You are on page 1of 4

O Olho que Tudo V - Deus, o diabo e o daimonico mundo das imagens inconscientes.

Em reunio, certa vez verificou-se que Maria1 no estava se beneficiando dos espaos em grupo, pois estava bastante resistente a participar. Verificamos que ela se expressava muito bem atravs de desenhos, e que trazia sempre em suas imagens muitos contedos ricos de significados, que eram sempre expressos com uma intensidade tamanha que a fazia chorar algumas das vezes em que comeava a desenhar. Suas produes extremamente expressivas e com traados artsticos muito finos e prprios, eram repletas do que a psicologia analtica se denominaria como temas arquetpicos. Ao mesmo tempo, percebamos que as imagens que ela produzia nas oficinas remetiam -lhe com muita fora a momentos difceis de sua vida, talvez elementos culminantes no seu estado de adoecimento. Sendo essa uma via em que ela se expressava muito bem, em reunio, fui designado a acompanh-la mais de perto. Providenciamos ento um bloco de folhas A3 e uma caixa de lpis de cera pastel. Fui ento at ela e propus esse trabalho, dizendo que ela iria poder expressar as imagens que ela dizia sonhar e que ficavam, segundo ela, aperreando sua cabea o dia inteiro. Construmos ento (juntos) uma pasta onde pudssemos guardar o bloco de folhas e a caixa de lpis. A ideia era que ela guardasse a pasta onde quisesse e pudesse ter acesso a ela a qualquer momento em qualquer dia. No nosso contrato, sempre que ela sentisse necessidade de botar para fora algo, poderia recorrer a esse recurso se assim quisesse. Fazia parte de nosso acordo que eu pudesse ir acompanhando as produes. Quando eu estivesse na casa, ela poderia me mostrar o que tinha surgido e conversaramos sobre as figuras que aparecessem. Ela topou de prontido e iniciaram -se suas produes, todas sempre com muita relao com seus temas de vida. Eram sempre imagens muito fortes, a primeira consistia de um enorme olho vermelho onde ela escrevera O Olho que tudo v, me disse ento que essa imagem iria estar em todas as outras tambm e que, portanto era a capa de tudo. Seguiam-se variadas imagens, uma ela matando sua nora a facadas no meio de uma floresta assombrada, outras com um ser misterioso que sempre a perseguia. Os desenhos tinham uma sequencia lgica, e aos
1

Nome fictcio

poucos ela me mostrava seu rico mundo simblico, sempre entrecortado por tristes elementos de sua vida. Um ponto que chamou minha ateno desde o incio foi a presena constante de uma figura que ela denominou como o mentor, figura com traos andrginos que segundo ela, era quem a influenciava para fazer maldades. Tal figura aparecia com mltiplas faces, ora escondido num canto do desenho, ora ocupando toda a pgina em contraste com ela, representada muito pequena. Olhando hoje, posso fazer paralelo com as proposies de duas importantes figuras do trabalho com imagens, Nise da Silveira com o seu trabalho com as imagens do inconsciente e James Hillman com a psicologia imaginal podem ser duas importantes referncias ao voltar-me a esse caso. Sobre essa entidade onipotente que de tudo sabia e tudo parecia querer controlar podemos pensar-lhe a partir da metfora dos daimones.
Mas depois de Jung o conhece-te a ti mesmo passou a significar um conhecimento arquetpico, um conhecimento daimonico. Significa familiaridade com uma legio de figuras psquicas emergentes de contextos geogrficos, histricos e culturais, centenas de canais para alm da minha identidade pessoal. Depois de Jung no posso querer conhecer a mim mesmo a no ser que conhea os arqutipos Conceb-los como daimonia est portanto de acordo com sua natureza, diz Jung. E encontro essas criaturas peculiares tanto como imagens na imaginao quanto como padres arquetpicos movendose em minha conscincia. (HILMAN, 2010 p.101).

Quando observamos a partir desse referencial, era evidente que a imagem que surgia de formas constantes emergia atravs de uma emblemtica roupagem arquetpica. Sendo um elemento de sua vivncia psquica, era claro que fazia parte da legio de figuras que habitavam Maria (e a habitavam no por seu diagnstico de esquizofrenia, pois segundo essa perspectiva todos ns somos habitados por legies de seres muito diferentes da nossa identidade pessoal). Lidvamos ento com esse trabalho com o sutil campo imaginal, com o campo onde imaginao se confunde com instncias inconscientes e funda nossa fauna psquica, moldando os seres que nos habitam e nos traduzem o mundo. Interagindo conosco (com o ego) eles podem insurgir com diversas finalidades, com diversas exigncias. O mentor que aparecia a Maria mostrava a que vinha, e exigia-lhe sempre o sacrifcio das pessoas que lhe eram mais queridas. Penso que na constituio da figura que ela denominou como mentor, vrios aspectos interagiam para configurar lhe. Nesse ponto quando fazamos esse trabalho, ele no lhe aparecia como um quadro alucinatrio, mas era sempre presente nos seus

sonhos, o que muito a incomodava. Elementos de sua vida e histria ganhavam expresso e voz atravs de to emblemtica figura, que da forma como surgia parecia ter voz e opinio prpria, independentes da vontade e percepo consciente de Maria. James Hillman (2010) ainda nos lembra que Abrir a porta para as vozes internas deixa entrar os poderes da escurido. As portas que davam acesso ao mundo imaginal de Maria estavam muito abertas, o que ainda lhe trazia junto uma enorme angstia. O projeto foi seguindo e pudemos aos poucos ir percebendo um movimento de progressividade muito interessante. Nas primeiras imagens o mentor aparecia a mandando matar. Com a sequencia ele passa a aparecer mais colorido, depois com formas mais tnues, em outra, deitado numa rede sob o sol fumando um cachimbo. Nesse ela me diz que ele est descansando, que cansou por um tempo de fazer maldades. Interessante notar que paralelo, ela prpria passa a estar menos ansiosa, mais participativa, animada e comunicativa. Como que o movimento do mentor refletisse diretamente nos estados emocionais de Maria. Percebo ento que a expresso plstica das imagens tem por si um carter teraputico, pois permite com que ela d forma a temas e angstias, permitindo com isso que possam ser olhadas diretamente suas questes.
As imagens do inconsciente objetivadas na pintura tornam-se passveis de uma certa forma de trato, ainda que no haja ntida tomada de conscincia de suas significaes profundas. Retendo sobre cartolinas fragmentos do drama que est vivenciando desordenadamente, o indivduo d forma a suas emoes, despotencializa figuras ameaadoras. (SILVEIRA, 1986. P. 60)

Com esse projeto ela pode ir esvaziando-se desses contedos to carregados de afetos. Ao exprimir no papel, eles deixam de ser unicamente pertencentes ao seu mundo, so projetados para fora, ganham forma visvel, onde pode se olhar para elas e perdem um pouco de sua sufocante fora. Pude com esse projeto perceber as nuances do movimento de seu adoecimento. Quando ela estava bem, seu desenho tinha cores vivas e alegres, quando ela estava em crise, tinha tons escuros e muitas criaturas ameaadoras. Porm o processo de trabalho com imagens no ocorre de forma linear. Numm primeiro momento, o mentor aparecia cada vez mais ameno, cada vez menor, at chegar mesmo a no aparecer num desenho onde ela se retratou brincando com a irm e disse que ele estava em outra parte do mundo, fazendo maldade com outras pessoas. Porm, posteriormente ele volta a aparecer de formas intensas nos seus desenhos, o que

paralelamente faz com que ela, no dia a dia se mostre mais ansiosa. Segundo ela, ele voltar nos desenhos demarcava que ele tambm voltava a aparecer em seus sonhos. Acompanhei ento os relatos de um total de treze desenhos (que eram o nmero de folhas do bloco). Quando chegou ao dcimo terceiro, ela no quis outro bloco, e se negou a desenhar mais. Disse que j havia feito treze e com isso fechara o ciclo. Comeara e terminara, e que no via mais sentido em desenhar por um tempo. Seu ltimo desenho era de cores mais vivas, com um oceano em baixo e no meio, chamas muito fortes que circundavam o nome DEUS. Fato que chamou a ateno que ela, diferente de outros usurios, no religiosa. Movimento bonito de se acompanhar o dela, pois comea e termina com fogo. Se a capa um enorme olho ameaador de fogo e sangue que tudo v, o final remota a esperana de uma totalidade representada na emblemtica figura de deus. Abre-se o projeto com medo e ameaa constante e fecha-se com a esperana de um rearranjo psquico. O trabalho com produo de imagens mostrou-se como uma interessante ferramenta ao se acompanhar os processos e estados pelos quais a pessoa acompanhada passa. No continuo movimento de diferenciar-se, contornando suas prprias territorialidades, suas prprias dimenses, conhecer os seres que nos habitam pode ser um dos caminhos a se percorrer. Desse modo, entende-se que Individuao de acordo com Jung um processo de diferenciao, de diferir, reconhecer os muito complexos, vozes e pessoas que somos. (HILMAN, 2010. P.105)

You might also like