You are on page 1of 13

SMULA DOS RECURSOS EM PROCESSO CIVIL NA 1. INSTNCIA VERSO n.

3
- Com as alteraes introduzidas pela Lei n. 41/1013, de 26 de junho.
Diamantino Pereira Carlos Caixeiro Joo Virgolino
Diamantino Pereira, Carlos Caixeiro e Joo Virgolino - Pgina 1 de 13

Recursos em Processo Civil 1. Instncia

Tema: Cdigo de Processo Civil. Autor: Departamento de Formao do Sindicato dos Funcionrio Judiciais. Ttulo: Recurso em Processo Civil, na 1. Instncia, com as alteraes introduzidas pela Lei n. 41/2013, de 26 de junho 3. verso. Coordenao tcnica: Diamantino Pereira Colaboradores: Carlos Caixeiro, Joo Virgolino Data: 17.out.2013.

Informaes: Sindicato dos Funcionrios Judiciais Av. Antnio Augusto de Aguiar, 56-4. Esq. 1050-017 LISBOA Telefone: 213 514 170 Fax. 213 514 178

Diamantino Pereira, Carlos Caixeiro e Joo Virgolino - Pgina 2 de 13

Recursos em Processo Civil 1. Instncia

NOTA DE APRESENTAO

Com a entrada em vigor, no pretrito dia 01.set.2013, do cdigo de processo civil, aprovado em anexo Lei n. 41/2013, de 26 de junho, e com a diversa legislao avulsa, concretamente vrias portarias, entendeu-se por bem proceder divulgao do presente texto em matria de recursos, em consonncia com o atual regime. Como se sabe, at 01.set.2013, existiam dois regimes de recursos em processo civil vide a 2. verso dos textos de apoio, sobre esta temtica, constante no portal do SFJ e atualizados com as alteraes ao Regulamento das Custas Processuais, introduzidas pela Lei n. 7/2012, de 13 de fevereiro. Porm, a partir de 01.set.2013, nos termos do n. 1 do art. 7., daquele Lei n. 41/2013, o que vai comandar, como regime a seguir, a data da deciso e no a data em que foram propostas. Convm, salientar que, nos termos do n. 2 do mesmo dispositivo, as novas alteraes introduzidas por aquela lei, no se aplicam aos procedimentos cautelares, instaurados antes de 01.set.2013.

Diamantino Pereira, Carlos Caixeiro e Joo Virgolino - Pgina 3 de 13

Recursos em Processo Civil 1. Instncia

Diamantino Pereira, Carlos Caixeiro e Joo Virgolino - Pgina 4 de 13

Recursos em Processo Civil 1. Instncia

Aplicvel aos recursos interpostos de decises proferidas a partir de 01.set.2013, exceto aos procedimentos cautelares instaurados antes de 01.set.2013.

Apelao (644.)
Ordinrios

Revista (671.)
Espcies de recursos

(art. 627.)

Uniformizao de jurisprudncia (688.)


Extraordinrios

Reviso (696.)

Diamantino Pereira, Carlos Caixeiro e Joo Virgolino - Pgina 5 de 13

Recursos em Processo Civil 1. Instncia

APELAO
__________________ Sntese da tramitao

I Subida imediata e nos prprios autos (art. 644.)


1. Deciso proferida em 1. instncia que ponha termo causa ou a procedimento cautelar ou incidente processado autonomamente [alnea a) n. 1]; despacho saneador que, sem por termo ao processo, decide do mrito da causa ou absolva da instncia o ru ou algum dos rus quanto a algum ou alguns pedidos [alnea b) n. 2]; e, ainda, recurso de apelao das decises do tribunal de 1. instncia, nos termos do n. 2. E, em regra, com efeito devolutivo art. 647..1

2. Notificaes s partes da deciso (art.s 220. e art. 638. n. 1) - Se no tiver que se fazer as notificaes, o prazo corre desde o dia do conhecimento da deciso (art. 638.; n. 3 do art. 153. e n. 3 do art. 155.). 3. Aguarda por 30 dias. O prazo para a interposio do recurso de 30 dias e conta-se a partir da notificao da deciso, reduzindo-se para 15 dias:

1

Nos processos urgentes; Das seguintes decises do tribunal de 1. instncia:

Convm salientar que, se ambas as partes ficarem vencidas, cada uma delas pode recorrer na parte que lhe seja desfavorvel. Neste caso, o recurso ordinrio de apelao pode ser independente ou subordinado. O prazo de interposio deste recurso subordinado conta-se a partir da notificao da interposio de recurso da parte contrria. Se o primeiro recorrente desistir do recurso ou este ficar sem efeito ou o tribunal no tomar conhecimento dele, caduca o recurso subordinado, sendo todas as custas da responsabilidade daquele recorrente principal - art. 633.. No caso de existncia de compartes, o recurso interposto por uma das partes aproveita aos seus compartes no caso de litisconsrcio necessrio e ainda aos outros referidos nas alneas a), b) e c) do n. 2 do art. 634.. A adeso ao recurso pode ter lugar, por meio de requerimento ou de subscrio das alegaes do recorrente, at ao incio do prazo referido no n. 1 do art. 657. vide art.s 633. e 634..

Diamantino Pereira, Carlos Caixeiro e Joo Virgolino - Pgina 6 de 13

Recursos em Processo Civil 1. Instncia

a) Da deciso que aprecie o impedimento do juiz; b) Da deciso que aprecie a competncia absoluta do tribunal; c) Da deciso que decrete a suspenso da instncia; d) Do despacho de admisso ou rejeio de algum articulado ou meio de prova; e) Da deciso que condene em multa ou comine outra sano processual; f) Da deciso que ordene o cancelamento de qualquer registo; g) De deciso proferida depois da deciso final; h) Das decises cuja impugnao com o recurso da deciso final seria absolutamente intil; e i) Nos demais casos especialmente previstos na lei.

Vide - n. 2 do art. 644. e n. 1 do art. 638..

4. Se o recurso tiver por objeto a reapreciao da prova gravada, ao normal prazo acrescem mais 10 dias, quer para o recorrente quer para o recorrido (n. 7 do art. 638.).

5. Apresentao da interposio de recurso do recorrente, com as alegaes, as concluses e a notificao do recorrido art. 221. ou art. 220..2 Ergo, para efeitos de autoliquidao da taxa de justia, teremos que observar o seguinte: - At este ato, o recorrente dever entregar o documento comprovativo do prvio pagamento da taxa de justia pelo impulso processual, se no for isento nem beneficiar da concesso do apoio judicirio - n. 1 do art. 530. do CPC; n. 2 do art. 6.; n. 2 do art. 7. e n. 1 do art. 14. todos do Regulamento das Custas Processuais (RCP) tabela I-B. - No esquecer que a falta de juno deste documento, ou a comprovao pelo recorrente, no implica logo a recusa do requerimento. Tem que se esperar por mais 10 dias, para que o recorrente proceda, ainda, a essa juno n. 3 do art. 145.. - Aps decorridos estes dias, sem essa juno ou comprovao, teremos que dar cumprimento oficioso do disposto no art. 642. notificao
2

- Dever observar-se o disposto nos art.s 25. (Notificaes eletrnicas) e 26. (Notificaes eletrnicas entre mandatrios) Portaria n. 280/2013, de 26 de agosto.
Diamantino Pereira, Carlos Caixeiro e Joo Virgolino - Pgina 7 de 13

Recursos em Processo Civil 1. Instncia

para pagamento, no prazo de 10 dias, com acrscimo de multa de igual montante, mas no inferior a 1 UC nem superior a 5 UC. - Esgotado este prazo subsequente e mantendo-se a falta, dever elaborar-se o termo de concluso ao juiz para determinar o desentranhamento da alegao, do requerimento ou da resposta apresentado pela parte em falta n. 2 do art. 642.. 6. Apresentao e juno das contra-alegaes, com o documento comprovativo da autoliquidao da taxa de justia respetiva n. 2 do art. 7. do RCP tabela I-B. - Na falta da entrega do documento comprovativo do prvio pagamento da taxa de justia pelo impulso processual, se o recorrido no for isento nem beneficiar da concesso do apoio judicirio, por no existir norma especfica, entendemos que, por analogia, deveremos dar cumprimento oficioso ao disposto no art. 642. - notificao para pagamento, no prazo de 10 dias, com acrscimo de multa idntico ao procedimento tido para com o recorrente. 7. Elaborao do termo de Concluso ao juiz para o despacho a ordenar a subida do recurso dos autos, exceto nos casos previstos vide o art. 641..

8. Notificao das partes e a remessa do processo para o Tribunal ad quem.

Porm:

Para o caso de despacho de rejeio (n.s 2, 6 e 7 do art. 641.):

Notificao das partes e, caso estas entendam, podero seguir o instituto da reclamao.

Diamantino Pereira, Carlos Caixeiro e Joo Virgolino - Pgina 8 de 13

Recursos em Processo Civil 1. Instncia

RECLAMAO

(art. 643.)

1. Aguarda pelo prazo de 10 dias (n. 1), pela apresentao do requerimento de reclamao a apresentar no tribunal a quo mas dirigida ao tribunal superior. Sendo apresentado: O reclamante dever entregar o documento comprovativo do prvio pagamento da taxa de justia pelo impulso processual, se o no estiver isento nem beneficiar da concesso do apoio judicirio - n. 1 do art. 530., n. 1 do art. 7. e expresso na tabela II do RCP 0,25 UC [valor mnimo, nos termos do n. 6 do art. 6. do RCP]. 2. Autuao do requerimento, por apenso, aos autos principais e dever ser sempre instruda com o requerimento de interposio de recurso e as alegaes, a deciso recorrida e o despacho objeto de reclamao (n. 3). 3. Notificao ao recorrido que pode responder em 10 dias (n. 2). 4. No caso de o recorrido apresentar a resposta, para efeitos da liquidao da taxa de justia, deveremos observar idntico procedimento ao do reclamante. 5. Notificao das partes (art. do 220.), desapensao e remessa do apenso ao tribunal ad quem, devidamente instrudo (n. 3).

Nota: Na hiptese de manuteno do indeferimento, pensamos que o apenso da reclamao, aps a notificao s partes do decidido, dever baixar ao tribunal recorrido onde se manter apensada aos autos principais (n. 3).


Diamantino Pereira, Carlos Caixeiro e Joo Virgolino - Pgina 9 de 13

Recursos em Processo Civil 1. Instncia

APELAO
__________________ Sntese da tramitao

II Subida imediata e em separado (art. 646.)


1. Deciso no compreendida no n. 1 do art. 645. (n. 2 do art. 645.) e em regra com efeito meramente devolutivo (n. 1 do art. 647.).

2. Notificaes s partes da deciso - art.s 220. e 638. n. 1.

3. Autuao, por apenso. As partes indicam, aps as concluses das alegaes, as peas processuais de que pretendam certido para instruir o recurso (n. 1) e formam um nico processo as apelaes que subam conjuntamente em separado dos autos principais (n.s 2 e 3 do art. 645.). Ergo, para efeitos de autoliquidao da taxa de justia, teremos que observar o seguinte: - At este ato, o recorrente dever entregar o documento comprovativo do prvio pagamento da taxa de justia pelo impulso processual, se no for isento nem beneficiar da concesso do apoio judicirio - n. 1 do art. 530. do CPC; n. 2 do art. 6.; n. 2 do art. 7. e n. 1 do art. 14. todos do Regulamento das Custas Processuais (RCP) tabela I-B. - No esquecer que a falta de juno deste documento, ou a comprovao pelo recorrente, no implica logo a recusa do requerimento. Tem que se esperar por mais 10 dias, para que o recorrente proceda, ainda, a essa juno n. 3 do art. 145.. - Aps decorridos estes dias, sem essa juno ou comprovao, teremos que dar cumprimento oficioso do disposto no art. 642. notificao para pagamento, no prazo de 10 dias, com acrscimo de multa de igual montante, mas no inferior a 1 UC nem superior a 5 UC.
Diamantino Pereira, Carlos Caixeiro e Joo Virgolino - Pgina 10 de 13

Recursos em Processo Civil 1. Instncia

- Esgotado este prazo subsequente e mantendo-se a falta, dever elaborar-se o termo de concluso ao juiz que poder determinar o desentranhamento da alegao, do requerimento ou da resposta apresentado pela parte em falta n. 2 do art. 642.. 4. Os mandatrios judiciais procedem ao exame do processo atravs da pgina informtica de acesso ao exame do processo atravs do CITIUS, devendo a secretaria facultar, durante o prazo de 5 dias, para cada um, apelante e apelado, as peas processuais, documentos e demais elementos que no estiverem disponveis na referida pgina informtica (n. 2 do referido art. 646.).

5. Elaborao do termo de Concluso ao juiz para o despacho; e

6. Notificao das partes, desapensao do processo principal e a remessa do processo para o Tribunal ad quem.

Notas finais: I Conforme referimos, a regra a de que o recurso de apelao tem efeito devolutivo, porm admissvel ao apelante poder requerer que a apelao tenha efeito suspensivo da deciso, assim evita a execuo imediata. Para isso, ter de o solicitar no requerimento de interposio do recurso, ou na sua alegao e, alm disso, demonstrar que aquela execuo imediata lhe causa prejuzo considervel e oferecer-se para prestar a cauo n. 4 do art. 647.. - O apelado responder, na sua alegao, a este pedido de atribuio de efeito suspensivo do recurso. - O juiz pronunciar-se- podendo indeferir o efeito pretendido ou aceitar as razes do apelante. No caso de aceitar estas razes, fixa ao recurso o efeito suspensivo sob a condio de prestar a cauo. Alm de todas as decises tipificadas como objeto de recurso de apelao, convm salientar que existem muitas outras decises que, so irrecorrveis, mas podem ser objeto de impugnao em determinadas condies. Como exemplo, poderemos citar a generalidade das decises interlocutrias e que se vo produzindo ao longo do processo. Assim, as decises proferidas pelo tribunal de 1. instncia podem ser impugnadas no recurso que venha a ser interposto das decises previstas no n. 1 n. 3 do art. 644. - designado, por alguns autores, por SUBRECURSO; e Mesmo assim, se no houver recurso da deciso final, as decises interlocutrias que tenham interesse para o apelante, independente daquela deciso podem ser impugnadas num recurso nico e aps o trnsito da referida deciso n. 4 do art. 644. - designado, por alguns autores, por RECURSO COLECTIVO.

II

III

Diamantino Pereira, Carlos Caixeiro e Joo Virgolino - Pgina 11 de 13

Recursos em Processo Civil 1. Instncia

ESQUEMATIZAO Interposio

Apelao
Imediatamente e nos prprios autos

(com alegaes, concluses e a notificao do recorrido)

Contra alegaes Notificao do recorrido


(art.s 221. ou 220.)

30 dias ou 15 dias
(mais 10 dias
quando esteja em causa reapreciao de prova gravada)

30 dias ou 15 dias
(mais 10 dias
quando esteja em causa reapreciao de prova gravada)

Despacho sobre o requerimento


(641.)

Notificao do despacho s partes


(art. 220.)

SUBIDA

(Art. 644.)

Exame do processo Interposio


Os mandatrios (As partes judiciais indicam, aps as concluses procedem ao das alegaes, exame do as peas processo processuais de atravs da pretendam pgina Despacho certido para informtica, instruir o sobre o devendo a processo requerimento SECRETARIA 30 dias facultar, (641.) durante o ou prazo de 5 dias, para cada 15 dias apelante e (mais 10 dias apelado as quando esteja peas em causa processuais e reapreciao de demais prova gravada) elementos (n. 2 art. 646.)
Requerimento de reclamao (Apresentao no prazo de 10 dias n. 1) Autuao por apenso aos autos principais n. 3

Apelao
Imediatamente e em separado (Art. 646.)

Notificao do despacho s partes


(art. 220.)

SUBIDA Distribuio tribunal superior Art. 214.

Reclamao
(Art. 643.)

Notificao Desapensao das partes da e remessa do remessa ao apenso ao (Pode responder tribunal tribunal no prazo de 10 superior superior
Notificao ao requerido dias n. 2) (art. 220.) (n. 3)

Diamantino Pereira, Carlos Caixeiro e Joo Virgolino - Pgina 12 de 13

Recursos em Processo Civil 1. Instncia

Bom trabalho _____________________________________________________________________________________________ Apontamentos:

Diamantino Pereira, Carlos Caixeiro e Joo Virgolino - Pgina 13 de 13

You might also like