You are on page 1of 4

CENTRO DE INTEGRIDADE PBLICA MOAMBIQUE

Boa Governao, Transparncia e Integridade - Edio N 01/2014 - Janeiro - Distribuio Gratuita

A reaco da SASOL ao relatrio publicado pelo CIP vaga e sem detalhes


O Centro de Integridade Pblica sada a resposta da Sasol de 21 de Novembro de 2013 ao nosso relatrio, que revelou que o projecto de gs de Pande e Temane no cumpriu as receitas previstas para o Estado moambicano. Porm, uma resposta vaga e sem detalhes.
A declarao da Sasol a primeira resposta formal recebida pelo CIP na sequncia de pedidos formais a todos os parceiros do projecto, incluindo no s a Sasol Petroleum Temane, mas tambm a Companhia Moambicana de Hidrocarbonetos (CMH), Empresa Nacional de Hidrocarbonetos de Moambique (ENH), Instituto Nacional do Petrleo (INP), Ministrio das Finanas, Autoridade Tributria e o International Finance Corporation (Banco Mundial). O CIP tambm sada a resposta da Ministra Esperana Bias, aos pedidos dos membros do Parlamento de mais informao sobre as receitas recebidas pelo Governo de Moambique do projecto de gs de Pande e Temane, dada no dia 5 de Dezembro de 2013. Infelizmente, nenhuma das respostas fornece o nvel de detalhe necessrio para os cidados moambicanos avaliarem se os pagamentos feitos pela Sasol ao Ministrio das Finanas so uma compensao justa pelo valor do gs exportado de Moambique. O trabalho do Centro de Integridade Pblica no sector extractivo tem dois objectivos simples: (1) transparncia abrangente nos pagamentos de receitas ao Estado e (2) promoo de negcios justos para os moambicanos nos contratos do sector extractivo. Ns continuamos a acreditar que o projecto de Pande e Temane da Sasol fracassa nos dois aspectos.

Um Mau Negcio para os Moambicanos


A resposta da Sasol mais interessante pelo que no diz do que pelo que diz. Ela, no contesta as duas constataes principais do relatrio do CIP. Especificamente: Que aquela que tinha maior potencial para ser a principal fonte de receita do Estado no sistema fiscal adoptado por Moambique (uma parte da produo total de gs), aplicvel a todas as outras concesses de petrleo em Moambique, foi excluda do contrato para as reas de produo de gs de Pande Temane. A Sasol no contesta, tambm, que no houve aumentos nos royalties e no Imposto de Rendimento de Pessoas Colectivas (IRPC) para compensar por essa excluso. Que existe uma grande diferena entre o preo de venda do gs em Moambique (o preo com base no qual se calculam os royalties e os impostos) e o preo de venda do mesmo gs na frica do Sul. Nem refuta que esta diferena de preos vai continuar a existir depois de se eliminarem
1

os limites dos preos em Moambique, a partir de 2014, devido aos aumentos significativos no preo de venda do gs de Moambique frica do Sul, recentemente aprovados pela entidade Nacional Reguladora da Energia da frica do Sul (NERSA).

Relevncia do preo do gs para o pagamento de royalties

, geralmente, reconhecido que a imposio de um royalty para garantir ao Estado uma receita inicial modesta de projectos de capital intensivo do sector extractivo com pouca probabilidade de pagar impostos significativos sobre os lucros nos primeiros anos. A frmula de clculo do preo nos contratos da Sasol garante que estes pagamentos sejam apenas uma fraco do valor real de 5% do gs produzido.

A Sasol afirma que o gs de royalty do projecto da Unidade Central de Processamento (CPF, sigla inglesa) foi utilizado para estimular o crescimento das indstrias baseadas no gs em Moambique, mostrando que, quase 50% do gs de royalty ser levado em espcie em 2013. O CIP sada a utilizao alargada do gs de Pande e Temane em Moambique. Todavia, o crescente uso domstico do gs de Pande e Temane no muda o facto de o Estado ter recebido receitas marginais do gs de royalty, em dinheiro, nos primeiros dez anos do projecto devido uma frmula de clculo de preos injusta. Sempre se previu que nos primeiros anos, grande parte do gs de royalty seria aceite em dinheiro, e no em espcie, pelo facto do mercado domstico ser muito limitado. A preocupao com a frmula injusta de determinao de preos para o clculo do pagamento do royalty em dinheiro parte, no s do CIP, mas tambm do FMI e de um estudo de 2009 realizado para o Ministrio da Energia. O FMI adverte, especificamente, ao Governo de Moambique para no cometer o mesmo erro de Pande e Temane na determinao da frmula de clculo dos pagamentos de royalties nos contratos da Bacia do Rovuma.1 O estudo do Ministrio da Energia nota que a frmula de clculo dos preos dos royalties pouco comum, indica que o governo no est a tirar o valor de mercado total do royalty, est a deixar todos os benefcios de um processo de petrleo global com os produtores e recomenda que o governo altere a frmula nos contratos subsequentes.2
2

Como avaliar a receita do Estado?

O CIP afirmou que a informao pblica indicava que os pagamentos ao Estado Moambicano, incluindo royalties, impostos sobre o rendimento de pessoas colectivas e dividendos totalizaram menos de $50 milhes de 2004 a 2012. Ns procuramos confirmar os nmeros que publicamos com as empresas, agncias do Estado e doadores envolvidos no projecto. Todos se recusaram a fornecer nmeros alternativos. A Sasol alega que as contribuies directas acumuladas ao Estado atingiram, nesta fase do projecto, $616 milhes. A anlise do CIP sobre a receita do Estado baseada nas referncias de avaliao de contribuies financeiras do sector extractivo internacionalmente aceites. A definio simples: pagamentos feitos ao Ministrio das Finanas. Para o projecto de Pande e Temane da Sasol, os pagamentos ao Ministrio das Finanas incluiriam: pagamentos de royalties (imposto sobre a produo), imposto sobre o rendimento da Sasol Petroleum Temane e CMH, bem como o pagamentos de dividendos da CMH ao Estado. Estas so as mesmas categorias de pagamentos que Moambique deve divulgar atravs da Iniciativa de Transparncia da Indstria Extractiva (EITI). E so precisamente as mesmas categorias de pagamentos utilizadas pelo MIREM, Banco Mundial e FMI na elaborao das suas projeces da receita que sobrestimaram, consideravelmente, o que o Estado iria receber nesta fase do projecto.

Pagamentos marginais ao Ministrio das Finanas

O CIP no est sozinho na sua concluso de que os pagamentos do projecto de Pande e Temane da Sasol ao Ministrio das Finanas foram marginais. Os dados na tabela abaixo foram elaborados pelo FMI e entregues ao Governo de Moambique em Junho de 2012 com o ttulo Moambique: Receitas dos Recursos Naturais. Os nmeros sobre o petrleo so relativos Pande e Temane da Sasol o nico projecto de petrleo operacional no pas, levado a cabo pela Sasol. S existem dados completos para o perodo de 2004-2009. A concluso do FMI que as receitas dos recursos naturais tm sido relativamente modestas e que os projectos existentes ainda no esto a pagar o IRPC devido a perdas anteriores e dedues para amortizao e a concesses dos regimes fiscais. Estas concluses so consistentes com o relatrio de reconciliao de pagamentos e recebimentos de Moambique, produzido no mbito da Iniciativa de Transparncia da Indstria Extractiva (EITI, sigla inglesa). Segundo a Ministra Bias, uma vez que alguns incentivos fiscais expiraram, as contribuies da Sasol para as receitas do Estado aumentaram de 189 milhes Mt em 2011 para 1.052 milhes em 2012. O facto da Sasol ter comeado a pagar o IRPC uma boa notcia para os moambicanos. A bem da transparncia, o CIP

pede Autoridade Tributria e ao Ministrio das Finanas que publiquem os pagamentos de royalty e IRPC feitos ao Estado pela Sasol Petroleum Temane de 2004 2013.

Os Pagamentos da Sasol ao Ministrio das Finanas so Justos?

Apesar da Sasol no fornecer detalhes, podemos assumir que o grosso das contribuies directas acumuladas proveniente de pagamentos do projecto a empresas estatais, incluindo a CMH e Companhia Moambicana do Gasoduto (CMG). Contudo, o ponto de partida para qualquer discusso sobre se os moambicanos receberam uma parte justa do valor do gs de Pande e Temane analisar quanto a Sasol pagou ao Estado como proprietrio de 70% dos campos de gs e da Unidade Central de Processamento (Sasol Petroleum Temane), e proprietrio de 50% da empresa ROMPCO (Sasol Gas Holdings). A Sasol Petroleum International da frica do Sul tambm o principal comprador de Gs de Pande e Temane, adquirindo mais de 90% da produo total de gs ao longo do ciclo de vida do projecto. Com base na frmula de preos, a exportao do gs de Pande e Temane tem sido muito lucrativa para a Sasol. Mas tem sido lucrativa para a Sasol na frica do Sul e no em Moambique, porque a Sasol vende o gs a si mesma a um preo extremamente baixo. Encorajamos a Sasol a falar sobre os seus pagamentos ao Ministrio das Finanas e a permitir s instituies moambicanas, incluindo a CMH e ENH, responderem directamente s preocupaes do CIP. Por conseguinte, perguntamos:

Os Dados do FMI (Moambique) sobre Receitas dos Recursos Naturais3 (Apenas Petrleo Milhes USD) 2004 Receita Total Royalties IRPC Import/Export Outras TOTAL 1.2 0 0 0.1 1.3 2005 0.9 0 0 0 2.9 2006 2.5 0 0 0.1 2.6 2007 2.6 0 0 0.2 2.8 2008 3.4 0 0 0.4 3.8 2009 2.3 0 0 0.5 3.6

Fonte: Autoridades moambicanas e FMI.

1: Quais so os pagamentos dos royalties da SPT por ano? A Sasol indica que os royalties entre 2004 e 2013 representaram 33% das contribuies totais ao Estado moambicano. Os dados fornecidos no relatrio do CIP e os dados acima, fornecidos pelo FMI mostram que os pagamentos dos royalties foram de apenas alguns milhes de dlares por ano. Isto parece ser confirmado pelos relatrios do EITI sobre Moambique, bem como pelas demonstraes financeiras da CMH. O Governo e a Sasol devem fornecer os totais anuais dos pagamentos de royalties feitos pela SPT. 2: Quanto IRPC pagou a Sasol Petroleum Temane e em quantos anos? O FMI e outros dados sugerem que a Sasol Petroleum Temane no pagou IRPC at 2010. A Ministra Bias parece sugerir que isto mudou em 2012. A Sasol deve confirmar os nmeros e os anos exactos em que o IRPC foi pago.

3: Quais so as contribuies anuais do investimento social corporativo? Os documentos pblicos da Sasol parecem indicar contribuies de investimento social, at 2012, de, aproximadamente, 13 milhes de dlares. Estes pagamentos no devem ser includos numa anlise da receita do Estado: no so pagamentos ao Ministrio das Finanas e no esto sujeitos superviso do Estado e/ou do governo. No obstante, a Sasol deve esclarecer o valor do investimento social com que contribuiu, por ano, desde o incio do projecto e para que actividades. (Endnotes)
1

Ver Moambique: Reformar os Regimes Fiscais de Minas e Petrleo, Departamento de Assuntos Fiscais do FMI, Junho de 2012, p. 48.

Gs Natual Domstico e Estudo do Mercado Condensado para Moambique, IPA Energy and Water Consulting, 2009, p. 152 e 153. Ver FMI Junho de 2012, p. 13.

FICHA TCNICA Director: Adriano Nuvunga | Equipa do Pilar de Recursos Naturais e Industria Extractiva: Adriano Nuvunga e Ftima Mimbire | Layout and Design: Nelton Gemo | Tiragem: 300 exemplares | Endereo: Rua Frente de Libertao de Moambique, n 354,

Maputo - Moambique Tel.: +258 21 492335, Cel.: +258 82 301 6391, Fax: 258 21 492340 | Caixa Postal: 3266 E-mail: cip@cip.org.mz Website: www.cip.org.mz Registo N: 020/GABINFO-Dez/2007

Parceiros

You might also like