You are on page 1of 11

Diviso de Ensino de Qumica da Sociedade Brasileira de Qumica (ED/SBQ) Instituto de Qumica da Universidade de Braslia (IQ/UnB)

Especificar a rea do trabalho (MD)

Proposio de Uma Estratgia de Contextualizao na Aula de Qumica: O Petrleo do Pr-sal como Temtica.
Renato G. Santos(IC)1*,Karla A.P. Fields(PG)1,2,Anna M.C. Benite(PQ)2 renato_fsc@hotmail.com
1

Instituto Luterano de Ensino Superior ILES/ULBRA Itumbiara-GO, Laboratrio de Pesquisas em Educao Qumica e Incluso- LPEQI, UFG. Palavras Chave: Petrleo do pr-sal, contextualizao, ensino de qumica.

RESUMO
O presente trabalho trata de uma ao de ensino desenvolvida na realizao de um trabalho de concluso do curso de Qumica do ILES/ULBRA de Itumbiara durante o perodo de agosto 2009 a abril de 2010. Na ao proposta dentro do desenvolvimento de um minicurso Petrleo do Pr-sal, oferecida a um grupo de estudantes do ensino mdio de um colgio estadual da cidade de Itumbiara-GO, o professor em formao foi orientado a relacionar teoria e prtica como aspectos para uma alternativa de contextualizao na aula de qumica. Por sua vez, os alunos foram orientados a pesquisar sobre a tecnologia de extrao do Petrleo com aspetos geogrficos, polticos, sociais e ambientais.

INTRODUO O Conhecimento qumico fundamental compreenso de processos fsicos e qumicos que nos cercam, para fazer opo por uma vida com qualidade, promover e acompanhar o desenvolvimento tecnolgico. Entretanto, o ensino deste conhecimento tem sido um desafio para educadores em qumica de todo o pas. Estudos apontam para a contextualizao dos contedos qumicos como recurso para promover uma inter-relao entre conhecimentos escolares e fatos/situaes presentes no cotidiano dos alunos, imprimindo significado aos contedos escolares. Neste contexto, Zanon e Palharini (1995), dentre outros autores, descrevem que os professores no esto devidamente preparados para trabalhar os contedos escolares de forma contextualizada, e realizam um ensino baseado apenas no livro didtico,no trazendo significado algum para os alunos. Por sua vez, Silva (2003) discute sobre a importncia de um ensino contextualizado:
A seleo, a sequenciao e profundidade dos contedos esto orientados de forma estanque, acrtica, o que mantm o ensino descontextualizado, dogmtico, distante e alheio s necessidades e anseios da comunidade escolar. As aulas de Qumica ainda so desenvolvidas, em muitas escolas, por meio de atividades nas quais h predominncia de um verbalismo terico/conceitual desvinculado das vivncias dos alunos (SILVA, 2003, p.26).

Maldaner (2000) tambm argumenta que, os professores, normalmente, seguem uma seqncia convencional de contedos, sem a preocupao com as relaes que se possam estabelecer entre eles. Com esta preocupao as orientaes curriculares do Ensino Mdio (BRASIL, 2006) recomendam um ensino de qumica que contemple abordagens de temas que afligem a sociedade. Defendemos que a contextualizao na aula de qumica alternativa para retirar o aluno da condio de espectador passivo, e desenvolver a ascenso do conhecimento espontneo em direo ao conhecimento cientfico (PETRUCI; QUINTINO; SANTOS ROSA, 2001). Pois: a contextualizao evoca por isso reas,
XV Encontro Nacional de Ensino de Qumica (XV ENEQ) Braslia, DF, Brasil 21 a 24 de julho de 2010

Diviso de Ensino de Qumica da Sociedade Brasileira de Qumica (ED/SBQ) Instituto de Qumica da Universidade de Braslia (IQ/UnB)

Especificar a rea do trabalho (MD)

mbitos ou dimenses presentes na vida pessoal, social e cultural, e mobiliza competncias cognitivas j adquiridas (BRASIL, 1999). Assumidos estes pressupostos o objetivo deste trabalho desenvolver uma proposta de contextualizao com vistas a tornar as aulas, de Qumica, mais produtivas, chamando a ateno do aluno para o fato de que a Qumica est presente no seu universo, por meio da temtica: Petrleo no Pr-Sal. CONSIDERAES SOBRE O PR-SAL De acordo com a Petrobras o termo pr-sal refere-se ao conjunto de rochas carbonticas mais antigas que a camada de sal com potencial de acumular petrleo. Foi denominada camada pr-sal, pois forma uma seqncia de rochas sedimentares depositadas h mais de 100 milhes de anos que se estende por baixo de uma extensa camada de sal, que dependendo do lugar onde se encontra pode atingir cerca de 2.000m. Ocupando, por sua vez, uma rea de 200 km de largura e 800 km de extenso, estendendo-se de Santa Catarina ao Esprito Santo, por volta de 350 km da costa. A profundidade dessas rochas pode chegar a mais de 7 mil metros, o que seria a distncia entre a superfcie do mar e os reservatrios de petrleo abaixo da camada de sal como observado na Figura 01.

Figura 01 Distncia a ser perfurada para a extrao de petrleo na camada de pr-sal (Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/articles/7678/1/Pre-Sal/Paacutegina1.html)

A figura 02 mostra a rea onde est localizado o reservatrio da camada de pr-sal, os possveis reservatrios a serem explorados e alguns blocos exploratrios j licitados com relao aos campos de petrleo e gs em produo. Tambm, os poos perfurados e testados (LIMA, 2008).

Figura 2 Desenho esquemtico da rea da camada pr-sal (LIMA, 2008).

XV Encontro Nacional de Ensino de Qumica (XV ENEQ) Braslia, DF, Brasil 21 a 24 de julho de 2010

Diviso de Ensino de Qumica da Sociedade Brasileira de Qumica (ED/SBQ) Instituto de Qumica da Universidade de Braslia (IQ/UnB)

Especificar a rea do trabalho (MD)

Para que seja possvel entender como se deu a origem das bacias de petrleo no pr-sal necessrio voltar ao perodo Cretcio, h 130 milhes de anos quando os dinossauros ainda habitavam a Terra e o Atlntico sul ainda no existia, pois a Amrica do sul e frica formavam um nico continente, chamado de Gondwana. Esse mega continente comeou a se dividir, devido a grande movimentao das placas tectnicas localizadas sob o mesmo, o que acabou formando uma fissura, dando forma ao o que hoje se conhece como a costa brasileira e africana. Por meio dessa fenda entravam gua do mar e das chuvas, junto com matria orgnica e animal. Principalmente fitoplnctons, os quais se reproduziram durante milhes de anos. Todo esse tempo fez com que a matria orgnica morta se acumulasse e se misturasse com a argila no fundo dos lagos durante aproximadamente 15 milhes de anos, em um ambiente com baixo ndice de oxignio. Deposio esta, que durou cerca de 5 milhes de anos, sendo um processo contnuo de evaporao e deposio de sais, sendo estes, cloreto de sdio (NaCl), Cloreto de magnsio (MgCl2), sulfato de magnsio (MgSO4), entre outros em pequenas quantidades. Com a contnua movimentao das placas tectnicas as fendas anteriormente formadas foram ficando cada vez maiores, propiciando cada vez mais que as guas ocenicas invadissem a regio, e junto com as guas, tambm o sal, processo que duraria em torno de 20 milhes de anos (DECICINO, 2009; CHRISTANTE, 2009). Com o passar do tempo um grande nmero de cianobactrias habitaram o lugar. As mesmas, como resultado de seu metabolismo excretavam carbonato de clcio (CaCO3) e carbonato de magnsio (MgCO3). Formando, ento, as chamadas rochas carbonticas microbianas, tambm conhecidas como reservatrios de carbonato microbial (Figura 03). Como citado anteriormente, essas rochas englobam todo litoral do Esprito Santo at Santa Catarina. Mas, segundo Mrcio Rocha Mello, gelogo e ex-funcionrio da Petrobrs, poderia ser maior do que 800 quilmetros, se estendendo de Santa Catarina at o Cear (LIMA, 2008). Sobre essas rochas novamente foi depositado uma imensa camada de sal. Que com a formao completa do Atlntico Sul se depositaram a vrios quilmetros de profundidade. Encontrando, assim, as condies necessrias para formao e depsito de petrleo. Dentre as condies necessrias para formao de petrleo, destaca-se a necessidade de se ter as rochas geradoras, reservatrio e selante. Alm de pouco oxignio e influncia da presso e temperatura (CHRISTANTE, 2009)

Figura 3: Estrutura de uma rocha carbontica (CHRISTANTE, 2009).

A rocha geradora por sua vez, como o prprio nome diz, onde se d a formao do petrleo, por meio da ausncia de oxignio (O2), e intermdio da temperatura e presso, as quais favorecem as reaes qumicas. Aps se formar o
XV Encontro Nacional de Ensino de Qumica (XV ENEQ) Braslia, DF, Brasil 21 a 24 de julho de 2010

Diviso de Ensino de Qumica da Sociedade Brasileira de Qumica (ED/SBQ) Instituto de Qumica da Universidade de Braslia (IQ/UnB)

Especificar a rea do trabalho (MD)

petrleo, o mesmo tende a procurar um lugar onde haja menos presso. Dessa forma, ao se deslocar para outro lugar, o petrleo acaba encontrando o que se chama de rocha reservatrio, que por tratar-se de uma rocha porosa e conseqentemente por estar situada em lugar de menor presso, a rocha na qual todo leo e gs formados anteriormente na rocha geradora se depositam. Aps o petrleo ser armazenado na rocha h a formao de uma rocha que sela a rocha geradora, impedindo que o petrleo saia e entre em contato com o meio externo. No caso da camada de pr-sal, a camada responsvel por selar o petrleo a to discutida camada de sal. Ao mesmo tempo em que sela o petrleo ela tambm impede que bactrias entrem na rocha reservatrio e degradem as partes leves do petrleo. Todo esse volume de petrleo muito mais valioso do que do que o petrleo encontrado no ps-sal, por apresentar grau API em torno de 28, o que o caracteriza como um leo leve. Quanto maior o grau API mais leve o petrleo. Portanto, apresentando maior teor de hidrocarbonetos leves, sendo estes os mais valorizados pela indstria qumica e que do origem a derivados mais nobres do petrleo e com um custo de produo menor (CHRISTANTE, 2009). Aspectos Metodolgicos Este trabalho apresenta elementos de uma pesquisa ao, pois, se trata de um procedimento racional e sistemtico, que envolve tanto os pesquisadores quanto os sujeitos da pesquisa, visando a soluo de um problema da prtica (GIL, 2002). Foi desenvolvido e ministrado um minicurso em um grupo compostos por alunos do 1 2 e 3 anos, no qual a temtica O Petrleo do Pr-sal foi utilizada como estratgia de contextualizao para a introduo dos contedos qumicos (tais como: tipos e mtodos de separao de misturas, solues, substncias e misturas, propriedades do carbono, qumica orgnica, reaes de combusto e poluio do ar, chuva cida e reaes qumicas) atravs da problemtica da substituio dos combustveis no renovveis por renovveis, abordando os combustveis utilizados em nosso cotidiano, tais como: gasolina, lcool, leo diesel e o biodiesel, considerando as vantagens e desvantagens do seu uso e produo com relao ao meio ambiente, a economia mundial e a sociedade como um todo. A ao pedaggica foi realizada no ms de marco de 2010, tendo durao de 24 horas, distribudos em seis encontros de quatro horas cada em uma escola pblica da rede estadual de GO no contra-turno dos alunos. O minicurso constou dos seguintes elementos: aulas expositivas dialogadas com recurso multimdia, atividades experimentais demonstrativas, exposio de vdeos e utilizao de textos referentes temtica. RESULTADOS E DISCUSSO A primeira aula teve incio com a apresentao de algumas imagens, para que os alunos pudessem relatar o que entendiam sobre elas e conseqentemente, expusessem o conhecimento prvio em relao ao tema abordado. O relato foi orientado por algumas questes levantadas pelo pesquisador (Tabela 1).

XV Encontro Nacional de Ensino de Qumica (XV ENEQ) Braslia, DF, Brasil 21 a 24 de julho de 2010

Diviso de Ensino de Qumica da Sociedade Brasileira de Qumica (ED/SBQ) Instituto de Qumica da Universidade de Braslia (IQ/UnB)

Especificar a rea do trabalho (MD)

Tabela 1: Questes para levantamento das concepes prvias dos estudantes sobre a temtica utilizada na primeira aula.

Questes propostas 1. O que voc entende por pr-sal? 2. Em sua opinio, qual a origem do petrleo do pr-sal? 3. Em sua opinio qual a diferena entre pr-sal e ps-sal? 4. Voc conhece a composio da camada pr-sal? 5. Em sua opinio por que esse um tema to abordado pela mdia e qual sua importncia para o Brasil? Aps a discusso verbal sobre as perguntas, foram entregues dois textos aos alunos que abordavam a origem e formao da camada pr-sal denominados: Separao dos Continentes Causou Surgimento da Camada e Pangia deu Incio aos Continentes (DECICINO, 2009), cuja leitura foi feita individualmente, a fim de ser posteriormente discutida com os alunos. Para utilizao desses textos, foi necessrio que se fizesse referncia contedo de Geografia presente nos mesmos. Diante deste fato possvel identificar que contextualizar as aulas incita nas mesmas a introduo de elementos da multidisciplinaridade. Utilizamos os recursos de multimdia (projetor digital), como estratgia de apresentao de slides, vdeos, infogrficos, filmes, etc. Acreditamos que por meio de recursos visuais o professor acaba oferecendo um ambiente diferente e inovador ao aluno, tornando possvel a projeo do imaginrio, inserindo aluno e professor em um mundo alm do sensvel (GIORDAN; MELEIRO, 1999). Os infogrficos so ferramentas informativas, uma unidade elementar de informao grfica que proporciona uma melhor visualizao do que se pretende ensinar (RIBAS, 2005). Alguns dos infogrficos (figura 4) utilizados no minicurso podem ser vistos no seguinte endereo: http://www.pordentrodatecnologia.com.br/, acessando a guia infogrficos, explorao.

Figura 04: Infogrfico: profundidade da camada pr-sal (Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u440468.shtml)

XV Encontro Nacional de Ensino de Qumica (XV ENEQ) Braslia, DF, Brasil 21 a 24 de julho de 2010

Diviso de Ensino de Qumica da Sociedade Brasileira de Qumica (ED/SBQ) Instituto de Qumica da Universidade de Braslia (IQ/UnB)

Especificar a rea do trabalho (MD)

Os infogrficos apresentados na primeira aula visavam abordar a questo da importncia do petrleo e da descoberta do petrleo do pr-sal, como seriam feitas as exploraes e os desafios a serem enfrentados para que o petrleo dessa camada fosse explorada, tais como a profundidade, presso e temperatura. Tambm utilizamos como apoio um texto que versava sobre a questo da origem, histria e composio do petrleo, A Histria do Petrleo no Brasil (SOUZA, 2009). E por meio de slides (tabela 2), foi mostrado aos alunos a importncia do petrleo na sociedade e no mundo utilizando uma tabela com a matriz energtica mundial nos anos de 2003 e 2005, na qual o petrleo representa cerca de 39%, sendo o restante distribudo em carvo mineral, gs natural, combustveis renovveis e resduos, energia nuclear e hidreltrica.O conhecimento prvio dos alunos revelou que estes achavam que a energia hidreltrica era a de maior importncia.
Tabela 2: Matriz energtica Mundial e do Brasil, em %

Petrleo Carvo Gs Natural Combustvel Renovvel e Resduos Energia nuclear Hidreltrica

Mundo 06/2003 34,9 23,5 21,1 11,4 6,8 2,3

Brasil 12/2005 39,7 6,5 8,7 29,1 1,5 14,5

Aps a leitura do texto, este foi apresentado com a utilizao de slides que destacaram: evoluo dos processos de extrao do petrleo ao longo dos anos, (principalmente no que diz respeito profundidade). Este fato foi enfatizado pela visualizao de um trecho de 40 minutos do filme norte americano Sangue Negro dirigido por Paul Thomas Anderson, com roteiro baseado no livro Petrleo! (1927) do escritor Upton Sinclair. O filme aborda a temtica da explorao de petrleo em meados do sculo XX. Esta estratgia permitiu criar ambiente favorvel para discutir com os alunos, o quanto essa prtica evoluiu ao longo dos anos. Como encerramento desta aula, discutiu-se o filme e foram confeccionados cartazes abordando os pontos positivos e negativos do surgimento e explorao deste. Na segunda aula para se introduzir a definio de substncias homogneas e heterogneas e seus tipos de fases foi utilizado o exemplo do ar, que uma mistura homognea, porm com inmeros componentes, a gua da torneira, que apresenta diversas substncias e o lcool produzido nas usinas, que tambm apresenta gua em sua composio. Aps as explicaes inerentes aos contedos acima citados, a seguinte temtica foi inserida como questo: o petrleo uma mistura ou uma substncia pura? As respostas se concentraram em afirmar que o petrleo uma mistura de hidrocarbonetos e que, como qualquer mistura tinha seu prprio mtodo de separao, a destilao fracionada, sendo esta homognea. Partindo desse ponto foi possvel abordar, por meio de slides, os diversos outros mtodos de separao de mistura, e os tipos de substncias derivadas destas separaes. Ainda, nesta aula ao abordarmos a destilao fracionada do petrleo, utilizamos trs vdeos provenientes do youtube, sendo dois deles uma aula do telecurso 2000 (disponveis em: http://www.youtube.com/watch?v=DS-25BZGsMk e http://www.youtube.com/watch?v=9xIfuihoGmM&NR=1) e um sobre o refino do
XV Encontro Nacional de Ensino de Qumica (XV ENEQ) Braslia, DF, Brasil 21 a 24 de julho de 2010

Diviso de Ensino de Qumica da Sociedade Brasileira de Qumica (ED/SBQ) Instituto de Qumica da Universidade de Braslia (IQ/UnB)

Especificar a rea do trabalho (MD)

petrleo, (disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=WIjYK4xTEKo). Neste ponto da aula apresentamos aos alunos alguns produtos extrados do petrleo tais como: parafina, plstico, gasolina, querosene e leo diesel; para que verificassem sua viscosidade, textura e densidade, aproximando-os mais ainda do real. Procuramos destacar a relao entre viscosidade dos hidrocarbonetos apresentados e o tamanho das cadeias carbnicas. Finalizamos a aula com a destilao do vinho, como atividade prtica demonstrativa. A terceira aula teve incio com a elaborao de quatro perguntas para se avaliar as concepes prvias dos alunos com relao ao tema, solues e solubilidade como observado no tabela 3.
Tabela 3: Questes para levantamento das concepes prvias dos estudantes sobre a temtica utilizada na terceira aula.

Questes propostas 1. Vocs sabem do que formado a camada pr-sal? 2. Quais os sais constituintes dessa camada? 3. Quais os sais que vocs conhecem? 4. O que um sal? As respostas dadas as questes permitiram revelar o conhecimento prvio dos alunos que, em geral, j tinham ouvido falar do pr-sal, mas no sabiam direito do que se tratava. As respostas ainda revelaram que estes alunos afirmavam s conhecer o sal de cozinha e pensavam que todo sal seria de cor branca. Estas compreenses equivocadas e reducionistas foram o ponto de partida para a aula. Fazendo-se uso do multimdia, iniciamos uma discusso sobre a diferena entre alguns sais por meio de figuras que relacionavam composio, cor e principais aplicabilidades destes. Neste ponto utilizamos de exerccios de interpretao resolvidos junto com os alunos para estender as discusses iniciadas com a exposio multimdia. Utilizamos nesta aula a leitura orientada do texto A histria do Sal retirado do livro Qumica Geral de Ricardo Feltre (2004). Procurando resgatar o que foi apreendido, os alunos foram motivados a dizer o que entendiam por ser uma mistura e uma soluo. Estes se utilizaram de exemplos anteriormente discutidos em sala para basilar suas argumentaes. Esta aula ainda versou sobre os conceitos de soluto, solvente e curva de solubilidade, bem como a influncia da temperatura na solubilidade. Para contemplar esta discusso utilizamos o grfico da figura 5 como partida.

XV Encontro Nacional de Ensino de Qumica (XV ENEQ) Braslia, DF, Brasil 21 a 24 de julho de 2010

Diviso de Ensino de Qumica da Sociedade Brasileira de Qumica (ED/SBQ) Instituto de Qumica da Universidade de Braslia (IQ/UnB)

Especificar a rea do trabalho (MD)

Curvas de solubilidade das substncias A, B e C Com base no diagrama, responda: a) qual das substncias tem sua solubilidade diminuda com a elevao da temperatura? b) qual a mxima quantidade de A que conseguimos dissolver em 100 g de H2O a 20 C? c) considerando apenas as substncias B e C, qual delas a mais solvel em gua? d) considerando apenas as substncias A e B, qual delas a mais solvel em gua? e) qual a massa de C que satura 500 g de gua a 100 C? Indique a massa da soluo obtida (massa do soluto + massa do solvente). f) uma soluo saturada de B com 100 g de gua, preparada a 60 C, resfriada at 20 C. Determine a massa de B que ir precipitar, formando o corpo de fundo a 20 C
Figura 5: Grfico de curva de solubilidade da gua (USBERCO; SALVADOR, 2002. 273p).

Ao trmino da aula foram realizadas algumas atividades prticas com o efeito de recuperar a interpretao do grfico. Estes atividades de natureza investigativa relacionavam o efeito da temperatura na solubilidade, e utilizavam reagentes de baixo custo: gua, sal e copos plsticos. A quarta aula foi iniciada com a seguinte questo: o que entendem por qumica orgnica e qual sua relao com o petrleo? Os alunos no definiram a qumica orgnica, porm a relacionaram com produtos (alimentos) orgnicos os quais no utilizavam agrotxicos em seu cultivo. Essa compreenso equivocada foi ponto de partida para o desenvolvimento da aula. Utilizamos uma leitura orientada do texto Petrleo e Qumica Orgnica (ML et al, 2008. 336-340p.), texto este que apresenta questes sobre a formao dos compostos orgnicos, a origem do petrleo, o surgimento da Qumica Orgnica, isomeria e precursores da Qumica Orgnica. Para se abordar a questo das diferentes frmulas de representao das molculas orgnicas, contamos com auxlio visual do multimdia; enfatizando-se as frmulas: moleculares, estrutural, plana e geomtrica. Muito embora como seres humanos dotados de imaginao possamos criar imagens, ficamos limitados pelas relaes que temos com a natureza. A utilizao de ferramentas multimdia permite disponibilizar a visualizao de animaes dinmicas projetadas tridimensionalmente, o que parece auxiliar a representar simbolicamente os processos qumicos. Ainda, nesta aula utilizamos outro vdeo do youtube de curta durao sobre os hidrocarbonetos do petrleo (disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=B6iLkfZVd_o), que apresentava uma narrativa sobre a classificao dos hidrocarbonetos em alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos e uma breve introduo aos hidrocarbonetos aromticos. A quinta aula foi uma aula destinada leitura orientada do texto Poluio e desenvolvimento: uma parceria que no d certo parte do livro Qumica e Sociedade (ML et al, 2008. 87-90p.). A sondagem do conhecimento prvio dos alunos com relao a essa temtica foi feita por meio de uma dinmica denominada roleta qumica desenvolvida pelos pesquisadores, a qual consistia em girar uma garrafa pet presa a uma base de madeira, e que de acordo com a pessoa em que parasse, esta deveria dizer o que entendia sobre a poluio do ar, a combusto e o efeito estufa. Nesta
XV Encontro Nacional de Ensino de Qumica (XV ENEQ) Braslia, DF, Brasil 21 a 24 de julho de 2010

Diviso de Ensino de Qumica da Sociedade Brasileira de Qumica (ED/SBQ) Instituto de Qumica da Universidade de Braslia (IQ/UnB)

Especificar a rea do trabalho (MD)

dinmica as perguntas versavam sobre os conhecimentos prvios dos alunos, tais como: Vocs concordam com o ttulo do texto? Onde h Qumica, h poluio? O que artificial ruim? Ainda fizemos a leitura comentada do texto Sujeira no ar: combusto, poluio e automveis (ML et al, 2008. 97-99p.). sobre algumas das reaes qumicas que sustentam nossa sociedade. O objetivo desta leitura foi apresentar o conceito de combusto completa ou incompleta e suas relaes com o meio ambiente. A ltima aula foi orientada pelo tema emisso dos poluentes resultantes da queima do petrleo. Utilizamos a leitura comentada de A Chuva cida (disponvel em: allchemy.iq.usp.br/pub/metabolizando/bb56001x.doc) que relata a origem do surgimento desse termo dentre outros aspectos. O debate sobre a temtica deste texto foi orientado por perguntas apresentadas na Tabela 4.
Tabela 4: Questes para orientar a leitura.

Questes propostas 1. Em que poca presume-se que tenha surgido a chuva cida? A partir de quando ela passou a ser preocupao de cientistas e ecologistas? 2. Em que condies atmosfricas a chuva cida se forma? 3. Qual a origem dos compostos formadores da chuva cida? 4. Qual o seu efeito sobre a natureza? 5. O problema da chuva cida afeta o Brasil? Qual o maior responsvel pelo problema? 6. Existe possibilidade de reduzir a formao de chuva cida? Que medidas poderiam ser tomadas para amenizar este problema? Estendemos o debate para as relaes com os sujeitos da sala de aula considerando seu contexto por meio das perguntas apresentadas na Tabela 5.
Tabela 5: Questes para discusso.

Questes propostas 1. Voc consegue identificar destes problemas em sua vida? 2. Poderia identificar algum efeito danoso de poluio no lugar onde voc vive? 3. Qual foi a notcia mais recente sobre poluio que chamou a sua ateno? 4. A expanso industrial parece ser uma tendncia irreversvel no mundo moderno. Em sua opinio, possvel expandir as industrias minimizando a poluio?

CONSIDERAES FINAIS Diferente do que muitos pensam, a Qumica uma matria interessante e muito importante, e para despertar o interesse dos alunos com relao qualquer contedo abordado, faz-se necessrio que o professor trabalhe aulas mais inovadoras, dinmicas e principalmente contextualizadas. Por isso com a abordagem da temtica escolhida O Petrleo do Pr-sal desenvolvida mediante estratgias didticas (experimentao, leitura, interpretao de textos, discusso, recursos udio visuais, infogrficos, entre outros), foi possvel verificar que o tema atuou de forma estimulante,

XV Encontro Nacional de Ensino de Qumica (XV ENEQ) Braslia, DF, Brasil 21 a 24 de julho de 2010

Diviso de Ensino de Qumica da Sociedade Brasileira de Qumica (ED/SBQ) Instituto de Qumica da Universidade de Braslia (IQ/UnB)

Especificar a rea do trabalho (MD)

promovendo as relaes entre conhecimento qumico, tecnologia, sociedade e meio ambiente. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho nacional da Educao: Parecer CEB n 15/98. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. In: BRASIL, Ministrio da Educao, Secretaria da Educao Mdia e Tecnolgica. Parmetros Curriculares Nacionais. Braslia: Ministrio da Educao, 1999. BRASIL. Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio: Cincias da natureza, matemtica e suas tecnologias. Braslia: Ministrio de Educao Mdia e Tecnolgica, 2006. CHRISTANTE, L. Pr-sal: desafios cientficos e ambientais. 2009. Disponvel em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/rbg/article/viewFile/8692/6043. Acesso em dezembro de 2009. DECICINO, Ronaldo. Pangia deu Origem aos Continentes. s/d. Diponvel em: http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u387.jhtm. Acesso em outubro de 2009 DECICINO, Ronaldo. Separao de Continentes Causou Surgimento da Camada. s/d. Disponvel em: http://educacao.uol.com.br/geografia/petroleo-no-pre-sal.jhtm. Acesso em outubro de 2009. FELTRE, Ricardo. Qumica: Qumica Geral 1. 6ed. So Paulo: Moderna, 2004. GIL, Antnio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. So Paulo: Atlas, 2002. 18 p. GIORDAN, Marcelo; MELEIRO, Alessandra. Hipermdia no ensino de modelos atmicos. Qumica Nova na Escola, n. 10, 1999. LIMA, P. C. R. Os desafios, os impactos e a gesto da explorao do pr-sal. Cmara dos Deputados. 2008. Disponvel em: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/984/desafios_presal_lima.pdf?se quence=1 Acesso em fevereiro de 2010 MALDANER, Otvio Alosio. A formao inicial e continuada de professores de qumica. Rio Grande do sul, Uniju, 2000 ML, G. S et al. Qumica & Sociedade. 1. ed. So Paulo: Editora Nova Gerao, 2008. PETRUCI, Maria; QUINTINO, Tnia; SANTOS ROSA, Derval. Possibilidades de Investigao Ao em um Programa de Formao Continuada de Professores de Qumica. Qumica Nova na Escola, n. 14, 2001. RIBAS, Beatriz. Ser infogrfico apropriaes e limites do conceito de infografia no campo do jornalismo. In: III Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, novembro de 2005, Florianpolis, 2005 SALVADOR, Edgard; USBERCO, Joo. Qumica: Qumica Geral 1. 5.ed. So Paulo: Saraiva, 2002. 273p. SILVA, R.M.G. Contextualizando aprendizagens em Qumica na formao escolar. Qumica Nova na Escola, So Paulo, n.18, p. 26-30, nov. 2003

XV Encontro Nacional de Ensino de Qumica (XV ENEQ) Braslia, DF, Brasil 21 a 24 de julho de 2010

Diviso de Ensino de Qumica da Sociedade Brasileira de Qumica (ED/SBQ) Instituto de Qumica da Universidade de Braslia (IQ/UnB)

Especificar a rea do trabalho (MD)

SOUZA, Rainer. Histria do Petrleo no Brasil. 2009. http://www.brasilescola.com/brasil/historia-do-petroleo-no-brasil.htm. outrubro de 2009.

Disponvel Acesso

em: em

ZANON, B.L.; PALHARINI, E.M. A qumica no Ensino Fundamental de Cincias. Qumica Nova na Escola, So Paulo, n.2, p. 15-18, nov.1995.

XV Encontro Nacional de Ensino de Qumica (XV ENEQ) Braslia, DF, Brasil 21 a 24 de julho de 2010

You might also like