You are on page 1of 4

Design, sociedade e cultura

Universidade Federal de Santa Catarina


Ps-graduao em Gesto de Design Especializao latu sensu Turma 2010

Teoria Semitica ou Semiolgica


A semitica e a semiologia so as cincias dos signos e as suas abordagens para o estudo da cultura material consideram os artefatos como signos cujos significados so determinados pelos usos que deles so feitos.

Prof. Antnio Martiniano Fontoura, Dr.

Signo Semiologia do grego semio (signo) e do latim logia (estudo de). Semitica do grego semio (signo) e tica (cincia de).
A Semitica a cincia geral dos signos e da semeiose que estuda todos os fenmenos culturais como se fossem sistemas sgnicos, isto , sistemas de significao. Ocupa-se do estudo do processo de significao ou representao, na natureza e na cultura, do conceito ou da idia. tudo que vale por outra coisa. aquilo que est no lugar do outro. O signo representa uma coisa sem o ser. aquilo que representa alguma coisa para algum, sob determinado prisma. tudo aquilo que exerce a funo de estar no lugar de outra coisa, representando-a.

A bandeira do Brasil representa o pas, no o pas, mas vale por ele em determinadas ocasies. A palavra rvore representa o vegetal, mas no o vegetal.

O logo de uma instituio no a instituio, sua representao, vale por ela.

Bandeiras, logos, palavras (escritas, faladas), etc., so signos.

So dois os fundadores da semitica ou semiologia:

Ferdinand de SAUSSURE (1857-1913)

A interpretao do signo sempre depender do contexto!

Charles Sanders PIERCE (1839-1914)

SAUSSURE afirma que os significados dos conceitos so obtidos por

um processo de estabelecimento de oposies. Da perspectiva da semiologia os objetos so signos, mais tecnicamente, so significantes e o compromisso do semiologista identificar/definir, os seus vrios possveis significados. Isto no fcil tendo em vista que as relaes entre o significante e o significado so arbitrrias, por vezes convencionadas. Em outras palavras os conceitos derivam seus significados de seus opostos. Assim felicidade se define como oposio de tristeza. No confundir oposio com negao. A negao de felicidade infelicidade, o seu oposto tristeza. O que SAUSSURE chamou de imagem/som torna-se objeto ou significante. A dificuldade est em saber discernir qual o ou os significados do objeto.

Significante/objeto

Significados

Para complicar ainda mais, um artefato pode ser considerado como um sistema de signos, contendo diferentes significantes e significados. Por exemplo: uma fotografia de uma pessoa pode conter diferentes significantes: chapus, culos, jias, calados, bolsas, etc., cada qual com significados prprios. O que segue uma lista de artefatos ou objetos que servem como significantes acompanhados de um de seus principais significados. Os significados so definidos por conveno e torna-se difcil identificar a razo ou o motivo do estabelecimento da relao.

Intelectual

Faroeste

Modernismo

Tradicionalismo

Ingls

Tempo e esforo so gastos todos os dias observando-se os signos e tentando-se interpretar os seus significados. Quando oriundos de uma cultura material, envolvem roupas, ornamentos, calados, e outras coisas que definem maneiras de ser. Charles Sanders PIERCE foi o fundador da semitica. Pierce estabeleceu uma tricotomia, afirmando que existem trs tipos de signos: os cones, os ndices e os smbolos. Os cones significam por semelhana; os ndices por causalidade e os smbolos por arbitrariedade ou conveno.

possvel combinar as abordagens de SAUSSURE e de PIERCE e utiliz-las para analisar a cultura material. Assim, os artefatos podem ser vistos como signos icnicos, indiciais ou simblicos ou ento como significantes a serem discernidos (identificados, decodificados). Fotografias e outros objetos tais como moedas que possuem imagens de personagens importantes so exemplos de objetos icnicos. Crucifixos e bandeiras so simblicos e seus significados devem ser aprendidos e possuem naturezas culturais. Fragmentos de bombas so indiciais, pois enquanto partes podem indicar a origem do todo.

cone Modo Processo


Semelhana Viso

ndice
Conexo causal Identificao

Smbolo
Conveno Aprendizagem

A abordagem semitica da cultura material envolve a busca dos meios como os objetos funcionam como signos e geram significados para os outros. Do ponto de vista da semitica nada tem significado por si s.

Exemplos

Um objeto s adquire significado quando inserido numa rede de relaes.


Fragmento de bomba Moeda Crucifixo

Assim, quando se faz referncia a um relgio de pulso , deve-se consider-lo em relao aos outros relgios existentes.

Conotao e Denotao
A denotao descreve em detalhes e medidas como o objeto ou artefato. A conotao por outro lado, envolve os significados culturais e mticos associados a ele.

Exemplo:

A boneca Barbie
Sob a perspectiva denotativa: uma boneca criada em 1959 por Ruth HANDLER, co-fundadora da fbrica de brinquedos Mattel; confeccionada em vinil com aproximadamente 29cm de altura.

Sob a perspectiva conotativa: representa uma mudana na maneira como muitas meninas norte-americanas foram socializadas a partir dos anos 50. Muitas delas aprenderam a ser mais atrativas sexualmente, a ter relacionamentos mais romnticos e a assumir comportamento consumidor, brincando e interagindo com o brinquedo. A boneca desenvolveu e afetou profundamente o relacionamento entre homens e mulheres. (WINICK, 1968, apud BERGER, 2009)

Referncia:

You might also like