You are on page 1of 7

BINGO QUMICO: UMA ATIVIDADE LDICA ENVOLVENDO SMBOLOS E NOMES DOS ELEMENTOS.

Eliana Moraes de Santana Universidade de So Paulo, Instituto de Fsica - Programa de Ps-Graduao Interunidades em Ensino de Cincias-Rua do Mato, Travessa R, 187. CEP: 05315-970 So Paulo SP

RESUMO: Este trabalho focaliza a nossa experincia na construo e elaborao e aplicao


de jogos e atividades ldicas no Ensino de Qumica, com alunos da 8 srie do Ensino Fundamental em escolas da rede privada do municpio de Itabuna no estado da Bahia.

Pretendemos apresentar e discutir a importncia no processo de ensino e aprendizagem em qumica, de jogos e atividades ldicas que foram sendo desenvolvidas ao longo do ano letivo, porm vamos descrever um jogo em especfico intitulado Bingo Qumico.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Qumica, Jogos, Aprendizagem.

INTRODUO

As atividades ldicas, mais do que serem aceitas como rotina da educao de alunos no Ensino Fundamental e Mdio, cuja faixa etria varia entre 12 e 17 anos, uma prtica privilegiada para a aplicao de uma educao que vise o desenvolvimento pessoal e a atuao cooperativa na sociedade, como tambm instrumentos motivadores, atraentes e estimuladores do processo de construo do conhecimento, podendo ser definida de acordo com Soares (2004) como uma ao divertida, seja qual for o contexto lingstico, desconsiderando o objeto envolto na ao. Se h regras, essa atividade ldica pode ser considerada um jogo. O jogo, considerado um tipo de atividade ldica, segundo Kishimoto (1994) possui duas funes: a ldica e a educativa, onde as mesmas devem coexistir em equilbrio. Se a funo ldica prevalecer, no passar de um jogo e se a funo educativa for predominante ser apenas um material didtico. O ldico apresenta dois elementos que o caracterizam: o prazer e o esforo espontneo, alm de integrarem as vrias dimenses do aluno, como a afetividade, o trabalho em grupo e das relaes com regras

pr-definidas. O mesmo deve ser inserido como impulsor nos trabalhos escolares. Os jogos so caracterizados como um tipo de recurso didtico educativo que podem ser utilizados em momentos distintos como na apresentao de um contedo, ilustrao de aspectos relevantes ao contedo, avaliao de contedos j desenvolvidos e como reviso ou sntese de conceitos importantes (Cunha, 2004). Segundo Melo (2005), vrios estudos a respeito de atividades ldicas vem comprovar que o jogo, alm de ser fonte de prazer e descoberta para o aluno a traduo do contexto scio - cultural - histrico refletido na cultura, podendo contribuir significantemente para o processo de construo do conhecimento do aluno como mediadores da aprendizagem. O objetivo da atividade ldica no apenas levar o aluno a memorizar mais facilmente o assunto abordado, mas sim induzir o raciocnio do aluno, a reflexo, o pensamento e consequentemente a construo do seu conhecimento, onde promove a construo do conhecimento cognitivo, fsico, social e psicomotor. Alm do desenvolvimento de habilidades necessrias s prticas educacionais da atualidade. De acordo com Melo (2005) o ldico um importante instrumento de trabalho, o mediador, no caso o professor deve oferecer possibilidades na construo do conhecimento, respeitando as diversas singularidades. Essas atividades quando bem exploradas oportunizam a interlocuo de saberes, a socializao e o desenvolvimento pessoal, social, e cognitivo. Ao criar ou adaptar um jogo ao contedo escolar segundo Borges e Schwarz (2005) ocorrer o desenvolvimento de habilidades envolve o indivduo em todos os aspectos: cognitivos, emocionais e relacionais. Tem como objetivo torn-lo mais competente na produo de respostas criativas e eficazes para solucionar os problemas. Ser competente implica em saber mobilizar de forma criativa e eficaz as habilidades, nas quais os conhecimentos, valores e atitudes so usados de forma integrada frente s necessidades impostas pelo meio. As habilidades se constroem e manifestam na ao, a qual se aprimora pela prtica, levando reconstruo do conhecimento. A escolha dos jogos deve se cuidadosa, respeitando as condies fsicas e de desenvolvimento dos educandos, bem como o nvel de interesse, a faixa etria e o tema escolhido para ser trabalhado com o jogo.

METODOLOGIA

O pblico alvo dessa aplicao foi uma turma do 9 ano do ensino fundamental, composta por 40 alunos de classe mdia de uma escola da rede privada da cidade de Itabuna no estado da Bahia. Esta atividade tem como objetivo contribuir para que os alunos se tornem familiarizados com a tabela peridica e os smbolos dos elementos qumicos, com tambm levar o aluno a desenvolver uma relao entre os nomes e os smbolos dos elementos da tabela peridica. Esse jogo para ser jogado individualmente. (SANTANA, 2006) Tornou-se necessrio seguir as seguintes orientaes para melhor aplicao e encaminhamento da atividade a ser desenvolvida. Foram selecionados 60 elementos da tabela peridica para serem utilizados no bingo, possuindo em cada cartela 30 elementos escolhidos de forma aleatria. Nas cartelas possua apenas os smbolos dos elementos como mostrado na figura 1. Os materiais utilizados na construo das cartelas foram: Cartolina Guache colorida para servir de base para as cartelas do bingo, papel ofcio ou carto para imprimir as cartelas, fita dupla face, para fixar as cartelas em sua respectiva base, plstico transparente (papel contact) para plastificar as cartelas, tesoura, computador e impressora.

Figura 1: Cartelas do bingo do qumico Tornou-se necessrio a confeco de 60 peas dos elementos qumicos para serem sorteadas no bingo. Nessas 60 peas que eram para serem utilizadas no sorteio existiam os nomes e smbolos dos elementos, como mostrado na figura 2. Os materiais utilizados para a confeco dessas peas foram, emborrachado EVA, na forma arredondada, tesoura para contar o emborrachado, papel carto ou ofcio para imprimir as 60 peas, fita dupla face para melhor fixao do papel no emborrachado,

um saco ou uma caixa para guardar as peas.

Figura 2: 60 peas do bingo do qumico Para dar incio ao jogo foi distribuda uma cartela para cada aluno, eles possuam em mos algum material para marcar os elementos, como gros de feijo, milho, bolinhas de massa ou de papel. medida que foram sendo chamados os elementos pelo professor os alunos iam marcando nas suas cartelas e o professor ia escrevendo no quadro os elementos que j haviam sido sorteados para ter um maior controle do jogo e da turma. O jogo s acaba quando um aluno completa toda a cartela com os 30 elementos e devidamente conferido juntamente com o professor e os outros alunos.

RESULTADOS E DISCUSSES

A aplicao do Bingo dos elementos Qumicos envolveu aproximadamente 40 alunos, onde os mesmos mostraram um grande interesse pelo jogo, e estavam felizes por participarem ativamente do mesmo como aparece na figura 3. Foi observado que o jogo aguou a curiosidade dos alunos a respeito dos elementos qumicos e seus smbolos, tornado-se mais significativa aprendizagem.

Figura 3: Aplicao do Bingo

Esse jogo ajuda o aluno, a saber, estar com regras, com previsibilidade e com o ambiente de trabalho bem estruturado, no caso a escola, bem como proporcionar a interao entre cada aluno com seus colegas de turma, com a escola e com o professor. A importncia da utilizao de atividades ldicas que as situaes que envolvem a ludicidade mobilizam esquemas mentais, ativando funes neurolgicas e psicolgicas estimulando o pensamento. E quando o sujeito est diretamente envolvido na ao fica mais fcil a compreenso do aspecto cognitivo pois ocorre um desbloqueio mental. Esse fator comprovado pelas observaes do professor aps a aplicao dos jogos, pois observado que os alunos que possuam dificuldade com a matria, aps jogaram essa dificuldade era minimizada, efetivando a aprendizagem e o interesse pela Qumica. Essas observaes podem ser explicados de acordo com os estudos de Bertoldi (2003) que cita os jogos como uma frao, uma pequena parte da atividade de brincar da criana, representando situaes em que o aluno tem de enfrentar limites. No somente os limites da regra do jogo, mas tambm seus prprios limites que devem ser superados para que a criana possa ter xito. Permitem ainda que a criana crie ou modifique as regras, de comum acordo com seus parceiros, propiciando o desenvolvimento de sua autonomia moral.

De uma foram geral, os jogos so um importante recurso para as aulas de Qumica, pois facilitam a aprendizagem do aluno , alm de motivar o mesmo. Podendo ser trabalhadas diretamente as habilidades dos alunos alm de existir uma maior socializao entre os colegas de turma, entre o aluno e o professor, entre o aluno e o jogo e entre o mesmo e o contedo a ser trabalhado.

CONCLUSES

O Ldico enquanto funo educativa propicia a aprendizagem do educando, seu saber, sua compreenso de mundo e seu conhecimento. O uso dos jogos e atividades ldicas em sala de aula de extrema importncia para o processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, o desenvolvimento desses jogos, corretamente criados e devidamente escolhidos com seus objetivos definidos ir proporcionar aos alunos diversas interaes, promovendo construes e aperfeioamentos de conceitos, habilidades e a valorizao do conhecimento, resgatando as lacunas que o processo de ensino e aprendizagem atual deixa em aberto, facilitando o pensamento e construo Podemos afirmar que estas atividades permitiram um maior encantamento pela Qumica. Acreditamos que necessrio encantar para ensinar.

REFERNCIAS

BERTOLDI. M. A escolha dos jogos definida pelas dificuldades especficas de cada criana. Curitiba, 2003. BORGES, R.M.R.; SCHWARZ, V.O. O Papel dos jogos educativos no processo de qualificao de professores de cincias. In: ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE COLETIVOS ESCOLARES E REDES DE PROFESSORES QUE FAZEM INVESTIGAO NA ESCOLA, 4. Lajeado, RS, 2005. CUNHA, M. B. Jogos de Qumica: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. Eneq 028- 2004. KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educao infantil. So Paulo: Pioneira, 1994. MELO,C. M.R. As atividades ldicas so fundamentais para subsidiar ao processo de

construo do conhecimento (continuao). Informacin Filosfica. V.2 n1 2005 p.128137. SANTANA, E.M. O Ensino de Qumica atravs de Jogos e atividades ldicas baseados na teoria motivacional de Maslow. Ilhus (Bahia), 2006, 62p. Monografia de Concluso de Curso (Graduao) -rea de concentrao: Ensino de Qumica, Colegiado do Curso de Licenciatura em Qumica, Departamento de Cincias Exatas e Tecnolgicas- Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Edson Jos Wartha. SOARES, M.H.F.B. O ldico em Qumica: jogos e atividades aplicados ao ensino de Qumica. So Carlos: Universidade Federal de So Carlos (tese de doutorado, 2004).

You might also like