You are on page 1of 19

SUMRIO

Cidadania & Meio Ambiente


24 28 29 30 32
Gorduras
Elas so essenciais para o organismo. Mas, se o seu consumo excessivo, pode levar a diversas doenas. preciso entender o mecanismo desses macronutrientes para no correr riscos.

EDITORIAL
Caros Amigos,
Atitude e conscincia no so assuntos diretamente socioambientais, mas relacionam-se com nossos projetos, quer sejam ambientais, sociais ou culturais. Nos ltimos anos, as empresas esto concentrando suas verbas de apoio, publicidade e patrocnio em projetos que tenham como foco os vips, os famosos e as celebridades. Argumentam que isso oferece maior retorno de mdia. Mas at que ponto somos corresponsveis por essa situao? Explico melhor no estaremos falhando ao no propor e incentivar que as pessoas tenham a compreenso de que sua opo pela aquisio de servios ambientais, sociais e culturais pode ser, no longo prazo, alienante e insustentvel? Esse crescente processo de comunicao alienante est nos conduzindo a um gueto cada vez menor. Suportaremos a asfixia? No tenho a resposta e acho que ningum tem. No entanto, acho que estamos falhando em nossos compromissos, ao no incluirmos o desenvolvimento de uma conscincia crtica da realidade no conceito de desenvolvimento sustentvel. A tal nova tica da qual tanto falamos tambm deve incluir o acesso e a escolha da informao que queremos e precisamos. Os veculos de comunicao socioambiental sobrevivem com dificuldade porque uma luta conquistar leitores pagantes ou assinantes e, por consequncia, contar com o apoio de anunciantes. A realidade est demonstrando que muitas pessoas esto optando pela alienao e ns no estamos colocando isso em discusso. Mas importante lembrar que alienao e conscincia no andam juntas. Se formos sinceros, perceberemos que o problema no est na alienao de programas e matrias, mas na opo dos leitores e telespectadores. Precisamos analisar e compreender o porqu disso e a quem serve essa atitude voyeur e descompromissada. A sociedade precisa ter acesso informao toda e qualquer informao. As pessoas, diante das informaes disponveis, devem optar por qual contedo querem. Em certa medida, esse , simplificadamente, o conceito essencial da democratizao da informao. E, exatamente em respeito ao direito de informao, a mdia de conscincia deve esforar-se por sobreviver e demonstrar sociedade que nossa existncia cumpre um relevante papel social. De certa forma, sentimo-nos culpados porque somos chatos. Ns falamos de tica, cidadania, sade, paternidade responsvel, consumo consciente e responsvel, limites, etc. Afinal, muito mais divertido ler sobre quem est pegando quem ou quem est brilhando. E, se isso for verdade, nossa responsabilidade assumir um papel mais ativo no processo, valorizando a educao (com e maisculo) e motivando os leitores e telespectadores para uma compreenso mais crtica da realidade. Se formos extintos, que seja por deciso consciente da sociedade e no porque as corporaes nos consideram desnecessrios e aborrecidos e, por isso, no possuem qualquer real compromisso em apoiar, incentivar e patrocinar a democratizao da informao. O leitor tem direito a optar pela informao descompromissada, mas ns no temos direito omisso. Boa leitura!
A REVISTA CIDADANIA & MEIO AMBIENTE UMA PUBLICAO DA CMARA DE CULTURA EM PARCERIA COM A CORTEZ CONSULTORIA, ASSESSORIA E REPRESENTAES
CNPJ N 56.798.390/0001-41 Telefax Rio de Janeiro (21) 2487-4128 Telefax Mangaratiba (21) 2780-2055 Celulares (21) 98197-6313 / 98549-1269 cultura@camaradecultura.org www.camaradecultura.org

N 48_ANO VIII_2013

6 9 10 14 16 22
4 Cidadania & Meio Ambiente

Overshoot ecolgico

Na busca do progresso, a humanidade coloca em primeiro plano a satisfao desenfreada pelos desejos materiais. Mas esquece que, assim, est esgotando os recursos naturais da Terra.

Entrevista

Quanta pobreza

Cidadania & Meio Ambiente


DIRETORA EXECUTIVA: Regina Lima regina@camaradecultura.org Diretora AdJuNta: Marta Souza Lima marta@camaradecultura.org EDITOR: Henrique Cortez henrique@camaradecultura.org SUBEDITORA: Ana Lcia Pra anaproa@camaradecultura.org EDITOR DE ARTE: Sidney Ferreira COLABORARAM NESTA EDIO: Achim Steiner, Amanda Rossi Mascaro, BBC Brasil, Chris Bueno, Cintia Moreira Marciliano da Costa, Clarissa Neher, ComCincia, Damian Carrington Blog, Daniela Chiaretti, Eduardo Mendona, Grida-Arendal, IHU OnLine, Ivo Lesbaupin, Leandra de Mattos Spezzano, Manuela Carneiro da Cunha, Marcus Eduardo de Oliveira, Moiss de Souza Modesto Jnior, Ndia Pontes

REPRESENTANTE COMERCIAL - BRASILIA Armazem Eventos e Publicidade PABX (61) 3034 8677 atendimento@armazemeventos.com.br

O francs Serge Latouche, professor de economia da Universidade Paris-Sul, fala sobre a teoria do decrescimento, que condena o crescimento pelo crescimento e a sociedade de consumo.

Uma jornalista espanhola conta sobre a terrvel situao econmica em seu pas atualmente. As pessoas esto perdendo seus empregos, suas moradias, suas dignidades. E a tendncia piorar.

O que os jovens sabem sobre sexo

Sustentabilidade muito alm

Uma pesquisa feita com pessoas entre 18 e 29 anos revelou que ainda h muito preconceito e ideias equivocadas sobre relacionamento sexual. E isso pode trazer problemas de sade pblica.

As polticas devem ser focadas no s no desenvolvimento humano, mas tambm na preservao da qualidade de vida do planeta. Ou seja, com equilbrio social, econmico, poltico e ambiental.

No governo, cresce a bancada religiosa. E isso tem levantado discusses entre polticos e pesquisadores, preocupados com o crescimento de censuras que possam prejudicar o campo da sade.

O Estado laico

Direitos humanos e da natureza

De nada adianta proteger apenas os homens, deixando de lado os cuidados ambientais. Anal, todos ns precisamos da biodiversidade para que haja vida no planeta. Equilbrio fundamental.

H um nmero excessivo de veculos nas ruas, trazendo problemas para a mobilidade e para o bem-estar das pessoas. preciso reverter esse quadro e apostar nos transportes coletivos.

Carros demais

Mecanizao agrcola

Na Amaznia, diversos pequenos agricultores familiares no esto fazendo uso eciente de mquinas para ajuda-los em suas produes. Mas h, tambm, exemplos de sucesso no campo.

Visite o portal EcoDebate www.ecodebate.com.br Uma ferramenta de incentivo ao conhecimentoe reflexo atravs de notcias, informaes, artigos de opinio e artigostcnicos, sempre discutindo cidadania e meio ambiente, de forma transversal e analtica. Cidadania & Meio Ambiente tambm pode ser lida e/ou baixada em pdf no portal www.ecodebate.com.br A Revista Cidadania & Meio Ambiente no se responsabiliza pelos conceitos e opinies emitidos em matrias artigos assinados. Editada e impressa no Brasil.

Os pequenos produtores rurais so a ponta mais fraca do processo capitalista. Para eles, sobra sempre muito pouco. preciso valorizar esses trabalhadores e melhorar suas condies.
StocK ImaGes

A retomada da terra

CAPA: Stock Images

De acordo com a pesquisa publicada na pgina 10, 75% dos jovens acreditam que a educao sexual no deva ser ensinada em casa. Mas a conversa com os pais fundamental.
www.camaradecultura.org

Henrique Cortez Editor

A Revista Cidadania & Meio Ambiente tambm pode ser lida e/ou baixada em pdf nos portais www. camaradecultura.org e www.ecodebate.com.br

www.camaradecultura.org

Cidadania & Meio Ambiente 5

CAPA

OversHoot ecolGico
Estamos abusando do planeta em nome da satisfao dos desejos materiais. A realidade da economia atual produzir, produzir e produzir... sem levar em conta os limites da natureza. Sem que ela consiga se renovar, onde encontraremos gua e outros recursos para sobreviver? Como daremos fim a tantos resduos que esto sendo gerados? Como iremos lidar com climas to instveis? Essas so apenas algumas das ameaas a que estamos expostos, como consequncia ao desejo desenfreado dos homens em possuir. Neste artigo, ento, entenda o que overshoot e conhea as maneiras de vencer esse risco. Sim, possvel venc-lo! Basta colocar certas aes em prtica.
POR Marcus Eduardo de Oliveira

Sinal amarelo para o destino da humanidade

A natureza tem limites Desde 1970, nossa pegada de carbono (quantidade de terra e rea martima necessria para absorver todo o CO2 que emitimos) mais do que duplicou. De acordo com o Living Planet Report 2010, a humanidade usava em 2007 (ltimo ano para o qual se tm dados) o equivalente a um planeta e meio para suportar suas atividades.

6 Cidadania & Meio Ambiente

FOTOS: stocK imaGes

maior urgncia poltica da nossa poca conter a grave crise ecolgica. Essa grave crise, gestada no seio da ecologia, fruto da distorcida viso social do progresso, que faz a humanidade correr tresloucadamente em busca da satisfao ilimitada dos desejos materiais. Para isso, pe a roda da economia (atividade produtiva) para girar com mais fora e rapidez, expandindo a qualquer custo a mquina de produzir suntuosidades. a sociedade produzindo riquezas (produtos) alm do necessrio, como bem disse Thorstein Veblen (18571929). O motivo? Para que os indivduos com mais poder de aquisio possam se distinguir uns dos outros. Essa sociedade de produo e de consumo na verdade, de hiperproduo e hiperconsumo produziu em escala mundial o overshoot ecolgico (transbordamento). Ou seja, esgotou-se o estoque da natureza sob a forma de biocapacidade o montante de recursos que o planeta regenera a cada ano e o compara demanda humana. Transbordou-se o montante necessrio para produzir todos os recursos vivos que consumimos e absorver nossas emisses de dixido de carbono.

E por que isso aconteceu? Porque a economia no respeita (na verdade, ignora) os limites da natureza. A atividade econmica produtiva (o sistema econmico que nada mais do que um subsistema da natureza) no leva em considerao as fronteiras ecossistmicas e obedece cegamente ordem que emana do mercado, que pede mais crescimento com mais produo. Isso resulta na depredao dos vitais ecossistemas, no aquecimento global, na eroso da biodiversidade, na degradao dos recursos hdricos. Lamentavelmente, o sistema econmico no leva em conta a premissa de que mais crescimento fsico da atividade econmica significa completo esgotamento de recursos da natureza; em outras palavras, em aumento de entropia (degradao). No h como negar: o aumento da produo econmica (mais produtos) representa menos florestas, solo, gua, ar, clima estvel e, no final, mais resduos e poluio. Para se fazer um hambrguer de 100 gramas, so necessrios 11 mil litros de gua. A fabricao de um jeans consome 8 mil litros de gua e o equivalente a 32 quilos de recursos naturais. Esse raciocnio bem simples: a partir de certo tamanho da economia, h mais custos (e perdas) socioambien-

tais do que benefcios (e ganhos) oriundos da produo material. No por acaso, desde os anos 1960, o PIB mundial foi simplesmente multiplicado por cinco; nos anos 2000, o produto bruto mundial cresceu, em mdia, a um ritmo de 3,7% ao ano. Entretanto, desde os ltimos 60 anos, a partir do ps-Segunda Guerra Mundial, quando se consolidou a busca pelo crescimento econmico como paradigma supremo das polticas governamentais, mais de 60% dos principais servios ecossistmicos foram destrudos (transbordaram) exausto. Vale reiterar: esse transbordamento (overshoot) deve ser creditado estapafrdia ideia de fazer a economia (um sistema aberto dentro do ecos-

No h como negar: o aumento da produo econmica (mais produtos) representa menos florestas, solo, gua, ar, clima estvel e, no final, mais resduos e poluio.

sistema) crescer, entendendo, erroneamente, que diante disso repousa a melhora substancial do padro de vida das populaes. Com isso, implica-se em mais poluio (a poluio dizima 1,5 milho de pessoas ao ano ao redor do mundo), mais produo de lixo (o mundo produz cerca de dois milhes de toneladas de lixo domiciliar por dia; so cerca de 730 milhes de toneladas ao ano), considervel perda de ecossistemas/biodiversidade, consumo exagerado de matrias-primas no renovveis, mais e mais emisses de CO2 (se, durante os anos 1990, as emisses de CO2 aumentavam ao ritmo de 1,3% ao ano, durante os anos 2000 esse ritmo subiu para 3,3% ao ano) e, claro, como consequncia, menos meio ambiente. A perda de ecossistemas gravssima. Vamos citar apenas um nico exemplo: o maior de todos os ecossistemas, os oceanos (mares e oceanos representam 71% da superfcie da Terra), esto em corrente processo de esgotamento. O Fundo de Alimentao e Agricultura, da Organizao das Naes Unidas (FAO/ONU), j declarou que, em 2048, no poderemos tirar dos oceanos nenhum recurso alimentar significativo. Mais de 90% dos estoques de peixes predadores de grande dimenso, como

www.camaradecultura.org

Cidadania & Meio Ambiente 7

CAPA

ENTREVISTA

preciso reconstruir a sociedade As extines de fauna e flora, fruto da ao antrpica, alcanou ritmo jamais visto no ltimo sculo. Por essa razo, o prmio Nobel de qumica, Paul Crutzen, declarou que desde o final do sculo XVIII entramos no perodo antropoceno, ou seja, na era em que predomina a influncia (agresso) humana sobre a biodiversidade. Por tudo isso, urgente a necessidade de reconstruir a sociedade (e, especialmente, a maneira como a economia atua em sua relao com o meio natural) em torno de outros valores, longe da sanha consumista. Se pretendemos alcanar com eficincia a poltica da sustentabilidade, obrigatoriamente o sistema econmico dever passar pela capacidade de atingir prosperidade sem crescimento. Uma vez reconhecendo que a presso humana sobre o sistema ecolgico expansiva e dilapidadora, trs fatores precisam ser contornados para essa reconstruo acontecer satisfatoriamente: 1) segurar o aumento populacional (em 1900, a populao mundial era de 1,5 bilho de habitantes; 85 anos depois, o planeta atingiu 5 bilhes de pessoas e, em apenas mais 28 anos, o mundo ganhou

WiKimedia Commons / Niccol Caranti

atum, peixe-espada e bacalhau, j foram capturados. Entre os anos 1950 e o momento presente, a pesca total em guas abertas e abrigadas passou de 20 milhes para 95 milhes de toneladas mtricas.

Para se fazer um hambrguer de 100 gramas, so necessrios 11 mil litros de gua. A fabricao de um jeans consome 8 mil litros de gua e o equivalente a 32 quilos de recursos naturais.

SerGe LatoucHe
mais 2 bilhes de habitantes); 2) estancar o nvel de consumo; e 3) reduzir o uso de novas tecnologias voltadas exclusivamente ao aumento da produtividade do trabalho base de acelerao da economia. Esse conjunto de fatores em especial, os dois ltimos passa por encaixar a atividade econmica dentro dos limites dos ecossistemas. A economia no pode mais funcionar sob o paradigma do crescimento. To importante quanto isso o fato de a economia neoclssica fascinada pela ideia de equilbrio e liturgicamente adepta do dogma do crescimento reconhecer aquilo que mostrado com bastante clareza pela segunda lei da termodinmica (parte da fsica que estuda as transformaes energticas): o circuito econmico no funciona no vazio, mas dentro da biosfera. Urge renovar a economia substituindo a obsesso material, privilegiando o elo social em vez da satisfao individual, como bem apontou Herv Kempf. Por fim, cabe perguntar: seria isso mera utopia? No! Definitivamente, no. Utopia maior consiste em acreditar que podemos continuar no caminho atual de explorao desenfreada dos recursos naturais e que isso, em um breve amanh, no afetar os destinos da humanidade.
MARCUS EDUARDO De OLIVeIRA articulista do Portal EcoDebate, professor de economia e mestre em Integrao da Amrica Latina (USP). Contato: prof.marcuseduardo@bol.com.br

Precisamos mudar o estilo de vida

Professor emrito de economia da Universidade de Paris-Sul (Orsay), ele um dos tericos do decrescimento, proposta que rechaa o crescimento pelo crescimento e a sociedade de consumo. Conhea suas ideias nessa conversa com Cristina Vzquez, do jornal espanhol El Pas.
Esses tempos de crise so propcios para as teorias do decrescimento? Sim e no. Sim, porque a crise econmica est conectada ao desastre econmico, o que nos leva a um choque teraputico que exige outro sistema [de produo]. E no, porque a reao de todos os governos e dos poderes econmicos no corrigir, mas reproduzir o atual sistema: mais indstrias automobilsticas e mais cimento, o que uma contradio. Os governos admitem isso, mas fazem o contrrio para evitar tenses sociais e seguem ajudando os bancos, o capital A sua proposta no utpica? uma revoluo, e toda revoluo implica uma mudana de mentalidade. Temos o exemplo do Maio de 1968, que no foi violento. As pessoas saram s ruas para pedir outro modelo de vida. No foi uma mudana to espetacular como a Revoluo Francesa, mas trouxe transformaes. O planeta necessita que mudemos de estilo de vida. H algum que possa liderar esse movimento? As mudanas no sero produzidas com as estruturas atuais, que so do sculo XIX. Sero associaes, mas no necessariamente um partido poltico. Eu, ao menos, no tenho inteno de cri-lo. Que mudanas vo ser feitas? A relocalizao, porque permite desmundializar, questiona os mercados financeiros e encontra um sentido diferente para a produo local e ecolgica. Um retorno ao campo? No apenas um retorno ao campo. Mas creio que haver uma agricultura no produtivista. No deve ser entendido como uma volta ao passado; ser preciso reinventar uma agricultura mais prxima, menos produtivista e que use menos pesticidas e produtos qumicos para engorda. O desemprego o grande drama dessa crise. O que voc faria? Os governos reimpulsionam o crescimento, o que nos empurra novamente contra a parede. H solues fceis como aumentar a populao agrcola, reduzir as horas de trabalho ou potencializar a reciclagem. A indstria automobilstica poderia produzir tecnologia solar em vez de carros. Como vive um crtico do crescimento? No preciso ser de uma sobriedade masoquista. Mas eu, por exemplo, no ando de avio, prefiro o trem. Andar de carro pela cidade tambm bastante desagradvel. Se puder ir de bicicleta, melhor. No gosto de beber gua engarrafada. Prefiro as biocooperativas aos shoppings, e coisas do gnero. O decrescimento incompatvel com a Internet? Todos aqueles que fizeram uma opo radical de voltar ao campo, ser autnomos e produzir seus prprios alimentos tm computador. O decrescimento no demoniza necessariamente a Internet.
Artigo publicado no IHU On-line.

StocK ImaGes

8 Cidadania & Meio Ambiente

www.camaradecultura.org

www.camaradecultura.org www.camaradecultura.org

adaniaa&&Mei MeiooAmbi Ambieente nte 9 9 CiCiddadani

PESQUISA

seXo

eQuivocadas sobre

com ideias

Jovens

Um estudo feito com rapazes e moas entre 18 e 29 anos revelou que h muita desinformao e preconceito quanto ao assunto. Por exemplo, alguns se mostram intolerantes com homossexuais e no veem problemas quando um homem agride a companheira em caso de traio. Para piorar, a juventude no quer conversar com os pais sobre sexualidade. A ausncia da educao sexual, contudo, pode trazer problemas de sade pblica.
POR Aline Valcarenghi

ouco mais de quatro em cada dez jovens entre 18 e 29 anos concordam, total ou parcialmente, com a ideia de que mulheres que se vestem de forma insinuante no podem reclamar se sofrerem violncia sexual e pouco mais de 10% so indiferentes a esse tipo de violncia. o que mostra a pesquisa Juventude, Comportamento e DST/Aids, encomendada pela Caixa Seguros, aprovada pelo Comit de tica da Faculdade de Medicina da Universidade de Braslia e feita com o acompanhamento da Organizao Pan-Americana da Sade (Opas) e do Departamento de Doenas Sexualmente Transmissveis e Aids (DST/ Aids) e Hepatites Virais do Ministrio da Sade. Os resultados revelam alto grau de desinformao e preconceito de gnero e contra homossexuais. Para o coordenador da pesquisa, Miguel Fontes, que doutor em sade pblica, o machismo ainda est muito presente entre os jovens, principalmente os homens. Pouco mais de 9% dos entrevistados concordam ou so indiferentes ao fato de um homem agredir uma mulher porque ela no quis fazer sexo e pouco mais de 11% tm a mesma opinio com relao a homens que batem na parceira que o traiu. Para a sociloga do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), Jolzia Batista, essa gerao de jovens sofreu um avano conservador nos ltimos anos. Em sua opinio, uma educao no sexista nas escolas fundamental para mudar esse cenrio. Ns vemos que hoje a violncia surge como uma forma de colocar a mulher nos trilhos, de corrigi-la. preciso investir em educao para mudar isso, defende. Para a pesquisa, foram entrevistados 1.208 jovens entre 18 e 29 anos, em 15 estados e no Distrito Federal, sendo 55% mulheres. Os critrios da coleta de dados, feita em 2012, so se-

melhantes aos adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). O trabalho foi concebido e analisado pela John Snow Brasil Consultoria, e a coleta de dados foi feita pela Opinio Consultoria. Entre os jovens entrevistados, apenas 30% estudam e 56% j foram reprovados no colgio. Mais da metade so catlicos e quase um tero, evanglicos. De cada dez, seis acessam a Internet com frequncia e cinco navegam pelo menos duas horas por dia. A maioria perdeu a virgindade entre os 14 e os 18 anos, 10% ainda no tiveram relao sexual, 95% se declararam heterossexuais, 3% disseram ser bissexuais e os 2% restantes, homossexuais. SEM CONVERSA EM CASA Levantamento feito pela Caixa Seguros mostra que 75% dos jovens acreditam que a educao sexual no deve ser ensinada em casa e 70% deles acham que essa formao est associada ao estmulo para o incio da vida sexual. A conversa com os pais fundamental, ela faz com que o jovem se sinta muito mais vontade para absorver e trabalhar as informaes e as diferenas. Alm disso, a pesquisa revela que ter o professor como referncia contribui para um jovem com maior nvel de educao sexual, defendeu Miguel Fontes, coordenador da pesquisa.

Sobre a diversidade de orientao sexual, a pesquisa Juventude, Comportamento e DST/Aids mostrou que 11% dos entrevistados no teriam amigos gays ou amigas lsbicas. Quando perguntados se ficariam incomodados por terem um professor homossexual, 9% se incomodariam, e quando a pergunta sobre um irmo ou uma irm, o nmero salta para 22%. Eles no tm tanto preconceito quando fora de casa. Se perguntar se os jovens tm um amigo gay, so mais abertos a isso; um professor, um pouco menos; mas quando a pergunta sobre a famlia, como um irmo, a intolerncia aumenta consideravelmente, avalia Fontes. Por outro lado, um dado interessante da pesquisa que, entre os jovens consultados, 38% aprovam a adoo de crianas por casais homossexuais. ReliGio ajuda nos tabus O levantamento tambm revelou que a religiosidade no ajuda os jovens a serem mais tolerantes em termos de sexualidade. Pelo contrrio, o fato de participar de grupo religioso e ter a Igreja como principal fonte de educao sexual refora tabus. O levantamento mostra ainda que os homens e as mulheres de 18 a 29 anos so mais educados sexualmente quando tm um professor como principal fonte de informao, quando no participam de grupos religiosos, quando travam um bom dilogo com os pais e quando no possuem a Igreja como primeira fonte de informaes sobre educao sexual. A viso contempornea de educao sexual daqueles que no tm muitos preconceitos, tabus, os que aceitam as diferenas, os que reconhecem a importncia da educao sexual em todas as etapas da vida, no s na escola, contribui para a sade pblica, conclui Fontes.
A reportagem de ALINe VALCAReNGhI da Agncia Brasil.
www.camaradecultura.org

10 Cidadania & Meio Ambiente

StocK ImaGes

www.camaradecultura.org

Cidadania & Meio Ambiente 11

/vamaislonge Servio de Informao ao Cidado - SIC: correios.com.br/acessoainformacao Fale Conosco: correios.com.br/falecomoscorreios. Ouvidoria: correios.com.br/ouvidoria correios.com.br/sustentabilidade

remetente

destinatrio

Os Correios tm um compromisso com o maior servio de entrega do mundo: a natureza.


Atitudes sustentveis como a Coleta Seletiva Solidria, o EcoPostal, os veculos eltricos, e muitas outras, so atitudes dos Correios para preservar a natureza e permitir que ela continue fazendo seu trabalho. E, com o Sistema de Gesto Ambiental, o compromisso com o meio ambiente se tornou ainda maior e mais efetivo.

DEBATE

no poderia ser transplantado para o conservadorismo catlico, para o hindusmo, para o judasmo e para tantas outras religies que tambm interferem nas polticas pblicas. Marx falou que a religio o pio do povo, e essa viso continua conosco, mas tem sido pouco produtiva. A persistncia da pobreza e da desigualdade, enquanto existem atores polticos fazendo o uso poltico da religio, s deixam esse cenrio mais grave. Em que momento vivemos essa separao do Estado e da religio? O laicismo foi posto na ponta da baioneta de Napoleo Bonaparte hoje, na Frana, as mulheres muulmanas no podem usar vu, exemplificou. Dois tipos de laicidade Roger Raupp, juiz de direito do Tribunal Regional Federal do Rio Grande do Sul, apresentou dois tipos de laicidade: a neutra, praticada na Frana, que mantm o distanciamento da religio em qualquer deciso de fragmentao de bens pblicos, como sade e educao, e a pluriconfessional, oriunda dos Estados Unidos e mais prxima do que praticado no Brasil hoje, que traz o respeito diversidade religiosa e brechas para que elas influenciem em doutrinas do Estado. No entanto, ele explicou que essa influncia deve respeitar princpios bsicos, como a liberdade religiosa e a igualdade dentro da esfera pblica. Ento, o argumento da f em uma religio no pode ser determinante. Diferentemente da nossa realidade atual, Raupp listou uma sria de decises do Supremo Tribunal Federal (STF) em que o argumento se baseava em aspectos religiosos para a deciso final, entre eles a deciso da unio de pessoas do mesmo sexo, a pesquisa com clulas tronco, o aborto por conta da anencefalia e o direito mudana

O Estado laico?
Com o avano da bancada religiosa no Brasil, pesquisadores apontam como isso tem influenciado nas polticas pblicas, principalmente no campo da sade. Alm disso, h muitas opinies sobre o assunto, envolvendo preconceitos e censuras. Veja, aqui, este interessante debate.
POR Viviane Tavares

de sexo no Sistema nico de Sade. Por serem argumentos de f, no so passveis de debate. Isso no significa o afastamento da religio do debate pblico, mas sim que todos tm que estar no debate, com argumentos que sirvam para o coletivo, explicou, apontando ainda um risco maior: O problema quando essas pessoas utilizam a Igreja e o poder adquirido para agir de m-f, como vem acontecendo recentemente. Deputado trava batalHa O deputado federal (PSOL-RJ) Jean Wyllys contou que seu enfrentamento dentro da Cmara dos Deputados tem sido uma batalha rdua. Ele j apresentou trs projetos que no foram adiante por conta de argumentos religiosos: o PL 4.211/12 projeto Gabriela Leite , que regulamenta a profisso de prostituta o PL 5.002/13 Lei Joo Nery , que estabelece o reconhecimento da identidade de gnero, permitindo a retificao de documentos de identificao; e o PL 5.120/13, que reconhece o casamento civil e a unio estvel entre pessoas do mesmo sexo, que, segundo ele, est regulamentado, mas no legalizado. Para o deputado federal, embora o Brasil seja um pas pluriconfessional,

eocracia e fundamentalismos na contemporaneidade: ameaas cidadania e ao Estado laico foi o tema do grande debate que encerrou as atividades do dia 15 de novembro no VI Congresso Brasileiro de Cincias Sociais e Humanas em Sade, organizado pela Associao Brasileira de Sade Coletiva (Abrasco), no Rio de Janeiro. A pesquisadora Sonia Crrea, do Observatrio de Sexualidade e Poltica da Associao Brasileira Interdisciplinar de Aids, informou que a principal rea em que os reflexos desse movimento da religio nas polticas de Estado esto sendo enfrentados a da sade. J tivemos materiais censurados que falam sobre os direitos dos gays, das prostitutas, do bullying homofbico, do aborto... censura atrs de censura. importante nos or-

ganizarmos porque o inimigo grande, salientou. A professora revelou ainda que essa realidade no particular do Brasil. Segundo ela, na ndia, por exemplo, j se pediu o fim da sodomia. Ela defendeu que o problema no de uma religio em particular, nem do fundamentalismo, mas sim do moralismo. As pessoas tm usado a religio como obstculo para a sexualidade, mas esse debate pouco produtivo. Temos concepes seculares na medicina que no dizem respeito religio, como o sexo significar homem e mulher, quando hoje temos muitas vozes transexuais que no so representadas nesse enquadramento, debateu. Snia disse que culpar o fundamentalismo nesse cenrio no englobaria as aes em todo o mundo, j que

as outras religies no esto representadas ou no representam tanto poder como as crists. De acordo com ele, a bancada evanglica j soma 70 deputados e tem prevalncia dos partidos PR e PSC, ligados s igrejas Universal e Assembleia de Deus, respectivamente. Existem projetos que tentam ainda acabar com outras religies, como o apresentado por Marcelo Crivella (PRB-RJ), que trata de peixes ornamentais, mas em um dos artigos fala sobre o sacrifcio de animais, atingindo as religies africanas que tm isso como prtica. A moral de uma religio no pode ser imposta a uma sociedade to diversa, refletiu Jean Wyllis. Para o deputado, a separao entre Estado e religio mais complexa, mas ele conclui que o problema vai ainda para o campo moral, poltico e cultural. A nossa prpria noo de direitos humanos tem como fundamento o cristianismo. Estamos impregnados de influncia religiosa em nossas datas comemorativas, nomes de ruas, nomes de filhos, pontuou. E tambm indagou: O que significou o pr-candidato Lindbergh Farias (PT-RJ) com o pastor Silas Malafaia? Isso mostra o grau de influncia econmica e poltica que essa bancada tem. Que fique claro que eu no sou contrrio aos cristos, como muitos tentaram manipular minha imagem recentemente. Eu sou contra aqueles que so contra e atacam as minorias. E o mais interessante que essas mesmas pessoas, que tanto se incomodam com as minorias, no falam dos judeus, mas das religies de matrizes africanas. Isso, para mim, preconceito. E os preconceitos esto arraigados em todos ns, mesmo naqueles que no tm religio, concluiu. .
VIVIANe TAVAReS da Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio (EPSJV/Fiocruz).

14 Cidadania & Meio Ambiente

FOTOS: StocK ImaGes

www.camaradecultura.org

www.camaradecultura.org

Cidadania & Meio Ambiente 15

MOBILIDADE

NinGum aGuenta mais


Por um lado, eles garantem a liberdade de ir e vir. Mas, por outro, levam a forte estresse do homem e do meio ambiente. por isso que a civilizao do automvel comea a dar sinais de esgotamento. E, para lutar contra a nefasta cultura do chamado carrocentrismo, as cidades precisam investir mais na ampliao dos transportes coletivos.
POR Cesar Sanson

tantos carros!
M
uito se falou e se comentou do carter fragmentrio e da ausncia de bandeiras claras nas grandes manifestaes de junho de 2013. Uma delas, entretanto, funcionou como um forte elemento agregador: a mobilidade urbana ningum aguenta mais a dificuldade de ir e vir nas grandes cidades, particularmente aqueles que dependem do transporte coletivo. O estopim das manifestaes que explodiram em todo o pas teve sua origem na violenta represso contra a manifestao convocada pelo Movimento do Passe Livre (MPL), no dia 13 de junho, na cidade

de So Paulo. A manifestao do MPL tinha uma reivindicao clara, concreta e objetiva: revogar o aumento da tarifa do transporte coletivo na capital paulista. A consigna do MPL, Por uma vida sem catracas que anunciava a reivindicao da bandeira Tarifa Zero , se transformou ao longo das manifestaes em Muito mais do que 20 centavos. Representava a luta pelo transporte acessvel a todos e esse direito universal derivou para inmeras outras bandeiras. O tema da mobilidade, porm, ganhou centralidade e visibilidade jamais alcanadas. A ponto de, nos cinco pactos propostos pela presidente Dilma Rousseff para aplacar o furor das ruas, encontrava-se em destaque o anncio do investimento de R$ 50

bilhes em mobilidade urbana para transportes, com metr e nibus. Nos dias subsequentes s grandes manifestaes e como um efeito domin, dezenas de cidades anunciaram a reduo nas tarifas e mais investimentos no transporte coletivo. Muitas CPIs foram abertas nas Cmaras Municipais de diversas cidades com a promessa de devassa na caixa preta das planilhas que definem o valor da tarifa. O maior ganho, entretanto, foi o fato incontestvel de que a mobilidade urbana entrou em cheio na agenda de debate do pas dever ganhar destaque nas eleies de 2014. E mais: h um cansao com o discurso demaggico dos polticos sobre o tema da mobilidade, exigindo menos retrica e mais iniciativas concretas. sintomtico que as mega-arenas para a Copa do Mundo tenham sido um dos alvos da ira popular nas manifestaes, como simbologia do dinheiro pblico gasto de forma desmedida sem a efetiva contrapartida em obras de mobilidade. O legado da Copa a promessa de uma cidade melhor , que ameaava se esfumaar, pode retornar pela presso das ruas. A grande novidade das jornadas de junho de 2013 o anncio de que outra cidade possvel. Um local que privilegie a mobilidade coletiva em detrimento da mobilidade individual. Uma cidade moderna, destaca Uir Felipe Loureno, presidente da ONG Rodas da Paz, em entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos (IHU), aquela que investe em transporte coletivo, transporte no motorizado, corredores exclusivos de nibus, integrao, moderao de trfego, ciclovias, ciclofaixas e caladas contnuas e de boa qualidade. O grande desafio superar a cultura

carrocentrista, que tem deixado um rastro desolador: poluio, congestionamentos, acidentes de trnsito, mortes, perda de produtividade, tenso, estresse, barulho, desigualdade no uso do espao urbano e isolamento social. o carro apartando uns dos outros. A superao da cultura carrocentrista exige nova mentalidade e polticas pblicas ousadas. MANIFESTO J EM 1973 H exatos 40 anos, em um ensaio considerado visionrio, Andr Gorz publicou um texto intitulado Le Sauvage (O Selvagem). Datado de 1973, considerado pelos ambientalistas como o Manifesto contra o carro, por antecipar a tragdia da civilizao do automvel. No texto, Gorz afirma que o carro fez a cidade grande inabitvel, a fez fedorenta, barulhenta, sufocante, empoeirada, congestionada. O carro instaurou uma lgica e um estilo de vida que conduzem liberdade, mas, no lugar de ir e vir, se tornou uma espcie de crcere privado. Paradoxalmente, garante agilidade, mas proporciona a lentido dos tempos pr-industriais. Promete ganhar tempo, mas, no fundo, faz perder tempo. Os automveis entopem os estacionamentos das universidades privadas e pblicas, dos aeroportos, dos shoppings, dos supermercados. Estacionar j se tornou um drama. Ter uma vaga cativa e gratuita um privilgio que se assemelha ao da casa prpria. Nos grandes centros, j mais caro estacionar do que almoar. O estresse no trnsito alto; os engarrafamentos, enormes; a irritao, grande. Ainda assim, ningum quer abrir mo do carro. E tem mais: quanto mais potente, belo e equipado, melhor. Uma das novidades o GPS a bordo. Todos querem.
www.camaradecultura.org

16 Cidadania & Meio Ambiente

WiKimedia Commons

www.camaradecultura.org

Cidadania & Meio Ambiente 17

MOBILIDADE

Agora, destaca um post no Twitter de Ricardo Abramovay, as montadoras esto experimentando uma nova frmula, em um esforo de gerar novas fontes de vendas com os veculos utilitrios esportivos (SUVs): Os assentos esto em uma posio mais elevada, de comando, que faz voc se sentir superior, diz J. Mays, vice-presidente do grupo de design da Ford Motor Company, empresa que liderou o boom dos SUVs nos Estados Unidos, na dcada de 1990, com seus modelos relativamente grandes. A ideia subliminar que dirigir um SUV oferece a sensao de prazer e poder que um popular no oferece. O socilogo Richard Sennett, em seu livro A Nova Cultura do Capitalismo, afirma que as pessoas se movem pela paixo consumptiva que assume as formas de envolvimento em imagstica e incitao pela potncia. Ou seja, as pessoas, quando consomem, no compram apenas produtos, mas prazer e poder. O carro exerce esse fascnio. Segundo Guillermo Giucci, em entrevista IHU On-line, o objeto automvel ultrapassou o valor de uso e se transformou em uma extenso prottica 18 Cidadania & Meio Ambiente
www.camaradecultura.org

do ser. O psicanalista Jorge Forbes, na mesma perspectiva, afirma que o carro se torna uma prtese que possibilita pessoa estender o corpo biolgico s dimenses do seu desejo. O carro mais ou menos como a roupa. a forma como o dono se apresenta para a sociedade. Est presente no dia a dia e revela um pouco da personalidade do proprietrio, analisa Carlos Campos, consultor de montadoras. O automvel encontra-se entre os principais cones do capitalismo, oferecendo ao usurio um valor distintivo. Ao volante de um deles, muitos se transformam, elevam a autoestima, se sentem mais poderosos e livres. O novo capitalismo, segundo Sennett, vende a ideia de que, dependendo do carro, o mundo visto pela janela passa a ser diferente. O desejo de consumo associa-se, portanto, a produtos que imagisticamente vendem essa sensao, mesmo que os diferentes modelos sob a perspectiva da estrutura o chassi sejam semelhantes. Segundo Sennett, na fabricao de automveis, o DNA do carro o mesmo, mas pequenas mudanas justificam preos

diferenciados: Uma diferena de 10% no contedo transformada em uma diferena de 100% no preo. A magia do capitalismo fazer com que um produto bsico vendido em todo o planeta se parea nico, obscurecendo a homogeneidade. As pessoas pagam mais para acessarem essa experincia e sensao. O culto ao carro, portanto, resultante dessa paixo consumptiva. O automvel funciona como carto de visita diz Guillermo Giucci , seja para eventos sociais, seja para negcios, seja para paqueras, especialmente em sociedades perifricas. O carro tambm preservou a sua funo de proporcionar ao proprietrio uma elevada autoestima. O automvel exacerbou o individualismo, destaca.
A anlise da Conjuntura da Semana uma (re)leitura das Notcias do Dia publicadas diariamente no site do Instituto Humanitas Unisinos (IHU), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em So Leopoldo-RS. A anlise elaborada em fina sintonia com o IHU, pelos colegas do Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores (Cepat), parceiro estratgico do IHU, com sede em Curitiba-PR, e por Cesar Sanson, professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), parceiro do IHU na elaborao das Notcias do Dia. O IHU On-line publicado pelo IHU.

WiKimedia Commons

Fotografe o QR Code e saiba mais sobre a Eletrobras.

eletrobras.com

PRODUO

manter-se com o pouco que pode obter dos lucros com a venda de seus produtos, j que os agricultores e criadores de gado recebem cada vez menos. Por outro lado, procura-se subsidi-los para fomentar polticas assistenciais, determinando com isso a falta de oportunidades para as novas geraes. Ao cabo do tempo, projetamos um sistema que empobrece o campo e o campons e que enriquece as grandes empresas, normalmente transnacionais, que vo comercializando em grande escala a produo local de cada comarca. Devemos mudar esse malvado sistema, para podermos voltar s origens, porque com isso no apenas teremos vencido outra grande batalha do capitalismo globalizado, mas devolvido a dignidade, as esperanas e o futuro ao campons, e teremos fomentado a produo e o consumo locais. CAMPONS MARGINALIZADO Enquanto todo este sistema vai se desenvolvendo, sem prestar contas, vai se criando uma subcultura de marginalizao no campesinato, ligada sua paulatina despovoao, falta de oportunidades de trabalho e ao fomento de condies de vida nos povoados e no campo totalmente indignas. Ao passo que os grandes latifundirios exploram suas enormes extenses de terra, os pequenos agricultores e criadores de gado no possuem os meios de explorao de seus recursos, com exceo da venda direta a distribuidores intermedirios da grande cadeia capitalista. Outro fator cultural que ajuda nessa tendncia a difuso da ideia de proteo em grande superfcie comercial, em detrimento dos pequenos comrcios locais, que podem ser abastecidos diretamente pelos produtos e produes locais. Como se v, trata-se

stocK imaGes

de uma rede de prticas que vo confluindo no apenas para enfraquecer os modos de vida tradicionais, com a consequente perda de seus valores culturais, mas tambm para o progressivo empobrecimento dos grupos que pretendem continuar com esses modos de vida. preciso reverter isso Mas como conseguiremos reverter essa estrutura? Como poderemos construir novamente um sistema de produo local cada vez mais coeso, que cultive a agricultura de proximidade e revolucione os modos de produo e consumo mediante padres capitalistas? Precisamente, abolindo seus valores. Em grande escala, esse sistema pode fazer muito, sobretudo inculcando novos valores de redistribuio da riqueza, acabando com os monoplios agroindustriais, com o poder dos grandes latifundirios e promovendo outros modos de produo e consumo mais ligados ao consumo responsvel, produo local e ao autoabastecimento de matrias-primas locais. Mas no devemos parar por a. As polticas pblicas podem ajudar muito na recuperao do valor da cultura do campesinato e na diminuio da influncia dos valores predominantes da vida nas grandes cidades. A promoo de mercados prximos, as ajudas produo local, a publicidade prxima, as pequenas corporaes locais, os auxlios agroindstria, a potencializao dos valores de um consumo responsvel, a recuperao de uma cultura do autoconsumo e a anulao dos valores capitalistas sobre os lucros e o benefcio so parte de todo o sistema. Deve-se acabar com a concentrao da terra em pouqussimas mos. Com isso, surgiro as condies concretas de sobrevivncia

poder da terra
Os trabalhadores rurais sofrem demais com as aes do capitalismo. Do muito que produzem, pouco recebem. A maior parte dos lucros fica nas grandes cidades. Veja aqui diversas aes que deveriam ser realizadas para que os pequenos produtores do campo passem a ser valorizados.
POR Rafael Silva

A retomada do

vrias geraes que o capitalismo persegue o campo, sua produo, seu modo de vida, sua transformao em um dos seus elementos motores. E, para isso, corre para conseguir abolir (praticamente j o fez) o modelo ancestral de cultura camponesa que, durante sculos, desfrutamos. Para isso, em primeiro lugar, fomenta-se a produo dos modos de

vida consumistas das grandes cidades, ao mesmo tempo que se generaliza a m imagem (entenda-se como um conceito de atraso social) das pessoas e dos modos de vida camponeses. Enquanto tenta-se acabar com a cultura camponesa tradicional, com seus costumes, seus valores, etc., eliminando as possibilidades reais de produo e de autoconsumo do cam-

po, as cidades vo se convertendo em grandes monstros da civilizao. Centralizam-se nelas no apenas os aspectos culturais, de cio, de entretenimento, de mercados de trabalho, de ocupaes, de estudos e de formao, mas tambm os modos de produo e de consumo capitalista, que obedecem, como sabemos, aos modos de produo e de consumo da produo extrativista e exploradora. O campo vai ficando vazio, fecham-se as oportunidades locais de desenvolvimento, ao mesmo tempo que se fomentam polticas de redistribuio dos produtos locais que passam por diversas cadeias de intermedirios at chegarem aos seus consumidores finais nas grandes cidades. Enquanto tudo isso ocorre, o mundo do campesinato vai tentando

nos ambientes rurais, que ajudaro a repovoar os ncleos que foram se esvaziando. E mais: criar ajudas e condies de apoio e fomento aos cultivos locais, favorecer a agricultura camponesa, substituir os agroqumicos por adubos orgnicos, apoiar o conceito de semente como patrimnio do campesinato, em vez de consider-la objeto de mercadoria ou patentes de compra e venda comerciais. Criar polticas de crdito e microcrdito para diferentes tipos de produo local, sob a perspectiva produtiva, definindo uma poltica de crdito que seja adequada, em cada zona, lgica da produo agropecuria. No incentivar as polticas dedicadas exclusivamente explorao, incentivando por sua vez, mediante campanhas, as prticas de produo e consumo locais. Fomentar os mercados e mercadinhos com mercadorias de produo local. Melhorar tambm a construo e as condies das infraestruturas locais. Dessa forma, vai se recuperando pouco a pouco o nvel de vida do campesinato, a populao das zonas rurais e o controle e a soberania alimentar sobre seus produtos. Reforar a atividade educativa, apoiar os professores locais, dotar as escolas rurais com mais meios humanos e tecnolgicos, voltadas manuteno de modos de vida para as futuras geraes. Em ltima instncia, devolver s pessoas o poder da terra que, somado ao poder do conhecimento, forma um biopoder altamente transformador, que se converter em outra pedra no sapato do grande sistema capitalista globalizado, contribuindo para um mundo mais sustentvel, mais justo e mais humano.
A reportagem de RAFAeL SILVA foi publicada no site Rebelin (traduo de Andr Langer) e no IHU On-line

22 Cidadania & Meio Ambiente

www.camaradecultura.org

www.camaradecultura.org

Cidadania & Meio Ambiente 23

SADE

FOTOS: StocK ImaGes

Gorduras
Seu consumo inadequado pode causar problemas cardiovasculares e outras doenas. Veja aqui evidncias cientficas a respeito desse assunto e as recomendaes de ingesto sugeridas pela Organizao das Naes Unidas para Agricultura e Alimentao e pela Organizao Mundial da Sade.
POR Fabio Cardoso de Carvalho

O mecanismo das

a Recommended Dietary Allowance (RDA) e Adequate Intake (AI) (1). Entretanto, foi estimada uma faixa de distribuio aceitvel para gordura total (Macronutrient Distribution Range), que varia entre 15% e 30% do valor energtico total (VET) (2). Quando o consumo de gorduras excede o limite mximo de 30%, ocorre o aumento no risco cardiovascular, pela elevao dos nveis de LDL-c plasmtico, triglicrides e da prpria glicemia, que so os principais responsveis pela formao da placa de ateroma. cidos GraXos as classificam A classificao das gorduras decorrente de sua composio de cidos graxos. A molcula de cido graxo formada por uma cadeia hidrofbica de hidrocarbonetos com um grupo carboxila (-COOH) terminal. Seu agrupamento definido pelo comprimento da cadeia de carbono, pelo grau de insaturao (quantidade de duplas ligaes da cadeia) e pela configurao das duplas ligaes (1). A Organizao das Naes Uni-

ordura um macronutriente envolvido no fornecimento de energia para o organismo, na absoro de vitaminas lipossolveis e carotenoides, alm de outras funes biolgicas. A maior parte dos lipdios dietticos (98%) est disponvel como triacilglicerol componente formado por uma molcula de glicerol esterificado com trs molculas de cidos graxos. O restante encontrado na forma de fosfolipdeos e esteris circulantes (1).
www.camaradecultura.org

A ingesto adequada de gorduras possui papel fundamental na manuteno de um estilo de vida saudvel. Os lipdios passam a representar risco a partir do momento em que so ingeridos em excesso. De acordo com o Institute of Medicine (IOM), devido falta de evidncias para determinar o nvel de ingesto de gordura total (GT) em que ocorre o risco de inadequao ou preveno de doenas crnicas, no foram estabelecidos valores para

das para Agricultura e Alimentao (FAO) e a Organizao Mundial da Sade (OMS) reconhecem a convenincia em agrupar os cidos graxos de acordo com sua estrutura qumica (saturados, monoinsaturados, poli-insaturados e trans), mas ressaltam o crescente nmero de evidncias que demonstram que diferentes cidos graxos dentro de uma mesma classificao podem apresentar propriedades biolgicas distintas (3). Assim, os cidos graxos saturados (SFA) podem ser divididos em dois grupos: cadeia mdia (entre 8 e 12 tomos de carbono na cadeia) e cadeia longa (acima de 14 tomos de carbono). Porm, individualmente, os SFA exercem efeitos distintos sobre as fraes plasmticas de colesterol. Os cidos lurico (C:12), mistrico (C:14) e palmtico (C:16), por exemplo, aumentam os nveis de LDL-c, especialmente o C:14. Por outro lado, o cido esterico (C18:0) possui efeito neutro sobre a mesma frao. Estudos sugerem, ainda, que uma dieta rica em cido graxo esterico pode melhorar o perfil dos fatores de risco trombognicos e aterognicos. A recomendao da FAO/ OMS que a ingesto diria de SFA no ultrapasse 10% do VET (1, 3, 4). Durante as ltimas dcadas, as recomendaes mdicas e nutricionais promoveram a mensagem de diminuio do consumo de cidos graxos saturados. Discusses atuais questio-

nam essas orientaes, pois com a reduo da ingesto de gordura saturada houve um aumento do consumo de alimentos ricos em carboidratos refinados. Evidncias recentes mostram que a substituio de gordura saturada por carboidratos simples pode ter grande impacto no aumento do risco de doena cardiovascular e diabetes (4, 5, 6). Os cidos graxos insaturados so classificados em razo do nmero de duplas ligaes em monoinsaturados (MUFA) ou poli-insaturados (PUFA), sendo que a primeira dupla ligao da cadeia carbnica a partir do grupo metila identifica a srie do cido graxo, por meio

de w (w -3, w-6, w-9) (4). Pela presena de ligaes duplas, os cidos insaturados so suscetveis modificao oxidativa. Estudos demonstram que dietas contendo MUFA em substituio ao PUFA tornam a LDL menos suscetvel oxidao, o que pode resultar, em teoria, na inibio do processo aterognico (4).

A ingesto de gorduras, em quantidade adequada, mantm o organismo saudvel. Mas, em excesso, representa um risco.

24 Cidadania & Meio Ambiente

www.camaradecultura.org

Cidadania & Meio Ambiente 25

Nossos estudantes trouxeram muito mais contedo na bagagem.


A gordura de palma no sofre processo de hidrogenao e possui 50% de contedo de cidos graxos insaturados.
James MorGan / WWF International

A faixa de distribuio aceitvel para ingesto total de PUFAs (w -3 e w-6) pode variar entre 6% e 11% do VET. Os nveis mnimos de ingesto de cidos graxos essenciais, visando preveno de deficincias, so estimados com grau convincente em 2,5% do VET para cido linoleico e 0,5% do VET para cido alfa-linonnico (3). A determinao da porcentagem de ingesto de MUFAs calculada por diferena, utilizando a frmula: MUFA = GT SFA PUFA TFA. Os valores so expressos em porcentagem do VET e TFA a sigla para cidos graxos trans (3). Os TFA so ismeros geomtricos dos cidos graxos insaturados, produzidos naturalmente a partir da fermentao de bactrias em ruminantes ou por meio da hidrogenao parcial de leos vegetais. Tal processo se aplica aos leos vegetais lquidos temperatura ambiente, com o objetivo de conferir consistncia mais slida e aplicabilidade industrial, principalmente para a produo de biscoitos, frituras, sorvetes e produtos de panificao.

Em razo dos efeitos nocivos de TFA sobre a sade, ocorreram diversos movimentos de sociedades responsveis pela elaborao de diretrizes nutricionais e de agncias reguladoras de sade para recomendar a reduo da ingesto desses cidos graxos pela populao mundial (4). Os TFA relacionam-se fortemente com o aumento do risco cardiovascular, especialmente por aumentarem as concentraes plasmticas de colesterol e de LDL-c e por reduzirem as concentraes de HDL-c. Alm disso, os TFA influenciam a concentrao plasmtica de triglicrides, conferindo um perfil pr-aterognico. As recomendaes atuais para TFA sugerem ingesto inferior a 1% do VET pela populao (3). Gordura de palma melHor Nesse cenrio, a gordura de palma surge como alternativa para as indstrias de alimentos, tanto por atender a questes de aplicabilidade tcnica como pelo perfil nutricional. A gordura de palma livre de TFA (j

que no sofre processo de hidrogenao), possui 50% de contedo de cidos graxos insaturados, apresenta ausncia de cido lurico na poro saturada e contribui com contedo significativo de vitamina E na forma de tocotrienis (7). As diretrizes de sade so unnimes ao enfatizar que, alm de se sugerir recomendaes dirias sobre ingesto de gorduras e cidos graxos, o estabelecimento de guias alimentares essencial para a promoo da sade e preveno de doenas crnicas entre as populaes. Assim, a ingesto adequada de energia, o equilbrio total de nutrientes e a prtica regular de atividade fsica so fatores crticos que devem ser constantemente promovidos.
DR. FABIO CARDOSO De CARVALhO cardiologista intervencionista do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp). Possui ttulo de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associao Mdica Brasileira e ttulo de especialista em hemodinmica e cardiologia intervencionista, conferido pela Sociedade Brasileira de Hemodinmica e Cardiologia Intervencionista e Associao Mdica Brasileira. Colaborao de Adriana Gemignani.

Programa Braslia Sem Fronteiras. o GDF fazendo mais pela educao dos nossos jovens.
Lanado pelo GDF, o Programa Braslia Sem Fronteiras levou 126 estudantes, recm-formados, e 64 servidores pblicos do DF, de 16 a 32 anos, para Europa e Estados Unidos, fornecendo bolsas de estudo com passagem, hospedagem e bolsa-auxlio para despesas pessoais. L eles realizaram cursos intensivos que vo acrescentar muito em seus currculos e trouxeram uma experincia nica que vai car para sempre em suas vidas. Melhorar a sua vida o nosso trabalho.

Referncias (1) INSTITUTE OF MEDICINE. Food and Nutrition Board. Dietary Reference Intakes for Energy, Carbohydrate, Fiber, Fat, Fatty Acids, Cholesterol, Protein, and Amino Acids. Washington. The National Academies Press, 2005. (2) PHILIPPI, S. T. Pirmide dos Alimentos: fundamentos bsicos da nutrio. So Paulo: Manole, 2008. (3) WORLD HEALTH ORGANIZATION. Joint FAO/WHO Expert Consultation on Fats and Fatty Acids in Human Nutrition. Geneva, 2008. (4) SANTOS, R. D. et al. Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz sobre o consumo de Gorduras e Sade Cardiovascular. Arquivo Brasileiro de Cardiologia, 100(1Supl.3):1-40, 2013.

(5) ZELMAN, K. The great fat debate: a closer look at the controversy-questioning the validity of age-old dietary guidance. Journal of American Dietetic Association, 111(5): 655-658, 2011. (6) JAKOBSEN, M. U. et al. Major types of dietary fat and risk of coronary heart disease: a pooled analysis of 11 cohort studies. American Journal of Clinical Nutrition, 89(5):1425-32, 2009. (7) EDEM, D. O. Palm oil: Biochemical, physiological, nutritional, hematological, and toxicological aspects: A review. Plant Foods for Human Nutrition, 57: 319341, 2002.

Saiba mais em : www.internacional.df.gov.br facebook/internacionalgdf

Fundao de Apoio Pesquisa

Secretaria de Educao

Secretaria de Cincia, Tecnologia e Inovao

Assessoria Internacional

26 Cidadania & Meio Ambiente

www.camaradecultura.org

Cidadania & Meio Ambiente

OPINIO
A autora, que jornalista e ativista espanhola, faz um relato emocionado sobre a situao em seu pas, que enfrenta uma gravssima crise financeira.
POR Esther Vivas

PLANEJAMENTO

Sustentabilidade
preciso criar polticas focadas no desenvolvimento humano, mas, ao mesmo tempo, que preservem a qualidade de vida do planeta
POR Gelma Reis
WiKimedia Commons

Muito alm da questo ambiental

poDEMos sUpoRTaR?

pobreza

QUanTa

o podemos ficar pior. Quantas vezes ouvimos essa frase? Pensamos que mais pobreza, mais precariedade, mais desemprego, mais despejos, mais fome so impossveis. A realidade, no entanto, contradiz essa percepo. Nos ltimos anos, os nmeros, e os rostos, da misria s tm aumentado na Espanha. Hoje, o nmero de pessoas que vive em situao de pobreza extrema situa-se j em trs milhes. O rendimento familiar caiu para nveis do ano 2001. A explicao to simples como dura: os rendimentos diminuram cerca de 4%, enquanto os preos aumentaram cerca de 10%, como indicam os dados do estudo Desigualdade e Direitos Sociais. Anlise e Perspectivas 2013, elaborado pela Fundao Foessa. Os mais afetados so os pobres entre os pobres, os que menos tm. Ontem, uma pessoa sem recursos, que vivia na rua, morreu de fome em Sevilha. Primeiro o desemprego, depois as dificuldades para chegar ao fim do ms. A seguir, no poder pagar a luz, a gua, a eletricidade, o aluguel da casa ou a hipoteca e, finalmente, a comida. A tendncia indica que vamos
www.camaradecultura.org

para pior. Calcula-se que, em 2025, o nmero de pobres na Espanha poder aumentar em oito milhes, segundo o relatrio A armadilha da austeridade, da Intermn Oxfam. No se trata s da crise, mas tambm das medidas que se aplicam para a sada da mesma. A austeridade, os cortes, a diminuio das ajudas e prestaes sociais, a privatizao dos servios pblicos recaem, principalmente, nos setores mais vulnerveis. Em consequncia, as desigualdades sociais vo aumentando. A diferena entre os mais ricos e os mais pobres na Espanha situa-se j em cerca de 30%, no topo da desigualdade na Europa, frente, inclusive, de pases duramente atingidos pela crise, como a Grcia, e s superados por outros como Letnia, Bulgria e Portugal. A concluso clara: uns poucos aumentam os seus ganhos custa do empobrecimento da maioria. A sada para a crise no imparcial, nem ideologicamente neutra. Corresponde aos interesses das elites polticas e econmicas que esperam ganhar, e muito, com essa situao. A nossa misria , nem mais, nem menos, que o seu lucro.

PODEMOS PIORAR? Tristemente, sim. As polticas de sada para a crise que atualmente se aplicam na periferia da Unio Europeia so decalcadas e copiadas das que durante dcadas foram levadas a cabo nos pases do Sul. Chamavam-se, ento, Programas de Ajustamento Estrutural. Hoje recebem o nome de resgate. A lgica, porm, a mesma e o resultado por demais conhecido. Mas quanta pobreza podemos suportar? Quanta misria estamos dispostos a aceitar? At onde permitiremos que continuem a nos fazer cortes? A sede de lucros do capital no tem limites. E o lucro apenas aumenta a sua avareza. S ns, a maioria, somos os nicos capazes de lhe fazer frente. Quando nos dermos conta disso, e atuarmos em consequncia, teremos ganhado a partida.
EStheR VIVAS, colaboradora internacional do Portal EcoDebate, ativista e pesquisadora em movimentos sociais e polticas agrcolas e alimentares, autora de vrios livros, entre os quais Planeta Indignado. Esther Vivas licenciada em jornalismo e mestre em Sociologia. Mais informaes em: http://esthervivas.com/portugues

ideia de planejamento de poltica ambiental surge do princpio de sustentabilidade, que compreendemos como o que fornece as bases slidas para um estilo de desenvolvimento humano que preserve a qualidade de vida da espcie do planeta. A sustentabilidade poltica uma forma de fazer poltica sem degradar os outros meios. Ou seja, uma ideia de equilbrio em todos os campos, seja ele social, econmico, poltico ou ambiental. Para um empreendimento humano ser sustentvel, deve ter em vista quatro requisitos bsicos: ecologicamente correto, economicamente vivel, socialmente justo e culturalmente aceito pela sociedade. A sustentabilidade abrange vrios nveis de organizao, desde a vizinhana local at o planeta inteiro. Colocando em termos simples, sustentabilidade prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido. E, atravs de um desenvolvimento sustentvel, identificar as dimenses e escalas definindo a amplitude de sua atuao. Escala poltica e local Na dimenso poltica, a sustentabilidade construda por meio de agentes sociais, que atuam no ambiente socioeconmico-cultural, recebendo do poder pblico possibilidades no controle de recursos para decises po-

lticas. J na escala local, o desenvolvimento encontra na forma participativa de gesto o instrumento de consenso necessrio para a atuao desses agentes, tendo como objeto principal a dimenso poltica da sustentabilidade na escala local, especificamente na elaborao de polticas pblicas com o objetivo de uma gesto mais participativa e popular. possvel afirmar que no existe sustentabilidade poltica, e o correto a dizer poltica de sustentabilidade. Do contrrio, a referncia feita seria sobre polticos limpos, e no sobre a criao de regras e atitudes como medidas para a gerao de polticas

ambientais. Nesse contexto, a ideia de responsabilidade social atrelada sustentabilidade visa consolidar valores, prticas e comportamento social, com o objetivo de promover a cidadania e contribuir com um melhor meio ambiente. A poltica ambiental brasileira no foi abordada, na prtica, sob uma viso integrada s demais reas com elas relacionadas, como por exemplo, sade e saneamento. No pas, a poltica ambiental teve desenvolvimento nos ltimos anos como resultado da ao dos movimentos sociais locais e presses vindas do exterior.
GeLmA ReIS graduado em engenharia qumica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e mestre em tecnologia ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, proprietrio e diretor tcnico/comercial da empresa tica Ambiental.

28 Cidadania & Meio Ambiente

www.camaradecultura.org

Cidadania & Meio Ambiente 29

StocK ImaGes

EQUILBRIO

DIREITOS

HUMANOS NATUREZA

direitos Humanos direitos da natureza


Seria uma contradio achar que apenas os homens precisam ser protegidos. no haveria uma pessoa sequer vivendo sobre a Terra.
POR Jos Eustquio Diniz Alves

sem

fundamental respeitar as aes que preservem os ecossistemas. Afinal, sem a biodiversidade,

dia 10 de dezembro a data de aniversrio da Declarao Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela Assembleia Geral das Naes Unidas, em 10 de dezembro de 1948. Esse documento tem uma importncia histrica incomensurvel e se constitui em uma das pginas mais belas j escritas na trajetria humana sobre a Terra. A Revoluo Francesa pode ser considerada a me que deu origem ao rebento mais significativo dessa histria. De fato, a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, aprovada pela Assembleia Nacional, no dia 26 de agosto de 1789, representou, em termos sociais, uma revoluo copernicana. Segundo Norberto Bobbio, com a Revoluo Francesa houve uma inverso histrica, em que passou-se da prioridade dos deveres do sdito prioridade dos direitos dos cidados.
www.camaradecultura.org

Desde as ideias iluministas do sculo XVIII, mas, especialmente, nos ltimos 65 anos da Declarao Universal (19482013), houve um grande avano dos direitos humanos no mundo, embora a situao das desigualdades sociais e polticas esteja longe de ser a mais justa e ideal. Porm, se existem muitas injustias entre os seres humanos, elas so muito maiores em relao aos direitos dos ecossistemas e aos direitos das demais espcies vivas da Terra. Homem no pode ser eGosta Como j escrevi em outro artigo, os direitos humanos no podem estar em contradio e em conflito com os direitos da Terra e os direitos da biodiversidade. Sem a biodiversidade, no existiria vida humana. A humanidade no tem como viver em uma terra arrasada. Portanto, no justo, nem vivel o ser humano pensar em ter-

mos egosticos e ignorar que a vida na Terra uma aventura coletiva que envolve a diversidade da flora, da fauna e a geologia do planeta. preciso ter uma atitude tica em relao aos demais seres vivos. como afirma a Carta da Terra: A humanidade parte de um vasto universo em evoluo. A Terra, nosso lar, viva como uma comunidade de vida incomparvel. As foras da natureza fazem da existncia uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condies essenciais para a evoluo da vida. A capacidade de recuperao da comunidade de vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservao de uma biosfera saudvel com todos seus sistemas ecolgicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos frteis, guas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos uma preocupa-

o comum de todos os povos. A proteo da vitalidade, diversidade e beleza da Terra um dever sagrado. Portanto, a dignidade e os direitos no so exclusividades dos seres humanos. preciso romper com a ideologia antropocntrica que considera os humanos como donos da Terra e do Sistema Solar. Como mostrou o escritor Leonardo Boff: A Terra um superorganismo vivo, Gaia, que se autorregula para ser sempre apta para manter a vida no planeta. A prpria biosfera um produto biolgico, pois se origina da sinergia dos organismos vivos com todos os demais elementos da Terra e do cosmos. Criaram o habitat adequado para a vida, a biosfera. Portanto, no h apenas vida sobre a Terra. A Terra mesma viva e, como tal, possui um valor intrnseco e deve ser respeitada e cuidada como todo ser vivo. Este um dos ttulos de

sua dignidade e a base real de seu direito de existir e de ser respeitada como os demais seres. RESPEITO TERRA Respeitar os direitos intrnsecos das demais espcies significa colocar limites presena humana na Terra. A ideia de limitar os direitos humanos pode parecer esdrxula, mas deve ser pensada em termos de direitos mais amplos, direitos que envolvem a vida do planeta e os direitos das demais espcies vivas da Terra. Assim, seria preciso aumentar os direitos entre os humanos e reduzir os direitos humanos em relao ao predomnio que essa espcie possui sobre o ambiente e as demais espcies. Os direitos humanos s sero efetivos quando se respeitar os direitos da nossa casa (direitos da Terra) e dos nossos vizinhos (direitos da biodiversi-

dade). Como animais racionais e inteligentes, os seres humanos precisam reconhecer os danos que tm provocado vida terrestre e reconhecer a natureza como sujeito de direito. A vida selvagem no pode ser eliminada pela civilizao e a degradao dos territrios precisa ser revertida pela reselvageriao da vida animal e a expanso das reas florestais. Portanto, necessrio garantir os direitos humanos entre os humanos, no entanto, mas, por questo tica e moral, essa espcie que domina o planeta no deve desrespeitar os direitos da Terra e da rica vida da biosfera.
JOS EUStqUIO DINIZ ALVeS colunista do Portal EcoDebate. Doutor em demografia e professor titular do mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Cincias Estatsticas (Ence/IBGE). Contato: jed_alves@ yahoo.com.br

30 Cidadania & Meio Ambiente

www.camaradecultura.org

Cidadania & Meio Ambiente 31

StocK ImaGes

No h

Erros e acertos na mecaniZao aGrcola


Como anda o desenvolvimento produtivo dos pequenos agricultores familiares nessa regio do Brasil? Ser que esto tendo acesso eficiente a mquinas que os ajudam em suas colheitas? Conhea aqui algumas histrias de sucessos e insucessos nessa rea.
POR Raimundo Nonato Brabo Alves

Amaznia

propsito da mecanizao agrcola e da agricultura familiar na Amaznia, h uma tendncia mesmo dos agricultores assentados de se imitar a agropecuria de grande escala, tanto na pecuarizao quanto na mecanizao. Ambas as tendncias acabam resultando na insustentabilidade dos sistemas de explorao. Existe um verdadeiro mito de que s com motomecanizao a agricultura familiar na Amaznia pode se emancipar. Mas me proponho a discutir, neste artigo, duas situaes da realidade na regio que passarei a descrever: a mecanizao com dependncia e a mecanizao com autonomia.

mecanizao com dependncia A primeira experincia presenciada de mecanizao com dependncia foi no perodo de 1980 a 1990. Com a implantao dos programas de desenvolvimento dessas dcadas, como o Polo Amaznia, e com a abundncia de recursos financeiros em quase todos os estados da regio, foram criadas companhias de desenvolvimento cujo objetivo principal era prestar servios de mecanizao subsidiada com prioridade para os pequenos agricultores familiares. No Amap, teve a Codeasa e nos demais estados, as Codeagros, algumas sendo desativadas ou replanejadas

em seus objetivos. Havia recursos para aquisio de mquinas e implementos, mas faltavam peas de reposio para a manuteno e aquisio. A Codeasa foi desativada no final da dcada de 1990. De 1991 a 1994, coordenei um programa de produo de sementes para o estado, cujos implementos da patrulha mecanizada foram todos reaproveitados das sucatas da Codeasa, incluindo uma unidade de beneficiamento de sementes (UBS) que nunca havia funcionado. Um exemplo que me marcou do desperdcio de recursos pblicos foi a recuperao de uma trilhadeira que estava abandona e exposta s intemp-

ries da chuva. Para oper-la, foi necessrio apenas a compra de uma correia, que custou, poca, R$ 80. O fato que os agricultores familiares foram os que menos se beneficiaram com os investimentos feitos nessas companhias. PatrulHas mecanizadas A experincia mais recentemente vivenciada veio a partir da virada do sculo, mas ainda prtica atualmente em quase toda a Amaznia. Conselhos municipais pressionaram prefeituras que, por sua vez, pressionaram governos estaduais a investir em patrulhas mecanizadas para apoiar a agricultura familiar. Investimentos pesados em mquinas e implementos no adequados escala ou ao tamanho das lavouras da pequena agricultura foram feitos por governos estaduais e chegaram s prefeituras municipais. No sudeste paraense, presenciei um fato inusitado. Como as prefeituras anualmente organizavam um cronograma de preparo de reas mecanizadas aos agricultores familiares, consegui convencer um prefeito daquela regio que o programa poderia ser fortalecido com o financiamento de patrulhas de mecanizao trao animal. Assim, com a autonomia dos agricultores capacitados na trao animal, o efeito multiplicador da patrulha municipal seria maior com o apoio a novos agricultores a cada ano. O prefeito comprou um kit de trao animal e lanaria o programa em um dia de campo, com a presena do governador da poca. Na vspera do evento, em uma reunio de planejamento, o ento secretrio de estado de agricultura recomendou ao prefeito que desistisse da ideia porque a poltica do governador era pela motomecanizao. Seis meses depois, a prefeitura em que atuvamos em parceria recebeu sua patrulha mecanizada, cujo exemplo de inadequao inclua uma plantadora de plantio direto de seis linhas, para semear lavouras com tamanho mdio de um hectare. Falta de conHecimento Outro exemplo negativo de dependncia o despreparo de operadores das prefeituras que no conhecem o bsico de uma mecanizao agrcola, como a velocidade adequada do trator para cada operao ou a umidade ideal do solo para iniciar uma gradagem. Re-

FOTOS: StocK ImaGes

AGRICULTURA

32 Cidadania & Meio Ambiente

www.camaradecultura.org

www.camaradecultura.org

Cidadania & Meio Ambiente 33

AGRICULTURA

sultado: reas mal preparadas, sujeitas eroso do solo. No Baixo Tocantins, no estado do Par, presenciei um absurdo: um agricultor principiante no preparo de rea e plantio de 80 hectares para mandioca, em pleno perodo de estiagem, com a umidade do solo totalmente imprpria para um preparo sem pulverizao, inadequado para a aplicao de herbicida e para a germinao da cultura. Recomendei a paralisao imediata das operaes. O produtor respondeu dizendo que, se perdesse naquele momento a oportunidade de usar o trator da prefeitura, no mais teria como plantar sua lavoura. Dessa forma, seu prejuzo seria de mais de R$ 120 mil. Outro erro rotineiro dessas patrulhas a utilizao indiscriminada de grade aradora, formando o p de grade e promovendo encharcamento do solo

na poca das chuvas, prejudicando lavouras principalmente de mandioca , com ocorrncia da podrido radicular. Em outra prefeitura do Baixo Tocantins, a patrulha estava h meses ao relento, pela falta de um galpo para estacionar. No havia sequer tratoristas para oper-la. Ressalta-se que uma minoria dos agricultores atendida por essas limitadas aes de mecanizao agrcola. Na maioria desses municpios, a aplicao resultante dessas patrulhas , segundo depoimento dos prprios agricultores familiares, a coleta de lixo domiciliar na sede do municpio. Algumas dessas patrulhas motomecanizadas hoje so repassadas diretamente aos agricultores em associaes. Em outro municpio do Baixo Tocantins, presenciei um racha na associao quando seu presidente recebeu a patrulha mecanizada. Essa patrulha quase
StocK ImaGes

no atendeu aos agricultores porque o trator de rodas quebrou o eixo em poucos dias, em uma tentativa tresloucada de destocar um tronco de castanheira por ao de um operador despreparado. A patrulha no operou, pois a associao no dispunha de R$ 4 mil para repor o eixo quebrado. Com rarssimas excees, essas patrulhas so abandonadas por falta de recursos dos agricultores para manuteno e compra de peas de reposio. mecanizao com autonomia Porm, inmeros exemplos de mecanizao agrcola com autonomia podem ser relatados na Amaznia. Mesmo porque os agricultores, em parte, no deixam de ter razo quando pressionam a demanda por mecanizao, considerando a escassez crescente de terra e mo de obra na regio. Um bom exemplo dos mandiocultores do nordeste paraense, que esto financiando tratores e implementos adequados escala de suas lavouras de, em mdia, 25 hectares. Alm de suas operaes, eles terceirizam servios para os mandiocultores vizinhos. Outro exemplo de mecanizao com autonomia relatado pelos horticultores que financiam microtratores adequados escala de suas atividades. J os agricultores do municpio de Tracuateua no abrem mo da trao animal associada fertilizao do solo com esterco de curral processo denominado de parcagem para cultivo de mandioca e feijo. Os exemplos de sucesso da mecanizao com autonomia, que tenho presenciado nesses 35 anos de agronomia na Amaznia, so de agricultores que financiam tratores e implementos adequados escala ou ao tamanho de suas lavouras e que tm pleno domnio de suas operaes.
RAImUNDO NONAtO BRABO ALVeS pesquisador da Embrapa Amaznia Oriental.

34 Cidadania & Meio Ambiente

www.camaradecultura.org

Cidadania & Meio Ambiente

You might also like