open source para controle de verso no desenvolvimento de um software: a) b) c) d) e) Git, ClearCase e CVS. CVS, SVN e Git. SourceSafe, CVS e ClearCase. SVN, ClearCase e Git. SourceSafe, ClearCase e SVN.

Comentrios: Vocs j conhecem o Git! Outros Sistemas de Controle de Verso open-source so CVS e SVN. ClearCase e SourceSafe so comerciais. Gabarito: B 30. (CRIADA PELO PROFESSOR Comentrios: Opa... n-no! Git um Sistema de Controle de Verso Distribudo e, no, Centralizado. Gabarito: E 4 O Git um Sistema de Controle de Verso Centralizado.

79831971523

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 21 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05

JENKINS Galera, eu tenho um acervo considervel de provas das principais bancas em que possvel procurar palavras especficas! E eu no encontrei uma questo sequer a respeito desse tema. Logo nossa viso ser superficial, pois assuntos novos em geral no entram em detalhes.

Figura 10 Logo da Jenkins.

Primeiro de tudo: o que o Jenkins? uma ferramenta open-source de integrao contnua escrita em java para testes e relatrios sobre mudanas isoladas em uma grande base de cdigo em tempo real. O software possibilita que os desenvolvedores encontrem e resolvam defeitos rapidamente em uma base de cdigo e automatizem seus testes. A integrao contnua evoluiu desde a sua concepo. Originalmente, o padro era uma compilao por dia. Hoje em dia, a regra comum que cada membro da equipe apresente seu trabalho diariamente (ou at mais frequentemente) e compilaes sejam realizadas para cada mudana significativa. Quando usado corretamente, a integrao contnua proporciona vrios benefcios, como feedback constante sobre o status do software. Os defeitos so geralmente menores, menos complexos e mais fceis de resolver, uma vez que a Integrao Contnua detecta deficincias no incio do desenvolvimento. Resumindo o que vocs j viram dezenas de vezes no estudo de metodologias geis: a integrao contnua consiste em o desenvolvedor integrar o cdigo desenvolvido e/ou alterado ao projeto principal na mesma frequncia com que as funcionalidades so desenvolvidas, sendo feito muitas vezes ao dia ao invs de apenas uma vez.
79831971523

O objetivo principal de se utilizar a integrao contnua verificar se as alteraes ou novas funcionalidades no criaram novos defeitos no projeto j existente. Ademais, pode ser feita atravs de processos manuais ou automatizados, utilizando por exemplo a ferramenta Jenkins (ou CruiseControl, Hudson, Bamboo, Continuum, Gump, Beebox, etc)! O Jenkins um sistema baseado em servidor que roda em um Container Web e possui plug-ins para ampliar sua utilizao com outras linguagens de programao, para integrao com sistemas de controle de verso ou para grandes bases de dados. Bem, eu acho que isso suficiente sobre esse assunto.

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 22 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05

31. (CRIADA PELO PROFESSOR integrao contnua. Comentrios:

4 Jenkins uma ferramenta proprietria utilizada para automao de

Opa... Jenkins uma ferramenta open-source. Gabarito: E 32. (CRIADA PELO PROFESSOR 4 Apesar de ser escrita em Java, o Jenkins no possui suporte a outras linguagens de programao nativamente. Comentrios: Exatamente! Nativamente, ele no tem suporte a outras linguagens de programao somente por meio de plug-ins. Gabarito: C 33. (CRIADA PELO PROFESSOR geis. Comentrios: Perfeito! Metodologias geis precisam responder rapidamente a mudanas e isso auxiliado por ferramentas de integrao contnua. Gabarito: C 34. (CRIADA PELO PROFESSOR - 2014) Pode-se afirmar que o objetivo principal de se utilizar o Jenkins verificar se as alteraes ou novas funcionalidades no criaram novos defeitos no projeto j existente.
79831971523

4 A Integrao Contnua funciona bem em conjunto com metodologias

Comentrios: Perfeito! isso mesmo. Gabarito: C

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 23 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05

SCRUM Algum de vocs sabe de onde vem esse nome? Ento vou lhes contar! Esse nome vem do rugby e utilizado como uma metfora para refletir o alto grau de cooperao necessrio para obter sucesso. Imagino que poucos de vocs entendam as regras desse esporte, portanto vou explicar de forma bastante objetiva porque essa metfora utilizada. No rugby, um time pontua quando a bola cruza a linha de gol e toca o cho sendo carregada ou por meio de um passe. Caso o jogador seja derrubado, ele deve soltar a bola, e a jogada se reinicia! Deve haver intensa troca de passes entre os jogadores, de modo a deix-los menos vulnerveis a serem derrubados por outros jogadores.

79831971523

Figura 11 - Scrum no Rugby.

Bem... cada jogada se inicia quando um Scrum realizado, i.e., forma-se uma parede de fora entre os jogadores, como mostra a Figura 11. Observem que os jogadores se renem de forma bem prxima, unindo suas foras e habilidades para trabalhar em conjunto a fim de conseguir recuperar a bola. Percebam, portanto, que o time inteiro deve trabalhar para que a equipe possa pontuar. Diferentemente do Futebol Americano, no h um quarterback ou uma estrela do time todos so importantes! Pois , a histria fica mais interessante: vamos ver uma das recomendaes de ataque do rugby.

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 24 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05 Pensem continuamente em seu alinhamento em relao ao jogador que carrega a bola e aos jogadores ao seu redor. Trabalhe duro para estar disponvel quando necessrio. Observem como isso importante em metodologias geis: trabalhar duro para ajudar a equipe a obter xito nunca existe: Bem, no h nada aqui para eu fazer! Acho que agora ficou mais fcil entender de onde vem esse nome vamos teoria? Antes de comear, uma observao: o guia oficial do Scrum um documento to pequeno (18 pginas) que eu recomendo fortemente que vocs leiam-no por inteiro, pois ser muito til! Bem... agora sim vamos ao trabalho! Scrum um framework (i.e., possui uma estrutura processual) leve, simples de entender e extremamente difcil de dominar, para desenvolver e manter produtos complexos e adaptativos, enquanto entrega produtiva e criativamente produtos com o mais alto valor possvel. Complicado ou no? Galera, percebam que ele no um processo ou uma tcnica para construir produtos, mas sim um framework em que pode ser empregado vrios processos e tcnicas. O Framework pode ser definido como um conjunto de papis, eventos, artefatos e regras associadas a uma equipe. Ele fundamentado em teorias empricas de controle de processo e emprega uma abordagem iterativa e incremental (maximizando as oportunidades de feedback) para aperfeioar a previso e controle de riscos. Ele afirma que o conhecimento vem da experincia e da tomada de decises baseadas no que conhecido. Para tal, ele emprega uma abordagem iterativa e incremental para aperfeioar a previsibilidade e controle de riscos, fundamentando-se em trs pilares fundamentais! Transparncia: aspectos significativos (e padronizados) devem estar visveis aos responsveis pelos resultados. Por exemplo: uma linguagem comum a todos os participantes.
79831971523

Inspeo: os usurios devem frequentemente inspecionar os artefatos e o progresso, para detectar indesejveis variaes (no pode ser frequente a ponto de atrapalhar a execuo das tarefas). Adaptao: o processo ou material sendo produzido deve ser adaptado sempre que um inspetor verificar desvios que tornem o resultado inaceitvel e, para tanto, ele tem quatros oportunidades (as reunies). O Scrum define o conceito de Time Scrum que um time auto-organizvel (escolhe qual a melhor forma para realizar seu trabalho) e multifuncional (possui todas as competncias

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 25 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05 e no depende de outros de fora da equipe). o responsvel por entregar produtos de forma iterativa e incremental, maximizando as oportunidades de realimentao. As entregas incrementais de produto pronto garantem que uma verso potencialmente funcional do produto do trabalho esteja sempre disponvel. Agora o mais importante: o Time Scrum composto por: um Product Owner, um Scrum Master e a Equipe de 1 Desenvolvimento Product Owner: o responsvel por maximizar o valor do produto e do trabalho da equipe de desenvolvimento, sendo o nico que pode gerenciar o Product Backlog. Ele pode at delegar atividades de gerenciamento, mas ainda ser considerado o responsvel pelos resultados. A Equipe de Desenvolvimento s responde a ele! Equipe de Desenvolvimento A Equipe de Desenvolvimento no reconhece ttulos para seus integrantes, todos so considerados desenvolvedores (no importa o que faam). A Equipe deve ter entre 3 e 9 integrantes, de modo que no seja pequena demais que haja restries de habilidades nem grande demais que seja complicado de gerenciar. Scrum Master o responsvel por garantir que o Scrum seja entendido e aplicado. Ademais, ele deve comunicar claramente a viso, objetivo e itens do Product Backlog; ensinar a equipe a criar itens claros e concisos; treinar a equipe de desenvolvimento em autogerenciamento e interdisciplinaridade; remover impedimentos; entre outros. Mudando de assunto, os Eventos Scrum so eventos time-boxed (i.e., com durao mxima) usados para criar uma rotina e minimizar a necessidade de reunies no definidas pelo Scrum. Lembrem-se de que a Sprint tem um ms ou menos e iniciada imediatamente aps a concluso da sprint anterior.
79831971523

As Sprints so compostas por uma Reunio de Planejamento da Sprint, Reunies Dirias, o Trabalho de Desenvolvimento, uma Reviso da Sprint e a Retrospectiva da Sprint. Uma Sprint se inicia imediatamente aps a concluso da sprint anterior e tem duraes coerentes em todo o esforo de desenvolvimento. Durante a sprint proibido realizar mudanas que afetem seu objetivo. Alm disso, proibido mudar a composio da equipe ou diminuir as metas de qualidade, apesar disso o escopo pode ser sempre clarificado e renegociado. Essas proibies devem ser levadas muito a srio, entenderam?

No confundir Equipe de Desenvolvimento com Time Scrum o primeiro est contido no segundo.

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 26 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05 Uma sprint pode ser cancelada antes de seu time-box terminar e isso somente pode ser feito pelo Product Owner (sob influncia de stakeholders, equipe de desenvolvimento, entre outros). Isso pode ocorrer caso o seu objetivo se torne obsoleto, mas ocorrem tambm devido curta durao e a cancelamentos, porm so raros os casos. O trabalho a ser realizado na Sprint planejado na Reunio de Planejamento da Sprint (Proporcional a 8 horas). Essa reunio consiste em duas partes: 1. O que ser entregue como resultado do incremento da prxima Sprint? 2. Como o trabalho necessrio para entregar o incremento ser realizado? Na primeira parte, a Equipe de Desenvolvimento tenta prever as funcionalidades que sero desenvolvidas durante a Sprint. Na segunda parte, a Equipe de Desenvolvimento decide como ir construir essas funcionalidades durante a Sprint e desenvolve o Sprint Backlog. Portanto, a primeira parte trada do O que fazer? e a segunda trata do Como fazer?.

79831971523

Figura 12 - Processo do SCRUM.

O Product Owner pode estar presente durante a segunda parte da reunio para clarificar itens do Backlog do Produto. A Reunio Diria (Proporcional a 15 minutos) um evento que busca criar um plano para as prximas 24 horas e inspecionar o trabalho desde a ltima Reunio Diria.

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 27 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05 Ela ocorre sempre no mesmo horrio e no mesmo local e cada integrante deve responder as seguintes perguntas: 1. O que foi completado desde a ltima reunio? 2. O que ser feito at a prxima reunio? 3. Quais os obstculos que esto no caminho? As Reunies Dirias melhoram bastante a comunicao entre os integrantes, ademais eliminam a necessidade de outras reunies, identificam e removem impedimentos, destacam e promovem rpidas tomadas de deciso, e melhoram o nvel de conhecimento da Equipe como um todo. A Reviso da Sprint (Proporcional a 4 horas) executada no final da Sprint para inspecionar o incremento e adaptar o Backlog do Produto, se necessrio. Esta uma reunio informal e a apresentao do incremento destina-se a motivar e obter comentrios e promover a colaborao. Nesta reunio, discute-se: o que foi bem e o que no foi; problemas ocorridos e como foram resolvidos; Procut Backlog; projees de datas. O resultado o Product Backlog revisado e ajustado. A Retrospectiva da Sprint (Proporcional a 3 horas) uma chance para o Scrum Team inspecionar a si prprio e criar um plano de melhorias par prxima sprint. Ela inspeciona como foi a ltima sprint em relao s pessoas, s relaes, aos processos e s ferramentas. Alm disso, tem o poder de identificar e ordenar os principais itens que se tornaram potenciais de melhorias, e cria um plano para implementar melhorias no modo de realizao do trabalho.

79831971523

Figura 13 - Grfico Burndown.

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 28 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05 O Documento de Viso definido pelo Product Owner e representa como os clientes, usurios finais, gerentes, stakeholders, executivos, entre outros, visualizam o resultado final do produto que ser criado. Prticas como Burndown/Burnup tm sido utilizadas para prever o progresso, sem substituir a importncia do empirismo, como mostra a Figura 13. O Product Backlog uma lista ordenada (por valor, risco, prioridade etc) de tudo que deve ser necessrio no produto, e uma origem nica dos requisitos para qualquer mudana a ser feita no produto. Ele nunca (Ateno: nunca) estar completo e existir enquanto o produto tambm existir.

79831971523

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 29 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05

35. (FCC - 2011 - INFRAERO - Analista de Sistemas - Arquitetura de Software - A) Um dos principais conceitos do Scrum para atacar a complexidade do desenvolvimento e gerenciamento de software a implantao de um controle descentralizado, capaz de lidar mais eficientemente com contextos pouco previsveis. Para tanto, o gerenciamento distribudo por meio de trs agentes independentes que so: Product Owner, Scrum Team e Scrum Master. Comentrios: Bem, vamos comear nossos exerccios com um erro da FCC! O Guia Scrum diz que o Scrum Team dividido em Product Owner, Scrum Master e Development Team. No entanto, a FCC deu a resposta como correto. Gabarito: C 36. ( - 2010 - TRE-RS - Analista Judicirio - Analista de Sistemas Suporte - E Os princpios Scrum so usados para guiar as atividades de desenvolvimento dentro de um processo que incorpora as seguintes atividades de arcabouo: requisitos, anlise, projeto, evoluo e entrega. Em cada atividade de arcabouo, as tarefas de trabalho ocorrem dentro de um padro de processo chamado sprint. Comentrios: Bem tranquila, n?! Trata-se de uma Sprint. Gabarito: C 37. ( - 2010 - TRF - 4 REGIO - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao- E Na fase de desenvolvimento do Scrum, o software desenvolvido em processos iterativos denominados Sprint. Comentrios: Bem tranquila tambm! Trata-se de uma Sprint.
79831971523

Gabarito: C 38. (FCC - 2010 - TRE-RS - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas - E) Em reunio, toda conversao restringida s respostas dos elementos s perguntas colocadas pelo Scrum Master, sendo uma delas: "O que planeja desenvolver at a prxima reunio?". As Scrum meetings ocorrem diariamente. Comentrios: Perfeito! Essa Scrum Meeting trata-se da Daily Scrum Meeting ou Reunio Diria. Gabarito: C

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 30 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05
39. ( - 2011 - INFRAERO - Analista de Sistemas - Gesto de TI - A Em relao s regras do Scrum, incorreto afirmar que o Sprint deve ser realizado num perodo mximo de 40 dias e ter uma equipe de trabalho no superior a 10 pessoas. Comentrios: De fato, est incorreto! O perodo mximo de 30 dias e a equipe de trabalho varia de 3 a 9 pessoas. Gabarito: C 40. (FCC - 2011 - INFRAERO - Analista de Sistemas - Gesto de TI - B) Em relao s regras do Scrum, incorreto afirmar que se o Sprint tomar um rumo no desejado, possvel dissolv-lo e comear um novo Sprint, baseando num novo Sprint Backlog. Comentrios: Na verdade, no correto! possvel dissolver uma sprint e comear outra baseando-se em um no sprint backlog quem pode fazer isso o Product Owner. Gabarito: E 41. (FCC - 2011 - INFRAERO - Analista de Sistemas - Gesto de TI - C Em relao s regras do Scrum, incorreto afirmar que as reunies durante um Sprint devem ser dirias, sempre mesma hora e no mesmo local e no devem durar mais que 30 minutos. Comentrios: Bem, ela deve durar no mximo 15 minutos, no entanto a questo diz que no deve durar mais que 30 minutos (o que no errado). Portanto, no incorreto correto! Gabarito: E 42. (FCC - 2011 - INFRAERO - Analista de Sistemas - Gesto de TI - D Em relao s regras do Scrum, incorreto afirmar que toda conversao restringe as respostas dos participantes s trs perguntas do Scrum Master: O que desenvolveu desde a ltima reunio? Que dificuldades encontrou durante o seu trabalho? O que planeja desenvolver at a prxima reunio?
79831971523

Comentrios: Na verdade, no incorreto! So essas as perguntas a serem feitas. Gabarito: E 43. (FCC - 2011 - INFRAERO - Analista de Sistemas - Gesto de TI - E Em relao s regras do Scrum, incorreto afirmar que com base nas respostas s trs perguntas, o Scrum Master deve imediatamente tomar decises, quando necessrias, para remover todas as situaes que impeam a agilidade do trabalho. Comentrios: Tambm no incorreto! exatamente isso que o Scrum Master deve fazer.

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 31 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05
Gabarito: E 44. (FCC - 2010 - TRE-RS - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas - A) Durante a realizao do Sprint, o Backlog pode ser modificado por qualquer um dos elementos da equipe, desde que acordado nas reunies semanais. Comentrios: Na verdade, s pode ser modificado pelo Product Owner. Gabarito: E 45. (FCC - 2010 - TRE-RS - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas - B) O Sprint deve ser realizado num perodo no superior a 30 dias e ter um objetivo bem claro, baseado no Backlog. Comentrios: Perfeito, isso mesmo! Gabarito: C 46. (FCC - 2010 - TRE-RS - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas - C Modificao no Backlog prerrogativa do Scrum Master, quando achar necessrio, em qualquer momento no decorrer do Sprint. Comentrios: Scrum Master apenas um facilitador! Quem pode modificar o Backlog o Product Owner. Gabarito: E 47. (FCC - 2010 - TRE-RS - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas - D No possvel dissolver um Sprint. Se houver algum risco de ele tomar um rumo no desejvel, novas funcionalidades devem ser implementadas para garantir o prazo do projeto. Comentrios:
79831971523

possvel sim dissolver uma sprint. Gabarito: E 48. (FCC - 2010 - TRE-RS - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas - E O foco na produtividade se estende s Scrum Meetings e a conversao pautada em discusses por toda a equipe. Comentrios: Na verdade, as discusses ocorrem mais entre a equipe de desenvolvimento. Gabarito: E

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 32 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05
49. ( - 2010 - TRE-RS - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas - B No SCRUM, o produto final, a data final e o custo do projeto so determinados ao longo do projeto. Comentrios: isso mesmo so todos definidos ao longo do projeto. Gabarito: C 50. (CESPE - 2013 - ANP - Analista Administrativo - rea 5) De acordo com a metodologia Scrum, a constituio ideal da equipe de desenvolvimento para que o trabalho se mantenha gil deve ser de menos de trs pessoas. Comentrios: Na verdade, recomenda-se entre trs e nove participantes. Com menos de trs participantes, reduz-se a interao, que gera um menor ganho de produtividade. Gabarito: E 51. (CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo - rea 4) O nico papel definido pelo Scrum com autoridade para cancelar uma Sprint o do product owner. Comentrios: De fato, apenas o Product Owner pode cancelar uma sprint. Gabarito: C 52. (CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo - rea 4) Uma sprint do Scrum tem durao prevista de 2 meses. Comentrios: Uma sprint deve ter entre duas e quarto semanas.
79831971523

Gabarito: E

53. (CESPE - 2010 - Banco da Amaznia - Tcnico Cientfico - Arquitetura de Tecnologia) O Scrum utilizado, como funo primria, para o gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software, mas tambm tem sido usado como extreme programming e outras metodologias de desenvolvimento. Teoricamente, o Scrum pode ser aplicado em qualquer contexto no qual um grupo de pessoas necessite trabalhar juntas para atingir um objetivo comum. Comentrios: Questo perfeita. Scrum est para o PMBOK, assim como o XP est para o RUP. Ele pode ser utilizado, em teoria, em qualquer contexto em que se necessite atingir um objetivo comum entre um grupo de pessoas. Gabarito: C

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 33 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05
54. (CESPE - 2013 - Analista Administrativo Analista de Sistemas Entre os vrios papis do SCRUM, o product owner a nica pessoa responsvel por gerenciar o backlog do produto, possuindo, ainda, a responsabilidade de maximizar o valor do produto e do trabalho da equipe de desenvolvimento. Comentrios: Literalmente retirado do Guia Scrum perfeito! Gabarito: C 55. (CESPE - 2013 - SERPRO - Analista de Informtica Analista de Sistemas) Scrum um processo de desenvolvimento que tem como ponto de partida um conjunto de requisitos bem definidos. Comentrios: Conjunto de requisitos bem definidos? No, o contrrio. Geralmente, trata-se de requisitos pouco definidos. Gabarito: E 56. (CESPE - 2013 TCE- Analista de Informtica Analista de Sistemas) Na metodologia Scrum, a equipe trabalha nos processos e no h cargos na equipe. Como um dos papis necessrios, o Scrum Master deve garantir que o processo seja entendido e atuar como facilitador para ajudar a equipe. Comentrios: exatamente isso! Lembrem-se de que no h cargos, mas papis! Gabarito: C 57. (CESPE 2 BASA - Analista de Informtica Analista de Sistemas) Em um projeto gerido com a metodologia Scrum, um produto estar, ao final de cada sprint, completamente testado, estando 100% completos todos os requisitos do product backlog. Comentrios: Galera, essa muito fcil! Nenhum produto estar nunca completamente testado, ademais o Product Backlog tambm nunca estar completo.
79831971523

Gabarito: E 58. (CESPE - 2012 BASA - Analista de Informtica Analista de Sistemas) O escopo, a importncia e a estimativa de um Sprint do Scrum so definidos pelo product owner. Comentrios: Opaaaa... Product Owner no trata de estimativas. Entendam: escopo e importncia so definidos pelo PO, no entanto quem define estimativas a Equipe de Desenvolvimento. Gabarito: E

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 34 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05
59. (CESPE - 2012 BASA - Analista de Informtica Analista de Sistemas) A metodologia Scrum, gil para gerncia de projetos, baseia-se em ciclos de 30 dias, denominados sprints, em que se trabalha para alcanar objetivos bem definidos. Comentrios: Perfeito, isso mesmo. Gabarito: C 60. (CESPE - 2011 ECT - Analista de Informtica Analista de Sistemas) Para que se obtenha sucesso na utilizao do Scrum, o cliente deve se tornar parte da equipe de desenvolvimento do software, participando diretamente do processo. Comentrios: Bem, o cliente no se torna parte da equipe de desenvolvimento. H sim uma forte integrao, no entanto dizer que faz parte da equipe de desenvolvimento um completo absurdo. No entanto, o CESPE no entendeu dessa maneira. Gabarito: C 61. (CESPE MEC - Analista de Informtica Analista de Sistemas) O framework scrum engloba conceitos como times scrum, eventos com durao fixa (time-boxes), artefatos e regras. So exemplos de eventos que tm durao fixa: a reunio de planejamento da verso para entrega, a sprint, a reunio diria, a reviso da sprint e a retrospectiva da sprint. Comentrios: isso mesmo, perfeito! Gabarito: C 62. (CESPE - 2011 MEC - Analista de Informtica Analista de Sistemas) Produto da metodologia Scrum, o documento product backlog contm os requisitos definidos a partir da viso do cliente e utilizado novamente no final do sprint para reviso ou modificaes dos requisitos inicialmente definidos.
79831971523

Comentrios: Galera, item perfeito! Muito bem escrito! Gabarito: C 63. (CESPE - 2010 MPU - Analista de Informtica Analista de Sistemas) Um princpio chave do Scrum o reconhecimento de que desafios fundamentalmente empricos no podem ser resolvidos com sucesso utilizando-se uma abordagem tradicional de controle. O Scrum adota uma abordagem emprica, aceitando que o problema no pode ser totalmente entendido ou definido, focando na maximizao da habilidade da equipe de responder de forma gil aos desafios emergentes. Comentrios: Questo perfeita, retirada do Guia Scrum!

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 35 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05
Gabarito: C 64. (CESPE - 2010 MPU - Analista de Informtica Analista de Sistemas) A metodologia Scrum facilitada por um scrum master, que atua como um mediador entre a equipe e qualquer influncia desestabilizadora, alm de assegurar que a equipe esteja utilizando corretamente as prticas de Scrum, motivando e mantendo o foco na meta da sprint. Comentrios: Perfeito, isso mesmo! Gabarito: C

65. (CESPE 2 TER- - Analista de Informtica Analista de Sistemas) A metodologia scrum prega que a equipe complete e entregue partes do produto final constantemente ao final de cada interao. Essa interao deve ser curta e possuir tempo de execuo definido previamente. Comentrios: J li isso 800x e as bancas continuam errando! Escreve-se ITERAO e, no, INTERAO! A questo deveria ter sido anulada, mas no foi! =/ Gabarito: C

79831971523

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 36 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05

LISTA DE EXERCCIOS COMENTADOS

(Instituto Cidades 2012 - CEMIG - Agente de Gesto Administrativa - Analista de Sistemas - A) O teste uma atividade de verificao e validao do software e consiste na anlise dinmica do mesmo, isto , na execuo do produto de software com o objetivo de verificar a presena de defeitos no produto e aumentar a confiana de que o mesmo est correto.

(CESPE - 2012 Anatel Analista Administrativo Arquitetura de Solues) Considere as informaes abaixo em relao ao desenvolvimento de sistemas: I. II. III. executar um software com o objetivo de revelar falhas, mas que no prova a exatido do software. correta construo do produto. Construo do produto certo.

Correspondem corretamente a I, II e III, respectivamente, a) b) c) d) e) Validao, verificao e teste. Verificao, teste e validao. Teste, verificao e validao. Validao, teste e verificao. Teste, validao e verificao.

(CESPE - 2010 TJ/ES Analista Judicirio Analista de Sistemas) Verificao e validao so atividades da anlise de software, necessrias para se identificar o que o software precisa executar, seguida de uma avaliao do usurio quanto s atividades definidas.

(CESPE TRT 5 Analista Judicirio Analista de Sistemas) A diferena entre verificao e validao reside no fato de que a primeira se refere ao conjunto de atividades que garante que o software realiza corretamente uma funo especfica, enquanto a segunda refere-se a um conjunto diferente de atividades que garante que o software que foi construdo rastrevel s exigncias do cliente.
79831971523

(ESAF MPOG Analista de Planejamento Analista de Sistemas - B) Demonstrar ao desenvolvedor e ao cliente que o software atende aos requisitos uma meta de validao do software.

(CESPE IPEA Analista de Sistemas) A verificao assegura que o produto, como fornecido, ir atender o seu uso pretendido, ou seja, que se est construindo o produto certo. E a validao confirma que os produtos de trabalho refletem de forma apropriada os requisitos que foram especificados, ou seja, que se est construindo o produto corretamente.

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 37 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05
(FCC - 2013 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Analista de Sistemas) O teste de software constitui-se em uma etapa importante no ciclo de desenvolvimento de software. Uma das caractersticas mais importantes de um conjunto de testes de software, adequadamente planejados, provar a correo integral no programa sob teste.

(FCC - 2013 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Analista de Sistemas) O teste de software constitui-se em uma etapa importante no ciclo de desenvolvimento de software. Uma das caractersticas mais importantes de um conjunto de testes de software, adequadamente planejados, ter alta probabilidade de detectar erros no programa sob teste.

(FCC - 2013 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Analista de Sistemas) O teste de software constitui-se em uma etapa importante no ciclo de desenvolvimento de software. Uma das caractersticas mais importantes de um conjunto de testes de software, adequadamente planejados, ter grande redundncia, a fim de testar mais de uma vez cada linha do programa sob teste.

10. (FCC - 2013 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Analista de Sistemas) O teste de software constitui-se em uma etapa importante no ciclo de desenvolvimento de software. Uma das caractersticas mais importantes de um conjunto de testes de software, adequadamente planejados, ser de alta complexidade, pois assim pode-se cobrir todo o programa sob teste com apenas um teste.

(FCC - 2013 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Analista de Sistemas) O teste de software constitui-se em uma etapa importante no ciclo de desenvolvimento de software. Uma das caractersticas mais importantes de um conjunto de testes de software, adequadamente planejados, ser ocultado da equipe de desenvolvimento do software, pois esta pode querer impedir sua aplicao.

12. (FCC - 2012 - TCE- Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informao - I Uma estratgia de teste que escolhida por grande parte das equipes de software adota uma viso incremental do teste, comeando com o teste de unidades individuais de programa, avanando para testes projetados a fim de facilitar a integrao das unidades e culmina com testes que exercitam o sistema construdo.
79831971523

13. (FCC - 2012 - TCE-AM - Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informao - II) O teste de unidade focaliza o esforo de verificao na menor unidade de projeto do software - o componente ou mdulo de software. Usando a descrio de projeto no nvel de componente como guia, caminhos de controle importantes so testados para descobrir erros dentro dos limites do mdulo.

14. (FCC - 2012 - TCE-AM - Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informao - I) O teste de unidade normalmente considerado um apndice ao passo de codificao. O projeto de teste de unidade pode ser realizado antes que o cdigo seja iniciado ou depois de o cdigo-fonte ter sido gerado.

15. (FCC - 2012 - TCE-AM - Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informao - IV O teste de integrao uma tcnica sistemtica para construir a arquitetura do software enquanto, ao mesmo

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 38 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05
tempo, conduz testes para descobrir erros associados s interfaces. O objetivo , a partir de componentes testados no nvel de unidade, construir uma estrutura de programa determinada pelo projeto.

16. (FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao - I Testes de cenrio so teis pois podem garantir que no restam erros no sistema. Neste ponto diferem dos testes de componentes que apenas garantem a integridade de mdulos isolados do sistema, mas no garantem que a totalidade do sistema est isenta de erros.

17. (FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao - C) Um teste bem sucedido um teste que no encontra nenhum erro no software.

18. ( - 2011 - TCE-PR - Analista de Controle Informtica - A Testes de desempenho devem ser produzidos de forma a garantir que o sistema possa processar a sua carga prevista, sendo que tais testes geralmente so planejados para que a carga seja continuamente aumentada at que o sistema apresente desempenho fora do aceitvel.

19. (FCC - 2011 - TCE-PR - Analista de Controle Informtica - B Os testes de desempenho devem determinar se um sistema corresponde s suas exigncias, sendo que a descoberta de defeitos ou problemas no sistema no enfoque desta etapa.

20. (FCC - 2011 - TRE-PE - Analista Judicirio - Anlise de Sistemas - B Testes sempre podem mostrar a ausncia de erros.

21. (FCC - 2011 - INFRAERO - Analista de Sistemas - Desenvolvimento e Manuteno - II) O teste de unidade focaliza o esforo de verificao na maior unidade de projeto do software: o componente ou mdulo de software.

79831971523

22. (FCC - 2011 - INFRAERO - Analista de Sistemas - Desenvolvimento e Manuteno - O teste de unidade enfoca a lgica interna de processamento e as estruturas de dados dentro dos limites de um componente.

23. (FCC - 2011 - INFRAERO - Analista de Sistemas - Desenvolvimento e Manuteno - IV No teste de unidade, a interface do mdulo testada para garantir que a informao flui adequadamente para dentro e para fora da unidade de programa que est sendo testada.

24. (FCC - 2011 - INFRAERO - Analista de Sistemas - Desenvolvimento e Manuteno - IV Na direo dos tipos de teste focados pela engenharia de software, os testes de integrao cuidam dos tpicos associados com os problemas de verificao o projeto de software.

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 39 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05
25. (FCC - 2010 - TRT - 20 REGIO (SE) - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao - C) No contexto da estratgia para o teste de um projeto, os estgios de teste desempenham um papel importante. O teste que aplicado a componentes do modelo de implementao para verificar se os fluxos de controle e de dados esto cobertos e funcionam conforme o esperado, o teste de integrao.

26. (FCC - TRE-PI - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas - C) Tambm conhecido por teste estrutural ou orientado lgica, uma tcnica de teste de software que trabalha diretamente sobre o cdigo fonte do componente de software para avaliar aspectos, tais como, teste de condio, teste de fluxo de dados, teste de ciclos e teste de caminhos lgicos. Trata-se da tcnica de teste da Caixa-preta.

27. (FCC - SEFAZ-SP - Agente Fiscal de Rendas - Tecnologia da Informao - Prova 3 - B) Garantir que um ou mais componentes de um sistema combinados funcionam corretamente o objetivo do tipo de teste de integrao.

28. (FCC - TRT - 18 Regio (GO) - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao - A) Uma sistemtica para construo da arquitetura do software enquanto, ao mesmo tempo, conduz ao descobrimento de erros associados s interfaces a estratgia de teste de software denominada de sistema.

29. (FCC - 2011 - TRE-RN - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas) So exemplos tpicos de ferramentas open source para controle de verso no desenvolvimento de um software: a) b) c) d) e) Git, ClearCase e CVS. CVS, SVN e Git. SourceSafe, CVS e ClearCase. SVN, ClearCase e Git. SourceSafe, ClearCase e SVN.

30. (CRIADA PELO PROFESSOR -

4 O Git um Sistema de Controle de Verso Centralizado.


79831971523

31. (CRIADA PELO PROFESSOR integrao contnua.

4 Jenkins uma ferramenta proprietria utilizada para automao de

32. (CRIADA PELO PROFESSOR 4 Apesar de ser escrita em Java, o Jenkins no possui suporte a outras linguagens de programao nativamente.

33. (CRIADA PELO PROFESSOR geis.

4 A Integrao Contnua funciona bem em conjunto com metodologias

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 40 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05
34. (CRIADA PELO PROFESSOR - 2014) Pode-se afirmar que o objetivo principal de se utilizar o Jenkins verificar se as alteraes ou novas funcionalidades no criaram novos defeitos no projeto j existente.

35. (FCC - 2011 - INFRAERO - Analista de Sistemas - Arquitetura de Software - A) Um dos principais conceitos do Scrum para atacar a complexidade do desenvolvimento e gerenciamento de software a implantao de um controle descentralizado, capaz de lidar mais eficientemente com contextos pouco previsveis. Para tanto, o gerenciamento distribudo por meio de trs agentes independentes que so: Product Owner, Scrum Team e Scrum Master.

36. ( - 2010 - TRE-RS - Analista Judicirio - Analista de Sistemas Suporte - E Os princpios Scrum so usados para guiar as atividades de desenvolvimento dentro de um processo que incorpora as seguintes atividades de arcabouo: requisitos, anlise, projeto, evoluo e entrega. Em cada atividade de arcabouo, as tarefas de trabalho ocorrem dentro de um padro de processo chamado sprint.

37. ( - 2010 - TRF - 4 REGIO - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao- E Na fase de desenvolvimento do Scrum, o software desenvolvido em processos iterativos denominados Sprint.

38. (FCC - 2010 - TRE-RS - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas - E) Em reunio, toda conversao restringida s respostas dos elementos s perguntas colocadas pelo Scrum Master, sendo uma delas: "O que planeja desenvolver at a prxima reunio?". As Scrum meetings ocorrem diariamente.

39. ( - 2011 - INFRAERO - Analista de Sistemas - Gesto de TI - A Em relao s regras do Scrum, incorreto afirmar que o Sprint deve ser realizado num perodo mximo de 40 dias e ter uma equipe de trabalho no superior a 10 pessoas.

40. (FCC - 2011 - INFRAERO - Analista de Sistemas - Gesto de TI - B) Em relao s regras do Scrum, incorreto afirmar que se o Sprint tomar um rumo no desejado, possvel dissolv-lo e comear um novo Sprint, baseando num novo Sprint Backlog.
79831971523

41. (FCC - 2011 - INFRAERO - Analista de Sistemas - Gesto de TI - C Em relao s regras do Scrum, incorreto afirmar que as reunies durante um Sprint devem ser dirias, sempre mesma hora e no mesmo local e no devem durar mais que 30 minutos.

42. (FCC - 2011 - INFRAERO - Analista de Sistemas - Gesto de TI - D) Em relao s regras do Scrum, incorreto afirmar que toda conversao restringe as respostas dos participantes s trs perguntas do Scrum Master: O que desenvolveu desde a ltima reunio? Que dificuldades encontrou durante o seu trabalho? O que planeja desenvolver at a prxima reunio?

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 41 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05
43. (FCC - 2011 - INFRAERO - Analista de Sistemas - Gesto de TI - E Em relao s regras do Scrum, incorreto afirmar que com base nas respostas s trs perguntas, o Scrum Master deve imediatamente tomar decises, quando necessrias, para remover todas as situaes que impeam a agilidade do trabalho.

44. (FCC - 2010 - TRE-RS - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas - A) Durante a realizao do Sprint, o Backlog pode ser modificado por qualquer um dos elementos da equipe, desde que acordado nas reunies semanais.

45. (FCC - 2010 - TRE-RS - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas - B) O Sprint deve ser realizado num perodo no superior a 30 dias e ter um objetivo bem claro, baseado no Backlog.

46. (FCC - 2010 - TRE-RS - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas - C Modificao no Backlog prerrogativa do Scrum Master, quando achar necessrio, em qualquer momento no decorrer do Sprint.

47. (FCC - 2010 - TRE-RS - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas - D No possvel dissolver um Sprint. Se houver algum risco de ele tomar um rumo no desejvel, novas funcionalidades devem ser implementadas para garantir o prazo do projeto.

48. (FCC - 2010 - TRE-RS - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas - E O foco na produtividade se estende s Scrum Meetings e a conversao pautada em discusses por toda a equipe.

49. ( - 2010 - TRE-RS - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas - B No SCRUM, o produto final, a data final e o custo do projeto so determinados ao longo do projeto.

50. (CESPE - 2013 - ANP - Analista Administrativo - rea 5) De acordo com a metodologia Scrum, a constituio ideal da equipe de desenvolvimento para que o trabalho se mantenha gil deve ser de menos de trs pessoas.
79831971523

51. (CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo - rea 4) O nico papel definido pelo Scrum com autoridade para cancelar uma Sprint o do product owner.

52. (CESPE - 2012 - ANAC - Analista Administrativo - rea 4) Uma sprint do Scrum tem durao prevista de 2 meses.

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 42 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05
53. (CESPE - 2012 - TRE-RJ - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas) A metodologia scrum prega que a equipe complete e entregue partes do produto final constantemente ao final de cada interao. Essa interao deve ser curta e possuir tempo de execuo definido previamente.

54. (CESPE - 2010 - Banco da Amaznia - Tcnico Cientfico - Arquitetura de Tecnologia) O Scrum utilizado, como funo primria, para o gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software, mas tambm tem sido usado como extreme programming e outras metodologias de desenvolvimento. Teoricamente, o Scrum pode ser aplicado em qualquer contexto no qual um grupo de pessoas necessite trabalhar juntas para atingir um objetivo comum.

55. (CESPE - 2013 - Analista Administrativo Analista de Sistemas Entre os vrios papis do SCRUM, o product owner a nica pessoa responsvel por gerenciar o backlog do produto, possuindo, ainda, a responsabilidade de maximizar o valor do produto e do trabalho da equipe de desenvolvimento.

56. (CESPE - 2013 - SERPRO - Analista de Informtica Analista de Sistemas) Scrum um processo de desenvolvimento que tem como ponto de partida um conjunto de requisitos bem definidos.

57. (CESPE - 2013 TCE- Analista de Informtica Analista de Sistemas) Na metodologia Scrum, a equipe trabalha nos processos e no h cargos na equipe. Como um dos papis necessrios, o Scrum Master deve garantir que o processo seja entendido e atuar como facilitador para ajudar a equipe.

58. (CESPE 2 BASA - Analista de Informtica Analista de Sistemas) Em um projeto gerido com a metodologia Scrum, um produto estar, ao final de cada sprint, completamente testado, estando 100% completos todos os requisitos do product backlog.

59. (CESPE - 2012 BASA - Analista de Informtica Analista de Sistemas) O escopo, a importncia e a estimativa de um Sprint do Scrum so definidos pelo product owner.

60. (CESPE - 2012 BASA - Analista de Informtica Analista de Sistemas) A metodologia Scrum, gil para gerncia de projetos, baseia-se em ciclos de 30 dias, denominados sprints, em que se trabalha para alcanar objetivos bem definidos.
79831971523

61. (CESPE - 2011 ECT - Analista de Informtica Analista de Sistemas) Para que se obtenha sucesso na utilizao do Scrum, o cliente deve se tornar parte da equipe de desenvolvimento do software, participando diretamente do processo.

62. (CESPE MEC - Analista de Informtica Analista de Sistemas) O framework scrum engloba conceitos como times scrum, eventos com durao fixa (time-boxes), artefatos e regras. So exemplos de eventos que tm durao fixa: a reunio de planejamento da verso para entrega, a sprint, a reunio diria, a reviso da sprint e a retrospectiva da sprint.

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 43 de 44

Desenvolvimento e Engenharia de Software Curso Terico TRT.SP 2013 Prof. Diego Carvalho Aula 05
63. (CESPE - 2011 MEC - Analista de Informtica Analista de Sistemas) Produto da metodologia Scrum, o documento product backlog contm os requisitos definidos a partir da viso do cliente e utilizado novamente no final do sprint para reviso ou modificaes dos requisitos inicialmente definidos.

64. (CESPE - 2010 MPU - Analista de Informtica Analista de Sistemas) Um princpio chave do Scrum o reconhecimento de que desafios fundamentalmente empricos no podem ser resolvidos com sucesso utilizando-se uma abordagem tradicional de controle. O Scrum adota uma abordagem emprica, aceitando que o problema no pode ser totalmente entendido ou definido, focando na maximizao da habilidade da equipe de responder de forma gil aos desafios emergentes.

65. (CESPE - 2010 MPU - Analista de Informtica Analista de Sistemas) A metodologia Scrum facilitada por um scrum master, que atua como um mediador entre a equipe e qualquer influncia desestabilizadora, alm de assegurar que a equipe esteja utilizando corretamente as prticas de Scrum, motivando e mantendo o foco na meta da sprint.

66. (CESPE 2 TER- - Analista de Informtica Analista de Sistemas) A metodologia scrum prega que a equipe complete e entregue partes do produto final constantemente ao final de cada interao. Essa interao deve ser curta e possuir tempo de execuo definido previamente.

GABARITO

1 E 11 E 21 E 31 E 41 E 51 C 61 C

2 C 12 C 22 C 32 C 42 E 52 E 62 C

3 C 13 C 23 C 33 C 43 E 53 C 63 C

4 C 14 C 24 C 34 C 44 E 54 C 64 C

5 E 15 C 25 E 35 C 45 C 55 E 65 C

79831971523

6 E 16 E 26 E 36 C 46 E 56 C 66 -

7 E 17 E 27 C 37 C 47 E 57 E 67 -

8 C 18 C 28 E 38 C 48 E 58 E 68 -

9 E 19 E 29 B 39 C 49 C 59 C 69 -

10 E 20 E 30 E 40 E 50 E 60 C 70 -

Prof. Diego Carvalho

www.estrategiaconcursos.com.br
325.179.138-97 - caio victor gambardela

Pg. 44 de 44

You might also like