You are on page 1of 7

Universidade Federal do Piau Centro de Cincias da Natureza Departamento de Biologia Mineralogia

ANLISE DE CALCRIO

WANDERLEY MATOS GONALVES

Teresina-PI, Maio de 2012.

INTRODUO

O que calcrio e quais suas aplicaes? Os calcrios so rochas essencialmente formadas por carbonatos de clcio e magnsio em diferentes propores, podendo conter ainda umidade, matria orgnica, slica, xidos de ferro, alumina e/ou mangans. Sendo usados em diferentes setores (SCHNITZLER et al, 2001). Talvez no haja outras rochas com uma variedade de usos to ampla quanto o calcrio. Essas rochas so usadas na obteno de blocos para a indstria da construo, material para agregados, cimento, cal e at rochas ornamentais. As rochas carbonatadas e seus produtos so tambm usados como fluxantes, fundentes, matria-prima para as indstrias de vidro, refratrios, carga, agentes para remover enxofre, fsforo e outros na indstria siderrgica, abrasivos, corretivos de solos, ingredientes em processos qumicos, dentre outros. A calcita (CaCO 3) o principal constituinte mineralgico dos calcrios e mrmores com elevada pureza. O calcrio encontrado extensivamente em todos os continentes extrado de pedreiras ou depsitos que variam em idade, desde o pr-cambriano at o holoceno. As reservas de rochas carbonatadas so grandes e interminveis, entrementes, a sua ocorrncia com elevada pureza corresponde a menos que 10% das reservas de carbonatos lavradas em todo mundo (DE ALMEIDA & SAMPAIO, 2005). Na classificao mineralgica das rochas calcrias, deve ser considerada a variao nas propores de calcita, dolomita, bem como dos componentes no carbonatados. Tal procedimento til na descrio da rocha, especialmente quando combinado com os parmetros de textura, entretanto no se adapta muito bem quando so abordadas aplicaes industriais desse bem mineral. Embora calcita e dolomita possam ser igualmente utilizadas em vrias aplicaes, em certos casos as suas caractersticas qumicas so essenciais. A composio qumica da rocha mais importante que a mineralgica e ainda devem ser especificados os teores de: CaCO3 ou CaO, MgCO3 ou MgO, afora a quantidade mxima de impurezas que pode ser tolerada(De Almeida & Sampaio, 2005).

A ANLISE DE CALCRIO
Vrias tcnicas e mtodos so empregados para se analisar o calcrio, mas aqui ser abordada a Termogravimetria (TG), Termogravimetria Derivada (DTG), Anlise Trmica Diferencial (DTA) todas capazes de operar da temperatura ambiente at 1500 C e sendo constitudas por um instrumento, ou seja, um Termoanalisador e, por fim, titulao complexomtrica com EDTA usando amostra representativa e hipottica de calcrio.

2.1. Termogravimetria (TG) A Termogravimetria uma tcnica na qual a massa de uma substncia medida em funo da temperatura, temperatura de resfriamento ou aquecimento, (Aquecimento para o calcrio) enquanto esta substncia submetida a um programa de controle de temperatura. Neste presente caso, o calcrio analisado medindo previamente a sua massa e colocada em cadinho de -alumina (na faixa de miligramas) em uma atmosfera de gs carbnico a um fluxo conhecido e determinado (dado em mL/min) e a uma rampa ou razo de aquecimento (dada em C/min). Logo pela sua reao de decomposio: CaCO3 CaO + CO2(g) possvel de se determinar a porcentagem de CaCO 3 ou CaO e sua massa real nesta equao qumica estequiomtrica.

2.2. Termogravimetria Derivada (DTG) A tcnica de termogravimetria derivada consiste em calcular e fornece a primeira derivada da curva de termogravimetria, TG, em funo do tempo ou da temperatura aparecendo picos que representam as perdas de massa (antes observadas na TG). Logo esta tcnica segue as mesmas condies da tcnica anterior, a termogravimetria, o que distingui a resposta ou o resultado desta. O calcrio pode ento ser analisado e determinado da mesma forma.

FIGURA 1 Grfico mostrando os resultados de TG (curva sigmoidal) e DTG (picos em tracejado) de uma amostra de calcrio (perda de massa % (mg; dm/dt) xTemp. C).

2.3. Anlise trmica Diferencial (DTA) J esta tcnica engloba as duas anteriores em termos de resposta de anlise s que esta faz uso de uma referncia, ou seja, um cadinho de referncia com material de referncia e sob as mesmas condies do outro sendo sua diferena de temperatura medida em funo da temperatura ambos no mesmo programa controlado de temperatura. Para se analisar o calcrio por esta anlise instrumental coloca-se o calcrio em um cadinho e outro vazio ambos sob mesmo programa de temperatura e condies.
FIGURA 2 Resultado de DTA da mesma amostra de calcrio da figura 1 (Ta Tr = dif. de temp.).

2.4. Titulao complexomtrica com EDTA Primeiramente necessita-se dissolver a amostra de calcrio com cido clordrico a uma concentrao molar conhecida aquecendo em bico de bunsen por quinze minutos em bquer coberto com vidro de relgio, por exemplo, e o lavando com gua destilada sendo logo em seguida seco em chapa aquecedora, em temperatura em que no ocorra calcinao. Aps seco e frio adiciona-se certo volume de cido clordrico e gua destilada aquecendo-se at ferver por cinco minutos, filtra-se e recolhe o filtrado em balo volumtrico lava-o com cido clordrico e gua destilada e completa o volume. Com esta soluo ser feita a titulao com EDTA (triplicata) em pH ideal e com indicadores metalocrmicos especficos. A mdia dos resultados obtidos sero os teores de clcio contido no calcrio.

CONSIDERAES FINAIS
As anlises trmicas instrumentais so bem mais rpidas e do o mesmo resultado da titulao com EDTA sendo at mais confiveis do que as titulaes que podem ocorrer muitos erros de operao, s que estas custam mais por ter de terem um aparelho termoanalisador, cadinhos de alumina, fluxos de gases enquanto a titulao feita em qualquer laboratrio qumico. A reao qumica simbolizada pela equao qumica completamente: CaCO3 CaO + CO2(g) MgCO3 MgO + CO2(g) E por estas reaes se pode determinar os percentuais de CaO e MgO ou de CaCO3 e MgCO3. As principais rochas carbonatadas mais comercializadas, em todo mundo, so calcrio e dolomito. So rochas sedimentares compostas basicamente por calcita (CaCO3), enquanto os dolomitos so tambm rochas sedimentares compostas, basicamente, pelo mineral dolomita (CaCO 3.MgCO3). De longe, a calcita apresenta maior valor econmico, comparada s demais, dolomita, mrmores e greda ou giz. A aragonita (CaCO3) possui a mesma composio qumica da calcita, entretanto, difere na estrutura cristalina. Seu aproveitamento econmico acontece apenas para os depsitos de conchas calcrias e oolitas. Trata-se de um mineral metaestvel, cuja alterao resulta na calcita, a forma mais estvel. Outros minerais carbonatados, notadamente, ankerita (Ca 2MgFe(CO3)4 e a magnesita (MgCO3), esto comumente associados ao calcrio e ao dolomito, contudo em menor quantidade. A similaridade entre as propriedades fsicas dos minerais carbonatados resulta numa dificuldade na identificao, ou melhor, na distino entre eles. Em decorrncia disso, so utilizados recursos adicionais de identificao, alm do uso convencional das propriedades fsicas desses minerais e/ou rochas. Desse modo, os recursos de anlises qumicas e de difrao de raios X, microscopia eletrnica e muitas outras.

REFERNCIAS
DANA, J. D., Manual de Mineralogia, vols. 1e2 (trad.) Ed. da Univ. de So Paulo, 1969.

DE ALMEIDA, S. L. M. & SAMPAIO, J. A., Calcrio e dolomito, cap. 15 in: Rochas & minerais industriais: Usos e especificaes. CT-2005-132-00, RJ, 2005.

DUVAL, V. Inorganic thermogravimetry analisys. 2. ed. Amsterdam.

ERNST, W.G., Minerais e Rochas, trad. de Evaristo R. FILHO, Ed. Edgar Blucher Ltda, 1971.

SCHNITZLER et al. Proposta de anlises rpidas de calcrio da regio de Ponta Grossa por termogravimetria comparadas com titulaes complexomtricas clssicas. PUBLICATIO UEPG, vol. 6, No. 1, p. 37-46, 2001.

You might also like