You are on page 1of 1

As crianas que queriam crescer

21 de junho de 2013 s 06:00

Texto produzido por Jairo Victor Cadeira Braga, aluno do 3 ano do Ensino Mdio.

Crianas enfrentando piratas, selvas de criaturas indomveis, meninos forosamente privados de sua inocncia. Este o universo fantstico construdo pelo ingls J. M. Barrie em seu livro Peter Pan, um dos cones da literatura mundial. Atravs de tais aventuras, o escritor retratou, metaforicamente, o cotidiano do menor abandonado em meio a uma sociedade opressora.

Resultado da combinao de fatores no apenas polticos, mas histricos e estruturais, essa realidade persiste desde os sculos mais remotos at a contemporaneidade, devido, especialmente, ao descaso governamental, concentrao de renda e visvel segmentao social.

O Estatuto da Criana e do Adolescente garante, por exemplo, o direito a moradia e proteo contra o abandono, porm se constata que tais determinaes no esto sendo plenamente cumpridas, uma vez que h menores desamparados sujeitos a condies insalubres na maioria das cidades brasileiras.

Entretanto, o governo no o nico responsvel por esse grave problema, caso contrrio o Estado de bem-estar social teria sido capaz de suprimi-lo, o que, de fato, no aconteceu. Em parte, isso se deve elevada concentrao de recursos financeiros em poder de uma pequena parcela da populao brasileira, que, em conjunto com a segmentao da sociedade, gera disparidades notveis. Se o percentual de impostos cobrados no pas fosse proporcional renda de cada famlia, uma parte dos valores arrecadados poderia ser empregada na reinsero dos menores vida em comunidade.

Tal processo requer acompanhamento psicolgico contnuo, anlise de lares adequados e outras medidas que visem, sobretudo, readaptao de crianas e jovens aos ambientes familiar e escolar. Apesar dos altos custos que teriam de ser feitos, haveria reduo considervel nos gastos com reabilitao de criminosos juvenis, combate ao trfico de drogas, ao crime e explorao de menores. Contudo, retir-los das ruas no basta, afinal h menores abandonados que no moram nas ruas. Estes so ignorados pelos pais, pelos professores, pela comunidade em geral, e esto igualmente suscetveis s drogas e violncia. Todo problema social , segundo, Durkheim, produto da coletividade.

Com seus prprios piratas e criaturas selvagens, a sociedade brasileira semelhante Terra do Nunca. Porm, enquanto Peter Pan escolheu no crescer por temer a idade adulta, muitas crianas jamais a atingem por serem vtimas de injustias sociais. preciso promover a efetivao do Estatuto atravs de intensas campanhas governamentais que tambm permitam o esclarecimento da populao a respeito do papel de cada indivduo na manuteno da sociedade. Desse modo, a juventude poder crescer em um mundo no qual sonhos e realidade no sero contextos distintos um do outro.

You might also like