You are on page 1of 3

O QUE LNGUA? O QUE GRAMTICA DA LNGUA?

Gisele Souza e Silva A lngua o meio pelo qual o homem expressa as suas idias e um retrato do tempo. Portanto, a lngua histrica e apresenta um diversidade de modos de falar, as varia !es ling"sticas. A lngua uma institui #o social e depende do da cultura, da histria e das pessoas que a utilizam como meio de comunica #o. Atravs da lngua acontece $ comunica #o entre os indivduos, que neste sentido est% em constante muta #o e aperfei oamento em rela #o a situa !es do cotidiano. A lngua apresenta varia #o histrica, geogr%fica, social e estilstica. &s falantes adaptam a lngua a situa !es de uso. Segundo 'agno ()*+*,,
A Socioling"stica nos ensina que onde tem varia #o (ling"stica, sempre tem avalia #o (social,. -ossa sociedade profundamente hierarquizada e, conseq"entemente, todos os valores culturais e sim.licos que nela circulam tam.m est#o dispostos em categorias hier%rquicas que v#o do /.om0 ao /ruim0, do /certo0 ao /errado0, do /feio0 ao /.onito0 etc. 1 entre esses valores culturais e sim.licos est% a lngua, certamente o mais importante deles. Por mais que os ling"istas re2eitem a norma3padr#o tradicional, por n#o corresponder $s realidades de uso da lngua, eles n#o podem desprezar o fato de que, como .em sim.lico, existe uma demanda social por essa /lngua certa0, identificada como um instrumento que permite acesso ao crculo dos poderosos, dos que gozam de prestgio na sociedade.

Portanto como explica 'agno ()*+*,, uma das tarefas do ensino de lngua na escola discutir criticamente os valores sociais atri.udos a cada variante ling"stica e chamar a aten #o para a discrimina #o que acontece so.re determinados usos da lngua, de modo a conscientizar o aluno de que sua produ #o ling"stica, oral ou escrita, est% su2eita a uma avalia #o social, positiva ou negativa. A gram%tica da lngua est% inserida no contexto da lngua, deve ser ensinada, mas respeitando os critrios de varia #o ling"stica e atenta ao preconceito ling"stico. A gram%tica da lngua dependente da lngua, e uma das variedades possveis no uso do portugu4s. 'agno explica que o profissional da educa #o tem que sa.er reconhecer os fen5menos ling"sticos que ocorrem em sala de aula e o perfil socioling"stico de seus alunos para empreender uma educa #o em lngua materna que considere o sa.er ling"stico prvio dos aprendizes. & ensino da lngua

deve possi.ilitar a amplia #o incessante do repertrio ver.al e da compet4ncia comunicativa, na constru #o de rela !es sociais permeadas pela linguagem cada vez mais democr%ticas e n#o3discriminadoras. 6este modo, o papel do educador incentivar o uso da lngua, mostrar a exist4ncia das varia !es ling"sticas, ensinar a gram%tica da lngua e evitar o preconceito ling"stico.

REFERNCIAS

'AG-&, 7arcos. NADA NA LNGUA POR ACASO: cincia e sens c !"! na e#"ca$% e! &'n("a !a)e*na+ )*+*. Site8 ,))-:..!a*c s/a(n +c !+/*.si)e.? -a(e0i#123. Acesso em *9 de 2unho de )*++.

You might also like