You are on page 1of 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00

AULA 00: Ortografia


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. SUMRIO Apresentao Cronograma Estudar gramtica Os sons da lngua Ortografia Acentuao Questes comentadas Lista das questes apresentadas Gabarito PGINA 1 3 3 5 15 19 27 47 62

Ol, amigos, bem vindos ao curso de Lngua Portuguesa dirigido para o concurso de ingresso nos cargos de ANALISTA ADMINISTRATIVO, ESPECIALISTA EM REGULAO E VIGILNCIA SANITRIA, TCNICO ADMINISTRATIVO E TCNICO EM REGULAO E VIGILNCIA SANITRIA, do quadro da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria ANVISA. Gostaria de me apresentar a vocs; meus caros, posso dizer que tenho experincia tanto na rea de lngua portuguesa quanto nas provas de concurso. Tendo tido o privilgio de me formar na Faculdade de Letras, Cincias Humanas e Filosofia FFLCH da Universidade de So Paulo USP, trabalhei por algum tempo na rea da Lngua Portuguesa, no magistrio, no ensino fundamental, mdio e em cursos pr-vestibulares, e posteriormente na rea editorial. Tive a felicidade de trabalhar com produo e edio de texto, experincias gratificantes e das quais guardo profundos ensinamentos. Posteriormente, ingressei no servio pblico, em busca da to sonhada estabilidade; meu primeiro cargo pblico foi na Assembleia Legislativa do Estado de So Paulo, onde ingressei mediante concurso, em cargo de carter efetivo. Hoje, sou Agente Fiscal de Rendas, da Secretaria da Fazenda - SP, aprovado no concurso de 2009, uma carreira fiscal respeitvel no Brasil, conforme sabem os concurseiros. por essa razo que posso afirmar ter experincia dupla para ensinar Redao e Portugus para concursos; ser raro vocs encontrarem, meus amigos, um concurseiro egresso da rea de Letras disposto a dividir essa experincia com vocs. o que me proponho a fazer, espero que vocs achem proveitoso o que tenho a dizer.
Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 Agora vamos examinar o programa para a prova cf. disposies do Edital.
CARGOS: ANALISTA ADMINISTRATIVO (TODAS AS REAS) E ESPECIALISTA EM REGULAO E VIGILNCIA SANITRIA(TODAS AS REAS) CONHECIMENTOS BSICOS LNGUA PORTUGUESA 1. Compreenso e interpretao de textos. 2. Tipologia textual. 3. Ortografia oficial. 4. Acentuao grfica. 5. Emprego das classes de palavras. 6. Emprego do sinal indicativo de crase. 7. Sintaxe da orao e do perodo. 8. Pontuao. 9. Concordncias nominal e verbal. 10. Regncias nominal e verbal. 11. Significao das palavras. 12. Redao de textos tcnicos (ABNT). CARGOS: TCNICO ADMINISTRATIVO E TCNICO EM REGULAO E VIGILNCIA SANITRIA CONHECIMENTOS BSICOS LNGUA PORTUGUESA 1. Compreenso e interpretao de textos. 2. Tipologia textual. 3. Ortografia oficial. 4. Acentuao grfica. 5. Emprego das classes de palavras. 6. Emprego do sinal indicativo de crase. 7. Sintaxe da orao e do perodo. 8. Pontuao. 9. Concordncias nominal e verbal. 10. Regncias nominal e verbal. 11. Significao das palavras. 12. Vcios de linguagem. 13. Coeso e coerncia. REDAO REDAO OFICIAL 1. Manual de Redao da Presidncia da Repblica: Parte I - As Comunicaes Oficiais - Captulos I e II.

Meus amigos, a banca, o instituto CETRO, elaborou um programa abrangente. No foge ao que se pede em geral nas provas de concurso. Temos ainda o acrscimo da redao oficial, que estudaremos na penltima aula. Nosso curso ser estruturado de forma a abranger todo o contedo do edital, conforme o cronograma abaixo; relembro a vocs que a data da prova ser 02 de junho prximo.

Cronograma Aula 0 demonstrativa 22/03 Apresentao; anlise dos requisitos do edital. Ortografia. Sistema oficial vigente (emprego de letras, acentuao, hfen, diviso silbica). Relaes entre sons e letras, pronncia e grafia. Questes resolvidas e comentadas.

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 62

Aula 01 05/04

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00

Morfologia: estrutura e formao de palavras; classes de palavras e suas caractersticas morfolgicas. Famlias de palavras. Flexo nominal e verbal. Questes resolvidas e comentadas sobre os pontos da aula. Aula 02 19/04 Sintaxe. A orao e seus termos. O perodo e sua construo: Perodo simples e perodo composto. Coordenao e de Subordinao. Equivalncia entre estruturas; transformao

estruturas. Questes resolvidas e comentadas sobre os pontos da aula. Aula 03 26/04 Regncia nominal e verbal. Concordncia nominal e verbal. Crase. Sintaxe de ordem. Pontuao. Semntica. Significao de palavras e expresses. Questes resolvidas e comentadas sobre os pontos da aula. Aula 04 03/05 Sintaxe dos verbos correlao verbal; valores dos tempos, modos e vozes verbais. Elementos da coeso textual. Coerncia textual. Questes resolvidas e comentadas sobre os pontos da aula. Aula 05 10/05 Interpretao de texto. Questes resolvidas e comentadas sobre os pontos da aula. Aula 06 17/05 Resoluo comentada da prova promovida pela banca CETRO. Com esse cronograma, poderemos estudar todos os assuntos previstos no edital em tempo hbil para a prova. Convido-os ento a iniciar o nosso curso. O que estudamos quando estudamos gramtica? A pergunta acima pode parecer engraada, mas sempre bom saber exatamente o que estamos fazendo, em qualquer circunstncia, e esse curso no exceo. O estudo da gramtica uma forma de conhecimento da lngua, bastante especfica. Meus caros, ns todos, ou a ampla maioria de ns, nasceu no Brasil e tem o Portugus como a lngua materna, ou seja, para falarmos e entendermos Portugus ningum precisou nos ensinar, adquirimos praticamente sozinhos o domnio da

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 lngua, quando pequenos; dominamos naquela poca, por mecanismos que ningum conhece muito bem ainda, o seu modo de funcionamento, a sua sintaxe e comeamos a conhecer o significado das suas palavras. Depois daquele tempo, passamos por um processo de escolarizao, em que a Lngua Portuguesa nos foi ensinada por meio de normas e prescries gramaticais; ter sido uma experincia feliz para alguns, nem tanto para outros. O que importa que estamos aqui para estudar, com um objetivo especfico, a nossa lngua. E a gramtica, em suas duas vertentes, pode nos ajudar nisso. As duas vertentes da gramtica so a descritiva, que busca entender o funcionamento das lnguas, como por exemplo a nossa, atravs de contnua inquirio e anlise dos constituintes do idioma: sons, fonemas, morfemas, relaes sintticas e assim por diante. uma vertente fundamental, como se v, para conhecermos uma lngua. A outra vertente da gramtica seria a normativa, a gramtica que pretende prescrever comportamentos e normas na relao com a lngua; em suma, a gramtica do certo e do errado. Tambm importante para ns essa vertente, pois no podemos, dado nosso objetivo, limitar nossos estudos inquirio sobre o modo de ser da lngua, temos de adequar nosso conhecimento da lngua chamada norma culta. Vale compreender o que seria a tal norma culta. simplesmente a variante da lngua com maior aceitao social, adequada para uso em registro formal. Importante, no uso da lngua, ter o domnio das vrias normas correspondentes aos meios em que nos inserimos socialmente; essas normas, geralmente as conhecemos quase que naturalmente, seu aprendizado faz parte do processo de socializao as expresses usadas na regio onde moramos, o jargo de uma turma, da torcida de um time, etc. A norma padro culta, por outro lado, pode oferecer alguns problemas, pois tem uma origem histrica, algumas formalidades de observao necessria; por isso, nosso curso est aqui para ajudar. Ento, nossa proposta tentar tanto quanto possvel entender o funcionamento da lngua pois ela tem lgica; ao mesmo tempo, sabendo que no a nica variante correta, no perderemos de vista as prescries da gramtica normativa que buscam a aderncia norma padro culta.

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 E, se possvel, tentaremos nos divertir no processo. Eu j estou comeando a achar divertido, espero que logo vocs tambm. Iniciemos nosso estudo pela Fontica, pelos sons da lngua e sua representao grfica, a Grafia. Vamos l? Os sons da lngua Meus caros, toda linguagem verbal tem uma natureza dupla: sua natureza material a dos sons produzidos pela fala humana, com o uso do chamado aparelho fonador, ou seja, dos rgos que ns, humanos, utilizamos para articular nossa fala pulmo, traquia, laringe, faringe, glote, boca, dentes, lngua. E, associado aos sons assim produzidos, reside o significado, o valor simblico associado a cada um desses sons na conscincia dos falantes da lngua. Esta natureza dupla o que caracteriza toda linguagem verbal, e evidentemente nossa lngua portuguesa no exceo. Notem, meus amigos, que nosso aparelho fonador capaz de emitir uma ampla gama de sons; nem todos so sons utilizados na lngua. Assim, apenas alguns sons so utilizados na lngua portuguesa. Como podemos conhec-los? Ora, a cincia fontica desenvolveu uma maneira muito engenhosa de identificar os sons de uma lngua, que explicarei muito resumidamente: os sons de uma lngua sero os que carregam consigo um trao de significado. Parece complicado? bastante simples, lembrem da natureza dupla da linguagem verbal. Vejam o seguinte: por exemplo, a palavra astro, como pronunciamos, tem alguns sons, que procuramos representar por meio das letras. Notem que possui o som s, semelhante ao que encontramos em isto. Certo? Pois bem, e se pronunciarmos esse som s da forma como fazem os cariocas, um som que tem um certo chiado, resultante de um pequeno deslocamento da ponta da lngua no momento da produo do som s? Diramos ento astro com um som chiado (grafarei achtro para melhor compreenso).1 timo; agora, com nossa pronncia no faramos feio em Ipanema; mas, e essa a questo relevante para a fontica, houve mudana de
1

Claro que devo pedir ao eventual leitor carioca que pronuncie o primeiro astro do exemplo como os outros brasileiros.

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 significado? No, a palavra ser reconhecida por qualquer falante da lngua portuguesa, astro, palavra que designa os corpos celestes que brilham no cu, as estrelas. Agora, contrastemos as formas astro estro. Houve mudana de apenas um som. E muda o significado da palavra: estro (o e aberto, como em era) designa a inspirao potica, o engenho, geralmente artstico. Neste processo, isolamos dois sons que fazem parte do sistema de sons do portugus chamado de sistema fonolgico: as vogais a e e. Como so sons da lngua distintivos em termos de significado, a e e so chamados de fonemas do portugus. J os sons diversos representados por s, no nosso exemplo, sero consideradas pela fonologia (que estuda propriamente os fonemas, e no todos os sons que nosso aparelho fonador pode produzir, abordados pela fontica) como meras variantes. Tudo isso, meus caros, para explicar que os sons que importam de uma lngua so chamados de fonemas. Doravante, neste curso, quando falarmos em sons ou em fonemas, estaremos falando da mesma coisa. Fonema e letra Bem, se os sons da lngua so os fonemas, e os sons so representados por letras, segue-se que cada letra um fonema, certo? Errado. Talvez se assim fosse nossa grafia seria mais simples; de qualquer forma, no o caso. Pois as letras assumem sons diversos em situaes diferentes, como o l em lima e animal, por exemplo vejam os gachos que no Rio Grande do Sul o som pode ser o mesmo, ou muito semelhante , ou o s em casa e sino. Alm disso, temos os dgrafos, que estudaremos mais adiante, em que duas letras representam um som apenas, como o ch em chave. Alm disso, outras razes contribuem para dificultar um pouco mais a associao entre fonema e letra, como por exemplo a permanncia na grafia do registro da origem histrica das palavras, como o h inicial de homem, que sabidamente no representa som nenhum, mas aparece a como resqucio da origem do vocbulo, a forma latina hominem. Enfim, no temos de nos preocupar muito com isso, apenas entender que no h uma correspondncia exata entre fonemas e letras em nossa lngua.

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 Bem, sabemos todos que os sons de nossa lngua, seus fonemas, podem ser classificados em vogais e consoantes; as vogais so produzidas com a cavidade bucal desimpedida, total ou parcialmente; distinguem-se pela abertura da boca; temos a importante distino entre e e o fechados e abertos, como em aperto (nome) e aperto (verbo 1 do presente do indicativo do verbo apertar) e olho (nome) e olho (verbo). Alm disso, temos em portugus o importante fenmeno da nasalizao das vogais, muito presente, em que o vu palatino se abaixa e parte do som voclico ressoa nas fossas nasais. Importante fonologicamente, mas notem que na grafia sempre h sinais indicativos, a vogal nasal marcada por dgrafos ou acentuao. Vejam, por exemplo, a diferena entre manga/maga; senda/seda; ginga/giga; bomba/boba; funga/fuga. Ento, o sistema voclico do portugus conta com 12 fonemas. Quanto s consoantes, a fonologia as distingue pelo ponto e pelo modo de articulao; em resumo, o ponto de articulao descreve os pontos da cavidade bucal dedicados produzir a ocluso necessria produo da consoante. Assim, uma consoante como p, em pato, bilabial quanto ao ponto de articulao, pois os dois lbios, inferior e superior, produzem a ocluso da cavidade bucal; a posio da lngua importante, na definio dos demais pontos de articulao, conforme o quadro de consoantes abaixo. J o modo de articulao definido pelo grau de ocluso, segundo o qual temos fonemas oclusivos e constritivos, e pela vibrao das cordas vocais, que resulta em consoantes surdas e sonoras, como por exemplo faca (surda) e vaca (sonora). O quadro abaixo2 mostra as 19 consoantes do portugus; notem que a notao entre colchetes uma tcnica da fontica, com o uso de sinais especiais, para representar os fonemas.
Papel da cavidade nasal Modo de articulao Papel das cordas vocais Bilabial Ponto de articulao Oclusiva Surda Sonora Fricativa Surda Sonora Oral Constritiva Lateral aproximante Sonora Vibrante Sonora Nasal Oclusiva Sonora

/p/
pato

/b/
barco

/m/
mapa

Labiodental Linguodental

/f/
fita

/v/
vida

/t/

/d/

Cf. Celso Cunha, Gramtica da Lngua Portuguesa, FAE Ministrio da Educao, RJ, 1992.

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00
tato
Alveolar

dedo

/s/
sapo

/z/
zper

/l/
lado

/r/
arara

/n/
neto

Ps-alveolar

/x/
xeque

/j/
jato

Palatal

//
telha

//
lenha

Velar

/k/
casa

/g/
gato

Uvular

/R/
rato

Semivogais Em nossa lngua, as vogais so o centro da slaba, foneticamente, ou seja, tm uma posio tnica dentro da slaba, e as consoantes so associadas a elas, geralmente. As vogais /i/ e /u/, quando associadas a outra vogal na slaba, so chamadas de semivogal, pois assumem papel secundrio sob o ponto de vista da intensidade do som, ou tonicidade. Por exemplo, no vocbulo vida, temos a vogal i; em tdio, por outro lado, i ser semivogal, pois o centro tnico da slaba a vogal o. Da mesma forma, u ser vogal em mudo, mas semivogal em cu. Encontros voclicos Ditongos O encontro de vogal e semivogal, dentro de uma slaba, ou de semivogal e vogal, recebe o nome de ditongo. Os ditongos so ditos decrescentes quando a intensidade da sequncia voclica decrescente, ou seja, a vogal vem antes da semivogal.
Ditongos decrescentes: pai cu muito

Quando a intensidade da sequncia voclica crescente, ou seja, a semivogal vem antes da vogal, o ditongo assim classificado.
Ditongos crescentes: quase equino aquoso

Todas as vogais orais de nossa lngua podem formar ditongo crescente, sucedidas por semivogal, conforme vemos abaixo:

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00
vogal A E E (aberto) I O O (aberto) U Semivogal i Pai Azeite Ris Boi Di Fui U Almoo Meu Cu Viu Ouro Sol -

Notem que, no caso dos ditongos crescentes, muitos dos encontros podem ser articulados como hiatos, o que veremos a seguir; so inequivocamente crescentes os encontros em que a semivogal precedida por consoante /k/ (grafado q) ou /g/, como por exemplo em quase, lingia, lingeta, tranqilo. Por fim, os ditongos formados com vogais nasais so chamados tambm de ditongos nasais. Tritongos Os encontros formados por semivogal vogal - semivogal so chamados de tritongos; vejam alguns exemplos: Uruguai; relampeou; enxaguei Tambm podem ser formados com vogais nasais, como em saguo. Hiatos O encontro de duas vogais, vizinhas em slabas diferentes, chamado de hiato. Vejam, por exemplo, os vocbulos pais e pas, constitudos pelos mesmos fonemas. A diferena est justamente no encontro voclico: em pais, temos ditongo decrescente, e em pas hiato, com a vogal i marcada pelo acento tnico. Note que no h, em nossa lngua, duas vogais na mesma slaba, pois a vogal, como vimos, o centro da slaba. Pode haver outros sons voclicos ao lado da vogal, que inevitavelmente assumiro intensidade menor, como semivogais. Assim, pais monosslabo e pa-s, disslabo.

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 62

Encontros consonantais

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00

H encontro consonantal quando se sucedem duas consoantes num vocbulo sem vogal a medi-las. Notem que no incomum, apesar de o padro da slaba ser vogal + consoante. Os encontros podem dar-se dentro da mesma slaba, ou em slabas separadas. Os encontros em que a segunda consoante /l/ ou /r/ estaro sempre na mesma slaba, como no caso de bloco, obra, crivo, aclive, adrede, flor, frica, placa, prtico, truque, Atlas. No caso de encontros mais raros, como gn, mn, tm, pode haver oscilao, quando o encontro se d em posio no inicial; assim, podemos considerar a diviso de ritmo, por exemplo, como ri-tmo, ou como rit-mo. Notem que, na fala coloquial, teremos usualmente a interposio de uma vogal nesses casos, adicionando uma slaba ao vocbulo, e retomando o padro silbico de vogal e consoante. Nesse caso, a pronncia seria *ri-timo, com a primeira slaba acentuada. uso coloquial, bem entendido, da linguagem falada. Dgrafos Assim se denominam os fonemas transcritos por duas letras, como no caso de barro, chuva, manha. Notem que nestes e em muitos outros casos temos apenas um som, cuja transcrio exige dois sinais grficos, ou seja, duas letras. Importante notar que muitos fonemas so transcritos por dgrafos, como por exemplo as vogais nasais, em ponto ou em imposturas. As letras m e n a marcam a nasalidade da vogal. Os dgrafos em portugus so os seguintes: ch com som de x, como em chuva, com som igual ao de xisto; lh e nh, para representar as consoantes palatais presentes em malha e manha, por exemplo; rr e ss, sempre empregados em posio no inicial, como em arroz e pressuposto; gu e qu antes de e e i, com som de /g/ e /k/, como em guerra, aguilho, questo, aqui; sc, s e xc, todos com som de /s/, como

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 em excesso, desa, asceta. Como vimos, as vogais nasais so marcadas por dgrafo, formado pela vogal mais a letra m ou n; o caso de ponto, santo, tempo, pinga, mundo. A Slaba A slaba unidade de organizao sonora das palavras; toda slaba se estrutura em torno de uma vogal; no h slaba sem vogal nem slaba com mais de uma vogal, pois outro som voclico na mesma slaba ser semivogal. A slaba pode ser formada por uma vogal, um ditongo ou um tritongo, como nos casos de , ei, uau. E estes mesmos sons, vogais, ditongos, tritongos, acompanhados de consoantes, podem formar slaba. o caso de tra-to, crei-o, U-ru-guai. As slabas que terminam com som vogal so chamadas abertas, como em ca-mi-nho; as slabas que terminam com som consonantal so chamadas fechadas; o caso de pas-tar. Os vocbulos so classificados conforme o nmero de slabas, em monosslabos, como ar, pais; disslabos, como re-zou, bra-zes, su-a; trisslabos, como por-tu-gus, ar-tei-ro, quar-tei-ro. Os vocbulos com mais de trs slabas so chamados de polisslabos; o caso de marcas-si-ta, ques-tio-na-men-to, a-nun-cia-o. Slaba tnica Vimos que a vogal o ponto de maior intensidade da slaba. Da mesma forma, em um vocbulo, h uma slaba cuja intensidade superior s demais. a slaba tnica. Basicamente, em nossa lngua, a distino de tonicidade se deve intensidade da emisso de voz; outras variveis, como tom (grave/agudo) ou durao, podem ocasionalmente ter valor expressivo, mas de forma um pouco pessoal, e portanto no trataremos delas; apenas a intensidade, representada na lngua escrita pela acentuao grfica, interessa a ns.

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 A acentuao grfica, que veremos mais adiante, nada mais que a representao da tonicidade das slabas, da marcao das slabas tnicas. Relembremos que as palavras de mais de uma slaba cuja tnica cai na ltima slaba so chamadas de oxtonas, como Brasil, dispor, arpo, remar. So chamadas de paroxtonas aquelas em que o acento recai sobre a penltima slaba, como em banana, geleira, retorno, seqela, criana. E, por fim, temos as proparoxtonas, cujo acento tnico recai sobre a antepenltima slaba. o caso de tnica, crtica, balstica, bssola, colgeno. Existem palavras sem tonicidade? uma questo interessante. Em toda questo relativa aos sons da lngua devemos ter como guia o ouvido. A gramtica nos diz que temos alguns monosslabos tonos; notem que so todos vocbulos instrumentais, no tm um sentido por si, mas so essenciais para a criao de sentido e articulao de frases; na pronncia, notaremos que de fato muitas vezes perdem a tonicidade e so enunciadas

junto

com

as

palavras

vizinhas.

So

monosslabos

considerados tonos:
os artigos o, a, os, as, um, uns; os pronomes pessoais do caso oblquo me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes; o relativo que e as conjunes a, com, de, em, por, sem, que, ou.

Assim, por exemplo, uma expresso como O caso da valsa poderia ser pronunciada, assinalando-se as tnicas, como /wkazu davawsa/, com o que a tonicidade do artigo e da preposio ficariam realmente prejudicadas, passariam a orbitar em torno dos vocbulos a que esto associados. Importante notar que o acento tnico, em nossa lngua, tem valor fonolgico, uma vez que pode, mantidos todos os demais componentes fnicos de um vocbulo, alterar o sentido apenas com a mudana da slaba sobre a qual recai; o caso que j vimos, de pais / pas, e de beberam / bebero, beija / beijar (notar que na fala muitas vezes o r final no pronunciado nas formas de infinitivo).

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00

Exerccios

1. Temos encontro consonantal em todos os vocbulos na alternativa: a) garrancho penha viola; b) pergunta mancha caixa; c) presto vrgula bingo; d) grgula harpa cromtico; e) rgio princpio arroz. _____________________ Comentrios: Temos de relembrar que os dgrafos so dois sinais grficos letras que representam um som apenas; assim, o rr em garrancho no um encontro consonantal, a representao de um nico som, um r produzido na regio velar, ou uvular, ou seja, l atrs do palato. Assim tambm o nh em penha, que representa consoante oclusiva palatal nasal. Em viola obviamente no temos encontro consonantal, mas de vogais, em hiato: vi-o-la. Em b, vemos que h encontro entre a consoante final da primeira slaba e a inicial da segunda em per-gun-ta; em mancha, por outro lado, temos vogal nasal tambm representadas por dgrafos, como vimos seguida de uma nica consoante, assinalada pelo dgrafo ch. Em caixa, temos encontro voclico, um ditongo descrescente. Na alternativa seguinte, veremos um encontro no primeiro vocbulo (pr), e outro no segundo (vrgula); o terceiro vocbulo, porm, vai nos decepcionar: em bingo, temos apenas vogal nasal representada pelo dgrafo in, seguida de consoante g. Por fim, em d acharemos a alternativa em que todos os vocbulos apresentam encontro consonantal. A ltima alternativa, notem, traz encontro apenas em princpio. Gabarito: D 2. Leia o texto abaixo para responder a questo

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 62

Tabacaria No sou nada. Nunca serei nada. No posso querer ser nada.

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 lvaro de Campos

parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo. Janelas do meu quarto, Do meu quarto de um dos milhes do mundo que ningum sabe quem (E se soubessem quem , o que saberiam?), Dais para o mistrio de uma rua cruzada constantemente por gente, Para uma rua inacessvel a todos os pensamentos, Real, impossivelmente real, certa, desconhecidamente certa, Com o mistrio das coisas por baixo das pedras e dos seres, Com a morte a pr humidade nas paredes e cabelos brancos nos homens, Com o Destino a conduzir a carroa de tudo pela estrada de nada. (...)
(leia mais em http://pt.wikisource.org/wiki/Tabacaria)

Nos vocbulos destacados no texto, observamos, quanto aos traos fonticos: a) ditongo decrescente, monosslabo tnico, encontro consonantal, ditongo crescente, encontro consonantal; b) ditongo decrescente, monosslabo tono, ditongo crescente, ditongo decrescente, dgrafo; c) ditongo decrescente, monosslabo tono, vogal nasal, ditongo crescente, dgrafo; d) hiato, encontro consonantal, vogal nasal, dgrafo, hiato; e) hiato, monosslabo tono, encontro consonantal, ditongo oral, vogal nasal. ______________ Comentrios: Temos ditongo descrescente, com a passagem de vogal a semivogal, na ltima slaba de serei; a preposio de + o artigo o formam um monosslabo tono em do; em ningum temos duas vogais nasais, representadas pelos dgrafos in e m. Observamos ditongo crescente em mistrio, e por fim um dgrafo em carroa. Gabarito: C
Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 Meus amigos, bom fazermos alguns exerccios apenas para esquentar; nosso estudo at o momento foi preparatrio. Necessrio estudar a questo fontica para podermos entender melhor os problemas da ortografia, que passaremos a estudar agora. Este ponto mais solicitado pelas bancas de concurso. Ortografia A ortografia , etimologicamente, a escrita correta; na gramtica, consiste nas prescries para a correta transcrio das palavras utilizando-se de sinais grficos basicamente, as letras, e os sinais adicionais de pontuao e acentuao. A ortografia do portugus foi estabelecida de acordo com parmetros ao mesmo tempo fonticos com a tentativa de fazer corresponder a grafia aos sons dos vocbulos e histricos respeitando a origem histrica das palavras, mesmo que o som do vocbulo tenha mudado com o tempo. Observem que a pontuao, conjunto de sinais auxiliares de grafia, adquiriu uma relevncia sinttica; estudaremos pontuao separadamente, mais adiante em nosso curso. As letras do nosso alfabeto dispensam apresentao; notar que as letras K, W, Y so empregadas em nossa lngua, especialmente em certos casos, como em nomes prprios estrangeiros, ou termos internacionalmente consagrados, como Kant, Wilde, Bayonne. Uma letra em especial merece ateno, o H. Em posio inicial, o h no corresponde a nenhum som; mantm-se na grafia em respeito s origens histricas de vocbulos como homem ou hbito. Vimos tambm que o sinal h empregado em dgrafos como lh, nh. A diviso silbica importante na lngua escrita quando h necessidade da translineao, de continuar a escrita de uma palavra que no coube inteira em uma linha na linha seguinte. Assim, sabemos todos que s se separam letras que representam sons de slabas diferentes da mesma palavra.

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 Ora, j recordamos que as slabas so basicamente organizadas em torno de uma vogal; encontros voclicos e consonantais podem ocorrer, dentro da mesma slaba ou em slabas diferentes; isso ser determinante na separao silbica. Pois, regra geral, no se separam os elemementos da mesma slaba. Devemos observar o seguinte: no se separam as letras que representam ditongos e tritongos, como por exemplo: Eu-ter-pe Pan-te-o ln-gua Mui-to Pas-coal n-nia Jun-giu Gua-ra-n -gua no se separam os encontros consonantais em incio de slaba, e os dgrafos ch, ln e nh: pneu-mo-t-rax cli-ch par-ti-lha psi-c-ti-co pa-lhi-nha o-clu-so separam-se as vogais de hiatos: Go-ia-ba ca-ri-o-ca ca--a Bi--ni-co sa--da ba-io os encontros consonantais, conforme a regra geral, com sons em slabas diferentes: dis-tin-to mar-te-lo or-gu-lho pro-ms-cuo sub-sti-tui par-que embora representem o mesmo som, so separados os dgrafos rr, ss, sc, s e xc ex-ces-so nas-a pas-so bar-ro cres-cer abs-ces-so Emprego do Hfen No simples o uso do hfen, mas podemos agrupar as ocorrncias, que so um pouco numerosas; segue a relao de casos em que se deve utilizar o hfen, marcadamente nos compostos. Quando, em um composto, o sentido primrio das palavras reunidas no composto se altera, temos a necessidade de usar o hfen. Por exemplo, na expresso oriunda da tipografia caixa-alta, para designar os tipos maisculos (A, B, C etc.), temos expresso de significado totalmente diverso da expresso simples caixa alta. O mesmo vale para chapabranca, etc. Devemos empregar o hfen:

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 nos compostos, que constituem vocbulos novos, mantida a forma da palavra e sua acentuao o caso de bossa-nova; papel-jornal; coxa-creme; porta-estandarte; decreto-lei; caixa-preta; ficha-limpa; mais-que-perfeito etc. em derivados de nomes, como no caso de sul-americano, so-paulino, villa-lobiano etc. em compostos formados por adjetivos, como no caso de luso-brasileiro, lteromusical, greco-romano, verde-amarelo, scio-econmico em compostos formados por verbos, como em quebra-quebra, pisca-pisca, em vocbulos com redobro de slaba, muitas vezes onomatopicos, como em blbl; tique-taque; zum-zum nos compostos em que o primeiro elemento sofreu reduo fnica, como em belprazer (<bel(o)), gro-mestre (<gran(de)), nor-nordeste (<nor(te)) nos nomes dos dias da semana, como segunda-feira, tera-feira etc. em nomes de cargos ou entidades em que o ltimo elemento a palavra geral, como em procurador-geral, diretor-geral, corregedoria-geral. Em compostos com as palavras (adjetivos) de origem tupi au, guau e mirim, como em Canind-au, Mogi-Mirim; Nas expresses que designam plantas e animais, como em figo-da-ndia, joo-debarro, erva-doce, cana-de-aucar.

Por outro lado, no se emprega o hfen em diversos casos, vejamos alguns: Em compostos por justaposio, em que h maior fuso fontica e grfica dos vocbulos escreve-se uma nica palavra, como no caso de aguardente, malcheiroso, benfazejo, pontap; Em certos compostos e expresses cristalizadas com funo de nome, que possuem clara unidade semntica, como bicho do mato, deus nos acuda, dia a dia, maria vai com as outras, p de pato (note-se que o hfen, no entanto, empregado em guade-colnia, cor-de-rosa, arco-da-velha, p-de-meia).

O Hfen dentro do vocbulo Hfen e prefixo certos prefixos so usados com hfen, outros no; vejamos: quando o prefixo constitui outro vocbulo fonolgico em relao ao resto do vocbulo, com acento tnico autnomo, neste caso teremos hfen entre o prefixo e o radical, como no caso de ex: ex-marido, exeleitor, ex-campeo; da mesma forma, teremos necessariamente hfen aps os prefixos vice, ps, pr e pr, como no caso de vice-presidente, ps-operatrio, pr-datado, pr-reitor; estes ltimos prefixos, quando no recebem acento tnico ou tm a pronncia fechada, no recebem hfen; o caso de predomnio, posposio, preconceito, procriar.

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 No caso dos prefixos circum3 e pan, o hfen necessrio quando o segundo elemento inicia-se por h, m, n ou vogal; vejam os exemplos: circum-navegar, circum-mover, circum-adjacente; pan-americano, panhelnico, pan-magistral, pan-helnico. No caso de hiper, inter e super, o hfen obrigatrio antes de palavra iniciada por h ou r, como vemos em hiper-raro; super-hbil; inter-relao. Da mesma forma nos casos dos prefixos sub, sob, ab4 e ad5, como em abrogar, ab-rupto (sim!), sub-ramo, sub-humano, ad-rogar Alis, quanto s palavras iniciadas por h, em todos os casos teremos hfen depois do prefixo, como em anti-heri, auto-hipnose, psico-histria, extra-horrio, ultra-humano. Tambm se usa o hfen para separar o prefixo do elemento subsequente quando a letra final do prefixo igual inicial do elemento seguinte, como em auto-orientado, anti-inflamatrio, contra-almirante, micro-nibus, semi-integral, poli-insaturado. Acentuao grfica Na nossa lngua contamos com alguns sinais para marcar a intensidade e o timbre (tipo de som) das slabas e das vogais. Temos o acento agudo, que marca tnica e vogal de timbre aberto, como em jacar; o acento grave, utilizado para a crase (fuso fontica) entre preposio e artigo feminino, como em s; o acento circunflexo, utilizado para marcar tnica em vogal de timbre fechado, como em av. Alm disso, temos o til, usado para marcar vogais nasais, como em no. As regras que do conta da acentuao esto associadas posio da slaba tnica no vocbulo. Assim, as palavras oxtonas, que tm o acento tnico na ltima slaba, so acentuadas quando: Terminarem em vogal a, e, o abertos, seguidos ou no de s, com o uso do acento agudo, como em caj, abad, sers, sep, cafs, cafund, ilhs. Tambm so acentuadas as formas verbais em que a terminao assimilada ao pronome oblquo de 3 la, lo, las, los, de forma que passam a terminar em vogal, como no caso de tom-lo, sab-lo (notem que o r final caiu, ou foi assimilado).

3 4

Apenas sob as regras do Acordo Ortogrfico, cuja observncia ficou adiada para 2016. Idem 5 Idem

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 Terminarem em e ou o fechados, seguidos ou no de s; nesses casos ser utilizado o acento circunflexo, como em pav, av, als. Terminarem em em ou ens, como em tambm, parabns Terminarem em ditongos abertos i, u, i, como em anis, cu, heri. As palavras paroxtonas, que tm acento tnico na penltima slaba, so acentuadas quando terminarem em: i ou u, seguidos ou no de s, como no caso de lpis, ris, tnis, bnus. um, uns, on, ons como em lbum, lbuns, fton, msons. Ditongo crescente, como em srio, nsia, gua, lngua, facndia. Vogais nasais, como em rgo, rf, acrdos. Nas consoantes r, n, l, x, ps, como em bceps, Plux, incrvel, hfen, nenfar. As palavras proparoxtonas, em que a tnica recai sobre a antepenltima slaba, so todas acentuadas. Veja, por exemplo, os casos de azfama, pndego, rvore, cnhamo, sinfnico, cndido. Independente da posio, acentuam-se sempre o i e o u tnicos que no formam ditongo com a vogal anterior, e forma slaba sozinhos ou com s, como em ba, cafena, egosmo, juzo, pas, sade; se i e u formarem slaba com as consoantes r, l, n, m, s z, no teremos acento; vejam, por exemplo, demiurgo, contribuinte, ruim, rainha, camisa, juiz. Temos ainda os acentos diferenciais, empregados para discernir uma forma verbal de outra, idntica se no fosse o acento. o caso de pde, 3 do singular do perfeito do indicativo, e pode, 3 do singular do presente do indicativo. Assim tambm vm, 3 do plural do presente do indicativo, e vem, 3 do singular do presente do indicativo. Apstrofo O apstrofo indica a supresso de um som, de uma letra, geralmente no verso, por exigncia da mtrica, como em ofrecer, esprana, minhalma etc. De forma muito semelhante, indica a supresso da vogal em expresses consagradas, ligadas pela preposio de : estrela dalva, galinha dangola, copo dgua, pau dgua etc. Restringe-se a isso o uso do apstrofo. Dvidas comuns de grafia

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 comum que tenhamos dvidas na escrita, quando nos deparamos com sons que comumente so representados por sinais diversos, como o fonema /s/, que pode ser grafado com S, C, , XC, X, por exemplo. Vamos relembrar que a ortografia definida por dois parmetros o som dos vocbulos e a origem histrica das palavras. Isso explica algumas dificuldades. Vamos tentar relacion-las.

S
Grafamos com s os sufixos formadores de adjetivo s, -esa, -isa, apostos a substantivos: portugus, burgus, princesa, poetisa. Da mesma forma, os derivados dos verbos correr, pr, querer: corressem, excurso, curso, posio, quis, imps. Naturalmente, os derivados de vocbulos grafados com s tambm sero assim grafados: lapiseira, asneira. Aps ditongo ou vogal, em posio final ou medial, desde que no encerre a slaba, o som /z/ ser grafado s, como em causa, pouso, pausado, causado, casado. Antes de vogal nasal, o som /s/ ser grafado s, como em mals, tenso. Notem que a grafia s corresponde ao som /s/ em posio inicial, como em sopa, sapo, sinal. Nesta posio, dificilmente h dvidas na escrita.

Z
Emprega-se a grafia z em eza, -iza, quando apostos a adjetivos: beleza, agudeza, rapidez, higidez. Tambm emprega-se z com os sufixos izar, izao, -al, -inho, quando no se escreve com s a palavra originria; o caso de cotizar, periodizao, buritizal, cafezal, vovozinha. Lapisinho (<lpis) deve-se presena do s na palavra primitiva.

SS
Emprega-se o dgrafo ss na grafia dos derivados de palavras primitivas com ss, como engessar, cassar. Grosso modo, se ocorre dentro da palavra, entre vogais, o som /s/ ser escrito ss ou , sendo representado por s em posio inicial. Os derivados do verbo ceder e seus compostos sero grafados com ss, como cesso, concesso.

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 62

C/

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00

Nos vocbulos derivados de ter e seus compostos, como reteno, deteno, emprega-se . Aps ditongos, com som de /s/, tambm: compare-se loua e lousa; veja-se ala, foice. Tambm comum o emprego na grafia de muitos vocbulos de origem indgena, como Uruu, Paraguau. Naturalmente, derivados de palavras grifadas com c ou tambm sero grafadas assim, como afianar, adoar. Exerccio 3. (FMP/TJ-AC/Assistente Jurdico/2010) responder as questes a seguir: Texto: CELEBRIDADES PALPITEIRAS -- Furio Lonza 1 Outro dia, estava zapeando como sempre a TV e me deparo com a Luciana Gimenez falando sobre o massacre no Carandiru. Virei. Noutro canal, a Adriane Galisteu especulava a possibilidade de recuperao dos rappers dependentes qumicos. Virei. Na MTV, uma vijei comos peitos tatuados dava dicas sobre sexo a adolescentes absolutamentealucinados, que perguntavam sobre ejaculao precoce, camisinha, suruba. Antes que eu encontrasse a Faf de Belm falando sobre a lei da gravidade, desliguei. 2 Nos jornais, celebridades de vrios quilates e calibres escrevem diariamente sobretudo, desde islamismo at o saldo da balana comercial. Na TV, pagodeiros so questionados sobre a economia informal, danarinas de ax musicfalam sobre a alimentao mais apropriada aos golfinhos, modelos que pesam 30 quilos opinam sobre o Fome Zero. Na maior calma, eles falam do Oriente Mdio, criao de camares, futebol, BID, tipo assim, t ligado? Do a impresso de estarem num boteco beira-mar beliscando batatinhas chips e bicando um chope sem colarinho. 3 A pergunta simples: por que a mdia passou a achar que qualquer um pode expressar opinies leigas sobre assuntos tcnicos e eruditos s porque so celebridades? Que cabedal ou estofo cultural tm cantores, modelos, apresentadoras de televiso ou humoristas para deitarem & rolarem sobre assuntos da atualidade, sem conhecerem a fundo temas complexos &delicados? E que estrago isso pode fazer na cabea do povo? 4 Pintou um assunto polmico e l est Caetano Veloso falando pelos cotovelos sobre a matana de marimbondos no Par ou a Fernanda Young opinando sobre o aumento abusivo do seu Plano de Sade. A quem interessa saber o que a Marisa Orth diz sobre a invaso do Iraque? J a Regina Case um caso patolgico. Com seu estilo brejeiro, ela defende a preservao do mico-leo dourado e indigna-se com a pesca predatria em Manaus. 5 Hoje, qualquer um pode meter o bedelho em tudo e, o que pior, usa a coluna do jornal em proveito prprio. No mesmo texto, o cara analisa a desastrosa poltica do governo, fala do seu poodle que ele ama de paixo, diz que a Fernanda Lima o seu objeto de desejo e, de quebra, ainda elogia o ltimo disco do Zeca Pagodinho.
Prof. Marcos Van Acker

Leia

texto

abaixo

para

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 6 O Diogo Mainardi um assunto de polcia. Entende de Getlio Vargas, decodificao do DNA, Brecht, clonagem da Dolly. Se voc procurar no dicionrio a palavra petulncia, vai encontrar a foto dele. 7 Teve uma poca na imprensa brasileira em que as atividades profissionais eram estanques: quem escrevia sobre poltica era formado em sociologia, com psgraduao na Sorbonne; quem escrevia sobre economia era economista com passagem em Harvard ou Berkeley; a arte ficava a cargo de estudiosos, crticos, pesquisadores. Quem escrevia os editoriais eram caras com tempo de estrada, tinham entrevistado personalidades nacionais e estrangeiras, possuam bagagem. 8 Arnaldo Jabor provavelmente a maior herana da era Collor. Quando o cinema brasileiro entrou em colapso, o Jabor disparou a falar e no parou mais. Ele um deus grego, suas opinies so disputadas a tapa, repetidas nas rodinhas de boteco, glamourizadas. No Jornal Nacional, ele fala sobre tudo, cria metforas, comete simbioses e entropias, retrico, implacvel,obsessivo. Como cineasta, deveria limitar-se a seu ofcio. 9 Mas no. Eles todos_________, no conseguem se controlar, esto por cima da carne-seca. Se do o direito de falar ao p do ouvido do pblico, como uma _______ caseira_______ sabedoria em conversas ao redor da fogueira. So um ________de cronistas, editorialistas e fofoqueiros e atendem pelo pomposo ttulo de opinionmakers. Eles sorriem pelo canto dos lbios,franzem a testa, so irreverentes, tudo para eles emblemtico, endgeno, virtual, aparecem na TV,escrevem nos jornais e revistas, so celebridades, do entrevistas em talk shows, publicam livros,so eclticos. Pior: tm toda a liberdade, ganham uma baba, so endeusados pelo povinho letrado,querem ser reconhecidos pelas ruas em que passam, vivem para dar opinies mas, em geral, no teriam a mnima credibilidade num pas srio. As lacunas do ltimo pargrafo so preenchidas correta e respectivamente pelas palavras daalternativa: (A) extrapolam vovozinha destila mixto (B) estrapolam vovozinha distila misto (C) estrapolam vovosinha distila mixto (D) estrapolam vovozinha distila mixto (E) extrapolam vovozinha destila misto _____________ Comentrio: Uma questo relativamente simples, que mistura a ortografia e a interpretao de textos, temos de preencher as lacunas com a forma ortograficamente correta. Notem, meus amigos, que s preenchendo as lacunas podemos ler o texto integralmente! resoluo, portanto. O primeiro segmento ficaria Eles todos extrapolam, do verbo extrapolar, com significado de ultrapassar os limites. Note que, com isso, eliminamos duas alternativas. O diminutivo de vov corretamente grafado vovozinha, como todo substantivo terminado em vogal no precedida de s, quando este mantem-se na grafia (casinha, vasinho). Assim, de caju temos cajuzinho, de Vatap, vatapazinho, etc.

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 O verbo destilar grafa-se com e, seu sentido originrio deixar sair gota a gota, da o sentido de conversar miudamente, como quem deixa gotejar sua prosa. Chegamos ao final, com a palavra misto, que pode causar dvidas, pois vemos por a a grafia mixto, no entanto incorreta, na verdade um arcasmo. Portanto, temos extrapolam, vovozinha, destila e misto, o que corresponde ltima alternativa. Gabarito: e

Dificuldade comum na grafia a oferecida pelas palavras semelhantes, os parnimos, e os homnimos de grafia diversa, ditos no homgrafos, palavras de mesmo som, sentido diverso e grafia diversa, como conserto e concerto, que significam, respectivamente, reparao, ajuste, restauro; e recital de msica. Para evitar essas armadilhas, pode ser til a lista de parnimos e homnimos abaixo, que explica o sentido de cada uma das expresses. Ascender subir, elevar-se Acender iniciar o fogo Acerca de a respeito de, sobre: nada A cerca de distncia aproximada, no sabemos acerca do visitante. espao ou no tempo a cerca de dois quilmetros daqui; com o verbo haver, indica tempo passado estive aqui h cerca de dez anos Auferir - colher, obter, conseguir Aferir - avaliar, medir, estimar, calcular

Actico - relativo ou pertencente ao Asctico - aquele que se dedica vida de vinagre; cido, acre. asceta, que exerce o ascetismo; de hbitos frugais. Temos ainda assptico: relativo assepsia, ausncia de agentes infecciosos Aprear - ajustar o preo de, atribuir Apressar - tornar mais rpido, acelerar. valor a Aonde para onde, com noo de Onde- indicao de lugar (esttico) movimento Bocal -abertura de vaso, candeeiro, Bucal - relativo boca. frasco, castial Caar - perseguir, dar caa. Cassar - anular. Cesso ato de ceder Seo parte, subdiviso; temos ainda Sesso, reunio, acontecimento Comprimento extenso Cumprimento ato de cumprir; saudao

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 Decente - decoroso, limpo. Descente - que desce, vazante Deferimento - concesso, atendimento. Diferimento -adiamento. Descrio - ato de descrever, tipo de Discrio - qualidade daquele que redao, exposio. discreto, prudncia Descriminar no reputar crime certo Discriminar - distinguir, diferenciar, ato. separar Destratar - insultar. Distratar - romper um trato, desfazer um contrato. Emergir - vir tona, subir. Imergir - mergulhar, descer Emigrante - pessoa que sai do prprio Imigrante - pessoa que entra num pas pas estrangeiro

Eminente -que se destaca, excelente, notvel. Emitir - expedir, emanar, enunciar, lanar fora de si. . Esperto - ardiloso, malicioso, sagaz. Espiar - espreitar, olhar. Espirar - soprar, respirar, estar vivo

Iminente - que est prestes a ocorrer, pendente Imitir - fazer entrar, investir.

Estncia lugar onde se permanece, paragem,estabelecimento rural Esttico - estar parado (como uma esttua). Estrato - camada (estrato social; sociedade estratificada = dividida em camadas) Flagrante - evidente, fato que se observa no momento em que ocorre.

Experto - experiente, especialista, perito. Expiar - redimir-se, purgar uma culpa Expirar -expelir o ar, morrer; findar (prazo) est ou Instncia -jurisdio, ordem ou grau da morada, hierarquia judiciria Exttico relativo ao xtase Extrato - o que foi extrado de algo fragmento, resumo, sumo,essncia Fragrante - que exala cheiro agradvel, aromtico

. Fluir - correr (lquido), passar (tempo). Incerto o que causa incerteza, duvidoso. Incipiente - iniciante, inexperiente Inflingir - aplicar ou determinar uma punio; causar (dano) Lao - laada. Mandado -ordem emanada de autoridade judicial ou administrativa. Pao - palcio. Pleito - disputa.. Prenunciar - anunciar com antecedncia.
Prof. Marcos Van Acker

Fruir =- desfrutar, gozar Inserto - inserido, includo. Insipiente - ignorante. Infringir - desobedecer, transgredir Lasso - frouxo, cansado, dissoluto. Mandato - perodo de misso poltica. Passo passada. Preito - homenagem Pronunciar - exprimir

verbalmente,
24 de 62

www.estrategiaconcursos.com.br

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 articular as palavras Prescrever determinar, recomendar; Proscrever - banir, expulsar perder a validade Trfego trnsito Trfico - comrcio ilegal, negcio indecoroso Trs -parte posterior. Traz - forma do verbo TRAZER Vadear - passar a vau, isto , transpor Vadiar ao prpria de vadio, levar um rio a p ou a cavalo. vida ociosa, andar toa Vultoso - de grande vulto, volumoso. Vultuoso - atacado de vultuosidade (estado mrbido em que a face e os lbios se incham e avermelham) 4. VUNESP /CRF-SP/2009 Assinale a alternativa em que a frase est escrita de acordo com a norma culta. a) Os organizadores da prova devero descriminar, por profisso, todos os ciclistas participantes. b) Os organizadores ratificaram o calendrio, pois as datas ali publicadas estavam incorretas. c) O ciclista foi tachado de irresponsvel pelos motoristas que trafegavam pela mesma via. d) Calvin dirigiu-se com o pai sesso de brinquedos de uma loja para escolher sua bicicleta. e) Os espectadores tomaram acento nas arquibancadas e assistiram demonstrao dos ciclistas. _____________ Comentrios: Meus caros, notem que descriminar homfono, tem o mesmo som, que discriminar, este com o significado de diferenciar, distinguir, aquele com o sentido de fazer certa prtica deixar de ser crime. Alm disso, so parnimos ratificar, com sentido de confirmar, reiterar, e retificar, com sentido de corrigir, sanar erros. Homfonos tambm so sesso, reunio, encontro; cesso, ato de ceder, e seo, parte, departamento. Da mesma forma, acento marca de intensidade, carter, e assento, lugar para sentar-se. Gabarito: C Meus caros, com os homnimos e parnimos, encerramos nosso estudo da ortografia. Vamos resolver algumas questes, que comentei, para rever toda a matria estudada.

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 Questes comentadas 5.VUNESP/TRF/2002 Assinale a alternativa correta quanto ortografia e/ou acentuao. a) O IBGE anuncia que a espectativa de vida do brasileiro cresceu 2,6 anos em relao decada passada. b) O ato terrorista provocou um retrocesso nas liberdades civis e implantou o medo em escala planetria. c) O atentado levou ao aciramento da convivencia possvel no Oriente Mdio e fortaleceu a extrema direita belicista. d) O naufragio foi resultado de uma seqncia de trs esploses numa das partes do navio. e) Um consrsio internacional formado por tres mdicos anunciou a inteno de produzir clones para casais sem filhos. ____________ Comentrios: Meus caros, expectativa grafado assim, com x; notem o seguinte: quem espera, olha de fora os acontecimentos, eis a a etimologia: ex spectare (olhar). E dcada paroxtona, cuja tnica deve ser sempre acentuada graficamente. O r intervoclico velar ou vula grafado com o dgrafo rr, o caso de acirramento; convivncia, paroxtona terminada em ditongo crescente, acentuada. Alis, pelo mesmo motivo acentua-se naufrgio. E exploso outro caso em que o som /s/ grafado com x. Novamente o som /s/ solicitado, em consrcio, que grafado assim, com um c. E o monosslabo trs, como vimos, acentuado, terminado em e fechado. Gabarito: B 6. VUNESP /TJ-SP/2002 Assinale a alternativa em que todas as palavras esto corretamente grafadas. a) Critica-se o novo gerente por dispender recursos de forma exagerada, sem ter compreeno do momento difcil por que passa a empresa. b) Como houve resciso do contrato, no est havendo expediente na concessionria de servios terceirizados pelo estado. c) A asceno social buscada por todos depende de muito trabalho; se ocorre paralizao das atividades, as chances de sucesso diminuem. d) Gestos expontneos como os dele no se vem todos os dias, especialmente porque muitos costumam presentear para poder monopolisar as atenes. e) Os progressos vistos atravz dos tempos indicam que a humanidade no cessa de pesquisar novos produtos, no percuro para atingir o bemestar.
Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 62

____________ Comentrios:

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00

Uma questo toda dedicada ao som /s/ e suas grafias. Em compreenso, no temos ditongo, mas hiato precedendo o s (lembrando que o ditongo justificaria a grafia , conforme estudamos). Em ascenso, temos dois sons s, grafados sc o primeiro, e s o segundo; em paralisao, temos s, vejam as palavras primitivas paralisar, paralisia. Em espontneo, temos a grafia com s, no h aqui historicamente o prefixo ex a justificar a grafia x, apenas a vocalizao da consoante inicial histrica (lat. Spontaneus) ficou consagrada na grafia. Em monopolizar, no temos s na palavra primitiva (monoplio), portanto escreve-se com z o derivado sufixal em izar. Por fim, vemos que atravs escreve-se com s final, como acontece em posio final, com a vogal aberta; por fim, em percurso temos a grafia s, notem a palavra originria curso. Gabarito: B 7. AFR-SP/1997 - VUNESP Assinale a alternativa correta quanto grafia das palavras. a) A cidade tem muros e paredes pixados, e h muita rixa entre os polticos. b) crime de lesa-magestade dirigir-se diretamente a membros da realesa. c) O meritssimo juiz mostrou total descortino ao resolver a pendncia. d) H remdio mais eficiente para a desinteria, o qual acaba com o mauestar. e) Passou mal e, porisso, foi internado na Beneficincia Portuguesa. ____________ Comentrios: Pichar, meus amigos, grafado com ch; significa escrever ou rabiscar em muros ou paredes, e tem origem em passar piche em. Em b, a questo diz respeito grafia do som palatal-alveolar sonoro /j/; no caso de majestade, a grafia j, temos os derivados majestoso e majesttico. Aqui a grafia est baseada no som, pois a letra j em nossa lngua no possui outro som (g, por outro lado, representa mais de um som), e na histria tambm (lat. Major, majestas provavelmente uma semivogal era representada por j, depois tornou-se palatal o som mudou, a grafia no). Alm disso, realeza se escreve com z; o caso do sufixo eza, -iza, formando substantivos a partir de adjetivos (real) grafa-se sempre com z. Em d, temos troca de posio de vogais em disenteria, o nome correto da afeco; vejam que o erro de grafia bem comum. Aqui, como em todas as doenas e palavras do ofcio mdico, a origem grega. Por outro lado,
Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 notem que mal-estar composto com o advrbio mal, e no com o adjetivo mau; aqui, o conhecido macete de opor mal e bem, e mau e bom resolve qualquer dvida. Por fim, temos um erro bvio, por isso sempre grafado separadamente, e um no to bvio, que pega muita gente: beneficncia grafado desta forma, no h o encontro voclico i; origem histrica: lat. Bene + facere (fazer). Gabarito: C 8. VUNESP/TJ-SP/2010 Assinale a alternativa em que as palavras so acentuadas graficamente pelos mesmos motivos que justificam, respectivamente, as acentuaes de: dcada, relgios, suos. a) flexveis, cartrio, tnis. b) inferncia, provvel, sada. c) bvio, aps, pases. d) islmico, cenrio, props. e) repblica, empresria, grada. ____________ Comentrios: Meus caros, observem que dcada um vocbulo proparoxtono, a slaba tnica a antepenltima; relgios uma paroxtona terminada em ditongo crescente, e em suos temos slaba tnica que recai em hiato, formado por i ou u. Assim, a nica alternativa que apresenta acentuao de motivao idntica a ltima. Gabarito: E 9 (FMP/Cmara Sta. Brbara dOeste/Jornalista/2010)
Leia o texto abaixo para responder a pergunta a seguir Legislar o riso e sacralizar o poder? Roberto da Matta 1 Toda tentativa de tolher a liberdade de expresso engessa e, no fundo,

tenta realizar aquiloque bsico numa democracia competitiva e igualitria: a discusso poltica que marca diferenas e estabelece limites para a multiplicidade de perspectivas vigentes num sistema centrado no cidado. No Brasil, temos leis para tudo. Tantas, que at existe uma certa desconfiana de que o aparato torna os grandes bandidos imprendveis. Temos leis at para regular como as pessoas devem ser presas, porque

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 se elas forem importantes, deve-se evitar a espetacularizao, que em todos os lugares algema, numa prova cabal de que a polcia cumpriu o seu papel. Um pas com uma etiqueta para aprisionar me preocupa. Estou convencido de que se tivssemos uma Futebolbrs, jamais teramos sido pentacampees do mundo, porque a convocao e nosso jogo seria legislado, algo que muitos sentem falta. Seria proibido perder Copas do Mundo e a prtica exclusiva do futebol arte seria estabelecida por lei! 2 Como ter confiana na lei se desconfiamos da polcia e a polcia desconfia dela prpriaporque, tal como ocorre com as leis (e com a tica), temos muitas polcias para deleite dos bandidos e advogados? 3Digo isso porque uma interpretao antidemocrtica do artigo 45 da Lei das Eleies, em vigncia desde de 1. de outubro de 1997, que reprime usar o humor com foco em partido ou candidato em perodo eleitoral, fere a liberdade de expresso e vai abrir um srio combate entre os que esto no poder e no gostam de liberdade, e os humoristas que dela vivem. Entre serissimos donos do poder e risonhos carnavalizadores profissionais os humoristas -, cuja profisso promover uma simblica e galhofeira troca de lugar. A tal troca de lugar capaz de provocar o riso de si mesmo, esse apangio que Bergson dizia ser exclusivamente humano j que os crocodilos choram, o que no caso de nenhuma besta quadrada, sobretudo as que chegam ao poder. No Brasil, um poder perpetuamente onipotente odeia e recusa o erro. Por isso, todo poderoso tem tanto medo do riso que o traz de volta ao plano da cidadania. Se os comuns no suportam a politicalha diria, os poderosos detestam o riso. 4 Num livro famoso, Mikhail Bakhtin ajuda a ................. esse assunto que talvez venha a sermais excitante do que o debate eleitoral. ............ o riso no combina com eleies e candidatos, no caso do Brasil, quando em pases igualitrios e democracias estabelecidas ele corre solto justamente nessa poca?Bakhtin como Freud ............ acima de tudo a capacidade do humor de, pelo riso humano orgulhoso e zombeteiro, enfrentar (e vencer) a dor, as adversidades, o destino e a morte. De fato, nosso pior inimigo fica mais .............. diante de uma gargalhada do que

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

29 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 de um revlver. A prpria desgraa recua se algum se atreve a ridiculariz-la. Ainda mais nesta vida que no merece mais do que uma boa anedota. 5 A tentativa de reprimir o humor em perodo eleitoral coerente com a liturgia que cerca odebate cheio de dedos dos presidenciveis. Ela pe a nu quanto o nosso sistema de poder protege, dignifica, hierarquiza e sacraliza o governante. E quanto somos coniventes com isso. O medo do riso o medo da igualdade que o momento eleitoral inevitavelmente demanda e revela. Seria possvel proibir o riso e o humor neste momento, como fazem os radicais, que se levam to a srio que no podem rir de si prprios? 6 Falamos muito de realidade e pouco dos seus smbolos. A mentalidade legislerante umaclara tentativa de arrolhar o dia a dia. Ela a responsvel por esse universo de leis que promovem o famoso axioma do ilegal, e da?, a prova mais clara de que, entre ns, as leis no acompanham o bom senso. Amordaado o riso, o poder sacraliza-se porque no h mais a liberdade de desafi-lo e us-lo como uma fonte de alegria um dos modos mais legtimos de mostrar a face humana dos poderosos. 7 No nosso universo poltico, a mentira, um ininteligvel economs falado mais com os dedos do que com o corao, as promessas de que, como pai e me, se vai cuidar do povo (haja saco e pacincia!) so dominantes. Neste palco, sempre reinou o medalho oportunista, tarado pelo poder; esse farsante soturno que malandramente usa a mscara da igualdade para ampliar seu mandonismo. Hoje, esse papel fica mais duro de ser desempenhado, pois a presso por transparncia e igualdade exige menos hipocrisia (esse apangio do populismo lulista) e mais coerncia (que exige administrar honestamente mais do que cuidar como pai ou me do povo). ofensivo rir de um poderoso? Pode-se fazer uma lei impedindo gargalhar de uma besta quadrada que aspira ao poder? Nas ditaduras, o sujeito morre; nas democracias, vive-se disso. Dessa relativizao por meio do riso que como a morte iguala

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 definitivamente, mostrando que se hoje estamos no poder, amanh dele sairemos. Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo 25/08/10 Considere as lacunas no quarto pargrafo e assinale a alternativa que tem as palavras que as completam adequadamente. (A) desvendar Porque enfatiza aterrorizado (B) disvendar Por que enfatiza aterrorizado (C) desvendar Porque enfatisa aterrorisado (D) desvendar Por que enfatiza aterrorizado (E) disvendar por que enfatisa aterrorizado ___________ Comentrios: Uma questo de ortografia, temos de preencher as lacunas do 4 do texto. Na primeira alternativa, temos o prefixo des-, de origem latina,que se pode confundir com o prefixo dis-, de origem grega; o prefixo des- tem o sentido de negao, separao, afastamento; desvendar significa tirar o vu. O prefixo dis- usado mais em vocbulos eruditos, tem sentido semelhante, essa a dificuldade. Exemplos distopia, dispespsia, distonia; tem sentido de negao, e ausncia. No caso de interrogativa expressa, com ponto de interrogao, temos a escrita por que, separados. As duas outras alternativas tem relao com verbos da 1 conjugao terminados em -isar ou izar. Em caso de dvida, preciso verificar a palavra do qual derivam. Os verbos terminados em isar so derivados de nomes em que o s faz parte do radical; assim, -isar na verdade no um sufixo verbal, apenas o ar, sufixo normal da 1 conjugao. O segmento is- parte da raiz. Assim, temos os verbos analisar, paralisar, pesquisar, pisar, derivados de anlise, paralisia, pesquisa, piso, e assim por diante. Por outro lado, a terminao izar de fato um sufixo verbal, com o sentido de tornar, transformar em; temos urbanizar, de urbano; colonizar, de colono/colnia; radicalizar, de radical. E Aterrorizar, de terror (tambm com um prefixo).
Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

31 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 Agora, o aluno atento pergunta, ento nfase, grafado com s, ter um verbo derivado com s? No, no caso h alternncia na consoante final; as formas mais distantes da slaba tnica sofrem transformaes, se o s fosse mantido no radical teramos a forma *enfasar ou pior ainda, *enfasear, que obviamente no existem. O s cai e d lugar ao t antes do sufixo, exatamente como em enftico. Gabarito: d 10. (FMP TJ/AC 2010) - O substantivo VAZAMENTO, no texto, est corretamente grafado, porque vem do verbo VAZAR com Z. Essa mesma relao de ortografia palavra primitiva com Z = palavra derivada com Z - pode ser feita com todas as palavras abaixo, exceto: (A) li___o / ali_ar. (B) bali_a / bali_ar (C) desli_e / desli_ar (D) va_io / esva_iar (E) _ebra / _ebrado __________ Comentrios: Uma questo de grafia, sobre alternncia de s e z. Temos as palavras zebra, vazio, deslize e baliza, todas grafadas com z, assim como seus derivados zebrado, esvaziar, deslizar e balizar; apenas o adjetivo liso, na primeira alternativa, grafado com s, assim como o verbo derivado alisar. A questo, como se v, bem simples. Gabarito: a 11-(ESAF-SUSEP/2010) Assinale a opo em que o texto foi transcrito com erro gramatical no termo sublinhado. A historiografia econmica j explorou detidamente os mecanismos pelos quais(A) as eras histricas, que so nomeadas pelos respectivos sistemas de produo, ganharam uma fisionomia prpria, uma identidade, entraram em crise, sendo(B) enfim substitudas implacavelmente em escala mundial. O feudalismo foi dissolvido pelo capital mercantil, e este, passado o processo de acumulao, deu lugar ao capitalismo industrial. O
Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

32 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 imperialismo o pice do processo capitalista e, at a bem(C) pouco tempo, o pensamento de esquerda ancorava-se na certeza de que o socialismo universalizado tomaria o lugar dos imperialismos em luta de morte. As dvidas so hoje graves, mas a hiptese de que(D) as fases no s se encadeiam mas se ultrapassam ainda um cnon de leitura poderoso, parecendo imbatvel quando se examinam(E) os perodos de transio. (Alfredo Bosi, O tempo e os tempos. In: Adauto Novaes (org.), Tempo e Histria. So Paulo: Companhia das Letras,1992, p.21, com adaptaes) a) (A) b) (B) c) (C) d) (D) e) (E) __________ Comentrios Temos de examinar as palavras sublinhadas, no contexto em que esto, para julgar se h erro gramatical; a questo ser resolvida pelo conhecimento de ortografia. Observem o uso correto do relativo no trecho A, a aplicao perfeito da gerndio em B. Em C, teremos um erro em at a bem pouco tempo; de fato, a grafia dos vocbulos h e a que est em questo. Pois no trecho temos uma expresso equivalente a faz pouco tempo, com o verbo haver. nossa alternativa, pelo visto. Em seguida, temos o uso correto da preposio de, regida pelo nome hiptese, como em A hiptese da gerao espontnea, seguida pela conjuno que, a introduzir orao subordinada adjetiva restritiva. O ltimo segmento destaca o uso de se como pronome apassivador, na formao de voz passiva sinttica, tpico a ser estudado na aula dedicada sintaxe. Gabarito:C 12 (ESAF SUSEP/2010)- Assinale a opo que corresponde a erro gramatical ou de grafia de palavra inserido no texto. A manuteno dos empregos um atestado de que(1) os agentes econmicos, embora(2) assustados com as repecursses(3) da crise nos

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

33 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 pases mais desenvolvidos, no perderam a confiana na economia brasileira. No foi sem motivo. Graas aos sinais emitidos pelo prprio governo de que a crise seria encarada sem abalos na estrutura do combate (4) inflao, no cmbio flutuante e com o menor sacrifcio possvel da poltica de supervits primrios, j se sabia que a economia brasileira teria condies inditas de escapar dos piores efeitos da situao. Mesmo tendo enfrentado(5) uma recesso, caracterizada pelo desempenho negativo do PIB por dois semestres seguidos, e de sofrer forte presso por mudanas no cmbio, o governo sustentou a poltica econmica. (Adaptado de Estado de Minas, Editorial, 19/02/2010) a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 __________ Comentrios Questo em que o examinador interpola erros em um texto, que temos de identificar. Nesse caso temos um erro crasso de grafia, nem vou analisar as demais alternativas; vejam que, em (3), o vocbulo repercursso no existe. similar ao vocbulo correto repercusso, que tem o sentido de reverberar, reproduzir, divulgar. Vamos a uma pequena anlise morfolgica: percutir bater, repercutir derivado pela adio de prefixo, com sentido de rebater, bater reflexamente. Vejam a ligao entre a morfologia e o significado. Aquilo que tem eco o que repercute, como quem bate insistentemente num tambor. Por acidente, temos a palavra percurso, mas no h o derivado prefixal repercurso o que seria isso, talvez um caminho percorrido ida e volta? Desse, poderamos derivar o aumentativo repercusso; mas agora eu estou brincando com as palavras, para demonstrar que muitas vezes a semelhana da forma leva a erros. Gabarito:C

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

34 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 13 (ESAF CVM /2010) Os trechos abaixo compem um texto de Jos Carlos Moutinho. Disponvel em http://www. correiocidadania.com.br /content/view/5162/9/ (acesso em 27/10/2010). Assinale a opo em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente correta. a) A histria da Internet demonstra que esta surgiu primeiramente nos meios militares norteamericanos, no auge da Guerra Fria, tendo sido ento extendida para os meios acadmicos. Desde os seus primrdios (Arpanet), a Internet visa processamento e transmisso de grande quantidade de informaes e dados, para a formao de conhecimento. b) A Internet, a partir de 1994, ganhou diversidade tecnolgica, agilidade e interface, e esses fatores facilitam a operacionalidade do internauta no acesso informao. Como resultado de anos de trabalho de armazenamento de dados, a Internet constituiu um imenso banco de dados disponvel a todo cidado. c) A Internet (pela sua diversidade, rapidez, interatividade e instantaneidade) contribue muito para a socializao do conhecimento. No entanto, a grande rede tem sucitado diversos debates sobre sua capacidade de contribuir para a formao do pensamento, conhecimento e inteligncia. d) A Internet, entre outros meios digitais favorece muito para o acesso a informao e ao conhecimento do leitor digital. Mas isso tudo apenas um passo para a pessoa adquirir outra faculdade em direo ao sucesso na vida e ajudar o prximo: a inteligncia, a faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar. e) Esse o desafio que est ocupando especialistas em Educao no Brasil, ou seja fazer com que o brasileiro deixe de ser analfabeto funcional a pessoa que l textos, mas no consegue entende-los e interpreta-los. __________ Comentrios Nesta questo, temos de localizar a alternativa correta, e a ortografia um dos critrios mais relevantes para chegar resposta correta. A primeira contm erros de grafia (norteamericanos, por norte-americanos; extendida por estendida), e de regncia, em ...visa processamento e transmisso..., em que seria admissvel o uso apenas da preposio (visa a), ou de preposio e artigo, respeitando-se o paralelismo e

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

35 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 concordncia de gnero (ao processamento e transmisso). Podemos descartar a alternativa. A segunda alternativa, embora estilisticamente pobre, tanto pela escolha de palavras (operacionalidade), quanto pela repetio (dados...dados), no contm erro gramatical, de regncia, de concordncia, de grafia; tem grande chance de ser nossa escolhida. Vejamos as restantes. Na terceira, temos erros indiscutveis na grafia de contribui e de suscitado, alm da quebra do paralelismo na regncia de preposio em formao do pensamento, conhecimento e inteligncia. Em d, temos diversos erros: falta de vrgula depois de digitais a isolar o adjunto interposto entre sujeito e verbo, regncia (favorece para), crase (acesso informao), outro erro de regncia em direo ao sucesso na vida e a ajudar o prximo, que mesmo corrigido no salva muito a redao do trecho. Enfim, a alternativa com mais erros. Em e, vemos que a expresso ou seja, que introduz uma explicao, tem de estar isolada entre vrgulas quando ocorre no meio da frase. Alm disso, temos a falta de acentuao dos verbos com pronome oblquo posposto, no final. Gabarito:B 14 (ESAF/2010) O texto a seguir foi transcrito com erros. Assinale o nico trecho que atende plenamente s prescries gramaticais. a) Constroe-se o espao social de tal modo que os agentes ou grupos so a distribudos em razo de sua posio nas distribuies estatsticas de acordo com os dois princpios de diferenciao que, em sociedades mais desenvolvidas, so sem dvida, os mais eficientes: o capital econmico e o capital cultural. b) Na dimenso mais importante, os detentores de um grande volume de capital global, como empresrios, membros de profisses liberais e professores universitrios, ope-se globalmente aqueles menos providos de capital econmico e de capital cultural, como os operrios no qualificados.

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

36 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 c) Na perspectiva em que se considere o peso relativo do capital econmico e do capital cultural no patrimonio dos agentes sociais, os professores relativamente mais ricos em capital cultural que em capital econmico , esto em oposio, nitidamente, aos empresrios relativamente mais ricos em capital econmico que em capital cultural. d) O espao de posies sociais traduz-se em um espao de tomada de posio, pela intermediao do espao de disposies. Em outras palavras, ao sistema de separaes diferenciais que definem as posies nos dois sistemas principais do espao social corresponde um sistema de separaes diferenciais nas propriedades dos agentes sociais. e) cada classe de posies correspondem uma classe habitus (ou de gostos) produzidos pelos condicionamentos sociais e, pela intermediao desses habitus, um conjunto sistemtico de bens e de propriedades, vinculadas entre si por uma afinidade de estilo. (Texto adaptado de Pierre Bordieu. Razes prticas: sobre a teoria da ao. Campinas, SP: Papirus, 1996, p.19.) ___________________ Comentrios: Aqui, um trabalho de reviso de textos, de deteco de erros, em que mais uma vez a ortografia ser determinante. Temos de detectar os diversos erros constantes das alternativas. Vamos a elas. Em a, temos j de cara um erro de grafia, pois o verbo construir na 3 do presente do indicativo grafa-se constri. No vamos tratar das vrgulas opcionais, que poderiam ser usadas nos perodos; concentremo-nos nos erros temos mais um na alternativa, em em sociedades mais desenvolvidas, so sem dvida, os mais eficientes o advrbio sem dvida deveria estar isolado entre vrgulas, ou sem nenhuma a pontuao como est, com vrgula apenas depois de dvida, contm erro, pois a vrgula separa o verbo de seu objeto. De qualquer forma, j havamos descartado a alternativa. Em b, temos um erro no trecho ope-se globalmente aqueles menos providos de capital, em que o verbo deveria concordar com o sujeito plural detentores; alm disso, o verbo opor-se (pronominal ou reflexivo? lembram-se?) rege a preposio , teramos objeto direto, com crase em

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

37 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 queles menos providos... Na alternativa seguinte, encontraremos um erro na grafia de patrimnio, em que faltou o acento. Na d, meus caros, nem tentem entender o enunciado, eu pelo menos no entendi; temos de nos ater concordncia e pontuao, lendo a forma sem sequer olhar para o contedo. E vemos que no h erro, a nossa alternativa; mas que enunciado, hein? No h artigo no incio de e, em cada classe, temos apenas preposio, como constataremos se trocarmos por para cada classe, em que nitidamente no h artigo. A crase est portanto incorreta. Temos ainda o uso de um vocbulo latino, portanto estrangeiro; sem dvida falta a preposio, em uma classe habitus (ou de gostos), antecedendo habitus. A palavra estrangeira torna-se sintaticamente nacionalizada quando empregada em discurso em nossa lngua, embora seja um problema complexo esse. Achei temerrio o emprego de palavra estrangeira na questo, de toda forma a identificao do erro na alternativa no dependia disso. Gabarito: D 15. FCC TRE-PR/2012 1. A frase correta do ponto de vista da grafia : a) Era grande a insidncia de casos de enjoo quando era servido aquele alimento, por isso o episdio no foi tratado como exceo, atitude que garantiu o xito das providncias. b) Em meio a tanta opulncia da manso leiloada, encontrou a geringona que, tratada criativamente por ele, garantiu por anos seu apoio a entidades beneficientes. c) Seus gestos desarmnicos s vezes eram mal compreendidos, mas seu jeito afvel de falar, sem resqucios de mgoa, revelava sua inteno de restabelecer a paz entre os familiares. d) Defendeu-se dizendo que nunca pretendeu axincalhar ningum, mas as suas caoadas realmente humilhavam e incitavam malediscncia. e) Sempre ansiosos, desenrolaram no saguo apinhado a faixa com que brindavam os recm-formados, com os seguintes dizeres: "Viagem bastante e divirtam- se, nobres doutores".

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

38 de 62

_____________ Comentrios:

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00

Uma questo de ortografia, temos de determinar onde h erro para saber qual a alternativa correta, por excluso. Vejam, na a, a grafia incorreta de incidncia, que deve ser grafado assim, com c, derivado do verbo incidir. Em b, temos que a grafia correta do adjetivo que significa prprio daquele que faz o bem ao prximo beneficente, e no *beneficiente, conforme sugere a alternativa. Nossa opo deve ser a c, vejamos as outras por desencargo: na d temos logo dois erros, pois achincalhar e maledicncia devem ser grafados desta forma. Na ltima, temos confuso entre g e j na grafia do verbo viajar, na forma do presente do subjuntivo: que vocs viajem. A grafia viagem do substantivo. Gabarito: C 16 (FCC TRE/AC/2010) Eleies antigas Minhas primeiras memrias dos dias de eleio remontam ao primeiro ano primrio, quando, do alto dos meus sete anos, admirava a profuso de cdulas de papel, que atulhavam as caladas e as ruas, ou bailavam no ar,subitamente sacudidas por ventos que nunca faltaram, bem me lembro, nas ladeiras da minha cidade. Muito antes da votao eletrnica (confesso: antes mesmo de haver televisores nas casas), essas cdulas eram j os votos que o eleitor devia colocar na urna de sua seo eleitoral. Eu no entendia bem o motivo mesmo daqueles dias agitados, mas as crianas amam qualquer coisa que quebre a rotina. E um dia de eleio era um dia especial. Gravaes de falas, de slogans e de jingles de propaganda, que circulavam em carros armados com altofalantes, ajudavam a criar um clima festivo de feriado, embora nenhum menino atinasse exatamente com as razes cvicas de tanta balbrdia. Anos mais tarde, com a seca de eleies durante os longos anos de ditadura, pude sentir de modo especial o significado daqueles dias. Mas nem tudo era festa. Volta e meia irrompiam discusses, s vezes speras, entre simpatizantes de diferentes candidatos. Da janela de

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

39 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 casa, em que todos os dias do anogastava pelo menos uma hora a espiar o movimento, meu pai provocava amistosamente o vizinho do outro lado da rua, que tinha o mesmo hbito da janela: O seu Ademar j perdeu.... A resposta vinha na hora: Veremos, veremos.... Aprendi que esse veremos significava ficar muitas horas, nos dias seguintes, a acompanhar as apuraes pelo rdio. Eu acabava torcendo, claro, para o candidato de meu pai (que sempre era, tambm, o de minha me), embora no tivesse a menor ideia do que representaria de fato uma eventual vitria. Quando Juscelino se anunciou candidato, meu pai disse que no votaria numa pessoa com sobrenome impronuncivel. Nem sempre ele se balizava por critrios eminentemente ideolgicos. Ainda acho, tantas dcadas mais velho, muito especiais os dias de eleio. Alguma coisa daquela antiga festividade retorna, na animao que toma conta das cercanias das escolas onde se vota. Fico s vezes parado, ali por perto, depois de votar, olhando os meninos que brincam na rua, olhando as janelas das casas, onde s vezes h algum debruado, a espiar o movimento. (Aristides Silvrio, indito) Est correto o emprego de seo, em seo eleitoral (1 pargrafo ), assim como est correto o do termo sublinhado na frase:

a) A seco em que se deveria homenage-lo foi adiada para a prxima semana. b) Ele se indisps contra a seo de seus direitos em favor de tantos parentes e contraparentes. c) Na sesso para a qual foi indicado para assumir nova funo, o chefe reconhecidamente um intolerante. d) No houve como obter dele a cesso de seu posto para um colega mais experiente. e) A sesso longitudinal dessa planta exps os vestgios do parasita que a fez definhar. ___________ Comentrios:

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

40 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 Uma questo sobre parnimos homfonos, palavras que soam iguais, mas tm sentido e grafia diferente. Sabemos j que seo ou seco a parte de um todo, o corte; sesso um ato, um acontecimento, um perodo de tempo; cesso ato de ceder. Assim, vemos que a nica alternativa correta a d, pois em a deveramos ter sesso, em b cesso, em c seo, e em e seco. Gabarito: D 17 FCC- TRE/RS 2010 A frase em que a palavra destacada esta empregada de modo equivocado : a) Inerme diante da ofensiva to violenta, no lhe restou nada a fazer se no render-se. B )H quem proscreva construes lingsticas de cunho popular. c) Fui informado do diferimento da reunio em que o fato seria analisado. d) A descriminalizao de algumas drogas questo polmica. e) A flagrncia do perfume inebriava a todos os convidados ___________ Comentrios Outra questo que trata da paronmia, em a a grafia inerme correta, o significado desarmado, sem defesas; em b, sem problemas, o termo sublinhado significa h quem afaste, recuse, proba as construes populares; em c, temos diferimento, ou seja, o adiamento; em d, a descriminalizao, palavra longa em voga hoje em dia, com o sentido de descaracterizar um ato como crime. Temos erro, por fim, na ltima alternativa, pois o aroma do perfume sua fragrncia. Gabarito: E 18 FCC TRE/PE -2004 Encontram-se palavras escritas de modo INCORRETO na frase:

a) Algumas tribos indgenas almejam a expanso de seu territrio, com a demarcao oficial da rea que habitam.

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

41 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 b)A viso de um paraso natural onde ndios vivam em harmonia parece estar em desacordo com a atual realidade extrativista. c) Os colonizadores demonstraram enorme incompreno dos costumes indgenas, regeitando-os, devido a sua formao religiosa. d) Uma hiptese consiste em reconhecer certos direitos dos ndios, como a utilizao sustentvel da floresta, que gera recursos para as tribos. e) Existem as chamadas unidades de conservao, cujo objetivo se volta para a manuteno da floresta e especialmente para animais em risco de extino. ____________ Comentrios Temos dois erros crassos de grafia na alternativa C, em que vemos a palavra incompreenso, em que temos um hiato grafado com duas vogais iguais; a grafia neste caso histrica, remonta ao latim comprehendere, unir, juntar (peas). De fato, quem compreende junta peas, no? Notem que havia um som aspirado, que no existe mais, mas a grafia das duas vogais mantm-se. Nossa pronncia varia: pode haver ditongo crescente, ou mesmo uma nica vogal nasal (compryendi; comprende) Gabarito: C 19 FCC TRE/AM/2003 H palavras escritas de modo INCORRETO na frase: a)Regimes de exceo usam meios repressivos e autoritrios para dominar minorias subjugadas, em flagrante desrespeito a seus direitos. b)Pessoas famosas, que gozam de uma situao privilegiada, colocam-se na defesa de populaes abandonadas prpria sorte. c)Associaes civis organizadas so indispensveis na defesa dos direitos humanos e da paz, em qualquer lugar do planeta. d) Encontram-se espalhados pelo mundo contingentes de expatriados, que fogem dos maus tratos impostos por governantes autoritrios. e) A expano das comunicaes por todo o globo estabelece um controle, nem sempre eficaz, dos horrores a que populaes esto sugeitas. ___________ Comentrios

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

42 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 Temos erros de grafia na ltima alternativa, com o uso incorreto do em expanso, e do g em sujeitas, que devem ser grafadas desta forma. Gabarito: E 20 FGV Polcia Civil RJ/2009 Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam destacadas corretamente. a) privilgio - obcecado - malsucedido b)infra-estrutura - contra-fil - empecilho c) avaro - rbrica - autocontrole d) hesitar - analisar - paralizar e) possui - ageitar - cibra ________________ Comentrios: Meus caros, notem que o verbo ajeitar derivado de jeito; paralisar e paralisia so grafados com s; rubrica palavra paroxtona, e assim deve ser pronunciada, com acento na slaba bri, e sem acento grfico; os compostos infraestrutura e contrafil so grafados sem hfen, h aglutinao do composto. Assim, a primeira alternativa a correta. Gabarito: A 21 FGV Polcia Civil/RJ 2009 Veja um verso da msica Sonhos Sonhos so, de Chico Buarque: "E no alto da torre exibo-te o varal/ Onde balana ao lu minh'alma" A respeito dos versos acima, analise os itens a seguir: I. O acento em lu se justifica como acento diferencial, para no se confundir com o verbo leu. II. Em minh'alma, para indicar a supresso de uma letra, utilizou-se apstrofo. III. O pronome te exerce funo de objeto indireto.

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

43 de 62

Assinale: a) se nenhum item estiver correto. b)se somente os itens I e III estiverem corretos. c) se somente os itens I e II estiverem corretos. d) se somente os itens II e III estiverem corretos. e) se todos os itens estiverem corretos. _______________ Comentrios:

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00

Meus caros, nesta questo temos de resolver um probleminha de sintaxe, com o pronome oblquo. Bom para j irmos esquentando os motores at a aula de sintaxe! Mas a grafia tambm importante. Vejam que o acento diferencial se utiliza quando as palavras tm a mesma grafia (exceto, claro, pelo acento diferencial) e o mesmo som, como em pr/por. No caso de lu, no h acento diferencial, pois o monosslabo pronunciado com a vogal aberta; na forma do verbo ler, temos vogal fechada. Quando ao apstrofo, vimos que empregado para indicar a eliminao de uma vogal, especialmente em expresses cristalizadas ligadas pela preposio de, justamente o caso de minhalma. A afirmativa II est correta. A III tambm, pois sabemos que os pronomes do caso oblquo, como te, exercem funo de objeto direto: a forma equivalente a a voc, para voc. Gabarito: D 22 CESGRANRIO DECEA-2009 So acentuadas graficamente pela mesma razo as palavras: a) audcia - prudncia - imprescindveis - equilbrio b) poltica - sbia - destri - timo c) catstrofes - histrica - econmica - entretm d)alm - ningum - voc - rfo e) trs - h - at - s ______________ Comentrios:

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

44 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 Meus caros, so acentuadas pela mesma razo, por serem todas paroxtonas, terminadas por ditongo crescente, as palavras da primeira alternativa. Este era o comando da questo, tnhamos de ver quais so acentuadas de acordo com a mesma regra. Notem que, em b, temos paroxtonas, proparoxtonas e oxtonas misturadas; em c, uma oxtona entre proparoxtonas; em d, uma paroxtona entre oxtonas, e, em e, temos um disslabo oxtono entre os monosslabos. Gabarito: A

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

45 de 62

Lista das questes apresentadas nesta aula

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00

1. Temos encontro consonantal em todos os vocbulos na alternativa: a) garrancho penha viola; b) pergunta mancha caixa; c) presto vrgula bingo; d) grgula harpa cromtico; e) rgio princpio arroz. 2. Leia o texto abaixo para responder a questo Tabacaria No sou nada. Nunca serei nada. No posso querer ser nada. parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo. Janelas do meu quarto, Do meu quarto de um dos milhes do mundo que ningum sabe quem (E se soubessem quem , o que saberiam?), Dais para o mistrio de uma rua cruzada constantemente por gente, Para uma rua inacessvel a todos os pensamentos, Real, impossivelmente real, certa, desconhecidamente certa, Com o mistrio das coisas por baixo das pedras e dos seres, Com a morte a pr humidade nas paredes e cabelos brancos nos homens, Com o Destino a conduzir a carroa de tudo pela estrada de nada. (...)
(leia mais em http://pt.wikisource.org/wiki/Tabacaria)

lvaro de Campos

Nos vocbulos destacados no texto, observamos, quanto aos traos fonticos: a) ditongo decrescente, monosslabo tnico, encontro consonantal, ditongo crescente, encontro consonantal; b) ditongo decrescente, monosslabo tono, ditongo crescente, ditongo decrescente, dgrafo; c) ditongo decrescente, monosslabo tono, vogal nasal, ditongo crescente, dgrafo; d) hiato, encontro consonantal, vogal nasal, dgrafo, hiato; e) hiato, monosslabo tono, encontro consonantal, ditongo oral, vogal nasal.

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

46 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00
3. (MPE-RS 2009 Promotor- adaptada) Leia o texto abaixo 1. No vou escrever ab-rupto. De jeito nenhum! Pouco se me d que o Scliar e o Assis Brasil 02. defendam a reforma ortogrfica, ab-rupto no escrevo. ningum ia entender. Voc sabe o 03. que ab-rupto? O mesmo que o velho abrupto! Por Deus! Ora, ningum dir abrupto se ler 04. ab-rupto. O cara no pronuncia o bru. Fala: ab ruo , no vou colocar um quebra-molas no 05. meu texto escrevendo ab-rupto. abrupto. Pronto. 06. J estava meio irritado com a linguia sem trema, no dia em que descobri esse negcio de ab07. rupto. linguia sem trema no linguia. Aquele gui a gente fala como o de enguia. O meu 08.amigo Languia, por exemplo.Ele no Languia, mas, agora, quando escrever o apelido dele, 09. muita gente vai achar que . E o apelido perde a graa, porque o Languia era Languia por ser 10. parecido com uma linguia. Suprimindo o trema, o apelido era untado com uma ironia grosseira 11. que se tornava hilria. L vai o Languia, algum dizia, e todo mundo dava risada. Agora, no. 12. Sem a possibilidade do trema, o Languia no mais o mesmo. Pode ser um Languia, o que no 13. nada engraado. 14. A o Assis Brasil vem e diz que escrever linguia sem trema e abrupto separado torna a lngua 15. portuguesa mais visvel. Ah, no! Prefiro que ela fique invisvel, ento. 16. Certas regras a gente no deve cumprir. Outras so muito mais imperiosas, ainda que no 17. sejam explcitas, escritas e acordadas entre autoridades e pases, como uma reforma 18. ortogrfica. Exemplo: as tais regras do Mercado. No existem no papel, ningum as redigiu, mas, 19. quem no as cumpre, punido com severidade. 20. Nenhum dos condestveis das letras legislou sobre as regras do Mercado, eles nem ligam para 21.elas. Eu, sim. Eu as respeito. J ab-rupto, nem se o Scliar e o Assis Brasil vierem aqui exigir, de 22. dicionrio em punho, ab-rupto eu no escrevo!
Adaptado de: COIMBRA, David. Zero Hora, 4 fev. 2009, p. 44.

Considere as seguintes afirmaes a respeito de convenes ortogrficas da lngua portuguesa. I - As formas ab-rupto (I. 01) e abrupto (I. 03), citadas no texto, so ambas corretas. II - A supresso do trema em palavras da lngua portuguesa no impede que se pronuncie o u em palavras como linguia ( 1.10 ). III - A nova ortografia, vigente a partir de 1. de janeiro de 2009, suprimiu o hfen do verbo inter-relacionar. Quais esto corretas? a) Apenas 2. b) Apenas 3. c) Apenas 1 e 2. d) Apenas 1 e 3. e) 1, 2 e 3. 4. (FMP/TJ-AC/Assistente Jurdico/2010) responder as questes a seguir: Texto: Leia o texto abaixo para

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

47 de 62

CELEBRIDADES PALPITEIRAS -- Furio Lonza

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00

1 Outro dia, estava zapeando como sempre a TV e me deparo com a Luciana Gimenez falando sobre o massacre no Carandiru. Virei. Noutro canal, a Adriane Galisteu especulava a possibilidade de recuperao dos rappers dependentes qumicos. Virei. Na MTV, uma vijei comos peitos tatuados dava dicas sobre sexo a adolescentes absolutamentealucinados, que perguntavam sobre ejaculao precoce, camisinha, suruba. Antes que eu encontrasse a Faf de Belm falando sobre a lei da gravidade, desliguei. 2 Nos jornais, celebridades de vrios quilates e calibres escrevem diariamente sobretudo, desde islamismo at o saldo da balana comercial. Na TV, pagodeiros so questionados sobre a economia informal, danarinas de ax musicfalam sobre a alimentao mais apropriada aos golfinhos, modelos que pesam 30 quilos opinam sobre o Fome Zero. Na maior calma, eles falam do Oriente Mdio, criao de camares, futebol, BID, tipo assim, t ligado? Do a impresso de estarem num boteco beira-mar beliscando batatinhas chips e bicando um chope sem colarinho. 3 A pergunta simples: por que a mdia passou a achar que qualquer um pode expressar opinies leigas sobre assuntos tcnicos e eruditos s porque so celebridades? Que cabedal ou estofo cultural tm cantores, modelos, apresentadoras de televiso ou humoristas para deitarem & rolarem sobre assuntos da atualidade, sem conhecerem a fundo temas complexos &delicados? E que estrago isso pode fazer na cabea do povo? 4 Pintou um assunto polmico e l est Caetano Veloso falando pelos cotovelos sobre a matana de marimbondos no Par ou a Fernanda Young opinando sobre o aumento abusivo do seu Plano de Sade. A quem interessa saber o que a Marisa Orth diz sobre a invaso do Iraque? J a Regina Case um caso patolgico. Com seu estilo brejeiro, ela defende a preservao do mico-leo dourado e indigna-se com a pesca predatria em Manaus. 5 Hoje, qualquer um pode meter o bedelho em tudo e, o que pior, usa a coluna do jornal em proveito prprio. No mesmo texto, o cara analisa a desastrosa poltica do governo, fala do seu poodle que ele ama de paixo, diz que a Fernanda Lima o seu objeto de desejo e, de quebra, ainda elogia o ltimo disco do Zeca Pagodinho. 6 O Diogo Mainardi um assunto de polcia. Entende de Getlio Vargas, decodificao do DNA, Brecht, clonagem da Dolly. Se voc procurar no dicionrio a palavra petulncia, vai encontrar a foto dele. 7 Teve uma poca na imprensa brasileira em que as atividades profissionais eram estanques: quem escrevia sobre poltica era formado em sociologia, com psgraduao na Sorbonne; quem escrevia sobre economia era economista com passagem em Harvard ou Berkeley; a arte ficava a cargo de estudiosos, crticos, pesquisadores. Quem escrevia os editoriais eram caras com tempo de estrada, tinham entrevistado personalidades nacionais e estrangeiras, possuam bagagem. 8 Arnaldo Jabor provavelmente a maior herana da era Collor. Quando o cinema brasileiro entrou em colapso, o Jabor disparou a falar e no parou mais. Ele um deus grego, suas opinies so disputadas a tapa, repetidas nas rodinhas de boteco, glamourizadas. No Jornal Nacional, ele fala sobre tudo, cria metforas, comete simbioses e entropias, retrico, implacvel,obsessivo. Como cineasta, deveria limitar-se a seu ofcio. 9 Mas no. Eles todos_________, no conseguem se controlar, esto por cima da carne-seca. Se do o direito de falar ao p do ouvido do pblico, como uma _______ caseira_______ sabedoria em conversas ao redor da fogueira. So um

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

48 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 ________de cronistas, editorialistas e fofoqueiros e atendem pelo pomposo ttulo de opinionmakers. Eles sorriem pelo canto dos lbios,franzem a testa, so irreverentes, tudo para eles emblemtico, endgeno, virtual, aparecem na TV,escrevem nos jornais e revistas, so celebridades, do entrevistas em talk shows, publicam livros,so eclticos. Pior: tm toda a liberdade, ganham uma baba, so endeusados pelo povinho letrado,querem ser reconhecidos pelas ruas em que passam, vivem para dar opinies mas, em geral, no teriam a mnima credibilidade num pas srio. As lacunas do ltimo pargrafo so preenchidas correta e respectivamente pelas palavras daalternativa: (A) extrapolam vovozinha destila mixto (B) estrapolam vovozinha distila misto (C) estrapolam vovosinha distila mixto (D) estrapolam vovozinha distila mixto (E) extrapolam vovozinha destila misto 5.VUNESP/TRF/2002 Assinale a alternativa correta quanto ortografia e/ou acentuao. a) O IBGE anuncia que a espectativa de vida do brasileiro cresceu 2,6 anos em relao decada passada. b) O ato terrorista provocou um retrocesso nas liberdades civis e implantou o medo em escala planetria. c) O atentado levou ao aciramento da convivencia possvel no Oriente Mdio e fortaleceu a extrema direita belicista. d) O naufragio foi resultado de uma seqncia de trs esploses numa das partes do navio. e) Um consrsio internacional formado por tres mdicos anunciou a inteno de produzir clones para casais sem filhos. 6. VUNESP /TJ-SP/2002 Assinale a alternativa em que todas as palavras esto corretamente grafadas. a) Critica-se o novo gerente por dispender recursos de forma exagerada, sem ter compreeno do momento difcil por que passa a empresa. b) Como houve resciso do contrato, no est havendo expediente na concessionria de servios terceirizados pelo estado. c) A asceno social buscada por todos depende de muito trabalho; se ocorre paralizao das atividades, as chances de sucesso diminuem. d) Gestos expontneos como os dele no se vem todos os dias, especialmente porque muitos costumam presentear para poder monopolisar as atenes. e) Os progressos vistos atravz dos tempos indicam que a humanidade no cessa de pesquisar novos produtos, no percuro para atingir o bemestar. 7. AFR-SP/1997 Assinale a alternativa correta quanto grafia das palavras.

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

49 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 a) A cidade tem muros e paredes pixados, e h muita rixa entre os polticos. b) crime de lesa-magestade dirigir-se diretamente a membros da realesa. c) O meritssimo juiz mostrou total descortino ao resolver a pendncia. d) H remdio mais eficiente para a desinteria, o qual acaba com o mauestar. e) Passou mal e, porisso, foi internado na Beneficincia Portuguesa. 8. VUNESP/TJ-SP/2010 Assinale a alternativa em que as palavras so acentuadas graficamente pelos mesmos motivos que justificam, respectivamente, as acentuaes de: dcada, relgios, suos. a) flexveis, cartrio, tnis. b) inferncia, provvel, sada. c) bvio, aps, pases. d) islmico, cenrio, props. e) repblica, empresria, grada. 9 (FMP/Cmara Sta. Brbara dOeste/Jornalista/2010)
Leia o texto abaixo para responder as perguntas a seguir Legislar o riso e sacralizar o poder? Roberto da Matta 1 Toda tentativa de tolher a liberdade de expresso engessa e, no fundo,

tenta realizar aquiloque bsico numa democracia competitiva e igualitria: a discusso poltica que marca diferenas e estabelece limites para a multiplicidade de perspectivas vigentes num sistema centrado no cidado. No Brasil, temos leis para tudo. Tantas, que at existe uma certa desconfiana de que o aparato torna os grandes bandidos imprendveis. Temos leis at para regular como as pessoas devem ser presas, porque se elas forem importantes, deve-se evitar a espetacularizao, que em todos os lugares algema, numa prova cabal de que a polcia cumpriu o seu papel. Um pas com uma etiqueta para aprisionar me preocupa. Estou convencido de que se tivssemos uma Futebolbrs, jamais teramos sido pentacampees do mundo, porque a convocao e nosso jogo seria legislado, algo que muitos sentem falta. Seria proibido perder Copas do Mundo e a prtica exclusiva do futebol arte seria estabelecida por lei!

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

50 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 2 Como ter confiana na lei se desconfiamos da polcia e a polcia desconfia dela prpriaporque, tal como ocorre com as leis (e com a tica), temos muitas polcias para deleite dos bandidos e advogados? 3Digo isso porque uma interpretao antidemocrtica do artigo 45 da Lei das Eleies, em vigncia desde de 1. de outubro de 1997, que reprime usar o humor com foco em partido ou candidato em perodo eleitoral, fere a liberdade de expresso e vai abrir um srio combate entre os que esto no poder e no gostam de liberdade, e os humoristas que dela vivem. Entre serissimos donos do poder e risonhos carnavalizadores profissionais os humoristas -, cuja profisso promover uma simblica e galhofeira troca de lugar. A tal troca de lugar capaz de provocar o riso de si mesmo, esse apangio que Bergson dizia ser exclusivamente humano j que os crocodilos choram, o que no caso de nenhuma besta quadrada, sobretudo as que chegam ao poder. No Brasil, um poder perpetuamente onipotente odeia e recusa o erro. Por isso, todo poderoso tem tanto medo do riso que o traz de volta ao plano da cidadania. Se os comuns no suportam a politicalha diria, os poderosos detestam o riso. 4 Num livro famoso, Mikhail Bakhtin ajuda a ................. esse assunto que talvez venha a sermais excitante do que o debate eleitoral. ............ o riso no combina com eleies e candidatos, no caso do Brasil, quando em pases igualitrios e democracias estabelecidas ele corre solto justamente nessa poca?Bakhtin como Freud ............ acima de tudo a capacidade do humor de, pelo riso humano orgulhoso e zombeteiro, enfrentar (e vencer) a dor, as adversidades, o destino e a morte. De fato, nosso pior inimigo fica mais .............. diante de uma gargalhada do que de um revlver. A prpria desgraa recua se algum se atreve a ridiculariz-la. Ainda mais nesta vida que no merece mais do que uma boa anedota. 5 A tentativa de reprimir o humor em perodo eleitoral coerente com a liturgia que cerca odebate cheio de dedos dos presidenciveis. Ela pe a nu quanto o nosso sistema de poder protege, dignifica, hierarquiza e sacraliza o governante. E quanto somos coniventes com isso. O medo do

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

51 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 riso o medo da igualdade que o momento eleitoral inevitavelmente demanda e revela. Seria possvel proibir o riso e o humor neste momento, como fazem os radicais, que se levam to a srio que no podem rir de si prprios? 6 Falamos muito de realidade e pouco dos seus smbolos. A mentalidade legislerante umaclara tentativa de arrolhar o dia a dia. Ela a responsvel por esse universo de leis que promovem o famoso axioma do ilegal, e da?, a prova mais clara de que, entre ns, as leis no acompanham o bom senso. Amordaado o riso, o poder sacraliza-se porque no h mais a liberdade de desafi-lo e us-lo como uma fonte de alegria um dos modos mais legtimos de mostrar a face humana dos poderosos. 7 No nosso universo poltico, a mentira, um ininteligvel economs falado mais com os dedos do que com o corao, as promessas de que, como pai e me, se vai cuidar do povo (haja saco e pacincia!) so dominantes. Neste palco, sempre reinou o medalho oportunista, tarado pelo poder; esse farsante soturno que malandramente usa a mscara da igualdade para ampliar seu mandonismo. Hoje, esse papel fica mais duro de ser desempenhado, pois a presso por transparncia e igualdade exige menos hipocrisia (esse apangio do populismo lulista) e mais coerncia (que exige administrar honestamente mais do que cuidar com o pai ou me do povo). ofensivo rir de um poderoso? Pode-se fazer uma lei impedindo gargalhar de uma besta quadrada que aspira ao poder? Nas ditaduras, o sujeito morre; nas democracias, vive-se disso. Dessa relativizao sairemos. Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo 25/08/10 Considere as lacunas no quarto pargrafo e assinale a alternativa que tem as palavras que as completam adequadamente. por meio do riso que como a morte iguala definitivamente, mostrando que se hoje estamos no poder, amanh dele

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

52 de 62

(A) desvendar Porque enfatiza aterrorizado (B) disvendar Por que enfatiza aterrorizado (C) desvendar Porque enfatisa aterrorisado (D) desvendar Por que enfatiza aterrorizado (E) disvendar por que enfatisa aterrorizado

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00

10. (FMP TJ/AC 2010) - O substantivo VAZAMENTO, no texto, est corretamente grafado, porque vem do verbo VAZAR com Z. Essa mesma relao de ortografia palavra primitiva com Z = palavra derivada com Z - pode ser feita com todas as palavras abaixo, exceto: (A) li___o / ali_ar. (B) bali_a / bali_ar (C) desli_e / desli_ar (D) va_io / esva_iar (E) _ebra / _ebrado 11-(ESAF-SUSEP/2010) Assinale a opo em que o texto foi transcrito com erro gramatical no termo sublinhado. A historiografia econmica j explorou detidamente os mecanismos pelos quais(A) as eras histricas, que so nomeadas pelos respectivos sistemas de produo, ganharam uma fisionomia prpria, uma identidade, entraram em crise, sendo(B) enfim substitudas implacavelmente em escala mundial. O feudalismo foi dissolvido pelo capital mercantil, e este, passado o processo de acumulao, deu lugar ao capitalismo industrial. O imperialismo o pice do processo capitalista e, at a bem(C) pouco tempo, o pensamento de esquerda ancorava-se na certeza de que o socialismo universalizado tomaria o lugar dos imperialismos em luta de morte. As dvidas so hoje graves, mas a hiptese de que(D) as fases no s se encadeiam mas se ultrapassam ainda um cnon de leitura poderoso, parecendo imbatvel quando se examinam(E) os perodos de transio. (Alfredo Bosi, O tempo e os tempos. In: Adauto Novaes (org.), Tempo e Histria. So Paulo: Companhia das Letras,1992, p.21, com adaptaes) a) (A) b) (B) c) (C) d) (D) e) (E)

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

53 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 12 (ESAF SUSEP/2010)- Assinale a opo que corresponde a erro gramatical ou de grafia de palavra inserido no texto. A manuteno dos empregos um atestado de que(1) os agentes econmicos, embora(2) assustados com as repecursses(3) da crise nos pases mais desenvolvidos, no perderam a confiana na economia brasileira. No foi sem motivo. Graas aos sinais emitidos pelo prprio governo de que a crise seria encarada sem abalos na estrutura do combate (4) inflao, no cmbio flutuante e com o menor sacrifcio possvel da poltica de supervits primrios, j se sabia que a economia brasileira teria condies inditas de escapar dos piores efeitos da situao. Mesmo tendo enfrentado(5) uma recesso, caracterizada pelo desempenho negativo do PIB por dois semestres seguidos, e de sofrer forte presso por mudanas no cmbio, o governo sustentou a poltica econmica. (Adaptado de Estado de Minas, Editorial, 19/02/2010) a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5 13 (ESAF CVM /2010) Os trechos abaixo compem um texto de Jos Carlos Moutinho. Disponvel em http://www. correiocidadania.com.br /content/view/5162/9/ (acesso em 27/10/2010). Assinale a opo em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente correta. a) A histria da Internet demonstra que esta surgiu primeiramente nos meios militares norteamericanos, no auge da Guerra Fria, tendo sido ento extendida para os meios acadmicos. Desde os seus primrdios (Arpanet), a Internet visa processamento e transmisso de grande quantidade de informaes e dados, para a formao de conhecimento. b) A Internet, a partir de 1994, ganhou diversidade tecnolgica, agilidade e interface, e esses fatores facilitam a operacionalidade do internauta no acesso informao. Como resultado de anos de trabalho de armazenamento de dados, a Internet constituiu um imenso banco de dados disponvel a todo cidado.

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

54 de 62

c)

Internet

(pela

sua

diversidade,

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 rapidez, interatividade e

instantaneidade) contribue muito para a socializao do conhecimento. No entanto, a grande rede tem sucitado diversos debates sobre sua capacidade de contribuir para a formao do pensamento, conhecimento e inteligncia. d) A Internet, entre outros meios digitais favorece muito para o acesso a informao e ao conhecimento do leitor digital. Mas isso tudo apenas um passo para a pessoa adquirir outra faculdade em direo ao sucesso na vida e ajudar o prximo: a inteligncia, a faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar. e) Esse o desafio que est ocupando especialistas em Educao no Brasil, ou seja fazer com que o brasileiro deixe de ser analfabeto funcional a pessoa que l textos, mas no consegue entende-los e interpreta-los. 14 (ESAF/2010) O texto a seguir foi transcrito com erros. Assinale o nico trecho que atende plenamente s prescries gramaticais. a) Constroe-se o espao social de tal modo que os agentes ou grupos so a distribudos em razo de sua posio nas distribuies estatsticas de acordo com os dois princpios de diferenciao que, em sociedades mais desenvolvidas, so sem dvida, os mais eficientes: o capital econmico e o capital cultural. b) Na dimenso mais importante, os detentores de um grande volume de capital global, como empresrios, membros de profisses liberais e professores universitrios, ope-se globalmente aqueles menos providos de capital econmico e de capital cultural, como os operrios no qualificados. c) Na perspectiva em que se considere o peso relativo do capital econmico e do capital cultural no patrimonio dos agentes sociais, os professores relativamente mais ricos em capital cultural que em capital econmico , esto em oposio, nitidamente, aos empresrios relativamente mais ricos em capital econmico que em capital cultural. d) O espao de posies sociais traduz-se em um espao de tomada de posio, pela intermediao do espao de disposies. Em outras palavras, ao sistema de separaes diferenciais que definem as posies nos dois sistemas principais do espao social corresponde um sistema de separaes diferenciais nas propriedades dos agentes sociais.

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

55 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 e) cada classe de posies correspondem uma classe habitus (ou de gostos) produzidos pelos condicionamentos sociais e, pela intermediao desses habitus, um conjunto sistemtico de bens e de propriedades, vinculadas entre si por uma afinidade de estilo. (Texto adaptado de Pierre Bordieu. Razes prticas: sobre a teoria da ao. Campinas, SP: Papirus, 1996, p.19.) 15. FCC TRE-PR/2012 1. A frase correta do ponto de vista da grafia : a) Era grande a insidncia de casos de enjoo quando era servido aquele alimento, por isso o episdio no foi tratado como exceo, atitude que garantiu o xito das providncias. b) Em meio a tanta opulncia da manso leiloada, encontrou a geringona que, tratada criativamente por ele, garantiu por anos seu apoio a entidades beneficientes. c) Seus gestos desarmnicos s vezes eram mal compreendidos, mas seu jeito afvel de falar, sem resqucios de mgoa, revelava sua inteno de restabelecer a paz entre os familiares. d) Defendeu-se dizendo que nunca pretendeu axincalhar ningum, mas as suas caoadas realmente humilhavam e incitavam malediscncia. e) Sempre ansiosos, desenrolaram no saguo apinhado a faixa com que brindavam os recm-formados, com os seguintes dizeres: "Viagem bastante e divirtam- se, nobres doutores". 16 (FCC TRE/AC/2010) Eleies antigas Minhas primeiras memrias dos dias de eleio remontam ao primeiro ano primrio, quando, do alto dos meus sete anos, admirava a profuso de cdulas de papel, que atulhavam as caladas e as ruas, ou bailavam no ar,subitamente sacudidas por ventos que nunca faltaram, bem me lembro, nas ladeiras da minha cidade. Muito antes da votao eletrnica (confesso: antes mesmo de haver televisores nas casas), essas cdulas eram j os votos que o eleitor devia colocar na urna de sua seo eleitoral. Eu no entendia bem o motivo mesmo daqueles dias agitados, mas as crianas amam qualquer coisa que quebre a rotina. E um dia de eleio era um dia especial.

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

56 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 Gravaes de falas, de slogans e de jingles de propaganda, que circulavam em carros armados com altofalantes, ajudavam a criar um clima festivo de feriado, embora nenhum menino atinasse exatamente com as razes cvicas de tanta balbrdia. Anos mais tarde, com a seca de eleies durante os longos anos de ditadura, pude sentir de modo especial o significado daqueles dias. Mas nem tudo era festa. Volta e meia irrompiam discusses, s vezes speras, entre simpatizantes de diferentes candidatos. Da janela de casa, em que todos os dias do anogastava pelo menos uma hora a espiar o movimento, meu pai provocava amistosamente o vizinho do outro lado da rua, que tinha o mesmo hbito da janela: O seu Ademar j perdeu.... A resposta vinha na hora: Veremos, veremos.... Aprendi que esse veremos significava ficar muitas horas, nos dias seguintes, a acompanhar as apuraes pelo rdio. Eu acabava torcendo, claro, para o candidato de meu pai (que sempre era, tambm, o de minha me), embora no tivesse a menor ideia do que representaria de fato uma eventual vitria. Quando Juscelino se anunciou candidato, meu pai disse que no votaria numa pessoa com sobrenome impronuncivel. Nem sempre ele se balizava por critrios eminentemente ideolgicos. Ainda acho, tantas dcadas mais velho, muito especiais os dias de eleio. Alguma coisa daquela antiga festividade retorna, na animao que toma conta das cercanias das escolas onde se vota. Fico s vezes parado, ali por perto, depois de votar, olhando os meninos que brincam na rua, olhando as janelas das casas, onde s vezes h algum debruado, a espiar o movimento. (Aristides Silvrio, indito) Est correto o emprego de seo, em seo eleitoral (1 pargrafo ), assim como est correto o do termo sublinhado na frase: a) A seco em que se deveria homenage-lo foi adiada para a prxima semana. b) Ele se indisps contra a seo de seus direitos em favor de tantos parentes e contraparentes. c) Na sesso para a qual foi indicado para assumir nova funo, o chefe reconhecidamente um intolerante.

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

57 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 d) No houve como obter dele a cesso de seu posto para um colega mais experiente. e) A sesso longitudinal dessa planta exps os vestgios do parasita que a fez definhar. 17 FCC- TRE/RS 2010 A frase em que a palavra destacada esta empregada de modo equivocado : a) Inerme diante da ofensiva to violenta, no lhe restou nada a fazer se no render-se. b)H quem proscreva construes lingsticas de cunho popular. c) Fui informado do diferimento da reunio em que o fato seria analisado. d)A descriminalizao de algumas drogas questo polmica. e) A flagrncia do perfume inebriava a todos os convidados 18 FCC TRE/PE -2004 Encontram-se palavras escritas de modo INCORRETO na frase: a) Algumas tribos indgenas almejam a expanso de seu territrio, com a demarcao oficial da rea que habitam. b)A viso de um paraso natural onde ndios vivam em harmonia parece estar em desacordo com a atual realidade extrativista. c) Os colonizadores demonstraram enorme incompreno dos costumes indgenas, regeitando-os, devido a sua formao religiosa. d) Uma hiptese consiste em reconhecer certos direitos dos ndios, como a utilizao sustentvel da floresta, que gera recursos para as tribos. e) Existem as chamadas unidades de conservao, cujo objetivo se volta para a manuteno da floresta e especialmente para animais em risco de extino. 19 FCC TRE/AM/2003 H palavras escritas de modo INCORRETO na frase: a)Regimes de exceo usam meios repressivos e autoritrios para dominar minorias subjugadas, em flagrante desrespeito a seus direitos. b)Pessoas famosas, que gozam de uma situao privilegiada, colocam-se na defesa de populaes abandonadas prpria sorte. c)Associaes civis organizadas so indispensveis na defesa dos direitos humanos e da paz, em qualquer lugar do planeta.

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

58 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 d) Encontram-se espalhados pelo mundo contingentes de expatriados, que fogem dos maus tratos impostos por governantes autoritrios. e) A expano das comunicaes por todo o globo estabelece um controle, nem sempre eficaz, dos horrores a que populaes esto sugeitas. 20 FGV Polcia Civil RJ/2009 Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam destacadas corretamente. a) privilgio - obcecado - malsucedido b) infra-estrutura - contra-fil - empecilho c) avaro - rbrica - autocontrole d) hesitar - analisar - paralizar e) possui - ageitar - cibra 21 FGV Polcia Civil/RJ 2009 Veja um verso da msica Sonhos Sonhos so, de Chico Buarque: "E no alto da torre exibo-te o varal/ Onde balana ao lu minh'alma" A respeito dos versos acima, analise os itens a seguir: I. O acento em lu se justifica como acento diferencial, para no se confundir com o verbo leu. II. Em minh'alma, para indicar a supresso de uma letra, utilizou-se apstrofo. III. O pronome te exerce funo de objeto indireto. Assinale: a) se nenhum item estiver correto. b)se somente os itens I e III estiverem corretos. c) se somente os itens I e II estiverem corretos. d) se somente os itens II e III estiverem corretos. e) se todos os itens estiverem corretos. 22 CESGRANRIO DECEA-2009 So acentuadas graficamente pela mesma razo as palavras:

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

59 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 a) audcia - prudncia - imprescindveis - equilbrio b) poltica - sbia - destri - timo c) catstrofes - histrica - econmica - entretm d)alm - ningum - voc - rfo e) trs - h - at - s 23. CETRO Pref. Manaus Analista 2012 De acordo com a norma-padro da Lngua Portuguesa e em relao ortografia, assinale a alternativa correta. (A) Joo extremamente aguerrido. (B) A obra daquele prdio est sujeita fiscalisao municipal. (C) Reinteramos a sua solicitao diretoria. (D) Joana foi ao salo para fazer sua sombrancelha. (E) O jornal deu mais de uma notcia sobre estrupo naquela cidade. ____________ Comentrios: Quanto ortografia, notem os erros em fiscalizao, grafada com s na b, reiteramos na c, sobrancelha na d, e por fim estupro na e; apenas a primeira no contm erro. Gabarito: A 24. CETRO Pref. Manaus Analista 2012 De acordo com a norma-padro da Lngua Portuguesa, assinale a alternativa cuja palavra destacada est correta em relao ao contexto e ao sinnimo dentro dos parnteses. (A) O ladro esfaqueou sua vtima com uma adarga. (arma branca) (B) O legista dessecou o cadver. (cortar) (C) O delegado autuou o suspeito. (processar) (D) Aquele rio est completamente torvo. (escuro) (E) O submarino emergiu. (mergulhar) ____________ Comentrios: Uma questo sobre parnimos, palavras de grafia semelhante e sentido diverso; aqui, temos de lembrar que a adaga arma branca, sendo a adarga um escudo de couro; cortar um cadver, para um exame,
Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

60 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 dissecar; dessecar tornar seco ou simplesmente secar. Em c, temos uma construo metonmica, pois o que autuado o processo relativo ao suspeito; por proximidade, diz-se autuar o suspeito. a alternativa correta. O que escuro turvo; torvo menos usado, significa de feira terrvel, sinistra. Por fim, emergir sair das guas, sair superfcie da gua, e no mergulhar; aqui o correto seria imergir. Gabarito: C

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

61 de 62

Lngua Portuguesa p/ ANVISA Teoria e exerccios comentados Prof Marcos Van Acker Aula 00 Gabarito 1 D 2 C 3 A 4 E 5 B 6 B 7 C 8 E 9 D 10 A 11 C 12 C 13 B 14 D 15 C 16 D 17 E 18 C 19 E 20 A 21 D 22 A 23 A 24 C

Prof. Marcos Van Acker

www.estrategiaconcursos.com.br

62 de 62

You might also like