You are on page 1of 23

Biotica: conceito, fundamentao e princpios

Cilene Renn Junqueira

MDULO BIOTICA

MDULO BIOTICA Presidenta da Repblica Dilma Vana Rousseff Vice-Presidente Michel Miguel Elias Temer Lulia Ministro da Educao Fernando Haddad Ministro da Sade Alexandre Padilha Secretaria de Gesto do Trabalho e da Educao em Sade (SGTES) Secretrio: Milton Arruda Departamento de Gesto da Educao em Sade (DEGES) Diretor: Sigisfredo Lus Brenelli Secretaria de Estado da Sade de So Paulo (SES-SP) Secretrio: Giovanni Guido Cerri Conselho de Secretrios Municipais de Sade do Estado de So Paulo (COSEMS) Presidente: Maria do Carmo Cabral Carpintro Organizao Pan-Americana da Sade (OPAS) Diretora: Mirta Roses Periago Rede Universidade Aberta do Sus (UnA-SUS) Secretrio Executivo: Francisco Eduardo de Campos Coordenador: Vincius de Araujo Oliveira Sociedade Brasileira de Medicina da Famlia e Comunidade (SBMFC) Presidente: Gustavo Diniz Ferreira Gusso Fundao de Apoio Universidade Federal de So Paulo (FapUNIFESP) Diretor Presidente: Durval Rosa Borges Universidade Federal de So Paulo (UNIFESP) Reitor: Walter Manna Albertoni Vice-Reitor: Ricardo Luiz Smith Pr-Reitora de Extenso: Eleonora Menicucci de Oliveira Coordenao Geral do Projeto UnA-SUS (UNIFESP) Eleonora Menicucci de Oliveira Coordenao Adjunta/Executiva Alberto Cebukin Coordenao Pedaggica Las Helena Domingues Ramos Daniel Almeida Gonalves Rita Maria Lino Tarcia Coordenao de Educao a Distncia Monica Parente Ramos Gisele Grinevicius Garbe Coordenao de Tecnologia Daniel Lico dos Anjos Afonso Produo Adriana Mitsue Matsuda Antonio Aleixo da Silva Eduardo Eiji Ono Felipe Vieira Pacheco Marcelo da Silva Franco Reinaldo Gimenez Silvia Carvalho de Almeida Tiago Paes de Lira Valria Gomes Bastos

Edio, Distribuio e Informaes Universidade Federal de So Paulo - Pr-Reitoria de Extenso Rua Pedro de Toledo, 650, 2 andar - Vila Clementino - CEP 04039-032 - SP http://www.unasus.unifesp.br Copyright 2010 - 2011 Todos os direitos de reproduo so reservados Universidade Federal de So Paulo. Somente ser permitida a reproduo parcial ou total desta publicao, desde que citada a fonte.

Universidade Aberta do SUS

UNA - SUS

BIOTICA: CONCEITO, FUNDAMENTAO E PRINCPIOS

SAUDE
E S P E C I A L I Z A O

LIA da F A M I

E M

Sumrio

Biotica: conceito, fundamentao e princpios.............................. 3


Introduo 7 1 - Conceito 8 2 - Contexto histrico e as relaes assistenciais ................................... 9
2.1- O paternalismo hipocrtico 9 2.2 - O cartesianismo 10 2.3 - A descoberta dos microrganismos e a consequente nfase no estudo da doena 10

3 - Contexto cultural e as relaes assistenciais ................................... 12


3.1- Individualismo 12 3.2 - Hedonismo 13 3.3 - Utilitarismo 13

4 - Fundamentao da Biotica o valor da vida humana ................. 15


4.1 - A pessoa humana 15 4.2 - O valor da vida humana 16

5 - Os princpios da Biotica 18
5.1 - Beneficncia/no maleficncia ........................................................... 18 5.2 - Autonomia 18 5.3 - Justia 20

6 - Consideraes finais 22 Referncias 23 Bibliografia consultada 23

MDULO BIOTICA

UNA-SUS | UNIFESP

BIOTICA: CONCEITO, FUNDAMENTAO E PRINCPIOS

Introduo
A Biotica tem como objetivo facilitar o enfrentamento de questes ticas/bioticas que surgiro na vida profissional. Sem esses conceitos bsicos, dificilmente algum consegue enfrentar um dilema, um conflito, e se posicionar diante dele de maneira tica. Assim, esses conceitos (e teorias) devem ficar bem claros para todos ns. No se pretende impor regras de comportamento (para isso, temos as leis), e sim dar subsdios para que as pessoas possam refletir e saber como se comportar em relao s diversas situaes da vida profissional em que surgem os conflitos ticos. Ao final da leitura, voc dever ser capaz de responder s perguntas: Ser que minha conduta profissional est fundamentada em princpios ticos? ou Estou agindo da maneira mais adequada?.

Especializao em Sade da Famlia

MDULO BIOTICA

1 - Conceito
O incio da Biotica se deu no comeo da dcada de 1970, com a publicao de duas obras muito importantes de um pesquisador e professor norte-americano da rea de oncologia, Van Rensselaer Potter. Van Potter estava preocupado com a dimenso que os avanos da cincia, principalmente no mbito da biotecnologia, estavam adquirindo. Assim, props um novo ramo do conhecimento que ajudasse as pessoas a pensar nas possveis implicaes (positivas ou negativas) dos avanos da cincia sobre a vida (humana ou, de maneira mais ampla, de todos os seres vivos). Ele sugeriu que se estabelecesse uma ponte entre duas culturas, a cientfica e a humanstica, guiado pela seguinte frase: Nem tudo que cientificamente possvel eticamente aceitvel. Um dos conceitos que definem Biotica (tica da vida) que esta a cincia que tem como objetivo indicar os limites e as finalidades da interveno do homem sobre a vida, identificar os valores de referncia racionalmente proponveis, denunciar os riscos das possveis aplicaes (LEONE; PRIVITERA; CUNHA, 2001). Para isso, a Biotica, como rea de pesquisa, necessita ser estudada por meio de uma metodologia interdisciplinar. Isso significa que profissionais de diversas reas (profissionais da educao, do direito, da sociologia, da economia, da teologia, da psicologia, da medicina etc.) devem participar das discusses sobre os temas que envolvem o impacto da tecnologia sobre a vida. Todos tero alguma contribuio a oferecer para o estudo dos diversos temas de Biotica. Por exemplo, se um economista do governo prope um novo plano econmico que afeta (negativamente) a vida das pessoas, haver aspectos bioticos a serem considerados. Por essa razo, os prximos itens trataro de um resgate de conceitos das cincias humanas que so fundamentais para o enfrentamento de questes ticas que surgem em razo do progresso da cincia nas reas da sade. O progresso cientfico no um mal, mas a verdade cientfica NO pode substituir a tica.

UNA-SUS | UNIFESP

BIOTICA: CONCEITO, FUNDAMENTAO E PRINCPIOS

2 - Contexto histrico e as relaes assistenciais


Todos ns sofremos influncias do ambiente em que vivemos, sejam elas histricas, culturais ou sociais. Para construirmos uma reflexo biotica adequada, devemos conhecer e entender essas influncias (afinal no podemos exclu-las de nossas vidas!).

2.1 - O paternalismo hipocrtico


Um aspecto bastante importante a ser considerado para que possamos construir a reflexo biotica de maneira adequada compreender a influncia histrica exercida desde a poca de Hipcrates. Hipcrates de Cos (sc. IV a.C.) considerado o Pai da Medicina. Sua importncia to reconhecida que os profissionais da sade, no dia da formatura, fazem o Juramento de Hipcrates. Segundo esse juramento, os profissionais devem se comprometer a sempre fazer o bem ao paciente. Entretanto, devemos retomar alguns conceitos histricos para compreender melhor a influncia dessa poca. No sculo IV a.C., a sociedade era formada por diversas castas (camadas sociais bem definidas e separadas entre si) que faziam com que ela fosse piramidal. Mas o que isso significa? Isso quer dizer que, na base da pirmide, encontrava-se a maior parte das pessoas: os escravos e os prisioneiros de guerra, que nem mesmo eram considerados pessoas. Eles eram tratados como objetos e no tinham nenhum direito. Logo acima deles, numa camada intermediria (portanto em nmero um pouco menor), estavam os cidados. Os cidados eram os soldados, os artesos, os agricultores, e estes tinham direitos e deveres. No topo da pirmide (portanto, um nmero bastante reduzido de pessoas) estavam os governantes, os sacerdotes e os MDICOS. Os mdicos, naquela poca, eram considerados semideuses, e estavam encarregados de curar as pessoas segundo seu poder e entendimento (como consta no juramento de Hipcrates). A importncia desse resgate histrico ressaltar que os mdicos daquela poca estavam em uma posio hierrquica superior das outras pessoas, e essa diferena de posio tambm se

Especializao em Sade da Famlia

MDULO BIOTICA

manifestava em um desnivelamento de dignidades. Isso significa que os mdicos (semideuses), ainda que tivessem a inteno de curar os doentes, eram pessoas superiores, melhores que as outras (tinham mais valor que as outras). Ao longo da histria, a estrutura da sociedade deixou de ser piramidal, mas essa postura paternalista, ou seja, na qual os profissionais da sade so considerados pais, ou melhores que os seus pacientes, ainda hoje percebida com frequncia. Os profissionais da sade detm um conhecimento tcnico superior ao dos pacientes, mas no so mais dignos que seus pacientes, no tm mais valor que eles (como pessoas). Quando o profissional se considera superior (em dignidade) a seu paciente, tambm temos uma postura paternalista. Os profissionais que se baseiam nessa postura paternalista so aqueles que no respeitam a autonomia de seus pacientes, no permitem que o paciente manifeste suas vontades. Por outro lado, tambm alguns pacientes no percebem que podem questionar o profissional e aceitam tudo o que ele prope, pois consideram que o doutor quem sabe.

2.2 - O cartesianismo
Estabelecido por Ren Descartes no sculo XVII, o mtodo cartesiano (ou cartesianismo), ao propor a fragmentao do saber (com a diviso do todo em partes para estud-las isoladamente), sem dvida contribuiu para o desenvolvimento da cincia. Entretanto, o cartesianismo gerou a superespecializao do saber, entre os quais o saber na rea da sade. Esse fato colaborou para a perda do entendimento de que o paciente uma pessoa nica e que deve ser considerado em sua totalidade (em todas as duas dimenses), pois nos acostumamos a estudar apenas aquela parte do corpo humano que vamos tratar. De fato, com o avano cada vez mais rpido da cincia, fica difcil saber de tudo. Entretanto, no podemos perder a viso de que o paciente que vamos atender um todo, para no sermos um profissional que sabe quase tudo sobre quase nada e que assim no conseguir resolver o problema do paciente.

2.3 - A descoberta dos microrganismos e a consequente nfase no estudo da doena


No sculo XIX, com a evoluo dos microscpios, os cientistas Louis Pasteur e Robert Koch iniciaram uma nova fase na evoluo da cincia: a descoberta e o estudo dos microrganismos. At aquela poca, no se sabia o que causava a maioria das doenas, pois esses seres diminutos no podiam ser observados. A partir das descobertas desses cientistas, a cincia na rea da sade comeou a caminhar a passos largos. Entretanto, podemos atribuir a essas descobertas uma mudana de foco dos profissionais do doente para a doena, ou seja, quando os profissionais

10

UNA-SUS | UNIFESP

BIOTICA: CONCEITO, FUNDAMENTAO E PRINCPIOS

se preocupam mais com as doenas (e seu estudo) do que com o doente (e a consequncia das doenas para o doente). Todos esses fatos histricos podem ter contribudo para o processo de desumanizao da assistncia ao paciente, e a tentativa de reverter esse quadro vem sendo foco de estudos de diversos pesquisadores, bem como alvo de polticas do governo federal.

Especializao em Sade da Famlia

11

MDULO BIOTICA

3 - Contexto cultural e as relaes assistenciais


Alm do contexto histrico, devemos entender o contexto cultural e social em que estamos inseridos antes de enveredar para a discusso biotica. Algumas vezes nem percebemos quais so as ideias que nos cercam e que podem dificultar a adoo de uma postura realista (nesse contexto, adotamos o conceito de que uma postura realista aquela que considera todos os aspectos de uma situao ou realidade). Mas a que nos referimos quando falamos de contexto cultural ou social? Destacamos trs modalidades que exercem atualmente grande influncia na reflexo tica: o individualismo, o hedonismo e o utilitarismo.

3.1 - Individualismo
No seu formato mais radical, o individualismo prope que a atitude mais importante para tomarmos uma deciso seja a reivindicao da liberdade, expressa na garantia incondicional dos espaos individuais. Obviamente todos concordam que a liberdade um bem moral que precisa ser defendido. Mas, nesse caso, trata-se de uma liberdade que se resume busca de uma independncia total. Contudo, essa independncia no possvel, pois ns somos seres sociais, frutos de relaes familiares e dependentes de vnculos sociais. Essas relaes determinam limites s liberdades individuais e impem responsabilidades diante das consequncias dos atos individuais na vida dos outros. Os vnculos nos fortalecem, a independncia nos fragiliza. No podemos falar de liberdade sem considerar a responsabilidade dos nossos atos. Muitas vezes, definimos liberdade como na seguinte frase: Minha liberdade termina quando comea a liberdade do outro. Entretanto, ao limitarmos a compreenso do conceito de liberdade a essa frase, quem for mais forte determinar quem ser mais livre. Nessa lgica, o conceito de autonomia fica enfraquecido, pois s os mais fortes conseguiro exercer a sua liberdade. Para que todos tenham o direito de expressar a sua liberdade, preciso atrelar esse conceito ao de responsabilidade, pois todos os nossos atos tm alguma consequncia para outras pessoas. Na lgica individualista, esse princpio absoluto. Contudo, o princpio tico da autonomia empregado em seu verdadeiro valor quando implica o reconhecimento de que cada pessoa humana merece ser respeitada nas suas opinies.

12

UNA-SUS | UNIFESP

BIOTICA: CONCEITO, FUNDAMENTAO E PRINCPIOS

3.2 - Hedonismo
A segunda corrente cultural e social que nos cerca o hedonismo. Na lgica hedonista, a supresso da dor e a extenso do prazer constituem o sentido do agir moral. Falar em suprimir a dor e estender o prazer, em um primeiro momento, parece ser algo positivo. Ento quando comea a distoro? Quando essa busca se torna o nico referencial para todas as nossas aes. Este o hedonismo. O desejo de felicidade reduzido a uma perspectiva de nvel fsico, material, sensorial (e felicidade muito mais do que isso!). Quando falamos em felicidade em um sentido mais amplo, estamos nos referindo a algo bem maior do que prazer fsico, a algo que pode existir at em condies em que a dor fsica ou um limite fsico se manifesta. Entretanto, se reduzirmos tudo questo de eliminar a dor e estender o prazer, colocamo-nos em uma perspectiva terrena, isto , material, quase que fisiolgica ou neurolgica. Na reflexo tica, o predomnio dessa lgica hedonista faz com que o conceito de vida fique reduzido a essas expresses sensoriais de dor e prazer. Logo, para o hedonismo, uma vida que ainda no tem ou que j perdeu qualidade de vida no seria uma vida digna de se levar em considerao, no seria uma vida digna de ser vivida. A qualidade de vida para o hedonismo interpretada como eficincia econmica, consumismo desenfreado, beleza e prazer da vida fsica. Ficam esquecidas as dimenses mais profundas da existncia, como as interpessoais, as espirituais e as religiosas. E esquecer (ou no considerar) essas dimenses se torna um risco para a interpretao correta da expresso qualidade de vida. Na lgica hedonista, vive-se com qualidade de vida apenas quando possvel viver como os personagens das novelas da televiso: jovens sarados e bonitos; este o estereotipo do hedonismo. Mas e quem no assim? No so pessoas dignas? No tm valor como pessoa humana? claro que tm! Por isso, essa corrente de pensamento deve ser analisada com muito cuidado, para que ela no se torne o nico sentido do nosso agir moral!

3.3 - Utilitarismo
A terceira corrente cultural (e social) que nos influencia o utilitarismo. Nessa perspectiva, as nossas aes se limitam a uma avaliao de custos e benefcios. O referencial tico para as decises ser bem-sucedido; o insucesso considerado um mal. S o que til tem valor. Em princpio, valoriza-se algo positivo: o justo desejo de que nossas aes possam ser frutferas. Mas o problema desse raciocnio utilitarista que, com facilidade, pode-se entender que s o que til tem valor. E isso tambm no verdade! Em uma sociedade capitalista, nossas aes so determinadas pelo mercado. Isso significa que aquelas pessoas consideradas improdutivas, aquelas que representam um custo para a sociedade, aquelas que perderam (ou que nunca tiveram) condies fsicas ou mentais para participar do sistema de produo de bens e valores de forma eficiente, so classificadas como inteis. o caso dos idosos, dos deficientes fsicos, das crianas com problemas de

Especializao em Sade da Famlia

13

MDULO BIOTICA

desenvolvimento etc. Nessa lgica utilitarista, no vale mais a pena ou muito oneroso defend-los, ampar-los, incentiv-los. Contudo, no tico que nossas aes fiquem restritas a essa correlao entre custos e benefcios. Pessoas com necessidades especiais e aquelas consideradas vulnerveis devem ser consideradas dignas de respeito; so pessoas humanas, e isso condio suficiente para que sejam respeitadas. Alm disso, o Estado deve proteg-las sempre que possvel.

14

UNA-SUS | UNIFESP

BIOTICA: CONCEITO, FUNDAMENTAO E PRINCPIOS

4 - Fundamentao da Biotica o valor da vida humana


Existem diversas propostas para estabelecer quais so os critrios (o fundamento, a base) que devem nos orientar nos processos de deciso com os quais podemos nos deparar na nossa vida profissional. Para ns, o fundamento tico como se fosse a estrutura de um prdio. A fundao do prdio a estrutura de concreto ou de metal que permite que a construo seja feita e que o prdio permanea em p. Se a estrutura no for benfeita, o prdio desaba (como aconteceu no Rio de Janeiro com os edifcios Palace I e Palace II, em que foi usada areia da praia para fazer a estrutura dos prdios, o que culminou com o desabamento dos edifcios). O nosso fundamento tico to importante quanto a estrutura de um prdio. Se esse fundamento no est bem entendido, corremos o risco de no enfrentar de maneira adequada os desafios ticos que a nossa profisso pode trazer. Entretanto, uma vez compreendido esse fundamento, ele no precisa ser lembrado a todo tempo (como a estrutura de um prdio que, no final da construo, ns no vemos, mas na qual confiamos quando entramos no edifcio). O fundamento tico ser sempre a base para a nossa tomada de deciso. Mas qual esse fundamento?

4.1- A pessoa humana


Para trilhar um caminho correto diante dos diversos dilemas ticos que podemos encontrar na nossa atividade profissional, precisamos de uma base slida, de um fundamento, que nos oriente nos momentos de deciso. Esse fundamento a pessoa humana. Definir o que a pessoa pode ser uma tarefa difcil (e que os filsofos costumam estudar arduamente), porm entender o que a pessoa algo que fazemos todo dia quando nos olhamos no espelho. Ns conhecemos a pessoa humana porque somos pessoas humanas. Mas quais so os conceitos que existem na realidade da pessoa dos quais devemos nos lembrar por serem importantes no enfrentamento das questes bioticas?

Especializao em Sade da Famlia

15

MDULO BIOTICA

a) A pessoa nica. Isso significa que as pessoas so diferentes (mesmo os gmeos idnticos so diferentes), tm suas caractersticas, seus anseios, suas necessidades, e esse patrimnio, essa identidade, merece ser respeitado (para que as pessoas no sejam tratadas como nmeros). Reconhecer que o outro diferente de mim no significa que uma pessoa melhor que a outra. Uma pessoa no vale mais que a outra. Somos iguais a todos no que se refere dignidade. b) A pessoa humana provida de uma dignidade. Isso significa que a pessoa tem valor pelo simples fato de ser pessoa. c) A pessoa composta de diversas dimenses: dimenso biolgica (que as cincias da sade, medicina, enfermagem, odontologia, fisioterapia e outras esto acostumadas a estudar), dimenso psicolgica (que os psiclogos estudam detalhadamente), dimenso social ou moral (estudada pelas cincias sociais) e dimenso espiritual (estudada pelas teologias). Por isso, falamos que a pessoa uma totalidade, pois todas essas dimenses juntas compem a pessoa. Quando nos relacionamos com uma pessoa e no a respeitamos em todas as suas dimenses, essa pessoa (que pode ser nosso paciente ou no) se sentir desrespeitada e ficar insatisfeita. Assim, todas as nossas reflexes e aes diante das pessoas (seja em situaes de conflitos ticos ou no) devem ser guiadas pelo respeito a esse fundamento, a pessoa humana (entendida como um ser nico, que uma totalidade e dotado de dignidade). Quando conseguimos agir dessa maneira, ou seja, respeitando esse fundamento, podemos estar certos de que estamos agindo de forma tica.

4.2- O valor da vida humana


Outro conceito importante para construirmos a nossa reflexo tica/biotica o de vida humana. Para a Biotica, fundamental o respeito vida humana. Mas o que designamos vida humana? Segundo os principais livros de Embriologia, a vida humana inicia-se no exato momento da fecundao, quando o gameta masculino e o gameta feminino se juntam para formar um novo cdigo gentico. Esse cdigo gentico no igual ao do pai nem ao da me, mas que composto de 23 cromossomos do pai e de 23 cromossomos da me. Sendo assim, nesse momento, inicia-se uma nova vida, com patrimnio gentico prprio, e, a partir desse momento, essa vida dever ser respeitada. Este o primeiro estgio de desenvolvimento de cada um de ns. A nossa experincia mostra que o desenvolvimento de todos ns se deu da mesma maneira, ou seja, a partir da unio dos gametas do pai e da me. Alm disso, a vida um processo que pode ser:

16

UNA-SUS | UNIFESP

BIOTICA: CONCEITO, FUNDAMENTAO E PRINCPIOS

a) contnuo = porque ininterrupto na sua durao. Estar vivo representa dizer que no existe interrupo entre sucessivos fenmenos integrados. Se houver interrupo, haver a morte. b) coordenado = significa que o DNA do prprio embrio responsvel pelo gerenciamento das etapas de seu desenvolvimento. Esse cdigo gentico coordena as atividades moleculares e celulares, o que confere a cada indivduo uma identidade gentica. c) progressivo = porque a vida apresenta, como propriedade, a gradualidade, na qual o processo de desenvolvimento leva a uma complexidade cada vez maior da vida em formao. Contudo, o valor da vida de algumas pessoas, em diferentes pocas, no foi respeitado (e ainda hoje, em muitos casos, no ). Por exemplo: os escravos no Brasil (at a Abolio da Escravatura, em 1888), com consequente (e ainda frequente) discriminao dos afrodescendentes; os prisioneiros nos campos de concentrao na 2a Guerra Mundial; os pacientes com necessidades especiais (como os portadores do vrus HIV em diversas situaes); as mulheres e os pobres em diversas sociedades (inclusive na nossa), dentre tantos outros exemplos.

Especializao em Sade da Famlia

17

MDULO BIOTICA

5 - Os princpios da Biotica
Aps a compreenso desse fundamento (o respeito pela pessoa humana), podemos utilizar ferramentas para facilitar o nosso processo de estudo e de deciso sobre os diversos temas de Biotica. A essas ferramentas chamamos princpios. Esses princpios foram propostos primeiro no Relatrio Belmont (1978) para orientar as pesquisas com seres humanos e, em 1979, Beauchamps e Childress, em sua obra Principles of biomedical ethics, estenderam a utilizao deles para a prtica mdica, ou seja, para todos aqueles que se ocupam da sade das pessoas. A utilizao desses princpios para facilitar o enfrentamento de questes ticas muito comum entre os americanos e os brasileiros. Passaremos a explicar esses princpios (considerados nossas ferramentas de trabalho).

5.1 - Beneficncia/no maleficncia


O primeiro princpio que devemos considerar na nossa prtica profissional o de beneficncia/ no maleficncia (tambm conhecido como benefcio/no malefcio). O benefcio (e o no malefcio) do paciente (e da sociedade) sempre foi a principal razo do exerccio das profisses que envolvem a sade das pessoas (fsica ou psicolgica). Beneficncia significa fazer o bem, e no maleficncia significa evitar o mal. Desse modo, sempre que o profissional propuser um tratamento a um paciente, ele dever reconhecer a dignidade do paciente e consider-lo em sua totalidade (todas as dimenses do ser humano devem ser consideradas: fsica, psicolgica, social, espiritual), visando oferecer o melhor tratamento ao seu paciente, tanto no que diz respeito tcnica quanto no que se refere ao reconhecimento das necessidades fsicas, psicolgicas ou sociais do paciente. Um profissional deve, acima de tudo, desejar o melhor para o seu paciente, para restabelecer sua sade, para prevenir um agravo, ou para promover sua sade.

5.2 - Autonomia
O segundo princpio que devemos utilizar como ferramenta para o enfrentamento de questes ticas o princpio da autonomia.

18

UNA-SUS | UNIFESP

BIOTICA: CONCEITO, FUNDAMENTAO E PRINCPIOS

De acordo com esse princpio, as pessoas tm liberdade de deciso sobre sua vida. A autonomia a capacidade de autodeterminao de uma pessoa, ou seja, o quanto ela pode gerenciar sua prpria vontade, livre da influncia de outras pessoas. A Declarao Universal dos Direitos Humanos, que foi adotada pela Assembleia Geral das Naes Unidas (1948), manifesta logo no seu incio que as pessoas so livres. Nos ltimos anos, tem sido frequente a busca pela liberdade (ou autonomia). Nos casos de atendimento clnico de pacientes, podemos mencionar o Cdigo de Defesa do Consumidor, o qual, em alguns de seus artigos, garante proteo s pessoas que buscam servios de sade, por exemplo, no que diz respeito ao direito de ser suficientemente informada sobre o procedimento que o profissional vai adotar. Para que o respeito pela autonomia das pessoas seja possvel, duas condies so fundamentais: a liberdade e a informao. Isso significa que, em um primeiro momento, a pessoa deve ser livre para decidir. Para isso, ela deve estar livre de presses externas, pois qualquer tipo de presso ou subordinao dificulta a expresso da autonomia. Em alguns momentos, as pessoas tm dificuldade de expressar sua liberdade. Nesses casos, dizemos que ela tem sua autonomia limitada. Vejamos o exemplo das crianas. Em razo de seu desenvolvimento psicomotor, a criana ter dificuldade de decidir o que melhor para a sade dela. Ela ter, ao contrrio, uma tendncia em fugir de todo tratamento que julgar desconfortvel. Por essa razo, caber aos responsveis pela criana decidir o que dever ser feito, qual tratamento ser mais adequado, porque o responsvel deseja que a sade da criana se restabelea e que o melhor tratamento seja feito. Existem outras situaes em que percebemos a limitao de autonomia de uma pessoa. Os pacientes atendidos em clnicas de Instituies de Ensino podem manifestar essa limitao de seu poder de deciso, principalmente quando existe fila de espera para o atendimento. Afinal, ele poder pensar que perder a vaga (que ele demorou tanto para conseguir) se ele reclamar de alguma coisa. Outro exemplo de limitao de autonomia pode ocorrer em casos de pesquisas biomdicas realizadas em pases subdesenvolvidos. As populaes desses pases (incluindo a do nosso), quando selecionadas para participar de pesquisas de novos frmacos, so consideradas vulnerveis (isto , tm limitao de autonomia). Mas, apesar dessa limitao de autonomia, essas pessoas sero tratadas e includas em pesquisas. Como isso possvel? A correta informao das pessoas que possibilita o estabelecimento de uma relao teraputica ou a realizao de uma pesquisa. A primeira etapa a ser seguida para minimizar essa limitao reconhecer os indivduos vulnerveis (que tm limitao de autonomia) e incorpor-los ao processo de tomada de deciso de maneira legtima. Assim, ser possvel estabelecer uma relao adequada com o paciente e maximizar sua satisfao com o tratamento. Para permitir o respeito da autonomia das pessoas, o profissional dever explicar qual ser a proposta de tratamento. Mas ateno! Essa explicao no se esgota na primeira consulta! Em todas as consultas o profissional dever renovar as informaes sobre o tratamento. Alm disso, preciso ter certeza de que o paciente entendeu as informaes que recebeu.

Especializao em Sade da Famlia

19

MDULO BIOTICA

Por isso, consideramos que a informao no se encerra com as explicaes do profissional, mas com a compreenso, com a assimilao das informaes pelos pacientes, desde que essas informaes sejam retomadas ao longo do tratamento. A esse processo de informao e compreenso e posterior comprometimento com o tratamento denominamos consentimento. Entretanto, vamos imaginar a situao oposta: o exagero na expresso da autonomia de uma pessoa. Se entendermos que o respeito pela autonomia de uma pessoa o princpio que deve ser considerado em primeiro lugar, cairemos em uma armadilha. Nem sempre o paciente tem condies de avaliar qual o melhor tratamento para ele (afinal ele leigo, no tem o conhecimento tcnico necessrio para isso). Imaginemos um paciente que tem uma doena que exige a prescrio de medicamentos. Poder ocorrer de ele se recusar a tomar os remdios. Contudo, nesse caso, o profissional no pode alegar que o paciente adulto, sua autonomia deve ser respeitada e por isso ele faz o que ele quiser. Ao contrrio, o profissional (por ter o conhecimento tcnico que diz que aquele medicamento necessrio) dever se esforar ao mximo para explicar ao paciente a importncia do medicamento, afinal o princpio da beneficncia (e no o da autonomia) deve ser respeitado em primeiro lugar. Em algumas situaes, a liberdade (autonomia) de algumas pessoas no respeitada para que se respeite o benefcio de outras. Por exemplo, a proibio de fumar em ambientes fechados. Se pensarmos no respeito pela autonomia daqueles que desejam fumar, no seria tico proibir, mas se pensarmos no benefcio (ou no malefcio) daqueles que no desejam fumar, a proibio se justifica. Outro exemplo a interdio de restaurantes ou clnicas pela vigilncia sanitria quando estes no apresentam condies satisfatrias para atender o pblico. O fechamento desses locais fere a autonomia do dono da clnica ou do restaurante em benefcio da sociedade que os frequenta. Precisamos nos preparar (estudar e exercitar o que aprendemos) para nos comportarmos de maneira tica.

5.3 - Justia
O terceiro princpio a ser considerado o princpio de justia. Este se refere igualdade de tratamento e justa distribuio das verbas do Estado para a sade, a pesquisa etc. Costumamos acrescentar outro conceito ao de justia: o conceito de equidade que representa dar a cada pessoa o que lhe devido segundo suas necessidades, ou seja, incorpora-se a ideia de que as pessoas so diferentes e que, portanto, tambm so diferentes as suas necessidades. De acordo com o princpio da justia, preciso respeitar com imparcialidade o direito de cada um. No seria tica uma deciso que levasse um dos personagens envolvidos (profissional ou paciente) a se prejudicar.

20

UNA-SUS | UNIFESP

BIOTICA: CONCEITO, FUNDAMENTAO E PRINCPIOS

tambm a partir desse princpio que se fundamenta a chamada objeo de conscincia, que representa o direito de um profissional de se recusar a realizar um procedimento, aceito pelo paciente ou mesmo legalizado. Todos esses princpios (insistimos que eles devem ser nossas ferramentas de trabalho) devem ser considerados na ordem em que foram apresentados, pois existe uma hierarquia entre eles. Isso significa que, diante de um processo de deciso, devemos primeiro nos lembrar do nosso fundamento (o reconhecimento do valor da pessoa); em seguida, devemos buscar fazer o bem para aquela pessoa (e evitar um mal!); depois devemos respeitar suas escolhas (autonomia); e, por fim, devemos ser justos.

Especializao em Sade da Famlia

21

MDULO BIOTICA

6 - Consideraes finais
A Biotica pretende contribuir para que as pessoas estabeleam uma ponte entre o conhecimento cientfico e o conhecimento humanstico, a fim de evitar os impactos negativos que a tecnologia pode ter sobre a vida (afinal, nem tudo o que cientificamente possvel eticamente aceitvel). Em razo da influncia histrica, cultural e social que sofremos, devemos estar muito atentos; caso contrrio, corremos o risco de perder os parmetros que devem nos nortear na nossa atividade profissional para que nossas atitudes sejam ticas. A primeira etapa que devemos seguir reconhecer que essas influncias (paternalismo, cartesianismo, nfase na doena, individualismo, hedonismo e utilitarismo) existem e que no podemos escapar delas. O segundo passo entender qual fundamento (base) devemos ter para nos orientar nos nossos processos de deciso, a fim de que essas influncias negativas no prejudiquem nossas aes. Esse fundamento o reconhecimento da dignidade da pessoa humana (como um ser nico e que deve ser considerado em sua totalidade aspectos fsicos, psicolgicos, sociais e espirituais). O terceiro passo utilizar as ferramentas (princpios) adequadas para definir quais devem ser as nossas atitudes, sem esquecer o nosso fundamento. O primeiro princpio a ser seguido dever ser o de beneficncia/no maleficncia, o segundo o de autonomia e o terceiro o de justia. Neste texto apresentamos alguns conceitos e teorias que fornecem subsdios para que possamos saber como agir de maneira tica. Se esse processo de construo da reflexo tica/biotica, que parte do entendimento do fundamento biotico e se segue pelo respeito aos seus princpios, for seguido, as respostas sobre como agir eticamente diante de um conflito tico, ou de uma situao clnica nova (ou diferente), surgiro naturalmente.

22

UNA-SUS | UNIFESP

BIOTICA: CONCEITO, FUNDAMENTAO E PRINCPIOS

Referncias
LEONE, S.; PRIVITERA, S.; CUNHA, J.T. (Coords.). Dicionrio de Biotica. Aparecida: Editorial Perptuo Socorro/Santurio, 2001.

Bibliografia consultada
RAMOS, D.L.P. Biotica: pessoa e vida. So Caetano do Sul: Difuso, 2009. 374p. ______; JUNQUEIRA, C. R. Biotica: conceito, contexto cultural, fundamento e princpios. In: RAMOS, D.L.P. Biotica e tica profissional. Rio de Janeiro: GuanabaraKoogan, 2007, p. 22-34.

Especializao em Sade da Famlia

23

You might also like