You are on page 1of 125

Universidade da Amaznia UNAMA Programa de Mestrado em Comunicao, Linguagens e Cultura

Tnia Cristina Rodrigues Tatsch Nunes

Gaby Amarantos: moda eXtrema, discurso e identidades

Belm-Par, 2012

Universidade da Amaznia UNAMA Programa de Mestrado em Comunicao, Linguagens e Cultura

Tnia Cristina Rodrigues Tatsch Nunes

Gaby Amarantos:moda eXtrema, discurso e identidades

Dissertao de Mestrado apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Comunicao, Linguagem e Cultura da Universidade da Amaznia Unama. Sob a orientao da Prof Dr Ivnia Neves.

Belm - Par, 2012

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) Slvia Helena Vale de Lima CRB-2/819 391 N972g

Nunes, Tnia Cristina Rodrigues Tatsch. Gaby Amarantos: moda eXtrema, discurso e identidade/ Tnia Cristina Rodrigues Tatsch Nunes. Belm, 2013. 125f. il. Dissertao (Mestrado) -- Universidade da Amaznia, Programa de Mestrado em Comunicao, Linguagens e Cultura, 2013. Orientador: Prof. Dr. Ivnia Neves. 1. Moda extrema . 2. Identidade fragmentada . 3. Gaby Amarantos-estilo. I. Neves, Ivnia . II. T.

Tania Cristina Rodrigues Tatsch Nunes

Gaby Amarantos: moda eXtrema, discurso e identidades

Programa de Mestrado em Comunicao, Linguagens e Cultura

Banca de Defesa

Profa. Dra Ivnia dos Santos Neves (orientadora)

Profa. Dra. Alda Cristina Costa - UFPA (Examinadora Externa)

Profa. Dra. Marisa Mokarzel UNAMA (Examinadora Interna)

Belm-Par, 2012

Dedico esta pesquisa a meu esposo e minha me: Luis W.G. Nunes e Paula C.L. Rodrigues. Ao esposo pela pacincia e companheirismo durante toda a jornada dessa dissertao. E a minha me, pela educao e preces que me ajudaram a ter paz e perseverana diante de todos os obstculos.

AGRADECIMENTOS

Agradeo primeiramente a Deus pela oportunidade de poder realizar uma de minhas metas, que era de cursar esse mestrado na Unama, e, que me permitiu adquirir e ampliar maior conhecimento acadmico. Meus sinceros agradecimentos e respeito ao meu esposo Luis W.G. Nunes que se constituiu em companheiro e amigo, compreendendo-me no dia a dia, finais de semana e feriados, para o desempenho da tarefa de produzir essa dissertao. Agradeo tambm a minha me Paula Rodrigues por me trazer paz em suas palavras e oraes. professora doutora Ivnia Neves, orientadora dessa pesquisa, o meu agradecimento especial pelo seu comprometimento, seriedade, incentivo e direcionamento dado ao meu projeto, cujo tema novo e efmero, aborda o discurso e a identidade fragmentada de uma mulher amaznica e globalizada ao mesmo tempo. Foi de grande relevncia sua tese sobre A inveno do ndio para melhor compreenso do papel social e cultural da mulher amaznica e da nudez feminina durante toda a histria do nosso pas, podendo ser analisada e compreendida no universo da musica e moda regional. Ao corpo docente desse mestrado pelo comprometimento com o ensino e pela disponibilidade de seus conhecimentos e saberes que muito me acrescentou. Agradeo banca examinadora, professoras Dras. Marisa Mokarzel e Alda Cristina Costa, que me proporcionaram grande colaborao, para a finalizao dessa dissertao.

SUMRIO Resumo............................................................................................................ 7 Introduo.........................................................................................................8 Lista de Figuras..............................................................................................18 Captulo 1 Moda, Mediaes e Discursos.......................................................................19 1.1. A moda produz memoria e identidades......................................................19 1.2. A moda como processo de mediao.........................................................25 1.3. A histria da moda e sua relao com a msica........................................26 1.4. A moda eXtrema na msica brasileira........................................................43 Captulo 2 Entre a nudez e as roupas: a moda (e modos) na cidade de Belm...........51
2.1. Memrias e silenciamentos nas imagens da Belle poque........................57

2.2. Modernismo sem modernizao: o mercado da moda em Belm.............70 2.3. Periferia e mundializao: De que lugar fala Gaby Amarantos?................77 2.4. As Festas de Aparelhagens e o Technobrega......................................80 2.5. A mundializao do bizarro: de Madonna, Lady Gaga a Gaby Amarantos.........................................................................................................83 2.6. A moda e cultura hbrida............................................................................88 2.7. A cultura de moda na sociedade contempornea..................................... 90 2.8. A Moda e a Cultura..................................................................................92 Captulo 3 O Estilo de Gaby Amarantos.........................................................................93 3.1. Circulaes Cotidianas do Sentido no visual de Gaby Amarantos...........100 3.2. Sou Brega, mas estou na Moda: Da Rede Globo revista Vogue...........105 3.3. Dos shorts curtos s roupas com LED.....................................................109 3.3.1. A Moda dos LEDs ................................................... .............................113 Consideraes Finais....................................................................................115 Referncias.....................................................................................................120

RESUMO Esta pesquisa resultado de uma anlise do discurso realizada a partir do figurino da cantora paraense Gaby Amarantos, cujo estilo, pa ra chamar ateno de todos, apropria-se da moda e de referencias do technobrega ritmo musical paraense onde mistura o estilo tradicional brega com as batidas technolgicas - e que vem ganhando sucesso e repercusso em nvel nacional e internacional, na atualidade. O estudo buscou reconhecer os processos discursivos que esto imbricados no vesturio e na fala do corpo como materialidade. Procurou-se mostrar como foi construda a identidade do sujeito a partir da cultura local e do universo globalizado atravessado pela mdia que convive com a tradio familiar e com os discursos urbanos capitalistas. Esse acesso s mdias contribui para as alteraes em suas prticas culturais ou as ressignificaes delas inseridas direta ou indiretamente no cotidiano, nos modos e nos costumes. Tomando como principais referncias de pesquisa e anlise as discusses tericas da anlise do discurso da linha de Michel Focault, bem como algumas referncias que destaco nos estudos culturais, que so Nestor Canclini e Stuart Hall.

PALAVRAS-CHAVE: Moda Extrema, Identidade Fragmentada, Globalizao Memrias e Discursos.

INTRODUO
Dentre as imagens que as sociedades apresentam de si mesmas, o vesturio um testemunho privilegiado do homem e de sua histria. Maria Cristina Volpi Nacif

Desde o incio do mestrado, meu interesse era realizar uma pesquisa relacionada moda paraense. A princpio, meu projeto trataria da interface da moda e a sustentabilidade na regio amaznica, mas as disciplinas acabaram me conduzindo para outro lugar de pesquisa. A aproximao com os estudos de anlise do discurso me fez olhar para a moda como uma construo histrica, atravessada de poder, que tanto silencia como evidencia memrias a partir do corpo.
O corpo nesse contexto deve ser entendido como veculo de significao primordial: indubitavelmente, o primeiro meio que possibilita nossa interao no contexto sociocultural, pois o corpo j um dos canais de materializao do pensamento, do perceber e do sentir. (CASTILHO, 2004, p.43)

O principal crpus de anlise dessa dissertao ser a moda da cantora paraense Gaby Amarantos, ou seja, a moda como materialidade do corpo, veculo de significao, e do vesturio, construo discursiva do sujeito. Meu objetivo analisar como as formas de vestir extravagantes da cantora Gaby Amarantos constroem diferentes identidades que se estabelecem a partir do dilogo entre a cultura local e a global. O figurino de Gaby Amarantos, que nasceu no bairro do Jurunas, na periferia de Belm, maximalista de formas bastante exageradas caracteriza-se, normalmente, por uma profuso de adereos em tamanho maiores, cores e brilho, que lhe singularizam diante dos demais cantores paraenses dentro da categoria musical technobrega, na atualidade. As roupas, os adereos e o prprio corpo da cantora materializam suas diferentes identidades. Embora seu vesturio se constitua a partir do dilogo com as prticas culturais locais, que so bem atravessadas pelos discursos colocados em circulao pelos meios massivos de comunicao, visvel o processo de

9 transformao por que passou para aparecer na Rede Globo de Televiso e na Revista Vogue Brasil, em 2012, dentre outras mdias. Para Kathia Castilho (2004, p.129):
Entendido de forma ampla, o vesturio possibilita uma srie de construes discursivas que atualizam posies ou revelam dados sobre o sujeito, por intermdio do corpo, ento, revestido.

O vesturio, aqui, a partir das formulaes de Michel Foucault (2006), tomado como um significativo dispositivo de controle das mais diferentes ordens discursivas. Para analisar o funcionamento destas formas de vestir, tomo como referncia a formulao de moda eXtrema, formulada por Valria Brandini (2007), a partir da definio de culturas extremas de Massimo Canevacci. O perodo da escolha do tema coincidiu com o momento do apogeu da cantora tambm chamada de Diva do Technobrega pela mdia brasileira e pelo mundo, atravs da internet. No processo de construo desta dissertao, as novidades sobre a participao de Gaby Amarantos na mdia eram constantes. Essa mobilidade se constitui com o carter efmero da moda fragmentada e contempornea. Nesta perspectiva, foi possvel analisar os processos de construo das identidades segundo Hall (2006), que tanto aproximam como diferenciam as pessoas. Para analisar estas formas de vestir, vou tomar a categoria de intericonicidade, formulada por J.J.Courtine:
Toda imagem se inscreve em uma cultura visual, e essa cultura visual supe a existncia para o indivduo de uma memria visual, de uma memria das imagens. Toda imagem tem um eco. Essa memria das imagens se chama a histria das imagens vistas, mas isso poderia ser tambm a memria das imagens sugeridas pela percepo exterior de uma imagem. Portanto, a noo de intericonicidade uma noo complexa, porque ela supe a relao de uma imagem externa, mas tambm interna. As imagens de lembranas, as imagens de memria, as imagens de impresso visual armazenadas pelo indivduo. Imagens que nos faam ressurgir outras imagens, mesmo que essas imagens sejam apenas vistas ou simplesmente imaginadas. O que me parece importante, que isso coloca a questo do corpo bem no centro da anlise. (COURTINE, 2005)

10 As roupas e os acessrios se inscrevem em memrias visuais, remetem ao passado e, possivelmente, sero retomadas no futuro, no exatamente da mesma forma. Tomadas como enunciados, a partir da definio de Foucault (2006), as vestimentas se inscrevem na histria com algumas regularidades, mas com muitas disperses, que estaro atravessadas pelas condies de possibilidades do momento histrico em que so produzidas. possvel pensar que durante muitos sculos, nas culturas ocidentais, a roupa e alguns adereos foram usados como proteo do corpo e no seu sentido utilitrio, de certa forma, delineavam-se seus usos sociais. No se pode precisar, ao certo, o momento em que esta prtica se transformou, mas esta forma de se relacionar com as roupas, h muitos sculos, ganhou novos sentidos sociais, e este movimento da histria deu origem a regras sociais para estes usos, como as vestimentas que um padre deveria usar para celebrar uma missa, desde o sculo V ou nos uniformes com que os soldados se apresentavam em eventos militares na Inglaterra no sculo XV. Hoje, o uso da roupa e do adereo passou tambm a ser administrado pelo mercado, com fins de consumo, regido por mudanas sazonais e instituiuse em uma nova prtica cultural que se chama de moda, principalmente no mundo ocidental.
Contextualizada no universo de produo e consumo de bens simblicos na era atual, a forma moda descaracteriza a funo utilitria do vesturio, funo essa de proteo do corpo em relao a agentes externos do meio ambiente, e a redimensiona, convertendo-a em referencial de status; pode-se entend-la tambm como uma forma de representao do indivduo em relao ao meio social em que vive. A roupa torna-se,portanto, uma expresso, apresentao, comunicao em diversas instncias ou maneira de produzir a diferenciao de indivduos ou grupos, assim como a interao entre estes. precisamente enquanto uma forma de produo simblica que a moda se aproxima no apenas de um corpus para a criao artstica, mas de uma forma de comunicao. (BRANDINI: 2007, 26)

Nesta perspectiva, a partir da moda, possvel analisar os processos de construo das identidades, que tanto aproximam como diferenciam as pessoas. O vesturio um significativo dispositivo de controle das mais diferentes ordens discursivas: o terno escuro do advogado, a bermuda colorida

11 do surfista, a saia mais comprida da senhora religiosa evanglica. Dispositivo, segundo Foucault, um determinado agrupamento de prticas, que constituem um sujeito em uma trama de saberes.
Conjunto decididamente heterogneo que engloba discursos, instituies, organizaes arquitetnicas, decises regulamentares, leis, medidas administrativas, enunciados cientficos, proposies filosficas, morais, filantrpicas. Em suma, o dito e o no dito so os elementos do dispositivo. O dispositivo a rede que se pode estabelecer entre estes elementos. (FOUCAULT: 2006, 244)

a partir destes dispositivos que se estabelecem as ordens discursivas dentro da histria das sociedades, e eles tm a funo de selecionar, refutar, ressignificar ou reforar os discursos estabilizados, hegemnicos. A

administrao da indstria moda, que elege determinados padres, em detrimento de outros, tambm funciona como um dispositivo o qual estabelece o status social de sujeitos histricos e ajuda na construo de suas identidades, seja colocando-os em situao de prestgio, na condio de diferente, ou mesmo de marginal, extico. Desde as primeiras organizaes do mercado da moda1, a Alta Costura2, assim como em qualquer representao social, as relaes de poder esto presentes. Quem tem o direito exclusividade? Quais os padres que a mdia elege como elegante ou cafona3, brega4? As respostas a estas perguntas, necessariamente, passam pela questo do sujeito que produz e que consome as vrias tendncias da moda. Se a moda for entendida como processo de comunicao, tambm, nesta perspectiva, ela vem atravessada por relaes de poder, pois as indstrias txteis e maisons5, como: Chanel, Yves Saint Laurent, Balenciaga, dentre outras ditam as principais tendncias da moda no mundo,

principalmente ocidental.
1 2

Mercado da moda: organizado hierarquicamente pelas indstrias txteis, renomadas estilistas e marcas e varejo. Alta Costura: produo de roupas luxuosas (trajes de festas) sob medida para pblicos seletivos. 3 Cafona: termo que significa pessoa sem modos, cafajestada ou de mau gosto segundo pesquisa no site http://www.dicio.com.br/cafona/

Brega: segundo dicionrio Aurlio http://www.dicionariodoaurelio.com/Brega.html : Diz-se de algo (situao, desempenho, produto) com traos sociais grosseiros; se apresenta de maneira desapropriada, mau gosto, kitsch http://www.dicio.com.br/brega/
5

Maison: termo francs para casas grandes de alta costura

12 As prticas institudas pelo mercado da moda ocidental tm objetivos voltados ao consumo, que pretendem interferir nas formas de se vestir da sociedade capitalista. As pessoas no se vestem apenas para cobrir o corpo, tanto o corpo como as indumentrias so atravessados por ordens discursivas e marcam posies sociais, falam de algum lugar, sinalizam estilos de vida, status. Para exemplificar, no Brasil, desde os anos de 1980, os biqunis chamados de fio dental entraram na moda. O corpo feminino coberto com uma pea bem pequena, que tem por objetivo esbanjar sensualidade, natural e apreciado nas praias brasileiras. Esta mesma pea seria encarada de forma quase ultrajante em praias dos EUA, onde a ordem discursiva dominante estabelece o uso de uma modelagem maior. A moda praia brasileira, quando exportada para os Estados Unidos, passa por um processo de mundializao (ORTIZ, 2000), porque embora eles admirem os padres brasileiros, o formato das peas deve seguir as regras e os padres da cultura local. Como os sujeitos so sociais e os sentidos so histricos, os discursos se confrontam, se digladiam, envolvem-se em batalhas, expressando as lutas em torno de dispositivos identitrios. (GREGOLIN: 2006, p.17). Neste processo, a mdia exerce um papel decisivo, pois atravs dela que as ordens discursivas chegam aos menores espaos de poder, o corpo. Analisando a noo de micropoderes e a construo das identidades nos espaos miditicos, esclarece Gregolin (2006, p.17):
Michel Foucault (1978) enxerga, nesses intensos movimentos, uma microfsica do poder: pulverizados em todo o campo social, os micropoderes promovem uma contnua luta pelo estabelecimento de verdades que, sendo histricas, so relativas, instveis e esto em permanente reconfigurao. Eles sintetizam e pem em circulao as vontades de verdade de parcelas da sociedade, em um certo momento de sua histria. As identidades so, pois, construes discursivas: o que ser normal, ser louco, ser incompetente, ser ignorante... seno, relatividades estabelecidas pelos jogos desses micropoderes?

As mulheres, no Brasil e nos Estados Unidos, so sujeitos construdos historicamente e colocam em circulao diferentes identidades. Mesmo no Brasil, dependendo da posio social que ocupe, uma mulher pode sofrer bastante discriminao se usar o fio dental. No seria nada aceitvel se a

13 presidente Dilma Russef ou a jornalista Ftima Bernardes desfilassem nas praias brasileiras de forma to despojada. Os usos da moda, de forma alguma, so universais e nem estveis. Aquilo que representa a elegncia, num determinado perodo, pode ser considerado fora dos padres pouco tempo depois. Alm da fora do mercado da moda e do poder da mdia, os processos de recepo tambm definem o que uma pessoa vai colocar no seu corpo. A aceitao ou no de um produto, no caso, muitas vezes, demanda que ele se adapte quela cultura local para poder ser comercializado. Tudo vai depender dos valores socioculturais de cada regio e da fora da publicidade (anncios em outdoors, propaganda com formadores de opinio na TV e na Web) e da mdia. fascinante o universo da cultura de moda, e o uso dos vesturios e adornos como ferramenta comunicadora, seja proposital ou no. Mas ser que as pessoas esto conscientes da importncia da mensagem que a sua roupa passa para os outros? ousada ou sria? moderna ou conservadora? Quem j passou pela experincia de usar roupas que emitissem mensagens positivas e negativas? Essa situao instiga a pesquisa sobr e as identidades da moda. O interesse pela moda, como processo de comunicao e como construo histrica no recente. Uma vez que sou natural da cidade do Rio de Janeiro e vim morar em meados da dcada de 1980, em Belm do Par. Este momento de minha trajetria representou um encontro de culturas, marcado por tenses, que exemplifica aquilo que Canclini (2006) chama de hibridizao, pois adaptei e acrescentei, em minha vida (na adolescncia), modos de vestir, costumes e hbitos da cultura local paraense, sem esquecer a cultura da cidade natal. Pouco tempo depois, estes processos de hibridizao, materializados nas produes de moda se intensificariam ainda mais. Desde muito cedo, a partir desta intensa relao com o mundo da moda, pude observar como as formas de vestir que trazia da cidade natal - como shorts metalizados, sandlia melissa florescente (de velcro), mxi brinco geomtrico espelhado, biquni decalque (adesivo floral), dentre outras peas que eram novidades no Rio de Janeiro/RJ, ora me igualavam ou diferenciavam das pessoas que viviam em Belm. Este conhecimento emprico favoreceu na

14 percepo da importncia da roupa como linguagem no verbalizada, que estabelecia processos de comunicao nas prticas cotidianas. Ainda dentro do segmento da moda, desenvolvi vrias atividades, como compradora e consultora de moda, que sempre exigiram o conhecimento sobre a cultura paraense e o modo de vestir das pessoas de diferentes estilos de vida - tambm chamadas de pblico alvo no mercado da publicid ade. A experincia como personal stylist6 de campanhas polticas, em parceria com agncias de publicidade, solicitavam-me diferentes figurinos e diferentes compreenses dos usos sociais das roupas: as cores do partido na camisa do candidato; o candidato que no podia usar palet para que o eleitor pudesse se identificar com ele; a cor que alonga e a modelagem que rejuvenesce so alguns exemplos. Durante sete anos fui responsvel pelo figurino do telejornalismo de uma afiliada da TV Rede Globo de Belm do Par, que exigia diferentes estilos para cada horrio e perfis dos telespectadores; produo de moda nas campanhas publicitrias para diferentes faixas etrias e biotipos; produo e coordenao de desfiles de alguns shoppings da cidade. Bem como consultoria e palestras para lojistas, compradores e vendedores de moda em magazines, multimarcas e franquias. Estes trabalhos todos me faziam perceber a importncia da moda nas produes miditicas. Como jornalista especializada em moda, fiz a cobertura dos principais eventos de moda desde 1996, quando eles comearam a ser sistematizados no Brasil: So Paulo Fashion Week, Fashion Rio, Minas Trend Preview/BH, Drago Fashion Brasil/CE, etc. Tive a oportunidade de conhecer a moda brasileira fragmentada por regies e todas as suas ricas diversidades. Minha experincia profissional possibilitou observar o funcionamento aplicado moda, daquilo que Stuart Hall (2006) formulou como globalizao, isto , a introduo dos produtos de moda, principalmente da Europa, dentro da economia de outros pases. Tambm possvel pensar, a partir da moda, no que Renato Ortiz chama de mundializao da cultura (2000), pois, no momento em que as roupas e os adereos com identidades nacionais se globalizam, h uma necessidade de deix-los menos marcados pela cultura local de quem o
6

Personal Stylist: termo que denomina a consultor de estilo particular que orienta como usar determinadas roupas dentro do estilo pessoal de sua clientela seleta e especifica. (Aguiar, 2003,p.21)

15 produziu, para que possa ser aceito por quem vai consumir. Neste processo, estes produtos tambm podem incorporar novos elementos de seu pblico consumidor.
Retomando meu raciocnio anterior, creio ser interessante neste ponto distinguir entre os termos global e mundial. Empregarei o primeiro quando me referir a processos econmicos e tecnolgicos, mas reservarei a ideia de mundializao ao domnio especfico da cultura. A categoria mundo encontra-se assim articulada a duas dimenses. Ela vincula-se primeiro ao movimento de globalizao das sociedades, mas significa tambm uma viso de mundo, um universo simblico especfico civilizao atual. Nesse sentido ele convive com outras vises de mundo, estabelecendo entre elas hierarquias, conflitos e acomodaes (ORTIZ, 2000,p.29).

Em todas as atividades, do jornalismo produo de moda, sempre tive de traduzir a moda global para o mercado local, principalmente quando se tratava de adaptar as propostas da coleo inverno para o vero, levando em considerao as diferentes estaes das regies do Brasil. Em determinados momentos, ouvi, durante palestras em que ministrei, diversas opinies de vendedoras e at comentrios depreciativos em relao a roupas e sapatos da ltima moda ou sobre peas com design arrojado. O diferente, comumente, considerado produto para pessoas malucas, peruas, dentre outras. Este diferente era o que desestabilizava a ordem, as normas de conduta da sociedade local. Para Michel Foucault (2000: 8-9):
Suponho que em toda sociedade, a produo do discurso ao mesmo tempo controlada, selecionada, organizada e redistribuda por certo nmero de procedimentos que tm por funo conjurar seus poderes e perigo, dominar seu acontecimento aleatrio, esquivar sua pesada e temvel materialidade.

Meu trabalho enfrentou dois desafios: os estudos sobre moda representam um segmento novo, inserido na rea de cincias humanas em diferentes ramificaes, como semitica, antropologia, sociologia, marketing, economia e at tecnologia. E, embora a importncia das roupas e dos adereos seja bastante significativa para entender a histria e a cultura de uma sociedade, ainda h certa resistncia em relao ao seu grau de relevncia na academia. Desafio tambm de escolher como objeto de estudo uma cantora nada convencional e que j traz na bagagem seu extravagante estilo repleto de

16 preconceitos, atravessados pelas relaes de poder da histria da cultura paraense, o ser brega no estilo de vestir e da melodia musical. No primeiro captulo Moda, Mediaes e Discursos, h uma abordagem sobre as roupas e acessrios como enunciados, atravs de uma moda que produz memrias e identidades. Tendo como referncias as discusses de Stuart Hall (2006), bem como os processos de globalizao e mundializao propostos por Renato Ortiz (2000). Tambm explicado como se entrelaam a histria da moda e da msica a partir de culturas eXtremas, por volta dos anos de 1990 (originria dos anos 1970) na viso de Mssimo Canevacci (2005). No segundo captulo Periferia e mundializao: De que lugar fala Gaby Amarantos?, descrito, em sntese, o bairro do Jurunas, na periferia de Belm lugar de onde vem Gaby Amarantos. Para entender melhor as formas de vestir da periferia da cidade como construes histricas. So analisados tambm as memrias e os silenciamentos atravs das imagens reproduzidas e fotografias sob o olhar estrangeiro no perodo da Belle poque momento da europeizao da classe abastada e da excluso das classes empobrecidas, e, que, de alguma forma, interferiram na histria do modo de vestir do paraense e esto imbricados at a atualidade. de relevncia abordar e poder comparar o vestir da poca, quando havia a carncia (e quase ausncia) de tecidos para o consumo dos mais empobrecidos, como tambm pelo fator climtico, favorecendo, assim, o hbito do uso de pouca ou no?) vestimenta, nos e,

consequentemente,

refletiu

(involuntariamente

sculos

posteriores at a atualidade e que, hoje, possvel ver essa prtica do uso de pouca roupa em quase todas as classes sociais, porm como tendncia de moda. Aqui, tambm tratada a mundializao do bizarro e o brega no universo da moda e da msica, e, exemplificado a vestimenta de cantoras, como: Madonna, Lady Gaga e a prpria Gaby Amarantos, a partir de Lipovestky (2004). Ainda no segundo capitulo, abordada a periferia do bairro do Jurunas, a partir dos estudos de Carmem Souza, lugar de onde vem Gaby Amarantos. E dos processos de mundializao e hibridizao da moda contempornea que esto inseridos na construo das identidades

fragmentadas do indivduo; incluindo as bizarrices da Moda extrema

17 exemplificados pela transgressora moda da cantora americana Lady Gaga. E uma sntese do que o universo das Festas de Aparelhagens e do Technobrega, que fazem parte do estilo musical da cantora paraense. E o terceiro, O estilo de Gaby Amarantos, fala um pouco da vida pessoal da cantora paraense e de como chegou carreira artstica, da construo da sua imagem e de sua indumentria para compor o estilo musical technobrega, bem como o seu sucesso pelas diferentes mdias. Bem como das Circulaes Cotidianas do Sentido no visual: do sucesso nas TVs e revistas de Moda, como Vogue; e a linguagem no verbalizada da sensualidade feminina brasileira, atravs dos shorts curtos, que destaco no universo artstico de palco onde encontramos personagens como danarinas e vocalistas de banda de ax e do ritmo brega, nessa representatividade. Alm das inovaes tecnolgicas: a iluminao do LED (usado do universo do technobrega), inserido na moda como tendncia, ainda que momentnea. Muitas dessas tendncias, que a princpio encontraram resistncias no mercado da moda, mas depois de um tempo se estabeleceram, como foi o caso do atual culto ao estilo Hi-Lo (High-Low ou alto-baixo) - a mistura dos opostos: produto barato + caro, do luxo com a simplicidade, do moderno com o retr (antigo), do industrial com o artesanal. Neste cenrio hbrido da moda, este estilo se materializa todos os dias, nos gestos, nas falas e nos modos do vestir de cada indivduo da nossa multicultural sociedade contempornea. E que sero explicados no capitulo a seguir.

18 Lista de Figuras 1) Figura....................................27 2) Figura....................................29 3) Figura....................................30 4 e 5) Figura..............................31 6) Figura....................................33 7) Figura....................................35 8, 9 e 10) Figura........................36 11) Figura..................................39 12) Figura..................................40 13 14 e 15) Figura.....................42 16) Figura..................................43 17 e 18) Figura..........................46 19) Figura..................................47 20) Figura..................................48 21) Figura..................................49 22) Figura..................................59 23) Figura..................................60 24 e 25) Figura..........................61 26 e 27) Figura..........................63 28 e 29) Figura..........................65 30) Figura..................................66 31) Figura..................................67 32) Figura .................................68 33 e 34) Figura..........................74 35) Figura..................................75 36 e 37) Figura..........................76 38) Figura..................................82 39) Figura..................................83 40) Figura..................................84 41) Figura..................................85 42 e 43) Figura..........................86 44 e 45) Figura..........................87 46) Figura..................................93 47 e 48) Figura..........................94 49) Figura..................................95 50, 51, 52 e 53) Figura...............97 54 e 55) Figura...........................99 56) Figura.................................100 57, 58, 59 e 60) Figura..............101 61) Figura.................................102 62) Figura.................................103 63) Figura.................................104 64) Figura.................................105 65 e 66) Figura.........................106 67 e 68) Figura.........................107 69 e 70) Figura.........................110 71, 72 e 73) Figura...................114

19

Captulo1 - Moda, Mediaes e Discursos


A moda est em tudo o que usamos, trata-se de um tipo de manifesto no verbalizado de dizer que existimos. Ainda que a roupa ou adorno tenha a finalidade bsica de cobrir e proteger a pele, o prprio corpo e at o processo de escolha da pea de roupa ou acessrio, ir diferenci-la. Porque cada pessoa tem uma identidade fragmentada, a qual pode ser e vestir do que quiser (ousada, moderna, clssica) a cada momento e estado de esprito. O funcionamento do mercado da moda, vinculado s prticas de consumo, no perodo contemporneo, caminha de forma oposta lgica da tradio social, que estabelece um repertrio mais estvel na forma de se vestir. A dinmica do efmero, que rege a moda, produz uma relativa depreciao nas formas de lidar com o passado, quando compreendido a partir de forma fixas. A novidade vista como algo superior, contrariando a tradio, na qual o conservadorismo rege a lei da imobilidade, atravs de uma continuidade social, ainda que, frequentemente, as novas colees retomem antigas tendncias. Neste captulo, a moda analisada em trs perspectivas: primeiro, procurou-se destacar como as roupas e os acessrios funcionam como enunciados que se constituem em diferentes momentos histricos e produzem diferentes identidades. Num segundo momento, a partir das discusses de Stuart Hall (2006), sobre globalizao e do processo de mundializao proposto por Renato Ortiz (2000), foi analisado como a moda produz memrias e identidades No final, assinalo como se entrelaam a histria da moda e da msica a partir de culturas eXtremas, tomando com referncia Massimo Canevacci (2005).

1.1- A moda produz memrias e identidades em Belm Na histria das sociedades ocidentais, as prticas de consumo e os interesses do mercado comeam a se delinear, a partir do momento em que as cidades se fortalecem e a indstria txtil comea a se estabelecer. Gradativamente, as pessoas comeam a se afastar de seu legado ancestral, dando princpio iniciativa esttica, ao devaneio e originalidade humana.

20 Mas, A possibilidade de o sujeito reconhecer e assumir sua prpria identidade enquanto figura distinta e singular passa necessariamente pela mediao o desvio de uma negao, afirma Landowski (2006, p.42). Do mesmo modo, no eixo do tempo, a identidade de si, consigo mesmo, individualmente ou como membro de uma coletividade, descobre-se e se assume, primeiro pela diferena: Ns somos o que somos na medida em que no somos mais no inteiramente o que fomos (LANDOWSKI, 2006, p.43). A moda e as situaes de comunicao dependem da totalidade de fatores culturais e da personalidade que cada pessoa leva para a situao, levantando outra questo: a do individualismo. Ou seja, uma relativa liberdade deixada s pessoas o papel de rejeitar, modular ou aceitar as linguagens impostas. Na cidade de Belm, as pessoas tambm estaro expostas a este funcionamento do mercado da moda, mas no se pode considerar, que durante o perodo colonial e antes mesmo da consolidao do mercado da moda, as formas de vestir representaram sempre um espao de destaque nas representaes imagticas sobre a cidade, nos desenhos, nas pinturas e nas fotografias. A liberdade individual de escolha em relao ao vesturio bastante manipulada pelos meios massivos de comunicao do sculo XX,

principalmente o cinema, a televiso e as revistas impressas coloridas, capazes de atingir um pblico muito grande. Criou-se a comunicao de massa, bastante associada ao funcionamento da ind stria cultural, vinculada produo de bens de consumo simblicos, que so favorecidos pelo interesse da mdia atravs dos grandes veculos.
Aps a II Guerra Mundial, uma nova espcie de sociedade comeava a se formar (variadamente descrita como sociedade ps-industrial, capitalismo multinacional, sociedade de consumo, sociedade dos mdia e assim por diante). Novos tipos de consumo, obsolescncia programada, um ritmo ainda mais rpido de mudanas na moda e no styling, a penetrao da propaganda, da televiso e dos meios de comunicao em grau at agora sem precedentes e permeando a sociedade inteira, a substituio do velho conflito cidade e campo, centro e provncia, pela terceirizao e pela padronizao universal (JAMESON, 1985, p. 26).

nesta sociedade de forte apelo consumista que se compreende a moda hoje e a realidade da cidade de Belm, com todas as suas singularidades, inscreve-se neste momento histrico. Atravs da comunicao

21 de massa, principalmente dos anncios publicitrios, vendem-se costumes prfabricados que podem se tornar uma ordem estabelecida e institucionalizada em relao s roupas. Essa sociedade de consumo a programao do cotidiano, revela Lipovetsky (2006) e que manipula racionalmente a vida individual e social em todos os seus interstcios. Tudo se torna artifcio e iluso a servio do lucro capitalista e das classes dominantes. Mas, dentro do despotismo da moda, surge o poder de escolha e da individualizao. A autonomia pessoal na indumentria, apesar do poder da mdia, deve ser considerada. Ainda que exista um pblico consumidor o qual siga as tendncias estabelecidas a cada estao, no se pode ignorar que as pessoas tambm se vestem em funo de uma identidade (ou identidades) individual que est relacionada s instituies sociais, como a famlia e a escola, por exemplo. possvel dar novos sentidos s tendncias, transformando, de forma sutil, as imposies da indstria cultural que tambm passvel de mudanas.
O indivduo conquistou o direito, certamente no totalmente, mas efetivo, de exibir um gosto pessoal, de inovar, de exceder em audcia e originalidade. A individualizao do parecer ganhou uma legitimidade mundana: a busca esttica da diferena e do indito tornou-se uma lgica constitutiva do universo das aparncias (LIPOVETSKY, 1989, p. 47).

Ao mesmo tempo em que a moda padroniza no sentido de usar moda, ela tambm despadroniza, quando oferece amplas verses e infinitas escolhas. Longe de equivaler uniformizao dos comportamentos, dos usos, dos gostos, o imprio da moda caminha ao lado da personalizao dos indivduos, ou seja, da possibilidade reconhecida unidade individual, de apropriar-se das novidades e de introduzir detalhes do seu gosto prprio. Hoje, copiam-se caractersticas variadas do amplo universo da moda, combina-se a prpria natureza, acentuando, por fim, nossa personalidade. E que foi pulverizada com a globalizao, nos anos 1990, a qual unificou a moda, levando estilistas a criar colees semelhantes mundo afora e que hoje chegou ao Fast Fashion7, favorecendo a acessibilidade.

Fast Fashion: termo utilizado para tipo de estratgia de negcios no qual refere-se a colees de roupas de baixo custo que imitam ( cpias) as atuais tendncias da moda do luxo. (Annamma, 2012, p.275)

22

Essa grande transformao estrutural do final do sculo XX refora ainda mais a fragmentao das classes, do gnero, da sexualidade, da etnia, da raa e da nacionalidade, que antes nos localizava como indivduos nicos, com identidades fixas e favoreceu o deslocamento ou a descentralizao do sujeito contemporneo.
Se sentimos que temos uma identidade unificada desde o nascimento at a morte, apenas porque construmos uma cmoda histria sobre ns mesmos ou uma confortadora narrativa do eu. A identidade plenamente unificada, completa, segura e coerente uma fantasia. Ao invs disso, medida que os sistemas de significao e representao cultural se multiplicam, somos confrontados por uma multiplicidade desconcertante e cambiante de identidades possveis, com cada uma das quais poderamos nos identificar ao menos temporariamente (HALL, 2006, p.13).

Em outras palavras, seria um sujeito com identidade no homognea, pois nossa memria se constitui de diferentes prticas culturais, que esto relacionadas nossa famlia, escola que frequentamos, aos lugares onde trabalhamos, cidade onde vivemos, aos produtos miditicos a que temos acesso. Enfim, sujeitos que se atravessam, profundamente pelos processos histricos que nossa sociedade vive. Partindo destas consideraes, possvel entender como surgiu uma jovem cantora, no subrbio de Belm, a qual, a partir do dilogo com as prticas culturais locais, produziu uma forma de vestir que traduzia ao mesmo tempo a influncia da mdia e as singularidades da periferia da cidade. O aparecimento de novos modelos culturais, que nascem em policentros de poderes da atualidade, sem unificao identitria, a partir da competio entre si, dando liberdade ao coletivo, massa, permite, segundo o antroplogo e pesquisador Massimo Canevacci (2005), o aparecimento de culturas extremas, de conexes mltiplas, cujo funcionamento se evidencia bastante a partir das formas de vestir de cantores do technobrega, com uma complexa identidade mvel e fragmentada, hbrida e multicultural, disjuntiva e plural. Essa nova forma de produzir a cultura perceptvel em diferentes esferas, como, por exemplo, nas pesquisas de consumidores e eleitores, na publicidade voltada para diferentes segmentos, como moda, gastronomia, cinema e msica.

23 Aqui, analisada a relao da moda com a atuao de uma cantora do ritmo chamado technobrega8. E as prticas que envolvem este estilo musical e nasceram a partir destas possibilidades de pluralidade cultural passadas a traduzir os extremos interpretados na forma do vestir ou reproduzir uma batida musical. Os shows de technobrega possuem questes culturais e histricas no Brasil deste incio do sculo, e sofreram profundas transformaes. Eles surgiram na periferia de Belm do Par e fugiam regra estabelecida pela indstria cultural dos anos de 1990. Seja pelas performances e efeitos especiais de palco, com seus fogos de artifcios e naves espaciais que atraem diferentes tribos urbanas de jovens e de adultos, no meio da grande periferia, seja pela forma de se vestir bastante extremada de seus participantes. Dificilmente movimentos de cultura popular como o technobrega e o funk do Rio de Janeiro - com seus corpos expostos e maneiras de vestir to extravagantes para os padres estabelecidos pela indstria cultural, ganhariam lugar de prestgios na grande mdia na poca da Ditadura Militar. A histria do Brasil se reconfigurou, assim tambm como os prprios meios de comunicao, com a chegada da internet e com o maior acesso tecnologia, que tambm permitiram as culturas populares viver um novo momento. Na cidade de Belm, primeiro lugar de fala de Gaby Amarantos, as heranas coloniais e a desigualdade social que marcam a histria da regio produzem identidades heterogneas. Trata-se de uma cidade latino-americana, constituda por profundas contradies, que se escrevem pelo acesso a uma modernizao excludente.
As culturas hbridas produzidas pela modernidade tardia constituem, de acordo com Hall, esse novo tipo de identidade partilhada. Mesmo que as pessoas carreguem os traos das culturas, das tradies, das linguagens e das histrias pelas quais foram marcadas, nunca sero unificadas, uma vez que se tornam o produto de histrias e de culturas interconectadas. Cabe-lhes, por conseguinte, aceitar a evidncia de que pertencem a vrias casas ou a vrias regies (FANTINI, 2003, p. 166).

Mas essa relao de hibridizao cultural no pacfica como muitos pensam, h uma relao de poder e subordinao, segundo Neves (2009, p.27).
8

Technobrega: uma mistura de sons do brega clssico (que por sua vez traz combinaes de origens musicais caribenhas, com merengue, cmbia e bolero) aliados s novas batidas tecnolgicas e remixadas(Maia, 2008,p.97)

24
Como acontece com a grande maioria dos pases, na contemporaneidade, o Brasil um pas construdo a partir de processos de hibridismos culturais: o portugus, o banto, o suru, o temb, o japons, o italiano, o alemo, o ribeirinho, o caboclo, o caiara... Lamentavelmente e naturalmente, a histria, desde 1500, contada apenas pelo foco narrativo de quem estava no poder. Do incio da colonizao europeia at os nossos dias, a histria viveu e vive sob a ditadura da palavra escrita ocidental, europeia, branca.

Esses fenmenos de hibridizao e globalizao tambm ocorrem na moda como um todo, ou seja, da moda conceitual (estilos) ao design de um produto (celular, vesturio). Esta hibridizao, na moda, ganhou vrias formas de expresso direta e indiretamente, mas, paulatinamente, vem acompanhando os processos de mudanas culturais e das transformaes das identidades. Em um mesmo look, possvel identificar, por exemplo, elementos, que, a priori, representariam diferentes etnias: africana, nipnica, indiana, ou, em peas de roupas e acessrios com designs e estamparias (grafismos) que so nomeados como tendncia tnica. A compreenso dessa questo da diversidade da moda globalizada ou regional, no caso, da moda paraense, na qual se inclui tambm Gaby Amarantos, deve atentar para o porqu da fragmentao das identidades dos indivduos e de seus principais reflexos culturais (nos quais a moda est inserida) dentro da sociedade contempornea. necessrio fazer um recorte sobre essa relao da efemeridade da moda com os processos culturais contemporneos - que tm como base as mudanas sociais impostas pelo processo de globalizao e a chamada cultura ps-moderna, quando a ideia de um sujeito centrado e unificado na modernidade d espao crise da noo de identidade e de sujeito na contemporaneidade. Essas constantes mudanas nas prticas identitrias especificamente nos ltimos anos, podem ser observadas dentro da moda, j que elas tambm esto correlacionadas ao multiculturalismo, sociedade do hiperconsumo, manipulao das mdias e evoluo tecnolgica do mundo virtual. Os interesses do mundo da moda tambm se espraiam na velocidade da internet, neste universo em que o annimo pode ser conhecido mundialmente e virtualmente em milsimos de segundos. a moda como comunicao, como processo de mediao, que ser alvo de reflexo no prximo subcaptulo.

25 1.2. A moda como processo de mediao


Moda um sistema de renovao permanente das maneiras de se vestir e de se comportar dentro do contexto poltico, econmico, cultural e social. Esse um fenmeno relativamente novo na histria da humanidade, se considerarmos a diferente preocupao do homem com as roupas desde as cavernas. Glria Kalil (1997,p.12)

Para compreender todo esse fenmeno sociocultural que representa a moda, necessrio passear pela histria de sua construo como importante processo de mediao, que cresceu socialmente e economicamente e hoje estabelece um estreito dilogo com outras reas, como a antropologia, a histria, as teorias do discurso. A definio de moda, discutida aqui, a de linguagem no verbalizada; uma moda comunicadora e mediadora, ou seja, ...a moda uma forma de comunicao no verbal, uma vez que no usa palavras faladas ou escritas segundo Malcom Barnard (2003,p.53). Quando Humberto Eco (1973) declara que est falando atravs de suas roupas presumivelmente, quer dizer com isso que est usando roupas para fazer a mesma espcie de coisas que a palavra escrita faz quando ele a usa em outros contextos. A palavra moda vem do latim modus, significando modo, maneira, em ingls, moda fashion, uma adaptao do francs faon, que tambm significa modo ou maneira, no caso, de vestir e de comportar, segundo Palomino (2002). Ratifica a princpio o primeiro significado da moda, no comeo de sua histria e que foi ampliado no decorrer da evoluo cientfica e industrial (produo em larga escala) das sociedades pelo mundo. A moda um sistema proposto principalmente pelas indstrias e estilistas, no qual o ciclo (da produo venda) efmero - que est em constante movimento. Ou seja, tudo muda muito rpido, sofrendo interferncias do comportamento e da moda de rua e de outros fatores sociais, econmicos e polticos. Para alguns, a moda vista com preconceito no somente pela efemeridade, mas por estar vinculada valorizao da esttica, do superficial roupa escondendo algo - do ser o que quiser. Para Lipovetsky (1989), moda somente definio social, mas tambm necessidade de prazer, que nasceu da frivolidade corts, das aspiraes, exibies e espetculos aristocrticos:

26

A moda uma prtica dos prazeres, prazer de agradar, de surpreender, de ofuscar. Prazer ocasionado pelo estmulo da mudana, a metamorfose das formas, de si e dos outros. A moda no apenas marca de definio social, tambm atrativo, prazer dos olhos e da diferena(1989,p.62).

Moda sentir-se bem, buscar novo estilo de vida. Foi assim que surgiu o movimento contra a ditadura da moda chamado de contracultura ou antimoda, que deu origem aos movimentos dos alternativos os quais se tornaram uma expresso pessoal na sociedade e na moda. Todos esto inseridos nesse contexto social, econmico e cultural. Moda tambm roupa que comunica, que conta uma histria de quem usou e do que viveu, Barnard (2003). E no tpico a seguir abordo sobre a relao da histria da moda com a msica, dois universos que se unem quando falamos de cantores como Gaby Amarantos.

1.3 - A Histria da Moda e sua relao com a msica

Nesta dissertao, o principal objeto de anlise, como j referido, o figurino como discurso usado pela cantora Gaby Amarantos e, portanto, tratase da relao que essa moda (exteriorizada nas roupas e acessrios) estabelece com a msica paraense. Esta relao tambm se estende, naturalmente, aos agenciamentos que a mdia faz destas duas importantes representaes da indstria cultural. A msica e a moda protagonizaram vrios momentos artsticos na histria da sociedade ocidental contempornea e produziram uma memria coletiva, bastante alimentada pelo funcionamento de sociedades globalizadas 9, vidas pelas instantneas informaes do mundo atravs da internet. Informaes essas que interferem ou so absorvidas direta e indiretamente nas prticas cotidianas de consumidores, que tambm so sujeitos historicamente construdos.

Globalizao: refere-se a modos de produo, distribuio e consumo de bens e de servios voltados para uma estratgia mundial de forma imediata, desterritorializada e dependente de cincia, tecnologia e consumo, segundo estudo de Renato Ortiz (2000,p.27 e 32).

27 Aqui, interessa, mais especificamente, compreender como a cantora Gaby Amarantos, a partir de uma construo histrica, apropria-se de cones da moda globalizada, adaptada para o seu estilo exagerado dentro de uma estratgia de marketing, ou seja, comandada pela lgica da teatralidade, a moda um sistema inseparvel do excesso, da desmedida, do exagero, segundo Lipovetsky (1989,p.37). As adaptaes da moda local s interferncias estrangeiras ocorrem com o figurino de vrios artistas, em diversas partes do mundo. Os sentidos que as roupas, os sapatos e os acessrios de Gaby Amarantos, com plumas e cores das aves amaznicas, associadas s luzes de LED (Light Emitting Diode) fabricados em pases como a China - tambm usadas nas aparelhagens (painis e caixas de sons veja foto abaixo), das festas do technobrega so
Figura 01: Gaby Amarantos e aparelhagem do technobrega

fonte: http://vejasp.abril.com.br/atracao/gaby-amarantos

um bom exemplo deste funcionamento. Ainda neste tpico, abordado os principais acontecimentos da moda em algumas dcadas do sculo XX que envolvem as celebridades do mundo da msica, as quais se destacaram por usar uma forma de vestir eXtrema para sua poca, e, hoje, fazem parte dos livros de histria da moda, do nosso inconsciente coletivo, e dos figurinos de muitos artistas contemporneos, como tambm da Gaby Amarantos.

28 1.3.1. Carmen Miranda e o prt--porter

O perodo dos anos de 1940 destaca-se por surgir, inicialmente, a produo de roupas em grande escala, chamadas o prt--porter (pronto para usar). A roupa produzida em grande escala (em tamanhos P, M e G), no somente o feito sob medida nos ateliers, vai demandar da publicidade para se firmar no mercado. Ou seja, a moda na mdia impressa (jornais e revistas) no se limitaria mais a desenhos de croquis e moldes. Nascendo, assim, desta demanda, os primeiros editoriais de moda com fotografia de roupas criadas por marcas e estilistas. Segundo Braga (2004), este tipo de produo favoreceu, paulatinamente, a produo de imagens em forma de editoriais de moda nas revistas especializadas e nas colunas de jornais, que foram alm apenas dos desenhos e dos moldes de roupas. a partir deste perodo que surge a significativa relao da moda com a mdia e os primeiros trabalhos de jornalismo de moda10 (NUNES, 2008), porm ainda com o nome antigo de imprensa feminina. Paralelo criao do prt--porter, um acontecimento, deste momento, bastante relevante para entendermos a construo histrica dos modos de vestir de Gaby Amarantos. neste perodo que uma cantora portuguesa, naturalizada brasileira, vai ganhar as telas do cinema, no ocidente, com um visual extico, a divulgao dos extravagantes looks de Carmen Miranda pelos meios de comunicao massiva marcam o incio deste atravessamento entre os modos de vestir e a msica de carter mais regional como, por exemplo, o uso de turbantes com pencas de bananas cone da brasilidade (apesar de origem na ndia). A carreira artstica de Miranda transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as dcadas de 1930 e 1950. A pequena notvel, como ficou conhecida, trabalhou no rdio, no teatro de revista, no cinema e na televiso. Chegou a receber o maior salrio at ento pago a uma mulher nos Estados Unidos. Sua imagem ficou eternizada pela utilizao de muita maquiagem e de clios postios enormes. Alm do figurino, com enormes turbantes coloridos, suas grandes argolas, muitas pulseiras nos dois braos e anis em quase todos os
10

Termo que define a antiga imprensa feminina para o atual jornalismo especializado em moda, que ganhou destaque a partir dos anos 1996, no Brasil (NUNES, 2008, p.82).

29 dedos. A roupa sempre tinha um exagero de estamparias e de brilhos decorados com pompons nas barras de caldas longas, ainda que ficasse em cima de uma mxi plataforma. E, na cintura, parte do abdmen ficava mostra uma grande ousadia para a poca, que pode perfeitamente enquadrar seu estilo de cacho de frutas na cabea, dentre outros adornos, como uma Moda eXtrema, e que muito se assemelha com o exagerado estilo brega de Gaby Amarantos.

Figura 02: Carmen Miranda

Fonte: http://oficinadeestilo.com.br/2010/02/17/pequena-notavel-pelo-estilo/

30 1.3.2. Os anos de Elvis Presley Anos de 1950 foi conhecido como Perodo do glamour, poca em que o cantor Elvis Presley fazia muito sucesso no cinema e em shows de rock pelo mundo todo, principalmente por causa do seu audacioso rebolado. No Brasil, a intelectualidade elegia a Bossa Nova como msica popular brasileira. Outro ponto relevante dessa poca foi o final dos anos 1950, na Inglaterra, quando as pessoas comuns puderam ter acesso s criaes da moda sintonizada com as tendncias do momento. E que favoreceu o que chamamos hoje de acessibilidade por vrias classes sociais, incluindo a periferia lugar de onde tambm vem Gaby Amarantos e que ser abordado no terceiro capitulo. Nessa poca, a indstria de confeco norte-americana estava cada vez mais forte, com as tcnicas de produo em massa desenvolvida e especializada. Em 1955, as colees de prt--porter foram publicadas pelas revistas Vogue e Elle, indicando que a transformao, no mundo da moda, estava por vir. Ainda nesse perodo, surge uma juventude americana consumista, que vivia do conforto da modernidade, bem como, pela busca do novo, do conforto e do consumo. A popularizao da televiso permitiu que as pessoas assistissem a acontecimentos sobre a vida dos ricos e famosos que viviam de luxo, prazer e elegncia, seria o prenncio do atual Reality Show. E, consequentemente, a cpia desses estilos de vida e de atitudes.
Figura: 03: Elvis Presley

Fonte:http://adeladialins1blogspotcom.blogspot.com.br/2 010/08/aniversario-do-elvis-presley-16-de.html

31

Para os rebeldes, a cala jeans com a barra virada e a camiseta de malha compunham o visual. Essa rebeldia veio por influncia do cinema por meio de dolos como James Dean e Marlon Brando; e tambm da msica, ou melhor, do rock and roll de Elvis Presley .

Segundo Braga (2007, p.86), Elvis Presley, sem dvida, foi o grande representante da moda eXtrema masculina deste perodo, tanto por sua indumentria eternizada pelo macaco bordado de pedrarias e gola alta, como pela maneira extravagante e ousada de danar rebolando.

1.3.3. O fim da moda nica

J os anos 1960 foram marcados pelo fim da moda nica, que passou por transformaes radicais e a democratizao da confeco e da moda que comea a formar um mercado de grande potencial - o da moda jovem se tornaria o grande filo dos anos 1960. Era o fim da moda nica. E a forma de se vestir estava cada vez mais ligada ao comportamento. Conscientes desse novo mercado consumidor e de sua voracidade, as empresas criaram produtos especficos para os jovens. O hype, sucesso do momento, da moda era no seguir a moda e representava a liberdade e o imenso desejo da juventude da poca. Seria o prenncio da moda na atualidade, porm com novas significaes. Na Inglaterra, por exemplo, a ousadia ficou por conta da minissaia difundida por Mary Quant (modelo e mais tarde estilista). Algumas personalidades de caractersticas diferentes, como as atrizes, modelos ou cantoras acentuavam ainda mais os efeitos dessa nova atitude, ou seja, a da ousadia de usar roupas curtas, e que vai repercutir at a moda de hoje. No final dessa dcada, Braga (2007, p.90) afirma que a moda inspirada no estilo futurstico por Pierre Cardin, surgiu com macaces de malha justas, zipers e fibras sintticas, que, mais tarde, sero adaptados e vistos em novas verses presentes at no figurino das cantoras Beyonc e Gaby Amarantos. Surge, nesse perodo, a moda unissex - sem identidade ou modelagem de gnero, como a cala jeans; a aparncia desleixada do movimento Hippie com roupas artesanais de patchworks (retalhos). Estilo esse

32 difundido em meados de 1969, em New York, quando ocorreu o festival Woodstock de msica pop, com a presena de cantores como Jimi Hendrix, Janis Joplin, dentre outros. Ainda dentro da msica, paralelamente se destacou o estilo Street Dance (Dana de Rua), atravs dos negros das metrpoles norte-americanas, cujas primeiras manifestaes surgiram na poca da grande crise econmica dos EUA, em 1929, quando os msicos e danarinos que trabalhavam nos cabars, ficaram desempregados e faziam seus shows na rua situao essa que se tornou comum e frequente nos dias de hoje, como por exemplo, os shows de Gaby Amarantos, nas ruas do bairro do Jurunas, mesmo depois da fama.
Figura 04: James Brown Figura 05: Janis Joplin

Fonte: http://www.biography.com/people/jamesbrown-9228350

Fonte: http://falandoderockandroll.blogspot.com.br/p/janis -joplin.html

Dentre os cantores americanos que cantavam na rua, James Brown foi um dos que mais se destacou e ficou conhecido como o rei do Soul e lanou a dana black music, entre 1955 e 1967, atravs do Funk, que mais tarde deu origem ao Break nos anos de 1980.

1.3.4. Os eXtremos anos de 1970

De onde vem esse estilo extremo no qual Gaby Amarantos est inserida? Veio de suas razes, mas tambm da influncia (atravs da televiso,

33 etc) de cantores de sucesso, em dcadas passadas no sculo XX, como os dos anos de 1970 perodo em que aconteceu o movimento da contracultura, em reao ao consumismo estimulado pela indstria cultural. Favorecendo, assim, o surgimento de jovens criadores, que mudaram a estrutura da moda e consequentemente a forma de vestir-se. At o final da dcada, surgiram tambm as temporadas dos desfiles do prt--porter parisiense que complementariam a temporada da alta-costura (BAUDOT, 2002).
Figura 06: Botas e roupas colantes de David Bowie

Fonte:http://ffw.com.br/noticias/cultura-pop/40-anos-de-ziggy-stardust-como-david-bowie-mudou-o-mundo/

Ao abordar os estilos extremos e impactantes nos anos de 1970 - e tambm chamado de setentista11, impossvel no mencionar David Bowie, na foto acima, cujo personagem andrgeno Ziggy Stardust, que usa botas e macaces colados e coloridos, e que atingiu profundamente a cultura jovem e desafiou as barreiras da sexualidade, tornando-se smbolo da gerao glam rock. Segundo matria no portal FFW (ffw.com.br), Em junho de 1972, com o lanamento do lbum conceitual The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, David Bowie conquistou o que poucos artistas conseguiram ao longo da histria: criar canes e uma esttica que revolucionou o mundo da msica e da moda.

11

Setentista: termo dado aos fatos ou movimentos ocorridos nos anos setenta, em relao s artes (moda), msica, etc. Fonte: http://aulete.uol.com.br/setentista#ixzz2RRSbUovn

34 nessa poca que se comea a busca por uma diferenciao mais marcante, com imagens mais individuais, ou seja, era o movimento antimoda propriamente dito, que deu origem ao movimento Hippie e trouxe o flower power como referncias de outras culturas tnicas e o estilo unissex que aparece com uma imagem mais agressiva (mulheres usando calas). Ao mesmo tempo em que o feminismo ganha espao na Amrica do Norte e em parte da Europa, o concurso de Miss Universo se populariza e estabelece novos padres para os corpos femininos. Neste sentido, a moda tambm funciona como estratgia de docilizao dos corpos (FOUCAULT: 2007), quando estabelece um padro ideal, com tamanhos pequenos, para corpos magros. A obsesso pela magreza contnua resulta em jovens anorxicas, que, pela primeira vez na histria, so exibidas pela mdia. Hoje, no mais a magreza, mas a fixao pela perfeio esttica atravs das intervenes cirrgicas (lipoaspirao, uso de prteses), que muitas

celebridades, principalmente atrizes e cantoras, submeteram-se para se inserir dentro dos padres estticos. E o papel da roupa, nesse contexto, torna-se tambm um tipo de prtese imaginria, que modifica o corpo com sua modelagem diferenciada (ombreiras, corpetes, cintura alta ou baixa), alm das peas ntimas, como segunda pele, em materiais de alta compresso elstica que tambm interferem nesse corpo.
...surgiu uma proposta muito excntrica para a moda jovem associada aos grupos musicais em alta, em que a palavra de ordem era o glamour. Da surgiu o movimento Glam tambm chamado de glitter. Influenciados pelo visual de lderes musicais do movimento Glam Rock, como Bryan Ferry and Roxy Music, David Bowie, Rod Stewart, Marc Bolan e Elton John, jovens aderiram ao visual de muito brilho e mais ainda de excentricidade exagerada. Uma das maiores identidades dessa moda foi a bota de cano alto e salto plataforma tremendamente popularizada. (BRAGA, 2007, p. 92)

Os movimentos musicais se fortalecem bastante com a Era Disco (das discotecas - 1978). O cantor Elton John teve seu destaque com o uso do brilho do tecido lurex, da barra boca-de-sino nas calas compridas, e principalmente o sapato de salto plataforma (origem dos chopines12) esse sapato, ao longo
12 Tipo de salto plataforma de origem dos sapatos Venezianos do sculo XV e XVI ( Fonte: http://www.slideshare.net/berloque/sapatos-4390323) e fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-

35 das dcadas, sofreu releituras da moda e permaneceu como um dos acessrios de artistas de palco e shows como de alguns cantores ousados. Observe que esse mesmo brilho e exagero de acessrios far parte do figurino de vrios cantores nacionais e internacionais como, por exemplo, de Gaby Amarantos. Surgiu tambm o estilo Glam Rock, de David Bowie, a androginia, e o punk (meados de 1970) Garotos londrinos desempregados com seu slogan No Future e sem perspectivas protestavam atravs de sua aparncia, usando roupas pretas, rasgadas, muitas tachas e alfinetes, cabelos moicano, dentre outros estilos exticos, como por exemplo, os de Elton John, que sempre utilizou plumagens, tambm utilizadas por Gaby Amarantos, para adornar a maioria de suas indumentrias e chapus.
Figura 07: Figurino com plumagens de Elton John

Fonte: http://eltonjohnscorporation.blogspot.com.br/2011_07_29_archive.html

Na foto acima, no ngulo da cintura para a cabea do cantor Elton John, mostra que est de culos de lentes transparentes amarelas e um tipo de cocar (releitura do adorno indgena) e vestindo uma roupa coberta de penas e plumas coloridas amareladas de vrios tamanhos, que so similares s atuais indumentrias carnavalescas e adereos das principais festas de carnaval do
calcado/historia-do-calcado-4.php ; plataforma (AFLALO, 2007,p.37); itens explicados e ilustrados na pag. 129 - tpico: Circulaes Cotidianas do Sentido no visual de Gaby Amarantos.

36 Rio de Janeiro e de alguns estados do Brasil. As imagens na pgina a seguir, mostram o estilo de sapato com salto plataforma muito utilizado pelo cantor Elton John e que vai influenciar bastante as novas geraes de cantores que passaram a usar botas de salto plataforma, como a americana Beyonc, as brasileiras Xuxa e Anglica, e as paraenses Joelma, da Banda Calypso e Gaby Amarantos, dentre tantas outras.
Figura 08: Elton Jonh Fonte:http://eltonjohnscorporation.bl ogspot.com.br Figura 09 (continuidade da foto 07): Sapatos de verniz

Figura 10: Sapatos Plataforma de Elton nos anos 1970

Fonte: http://eltonjohnscorporation.blogspot.com.br

1.3.5. No embalo das discotecas: os anos de 1980 O surgimento das discotecas (final dos anos de 1978), na virada dos anos de 1980, deu a continuidade da moda Glam - abreviao da palavra Glamour, com seus brilhos nas roupas e a dana, que favoreceram filmes como Embalos de Sbado Noite, com o ator e bailarino John Travolta. E, finalmente, nos anos 1980, surgem as tribos urbanas e a moda ganha status mundial. Neste perodo, definitivamente, as mulheres descobrem o poder do trabalho e surge, nas grandes metrpoles uma mulher executiva e determinada, cuja imagem ideal a dos jovens profissionais urbanos ou Yuppies (de Young Urban Professionals) bem sucedidos. A silhueta feminina novamente desestruturada, valorizando a postura pelos ombros atravs das roupas com ombreiras (mulher armada). E a esttica valorizada pela moda, s que, dessa vez, o culto ao corpo se intensifica e leva um grande nmero de

37 jovens para as academias de ginstica (aerbica), essa postura decisiva, pois dar novo rumo esttica do culto ao corpo explorado pela mdia e pela publicidade hoje atravs dos formadores de opinio (celebridades do cinema, msica, etc), universo esse do qual Gaby Amarantos tambm vai usufruir e que ser detalhado no terceiro captulo, em que aborda o seu estilo. E sobre essas investidas do poder no corpo, analisa Foucault (2007:146):
O domnio, a conscincia do seu prprio corpo s puderam ser adquiridos pelo efeito de investimento do corpo pelo poder: a ginstica, os exerccios, o desenvolvimento muscular, a nudez, a exaltao do belo corpo... tudo isso conduz ao desejo do prprio corpo atravs de um trabalho insistente, articulado, meticuloso que o poder exerce sobre o corpo das crianas, dos soldados, sobre o corpo sadio. Mas, a partir do momento em que o poder produziu este efeito, como consequncia direta de suas conquistas, emerge, inevitavelmente a reivindicao de seu prprio corpo contra o poder, a sade contra a economia, o prazer contra as normas morais da sexualidade, do casamento, do pudor.

Neste momento, em que a aparncia ganha importncia, o termo Fashion Victims (vitimas da moda) comea a ser usado para aqueles que seguem a moda a risco, muitas vezes, tornando-se fantasioso ou exagerado. Na dcada de 1980, tambm valorizada a multiplicidade de estilos - novas tribos urbanas com estilos prprios, chamadas de new waves (descolados e coloridos com gel nos cabelos), skinheads (carecas, tatuados e com atitudes agressivas), gticos (de roupas pretas, crucifixos e pensamentos mrbidos) e rappers, disseminam-se nas ruas dos grandes centros urbanos. E nesse momento que comea a se configurar a busca da individualidade. tambm um momento quando surgem as misturas de estilos, como por exemplo, o de Madonna dos anos 1980 um mix(mistura) de pin-up13 com suti mostra e luvas de rendas, crucifixos (dos gticos) e laos romnticos na cabea. Madonna adotava estilos diferentes como camaleo (mudava at a cor e corte do cabelo, quando no usava perucas) a cada lbum e vdeo clipe. Referncias essas que se tornaram prticas comuns entre as cantoras das geraes futuras, como Rihanna (com suas perucas) e Gaby Amarantos (com

13

Estilo Pin-up: inspirados nas garotas de calendrios dos anos de 1950 e de 1960. Cuja roupa sensual uma pea ntima mostra. E na imagem esto fazendo atividades do lar, como passar roupa- Fonte: http://super.abril.com.br/cultura/pin-up-552117.shtml

38 seu megahair14). J no final da dcada, a esttica das supermodels, cujo termo mudar posteriormente para top models, ganha status.
O corpo se tornou aquilo que est em luta entre os filhos e os pais, entre a criana e as instncias de controle. A revolta do corpo sexual o contra efeito desta ofensiva. Como que o poder responde? Atravs de uma explorao econmica (e talvez ideolgica) da erotizao, desde os produtos para bronzear, at os filmes pornogrficos... Como resposta revolta do corpo, encontramos um novo investimento que no tem mais a forma de controle-represso, mas de controleestimulao: Fique nu... mas seja magro, bonito, bronzeado! A cada movimento de um dos dois adversrios corresponde o movimento do outro. (FOUCAULT: 2007, 147)

Quanto msica e seu estilo, essa vem acompanhando as mudanas e trazendo o estilo Break, uma das vertentes do Street Dance (dana de rua) que explodiu nos EUA em 1981 e se expandiu mundialmente como hit parade nas rdios e copiados pelos jovens nas ruas e nas escolas. Surgiram tambm novas propostas especialmente para consumo da moda jovem. dolos musicais foram (e ainda so) grandes formadores de opinio na identificao da moda jovem. Prince, Madonna e Michael Jackson deixaram suas contribuies na moda, no s norte-americana, como tambm na de todo o mundo, explica Braga (2007,p.100). E justamente esse perodo que vai dar respaldo no somente pelo estilo de vestir, como tambm a estratgia de chocar o pblico atravs dos shows performticos e at transformao do corpo, como vai ocorrer com o cantor Michael Jackson e com Madonna uma tendncia copiada por vrias geraes da sociedade contempornea. A pop star e precursora Madonna tornou-se cone feminino da msica aliada moda, e seu estilo sofreu transformaes por volta dos anos de 1990, quando fez uma turn do lbum Like a Prayer e apostou nos cabelos estilo Marilyn Monroe e na sensualidade do clssico suti de cone (usado nos anos 1950) assinado por Jean-Paul Gaultier. Ainda na dcada de 1990, a cantora passou a usar figurinos ainda mais sensuais e que acompanharam a sua fase mais polmica, juntamente com o perodo que lanou o livro SEX, o documentrio Truth or Dare e o lbum Ertica (em 1992) - que abordou temas sobre a sexualidade homossexual e a
14

Megahair: tcnica (por profissional/ cabeleireiro) de alongar cabelos com fios artificiais ou naturais Fonte: http://dicionario.co/mega-hair

39 AIDS. A partir dessas principais influncias artsticas citadas acima, o estilo musical fashion adquiriu e continua adquirindo mudanas considerveis nos ltimos tempos, principalmente com apelo sexual.

Figura 11: Madonna

Fonte: fonte: http://dani-se.com.br/2010/06/page/3/ e http://www.trendencias.com.br/o-mundo-da-moda/gaultier-inaugura-exposicaocanada

A visualidade inovadora da cantora Madonna (foto acima) serviu de inspirao para uma legio de jovens cantoras como Lady Gaga que se destacou no mundo da moda pela extravagncia, exuberncia e at bizarrice de seus figurinos, que possuem excessiva utilizao de cdigos, de cones e de signos exteriorizados em adornos (mxi plataformas, mxi chapus, capas) assinados pelos renomados estilistas da grande indstria da moda no mundo, como Alexander McQueen, o que d respaldo ao processo criativo e artstico da personagem que a cantora incorpora. O que difere de Gaby Amarantos, cujo figurino brega foi quase sempre autoral e de gosto duvidoso, por misturar referncias do technobrega, e estar fora dos padres ditados pela indstria da moda, mas que tambm possui carter de moda extrema, assunto esse abordado e aprofundado no segundo e terceiro capitulo. O estilo extremo de Lady Gaga e Gaby Amarantos favoreceu novos olhares e novos conceitos da moda que vm trazer diferentes significados na

40 atualidade, os quais tambm sero abordados no decorrer da presente pesquisa. E Michael Jackson - cone pop dos anos de 1980, juntamente com Madonna, apostou nas superprodues de figurinos com jaquetas de vinil, etc. Em seus megas shows e vdeos clipes cinematogrficos, como toda produo que envolveu o lbum, a presena de uma moda extrema era bastante evidente.
Figura12: Michael Jackson

Fonte:

http://www.lastfm.com.br/music/Michael+Jackson/+images/348933

Estes dois astros internacionais influenciaram profundamente as formas de vestir das geraes seguintes, no s de cantores, mas dos jovens em geral em todo o mundo. Mesmo nos dias de hoje, com a presena da internet, dificilmente haver outros artistas internacionais to influentes por longas dcadas, como eles dois.

1.3.6. A moda contempornea Na dcada de 1990, o mundo fashion ganha conotaes de moda contempornea, por estudiosos. uma dcada caracterizada pelo minimalismo e pelo culto simplicidade, com silhuetas retas, ope-se aos excessos e extravagncias dos looks nos anos 1980. No Brasil, o pas enfrenta dificuldades financeiras no mercado, principalmente com o Plano Collor e com a mudana de moeda (1990) e o setor da moda sofre crise, devido s barreiras

41 financeiras. Esse perodo sem querer vai dar origem busca pela criatividade expressada nas roupas customizadas (adaptadas e reformadas) que favoreceram ainda mais o estilo prprio e personalizado. Que se tornou muito presente na vida dos jovens e at cantores, os quais buscaram criar seu prprio vesturio, assim como Gaby Amarantos, que adaptou acessrios carnavalescos (das escolas de samba do Jurunas), com suas criaes inspiradas na sua me costureira e personalidades como a Xuxa. Neste perodo aparece uma nova cultura de jovens antisshoppings. O gosto por brechs (loja de roupas usadas) que, posteriormente, ganhou a conotao de estilo vintage (brech chique), uma alternativa para aqueles que no podem consumir a moda. Surgem, tambm, faculdades de moda e jovens criadores que comeam a traduzir suas ideias diferentes e extravagantes, como por exemplo, a criao de roupas (com plumas, brilho e mxi plataformas) para artistas performticos como as dragsqueens cuja referncia tambm contribuiu na composio dos figurinos de cantores como Gaby Amarantos assunto esse descrito e subitem do terceiro captulo. Experimentos fashions ganharam cenrios em guetos e boates. Segundo Palomino (2004), os desfiles dos jovens estilistas inspirados na moda de rua passam a ser divulgados em colunas de moda nos jornais. Quanto s relaes de corpo e poder ditadas pelo mercado nesse perodo, os padres de corpos magros eram o ideal de beleza. Mas esta ordem encontrou resistncia por parte do pblico consumidor. Atento a este pblico insatisfeito com a padronizao, agora, no sculo XXI, o prprio mercado da moda promoveu a valorizao do manequim Plus Size (modelagem extragrande ou GG) principalmente para o mercado da moda feminina. Neste momento histrico, ganham destaque, no universo da moda, algumas celebridades como atrizes, modelos e cantoras como Adele, Beth Ditto, Preta Gil e Gaby Amarantos. Ainda que sejam formadoras de opinio, tambm sofreram intervenes cirrgicas para se enquadrar aos novos padres estticos, ou seja, renovar a imagem Plus Size do sculo XXI. Algumas delas lanaram coleo de roupas em parceria com lojas de departamentos: a cantora Preta Gil com a C&A, por exemplo.

42 Momento que possibilitou outros corpos femininos ganharem espao nos meios massivos de comunicao e no mundo da moda. Essas oscilaes entre o velho e o novo e a diversidade tpica do fim de milnio, trouxe novos conceitos como a individualidade na moda com uma caracterstica plurifacetada, ou seja, estilos diferentes coexistindo numa mesma sociedade e favorecendo o estilo prprio e a individualidade. Caractersticas essas que vo respaldar o bitipo, o estilo e os figurinos de Gaby Amarantos. Trata-se de uma gerao que dita moda pelas ruas (tribos) e divide o mesmo espao com marcas de luxo.
Figura 13: Beth Ditto - vocalista da banda The Gossip Figura 14: Cantora Adele no comeo de sua carreira

Fonte: http://musica.terra.com.br/noticias/0,,OI5250893EI1267,00Cantora+plus+size+aparece+de+calcinha+e+sutia+em+ festival.html

Fonte: http://ofuxico.terra.com.br/noticias-sobrefamosos/tema-de-007-com-adele-sera-lancado-nasexta-feira/2012/10/01-150470.html

FIGURA: 15

Cantora Preta Gil (acima) lanou coleo Special for You em parceria com a C&A Fonte: http://fofashions.blogspot.com.br/2012/07/colecao-preta-gil-para-c-o-quevoce.html

Ainda que a presente pesquisa no se aprofunde na histria da msica no seu tempo mais remoto, foi preciso justificar e exemplificar grandes nomes da msica nacional e internacional envolvidos com a moda extrema que

43 contrariou as regras de sua poca, assim como ocorreu com a cantora paraense Gaby Amarantos. Foram cantores que influenciaram vrias geraes e se destacaram por usar vesturios vanguardistas.

1.4 - A Moda eXtrema na msica brasileira


Na moda o mnimo e o mximo, o sbrio e a lantejoula, a voga e a reao que provoca so da mesma essncia, quaisquer que sejam os efeitos estticos opostos que suscitem: sempre se trata do imprio do capricho, sustentado pela mesma paixo de novidade e de alarde. O reino da fantasia no significa apenas escalada aos extremos, mas tambm reviravolta e contrariedade Gilles Lipovetsky
Figura 16: Amarantos com roupa fluorescente Moda Extrema

H uma reflexo terica sobre a moda e seus aspectos simblicos que influenciaram a cultura contempornea urbana do sculo XXI. Essa moda, ao longo dos tempos, sofreu rupturas

culturais com o surgimento de vrios movimentos anticonformistas que acabaram com a era consensual das aparncias (LIPOVETSKY,1989), ou seja, os cdigos de trajes dominantes entre gneros, idades e classe, em favor da
Fonte: http://frutoproibido.org/fashion/gabyamarantos-estilo-musica/

pluralidade e da individualizao. Mas, que no destruram os princpios da moda, e sim, tornaram-na mais complexa.

Dessa fragmentao do sistema da moda ligada emergncia de um fenmeno historicamente indito, destaco a Moda Extrema formulada por Valria Brandini (2007) e que vem elucidar as significaes culturais da moda vanguardista na atualidade e expor alguns aspectos estticos que a compem e a diferenciam da moda do sculo anterior. Sobretudo, investigando a moda como um fenmeno autnomo da sociedade ocidental contempornea, cuja soberania humana exercida sobre o mundo natural e o cenrio esttico, segundo Lipovetsky (1989). Bem como, da moda como forma de comunicao

44 que discursa sobre realidades e abstraes da vivncia dessa sociedade atual, na qual esse discurso permeia entre o global e o local. E que, aqui, apresentado atravs do vesturio (linguagem visual) de Gaby Amarantos. A escolha de cantora paraense e sua indumentria como objeto de pesquisa se deu pela importncia no universo da msica regional e recentemente (ano de 2012), por sua participao especial no universo da moda no ms de fevereiro de 2012, assunto este que trouxe grandes repercusses na mdia. Ela dona de um estilo e bitipo fora dos padres, tornou-se celebridade e ganhou destaque nas pautas do jornalismo de moda. de grande importncia atentar para o momento em que essa pesquisa est sendo feita, pois passvel de mudana constante, uma vez que a cantora paraense est em ascenso profissional e, consequentemente, com agenda lotada de shows e de convites publicitrios que no podero acompanhar o tempo em que ser concluda a presente dissertao. Como poderia ser classificado o figurino de Amarantos em dcadas passadas? Cafona, feio ou Kitsch15? Se a palavra Kitsch tambm utilizada para nomear objetos de esttica ou gosto duvidoso, podemos aplicar ao termo brega que a ausncia das regras do vestir? Regras essas estabelecidas por uma moda que tambm prope o descombinar16, ainda que dentro de uma lgica imposta por ela mesma. E a esttica do belo ou feio ser uma constante mudana, seja administrada por quem est no topo da relao de poder: as indstrias da beleza, as grifes e a alta-costura ou pela sociedade. A moda feminina s pode libertar-se da Alta-costura em razo dos novos valores ligados s sociedades liberais na etapa da produo e do consumo de massa, explica Lipovetsky (1989, p.120). A moda eXtrema foi alm da contracultura, surgiu dos fragmentos (de identidades) da sociedade ps-moderna, oriunda das modas de rua, da conquista de sua autonomia, da iniciativa do culto aparncia, da individualizao e diferenciao. Mas, ainda assim, contraditria no momento

15

Kitsch: termo dado negao do autntico, cpia e artificialidade encontradas na arte visual e na literatura. Podendo tambm se enquadrar na msica e no design de produtos (moda, beleza, decorao) fonte:http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_ verbete=3798 e http://www.dicio.com.br/kitsch/ . 16 Descombinar: no combinar; no estar de acordo com as regras, com cores, roupas e acessrios. Fonte: http://www.dicio.com.br/descombinado/

45 em que almeja estar na moda e vestir o que todo mundo est usando, mas no quer fazer parte do coletivo, quer ser nico. O extremismo de Gaby

Amarantos est materializado no seu corpo - bitipo Plus Size, e na indumentria repleta de parafernlias, que ela prpria afirma usar com o intuito de aparecer com os recursos da iluminao de LED, do brilho excessivo e plumagens nos figurinos de shows. O eXtremo a transformao do glamour para o conceitual bizarro, do clssico (distino) para a insero do Outro, uma aluso aos excludos. Para Lipovetsky, a moda eXtrema similar ao dandismo clssico que se diferencia da massa e conserva a originalidade pessoal e provoca o inesperado, enquanto Brandini (2007) completa que a moda eXtrema promove o espetculo da pseudotransgresso (CANEVACCI, 2005. p.45) Esta estratgia de usar a moda (no segmento roupa e acessrios) como linguagem para comunicar ou transgredir as regras do modo de vestir no nova, ao estudar a histria da moda ocidental. Mas que no deixou de sofrer mudanas nos ltimos tempos e possui grande importncia para explicar um movimento (originrio dos punks), o qual abriu espao para o surgimento das culturas extremas e seu culto diferenciao atravs da efmera moda como linguagem no verbal, e ultrapassando os limites da etiqueta social.
Culturas extremas juvenis so aquelas que se movimentam desordenadamente nos espaos comunicacionais metropolitanos e escolhem inovar os cdigos de forma conflitiva. Remover os significados estticos. esse fluxo que, para diferenci-lo de um emprego genrico extremo (esporte-sexo-poltica-arte), denomino eXtremo. Culturas eXtremas so aquelas que, ao longo de sua autoproduo, constroem-se de acordo com os mdulos espaciais do interminvel. (CANEVACCI, 2005, p.47).

A valorizao diferenciao perfeitamente perceptvel tanto no mundo da moda (como foi explicado no captulo) como no mundo artstico, musical. No somente atravs do ritmo, mas tambm das performances corporais (rebolados sensuais) e indumentrias repletas de adereos para compor a cena dos shows. A moda extrema ser usada por cantores dos mais variados estilos, como MPB, Rock, Glam Rock, Pop Rock, etc. Dentre eles, esto alguns dos cantores brasileiros que influenciaram bastante a indumentria de Gaby Amarantos e seu estilo paraense com

46 apropriaes da moda maximalista na atualidade. Como o cantor Ney Matogrosso, cujo corpo seminu era coberto por plumagens e pedrarias que mais parecem fantasia carnavalesca ou indumentria folclrica ganhou bastante destaque na mdia nacional, principalmente a televisiva (ex: programas de auditrio).

Figura 17: Ney Matogrosso

Fonte: http://lulacerda.ig.com.br/ney-matogrosso-festa-de-aniversario/

Enquanto que Baby Consuelo destacava-se pelos cabelos coloridos (roxo, verde) alm da maquiagem exagerada inspirada na arte indgena; A bota com saltos era um acessrio muito presente nos vesturios dos roqueiros e dos cantores extravagantes, como Baby Consuelo, as cantoras e apresentadoras Xuxa e Anglica, dentre outras brasileiras. Gaby Amarantos revelou em entrevista que, no incio da carreira, ela retomava as botas da apresentadora Xuxa para compor seu visual.
Figura 18: Baby Consuelo

Fonte:http://sabrinaortacio.blogspot.com.br/2009/04/televisao-filme- meunome-nao-e-johnny.html

47 Quanto ao estilo artstico da cantora nortista Gaby Amarantos, este oscila entre acessrios exagerados e criativos composto com roupas colantes e iluminadas. Ainda que tenha status em vrias revistas do pas, s entrou no circuito da moda quando foi entrevistada pelo renomado portal www.ffw.com

Administrado pela Luminosidade, grupo empresarial que coordena e organiza o chamado Calendrio Oficial da Moda Brasileira com a participao de grandes eventos como So Paulo Fashion Week e Fashion Rio. E tambm pela entrevista na revista Vogue Brasil. Desde ento, a agenda da cantora paraense lotou e os convites de propagandas publicitrias no pararam mais.
FIGURA: 19

Gaby Amarantos no site da Revista Vogue e FFW - Fonte: http://gabyamarantos.com/blog/gaby-faz-ensaio-de-fotos-para-a-vogue/

Estes dois veculos enfatizaram a criatividade extravagante do estilo musical technobrega da cantora, o que no deixou de ser um marketing focado no seu prprio estilo. Mas, se for comparada s transgresses e bizarrices de outras cantoras como Lady Gaga, Gaby Amarantos torna-se uma verso abrasileirada e mais amena da Moda eXtrema, aos olhares de quem vive no mundo da moda conceitual e experimental. Afinal, vive-se na sociedade do espetculo, da necessidade de chamar ateno e dos minutos de fama. Mas, ainda sim Lady Amarantos causou polmica para alguns - relatados pela prpria cantora em seu perfil na rede social do facebook. Seria, ento, um conflito da aceitao dos emergentes da periferia ou preconceito pelo fato de sair da periferia nortista e fazer sucesso? Alguns so alvos constantes de criticas ou piadas em programas de TV que satirizam celebridades polticas e artsticas em geral, e se respaldam na liberdade de expresso.

48 Sabe-se que no mais novidade presenciar pessoas do anonimato fazerem sucesso atravs das mdias (vdeos postados na internet, reality shows em TVs abertas ou a cabo) ou que saem da periferia e ganham status por mritos do seu trabalho, como jogadores de futebol, garotas da periferia que ganham concursos de beleza, ou ainda, em um dos mais antigos programas shows de calouros procura de novos talentos na msica. Ao observar o figurino 20, atual de Gaby Amarantos, percebe-se que sua silhueta e parte do seu brao possuem emissores de luzes chamado LED ( light emitter diode) que contornam o macaco (de mangas comprida de um lado s) colado no corpo e aplicado em seu colo, parte das peas de uma caixa de aparelhos de som.
Figura 20: Look atual de Gaby Amarantos

Fonte:http://www.riachuelo.com.br/estacao/1642/gabyamarantos-lady-gaga-brasileira.aspx

Fonte: h

Seria uma tentativa de simular a imagem robotizada ou estilo futurismo retr (oposto do futurismo minimalista)? Seja como for, trata-se de uma releitura made in Gaby Amarantos cujo objetivo sempre chamar ateno do pblico. Estilo esse, diferente de quando iniciou sua carreira na banda Technoshow que ser detalhado no terceiro captulo O estilo de Gaby

49 Amarantos, no qual, seu figurino inicial possua brilho de bordados de paets e pedrarias com mais simplicidade. E com o impulso do sucesso, a cantora se viu na obrigao (cobrada tambm pela imprensa) de cuidar um pouco mais de sua imagem e adaptar o estilo dentro de uma realidade imposta principalmente pelas mdias que focam na crtica do comportamento e estilos de vestir desastrosos que algumas celebridades adquirem.

Figura 21: Vesturio adaptado para Revista Vogue

Fonte: http://www.riachuelo.com.br/estacao/1642/gabyamarantos-lady-gaga-brasileira.aspx

Essa hierarquia e relao de poder na forma do vestir no mundo das celebridades (pessoas pblicas, personalidades artsticas e polticas), perfeitamente perceptvel quando observamos as indumentrias que a maioria desses artistas usava antes e depois da fama. Bem como, o papel da mdia revistas (Caras, Hola, Contigo e Quem), programas de moda na TV e internet, principalmente atravs de paparazzos17, reprteres e cinegrafistas que se encarregam de seguir as celebridades diariamente na tentativa de fazer o furo de reportagem ser o primeiro a dar notcias inditas, ou ainda, flagrar

17

Tipo de fotgrafo que objetiva flagrar situaes incomuns ou inditas de celebridades- Fonte: http://aulete.uol.com.br/paparazzo e http://www.dicio.com.br/paparazzo/

50 gafes18 de celebridades, como por exemplo, fotografar cantoras sem calcinha descendo do carro, atores presos por dirigirem alcoolizados, dentre outras infraes. Nessa perspectiva de flagrar o diferente ou da busca pelo perfil ideal, possvel perceber essa relao de poder na moda e, mais especificamente, na indumentria da cantora paraense quando teve que adaptar seu estilo para posar no making off (produo visual fotogrfica atrs dos bastidores) da revista de luxo, no caso, usando jaquetas de couro dourada mais sofisticada e vestidos longos assinados por estilistas renomados, dentre eles, o seu conterrneo Andr Lima, que participante do So Paulo Fashion Week, o que no deixa de expressar a nova fase da cantora. Nesse momento que ela aparece modificada na revista Vogue, passa a ter sua imagem como um produto publicitrio, seria uma Gaby mundializada. Independente da poca, Gaby faz um patchwork (retalhos) de estilos, apropriando -se do samplear termo que define pegar para si (ou ainda, roubar uma ideia e modificar), que tambm mencionado na letra da msica Xirley Xarque, do vdeo clipe de grande sucesso. A artista sempre lanou mo dos vesturios com brilhos e excessos de acessrios para chamar ateno como ela prpria diz em suas entrevistas para a imprensa. Seja de sua autoria ou de estilistas, ela tambm investe nas pitadas de fetichismo (roupa sexy), o que no deixa de ser um pouco do apelo sexual, tambm explorado por artistas do seu mesmo estilo. de grande relevncia o terceiro captulo, porque so retomados os looks (roupas e acessrios) de Gaby Amarantos, para mostrar, a partir da intericonicidade, como suas roupas, seus adereos e seus sapatos retomam uma memria visual de cantores que exibem, em seus shows, uma moda extrema.

18

Atitudes de descuidos, http://www.dicio.com.br/gafe/

embaraosas,

que

foge

regra

bons

costumes-

Fonte:

51 Captulo 2 Entre a nudez e as roupas: a moda (e modos) na cidade de Belm


Quando os primeiros europeus viram as primeiras ndias nuas, algo de novo aconteceu na histria. A relao inaugural entre estas duas culturas passou a se inscrever no corpo destes homens e destas mulheres a partir do acaso que passou a lhes envolver em um novo jogo de poder. Tratase, sem dvida, de um comeo, que tanto europeus como ndios vo discursivizar. Ivnia Neves (2009,p.43)

Como j foi dito anteriormente, a Gaby Amarantos um sujeito histrico, preciso compreender seu estilo technobrega que est refletido no vesturio tambm atravessado nos modos e costumes histricos da Amaznia paraense - com sua vasta diversidade (social, cultural, religiosa, poltica e econmica) oriunda de processos e interferncias culturais estrangeiras na regio. Nesse captulo, tomado como referncia o perodo da Belle poque - tambm chamado de Ciclo da Borracha, bem como do universo perifrico do bairro do Jurunas em Belm do Par localidade onde mora a cantora. Essa classe pobre que, posteriormente, vai integrar as localidades perifricas das metrpoles com o crescimento urbano desordenado, aqui, em particular a localidade de onde vem Gaby Amarantos, lugar chamado periferia jurunense, formulada por RODRIGUES (2008). Para tentar compreender ou, pelo menos, ter uma noo de quais elementos compem os hbitos culturais do vestir paraense, seja pela condio socioeconmica ou climtica, preciso fazer uma viagem no tempo e conferir as interferncias estrangeiras que contriburam na diversidade cultural e fragmentada identidade dos naturais de Belm do Par. A Belle poque o ponto inicial nessa parte da pesquisa, justamente por ser um dos perodos de grande relevncia na histria do Brasil e da regio Norte, quando pela primeira vez a regio Norte Amaznica enfatizada por contribuir e fazer parte das principais fontes de riqueza do pas naquela poca e, consequentemente, dos registros histricos em obras de diversos autores paraenses, como, por exemplo: Sarges (2010), Castro (2009), Braga & Prado (2011), dentre outros. Mas, o recorte bem menor, pois vai especificamente abordar os escassos registros bibliogrficos referentes indumentria (moda) das esquecidas classes pobres na Amaznia paraense no Ciclo da

52 Borracha. Registros esses que esto silenciados e inseridos nas imagens (construdas) de mulheres negras e ndias por fotgrafos estrangeiros (PEREIRA, 2006) a convite de governantes que tinham interesse em registrar uma Belm urbanizada e sem selvagens para atrair investidores de outros pases. Se os tecidos e as roupas, em sua maioria, vinham de outros pases (Paris, Inglaterra), o que restava s classes menos favorecidas? Apenas o uso do algodo - tecido fabricado no Brasil, que era considerado secundrio pelas classes abastadas e se restringia s roupas de baixo (pea ntima) segundo afirmaes de Braga & Prado (2011). Enquanto que classe pobre, s lhe restava o uso do algodo em roupas simples confeccionadas pelas costureiras da localidade. E os escravos? Talvez nus ou cobriam-se com retalhos de roupas velhas (em desuso) doadas? O uso das peas de roupas era desordenado, sem qualquer preocupao com regras de etiqueta, apenas para proteger seus corpos. Salvo excees, quando esses escravos frequentavam casas de famlia ou locais que pediam trajes adequados. Essa construo desorientada ou de misturas do modo de vestir da classe pobre paraense, repleta de regras ou no regras, valores e interferncias estrangeiras, vai decorrer ao longo dos sculos. Tambm refletidas pelo hibridismo (Canclini), a multiculturalizao e a globalizao inseridos nas identidades fragmentadas (HALL, 2006), do indivduo

contemporneo, principalmente ocidental, independente de classe social e que tambm estaro descritos nos captulos posteriores. A Belle poque na Amaznia (ex: Belm e Manaus), nica regio produtora de borracha matria-prima que favoreceu a nova indstria automobilstica, no mundo. E impulsionou as transformaes culturais e sociais nessas regies do Norte do pas, segundo Braga &Prado (2011,p.58):
A crescente demanda pelo ltex, nas ltimas dcadas do sculo XIX, impulsionou transformaes culturais e sociais em uma das regies mais desabitadas e pobres do Norte do Brasil, enriquecendo as cidades de ManausAM, Porto Velho-Ro e Belm-Pa, para onde grandes empresas e bancos estrangeiros foram atrados. A renda per capta de Manaus passou a ser duas vezes superior da regio cafeeira do Rio de Janeiro, So Paulo e Esprito Santo, e a Amaznia tornou-se responsvel por quase 40% das exportaes brasileiras. Manaus, elevada a centro econmico do pas, foi a segunda cidade a

53
possuir energia eltrica (a primeira foi Campos de Goytacazes-RJ). Milhares de imigrantes estrangeiros foram para l sonhando fazer fortuna, passos seguidos tambm por um vasto continente de nordestinos que, fugindo da seca da dcada de 1860, foi trabalhar na coleta do ltex.

Foi de grande importncia para a compreenso do processo hbrido cultural com a influncia estrangeira (francesa, inglesa e lusitana) dentro da moda ou modo de vestir paraense na Belle poque. Incluindo o modo de vestir da elite brasileira que sofreu a europeizao das modas vindas da Frana e da Inglaterra, sobre forte influncia da famlia real com sua chegada ao Rio de Janeiro (capital do Brasil na poca) e consequentemente influenciou Belm do Par.
No Brasil at a Abertura dos Portos s Naes Antigas, promulgada atravs de carta rgia pelo prncipe regente Dom Joo, de Portugal, em 28 de janeiro de 1808, as roupas eram ou trazidas prontas da Europa ou cosidas por alfaiates portugueses aqui instalados e apoiados por ajudantes escravos negros. At o incio do sculo XIX, as tradies regionais e das cortes na Europa eram rigidamente seguidas, com definio de tecidos para cada estao e demais caractersticas das roupas e adornos (BRAGA & PRADO:2011,p.30).

Esta fase tambm marca a dicotomia entre o luxo das classes sociais em ascenso (comerciantes, seringalistas, fazendeiros) e a pobreza das classes menos favorecidas composta da populao mestia, ndios, negros e escravos libertos. Aqui, o conceito do olhar do outro ou do estrangeiro

perpassa no somente pela relao com outras culturas, como tambm nas relaes de poder (poltica, social, tnica) com a identidade intercultural, que influenciou geraes ao longo dos sculos, no que se refere a costumes, hbitos, religio, crenas. Que esto interligados com os processos hbridos e de transformaes capitalistas, ao longo dos sculos em todo o Brasil, e mais particularmente no Estado do Par. A presente pesquisa no tem a pretenso de mapear o processo histrico evolutivo das vestimentas ou indumentrias das diferentes classes sociais da sociedade belenense. Principalmente porque os relatos referentes populao paraense mais pobre fora silenciado, em prol dos interesses da classe dominante em favor dos europeus (CASTRO,2009). Como por exemplo,

54 os escassos registros de imagens atravs da fotografia, porm pelo olhar estrangeiro. Como outro exemplo, os registros fotogrficos do portugus Felipe Augusto Fidanza, que estabeleceu atravs das suas fotografias

(encomendadas por comerciantes e pelo governo estadual), imagens de uma Belm erroneamente europeia, em meados do sculo XIX e comeo do sculo XX, cujos traos esto fortemente inseridos na histria iconogrfica da cidade, segundo relatos da pesquisadora Rosa Claudia Pereira (2006). E para Landowsky (2006), seria uma infinidade de discursos sociais e de imagens, de usos estratificados e de prticas singulares em cujo entrelaamento o sentido ora se faz, ora se dissolve. Tentar-se- fazer um breve recorte histrico da Belle poque (os Belos Tempos) tardia na Amaznia paraense - que foi fruto de desenvolvimento econmico do ltex na regio Norte do Brasil, no perodo de 1890 a 1910.
Fase intimamente ligada acumulao de riquezas pela burguesia internacional e em decorrncia do grande ciclo da borracha, Belm (capital do Par) assumiu o principal papel de porto de escoamento da produo do ltex, que favoreceu o processo modernizador da regio, alm de se tornar a vanguarda cultural do Norte do Pas. (CASTRO, 2009).

Segundo pesquisa de Castro, com as transformaes capitalistas polticas e sociais ocorridas no pas a partir da dcada de 1880 e o desenvolvimento da borracha, a cidade necessitava se modernizar e consequentemente ter uma melhor distribuio do espao urbano e a diversificao de outras atividades. Com a descentralizao e autonomia do Estado na aplicao de impostos e maior participao na renda de exportao da borracha, dinamizou o processo de urbanizao e embelezamento visual da cidade, associada economia e aos valores estticos de uma classe social em ascenso (seringalistas, comerciantes, fazendeiros), bem como das

necessidades de segurana e da acomodao da populao na cidade (SARGES, 2010), alm da prtica do progresso positivista enfatizado pelo novo regime republicano da poca.
Essa mentalidade capitalista, expressa atravs da modernidade, exigiu a abertura de longas e largas avenidas como as abertas em Paris por Hausssmann, eliminando qualquer obstculo ao fluxo de mercadorias e de pessoas, ao mesmo tempo em que essa

55
espacializao impedia o fcil acesso a populao suburbana rea central da cidade. H quem diga que essa estratgia serviu para impedir os levantes populares, difceis de serem reprimidos em ruas estreitas (SARGES, 2010,p.35).

O controle do poder pblico se estendeu no somente ao visual da cidade como tambm moralidade com o cdigo de postura (artigo 110), que controlava, com rigor, os hbitos e o comportamento dos habitantes (evitando barulhos elevados de trfegos de veculos, apitos, batuques, gritos) alm da severa vigilncia nos espaos pblicos (CASTRO, 2009).
Um contraste no menos ntido que o da oposio dos sexos fornecido pela oposio das classes numa determinada sociedade, a qual tende a se revelar atravs de certos sinais exteriores como a vestimenta, as maneiras, a linguagem, chegando mesmo a refletir-se no modo pelo qual as pessoas se distribuem no espao geogrfico. assim que podemos, por assim dizer, visualizar as sutis diferenas que separam os grupos entre si, pois elas aqui e ali se petrificam, as diversas reas residenciais urbanas simbolizando as diversas classes sociais, os indivduos espalhando-se pelos bairros de uma cidade de acordo com os grupos a que pertencem, como se procurassem, atravs de uma unidade local, reforar a identidade de usos e costumes, de hbitos e mentalidade (SOUZA:2000,p.111).

Essa redefinio do espao urbano paraense distinguiu a rea central higienizada destinada aos ricos burgueses e as reas perifricas ftidas, populao trabalhadora e pobre. Aps esse breve relato, compreende-se, ento, que pouco restava de opes para a subsistncia dos menos afortunados, incluindo suas vestimentas. Avalia-se, aqui, ainda que superficialmente, uma vez que h poucos registros de imagens, seja fotogrfica ou pintura em tela, que reproduzissem na ntegra essa populao pobre. E que seu hbito de usar poucas roupas, que pode ser vista na tela em O Cabano Paraense, era no somente pelo fator econmico miservel, como tambm pelo fator climtico da regio. Esse talvez seja um dos motivos pelos quais, a populao menos favorecida passou a reinventar seus costumes j hibridizados, seus hbitos de vestir, adaptar e at reaproveitar as sobras de panos de sacos de acar ou caf como vesturio? E quem no tinha o que vestir, vivia nu como os ndios? O que pode parecer

56 totalmente provvel, devido no somente s condies econmicas como tambm climticas segundo Neves (2009, p.61):

Quando olhamos a histria buscando uma origem comum ficamos muito mais refns dos jogos de poder, pois muito provavelmente vamos parar os olhos diante das invenes daqueles que estiveram em condies privilegiadas de poder. Vamos naturalmente ver os discursos dos dominantes e silenciar os dos vencidos. Em relao nudez dos ndios, ela entendida, na Amrica Latina e na Pennsula Ibrica como uma verdade absoluta sobre os ndios. Mas no Canad e nos Estados Unidos a histria bem diferente. L os ndios no andavam nus, assim tambm como no andavam nus os que moravam mais ao Sul da Amrica do Sul e na regio andina. As condies climticas no permitiam.

Essa situao parece bem prxima da realidade dos demais moradores da regio amaznica naquela poca. possvel perceber as questes socioculturais da populao paraense empobrecida, no decorrer da histria, se boa parte do seu estilo de vida fora ocultado nos registros fotogrficos, por exemplo? Abre-se uma grande lacuna sobre a representao imagtica dessa populao, da qual se construiu uma cidade imaginria pelas lentes estrangeiras e a partir dos interesses polticos e econmicos do governo. Esse interesse em registrar imagens com padres europeus contratos comerciais entre fotgrafos e governantes das cidades por todo o Brasil, era uma tentativa de atrair investidores financeiros e mo de obra estrangeira para o pas, e, no caso, Belm do Par, argumenta a pesquisadora Ana Pereira (2006). Mais uma vez chamo ateno para observar como a construo da imagem da classe menos favorecida ocorreu atravs da relao de poder e interesses das classes privilegiadas. A diversidade cultural da Amaznia paraense e os processos de hibridismo da cultura estrangeira com a cultura local possuem importante papel na construo histrica da indumentria materializada nos registros fotogrficos referentes s diversas classes sociais da poca, que sero abordadas a seguir.

57 2.1. Memrias e silenciamentos nas imagens da Belle poque Amaznica


Como acontece com a grande maioria dos pases, na contemporaneidade, o Brasil um pas construdo a partir de processos de hibridismos culturais: o portugus, o banto, o suru, o temb, o japons, o italiano, o alemo, o ribeirinho, o caboclo, o caiara... Lamentavelmente e naturalmente, a histria, desde 1500, contada apenas pelo foco narrativo de quem estava no poder. Do incio da colonizao europeia at os nossos dias, a histria viveu e vive sob a ditadura da palavra escrita ocidental, europeia, branca. Ivnia Neves (2006, p.23)

Para falar da diversidade amaznica paraense dentro da cultura de moda, que influencia pessoas de diferentes estilos de vida como o da Gaby Amarantos, necessrio passear pelo tnel do tempo e procurar identificar as redes de memria diretamente ligadas aos processos hbridos e de transformaes capitalistas, inseridos ao longo dos sculos e que perpetuaram de alguma forma (herana sociocultural) at a atualidade. E, nesse captulo, que comea a referncia histrica do perodo da Belle poque (os Belos Tempos) que foi fruto de desenvolvimento econmico do ltex na Amaznia da regio Norte do Brasil, no perodo de 1890 a 1910.
Fase intimamente ligada acumulao de riquezas pela burguesia internacional e em decorrncia do grande ciclo da borracha, Belm (capital do Par) assumiu o principal papel de porto de escoamento da produo do ltex, que favoreceu o processo modernizador da regio, alm de se tornar a vanguarda cultural do Norte do Pas (CASTRO: 2009,p.5).

Com as transformaes capitalistas polticas e sociais ocorridas no pas a partir da dcada de 1880 e o desenvolvimento da borracha, explica Leonardo Castro, Belm necessitava se modernizar e, consequentemente, uma melhor distribuio do espao urbano e a diversificao de outras atividades. E com a descentralizao e a autonomia do Estado na aplicao de impostos, maior participao na renda de exportao da borracha, dinamizou o processo de urbanizao e embelezamento visual da cidade, associada economia e aos valores estticos de uma classe social em ascenso (seringalistas,

comerciantes e fazendeiros), bem como, das necessidades de segurana e de acomodao da populao na cidade, alm da prtica do progresso positivista enfatizado pelo novo regime republicano da poca.

58 A redefinio do espao urbano paraense distinguiu a rea central higienizada destinada aos ricos burgueses e as reas perifricas ftidas populao trabalhadora. O controle do poder pblico se estendeu no somente ao visual da cidade como tambm moralidade com o cdigo de postura (artigo 110), que controlava com rigor os hbitos e o comportamento dos habitantes (evitando barulhos elevados de trfegos de veculos, apitos, batuques, gritos) alm da severa vigilncia nos espaos pblicos (Castro, 2009). Aps esse breve relato, compreende-se, ento, que pouco se restava para as opes da subsistncia dos menos afortunados, incluindo suas vestimentas. Avalia-se, aqui, ainda que superficialmente, que h poucos registros de imagens dessa populao pobre tambm chamada de cabanos (CASTRO, 2009) e que seu hbito de usar poucas roupas reproduzidas em telas, era no somente pelo fato de se habitar em uma regio de clima quente, como tambm pelo miservel estilo de vida da maioria dessa populao empobrecida. Abre-se, ento, uma grande lacuna em uma poca em que havia poucos registros das indumentrias e dos costumes dessas classes. Mas, que ainda sim, possvel analisar as caractersticas implcitas nas imagens em tela e fotografias, seja pelo olhar do outro, do estrangeiro. Um olhar que ignorou as prticas culturais da populao local e suas especificidades. Podendo assim adaptar contemporaneidade e compreender o que ainda foi ou silenciado dentro do universo das periferias de Belm, ou melhor, da periferia do bairro do Jurunas, onde mora a cantora e toda a sua famlia. Observe a tela abaixo, a roupa e os adereos da presente imagem que faz uma construo discursiva dos cabanos empobrecidos.
FIGURA 22- Tela: O Cabano Paraense. Pintura de Alfredo Norfini, 1940. Museu de Artes de Belem

Fonte:http://parahistorico.blogspot.com.br/2009/02/cabanagem

59 Percebe-se no centro, um homem de pele parda, peito forte e desnudo, que est usando um chapu de tom bege o que tudo indica ser constitudo de palha. Sua cala est rasgada e, um lado da perna dessa roupa maior que o outro. Na cintura, uma bolsa de couro que possivelmente tenha munio (plvora) para a arma que carrega na mo esquerda e, cujo tamanho se esconde atrs do corpo. Ele est descalo. E prximo a um rio, provavelmente num porto, porque, no cho, possvel identificar uma divisa entre um calamento e a gua. Ao lado, aparece a parte de uma embarcao, que no uma canoa. O ttulo da tela O Cabano Paraense e faz uma clara aluso revolta popular que aconteceu no incio do sculo XIX, chamada Cabanagem movimento que foi bastante heterogneo: comerciantes, fazendeiros, pessoas do povo, ndios e escravos que se uniram para resistir poltica do governo autoritrio da poca. Esta imagem, pela indumentria, representa o povo. Pois, um fazendeiro dificilmente apareceria em uma pintura, pousando sem camisa ou com a caa rasgada, desgastada. O corpo deste cabano, assim como suas roupas e seus adereos, que so enunciados no verbais, tambm materializa historicamente a condio social da populao pobre da cidade de Belm do Par. Neste perodo, a produo de roupas dependia da importao de tecidos caros da Europa. Naturalmente, que as pessoas sem recursos financeiros no tinham fcil acesso aos vesturios e adornos. Ao contrrio, muitos talvez, andassem descalos, seminus ou apenas com parte do corpo coberto (situao ainda encontrada nos tempos de hoje). E que pode ser confirmado atravs de muitos retratados assinados por grandes pintores a servio da corte portuguesa no Brasil, em 1808, alm dos pesquisadores que, com o intuito de estudar, registravam o que se passava por nossas terras brasileiras. Debret era considerado o "pintor da histria" e o mais novo professor da recm-formada Escola Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Retratou os soberanos, os momentos histricos que presenciou e a vida cotidiana no Rio. Tambm trabalhou para criar uma imagem jovem ao pas, redesenhando a bandeira brasileira, obras de ornamentao pblica, vestimentas religiosas e militares (BANDEIRA, 2006, p.13). possvel perceber, em suas telas, uma beleza negra e mestia no Rio de Janeiro e comparar com a de Belm do Par.

60 Assim como, a riqueza de detalhes da realeza. Aquarelas e desenhos registraram as roupas, adereos para cabelos, joias e o movimento da vida de cada uma. As ruas do Rio eram repletas de negras que vendiam frutas, quitutes, que trabalhavam e eram exploradas. Imagens essas que, comparadas s fotos de Felipe Fidanza, nas pginas a seguir, percebem-se quase os mesmos estilos de vestimentas. Debret sempre fazia anotaes sobre vestimentas: "A as encontramos, com efeito, vestidas de modo estranhamente rebuscado, com as cores mais alegres e brilhantes...", dizia o artista francs Jean Baptiste Debret em uma das primeiras obras intitulada Voyage Pittoresque et histrique au Brsil (Viagem Pitoresca e Histrica ao Brasil) publicada em Paris de 1834 a 1839, dentre outras. Observe nas prximas pginas, algumas imagens de Debret retratando formas diferentes de se vestir entre os escravos, indgenas, empregados e senhores. E que podem ser perfeitamente adaptadas s condies sociais dos escravos e indgenas em Belm do Par, no comeo de sua urbanizao no perodo do Ciclo da Borracha.
FIGURA: 23

Pintura de Debret: Mulheres nuas de cabelos negros lisos e compridos cujo bitipo se assemelha as indgenas da atualidade - Fonte: http://historianovest.blogspot.com.br/2012/10/jean-baptiste-debret.html

61

FIGURA: 24

Pintura de Debret: Homens, mulheres e crianas nus ou seminus, com cabelos lisos e negros, cujo bitipo similar aos indgenas da atualidade - Fonte: http://severinoneto.blogspot.com.br/2009/11/pintura-romantica-de-debret.html

Se na representao da corte e das elites h, ainda, um registro de brancos e negros em seu cotidiano que quase sempre cruel e incrivelmente contemporneo em suas misrias e no enxovalhamento da populao de rua... Ao mostrar a nudez da escravatura, ele (Debret) se aproxima da violncia e da loucura de uma realidade que as elites preferiam no ver... (BANDEIRA, p.12 , 13).
FIGURA: 25

Pintura de Debret Adultos negros (serviais) vestidos e crianas (filhos?) nuas brincando Fonte: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=688

62

Acredita-se que o acesso s roupas usadas por alguns escravos tenham sido obtidas atravs de doaes de seus patres, para vestir-se

adequadamente regra dos bons costumes e poder transitar em casas ou locais pblicos, bem como, forma de pagamento (a roupa como moeda) pela sua mo de obra escrava ou no. Observe que em muitas outras telas, quando se trata de pessoas escravas ou vendedores ambulantes de frutas - considerados assim pertencentes s classes pobres, esses so representados descalos ou quase desnudos, como na obra Trabalhador, de Portinari e de Debret. O que nos faz refletir at que ponto se pode tomar como verdade e o quanto parecido com algumas realidades da contemporaneidade de muitas civilizaes globalizadas. A pintura reproduzida, em 1940, por Alfredo Norfini, por exemplo, revela a pobreza atravs dos ps descalos, peito desnudo e cala rasgada do cabano. Que, indiretamente, materializou a condio social da classe paraense pobre e oprimida. Situao essa tambm vivida pelos indgenas segundo a pesquisadora e antroploga Ivnia Neves:
Defendo a ideia de que a aparente condio de passividade das sociedades indgenas foi determinada pela superioridade blica dos europeus. Acredito mesmo que os ndios, quando foi possvel, resistiram e, ainda hoje, apesar das inmeras dificuldades que enfrentam, continuam reinventando suas tradies e demarcando suas novas fronteiras culturais (NEVES,2009,p.75)

Mas outras imagens merecem ser analisadas para melhor compreenso do modo de vestir e da condio social das classes menos favorecidas. Aqui, o recorte refere-se excluso social de mulheres pobres, escravas, forras e analfabetas dentro dos processos de urbanizao das cidades no decorrer da histria brasileira. Bem como da Amaznia paraense e da transformao atravs da incorporao de outras culturas (hibridizao), da mundializao e da globalizao que esto atravessados na histria da cultura paraense, do universo da periferia belenense, da origem das mulheres dessa periferia e de Gaby Amarantos.
...mulheres pobres, escravas e forras, sobrevivendo do artesanato caseiro e do pequeno comrcio ambulante, mulheres que, desempenham papis paralelos ao

63
domstico, eram vtimas de maiores preconceitos de uma sociedade que menosprezava o trabalho domstico e qualquer forma de organizao voltada para a economia de subsistncia. Em consequncia da crise final da abolio, a expanso da pobreza, a urbanizao , o aburguesamento da cidade, expulsaram-nas dos limites burgueses da urbe (SARGES, 2010,p.54).

As figuras de nmero 26 e 27, que foram registradas pelo fotgrafo portugus Felipe Fidanza no perodo da Belm da Belle poque (PEREIRA, 2006), tentou produzir imagens de mulheres da regio amaznica de diferentes etnias: a negra, a cafusa e a ndia. A maioria dessas imagens fotogrficas era produzida em estdio. E o vesturio e adornos usados nas fotos, eram da cultura europeia, de forma estratgica e manipuladora. Na foto (abaixo), de nmero 26, o corpo dessa mulher negra, assim como suas roupas e seus adereos, que so enunciados no verbais que materializam historicamente a condio social da populao pobre (escrava ou no) da cidade de Belm do Par.

FIGURAs: 26 e 27

Mulher Negra fotografada por Felipe Fidanza Moa da Belle poque Fonte abaixo: http://modaspot.abril.com.br/cultura-fashion/cultura-livros/amoda-da-belle-epoque-ate-hoje

64 Essa mulher negra est de cabelos presos conforme prtica dos bons costumes, segundo Braga & Prado (2011) , sobre os cabelos, que deviam ser sempre longos e presos em coques ou por travessas . Ela est usando um vestido de tecido volumoso tpico de tecido algodo, destinado s classes pobres. E quando comparado com a dama ao lado, observa-se que o vestido no possui volume por ser de tecido refinado liso como a seda, tafet ou crepe da ndia.
O algodo, principal fibra produzida em nosso pas, no era apreciado, ficando restrito s roupas de baixo... O caso que o algodo era associado indumentria das classes mais pobres e continuava sendo considerado um tecido de segunda categoria (BRAGA & PRADO, 2011, p. 62).

Quanto modelagem, bem mais simples que os aprimorados vestidos das damas europeias da poca, ainda que sua cor fosse clara (branca ou bege?) e seu comprimento de calda tenha o acabamento de duas voltas de fitas largas na barra. Outro detalhe importante est no comprimento das mangas (curtas) que expem braos desprotegidos do sol, diferente das mangas longas presentes nos trajes das moas mais abastadas. Pois, naquela poca, no era interessante ter a pele bronzeada, simboli zando trabalho rduo em locais de exposio ao sol. Nesse perodo, o uso das vestimentas como proteo do corpo e pudor de grande importncia. Segundo Souza (2005, p.93), Com efeito, a moda comea realmente quando, a partir do sculo XV, descobriu-se que as roupas poderiam ser usadas com um compromisso entre o exibicionismo e o seu recalque (a modstia). No que se refere aos adornos da mulher negra, no d para perceber se est calada. Mas, ela traz, no vestido, um broche perto da gola e algum tipo de pulseira no pulso em vez de luvas. E para complementar o figurino, no lugar de uma sofisticada bolsa de mo, encontra-se uma cestinha arredondada parecida com as que guardam artigos para costura. No se sabe ao certo se a indumentria fora apenas cedida para a foto em estdio ou a origem fora de doao como pagamento aos servios domiciliares de mucama19 a famlias de fino trato. Ao comparar a indumentria das figuras 26 e 27, percebe-se que a
19

Mucama: Escrava que ajudava nos servios caseiros e acompanhava pessoas da famlia do senhor e, s vezes, era a ama-de-leite fonte: http://www.dicionariodoaurelio.com/Mucama.html e http://www.dicio.com.br/mucama/

65 roupa de tecido simples (algodo) e a ausncia de adornos da mulher negra materializa sua condio social:
No h dvida de que a moda um fenmeno tpico da sociedade urbano-industrial, estimuladora do consumo e do smbolo do desperdcio... Dessa forma, a moda servir estrutura social e subjugar a sociedade, tanto faz ser de Belm como do Rio de Janeiro, a um modelo internacional do bem vestir. No Brasil dos sculos XVIII e XIX, os tecidos das damas funcionavam como marco de discriminao social. Para as damas ricas, senhoras ausentes, serafins, sedas e veludos; e para gente comum, os panos de tipo inferior, como o algodo. As grandes damas quase nunca apareciam em pblico e, quando faziam, era com grande ostentao de roupas. (SARGES, 2010, p.50).

FIGURA:28

Outra pintura de Debret que retrata vestimentas de escravas fonte: http://www.brasiliana.usp.br/bbd/search?&fq=dc.contributor.author%3ADebret%2C%5C+Je an%5C+Baptiste%2C%5C+1768%5C-1848 FIGURA:29

Pintura de Debret Fonte: http://www.dezenovevinte.net/obras/melancolia_ld.htm

66

Desde o inicio, ndios e caboclos, mestios e negros constituram a maior parcela de mo de obra economicamente ativa da Amaznia, nas diversas atividades agrcolas e extrativistas da regio. As diversas misturas etnorraciais, levando a mestiagens progressivas (Moreira Neto, 1988), produziram a feio mestia da populao na capital e na provncia. Por a, passaria a dificuldade dos viajantes em classificar a populao amaznica e paraense, cuja nuances no correspondiam a categorias etnorraciais bem definidas: mamelucos, tapuias, cafzios, mulatos, mestios (Salles, 1971;89); ndios cafzios, mulatos atapuiados... (RODRIGUES, 2008,p.104)
FIGURA:30

Cafusa fotografada por Felipe Augusto Fidanza

Quanto figura 30, no se sabe se a jovem negra uma escrava ou vendedora de frutas e ervas. Mas possvel comparar com a imagem da vendedora de caju (figura 29), pintada por Jean Baptiste Debret e perceber, atravs das indumentrias, as similaridades que denunciam sua condio social, nesse perodo. Observa-se que seus cabelos crespos e volumosos esto presos apenas por flores nas laterais, e, seu comprimento curto - acima do ombro (seria para manter a higiene ou seria rebeldia?) para uma poca de tradio secular de cabelos longos (Braga & Prado, 2011). O vestido (alvo) de algodo possui acabamento simples e mangas bem curtas, que deixam ombro

67 mostra. A cintura alta - estilo decote imprio (abaixo dos seios) o que ratifica o no uso dos sofisticados espartilhos. A ausncia de sapatos, artigo de luxo, contraria os bons costumes da Belle poque conforme explicao de Braga & Prado (2011) no que se refere s regras dos bons costumes: ... Os ps femininos deviam ser pequenos e estar sempre escondidos; era considerado apelo ertico mostrar os ps descalos. Ela est usando uma fina pulseira no brao direito e embaixo do esquerdo, segura uma bandeja como se fosse um paneiro. A expresso de seu rosto aparenta desconforto e passa a impresso de estar sendo forada a posar para a foto. Esses pormenores ficaram silenciados.
FIGURA: 31

Foto da ndia Arara do Rio Negro, fotografada por Felipe Fidanza

68
FIGURA: 32

Pintura de ndia por Jean Baptiste Debret Fonte: http://www.capitaldasnascentes.org.br/acontece2.php?id=34

O corpo quase nu da mulher indgena, da figura 31 (por Fidanza), foi coberto apenas por adornos como cocar de penas na cabea, colares no pescoo com tiras de pequenas peninhas que caem sobre os ombros e ao lado do seio desnudo, tambm similar pintura das negras escravas e mulheres indgenas (figura 32) por Debret. A ndia s no est totalmente nua, pois cobre sua parte intima com um tecido grosso similar ao linho ou sarrapilheira tecido utilizado em saca de caf, acar, dentre outros. Aqui, questiona-se a seminudez proposital, seria ento para provocar a imagem do extico ou do selvagem? Como afirma Neves (2009) ... A colonizao instituda pelos homens e narrativizada por eles. Naturalmente que o desejo da mulher ficou do lado de fora e s lhe coube a posio de vtim a ou de selvagem. Abre-se um parntesis para indagar o pouco uso das roupas pelos indgenas e mestios inseridos como classe pobre paraense. preciso perceber que vai muito alm do hbito cultural ou da situao econmica e financeira na poca e que perpetua at os tempos de hoje. Mas tambm da condio climtica de uma regio amaznica quente e mida, no entanto, por muito tempo, foi um discurso estabilizado sobre a mulher indgena, colocando-a eternamente como mulher sem roupas, na beira da praia, bem semelhante pecadora Eva da gnese bblica. (NEVES, 2009). Compreende-se, ento, que as imagens produzidas, mostram o preconceito com os moradores da regio que eram retratados como diferentes e sem civilizao, aos olhos dos europeus. Como tambm a questo da

69 indumentria paraense, principalmente na periferia da poca e que refletiu em toda a sua histria dentro do contexto sociocultural at os tempos atuais, estando intrnsecos na pluralidade cultural expressada tambm na linguagem no verbalizada do vestir (com muito acessrio e pouca roupa) da cantora Gaby Amarantos. Quando comparamos os distintos modos de vestir dos paraenses e suas classes sociais no Ciclo da Borracha e no sculo XXI, podemos encontrar fatores que se conectam e se diferem. A teoria do que vem de fora melhor est mudando paulatinamente. A conexo est na valorizao (pelos consumidores) da moda internacional na atualidade. E o que difere a acessibilidade ao consumo (moda, eletrnicos) que as classes pobres passaram a ter paulatinamente no decorrer dos tempos, com a chegada do capitalismo e do desordenado crescimento urbano e econmico das metrpoles, como Belm do Par, sobre a qual abordo de forma sintetizada no tpico abaixo.

2.2. Modernismo sem modernizao: o mercado da moda em Belm


Entre ritmos mais lentos ou mais acelerados de crescimento espacial, econmico e social. Belm transformou-se gradativamente em uma grande colnia Lusitana voltada principalmente para atividades comerciais e financeiras, aonde chegavam imigrantes de diversas procedncias...RODRIGUES (2008)

Conhecida como "Metrpole da Amaznia", Belm a capital do Estado do Par. Considerada a maior cidade na linha do Equador e 2 cidade mais populosa da regio Norte do Brasil com 144 municpios. Com uma populao de 7.581.051 habitantes e maior densidade demogrfica da regio norte com 1.315,27 hab/km, (segundo pesquisa do Censo/IBGE em 2010), est localizada s margens da Baa de Guajar - principal porto de entrada da bacia Amaznica. E sua populao formada principalmente, por

descendentes de portugueses, africanos e dos ndios Tupinambs - nativos habitantes da regio na poca de sua fundao, em 12 de janeiro de 1616, por Francisco Caldeira Castelo Branco, com o nome de "Feliz Lusitnia",

70 posteriormente, foi batizada de "Santa Maria de Belm do Gro-Par". O nome Belm veio mais tarde, em homenagem a um dos mais antigos bairros de Lisboa/Portugal. Como o objetivo da pesquisa apenas destacar as principais caractersticas do mercado da moda local paraense, esse subitem explana Historicamente, no incio do sculo XX, e perodo da era da borracha, por exemplo, o municpio de Belm recebeu inmeras famlias europeias, o que influenciou sua arquitetura (edificaes como a Paris n'Amrica). Hoje, apesar de ser cosmopolita e moderna em vrios aspectos, no perdeu o ar tradicional das fachadas dos casares, das igrejas e capelas do perodo colonial. A

cidade vem crescendo econmica e desordenadamente na ltima dcada, com a chegada de novos shoppings, com cinemas de telas 3D, edifcios comerciais que dividem espao com sofisticados condomnios residenciais e casas simples aos redores e limites entre bairros nobres e perifricos, e ainda, sem muitas alteraes na infraestrutura do setor de transportes urbanos e sem perspectivas de novas vias pblicas para entrada e sada da cidade, alm da falta de segurana, dentre outros problemas de uma metrpole. Esse processo de urbanizao e modernizao contraditria, na viso macro (pases e estados) e micro (cidades e bairros), como abrange Stuart Hall (2006) em Culturas Hbridas pode ser comparada s regies como Belm. Onde, ao mesmo tempo em que investe e valoriza no mercado extrativista, na matriaprima e nas suas reservas naturais para o turismo e para o artesanato (ex: cermicas, biojoias), fecha os olhos para o precrio mercado local de produes prprias (principalmente o de confeco de roupas de qualidade) carentes de maquinrios, mo de obra qualificada e at mesmo incentivos fiscais. Modernizao com expanso restrita do mercado, democratizao para minorias, renovao das ideias, mas com baixa eficcia nos processos sociais. Os desajustes entre modernismo e modernizao so teis s classes dominantes para preservar sua hegemonia, e s vezes para no ter que se preocupar em justific-la, para serem simplesmente classes dominantes. (HALL, 2006,p. 46) Quanto ao mercado da moda e sua produo local, pode se dizer que no houve muitos progressos, desde a Belle poque, no que se refere a

71 receber e valorizar as mercadorias estrangeiras (de outros estados ou pases), uma vez que a capital do Par ainda desprovida de um polo industrial txtil e de segmentos afins, mesmo que j possua pequenas fabriquetas de malharias, artesanatos (bolsas de palha tururi, cermicas) e biojoias (colares de sementes). Seu mercado teve um desenvolvimento lento, como, por exemplo, a tardia chegada dos grandes shoppings (com grifes de luxo) nos ltimos anos, quando comparado com as demais regies brasileiras, inclusive com a regio do Nordeste. O crescimento lento do mercado da moda local se deu por vrios fatores que vo da falta de interesse poltico questo da posio geogrfica da regio norte distante do principal eixo da moda (Rio de Janeiro - So Paulo Belo Horizonte). O que dificulta, via transporte terrestre ou areo (mais caro), a chegada desses produtos de moda roupas e acessrios (sapatos, bolsas, bijuterias, culos) fabricados nesses eixos para serem comercializados nas lojas e multimarcas da capital. H tambm o consumo da moda pelo mercado nordestino, com destaque para Fortaleza, devido ao valor monetrio mais barato. Outra dificuldade a carncia de cursos profissionalizantes (diferente de bacharelado de moda) e de mo de obra qualificada, como a funo de modelista para produzir nas pequenas faces. Alm das matrias-primas necessrias e dos impostos que oneram o produto final at sua chegada s prateleiras, dentre outros fatores. Ao falar de moda Amaznica, e mais especificamente de Belm do Par, percebe-se que s ganhou destaque atravs da mdia (dentro e fora do estado) com o surgimento do evento de moda Morumbi Fashion/SP (incio em 1996), que, a partir das primeiras edies, teve como estilista participante o paraense (apesar de radicado no Cear) Lino Villaventura (PALOMINO, 2004), e, posteriormente, o jovem estilista Andr Lima - ambos de criaes ultracoloridas pelas estamparias. Outro fator de divulgao da moda paraense foi atravs da biografia do estilista de reconhecimento internacional: Denner Pamplona (radicado em So Paulo) e muitas dcadas depois, o paraense Davi Azulay da moda-praia Blue Man (radicado no Rio de Janeiro) - ainda que seus trabalhos fossem mais globalizados que regionais, eles acabaram divulgando o Par de alguma forma.

72 Com a valorizao da Moda Brasileira e da prpria Amaznia pelo olhar estrangeiro, os trabalhos dos designers locais, principalmente de gemas orgnicas (biojoias) e joias - integrantes do Polo Joalheiro, com apoio do governo, ganharam maior destaque at internacional com participaes de concursos de talentos e de criatividade sustentvel. Porm, a moda na regio norte, e mais especificamente no Par, s despertou o olhar para si mesma, no momento em que se viu atravs dos estilistas paraenses Lino Villaventura e Andr Lima, atravs do So Paulo Fashion Week maior calendrio oficial de moda do Brasil. Com divulgao na imprensa nacional e internacional, o slogan O Brasil est na Moda chegou ao resto do mundo. O evento, o qual foi idealizado e organizado pelo empresrio e vanguardista Paulo Borges, que sempre apostou em temas atuais a abordar a cultura brasileira e a preservao do meio ambiente. Pode-se dizer que essa relao do jornalismo com a moda, no final dos anos de 1990, favoreceu a promoo da cultura brasileira e regional atravs da moda. A partir desse momento, por volta do ano 2000, designers, estilistas e marcas paraenses, como Lele Grello - que na poca assinava roupas com fibras de tururi (oriundas de palmeiras), sementes e escamas de peixes (pirarucu), a designer Lele Grello vestiu personagens como a atriz Claudia Raia na novela Filhas da Me, em 2002. Vestiu a Anglica para o programa vdeo show, a jornalista Glria Maria para o Fantstico e a cantora Elba Ramalho. Mas a moda paraense acabou de nascer e tudo ainda muito recente. Alm da marca de moda-praia Brazil Summer, Celeste Heitmann artista plstica e designer de semijoias e de pinturas de Belm retratadas em bolsas. a marca 100% Amaznia (cooperativa de costureiras), dentre outras que timidamente foram surgindo no mercado e hoje nem todas sobreviveram. Mas as que permaneceram no mercado passaram a valorizar ainda mais a cultura amaznica, nicho da moda sustentvel, atravs das suas criaes estilizadas e a enfrentar uma batalha na da aceitao pelo consumidor local e da concorrncia. Com olhar para o mercado estrangeiro, comum ver criaes especficas (ex: braceletes de sementes de jarina, pingentes de cermica, camisas com estampas de guars) inspiradas na cultura amaznica para a

73 exportao e exposio de eventos da moda e de negcios em outros estados. Como ocorreu com as exposies do grupo Moda Par coordenado pelo Sebrae-Par, atravs do Fashion Business (Salo de negcios do Fashion Rio) por volta de 2004. Bem como a feira da cooperativa de costureiras Costamaznia (de produo prpria) em 2004, que fazem parte do evento Amaznia Fashion Week, o qual tambm integra um mix de lojas de ruas e dos shoppings da cidade, mas essas vendem roupas de outros estados. Sem esquecer os eventos paralelos de marcas locais ou desfiles de shoppings da cidade, mas sem valor de criao e confeco de moda autoral. Mas, foi com o surgimento, em 2006, do Caixa de Criadores (perfil nas redes sociais da internet: facebook e twitter) - evento de moda paraense que iniciou com o intuito de fomentar o mercado regional, suas criaes autorais e diversidades - cuja confeco possui mo de obra local (e matria-prima dentro do possvel) que favorecem jovens e veteranos estilistas paraenses e radicados a ingressarem no competitivo mercado da moda globalizada das multimarcas, franquias e lojas de departamentos. So eles: N Figueredo, gua da Camiseta, Da Tribu Produtos artesanais, Eubelem, Mariana Bibas, Viv Moda Exclusiva, dentre outros, alm da participao especial (em 2011) das camisetas de estampas de grafismos assinadas pela tribo indgena Aikewara www.aikewara,blogspot.com) Dentre as marcas participantes, destaco a Eubelm devido a sua ultima coleo de vero desfilada no Caixa de Criadores (em Setembro/2012) ter buscado inspirao no universo do technobrega e que at passou a vestir os integrantes da banda de Gaby Amarantos, dentre outras bandas do tecnobrega. A marca paraense, inicialmente, era apenas de camisetas masculinas e, com o seu crescimento, passou a produzir bermudas, acessrios e incluiu modelagens de camisetas e vestidos de malha para o publico feminino. Estando no mercado paraense desde 2004, sempre apresentou estampas que contam a histria da cultura regional (ex: mercado do Ver-oPeso) paraense de forma conceitual.

74
Figura33 Gaby usando blusa da marca Eubelem

Fonte:https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4 20728811330857&set=t.609928568&type=3&theat er

Figura 34: Banda da Gaby Amarantos usando camisetas da marca paraense Eubelem

Fonte:https://www.facebook.com/photo.php?fbid=550246428327717&set=pb.192574130761 617.-2207520000.1366865422.&type=3&theater

75 A coleo da marca Eubelm se chamou "Quero um melody com voc" e mostrou vestidos e camisetas masculinas e femininas com estampas divertidas dos cones (nave20, aparelhagens, rubi21, etc) do brega paraense, em cores fluorescentes, tudo ao som da banda Gang do Eletro banda ecltica que possui estilos que vo do rock alternativo s misturas da batida do technomelody das festas de aparelhagens, a qual foi convidada para cantar ao vivo na passarela do evento.

FIGURA 35: Duas blusas da coleo Eubelm inspiradas no technobrega

Blusas com estampas grficas dos icones do technobrega da Eubelm foto: Agncia de Publicidade Avisi ou https://www.facebook.com/photo.php?fbid=570405939645099&set=pb.192574130761617.2207520000.1366865416.&type=3&theater

20

A Nave a cabine de som do Djs que comanda as festas de aparelhagens. Algumas foram realmente adaptadas ao formato de nave, com direito a descolamento (de cima apara baixo), a luzes e a fumaa de gelo seco (LEMOS, 2008, p.36) 21 Abreviao do nome da aparelhagem chamada Poderoso Rubi (LEMOS, 2 008, p.59)

76
FIGURA:36

Banda Gang do Eletro (usando roupas da Eubelem) no desfile Caixa de Criadores foto: Agncia Avisi

FIGURA 37: Matria de jornalismo de Moda

Coleo Quero um Melody com voc, da marca Eubelm - publicada na Revista Tudo de Bom (TDB) do Jornal Dirio do Par, em setembro/ 2012

77 2.3. Periferia e mundializao: De que lugar fala Gaby Amarantos?


A moda no intervm apenas no plano temporalno momento em que pe em circulao formas que podem ter valor de signos de afiliao facilitando a constituio ou a afirmao de grupos sociais qualitativamente distintos uns dos outros, ela tambm um fator de segmentao e de articulao do Espao Social, Landowski (2002,p.94)

De onde vem Gaby Amarantos? Mais precisamente da periferia jurunense22, dentro da cidade de Belm. Periferia esta, formulada por Rodrigues (2010) ... ao se constituir como um bairro da periferia de Belm, o Jurunas apresentava um relativo isolamento geogrfico, embora localizado bastante prximo do centro comercial da cidade....Onde se percebe que o termo jurunense muito mais que um nome suburbano, mas uma identidade com diversos significados do bairro e de seus moradores, segundo citaes encontradas em jornais locais, nas pesquisas da autora.
O Jurunas , como j visto, um dos bairros mais antigos de Belm. O mesmo tenso, diverso do ponto de vista cultural, e com uma populao que no apenas segue tradies, mas tambm introduz inovaes de modo muito criativo... nesse bairro, o tempo o do evento, da festa, da alegria, das mobilizaes, em prol das tradies, mas tambm do barulho, das tenses e da violncia.(RODRIGUES, 2010,p. 121)

E nessa dicotomia entre a tradio e a modernidade urbana, de um bairro festeiro (samba, festas juninas e de aparelhagem) e catlico, familiar e violento, que podemos encontrar o universo do technobrega envolvendo sentimentos de pertencimento ao lugar; lugar de memria inseparvel e construda ao longo da histria do bairro e de seus moradores; lugar de onde se materializa os modos (roupa e corpo) da cantora paraense. Que vem dessa fuso do velho e do novo, lugar de onde vo dar novas formas de sociabilidade, originrias de culturas hbridas, mundializadas, globaizadas e fragmentadas historicamente, entre nativos e migrantes ribeirinhos que favoreceram o processo identitrio atual.

22

Nome dado aos moradores do bairro do Jurunas dentro da cidade de Belm do Par (RODRIGUES, 2010, p.120).

78 Essa mundializao e as duas questes especficas da cultura e da globalizao (no processo econmico) esto conectados com a moda. Para Ortiz (2000, pag. 16 e 17), o termo globalizao se refere aos modos de produo, distribuio e consumo de bens e de servios voltados para uma estratgia mundial que envolve cincia e tecnologia e que acontece de forma imediata e desterritorializada, ou seja, no um centro, a produo est disseminada pelo mundo. Aqui, cabe o exemplo da produo dos produtos importados de moda da China, como tnis, roupas, eletrnicos, carros, brinquedos, dentre outros, para o mercado brasileiro, incluindo linha de produtos (chaveiros, broches) importados, que contm um tipo de emissor de luz chamado de LED (Light Emitting Diode), o qual tambm utilizado nas roupas da cantora Gaby Amarantos, que particularmente reflete a atual identidade contempornea pluralizada e partilhada pela globalizao. Segundo Stuart Hall (2006, p.74):
... medida em que as culturas nacionais tornam-se mais expostas a influncias externas, difcil conservar as identidades culturais intactas ou impedir que elas se tornem enfraquecidas atravs do bombardeamento e da infiltrao cultural.

Outra prova do crescente mercado chins foi a Revista Rolling Stones ter lanado a verso chinesa em 2005, quando disputou espao com vrias revistas de moda, estilo, decorao e esportes. Segundo a autora Trevisan (2006), ...a China liderou o ranking do crescimento global, multiplicou por quatro o tamanho de sua economia, tirou milhes de pessoas da pobreza e promoveu o mais intenso processo de urbanizao j visto na histria. Mudanas que pases desenvolvidos demoraram cem anos para experimentar, a China viveu em um quarto de sculo. E que pode ser perfeitamente comparado com o processo de urbanizao e de modernizao contraditria, na viso macro (pases e estados) e micro (cidades e bairros), em regies como Belm do Par. Modernizao com expanso restrita do mercado, democratizao para minorias, renovao das ideias, mas com baixa eficcia nos processos sociais. Os desajustes entre modernismo e modernizao so teis s classes dominantes para preservar sua hegemonia e, s vezes, para

79 no ter de se preocupar em justific-la, para serem simplesmente classes dominantes, afirma Hall (2006) em Culturas Hbridas. Aqui, pode-se exemplificar tambm o fenmeno global que aponta o processo de hibridizao cultural sofrida tambm por quem a produz (ex: tnis da Nike, carros), no caso, a China, que tambm adquiriu interferncias da cultura ocidental, como por exemplo, o uso da cor branca nos vestidos de noivas do ocidente, que passaram a dividir o mesmo espao na tradio milenar do uso da cor vermelha para os vestidos de noiva, bem como, as semanas de moda, olimpadas e demais eventos da contemporaneidade.
O globalismo (dimenso do global) um movimento que busca no apenas a sobrevivncia da indstria capitalista, pela venda eficaz, mas tambm a hibridizao das culturas em tempo real. Na sociedade contempornea, as relaes se intensificam e podem se homogeneizar e heterogeneizar ao mesmo tempo, ou seja, se tornam complexas (ORTIZ, 2000,p.43).

Mudanas trouxeram a diversidade cultural pelo processo de hibridao das diferentes culturas, e especialmente atravs dos formatos interativos dos meios de comunicaes digitais pela indstria cultural (cinema, msica, srie televisiva) que intensificam diversas informaes codificadas ou no (smbolos, signos), para internautas e consumidores que absorvem, em milsimos de segundos, o que muitas das vezes pode lhe parecer estranho (uma nova imagem, um novo ritmo), mas que com a massificao dessa mdia, adentram suas casas e seu dia a dia como se fosse algo corriqueiro. Favorecendo a valorizao do novo e do individual personalizado, que d ao mercado da moda um abrangente consumo que vai muito alm de roupas e esttica, mas de eletrnicos, celulares, carros, status, etc. E esse consumo passa a ser por uma curta durao dominada pela lgica da mudana (menor e instantnea). Motivado pelo querer a mudana...de aceit-la, vivla, desej-la, no apenas tomar posio diante das coisas que mudam, ou que gostaramos que melhorassem; tambm escolher uma maneira determinada de viver seu prprio devir: , de certa forma, colocar-se em condio de desfrutar o tempo presente (a si mesmo). E desse ponto de vista, a mudana esperada, desejada, assumida, torna-se paradoxalmente

80 produtora de identidade. Aderir a ela, no morrer um pouco afirmar sua prpria existncia diante de si e de outrem (LANDOWSKI, p.92). Essa mudana rejeita o poder do tradicional em favor da celebrao do presente social, do mundo da vida cotidiana. Suas referncias no so mais os antepassados, mas, os contemporneos fragmentados, hibridizados e pluralizados. O que vestimos um cdigo, comunicao no verbalizada. E que possui inmeras referncias explcitas e implcitas, propositais ou no, mas que acompanham os processos mutveis da sociedade seja na religio, na poltica, na economia e na cultura, para pacificar ou transgredir.
Quanto mais a vida social se torna mediada pelo mercado global de estilos, lugares e imagens, pelas viagens internacionais, pelas imagens da mdia e pelos sistemas de comunicao globalmente interligados, mais as identidades se tornam desvinculadas- desalojadas de tempos, lugares, histrias e tradies especficos e parecem flutuar livremente .(HALL, 2006, p.75)

A globalizao traz a valorizao

do novo e do individual

personalizado, que d ao mercado da moda um abrangente consumo que passa a ser, por uma curta durao, dominada pela lgica da mudana (menor e instantnea). Para exemplificar essa afirmao identitria que sai do local para o global, cito o universo da periferia jurunense, marcado pelos ritmos musicais misturados que do origem ao technobrega, e, das festas de aparelhagens, que atravessam culturas atravs do fenmeno musical Gaby Amarantos, a qual est fazendo sucesso pelo Brasil juntamente com os demais estilos musicais como o MPB, o Samba, Ax e o Forr.

2.4. As Festas de Aparelhagens e o Technobrega

...a presena indispensvel das aparelhagens sonoras, fenmenos comuns maioria dos bairros suburbanos de Belm. Algumas das aparelhagens mais famosas da cidade surgiram no bairro do jurunas, mas se apresentam em toda a cidade e no interior do Estado, com equipamentos sonoros de alta potncia, Djs e estilos musicais prprios, entre os quais predomina atualmente o tecnobrega. (RODRIGUES, 2010, p. 129)

81 O que o technobrega? Uma batida23, uma msica remixada24, uma cultura pluralizada e fragmentada. Trata-se de ritmos musicais que nasceram nas ruas da periferia de Belm e que esto alcanando os ouvidos do Brasil e do mundo na mesma velocidade de um post25 na web. Cativando a todos e mostrando que o Par tem ritmos locais que so mais tocados nas aparelhagens de painis de LEDs (luzes de neon) que iluminam as famosas Festas de Aparelhagens26 belenenses nos fins de semana, ao som do brega, do melody, technobrega e tecnomelody tipo de hibridizao do brega tradicional com o brega tecnolgico atual, que do o ar novo ao universo do brega paraense, tambm cantado por Gaby Amarantos. Em sntese, a festa de aparelhagem um espetculo parte, com direito a skywalker27 - iluminao que sinaliza onde esto (ex:galpes) acontecendo as festas, com seus diversos desdobramentos pontuados pelo ritmo musical technobrega - fuso do brega tradicional com sons eletrnicos e demais ritmos musicais como dance, techno dance, pagode, ax e funk. E que tambm envolve o processo de apropriao dos ritmos e modificao (ex: acelerada) das msicas nacionais ou internacionais j consagradas no mercado, segundo Rodrigues (2010, p.131):
...os produtores culturais apropriam-se de msicas de diversos estilos, j consagradas na mdia nacional e internacional, para criar novos hits que passam a ser apresentados e executados nas festas por Djs conhecidos do pblico aficionados, gravados em discos e vendidos aos consumidores dessas musicas, que passam a ser consideradas como parte da discografia de uma determinada aparelhagem ou de um determinado DJ.

Essa transio do brega tradicional paraense para o brega tecnolgico ocorreu por volta da dcada dos anos 1960, quando o ritmo tornou-se resultante da misturas de gneros danantes caribenhos como cmbia, merengue, calipso e bolero, bem como de ritmos americanos, como twist, rock-and-roll e i-i-i. Acredita-se que o nome brega veio dessas casas
23 24

Deriva de beat musical, que sugere batimento, compasso (LEMOS,2008, p.35) Ritmo musical feito com recursos tecnolgicos de cortes e junes de outras batidas musicais aceleradas, que do origem a uma nova musica (LEMOS,2008, p.54)
25

Termo em ingls para PT&tab=wT#en/pt/post


26

informar

(fotos,

etc)

na

web.

Fonte:

http://translate.google.com.br/?hl=pt-

Definio subjetiva originria do termo tcnico Aparelhagem: empresas que possuem equipamentos de som, cabine de controle, torres de caixa de som, teles e diversos aparelhos de efeitos especiais, Djs e funcionrios responsveis pela montagem e operao dos equipamentos ( LEMOS, 2008, p. 38). 27 Sinalizador em forma de canho de luz que fica na entrada das festas e ilumina o cu, chamando ateno (LEMOS, 2008,p.60)

82 de shows chamadas de breges - conotao de cafona, que tocavam essas msicas em ritmos exagerados na poca, segundo Maia (2008,p.40).
Figura: 38

Gaby Amarantos apoiada na caixa de som utilizadas nas festas de Aparelhagens Fonte: www.oguiadanoite.com.brsitehome=noticias&n=CSN

O estilo cafona, que denominou as casas de show, tambm passou a ser referncia no vesturio dos Djs e cantores da msica brega. E que, mais tarde, assim como ocorreu na moda os movimentos antimoda, o visual fora dos padres sociais de quem canta, virou estilo atravs da forma de se vestir dos cantores de brega, apropriando-se da modernizao dos vesturios, como: tecidos brilhosos ou metalizados em jaquetas e calas, cores fluorescentes em camisas e tnis e, ainda, lanando mo da tecnologia nas roupas atravs do uso do emissor de luz, encontrado em lmpadas fluorescentes (conhecido por LED). Na imagem acima, Gaby Amarantos est vestida com estampa felina e cheia de atitude em um cenrio natural e arborizado, que simula a floresta Amaznica (seu local de origem) e, ao mesmo tempo, est apoiada em uma aparelhagem de som, destacando, assim, a diversidade que entrelaa o universo urbano e o extico selvagem, que p ara muitos considerado fantasioso, extravagante, feio, ridculo e at bizarro. Todos esses adjetivos

83 so dados a tudo que transgressor, como est exemplificado na moda do subitem seguinte. 2.5.A mundializao do bizarro: de Madonna, Lady Gaga a Gaby Amarantos
O visual fora dos padres em relao a dcada anterior chocou; dividiu opinies; entretanto, virou a cara do fim de sculo. Tatuagens e piercings reforaram a ideia do corpo como um campo de expresso. Nas campanhas esse conceito foi levado ao extremo, com produes cada vez mais ousadas e comportamentos autodestrutivos. Nesse sentido o belo confundiu-se com o feio e as imagens de moda, ao mesmo tempo que encantavam, causavam repulsa. Foi um tempo de contrapontos, de sentimentos divergentes que se confundiam. HOLZMEISTER (2009)

O que belo ou feio? Os padres estticos do passado podem ser comparados com os da atualidade? Diversos fatores socioculturais (local e global), econmicos e at polticos possuem grande interferncia nessa escolha. Como compreender a pluralidade do visual artstico de cantoras consideradas extravagantes como Gaby Amarantos, Lady Gaga, dentre outras? Gaby ousada, apropria-se dos recursos da moda globalizada (ex: indumentria de materiais tecnolgicos) e da sensualidade exacerbada. E ainda, se reinventa na profuso de adereos carnavalescos amaznicos mixados (misturados) s luzes artificiais utilizadas nas aparelhagens de som do technobrega paraense.
Figura 39

Gaby Amarantos com luzes de Led na roupa Fonte: http://musica.uol.com.br/ultnot/2012/04/18/a-classe-c-nao-tem-medo-de-darvexame-diz-gaby-amarantos.jhtm

84 As figuras 39 (acima) e 40 (abaixo) so tambm a representatividade do efeito globalizado (processo econmico) e mundializado (processo cultural) que esto intrnsecos nas atitudes e indumentria da artista. O globalizado pode ser analisado na relao do poder de compra (acessibilidade), mas tambm no design da roupa, que est em voga, conforme tendncias da moda, e a mundializao pode ser percebida nas plumagens amaznicas dos adornos na cabea e na roupa iluminada caracterstica das roupas de alguns cantores de technobrega, porm com uma nova adaptao feita pela cantora.
Figura 40

Figurino com iluminao de LED fonte: http://www.agenciaolhares.com/agency/gallery/Gaby_Amarantos/image/23/Gaby _Amarantos

E na figura 41, da pagina posterior, a imagem da capa do CD Treme, um o vesturio globalizado, composto de materiais tecnolgicos como o ousado mai roxo metlico, cujo decote expe o colo de Gaby Amarantos, porm, escondido pelo efeito de raios laser (proporcionado pela computao grfica) e compe com bota preta de material de brilho molhado como verniz. O look futurista retr (lembra os figurinos de Xuxa n os anos de 1980) que ilustra a foto do lbum Treme, ultrapassa as regras de etiqueta pela ousadia. Nessa imagem, a porposta polmica e estratgica para chamar ateno mais uma vez. O que ratifica a apropriao da moda transgressora ou extrema.

85
Figura 41

Capa do seu ltimo CD lanado em 2012 Album batizado de Treme Fonte: http://www.lazermusica.com/blog/2012-04-20/confira-a-capa-do-novo-cd-de-gaby-amarantos

Quanto Madonna, cone da ousadia em sua poca (anos 1980), podese dizer que causou polmicas com seu figurino e performances relacionadas sexualidade. Atitude essa que perpetuou e foi copiada pelas novas geraes de cantoras para se destacar entre tantas concorrentes e ganhar seu espao garantido na mdia. Que o diga a cantora Lady Gaga, a qual leva seu estilo ao extremo e bizarro, apropriando-se de conceitos transgressores para seus figurinos, como foi o uso do vestido e acessrios feitos de carne bovina crua ( nas figuras n.42 e 43). Essa utilizao de cdigos, cones e signos expressados em looks - roupas e adornos como chapiens28, ou acessrios over29, como por exemplo, os mxi30 chapus, mxi culos e perucas, so assinados por renomados estilistas como Alexander McQueen, o que respalda
28 Chapins: sapatos de mxi saltos plataformas fonte: 1) www.portalsaofrancisco.com.bralfamulher-historia-do-saltoaltohistoria-do-salto-alto-3.php
29
30

Over: do ingls (acima). Tudo que excessivo. (KALIL, 1997, p.242) Mxi: abreviao da palavra mximo _ adj. maior de todos ou superlativo de grande fonte: http://www.dicio.com.br/maximo/, tambm usado na moda atual para acessrios de tamanhos grandes

86 escandalosos e polmicos personagens de seus vdeos clipes, como Judas, Bad Romance, dentre outros que a cantora incorpora. Provocando aos extremos, ao ponto de ser repudiada e adorada, criticada e elogiada ao mesmo tempo pelo grande publico. Gaga, estimulou novos olhares e conceitos da moda dentro da msica que trouxeram significados do extremo, do vale tudo dentro da moda atual.
FIGURA 42 e 43

Cantora Lady Gaga com roupa de carne animal Fonte: http://papelpop.com/2010/10/replicado-vestido-de-carne-da-lady-gaga-sera-vendido-por-100-mil-dolares/

Enquanto que as duas figuras 44 e 45, da pagina posterior, so alguns dos seus inmeros figurinos fantasiosos e exagerados de seus vdeos clipes, mas que contam uma estria (dentro e fora do palco) o da personagem que a cantora incorpora. Lady Gaga se apropria do que a moda tem de mais conceitual criada pelos estilistas vanguardistas, seja um chapu gigante, um design arrojado de um sapato com releituras de um estilo medieval, etc. Tudo estrategicamente pensado para trabalhar a imagem do marketing pessoal da cantora, que transgredir e chocar.

87
Figura 44

Cantora Lady Gaga - Fonte: http://tmproducoes.blogspot.com.br/2012/06/10-razoes-quetornam-lady-gaga-um.html

Figura 45

Roupa de Alexandre McQueen para clipe Bad Romance - fonte: http://freakshowbusiness.com/2010/02/19/portfolio-alexander-mcqueen-1969-2010/

Quando a revista Vogue considerada Bblia da moda destinada elite, destacou o estilo nortista musical brega da cantora Gaby Amarantos , provocou comentrios positivos e negativos por internautas da rede social facebook - onde a cantora possui um perfil pessoal e que sempre que pode,

88 coloca imagens de suas atividades de lazer com a famlia, amigos e shows, alm dos seus prprios comentrios ou respostas s crticas. Marketing? Ou vontade de ficar mais perto do seu pblico? Talvez os dois. O estilo transgressor da periferia e do technobrega usado por Gaby Amarantos tambm divide opinies, assim como ocorre com as imagens extravagantes e bizarras exploradas pela cantora Lady Gaga. Porm as cantoras Britney Spears e Rihanna exploram mais a sensualidade em figurinos extravagantes sem precisar chegar ao bizarro de Lady Gaga. Percebe-se, ento, que ainda vivemos na sociedade do espetculo e na busca da afirmao pela exaltao das aparncias, do chamar ateno, dos minutos de fama, ...O espetculo no um conjunto de imagens, mas uma relao social entre pessoas, mediatizada por imagens, afirma Guy Debord (2003) na obra A Sociedade do Espetculo, na qual expe, de forma negativa, que o espetculo unifica e explica uma grande diversidade de fenmenos aparentes. As suas diversidades e contrastes so as aparncias organizadas socialmente.... Esse espetculo seria a afirmao de uma con struo da

aparncia e a negao do estilo de vida? Ou apenas apropriao de recursos que podem favorecer um indivduo, em uma determinada situao, permitida dentro das regras de uma sociedade capitalista repleta de valores diversificados?

2.6. A moda e a cultura hbrida


Todas as artes se desenvolvem em relao com outras artes: o artesanato migra do campo para a cidade, acontecimentos de um povo faz intercmbios com outros. Assim as culturas perdem a relao exclusiva com seu territrio, mas ganham em comunicao e conhecimento. (CANCLINI,1998:33)

Nesse tpico, falo da cultura hbrida que suscita questes entre a relao do produtor e seu pblico, entre o ver e ser visto, dando maior visibilidade a sua arte. expandir para as metrpoles e provocar o multiculturalismo. Essa teoria de Canclini (1998) pode ser perfeitamente aplicada moda quando falamos dos processos de hibridizao cultural de povos distintos atravs da mundializao e globalizao onde esto

89 embutidas diversas referncias culturais de outros povos (China, Argentina) nos produtos vendidos no segmento da moda (roupas, tnis, perfumes), da tecnologia (celulares, tablets, jogos de vdeo games), da arte, cinema, musica, dentre outros. A redistribuio macia de bens simblicos tradicionais pelos canais eletrnicos de comunicao gera interaes entre o culto e o popular, o tradicional e moderno (ex: documentrios sobre museus pela TV). Canclini (1998) entende a contemporaneidade "no como uma etapa ou tendncia que substituiria o mundo moderno, mas como uma maneira de problematizar os vnculos equvocos que essa contemporaneidade armou com as tradies que quis excluir ou superar para constituir-se" (CANCLINI, 1998,p. 35) O autor analisa as estratgias de entrada e sada da modernidade, partindo do princpio de que na Amrica Latina no h uma firme convico de que o projeto moderno deva ser o principal objetivo ou o algo a ser alcanado, "como apregoam, polticos, economistas e a publicidade de novas tecnologias (CANCLINI,1998,p.52) Mudana no modo de falar sobre identidade,

desigualdade, cultura, multiculturalismo, conflitos nas cincias sociais: tradiomodernidade, norte-sul e local-global (bairro Jurunas e cidade Belm, ou, Belm e o Mundo). Tudo isso existe desde que houve o intercmbio nas sociedades, mas, a cada dia, historiadores e antroplogos mostram o papel decisivo no processo sociocultural, formas separadas se combinam para gerar novas estruturas. A iconografia das tradies nacionais ditas por

Canclini (1998) utilizada como recurso para lutar contra os que, em nome de outras tradies se opem modernidade, e que tambm uma das caractersticas da moda contempornea. E que essa moda contempornea tem se expressado nos diversos campos sociais, polticos, econmicos e culturais.

2.7. A cultura de moda na sociedade contempornea Juntamente com o crescimento da sociedade contempornea capitalista, o avano tecnolgico das mdias e a descentralizao da identidade do indivduo, permitiu o acesso cultura de moda que adentrou paulatinamente nas vidas das pessoas independentemente de suas classes sociais, sexo ou idade. Deixando para trs um tempo em que significava apenas roupa e

90 alcanou diversas conotaes em tudo e todos os setores, principalmente os referentes esttica, design (objetos), cultura (msica, arte), comportamento (gostos, desejos, crenas) e tecnologia (cyber, web). E nesse novo cenrio sem limites entre o real e o virtual, o luxo e o lixo, o certo e o errado, que permeia o vestir contemporneo da atualidade e na sociedade do hiperconsumo. No caso, dentro da moda e da msica, o estilo brega de Gaby Amarantos, que ganha destaque nas revistas de moda de luxo e ao mesmo tempo na periferia, nas festas de aparelhagens, pois ela veio de l, ou seja, a inverso que sai do local para o global.
...o ps-modernismo no apenas mais um termo para a descrio de determinado estilo. tambm, pelo menos no emprego que fao dele, um conceito de periodizao cuja principal funo correlacionar a emergncia de novos traos formais na vida cultural com a emergncia de um novo tipo de vida social e de uma nova ordem econmica chamada, frequente e eufemisticamente, de modernizao, sociedade psindustrial ou sociedade de consumo, sociedade dos mdia ou do espetculo, ou capitalismo multinacional...( JANESON, 1995,p.72)

Trata-se de um momento em que deixamos de seguir as tendncias do mercado global e do que est dentro ou fora (in/out) da moda para traar caminhos mais confortveis e com o olhar para si mesmos. Ou seja, pelo que "estamos pensando ou desejando nesse instante e que pode ser qualquer coisa a qual v de uma simples compra de um bolo caseiro em um site coletivo, a um raro sapato de luxo em um brech, ou ainda, uma interveno cirrgica em seu prprio corpo, dentre outros sonhos de consumo reais ou surreais. Mas que, de alguma forma, faz-nos refletir o tempo em que estamos vivendo. E que tempo esse? Tempo da diversidade, quando os opostos e contrastes dividem o mesmo espao (na moda, na arte, na msica), a pluralidade e o multiculturalismo caminham juntos, nessa nova sociedade que troca rpida e ciclicamente o velho pelo novo, a sociedade do hiperconsumo.

91 2.8. A Moda e a Cultura


A moda , inegavelmente, um fenmeno cultural, desde os seus primrdios. um dos sensores de uma sociedade. Diz respeito ao estado de esprito, aspiraes e costumes de uma populao. (JOFFILY ,1991, p.9)

A cultura no um padro imutvel e esttico que deve ser absorvido e reproduzido fielmente pelos grupos sociais, apesar das prticas antigas e gerais (costumes). Representa, primeiramente, o modo de vida dos indivduos, e, ainda assim, passveis de mudanas. A cultura de um povo no somente o que produzem, mas tambm o que constroem, seja na apropriao de bens simblicos, suas crenas, derrotas, sucessos e o que consomem. Os movimentos contracultura dos populares e no populares dos anos 1960/70, reprimidos pela ditadura militar, como os grupos feministas, negros, ecolgicos, desempregados, dentre outros, deram uma nova conscientizao gerao dos anos 1980, quando a luta por mudanas de um novo regime poltico implicou uma valorizao da tica e da moral poltica, autoestima, dentre outros. Ou seja, aquela sociedade moderna do sculo XX, impessoal e hierrquica, d lugar a um novo conceito de modernidade oriundo de vrios fenmenos contemporneos que esto acontecendo a cada dia nessa transio do sculo XXI, cujos anseios no se limitam a capitalizar o poltico-econmico ou sociocultural, mas somar a uma identidade democrtica favorecida pela disseminao do modelo urbano de vida, pelos meios de comunicao de massa, a acelerao do ritmo de vida pela informatizao de quase tudo, a desterritorializao do indivduo pela internet, a produo e consumo em massa e a massificao e popularizao dos produtos culturais de elite. Trata-se de uma sociedade contempornea, que traz uma cultura complexa e hibridizada, na qual os processos globalizados acentuaram a interculturalidade de estilo de vida e consumo, influenciados pela

acessibilidade indstria cultural, bem como, da globalizao da economia e da cultura essa, muitas vezes, interpretada de forma errnea, pois h uma diferena muito grande em se apropriar das culturais regionais e a de utilizar suas referncias como inspirao de novos produtos, como, por exemplo, do folclore para a msica, arte ou moda. Para Garcia (2005,p.35):

92
A moda caracterizada pela imitao e distino. Portanto com a supremacia das mdias direcionando a dinmica de alocao e acesso de informaes, preciso treinar o olhar para uma cultura que se constitui, cada vez mais, de imagens multiplicadas.

Quanto indstria da moda no processo de valorizao da cultura, pode-se tambm dizer que nem tudo que ela tenta impor como tendncia aceito pelas pessoas. Muitas vezes, mais fcil a moda ditada nas ruas (modismo) cair no gosto do povo, do que uma moda conceito (das passarelas). Algumas modas simplesmente no pegam e no se sabe exatamente o motivo. Seria talvez pelo valor do produto, quanto mais recente mais caro? Mas quando o produto chega s prateleiras de magazines, com preo baixo e no vende? Seria importante analisar quais valores foram agregados a esse produto - como conforto, qualidade, tecnologia, design e preo. Muitas vezes, a aceitao de um produto depende de inmeros fatores, alguns at incgnitos pelas pesquisas (perfil de consumidor). E que massificado pela mdia com propagandas e com formadores de opinio. Mesmo assim, h regies ou grupos sociais no qual esse produto no consegue incorporar no cotidiano dessas pessoas, seja por questes de tradies, religio, estilo de vida, dentre outros. Mas qual a importncia desse processo evolutivo cultural na sociedade contempornea? Ao mesmo tempo em que se tem uma cultura pluralizada e favorecida pela acessibilidade, correse o risco de banalizar-se pela apropriao indevida. Uma vez que os consumidores perdem suas caractersticas como indivduos para ter "falsas necessidades" induzidas pela propaganda.

93

Captulo 3 - O Estilo de Gaby Amarantos


...Saia vermelha e camisa preta chegou para abalar, quando tu for na casa lhe buscar, ela vai preparar caf coado na calcinha s para lhe enfeitiar e, se tu for na aparelhagem tu vai v s, ela vai aprontar... Refro da Msica Xirley Xarque - cantada por Gaby Amarantos
Figura 46

Gaby Amarantos no Programa Mais Voc Fonte: http://rius.com.br/artigo.php?sessao=Entretenimento&categoria=Celebridades-eTV&titulo=Gaby-Amarantos-desabafa-e-pede-tolerancia-musical:-&id=2193

Quem Gaby Amarantos? a nomeao artstica oriunda do seu nome de nascimento, que Gabriela Amaral dos Santos, descendente dos afroindgenas e portugueses. paraense e Jurunense - moradora do bairro do Jurunas periferia de Belm. Na adolescncia, comeou cantando na igreja do bairro, mas por causa das regras de no poder usar batom e do seu estilo ousado para a poca - fala alta, movimentos corporais expressivos e suas roupas curtas, optou por deixar o coro, segundo suas respostas em vrias entrevistas pelas mdias. Passou a se apresentar em bares a convite de amigos, at que em 2002, fundou a banda TecnoShow, dando incio aos shows com aparelhagens e estilo tecnobrega: mistura da msica popular, que tem sua origem com os cantores Reginaldo Rossi, Amado Batista e Clara Nunes, com a batida de DJs com seus pickups, teclados e amplificadores.

94

Figura 47

Gaby aos 17 anos quando pertencia ao coral da igreja de seu bairro (Jurunas) Fonte: http://revistatpm.uol.com.br/revista/116/paginasvermelhas/gaby-amarantos.html

Figura 48

Gaby Amarantos no comeo de carreira com a Banda Techno show ( com danarinos) _ site www.gabyamarantos.com.br

O visual artstico atual de cantora Gaby Amarantos globalizado (influncia da mdia) e multicultural. Seu figurino carrega referncias antagnicas que harmonizam e se misturam, seja na cultura local e global, com as plumas e os emissores de luzes de neon. O seu figurino possui pouca roupa

95 (tpico das regies de climas quentes) e muitos acessrios, com destaque para as botas de cano alto (tpicas das regies frias) que tambm so cones de super-heris (ex: Mulher Maravilha) e personagens do cinema e televiso, como a Xuxa. Na figura 49, a indumentria de Gaby Amarantos repleta de fitas coloridas que trazem como referncia, o folclore paraense na representatividade da dana marujada31. E finaliza o figurino artstico com a bota preta de verniz com cano alto - do fetichismo do mundo da moda e que confirma a proposta do seu estilo brega o qual mistura desarmonicamente, ou no, vrias e diferentes referncias.
Figura 49

Gaby Amarantos com roupas curtas e botas - fonte: http://www.guiadasemana.com.br/evento/shows/gaby-amarantos-cine-joia-17-112012

31

Dana marujada: oriunda do municpio de Bragana (regio interiorana do Par), cujo traje tpico traz blusa branca, saia vermelha e chapu plumado contornado de fitas de varias cores fonte: http://www.pa.sebrae.com.br/sessoes/servicos/cultura/marujada.asp

96 No que se refere ao estilo pode-se dizer que bem peculiar, pois a cantora afirma que adotou a extravagncia nos seus figurinos de shows para chamar ateno do pblico, segundo entrevista dada para a revista Rolling Stones Brasil. Seu estilo maximalista excesso e exagero nos tamanhos dos acessrios (maxissaltos, maxibrincos, maxibrilhos) destaca tambm como principal caracterstica, a utilizao de iluminao do emissor de luz artificial (LED) nas suas roupas (mais e micro shorts) - recursos oriundos do universo do tecnomelody da periferia paraense. Segundo Amarantos, houve um tempo em que costurava as prprias roupas e pintava os olhos e a boca com papel crepom. Cuja principal inspirao de suas roupas de palco veio dos adereos das mulatas da escola de samba da sua famlia, chamada Corao Jurunense a forte relao do universo sambista do Jurunas com o processo identitrio de seus moradores, como explica Rodrigues (2010, p.131) ...O pertencimento escola de samba Rancho No Posso Me Amofinar, a mais antiga da cidade e uma das mais antigas do pas, , portanto, uma das formas recorrentes de expresso da identidade jurunense. Os figurinos da cantora tambm eram temticos inspirados em telenovelas, como Rainha da Sucata e Vamp, da TV Gl obo, lanando mo da criatividade para compensar os poucos recursos do comeo de sua carreira. Mas h quem diga que seus figurinos eram similares s roupas fetichistas das Drags Queens e as botas da Xuxa, quando ainda cantava na antiga banda TecnoShow, formada em 2002. No entanto sua imagem foi mudando no decorrer dos tempos, passando a usar macaces justos e metalizados, similares aos da cantora Beyonc. E que, coincidentemente, acabou sendo comparada com a mesma. A situao ocorreu quando Gaby apresentou seu show no Rec-Beat - um dos principais festivais do Recife, em 2010. E, ao improvisar a verso em portugus (Hoje estou Solteira) de Single Ladies, da cantora americana, passou a ser chamada de Beyonc do Par pela mdia.

97
Figura 50 e 51

Gaby Amarantos :http://somdonorte.blogspot.com.br/2010/05/na-rede e foto Beyonc ao lado: http://www.puretrend.com.br/midia/no-palco-beyonce

Figura 52 e 53

Foto 52 esquerda: Gaby Amarantos: http://caras.uol.com.br/noticia/fernanda-takai-egaby-amarantos-cantam-juntas-no-altas-horas Foto 53 direita: Beyonc Fonte: http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL8798869798,00-BEYONCE+REQUEBRA+COM+MACACAO+JUSTISSIMO+EM+NOVA+YORK.html

Nas figuras 52 e 53, percebe-se a semelhana, proposital ou no, de Gaby Amarantos com a cantora Beyonc, que vai alm do bitipo (robusto) e da cor da pele e do cabelo, mas tambm pelo uso similar dos looks como

98 mais e macaces (sintticos) colados de mangas longas e botas. De l para c, parece que Gaby Amantos no gostou muito de ser comparada e resolveu investir na criatividade autoral ( sua e de estilistas amigos) e nas referncias do universo do technobrega para compor seus novos figurinos, um deles foi apresentado no show no Studio SP e dividiu o palco com a Orquestra Imperial, onde se apresentou no Video Music Brasil 2011, vestida com um mai cheio de neon e alto-falantes na altura dos seios. Em uma apressada entrevista, pelos corredores do evento de moda Fashion Rio / edio do vero - em junho de 2012, Gaby Amarantos me concedeu sua opinio sobre a importncia do estilo brega (com suas roupas exageradamente coladas) estar em voga na moda atualmente: ...O brega um comportamento que vem ocorrendo naturalmente de fora (das grandes metrpoles) para dentro, principalmente com a divulgao pela novela da Globo e demais mdias. O estilo brega na moda um exagero harmonioso, que tem muito brilho e roupas coladas, pois o apelo sensual feminino (e no um apelo sexual como muitos falam). Sou jovem e como toda mulher, quero me sentir desejada... O brega uma nova conscincia de moda e as pessoas que so contra, paulatinamente. vo comear a entender. Mas o estilo brega no harmonioso uma vez que mistura referncias culturais distintas, e pode ser at encarado de gosto duvidoso. O que ocorreu foi que esse modismo (moda rpida) apenas caiu no gosto do povo por ser um estilo diferente e que foge dos padres, assim como o estilo das funkeiras, principalmente no Rio de Janeiro. E talvez, por esse motivo, Ga by Amarantos ampliou seus shows rumo s diversas regies do Brasil, com destaque metrpole de So Paulo. A cantora foi cerimonialista do baile de carnaval em 2012, da revista de moda Vogue Brasil - famoso por receber inmeras celebridades. E tambm participou da celebrao de posse da presidente Dilma Rousseff, que escolheu apenas cantoras para subir ao palco da Praa dos Trs Poderes, em Braslia, juntamente com Elba Ramalho, Martnlia, Fernanda Takai e Zlia Duncan. O sucesso, principalmente pela mdia televisiva, deu-se pelo contrato com a Gravadora Sony e convites da Rede TV Globo, dentre outras emissoras

99 concorrentes. Remodelou a imagem de Gaby Amarantos, a de genuinamente brega e com todos os adereos e iluminaes, de misturas nada harmoniosas. O estilo tornou-se parte da identidade da cantora. Imagem essa que teve participao no livro Brazilian Style, do jornalista Armand Limnander, da revista W. O livro, lanado em 2011 pela editora Assouline, teve a participao da Luminosidade (empresa organizadora de SPFW e Fashion Rio) e do Grupo InBrands em sua realizao, com um acervo da revista ffw>>MAG!. Onde se encontra a imagem (figura 48) de Gaby Amarantos juntamente com celebridades de todo o Brasil, como a Xuxa, Chico Buarque, Seu Jorge, ex-presidente Lula, ZuZu Angel, Gisele Bndchen, dentre outros.

Figura 54 e 55

Figura 54: Gaby Amarantos e Atriz Claudia Abreu, na abertura da novela Cheia de Charme Fonte: http://gabyamarantos.com/page/5/ Figura 55: Gaby Amarantos cantou no programa da Xuxa em 2012 Fonte: http://extra.globo.com/famosos/xuxa-entra-no-clima-do-tecnobrega-usa-peruca-black-power-para-receber-gabyamarantos-4644929.html

Outra participao da imagem da cantora foi na novela Cheias de Charme, da TV Globo, cuja personagem Shayene (interpretada pela atriz Cludia Abreu) ao lado da cantora, na figura 54, tambm teve referncias de Gaby Amarantos para compor seus figurinos exagerados. Outra caracterstica da cantora paraense de repetir seus figurinos ou parte deles, como ocorreu

100 com o mai metalizado azul, como mostra a figura 55, ao lado da apresentadora Xuxa.

3.1. Circulaes Cotidianas do Sentido no visual de Gaby Amarantos

Quais efeitos essa imagem produz sobre a memria cultural, na medida em que promove um retorno a uma memria enraizada em nossa cultura e, ao mesmo tempo, faz aparecer um novo sentido, que se torna contemporneo? Rosrio Gregolin (2005)

Figura 56: Gaby em Macap

Fonte: http://hbchdtv.blogspot.com.br/2012/07/gaby-amarantos-exibe-pernoes-em-show-no.html

Nesta imagem, a partir do processo de intericonicidade, possvel perceber as diversas influncias na indumentria de Gaby Amarantos. Ela est

101 usando um macaquinho roxo, colado, feito de elastano, que um lado da manga comprido e o outro curto, mas com um babado volumoso. Compondo o visual, h uma saia aberta com efeito de uma calda longa, que ela movimenta durante a dana. Esta pea retoma a memria das saias das Pin up (garotas sensuais de calendrios americanos nos anos 1950) e das danarinas de cabar francesas.

Figura 57: Pin Up

Figura 58: Danarina Cabaret

Fonte: http://www.allposters.com.br/-sp/Pin-Up-Girl-ArmyAir-Force-posters_i1649230_.htm

Fonte:http://literaturaze.blogspot.com.br/2011_09_01 _archive.html

Figura 59 e 60 (1 e 2 : Calados Chopiens)

Fontes: 1) www.portalsaofrancisco.com.bralfamulher-historia-do-salto-altohistoria-do-salto-alto-3.php 2) http://marias-antonietas.blogspot.com.br/2012_10_14_archive.html

As botas so bastante recorrentes no figurino da cantora e, nesta imagem, elas atualizam uma memria das sandlias gladiadoras, porque so abertas, com cadaro, mas trazem um salto plataforma - referncias remotas aos chopines

102 venezianos do sculo XV e XVII, que inspiraram s plataformas de Elton John, dentre outras artistas no decorrer dos tempos.
Certos discursos que circulam na mdia contempornea produzem uma rede simblica que forja identidades a partir de uma esttica de si (FOUCAULT, 1994; 1995). So prticas discursivas que constituem verdadeiros dispositivos identitrios e produzem subjetividades como singularidades histricas a partir do agenciamento de trajetos e redes de memrias. (GREGOLIN, 2005, p.09)

Essa memria cujo trabalho produz a lembrana ou o esquecimento, a reiterao ou o silenciamento de enunciados. Articula uma dialtica entre singularidade e repetio, regularidade e disperso. E se apresenta nas relaes possveis do passado e do futuro inseridos na rede da Histria. Assim o figurino de Gaby Amarantos, repleto de referncias de suas razes e memrias constituindo uma identidade fragmentada. E a dana tambm faz parte de um dos componentes da imagem construda pela artista. Seu corpo e sua forma de danar materializam uma das identidades paraenses. Suas roupas e seus acessrios Este visual hbrido e fragmentado remete s definies do sujeito da ps-modernidade proposto por Hall (2006). Antigamente, no mundo da moda, era possvel identificar os estilos e as referncias a partir de singularidades.

Figura 61

Fonte: http://blog.lineup.net.br/2012/08/mtv-brasil-estreia-familia-mtv-comgaby.htmlhttp://blog.lineup.net.br/2012/08/mtv-brasil-estreia

Nas roupas de Gaby Amarantos, no possvel definir uma nica identidade.

103 A imagem abaixo, figura 62, faz parte do vdeoclip Xirley Xarque (2011) do diretor francs Vincent Moon, em parceria com cineasta Priscila Brasil, e que um dos maiores sucessos da cantora. De carter autobiogrfico, o filme mostra sua trajetria profissional. No incio, ela uma menina simples, do bairro do Jurunas, na periferia de Belm e, no final, conquista a grande mdia. Como estratgia, o diretor materializa estas mudanas a partir das transformaes das roupas e do cenrio.
Figura 62

Fonte: http://quersabermeublog.blogspot.com.br/2011/12/gaby-amarantos-ou-aposta-para-2012.html

A figura selecionada mostra a ltima fase do videoclip. Tanto o cenrio, como as roupas, dentro da esttica da cantora, vo ficando mais suntusos. Esta indumentria remete a uma fantasia carnavalesca. Em entrevista concedida para esta dissertao, Gaby Amarantos declarou que o universo das escolas de samba do seu bairro influencia bastante, ainda hoje, a composio de seus figurinos. Com o corpo suavemente debruado mesa, os ombros eretos e queixo inclinado para cima, sua expresso corporal traduz um momento de realizao profissional, de conquistas, de segurana. Sua linguagem gestual, com atitude de nobreza, retoma posturas de rainhas vitoriosas. A roupa vermelha, que traduz poder, fora, sensualidade, paixo, refora ainda mais esta altivez. O vermelho, neste contexto, que apresenta a trajetria de uma cantora paraense,

104 tambm pode estar associada s cores que identificam o Par, relacionadas bandeira do estado, bandeira do aa nas ruas de Belm, alm da cor da sensualidade. O figurino composto por um short, uma blusa segunda pele, por baixo de um bolero com uma maxigola. Na cabea, ela usa um adorno muito semelhante a uma coroa, com estrutura de arame, revestida de tecido transparente vermelho e aplicaes de pedrarias, que se estende ao rosto e envolve o cabelo. A cintura corseletada modela o corpo e remete s silhuetas das mulheres europeias medievais. Foucault, quando analisa a docilizao dos corpos, ele prope que as ordens discursivas encontram dispositivos de disciplinarizao e a moda um destes dipositivos. dcil um corpo que pode ser submetido, que pode ser utilizado, que pode ser transformado e aperfeioado (FOUCAULT, 2005, p.118). O uso de corseletes atravess a o corpo de mulheres diferentes culturas, em momentos histricos diversos.

Figura:63

Fantasia de Luiza Brunet como Rainha da Bateria da Imperatriz, no carnaval de 2011 Fonte: http://extra.globo.com/noticias/carnaval/luiza-brunet-brilha-frente-da-bateria-daimperatriz

105

Figura 64

Rainha Elizabeth I _fonte : www.infoescola.combiografiasrainha-elizabeth-i

Finalizando a anlise da imagem do figurino (vermelho) final do videoclipe de Xirley Xarque, percebe-se, na sua linguagem gestual, uma posturas de poder e de rainha confirmados pelos similares adereos no ombro e na cabea releituras (novo olhar) dos adornos usados pelas rainhas do Carnaval e pelas rainhas monrquicas, como a imagem da Elizabeth I da Inglaterra, mostrada acima, na figura 63.

3.2. Sou Brega, mas estou na Moda: Da Rede Globo revista Vogue Sou Brega, mas estou a Moda, esse foi o titulo da publicao na capa da revista Canal (especfica de programao televisiva) do jornal O Globo, veiculada na 1 semana do ms de junho no Rio de Janeiro de 2012. Enquanto a cantora fazia parte do grupo de celebridades que participavam do quadro A

106 Dana dos Famosos no programa do Fausto. Dentre outras capas (ex: Revista Viva!) e matrias especiais.
Figuras 65 e 66

Figura 65 : Capa da revista Canal - Extra HD do portal do Jornal O Globo fonte: http://globotv.globo.com/infoglobo/extra-hd/v/gaby-amarantos-diz-sou-brega-mas-to-na-moda/1954062/ Figura 66: Capa da revista de entretenimento VIVA Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/revistas/vivamais/edicoes/

O figurino da cantora paraense uma forma de se visibilizar e se de apoiar no movimento popular musical de estilo tecnobrega, que repercute no cenrio musical global e recentemente na moda. Seu sucesso deu-se ao improvisar a verso de "Single Ladies", da cantora americana Beyonc em um show na cidade de Recife em 2010. E, posteriormente, de colocar na web um vdeo clipe que conta sua prpria histria com a msica de ttulo Xirley Xarque. O clipe mostra, de forma sucinta, danante e criativa, a histria de uma garota da periferia que vira pop star. At a prpria letra da msica fala do vestir e da seduo para abalar (fazer sucesso e at chocar), quando o refro diz: ...Saia vermelha e camisa preta chegou para abalar, quando tu for na casa lhe buscar, ela vai preparar caf coado na calcinha s para lhe enfeitiar e, se tu for na aparelhagem, tu vai v s, ela vai aprontar...(XIRLEY, 2011).

107
Figura 67

Imagem do Video Clip da Musica Xirley Xarque _ Fo nte: http://gabyamarantos.com/page/7/

A cantora paraense tambm ganhou destaque no cenrio fashion inicialmente com a publicao de uma matria na renomada Vogue Brasil revista de moda de elite. Cujo ttulo Antropofagia Musical falava do estilo brega tecnolgico das aparelhagens e do figurino maximalista (profuso de estampas, cores, brilhos e acessrios grandes) adotado pela artista paraense. Atualmente, seus figurinos esto bem mais bonitos comparados aos do inicio de sua carreira. Hoje, possuem designs modernos e tecnolgicos (utilizao da iluminao de LED), com novos materiais nas roupas, como couro metalizado.
Figura 68

Foto: Making Off da Gaby Amarantos no site da Revista Vogue Brasil: http://vogue.globo.com/mundo-vogue/makingof-gaby-amarantos-posa-para-a-vogue-de-fevereiro/

108

Mas, afinal, qual seria o real motivo do interesse de uma revista de elite colocar em pauta um estilo musical oriundo do norte considerado cafona por muitos? a famosa globalizao e a indstria cultural que disseminam principalmente as notcias e a arte (msica, cinema, etc) pela internet, chegando a tempo virtual (quase real) em nossas vidas como se fosse algo do cotidiano, ficando assim quase impossvel de rejeit-la. Assim aconteceu com o funk, o rap, o forr e, agora, a vez do ritmo brega, s que na verso tecnolgica, ou melhor, o tecnobrega ou tecnomelody com toda a sua batida do som da aparelhagem e os jogos de iluminao que a acompanham. Digamos que a nova moda musical, o sucesso do momento que, por muito tempo, sofreu preconceito na prpria regio pelos intelectuais e pelas classes sociais mais privilegiadas. Mas que caiu no gosto do povo e, por isso, a cantora passou a ser to solicitada nas casas de shows de diversas regies do Brasil, com destaque para So Paulo. Gaby Amarantos foi at cerimonialista do baile de carnaval da revista de moda Vogue Brasil, famoso por receber inmeras celebridades. Alm de vrios shows em programas de televiso das principais emissoras no pas e at reportagens em jornais estrangeiros (The Guardian). Outros exemplos da repercusso pela mdia e principalmente televisiva foi o fato de sua atual musica Ex My Love, do novo CD, estar como trilha sonora de abertura da telenovela Cheias de Charme, da R ede Globo. Bem como, o convite que teve para apresentar a breve trajetria dos seus figurinos para a apresentadora Ana Maria Braga no programa Mais Voc. A cantora mostrou um mai de mangas longas inspirado no futurismo retr (1968), explicando que se tratava de um figurino utilizado no comeo de sua carreira, bem como vestidos justos e curtos com botas, que comparo com o estilo de Barbarella (personagem extravagante interpretada pela atriz hollywoodiana Jane Fonda nos anos 1960-70) e que a prpria cantora confeccionava. importante explicar que uma das caractersticas do seu figurino era (e ainda ) o tamanho curto e de shape (silhueta) ajustado com excesso de brilho e bordados. Mas que, com o passar do tempo e com o sucesso no mundo artstico local, e at internacional, o que tambm traz melhores ganhos financeiros. Suas roupas passaram a ser mais elaboradas e de marcas, ou melhor, assinadas por renomados estilistas (ex: Walrio Arajo e Andr Lima) e

109 amigos jovens criadores. Gaby Amarantos passou por uma transformao

visual que tambm se tornou um produto publicitrio, o que inclui a beleza esttica, lanando mo de uma linguagem contempornea, porm, com um cuidado maior, mais luxo nos materiais do seu figurino (plumas, pedrarias) e melhor produo de moda e beleza como, por exemplo, cabelos quimicamente tratados e aplicao de megahair (tcnica capilar de alongar fios) e lentes de contato coloridas.
...A moda no intervm apenas no plano temporalno momento em que pe em circulao formas que podem ter valor de signos de afiliao facilitando a constituio ou a afirmao de grupos sociais qualitativamente distintos uns dos outros, ela tambm um fator de segmentao e de articulao do Espao Social(LANDOWSKY, p.94).

Esse processo da mudana do figurino da rainha do tecnomelody possui uma trajetria que perpassa por cdigos, smbolos e signos de diversas referncias culturais e imagticas, influenciadas pela cultura da moda local paraense e pelo seu processo de hibridizao, bem como da apropriao da moda globalizada. Mas no se trata de uma transformao involuntria e sim estratgica, na qual a utilizao da moda como ferramenta de comunicao (linguagem no verbalizada) vai dar suporte ao seu processo identitrio na sua nova linguagem de moda contempornea.
As prticas de moda, primeiro, nas quais se v o sujeito se fazer presente a si mesmo, por sua adeso a um ritmo exterior que ele faz seu; em seguida, certas praticas de imagem (publicitria, no caso), nas quais a relao com o Outro assume a forma da relao imaginria com um simulacro... (LANDOWSKY, 2006. P.95)

3.3. Dos shorts curtos s roupas com LED Gaby Amarantos sempre foi adepta ao culto de chamar ateno, lanando mo da criatividade e diversidade sociocultural belenense. Seja atravs das roupas curtas como vestidinhos e shorts pea de roupa muito usada pelas danarinas de ax (ex: Banda o Tcham!) e pelas sensuais

110 mulheres frutas32 e denunciam as formas do corpo por serem coladas e cavadas, ou ainda, pelo excesso de brilho (paets, glitter e pedrarias) diferenciado. Hoje, seu figurino tem como caracterstica o excesso de brilho principalmente proporcionado por emissores de luzes artificiais chamado de LED (Light Emitting Diode) e fibra tica. Mas, no se pode negar a valorizao e exposio do corpo atravs de roupas coladas (com materiais de elastano) como macaces e shorts curtos.

Figuras:69 e 70

FIGURA 69_Fonte :www.blogs.estadao.com.br e Figura 70 - Fonte: jconlineblogs.ne10.uol.com.br

No making off da revista Vogue Brasil, os vesturios da cantora foram assinados por estilistas renomados, dentre eles, o seu conterrneo Andr Lima, que participante do So Paulo Fashion Week (calendrio oficial da moda na Amrica Latina), expressa a nova fase da cantora. Ainda que sempre tenha se apropriado da profuso de brilhos e acessrios para chamar ateno, como ela prpria explica em uma de suas entrevistas para a imprensa. Alis, pitadas de fetichismo e de sensualidade esto traduzidas nas suas roupas extremamente coladas e decotadas, o que no deixa de ser um pouco do apelo sexual, tambm explorado por artistas no seu mesmo estilo.
32

Mulher Fruta: apelido dado a mulheres sensuais cuja partes do corpo (seio e bumbum) so exageradas e associadas s frutas como: mulher melancia, melo, etc.

111 importante lembrar que foi atravs da web que a cantora ficou conhecida pelo mundo com o seu vdeo clip de ttulo Xirley Xarque (que faz parte do seu CD) e seu contrato com a gravadora Som Livre. O que impulsionou seu sucesso nas mdias (principalmente as de massa), pelos jornais, revistas e programas de televiso da Rede Globo, como o Mais Voc da apresentadora Ana Maria Braga, o Esquenta da atriz e apresentadora Regina Cas, o Domingo do Fausto por Fausto Silva e at internacionais, como a publicao do jornal britnico The Guardian, dentre todos postados em seu site (www.gabyamaranto.com.br) e blog. Essas publicaes sobre Gaby em revistas do universo chique, s veio ratificar um dos principais conceitos da moda contempornea - que so a pluralidade (grande variao) e diversidade (diferenciao). Onde coloca em pauta a quebra dos preconceitos culturais o olhar do outro, da diferena, do que vem de fora (estrangeiro) melhor, mostrando que o estilo musical, no caso o "brega - um dos cones da cultura da regio norte do pas, tambm pode ser uma proposta fashion, assim como o estilo funk ou hip hop qu e j foi inspirao para marcas e lojas de departamentos nacionais e internacionais como a moda-praia carioca Blue Man, a loja de departamentos C&A, etc. relevante exemplificar esse processo das conexes culturais de diferentes tribos urbanas e culturas extremas segundo Maximo Canevacci, atravs da msica, no caso, o estilo musical do tecnobrega que vm ganhando novos pblicos ...Gaby atinge o pblico jovem, que se refere ou se referia com preconceito aos ditos artistas bregas. cool ir a um show de Gaby Amarantos em uma casa de shows da capital paulista; cool cantar a viciante Xirley nas principais baladas gays da cidade... como explica a reportagem sobre a cantora na revista Rolling Stones Brasil, em marco desse ano. Mas, tudo isso dentro de um ponto de vista abrangente onde a moda envolve processos de globalizao, mundializao e multiculturalismo, inseridos na fragmentada sociedade capitalista contempornea, e, que vo influenciar direta e indiretamente no processo da escolha do consumo de moda. Bem como pelo figurino da Gaby Amarantos ao longo de sua carreira profissional, sendo possivel interpretar as questes socioculturais e as mudanas ocorridas no cenario artistico da cantora. Que, hoje, divide dois espaos distintos, o da simplicidade representada pelo bairro perifrico (chamado Jurunas) onde

112 mora e o da fama. Para quem no conhece, Jurunas um dos bairros mais antigos da cidade de Belm do Par, localizado na zona sul, beira do rio Guam, bairro de pobreza estabilizada. Sua ocupao ocorreu e forma totalmente desordenada em questo de gesto ou planejamento estatal, embora apresente uma ordem prtica na viso de seus moradores, migrantes invasores ou empresas que fecharam o acesso ao rio. um reduto de contrastes como muitos bairros: parece com um interior, mas tm suas modernidades; bairro de festas de aparelhagens, de festas juninas e de tradies religiosas; local de harmonia familiar e ao mesmo tempo de luta e de violncia; bairro de moradores antigos e ocupantes-invadores, e at de visitantes, de trabalhador e autnomo (de mo de obra barata).
valorizao simblica do bairro sobrepe-se a valorizao imobiliria: de um reduto de festas, um local de autnticas tradies, algumas das quais no existem mais, o bairro tende a transformar-se em corredor de especulao imobiliria, para pessoas que no tm histria nem memria no bairro, no tm nenhuma identifi cao com o bairro, no tm identidade... (J. Manito). De fato, o Jurunas existe. Mais do que um bairro, significa, para seus moradores, um lugar, seja um lugar inventado, um lugar simbolicamente construdo e defendido por eles. Diferentemente dos outros bairros mais centrais que tm, em sua configurao geral, uma boa infraestrutura (mercados, padarias, escolas), o Jurunas no se apresenta apenas como uma configurao de bairro, mas como um lugar que existe enquanto um lugar de sentido, como muitos outros bairros talvez no existam, pois assim foi criado, com todas essas caractersticas que fazem com que ele seja, para seus habitantes, diferente de qualquer outro lugar. (RODRIGUES, 2011, p.25)

O Jurunas um lugar de troca de bens materiais e simblicos (saberes). Segundo a pesquisadora Carmem Rodrigues ...O Jurunas um territrio cultural, de espaos de inovao, criatividade e estilos de vida prprios (um ethos festeiro), ao lado da violncia em seu processo de ocupao e urbanizao. preciso compreender os contrastes e diversidade das origens de Gaby Amarantos, que em vrias entrevistas j afirmou gostar de permanecer no lugar onde cresceu antes da fama, para lembrar sempre de onde ela veio e quem ela . Essa simples atitude tornou-a mais querida por seus fs.

113 3.3.1. A Moda dos LEDs Pode-se dizer que inicialmente o LED (Light Emitting Diode) que significa diodo emissor de luz, foi utilizado em iluminrias, lanternas portveis, semforos, acessrios e coletes sinalizadores trnsitos para carros, bicicletas, pistas de avies, dentre outras funes. E ganhou cores (verde, amarelo, azul, vermelho) e um polmico espao no mundo da moda, adornando pulseirinhas de festas de raves33, relgios, chaveiros, cadaros de tnis, culos e roupas. Bem como nos adereos das fantasias carnavalescas e nos painis, caixas de som e cabines dos Djs nas suas Festas de Aparelhagens, incluindo a prpria indumentria dos cantores e integrantes de bandas do technobrega paraense, a exemplo do figurino de Gaby Amarantos, ou dos cantores estrangeiros: Bono Vox (vocalista da banda de rock U2), Rihanna e Kate Perry, ilustrados nas figuras 71 e 72. O LED presena marcante nas mdias e vem inspirando designers e estilistas pelo mundo, a reinventar novas formas de us-lo, como ocorreu com as roupas com iluminao de LED, na figura 70, usadas na cerimnia de encerramento dos Jogos Olmpicos de 2012, assinadas pelo designer alemo Moritz Waldemeyer e o brasileiro Jum Nakao, que marcou a Passagem da Bandeira para a Rio 2016. O que se percebe que o houve mudanas de conceitos e ideias, o que antes era usado apenas de forma profissional em situaes emergenciais, como jaquetas e calas sinalizadoras utilizadas por profissionais de trnsito, ciclistas na estrada, etc. Agora, a proposta se expandiu para o segmento da moda e outras artes e publicidade. So vesturios e acessrios de vrios estilos que trazem efeitos iluminados e fluorescentes que vo muito alm do alertar, mas, tambm de roubar a cena ou chamar ateno, como diz Gaby Amarantos.

33

O significado literal de rave, segundo o dicionrio Michaellis, delirar, entusiasmar, etc. A partir des se conceito entende-se que uma grande festa realizada geralmente em lugares abertos (ex: stio) ou galpes fonte: http://www.psynation.com/historia-das-raves/

114

Figura 71

LED em forma de cocar, adorna a cabea dos bailarinos na cerimnia dos Jogos Olmpicos 2012 - Fonte: http://thecreatorsproject.com/pt-br/blog/jum-nakao-e-moritz-waldemeyer-desenham-asroupas-de-led-para-a-passagem-da-bandeira-dos-jogos-ol%C3%ADmpicos

Figura 72 e 73

69) Bono Vox - vocalista do U2 (acima) usando jaqueta com LED e foto abaixo , jaquetas do mesmo estilo do cantor Fonte:http://todaela.uol.com.br/marcas-e-estilistas/moda-futurista-comoe-a-moda-dos-nossos-tempos 70) Cantora Rihanna com vestido de LED vermelho Fonte: http://www.techfreakstuff.com/2010/12/led-technology-applications-geek-clothing.html

115 CONSIDERAES FINAIS


...O olhar como gesto interpretativo estabilizou discursos, mas tambm a partir do seu deslocamento que podemos, talvez, quem sabe escrever uma outra histria, onde no haja um nico e absoluto discurso dominante. Ivnia Neves A moda aberta significa precisamente o fim desse dirigismo unanimista e disciplinar, o desacordo indito existente entre a inovao e difuso, a vanguarda criativa e o pblico consumidor. Doravante, a rua est emancipada do fascnio exercido pelos lderes de moda, j no assimila mais as novidades seno em seu prprio ritmo, a escolha. Gilles Lipovetsky

Estar familiarizada com a moda de forma profissional, no amenizou a rdua tarefa de classifica-la como Moda Extrema a partir da formulao de Brandini (2007) e das demais analises interdisciplinares: Cultura Extrema de Canevacci, os estudos culturais que destacam Hibridizao por Canclini e as identidades fragmentadas por Hall, alm da interpretao da roupa como materialidade por Foucault, dentre outros. O conceito de moda contempornea que nessa dissertao foi fundamentado na teoria de Lipovetsky em sua obra O Imprio do Efmero, na qual define a moda atual como o fim das regras e ditaduras do vestir e o culto a valorizao de si prprio e da emancipao da rua em favor da sua prpria escolha - que aqui exemplificada a cantora Gaby Amarantos sada da periferia belenense para o mundo; o

individualismo, as modificaes rpidas, o culto diferenciao e da distino atravs da apropriao de signos, trajes e adornos, da criatividade vanguardista, a era do esnobismo e do espantoso, que vo dar origem a uma moda extremista. E, portanto, chega-se concluso de que a moda eXtrema existe sim e no uma ruptura cultural, sim, uma outra forma de contestao social ou anticonformismo, ou seja, uma fragmentao da complexa moda contempornea. A moda extrema vem chamar ateno do mundo para o que transgressor; fala do excludo, do que escandaloso, do no belo dentro dos padres estticos. Como diz Lipovetsky O que valorizado o desvio, a

116 personalidade criativa, a imagem surpreendente, e no mais a perfeio de um modelo. Percebe-se, ento, que estamos falando de uma moda comunicadora e pluralizada, globalizada e multiculturalizada - onde tambm esto inseridos a moda regionalizada, a periferia jurunense, as tribos das festas de aparelhagens e o universo do techcnobrega, ou seja, o lugar de fala da cantora Gaby Amarantos. O estilo de Amarantos uma considerada fatia da expresso cultural paraense e brasileira. Quando Gilles Lipovetsky menciona em seu texto que o culto de adornos extravagantes e ridculos (por estar fora dos padres?) usados na corte no perodo da Era Medieval, no se poderia classifica-lo como moda, por no ter ainda o carter da efemeridade. Discorda-se no sentido de que todo e qualquer perodo de mudanas e adaptaes de trajes de classes sociais distintas sofreram sim transies, ainda que paulatinamente no decorrer dos tempos e por interesses polticos, econmicos (recesso na guerra), dentre outros. E que quando comparamos com o movimento antimoda na dcada de 1960 e 1970 ocorridos nos pequenos grupos no elitizados que desencadearam outros movimentos e estilos de vida. Tambm se acredita que essa excentricidade da nobreza - importante explicar que os trajes no foram modificados, apenas os adornos. Foi crucial para identificar o ponto de partida da origem desse extremismo na moda, uma vez que as classes nobres eram copiadas pela burguesia e, essas por sua vez, posteriormente, copiadas pelas demais, e atitudes como essas vo dar origem ao que hoje chamamos de Fast Fashion34. A moda extrema vem do anticonformismo exacerbado, do neodandismo provocar espanto, desagradar, chocar e fazer-se reconhecer nos crculos mundanos pelo escndalo e pelo inesperado (Lipovetsky,p.126); vem das estratgias da diferenciao no somente pelos jovens e suas modas de rua marginalizadas que desejavam emancipao, mas tambm das classes que no tinham acesso a moda do luxo.

34

Produo de roupas mais acessveis em larga escala com modelagens e estilos similares aos das grandes maisons e grifes. (fonte j citada anteriormente).

117 Hoje, essa moda que ao mesmo tempo diferencia nos estilos, aproxima nos vesturios cada vez menos distintos entre sexos e classes sociais principalmente com a chegada do fast fashion, o que diferencia o corpo de quem usa, ou, o valor da etiqueta da roupa - se ou no de grife. Pois at as produes de matria-prima (tecidos, aviamentos) ou produto final foram terceirizados por mo-de-obra mais baratas vindas da China, ndia, Mxico, dentre outros. Favorecendo a acessibilidade dos produtos importados (acessrios, eletrnicos) aos consumidores brasileiros de diferentes classes sociais. E que refletiram no dia a dia e modos de vestir das pessoas comuns ou celebridades. Ao analisar o figurino de Gaby Amarantos e suas peculiaridades, foi verificado vrias estratgias de marketing para refinar sua imagem no mundo artstico. Como a sua participao especial na telenovela Cheia de Charme da TV Globo, alm da sua msica estar inserida na trilha sonora. A cantora paraense tambm se tornou um produto publicitrio quando aceitou o convite da internacional loja de departamentos C&A para ser a garota propaganda da campanha de natal de 2012 com o slogam Elas esto muito abusadas. Bem como, para protagonizar comerciais, pela TV, de lanamentos de condomnios residenciais na cidade de Belm; alm do convite pela rede de lojas (brasileira) Novo Mundo que utilizou a estratgia de investir na imagem da cantora com o slogam A gente j ama o Par, para melhor aceitao do pblico consumidor paraense. At o presente momento dessa dissertao, soube-se que Gaby Amarantos teria participao no cinema com a s rie chamada Contos do Edgar para 2013, bem como, a faixa de msica Beba Doida do lbum Treme na trilha da novela Salve Jorge!. Assim como a moda, sua vida artstica desfruta da efemeridade e, portanto, dar muito pano para manga a quem decidir continuar essa pesquisa. Foi percebido que essa construo da imagem do exagero, ou over, atravs da apropriao de adornos (plumagens, brilhos e iluminao de LED) e signos da moda e do ritmo technomelody, tambm estavam imbricados nos processos identitrios da cantora. Cuja origem Jurunense - termo dado aos que nascem ou moram no bairro do Jurunas (periferia de Belm), traz o universo dicotmico entre o religioso e o festivo, destacando o samba e as festas de

118 aparelhagens, explicados nos estudos de Carmem Rodrigues (2008). O fato de estar na mdia foi uma coincidncia do estilo musical technobrega estar no auge dos Hits Parade35, assim como j ocorreu com o ritmo da Lambada, do Pagode, e consequentemente o foco na indumentria desses vocalistas e danarinas - como foi o caso dos shortinhos curtos de Carla Peres da banda de ax o Tcham, e atualmente, o figurino das paraenses: Joelma da Banda Calypso e Gaby Amarantos, dentre outras. Outro ponto que chamou ateno foram os modos de vestir (hbitos culturais) das diferentes classes sociais da poca, principalmente das menos favorecidas (pobres e silenciados) dentro da memria histrica da Belle poque paraense, atravs de registros fotogrficos de Felipe Fidanza relatado na pesquisa de Pereira (2008) que tambm foi comparado com as mulheres escravas (no Rio de Janeiro - perodo Brasil Colnia) das telas aquareladas de Jean-Bastiste Debret. Nesse capitulo foi compreendido que a indumentria teve grande influencias europeias (que, hoje, deu origem a globalizao e mundializao), inclusive denuncia a relao de poder, dos que tinha ou no tinham condies econmicas para se vestir dignamente. Podendo ser percebidas nas roupas e ausncias de adornos que

materializavam historicamente a condio social da populao pobre retratada pelos artistas da poca. Foi nesse momento que surgiu o questionamento de como os ndios e escravos cobriam seus corpos? Com sacos de caf ou trapos de roupas doados por seus senhores? Talvez, quem sabe? E a nudez ou uso de pouca roupa principalmente pelos ndios (nossos ancestrais)? O discurso o mesmo? No, a ausncia de roupa no corpo vai alm de um fator de carncia econmica ou cultural (hbito), mas, tambm uma consequncia das condies climticas da regio Amaznica, o que os diferenciou dos ndios de regies frias (ex: Rio Grande do Sul, Peru) e da necessidade de usar peles de animais para se aquecer. Mas essa imagem da nudez vinculada ao extico um fato que perpetuou por muitos sculos e que ainda deixou seus fragmentos de memria principalmente na imagem esteriotipada da mulher Latina Americana. Segundo Ivnia Neves (2009:33) ...Os ndios que resultaram desta inveno ocidental pertencem todos a uma nica sociedade ideal e so
35

Paradas do sucesso musical

119 absolutamente estereotipados: preguiosos, sem roupas, antropfagos, de pele amarela. Com mentalidade primitiva... Esta inveno do ndio se materializou nas palavras, nos corpos, nos artefatos culturais, ela se discursivizou. Outra situao relevante na tese de Ivnia Neves foi o fato da figura feminina (a ndia) ser descrita de forma preconceituosa pelos colonizadores ...A mulher nativa da Amrica entra para a histria do Ocidente como desavergonhada e sem roupas..., (NEVES, 2009) e que acredita-se ter repercutido at os dias de hoje, transferindo a imagem sensualizada e errnea da mulher brasileira

(descendente de ndias e negras) atravs do olhar do estrangeiro. Estando ou no vinculado a sua forma do vestir-se ou sua curvas acentuadas. possvel chegar a uma concluso do porque do uso das roupas curtas e colantes sintticas? Seria pelo fato do tecido ser mais acessvel? Talvez, mas, no se pode ignorar o uso intencional e o vinculo a sensualidade justamente por denunciar as formas do corpo de quem usa. Mas exibir-se e ser sexy um adjetivo de jovialidade, tambm afirmadas nos estudos de Lipovetsky (2007) em A felicidade Paradoxal, bem como dentro das inmeras conotaes da moda nos tempos de hoje. Afinal, ningum quer ser velho ou ultrapassado como a mdia impe direta ou indiretamente. E vai muito mais alm, ningum quer um estilo comum, todo mundo quer ter estilo ou ser algum, ou seja, quer ter seus minutos de fama, e, roubar os olhares alheios seja quando passa nas ruas ou pela internet. muito importante perceber que o estilo original no est mais vinculado ao privilgio do luxo. As classes menos favorecidas tambm podem se apropriar dos recursos do mundo fashion e criar o seu estilo, e ainda, lanar a sua moda, como ocorreu com Gaby Amarantos, dentre outras famosas participantes de programas de reality show, danarinas de baile funks e at dos minutos de fama em vdeos postados na internet. A moda, tambm passou a ser reconhecida como uma linguagem no verbalizada e importante ferramenta comunicadora e at manipuladora nos espaos publicitrios e miditicos. Essa dissertao abre um espao para futuras pesquisas mais aprofundadas no que se referente importncia da moda como linguagem no verbalizada na contemporaneidade para ser decodificada, como tambm um termmetro da diversidade cultural da regio Amaznica.

120 REFERNCIAS - AFLALO, Diana. Dicionrio de Termos de Moda: Mais de 200 verbetes pra entender o mundo fashion. So Paulo. Publifolha, 2007. - AGUIAR, Titta. Personal Stylist: guia para consultores de imagem / Titta Aguiar; ilustraes Irene Maia e Renato Raga So Paulo: Ed.Senac So Paulo, 2003. - ANNAMMA, Joy, John F. Sherry, Jr, Alladi Venkatesh, Jeff Wang and Ricky Chan - Fast Fashion, Sustainability, and the Ethical Appeal of Luxury Brands.Fashion Theory, Volume 16, Issue 3, pp.273296. Artigo Disponvel: http://books.google.com.br/books?id=E2btlKDHEIoC&printsec=frontcover&hl=pt -PT#v=onepage&q&f=false. Acessado em: 06.10.2012. - BANDEIRA, Julio Caderno de Viagem: Jean-Baptiste Debret. Rio de Janeiro. Ed. Sextante, 2006 - BARNARD, Malcolm - Moda e Comunicao, Ed. Rocco, 2003. - BAUDOT, Franois Moda do Sculo XX. So Paulo: Cosac & Naify, Ed. 2002. - BRAGA, Joo Histria da Moda Uma Narrativa. So Paulo, Editora Anhembi Morumbi, 2004. - BRAGA, Joo e Prado, Luis Andr do. Histria da Moda no Brasil. So Paulo: PYXIS Editorial, 2011. - BUITONI, Dulclia Schoeder. Imprensa Feminina. 2 Ed. So Paulo: Editora tica, 1989. - CASTILHO, Ktia. Moda e Linguagem So Paulo: Ed. Anhembi Morumbi, (Coleo e comunicao), 2004. - CASTRO, Leonardo. Artigo: Belle poque e a Era Lemos. Portal Histrico, fevereiro, 2009. - CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Hbridas: Estratgias para entrar e sair na modernidade. So Paulo: Edusp, 2006. - CANEVACCI, Massimo. Culturas Extremas: mutaes juvenis nos corpos das metrpoles. Traduo Alba Olmi. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. - COURTINE, J-J. Intericonicidade: entrevista com Jean-Jacques Courtine. [out. 2005]. Entrevistador: Nilton Milanez. Local: Sorbonne Nouvelle, Paris, 2005.

121 Registro audiovisual. Disponvel em: http://vimeo.com/4986725. Acessado em: 06/09/2012. - FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo Dicionrio da Lngua Portuguesa. 21ed.: Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. - FANTINI, Mali - Guimares Rosa: fronteiras, margens, passagens/ Cotia SP: Ateli; So Paulo: Editora Senac So Paulo, 2003. - FOUCAULT, Michel. A arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. _____. A Microfsica do Poder. So Paulo: Graal, 2007 _____. A Ordem do Discurso. So Paulo: Edies Loyola, 2000 - GARCIA, Carol C. Garcia e Ana Paula Miranda. Moda Comunicao: Experincias, memrias e vnculos SP/: Ed. Anhembi Morumbi, 2005 (Coleo moda e comunicao / Ktia Castilho, coordenao). - GARCIA, Carol e Kthia Castilho. MODA BRASIL: Fragmentos de um vestir tropical. So Paulo: Anhembi Morumbi, 2001. - GREGOLIN, Maria do Rosrio. Formao Discursiva, Redes de Memria e Trajetos Sociais de Sentido: Mdia e Produo de Identidades . Texto do II Seminrio de Anlise do Discurso (SEAD), na UFRGS, Porto Alegre, 2005. - HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Ps-modernidade. Traduo: Tomaz T. Silva, Guaracira L. Louro. Editora Rio de Janeiro: DP&A, 2006. - JAMESON, Frederic. Ps-Modernidade e Sociedade de Consumo. Traduo Vinicius Dantas. Novos Estudos CEBRAP, So Paulo, n 12, pp.1626, Jun.1985. - JOFFILY, Ruth. O Jornalismo e produo de moda. So Paulo: Editora Nova Fronteira, 1991. - KALIL, Glria. Chic: um guia bsico de moda e estilo. 7 ed. So Paulo: Editora SENAC So Paulo, 1997. - LANDOWSKi, Eric. Presenas do Outro: Ensaios de sociossemitica. So Paulo: Editora Perspectiva, 2002. - LEMOS, Ronaldo; Castro, Oona. Tecnobrega: O Par reinventando o negcio da msica. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2008 -

http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/2653 - LIPOVETSKY, Gilles. O imprio do efmero. A moda e seu destino nas sociedades modernas. So Paulo: Companhia das Letras, 2004.

122 - LIPOVETSKY, Gilles. A Felicidade Paradoxal. Companhia das Letras. Traduo: Maria L. Machado. So Paulo, 2007. - LURIE, Alison. A Linguagem das Roupas. Traduo: Ana Luiza Dantas Borges. Rio de Janeiro. Rocco. 1997. - MAIA, Mauro Celso Feitosa. Msica e Sociedade: performance miditica do tecnobrega. Dissertao (Mestrado) Universidade Federal do Par, Instituto de Filosofia e Cincias Humanas, Programa de Ps-Graduao em Cinias Sociais Sociologia, Belm, 2008. - NEVES, Ivnia dos Santos. A inveno do ndio e as narrativas orais. Tese de Doutorado. So Paulo, 2009. - NUNES, Tania C. R. Tatsch. A Importncia do Jornalismo de Moda na Sociedade Contempornea. Ps-Graduao (Latu Senso) em Cultura de Moda na Universidade Anhembi Morumbi So Paulo, 2007. - ORTIZ, Renato. Mundializao e Cultura. So Paulo: Brasiliense, 2000. - PALOMINO, rika. Moda So Paulo: Publifolha, 2002. - PEREIRA, Rosa Claudia Sequeira Pereira. Paisagens urbanas: fotografia e modernidade na cidade de Belm (1846-1908). Dissertao de mestrado. Belm. UFPA, 2006. - RODRIGUES, Carmem Izabel. Vem do bairro do Jurunas. Belm-Pa. NAEA, 2008. - SOUZA, Gilda de Mello. O Esprito das Roupas. 5 ed., So Paulo: Companhia das Letras, 2005. - SARGES, Maria de Nazar. Belm: Riquezas produzindo a Belle poque (1870-1912), 3 Ed. Belm-Pa, Paka-Tatu, 2010.

123 Pesquisa na Web:

1) e-Books: 1.1) DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetculo (2003): http://www.cisc.org.br/portal/biblioteca/socespetaculo.pdf 1.2) Guimares Rosa: fronteiras, margens, passagens Disponvel no site:http://books.google.com.br/books?id=EEULkvrAHq4C&pg=PA187&dq=dive rsidade+cultural&hl=ptBR&ei=ICZET733AcuEtgeU2NzRBQ&sa=X&oi=book_result&ct=bookthumbnail&resnum=4&ved=0CEoQ6wEwAzgK#v=onepage&q=diversidade%20 cultural&f=false 2) A Belle poque no Par Disponvel no site: http://parahistorico.blogspot.com.br/2009/02/belle-epoque-e-era-lemos.html 3) Gaby Amarantos: 3.1) Site oficial: http://gabyamarantos.com/ 3.2) XIRLEY, Xarque (2011). Direo: Priscilla Brasil. Disponvel em http://youtu.be/niGt6fhwMtA. - Acesso 09.10.2012 . 3.3) Matria na revista Isto sobre Gaby Amarantos Disponivel no site: http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/coluna/181304_SER+STAR 3.4) Matria sobre novo CD no site de moda da Lilian Pacce Disponivel no site: http://msn.lilianpacce.com.br/home/cheias-de-charme-gaby-amarantos/ 3.5) Entrevista com Gaby falando do comeo de carreira Disponivel no site: http://mais.uol.com.br/view/e0qbgxid79uv/meu-primeiro-cache-foi-sopa-contabeyonce-do-para-04028C1A3772C8912326?types=A 3.6) Entrevista com Gaby sobre origem do ttulo de Beyonc do Par Disponivel no site: http://mais.uol.com.br/view/50m2q8com09v/gabi-amarantosfala-de-seu-reinado-tecnobrega-e-de-beyonce04021B3270C0C943C6?types=A& 3.7) Entrevista Multishow: Sua inspirao nos figurino Disponivel no site: http://multishow.globo.com/Um-chope-com/Videos/_1896821.shtml 3.8) Entrevista Rolling Stones Brasil - Disponivel no site: http://www.rollingstone.com.br/video/making-gaby-amarantos 3.9) Sou Brega, mas to na moda: http://globotv.globo.com/infoglobo/extrahd/v/gaby-amarantos-diz-sou-brega-mas-to-na-moda/1954062/

124 4) Anos 1960 Moda punk : Vivienne Westwood & Sex Pistols: http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,pistols-e-vivienne-casamentopunk,138088,0.htm 5) Anos 1950 - James Brown : http://www.dancanomundo.com.br/tipo_danca.php?modalidade=RGFu52EgZG UgUnVh http://musica.uol.com.br/ultnot/2011/06/01/livro-a-vida-de-james-brown-trazfotos-raras-e-discografia-do-icone-do-soul-leia-trecho.jhtm 6) Elton John: http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL958519-7085,00.html

You might also like