You are on page 1of 10

30/1/2014

O que Computao em Nuvens?

Faa uma busca

buscar

Assuntos

Novidades

Mais Lidas

Android

iOS

Windows Phone

Jogos

Windows 8

Mega C

TecMundo Internet Computao em nuvem O que Computao em Nuvens?

Anncios Google

Servidor nuvem

O que Computao em Nuvens?


Tw eet 50 Like 712 61

Cada vez mais, a computao em nuvens est presente no cotidiano. Mas do que se trata
89 273.887 visualizaes

Por Danilo Amoroso em 13 de Junho de 2012

At poucos anos atrs, a computao em nuvens (do ingls cloud computing) era tida como uma tendncia. A aposta era a de que ningum mais precisaria instalar programa algum em seu computador para realizar desde tarefas bsicas (como mexer com planilhas) at trabalhos mais complexos (vide edio de imagens e vdeos), pois tudo seria feito pela internet. Neste artigo, voc vai aprender mais sobre os conceitos bsicos de computao em nuvens e tambm conferir o panorama atual desta tecnologia, uma vez que possvel encontrar cada vez mais servios que funcionam a partir de uma conexo com a internet.

mais

shop
http://www.tecmundo.com.br/computacao-em-nuvem/738-o-que-e-computacao-em-nuvens-.htm 1/10

30/1/2014

O que Computao em Nuvens?

O conceito
Quando se fala em computao nas nuvens, fala-se na possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet. Quer dizer, voc no precisa instalar aplicativos no seu computador para tudo, pois pode acessar diferentes servios online para fazer o que precisa, j que os dados no se encontram em um computador especfico, mas sim em uma rede. Uma vez devidamente conectado ao servio online, possvel desfrutar suas ferramentas e salvar todo o trabalho que for feito para acess-lo depois de qualquer lugar justamente por isso que o seu computador estar nas nuvens, pois voc poder acessar os aplicativos a partir de qualquer computador que tenha acesso internet. Basta pensar que, a partir de uma conexo com a internet, voc pode acessar um servidor capaz de executar o aplicativo desejado, que pode ser desde um processador de textos at mesmo um jogo ou um pesado editor de vdeos. Enquanto os servidores executam um programa ou acessam uma determinada informao, o seu computador precisa apenas do monitor e dos perifricos para que voc interaja.

O Dropbox, um belo exemplo


Um exemplo perfeito de computao em nuvens so os servios de sincronizao de arquivos, como o Dropbox, que um dos servios mais eficientes nesse sentido. Com ele, tudo o que voc precisa fazer reservar um espao do disco rgido, o qual ser destinado para a sincronia nas nuvens. Ao copiar ou mover um arquivo nesse espao, ele ser duplicado no servidor do aplicativo e tambm em outros computadores que tenham o programa instalado e nos quais voc acesse a sua conta.

http://www.tecmundo.com.br/computacao-em-nuvem/738-o-que-e-computacao-em-nuvens-.htm

2/10

30/1/2014

O que Computao em Nuvens?

O Dropbox apenas um exemplo entre vrios outros. Grandes empresas tm cada vez mais interesse na computao em nuvens, como a Google, que oferece vrios aplicativos que rodam diretamente em seu navegador.

assu

Google est sempre com a cabea nas nuvens


O Gmail, por exemplo, traz uma poro de funes para organizar no s as mensagens, mas tambm os arquivos recebidos com elas. Ele tambm conta filtros de mensagens e incorpora o seu mensageiro oficial, chamado Google Talk. O Google Maps outro exemplo, j que, com ele, pode-se navegar para qualquer lugar do mundo a partir de uma referncia. Alm disso, voc pode criar trajetos para andar de carro pela sua cidade, partindo de um ponto e tendo uma localizao como destino. No podemos deixar de mencionar tambm o Google Docs, que tem uma poro de ferramentas no estilo Office, com as quais voc pode acessar um timo processador de textos, uma ferramenta para planilhas e at mesmo criar e visualizar apresentaes de slides. O Google Music tambm merece meno, j que possibilita a voc ouvir a sua coleo de msicas onde quer que esteja. As faixas podem ser adicionadas e ouvidas a partir de qualquer computador, bastando voc usar o seu login. A prova de que a Google uma das grandes partidrias da computao em nuvens o Chrome OS, o sistema operacional desenvolvido pela gigante que tem o intuito de funcionar exclusivamente com aplicativos web, o que exige muito menos capacidade de processamento de uma mquina.

http://www.tecmundo.com.br/computacao-em-nuvem/738-o-que-e-computacao-em-nuvens-.htm

3/10

30/1/2014

O que Computao em Nuvens?

(Fonte da imagem: Reproduo/Google Operating System)

A Microsoft e o Live
A Microsoft, por sua vez, tem na manga os vrios servios disponveis pelo Live. Alm de conferir suas mensagens do Hotmail, voc pode acessar o Messenger mesmo que no o tenha instalado no computador para conversar com seus contatos. Pelo Live, tambm possvel acessar e usar os recursos de uma verso online da sute Office, composta pelos aplicativos Word, Excel, PowerPoint e OneNote. Os arquivos so salvos online, mas tambm possvel baix-los para o computador que voc quiser. Para armazenamento online, a Microsoft tem o SkyDrive, que disponibiliza atualmente 25 GB para voc armazenar o que quiser. Tanto para documentos ou imagens de tamanho pequeno como para arquivos maiores, tudo pode ser feito nas nuvens, sem a necessidade de mdias fsicas.

http://www.tecmundo.com.br/computacao-em-nuvem/738-o-que-e-computacao-em-nuvens-.htm

4/10

30/1/2014

O que Computao em Nuvens?

Apple, streaming e at jogos


A Apple no ficou de fora e anunciou, junto com a verso 5 do iOS, o iCloud, que integra dados do se computador Mac ou Windows com seu iPad, iPhone ou iPod touch, com a vantagem de sincronizar emails, favoritos do navegador e msicas, entre outros. A listagem de exemplos no para. Com os servios Hulu e Netflix, voc tem disposio vrios filmes e sries de TV para assistir via streaming. Para quem gosta de editar imagens, a Adobe tem uma verso online e gratuita do Photoshop. Prova de que a computao em nuvens vai permitir que donos de mquinas mais modestas desfrutem de tecnologias avanadas o servio OnLive, no qual os jogos so rodados em servidores remotos, enquanto o seu computador apenas reproduz a transmisso via streaming e envia os comandos que voc der. E o prospecto positivo para a execuo de games nas nuvens. O prprio presidente da Eidos, Ian Livingstone, afirmou, durante a Launch Conference de 2011, que o futuro dos games est nas nuvens. Para ele, no futuro, ser comum utilizar aparelhos portteis conectados a plataformas de software.

http://www.tecmundo.com.br/computacao-em-nuvem/738-o-que-e-computacao-em-nuvens-.htm

5/10

30/1/2014

O que Computao em Nuvens?

Game sendo rodado pelo OnLive. (Fonte da imagem: Baixaki)

Entre vantagens e desvantagens


Como voc pode ver, as vantagens proporcionadas pela computao em nuvens so muitas. Uma delas talvez a mais impactante para a maior parte das pessoas a no necessidade de ter uma mquina potente, uma vez que tudo executado em servidores remotos. Outro benefcio a possibilidade de acessar dados, arquivos e aplicativos a partir de qualquer lugar, bastando uma conexo com a internet para tal ou seja, no necessrio manter contedos importantes em um nico computador. No entanto, nem tudo so flores. O armazenamento nas nuvens tambm gera desconfiana, principalmente no que se refere segurana. Afinal, a proposta manter informaes importantes em um ambiente virtual, e no so todas as pessoas que se sentem vontade com isso. Deve-se ressaltar tambm que, como h a necessidade de acessar servidores remotos, primordial que a conexo com a internet seja estvel e rpida, principalmente quando se trata de streaming e jogos. E deve-se levar em conta tambm que os servidores ficam em lugares distantes, portanto, uma internet instvel ou de baixa velocidade prejudicial para o aproveitamento pleno da tecnologia. Mas no h dvidas de que a computao em nuvens uma realidade cada vez mais slida. Nos ltimos anos, grandes empresas tm dado muita ateno a esta tecnologia, e tudo nos faz crer que isso vai continuar. ..... A computao em nuvens faz parte do seu dia a dia e cresce em um ritmo frentico. Agora, fica
http://www.tecmundo.com.br/computacao-em-nuvem/738-o-que-e-computacao-em-nuvens-.htm 6/10

30/1/2014

O que Computao em Nuvens?

a expectativa da evoluo de seus patamares por exemplo, ser mesmo possvel rodar todo um sistema operacional nas nuvens? Aguardemos as cenas dos prximos captulos.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugesto para atualizarmos esta matria? Colabore com o autor clicando aqui!

Recomendamos para voc


Garota de Nova York ganha o ttulo de bumbum mais famoso do AMD apresenta primeiro chip ARM 64-bit para servidores

8 eletrnicos que podem transformar nossas vidas em breve Aprenda sobre treinamentos de alta qualidade em tecnologia
(Dell)
Recomendado por

P atroc inado

Saiba mais
Sony comenta possvel expanso de servios na nuvem para PCs
http://www.tecmundo.com.br/computacao-em-nuvem/738-o-que-e-computacao-em-nuvens-.htm 7/10

30/1/2014

O que Computao em Nuvens?

Box agora oferece 10 GB gratuitos para armazenamento na nuvem Qual o servio de compartilhamento de arquivos nas nuvens mais rpido?

Os playgrounds mais fenomenais e criativos do mundo

Garotas orientais mostram a importncia do ngulo em vdeos surpreendentes

Que tal beber 2 L de CocaCola de uma vez s, como o garoto deste vdeo?

Comentrios (89)
89 comments Add a comment...

Also post on Facebook Vivendo Suavem ente Suave Microlins Brasil Oficial A tecnologia a alma da sobrevivncia Reply Like Follow Post January 12 at 10:29pm Willian Dourado Works at Herana Cultural Capoeira Computao nas nuvens Reply

Posting as Kellen Vinente (Not you?)

Comment

1 Like Follow Post October 26, 2013 at 8:50pm Follow Top Commenter 172 subscribers

ATeia da Razo

realidade muito longe do brasil com nossa internet lixo. mesmo a gvt, mentirosa dizendo na propaganda que nossa internet to rapida qnnto a la de fora. la fora qqer residencia ja tem 100mbps. Reply Like Follow Post November 25, 2013 at 5:25pm Tas ndia Follow Top Commenter

muito interessante! jogos, musicas, textos, imagens.. tudo guardado nas nuvens, de qualquer lugar com internet rpida pode ser acessado atravs de uma conta com login e senha.
http://www.tecmundo.com.br/computacao-em-nuvem/738-o-que-e-computacao-em-nuvens-.htm 8/10

30/1/2014

acessado atravs de uma conta com login e senha.

O que Computao em Nuvens?

acho q valido, pois ningum est a salvo de queimar o HD ou perder o pendrive :( s ter cuidado para no colocar nas nuvens arquivos de relevada importncia, ningum est a salvo dos xeretas desautorizados invasores de contas. Reply Like Follow Post November 9, 2013 at 3:42am Jos Cleuber Rocha Follow

TAMBM NO GOSTO! PODE SER QUE NO FUTURO NO EXISTA MAIS PROGRAMAS E TUDO SER FEITO ATRAVS DE UMA REDE, TIRANDO NOSSA PRIVASSIDADE TOTALMENTE Reply Like Follow Post October 12, 2013 at 8:01pm Alexandre Sousa Centro Educacional 04 Nao gosto da ideia, pq isso vai facilitar todos saberem dos dados importantes das pessoas. Reply Like Follow Post October 8, 2013 at 3:07pm Jhonny Robson Agente Distribuidor - Dpto de Marketing at ATM Global Solutions WCM777, a mais avanada empresa de Armazenamento em Nuvem, http://jrobson777.blogspot.com.br/ Reply 1 Like Follow Post August 10, 2013 at 11:15am

Marduk Sergio Ribeiro Follow Distribuidor Independente w cm777- Grupo Fenix MMN 49-9924-0953 at Marduk Tattoo Supply 135 subscribers Distribuidor Independente w cm777, Produto: computacao em nuvem infinito. Reply Like Follow Post September 14, 2013 at 1:42am Jhonny Robson Agente Distribuidor - Dpto de Marketing at ATM Global Solutions http://jrobson777.blogspot.com.br/ Reply Like Follow Post August 10, 2013 at 11:42am Dom ingos Capunda Gam a Henriques Follow Programador at TCNICO DE INFORMTICA

As TICS esto em todos lugar requer ns pensar e analisar, pesquisar e teremos o beneficio das tecnologia nas nuvens. Reply Like Follow Post August 10, 2013 at 8:36am View 58 more
Facebook social plugin

TESTE DE VELOCIDADE DE CONEXO

TWITTER

RSS

ENVIE UMA SUGESTO

JOGOS

PRIVACIDADE

SOBRE NS

Conhea nossos sites:

Copyright 2000-2012 NZN - No Zebra Network


http://www.tecmundo.com.br/computacao-em-nuvem/738-o-que-e-computacao-em-nuvens-.htm 9/10

30/1/2014

O que Computao em Nuvens?

(0.078 segundos)

http://www.tecmundo.com.br/computacao-em-nuvem/738-o-que-e-computacao-em-nuvens-.htm

10/10

You might also like