You are on page 1of 3

Objectivos de preparao para o teste de avaliao

Mdulo 4 - unidade 3, 4 e mdulo 5 - unidade 1

HISTRIA A - 11 LH
ANO LECTIVO: 2011/ 2012

Mdulo 4 - Dinamismos econmicos da Europa nos sculos XVI a XVIII


Unidade 3 Triunfo dos Estados e dinmicas econmicas nos sculos XVII e XVIII
3.3 Portugal - dificuldades e crescimento econmico

1. Relacionar a adopo das primeiras medidas mercantilistas em Portugal com a crise comercial de 1670-1692.
2. Problematizar as relaes comerciais luso-britnicas, na primeira metade do sculo XVIII. 3. Desenvolver, numa perspectiva de interdependncia, os aspectos abaixo enunciados: - Fim da crise comercial de 1670 1692 - Descoberta do ouro no Brasil - Tratado de Methuen - Poltica econmica e social pombalina.

Unidade 4 A construo da modernidade europeia


4.1 O mtodo experimental e o progresso do conhecimento do Homem e da Natureza

1. Identificar os dois pilares, de ordem cultural, que estiveram na origem da construo da modernidade europeia. 2. Determinar os factores constitutivos do saber cientfico desenvolvido no sculo XVII. 3. Indicar as trs linhas de fora da revoluo cientfica do sculo XVII. 4. Nomear as figuras cujo saber contribuiu para a revoluo cientfica do sculo XVII. 5. Caracterizar o contributo especfico de cada uma das figuras nomeadas para o desenvolvimento da cincia. 6. Apontar as trs ideias fundamentais partilhadas pelos chamados filsofos experimentais.
1

7. Referir o contributo de William Harvey para o desenvolvimento da cincia mdica. 8. Dizer em que consiste a teoria heliocntrica. 9. Avaliar o alcance do contributo especfico de Galileu Galilei e de Newton para uma transformao da mundividncia humana. 10. Analisar o papel das academias cientficas no desenvolvimento do mundo da cincia. 11. Relacionar os conceitos de razo, cincia, progresso.
4.2 A Filosofia das Luzes

12. Definir o conceito de Iluminismo. 13. Caracterizar o contexto intelectual da poca moderna luz da filosofia iluminista. 14. Interpretar o conceito de Direito Natural preconizado pelo Iluminismo. 15. Enunciar as principais ideias do Contrato Social de Rousseau. 16. Enunciar as principais ideias do Esprito das Leis de Montesquieu 17. Desenvolver o seguinte tema: - Humanitarismo e Tolerncia A sua resposta deve abordar, pela ordem que entender, os aspectos relativos a cada um dos tpicos de desenvolvimento: - Defesa da dignidade humana - Afirmao do princpio da fraternidade humana - Defesa da tolerncia religiosa 18. Inserir, no contexto cultural do sculo XVIII, a problemtica relacionada com a difuso do pensamento das Luzes.
4.3 Portugal o projecto pombalino de inspirao iluminista

19. Explicitar o conceito iluminista de Despotismo Esclarecido. 20. Desenvolver o tema: - A reforma pombalina das instituies e o reforo da autoridade do Estado. A sua resposta deve abordar, pela ordem que entender, os aspectos relativos a cada um dos tpicos de desenvolvimento: - Reforma das instituies do Estado - Submisso das foras sociais - Reconstruo de Lisboa - Reforma do ensino.
2

Mdulo 5 O Liberalismo Ideologia e revoluo, modelos e prticas nos sculos XVIII e XIX Unidade 1 A revoluo americana, uma revoluo fundadora
1.1 Nascimento de uma nao sob a gide dos ideais iluministas 1. Relacionar os conceitos de Revoluo Liberal, Constituio, poca Contempornea. 2. Indicar os trs ideais iluministas adoptados pelas revolues liberais. 3. Analisar as causas do conflito que ops as colnias inglesas da Amrica do Norte metrpole. 4. Interpretar o significado histrico da chamada Festa de Ch de Boston. 5. Descrever, de forma sucinta, a sucesso de acontecimentos que precipitaram a Declarao de Independncia dos Estados Unidos da Amrica. 6. Referir os princpios iluministas consagrados na Declarao de Independncia dos Estados Unidos da Amrica. 7. Nomear os principais mentores da Revoluo Americana. 8. Dizer em que termos a Constituio de 1787 definiu o regime poltico dos Estados Unidos da Amrica. 9. Identificar os diversos rgos de cada um dos poderes estabelecidos pela Constituio Americana de 1787. 10. Interpretar as palavras de Turgot, revolucionrio francs, quando em 1788, chamou ao povo americano esperana do gnero humano.

You might also like