You are on page 1of 4

Classificao dos atos administrativos (Celso Antonio Bandeira de Mello ) a) Quanto aos destinatrios do ato I Atos individuais Os que

e tem por destinatrios sujeito ou sujeitos especificamente determinados. O ato individual pode ser singular ou plrimo. Singular se o destinatrio o nico sujeito especificado. Ex: aplicao de uma multa a um destinatrio. Plrimo se os destinatrios so mltiplos sujeitos especificados. Ex: a nomeao de uma lista de candidatos. II Atos gerais Os que tem por destinatrio uma categoria de sujeitos inespecificados, porque colhidos em razo de se inclurem em uma situao determinada ou em uma classe de pessoas. Exemplo: um edital de concurso pblico. b) Quanto ao grau de liberdade da Administrao em sua prtica I Ato vinculado o ato praticado sem margem alguma de liberdade para decidir-se, pois, a lei previamente tipificou o nico possvel comportamento diante de hiptese prefigurada em termos objetivos. II Ato discricionrio os que a Administrao pratica dispondo de certa margem de liberdade para decidir-se, pois a lei regulou a matria de modo a deixar campo para uma apreciao que comporta certo subjetivismo. Obs. 1 Mrito Administrativo

Obs. 2

c) Quanto situao de terceiros I Atos internos Aqueles destinados a produo de efeitos predominantemente no interior da Administrao. Ex: propostas, pareceres, informaes etc. no necessitam de publicao na impressa oficial, bastando a cientificao direta aos destinatrios ou a publicao em boletins internos de amplo conhecimentos dos agentes pblicos da repartio.

II Atos externos os que produzem efeitos fora da administrao, atingindo os particulares de um modo geral. Ex: admisso, licena etc. Em regra, s produzem efeitos em relao aos destinatrios aps sua publicao na impressa oficial. d) Quanto composio da vontade produtora do ato. I Ato simples os que so produzidos pela declarao jurdica de um nico rgo ou entidade administrativa. A manifestao de vontade emana de apenas um rgo ou entidade. Atos simples singulares so aqueles que a vontade expressada de uma s autoridade. Ato simples colegiais quando a vontade provm do concurso de vrias vontades unificadas de um mesmo rgo no exerccio de uma mesma funo. II Atos complexos os que resultam da conjugao de vontades homogneas (iguais) de rgos ou entidades diferentes. Ex: Aposentadoria III Atos compostos aquele em que existe um ato principal, oriundo de uma vontade principal, que deve ser ratificado, certificado ou autorizado por um ato acessrio, oriundo de uma vontade acessria. e) Quanto posio jurdica da Administrao I Atos de imprio os que a Administrao praticava no gozo de prerrogativas de autoridade, utilizando a sua supremacia administrativa. II Atos de gesto os que a Administrao praticava sem o uso de poderes comandantes, no qual no h a utilizao da supremacia administrativa. Ex: gesto de um servio pblico. III Atos de expediente So destinados a dar fluxo/andamento aos servios e processos internos dos rgos e entidades. f) Perfeio, validade e eficcia dos atos O ato administrativo perfeito quando esgotadas as fases necessrias sua produo. Portanto, ato perfeito o que completou o ciclo necessrio sua formao. Perfeio, pois, a situao do ato cujo processo de formao est concludo. O ato administrativo vlido quando foi expedido em absoluta conformidade com as exigncias do sistema normativo. Vale dizer, quando se encontra adequado aos

requisitos estabelecidos pela ordem jurdica. Verdade, por isto, a adequao do ato s exigncias normativas. O ato administrativo eficaz quando est disponvel para a produo de seus efeitos prprios; ou seja, quando o desencadear de seus efeitos tpicos no se encontra dependente de qualquer evento posterior, como uma condio suspensiva, termo inicial ou ato controlador a cargo de outra autoridade. Perfeito formao Vlido Lei Cumpriu o ciclo de formao? Sim Est de acordo com a lei? Sim Est apto a produzir efeitos? Sim O ato ser? Eficaz - Efeitos

Sim

Sim

No

Sim

No

Sim

Sim

No

No

No

----------

---------

Nota 01 Ato pendente aquele que ainda no est apto a produzir seus efeitos, em decorrncia de um termo ou condio. - termo Evento futuro e certo. (Ex: frias marcadas para 12 de dezembro de 2012. Em janeiro de 2012 as frias foram marcadas o ato vlido, perfeito, mas ainda no eficaz, pois, ainda no produziu efeitos em janeiro.) - condio Evento Futuro e incerto (Ex: O individuo foi nomeado, mas ainda no sabe a data de sua posse. A posse um evento futuro e incerto, pois, ele ainda no sabe qual ser a da ta da posse.) Nota 2 O ato invlido pode produzir seus efeitos enquanto no for declarada sua nulidade, em razo do atributo da presuno de legitimidade.

g) Atos vlidos, nulos e anulveis (Teoria dualista de nulidade) I Atos Vlidos

II- Atos nulos III- Atos anulveis

2. Espcies dos Atos 2.1. Atos Administrativos Normativos


Destinam-se a esclarecer e detalhar a interpretao e aplicao de uma lei. Ex.: Decreto, regulamento, resoluo, instruo normativaregimento interno, deliberaes, provimento.

2.2. Atos Administrativos Ordinatrios


Destinam-se a organizar, estruturar, escalonar e dispor sobre as competncias relativas a atividade administrativa. Alm disso, destina-se a distribuir competncias, rever, revisar, anular, revogar e convalidar os atos administrativos dos agentes subordinados. Ex.: Ordem de servio, despacho, ofcio, memorando, aviso, circular, portaria.

2.3. Atos Administrativos Enunciativos


So aqueles em que a autoridade competente declara uma situao pr-existente e sobre ela emite um juzo tcnico de valor. Serve de suporte (subsdio) pra uma futura deciso. Ex.: Parecer, laudo tcnico ou pericial, certido, atestado, relatrio tcnico, nota tcnica.

2.4. Atos Administrativos Negociais


So aqueles em que a vontade (interesse) manifestada pelo Poder Pblico atende a uma solicitao ou interesse individual de um particular. Ex.: Concesso, autorizao, permisso, alvar, licena, admisso, aprovao.

2.5. Atos Administrativos Punitivos


Destinam-se a impor sanes administrativas aos particulares ou servidores. Ex.: Advertncia, multa, suspenso, demisso, embargo (de obra), interdio (de estabelecimento), apreenso.

You might also like