You are on page 1of 9

ANAIS DO SETA, Nmero 4, 2010

682

SIMPATIA PELO DIABO: UM ESTUDO SOBRE SAT EM A HORA DO DIABO, DE FERNANDO PESSOA
Luciano de SOUZA1

RESUMO: Ao transpor as fronteiras dos textos religiosos em que se originou, o Diabo veio a se tornar, nos domnios da literatura, um smbolo recorrente e de indisputvel significncia, como atestam suas vrias e multifacetadas manifestaes literrias. Partindo, pois, de uma interpretao do Demnio enquanto smbolo literrio de extensa tradio, o presente trabalho tem por objetivo a anlise da representao de Sat no conto A Hora do Diabo, de Fernando Pessoa. Tenciona-se, em substncia, por meio de uma leitura analtico-comparativa do discurso de Satans, deslindar a figura do Tentador enquanto sumo conhecedor de mistrios e iniciador que, ao longo da narrativa, sumariza e expe ao leitor o pensamento esotrico de Fernando Pessoa para, a partir da, estabelecer uma relao entre os desgnios do Diabo, o Oculto e o fazer potico. Palavras-chave: Diabo; Literatura; Fernando Pessoa; Oculto; Fazer Potico.

ABSTRACT: By crossing the borders of the religious texts in which it originated, the Devil became, in the realms of literature, a recurring and indisputably significant symbol, as its various and manifold literary manifestations bear witness. Starting, thus, from an interpretation of the Devil as a literary symbol of broad tradition, this paper aims at analyzing the representation of Satan in the short-story A Hora do Diabo, by Fernando Pessoa. By means of an analytical comparative study of Satans discourse, our purpose is, essentially, to unfold the figure of the Tempter as the supreme bearer of mysteries and the initiator who, along the narrative, synthesizes and exposes to the reader Fernando Pessoas esoteric thought in order to, from this point on, establish a relation among the Devils intent, the Occult and the poetic creation. Keywords: The Devil; Literature; Fernando Pessoa; The Occult; Poetic Creation.

Il n'y a pas d'oeuvre d'art sans collaboration du dmon. Andr Gide Why call Satan a modern poet? Harold Bloom

1. Introduo Esta pesquisa de mestrado tem por objetivo analisar a figura do Demnio no conto A Hora do Diabo (1988), de Fernando Pessoa (1888-1935), a partir de um enfoque que se ocupa das representaes literrias de Sat em suas diversas manifestaes, de modo a compreendlas como expresses decorrentes de determinadas conjunturas socioculturais ou mesmo do prprio substrato intelectual e artstico que embasa a potica de um autor. Em ambos os casos, o que se busca compreender o Demnio como personagem literrio (Bloom, 2008, p. 14)
Mestrando do programa de ps-graduao em Literatura Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Sociais da Universidade de So Paulo (FFLCH-USP) e bolsista da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo (FAPESP). Orientadora: Profa. Dra. Llian Lopondo.
1

ANAIS DO SETA, Nmero 4, 2010

683

que deixa atrs de si as fronteiras dos textos religiosos em que se originou para alar vo rumo infinitude das searas literrias. Tendo sido publicado em 1988 por obra de Teresa Rita Lopes, a partir de seu trabalho de seleo e organizao dos textos fragmentrios constantes do envelope 277W do esplio de Fernando Pessoa2, A Hora do Diabo trata-se, segundo Lopes (2004), de mais um de tantos outros projetos pensados porm no consumados do poeta assim como seu Fausto, com o qual, inclusive, o conto mantm elos estreitos. Importa assinalar, alis, que a ascendncia do Demnio na obra de Pessoa de forma alguma se limita unicamente a esta narrativa, pois notria uma presena obsessiva de Sat nos escritos do poeta (Lopes in Pessoa, 2004, p. 34). Mas, como bem sabido, Fernando Pessoa no foi o nico escritor cuja produo espelha um fascnio pela figura do Diabo. Em verdade, conforme aponta Maximilian Rudwin (1973), Sat um velho personagem literrio, talvez to antigo quanto a prpria literatura, e muitos Milton, Blake, LeSage, Baudelaire, entre tantos outros foram aqueles que registraram com suas penas os passos claudicantes do Anjo Cado. Pode-se mesmo dizer, afinal, que nos tortuosos recnditos da mente humana que Lcifer encontra refgio aps sua mtica expulso das esferas celestiais. E, ao fazer do imaginrio dos homens seu pandemnio3, o Diabo passa a inquiet-los com sua enigmtica figura, inflamando-lhes o intelecto e, por conseguinte, tornando-se o cerne de discusses travadas no somente em mbito religioso, mas tambm filosfico e artstico. No por acaso Roland Villeneuve (1998, p. 814) postula que o mito de Sat toma forma a partir do momento em que o pensamento criador e o discurso entram em jogo. Arcanos polissmicos de um tar monotemtico, as vrias representaes literrias de Sat dentre elas o Rebelde, o Verdugo de Deus e o Ironista dispem-se, aos olhos do leitor, em um jogo que revela, em verso e prosa, a fortuna do Prncipe das Trevas nos domnios da literatura, onde, de fato, ele se manifesta como um smbolo de mltiplas semioses que perscruta a alma do homem com olhos de esfinge. Com efeito, Harold Bloom (2008, p. 57) declara mesmo que demnios e o Diabo ou diabos so mais interessantes em contextos literrios e visuais do que naquilo que ainda so os textos cannicos da f crist.
Embora a organizao do texto tenha sido de total responsabilidade de Lopes, como ela mesma reconhece, seu trabalho foi guiado por um possvel plano de composio antevisto por Fernando Pessoa, uma vez que, das dezenove folhas presentes no envelope, somente duas no faziam nenhuma referncia titular ao (projeto de) conto, enquanto as demais traziam indicaes que variavam de Hora do Diabo a Devils Night. 3 O termo pandemnio (do ingls pandemonium), comumente associado idia de confuso, desgoverno, foi cunhado por Milton em Paraso Perdido (1667) para nomear o palcio de Sat no Inferno.
2

ANAIS DO SETA, Nmero 4, 2010

684

1.2 O Diabo em Pessoa Esta tradio que se ocupou do Demnio (re)definindo, em prosa e verso, seu papel na literatura ao longo dos tempos no era estranha a Fernando Pessoa, que at mesmo acalentara a idia de um poema que representasse o Tentador como o esprito do Bem (apud Lopes in Pessoa, 2004, p. 13). Assim, no deve causar surpresa o fato de que, em A Hora do Diabo, Pessoa acabe por plasmar uma representao de Sat que, exprimindo-se com uma voz de regao, embaladora como a Lua (Lopes in Pessoa, 2004, p. 16), revela-se despojada dos parmetros dogmticos cristos. Como Lopes, tambm Robert Brchon (1999) para quem Fernando Pessoa tinha o Diabo no intelecto (1999, p. 145) reconhece esse influxo satnico na obra do poeta, chegando at a julgar pertinente a realizao de um estudo que se ocupe da figura do Demnio na literatura pessoana. Assim, de certa forma, assumindo a idia de Brchon, cumpre assinalar que a anlise da narrativa que constitui o corpus desta pesquisa se desenvolver em paralelo a um levantamento acerca do estatuto do Diabo nos escritos de Fernando Pessoa. Tal investigao, por seu turno, orienta-se principalmente a partir do trabalho de Teresa Rita Lopes e Yvette K. Centeno enquanto pesquisadoras e divulgadoras do esplio de Fernando Pessoa. Em Pessoa por conhecer e Pessoa indito, da primeira, e em boa parte da produo ensastica da segunda, so apresentados um grande nmero de documentos que at ento se achavam esquecidos na mtica arca do poeta e que, vindo a lume, descrevem facetas muitas vezes incgnitas de um autor que era mltiplo por excelncia. De fato, para Centeno (1985), no exame do esplio de Pessoa que reside a chave para muitos dos enigmas que se encerram em sua obra. No que concerne especificamente presente pesquisa, a publicao desses documentos permite que se tracem as manifestaes do Diabo em Fernando Pessoa at os primrdios de sua produo, ainda nos dias de Durban, em escritos atribudos a algumas das primeiras personalidades literrias por ele delineadas: Raphael Baldaya, Charles Robert Anon, Joaquim Moura Costa, Alexander Search e David Merrick. A este ltimo, inclusive, Teresa Rita Lopes (1990) credita o possvel texto-gnese de A Hora do Diabo, que surge primeiro como um poema Satans Soliloquy e, posteriormente, em um projeto de conto The Devils Voice que integraria uma coletnea chamada Tales of a Madman. Por fim, possivelmente em 1916, em seu Tratado da Negao, o astrlogo Raphael Baldaya vislumbra Lcifer que tambm empresta seu nome a um poema no inconcluso

ANAIS DO SETA, Nmero 4, 2010

685

Fausto de Pessoa de uma perspectiva que se distingue por inserir a figura do Diabo nas reflexes metafsicas que permeariam, desde o princpio, a obra do poeta:
[...] H dois princpios em luta: o princpio de Afirmao, de Espiritualidade, de Misticismo, que o Cristo (para ns, actualmente), e h o de Negao, de Materialidade, de Clareza, que o Pago. Lcifer o portador da Luz, o smbolo nominal do Esprito que Nega. A revolta dos anjos criou a Matria, regresso ao No-Ser, libertao da Afirmao (apud Lopes, 1990, p. 233).

Seguindo pela mesma via diabolica percorrida por Baldaya, Bernardo Soares, em um texto denominado Declarao de diferena, manifesta seu interesse por uma representao de Sat que, como o Lcifer referido pelo astrlogo, se projeta para alm das Escrituras e do horizonte literrio. Neste apontamento que, alis, revela significativa semelhana com o texto de Baldaya com relao interpretao de Sat em termos que remetem filosofia hermtica , o autor do Livro do Desassossego declara o encanto exercido sobre ele pelo Demnio:
A nossa simpatia grande pelo ocultismo e pela arte do escondido [...] Sat, sem que o queiramos, possui para ns uma sugesto como que de macho para fmea. A serpente da Inteligncia Material enroscou-se-nos no corao, como no Caduceu simblico do Deus que comunica Mercrio, senhor da Compreenso (Pessoa, 2006, p. 429).

Constata-se, pois, com a leitura dos escritos de Raphael Baldaya e Bernardo Soares, que o sabido interesse do diablico4 Fernando Pessoa pelas cincias ocultas est, em certo grau, inextricavelmente associado figura de Sat, ou mais precisamente, a uma concepo heterodoxa que o poeta tinha dela, como fica patente nos escritos de Alexander Search ou C. R. Anon, por exemplo. Pode-se aventar que essa noo particular de Sat que Pessoa manifesta em seus textos engendrada, por certo, como conseqncia de seu inaudito interesse pelo tema e a matria esotrica da qual ele se ocuparia, com maior ou menor diligncia, at o fim da vida, relacionam-se em conbio em sua potica, de certo modo transmutando-se em uma espcie de topos binrio um hermetismo satnico, diga-se que no somente constitui o elemento central em A Hora do Diabo, como com freqncia ecoa em vrios de seus apontamentos:
No romance O pndulo de Foucault, Umberto Eco retrata, com erudio e ironia, as experincias daqueles que, atrados pelos mistrios do Ocultismo, enlevam-se no estudo deste em suas inmeras ramificaes. Estes diablicos tal como Eco os designa em muito se assemelham a Pessoa, que, como lembra Richard Zenith, sentia um inegvel fascnio por praticamente tudo o que pode caber, bem ou mal, no termo esotrico (2006, p. 467).
4

ANAIS DO SETA, Nmero 4, 2010

686

[...] na ordem das coisas e das almas, somos subditos do a quem S. Paulo, alto iniciado, chamou o Prncipe deste Mundo. Esse Prncipe, como todos sabemos, Satan, porque este mundo o Inferno de que fallam. O fogo eterno aqui no eterno porque dure sempre para cada um, mas (porm) eterno porque dura sempre (apud Centeno, 1985, p. 18).

E, no menos diabolicamente hermtico:

Tudo um. O satnico to somente a materializao do divino. [...] Deus um esprito, diz a Bblia: e o divino (em relao a este mundo) espiritual. O Diabo a matria (corpo) e a Trindade Satnica: o Mundo, a Carne e o Diabo. O Diabo (Saturno) a Limitao (apud Quadros, 1989, p. 155).

1.2. Dom Fernando5: poeta obscuro, poeta do obscuro Obscurum per obscurius, ignotum per ignotius6. Diante da argumentao acima, a tradicional divisa alqumica ilustra, com propriedade, os rumos que conduzem esta pesquisa. Afinal, a composio do presente estudo sustenta-se, de fato, em uma leitura especfica do corpus em questo na qual a exegese do singular Diabo pessoano est diretamente relacionada seno mesmo condicionada investigao de uma peculiar faceta da potica de seu criador, faceta esta que, mesmo reconhecida em sua pertinncia e significncia (como atestam estudos de Antnio Quadros, Dalila Pereira da Costa e Yvette K. Centeno), ainda se deixa vislumbrar, talvez por sua prpria natureza enigmtica, em densas brumas de mistrio. Falase, aqui, enfim, do pensamento esotrico de Fernando Pessoa. Pulsando mais vivamente em poemas de lvaro de Campos e na poesia ortnima, de acordo com Dalila P. da Costa (1987), o interesse de Pessoa pelo Oculto se revela em mbito literrio j nos versos de uma de suas primeiras personalidades poticas, o ingls Alexander Search, e perdura at o final dos seus dias, sem jamais cessar de exprimir a busca do poeta pelo mistrio das coisas. De fato, como aponta Centeno, estabelecido que a compreenso de diversos poemas de Pessoa s possvel luz (bruxuleante) das cincias hermticas (1978). Germinando em searas onde se arraigam matrias esotricas como gnosticismo, alquimia, astrologia, etc., a prosa arcana de A Hora do Diabo esteada, principalmente, nos
5

Foi desta forma que o ocultista ingls Aleister Crowley se dirigiu a Fernando Pessoa ao responder a uma carta na qual o poeta, escrevendo para os editores de Crowley, alertava para incorrees no horscopo do mago. Este episdio indica, alis, o incio do atribulado contato entre o mstico ingls e Pessoa. 6 Alcanar o obscuro e o desconhecido por aquilo que ainda mais obscuro e desconhecido.

ANAIS DO SETA, Nmero 4, 2010

687

monlogos que exprimem a vox diaboli no texto compartilha com as poesias ocultistas de Pessoa o esoterismo que, segundo Jos Augusto Seabra (1982), subjaz (e transcende) a experincia potica do autor de Mensagem. Para Seabra (1982, p. 159), com efeito, os poemas que se abrigam sob a gide do ocultismo revelam [...] a consubstanciao da experincia simblica e da experincia potica em Fernando Pessoa. Antnio Quadros (s/d) afirma que Pessoa, em sua poesia, deu a conhecer as trs vias de iniciao que lhe eram mais caras, a saber, a iniciao dionisaca e rfica, a iniciao templria e, finalmente, a iniciao rosa-cruciana, cada qual referida, respectivamente, segundo Quadros, nos poemas O ltimo sortilgio, Eros e Psique e No Tmulo de Christian Rosencreutz. Considerando que a criao literria , para Fernando Pessoa, uma das faces do mistrio inicitico (Centeno, 1985, p. 11), e que, como nota Teresa Rita Lopes (2004), Sat, em A Hora do Diabo, ao fecundar o feto no ventre de Maria pelo Verbo, confere-lhe o grau de poeta-gnio, possvel, pois, identificar no conto uma quarta forma de iniciao: a iniciao diablica, que instituiria um elo entre a figura do Demnio e o fazer potico.

2. Objetivos a partir de uma interpretao do Demnio enquanto smbolo literrio que se configura o objetivo da presente pesquisa, qual seja, a anlise da representao de Sat no conto A Hora do Diabo, de Fernando Pessoa autor que, nutrindo grande interesse por simbolismos os mais diversos, chegara mesmo a afirmar que tudo smbolo e analogia (Pessoa, 1996, p.75). Destarte, partindo da premissa que reconhece em A Hora do Diabo o reverso, em prosa, do emblema que caracteriza o esoterismo na escrita de Pessoa (cujo anverso se ilustra, por seu turno, nos versos de Iniciao ou Alm-Deus, entre outros), o que se busca, neste estudo, o deslinde da figura de Sat enquanto hierofante que, ao longo da narrativa, sumariza e expe o pensamento esotrico de Fernando Pessoa, porm sem usurpar ao oculto aquilo que lhe inerente e estatutrio7. Conquanto Teresa Rita Lopes (2004), em seus comentrios acerca do conto, j tenha identificado no Diabo a figura de um Iniciador e, na fala deste, a prxis da iniciao, pretende-se, nesta pesquisa, aprofundar o estudo das implicaes contidas em tal imagem de Sat no texto de Pessoa. Tenciona-se elucidar,

No documento numerado 54-75 do esplio de Pessoa, o poeta afirma que [...] ainda que se quizesse revelar claramente o occulto, se no poderia revelar, por no haver para elle palavras com que se diga. (Pessoa apud Centeno, 1985, p. 70-71).

ANAIS DO SETA, Nmero 4, 2010

688

portanto, em que nvel o Demnio se faz presente na narrativa como o guia do qual, segundo o prprio poeta, no se pode prescindir na jornada ao oculto (apud Centeno in Pessoa, 1997, p. 387).

3. Plano de anlise A Hora do Diabo narra o encontro, em um cenrio onrico, entre Sat e uma mulher chamada Maria, que carrega em seu ventre uma criana a quem o Demnio declaradamente se dirige em sua fala. Este arrazoado do Diabo, que desde o princpio assume um tom de monlogo ocasionalmente entremeado por breves intervenes de Maria , no exprime claramente as intenes do Tentador ao abordar me e filho. Por essa razo, para se apreender os possveis desgnios do Prncipe das Trevas na narrativa, necessrio examinar no somente seu discurso, mas cuidar tambm das consideraes do narrador, assim como do breve, porm elucidativo dilogo do filho j adulto com a me. Pretende-se alcanar o escopo referido neste trabalho por meio de uma leitura analtico-comparativa do discurso de Sat, na medida em que os monlogos que constituem esse discurso aliam ao lastro ocultista presente no conto tantas outras referncias tradio histrico-literria que tem por objeto o topos do Diabo e que so, outrossim, igualmente significativas para o devido entendimento do texto segundo a abordagem proposta. Entende-se, no que concerne relevncia do tema, que a pesquisa ora proposta, ao convidar reflexo acerca de A Hora do Diabo, preenche uma lacuna ou abre uma porta nas investigaes sobre a obra de Fernando Pessoa, pois, embora o conto tenha vindo a pblico, pela primeira vez, em 1988, a crtica pessoana at o momento no se ocupou dele. Salvo pelo breve estudo que Teresa Rita Lopes incluiu nas duas edies do texto (a primeira, lanada pela editora Rolim, em 1988, e a segunda, de 1997, pela Assrio e Alvim) e por menes que ela faz em outros trabalhos seus (Pessoa por conhecer, de 1990 e Pessoa Indito, de 1993), as badaladas que anunciaram a Hora do Diabo passaram despercebidas nos crculos de estudos pessoanos. Tal descaso sem dvida se mostra descabido, pois, no sendo caso avulso na obra de Pessoa (Lopes in Pessoa, 2004, p. 27), o corpus analisado decerto conduz, ainda que por sendas labirnticas, a tpicos primordiais da literatura do poeta. Como observado anteriormente, o aspecto historiogrfico de suma importncia na elaborao e consecuo do presente trabalho, uma vez que a atuao de Sat na trama urdida por Pessoa decorre, outrossim, de inmeros contextos nos quais o Diabo esteve inserido e dos diversos aspectos por ele assumidos desde seus primrdios. Assim, tendo em foco a abrangncia e significncia dos elementos componentes do conceito arquetpico do Demnio

ANAIS DO SETA, Nmero 4, 2010

689

na relao Histria-Literatura, a primeira parte do estudo configura-se como um estudo diacrnico da figura do Anjo Cado, partindo de sua gnese histrico-religiosa, prosseguindo com a anlise de importantes mutaes por ele sofridas e finalizando por contextualiz-lo em diversas manifestaes literrias pertinentes, com as quais o texto de Fernando Pessoa implcita ou explicitamente dialoga. A segunda parte, por sua vez, ir discorrer acerca da j citada presena obsedante do Demnio nos escritos do poeta, pois, mesmo que no se faam presentes em legio, as referncias a Sat na vida-obra de Pessoa so por demais relevantes ainda que por vezes enigmticas para serem ignoradas. Por essa razo, entende-se que o exame desses escritos, ou antes, dos temas sobre os quais eles versam mormente aqueles que assomam e se entretecem na narrativa , condio indispensvel para uma compreenso acurada de A Hora do Diabo. Por fim, na terceira e ltima parte as veredas percorridas nos dois segmentos anteriores convergem-se e imbricam-se, redundando em uma via nica cujo percurso se traduz na anlise do conto per se.

4. Concluso Yvette Centeno (1988) ensina que para o mistrio qualquer revelao plena incabvel; desta forma, tambm no se busca encontrar respostas definitivas ao final deste trajeto em que, no plano ficcional, o pensamento esotrico e a literatura de Fernando Pessoa se coadunam sob o signo do Diabo. Como em uma pea encenada na aurora do mundo, as aes de cada personagem so entrevistas por uma neblina difana que se precipita sobre a diablica prosa do autor portugus. Porm, considerando a abrangncia do misticismo e do simbolismo pessoano, possvel imaginar que aquela neblina decerto se origina na mesma estao das brumas que, em Nevoeiro poema que sela a Mensagem , precede e anuncia o advento do Encoberto. Entretanto, a nebulosidade que paira neste conto que Pessoa consagra ao Demnio prenuncia no um tempo de despertar, mas, antes, um tempo de adentrar nos domnios do sonhar para l vislumbrar, em um colquio inicitico, a fecundao do poetagnio.

REFERNCIAS
BLOOM, Harold. Anjos cados. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008. BRCHON, Robert. Estranho estrangeiro: uma biografia de Fernando Pessoa. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 1999.

ANAIS DO SETA, Nmero 4, 2010

690

CENTENO. Y. K.; RECKERT, Stephen. Fernando Pessoa (Tempo-Solido-Hermetismo). Lisboa: Moraes Editores, 1978. CENTENO, Y. K. Fernando Pessoa e a filosofia hermtica (fragmentos do esplio). Lisboa: Presena, 1985. ______. Fernando Pessoa: o amor, a morte, a iniciao. Lisboa: A Regra do Jogo, 1985. COSTA, Dalila Pereira da. O esoterismo de Fernando Pessoa. 3. ed. Porto: Lello & Irmo Editores, 1987. ECO, Umberto. O pndulo de Foucault. Rio de Janeiro: Record, 1989. LOPES, Teresa Rita. Pessoa Indito. Lisboa: Livros Horizonte, 1993. ______. Pessoa por conhecer roteiro para uma expedio. Lisboa: Estampa, 1990. PESSOA, Fernando. A Hora do Diabo (edio e prefcio de Teresa Rita Lopes). Lisboa: Assrio & Alvim, 2004. ______. A Procura da Verdade Oculta - Textos filosficos e esotricos (Prefcio, organizao e notas de Antnio Quadros.). 2. ed. s/l: Mira-Sintra Mem Martins: Publ. Europa-Amrica, 1989. ______. Escritos autobiogrficos, automticos e de reflexo pessoal (edio e posfcio de Richard Zenith). So Paulo: A Girafa, 2006. ______. Livro do desassossego. 2. ed. So Paulo: Companhia das Letras, 2006 ______. Mensagem Poemas esotricos (edio crtica, Jos Augusto Seabra coordenador). s/l: ALLCA XX / SCIPIONE CULTURAL, 1997. ______. Primeiro Fausto. So Paulo: Iluminuras, 1996. QUADROS, Antnio. Ocultismo, Iniciao, Procura Teolgica. In.: Fernando Pessoa. 2. ed. Lisboa: Arcdia, s/d. RUDWIN, Maximilian. The Devil in Legend and Literature. 2. ed. Illinois: Open Court Publishing Company, 1973. SEABRA, Jos Augusto Seabra. Fernando Pessoa ou o poetodrama. So Paulo: Perspectiva, 1982. VILLENEUVE, Roland. Sat. In: BRUNEL, Pierre (org.). Dicionrio de mitos literrios. 2. ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1998.

You might also like