You are on page 1of 21

COMANDO DA AERONUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONUTICA

NOES BSICAS DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO VOLUME NICO

CESD 2013

MINISTRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONUTICA

NOES BSICAS DE HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO

Apostila da disciplina Noes Bsicas de Higiene e Segurana do Trabalho, do Curso de Especializao de Soldados. Elaborador: Claudinei Jos Pinto Rodrigues SO SEM Adaptado por: Ana Marcia Leal Maj QFO Ped

GUARATINGUET, SP 2013

DOCUMENTO DE PROPRIEDADE DA EEAR Todos os Direitos Reservados Nos termos da legislao sobre direitos autorais, proibida a reproduo total ou parcial deste documento, utilizandose de qualquer forma ou meio eletrnico ou mecnico, inclusive processos xerogrficos de fotocpias e de gravao, sem a permisso, expressa e por escrito, da Escola de Especialistas de Aeronutica - Guaratinguet - SP.

SUMRIO Introduo........................................................................................................................01 1 HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO............................................................03 1.1 Definies......................................................................................................03 1.2 Principais conceitos dentro de segurana do trabalho...................................05 1.3 A importncia de conhecer os riscos.............................................................06 1.4 Danos causados ao trabalhador......................................................................07 1.5 Causas do acidente.........................................................................................08 1.6 Preveno de acidentes..................................................................................11 Referncias......................................................................................................................15

INTRODUO

DIVISO DE ENSINO

SSDMD

1 HIGIENE E SEGURANA DO TRABALHO A higiene do trabalho compreende normas e procedimentos adequados para proteger a integridade fsica e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de sade inerente s tarefas do cargo e ao ambiente fsico onde so executadas. A higiene do trabalho est ligada ao diagnstico e preveno das doenas ocupacionais, a partir do estudo e do controle do homem e seu ambiente de trabalho. Ela tem carter preventivo por promover a sade e o conforto do funcionrio, evitando que ele adoea e se ausente do trabalho. Envolve, tambm, estudo e controle das condies de trabalho. J a segurana do trabalhador durante o desenvolvimento de suas atividades necessita, principalmente, de medidas por parte das empresas, que visem o treinamento e a conscientizao dos mesmos. preciso mudar os hbitos e as condies de trabalho para que a higiene e a segurana no ambiente de trabalho se tornem satisfatrios. Nessas mudanas se faz necessrio resgatar o valor humano. Pois, a partir do momento que a organizao est preocupada com a higiene e a segurana do trabalhador, ele est sendo valorizado. E quando os colaboradores percebem o fato de serem valorizados, reconhecidos, isso os torna mais motivados para o trabalho.

1.1 Definies 1.1.1 Higiene do Trabalho A higiene do trabalho ou higiene ocupacional um conjunto de medidas preventivas relacionadas ao ambiente do trabalho, visando a reduo de acidentes do trabalho e doenas ocupacionais.A higiene no trabalho consiste em combater as doenas profissionais.

1.1.2 Segurana do Trabalho o conjunto de medidas tcnicas, mdicas e educacionais, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando condies inseguras do ambiente de trabalho quer instruindo ou convencionando pessoas na implantao de prticas preventivas.

DIVISO DE ENSINO

SSDMD

1.1.3 Acidente do trabalho o que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa ou instituio, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte, a perda ou a reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho. Considera-se acidente de servio, para efeitos previstos na legislao em vigor (relativo s Foras Armadas), aqueles que ocorra com o militar da ativa, quando: No exerccio dos deveres previstos no Art. 31 da Lei n. 6880, de 09 dez. 1980 (Estatuto dos Militares); No exerccio de suas atribuies funcionais, durante o expediente normal, ou quando determinado por autoridade competente, em sua prorrogao ou antecipao; No cumprimento da ordem emanada de autoridade competente; No decurso de viagem em objeto de servio (prevista e autorizada por autoridade competente); No decurso de viagem imposta por motivo de movimentao; e No deslocamento entre sua residncia e a Organizao em que serve, ou o local de trabalho, ou o local em que a misso deve ter incio ou prosseguimento e viceversa. Considera-se tambm como sendo acidente de trabalho: Doenas decorrentes do trabalho: - doena ocupacional, produzida ou desencadeada pelo exerccio do trabalho peculiar a determinada atividade. - o trabalho com manipulao de areia, sem a devida proteo, pode levar ao aparecimento de uma doena chamada silicose. A prpria atividade laborativa basta para comprovar a relao de causa e efeito entre o trabalho e a doena. Doena do trabalho: a adquirida ou desencadeada em funo de condies especiais em que o trabalho realizado e com ele se relacione diretamente. Exemplo: O trabalho em um local com muito rudo e sem a proteo recomendada pode levar ao aparecimento de uma surdez. Neste caso, necessita-se comprovar a relao de causa e efeito entre o trabalho e a doena.
DIVISO DE ENSINO SSDMD

No so consideradas como doenas do trabalho: Doena degenerativa, o diabetes; A inerente a grupo etrio, o reumatismo; A que no produza incapacidade laborativa, a miopia; A doena endmica adquirida por segurado habitante de regio em que ela se desenvolva, salvo comprovao de que resultante de exposio ou contato direto determinado pela natureza do trabalho, malria.

1.2 Principais conceitos dentro de segurana do trabalho 1.2.1 Acidente o evento no-programado nem planejado que resulta em leso, doena ou morte, dano ou outro tipo de perda.

1.2.2 Incidente o evento que tem o potencial de levar a um acidente ou que deu origem a um acidente.

1.2.3 Perigo a fonte ou situao com potencial para provocar danos ao homem, propriedade ou ao meio ambiente, ou a combinao destes.

1.2.4 Risco a combinao da probabilidade de ocorrncia e da gravidade de um determinado evento perigoso.

1.2.5 Dano a consequncia de um perigo, em termos de leso, doena, prejuzo ao homem, a propriedade, meio ambiente ou uma combinao destes.

1.2.6 Sade o equilibrado bem-estar fsico, mental e social do ser humano.

DIVISO DE ENSINO

SSDMD

1.3 A importncia de conhecer os riscos Os locais de trabalho, pela prpria natureza da atividade desenvolvida e pelas caractersticas de organizao, relaes interpessoais, manipulao ou exposio a agentes fsicos, qumicos, biolgicos, situaes de deficincia ergonmica ou riscos de acidentes, podem comprometer o trabalhador em curto, mdio e longo prazo, provocando leses imediatas, doenas ou a morte, alm de prejuzos de ordem legal e patrimonial para a empresa. importante salientar que a presena de produtos ou agentes nocivos nos locais de trabalho no quer dizer que, obrigatoriamente, existe perigo para a sade. Isso vai depender da combinao ou inter-relao de diversos fatores, como a concentrao e a forma do contaminante no ambiente de trabalho, o nvel de toxicidade e o tempo de exposio da pessoa. Entretanto, na viso da preveno, no existem micro ou pequenos riscos, o que existem so micro ou pequenas empresas. Desta forma, em qualquer tipo de atividade laboral, torna-se imprescindvel a necessidade de investigar o ambiente de trabalho para conhecer os riscos a que esto expostos os trabalhadores.

1.3.1 Avaliao de riscos o processo de estimar a magnitude dos riscos existentes no ambiente e decidir se um risco ou no tolervel. Para investigar os locais de trabalho na busca de eliminar ou neutralizar os riscos ambientais, existem duas modalidades bsicas de avaliao:

1.3.1.1 Avaliao qualitativa Conhecida como preliminar, utiliza-se apenas a sensibilidade do avaliador para identificar o risco existente no local de trabalho.

Exemplo: ocorrendo o vazamento em um botijo de gs de cozinha, o sentido do olfato imediatamente nos auxilia na identificao do risco.

DIVISO DE ENSINO

SSDMD

1.3.1.2 Avaliao quantitativa Que mede, compara e estabelece medidas de eliminao, neutralizao ou controle dos riscos com uso de um mtodo cientfico e a utilizao de instrumentos e equipamentos destinados quantificao do risco.

Exemplo: para avaliar o calor produzido num forno utilizam-se termmetros especficos; para avaliar o nvel de rudo de uma mquina, utilizam-se medidores de presso sonora. 1.4 Danos causados ao trabalhador Sob todos os aspectos em que possam ser analisados, os acidentes e doenas decorrentes do trabalho apresentam fatores extremamente negativos para o Setor, trabalhador acidentado e para a sociedade. As estatsticas que registram os acidentes e doenas decorrentes do trabalho, revelam uma enorme quantidade de trabalhadores prematuramente mortos ou incapacitadas para o trabalho e os que sobrevivem a esses infortnios so tambm atingidos por danos que se materializam em: Cirurgias e remdios; Prteses e assistncia mdica; Sofrimento fsico e mental; Fisioterapia e assistncia psicolgica; Dependncia de terceiros para acompanhamento e locomoo; Diminuio do poder aquisitivo; Desamparo famlia; Desemprego;e Depresso e traumas. Estas estatsticas informam que os acidentes atingem, principalmente, pessoas na faixa etria dos 20 aos 30 anos, justamente quando esto em plena condio fsica. Muitas vezes, esses jovens trabalhadores, que sustentam suas famlias com seu trabalho, desfalcam as empresas e oneram a sociedade, pois passam a necessitar de: socorro e medicao de urgncia, intervenes cirrgicas, mais leitos nos hospitais, maior apoio da famlia e da comunidade e benefcios previdencirios. Isso, consequentemente, prejudica o desenvolvimento do Pas, provocando reduo da populao economicamente ativa, aumento da taxao securitria e aumento de impostos e taxas.
DIVISO DE ENSINO SSDMD

importante ressaltar que, apesar de todos os clculos, o valor da vida humana no pode ser matematizado, sendo o mais importante no estudo, o conjunto de benefcios que a micro ou pequena empresa consegue com a adoo de boas prticas de Sade e Segurana no Trabalho, pois, alm de prevenir acidentes e doenas, est vacinada contra os imprevistos acidentrios, reduz os custos, otimiza conceito e imagem junto clientela e potencializa a sua competitividade. Na verdade, todos os acidentes podem ser evitados se providncias forem adotadas com antecedncia e de maneira compromissada e responsvel. Podemos considerar quatro tipos principais de acidentes: Acidente pessoal; Acidente material e pessoal; Acidente com dano material; Acidente com simples advertncia de perigo.

As causas devem ser determinadas, pois os acidentes no ocorrem toda vez ou a primeira vez que algum faz alguma coisa errada.

1.5 Causas do acidente Tecnicamente existem duas causas de acidentes: atos inseguros e condies inseguras. De acordo com a Norma Brasileira NB-18 da ABNT (Associao Brasileira de Normas (Tcnicas) existem vrios aspectos que decorrem dessas causas, dentre eles podemos destacar: Negligncia: a omisso voluntria do cuidado - falta de ateno. Exemplo: a realizao de limpeza numa mquina em funcionamento. Imprudncia: a falta de observao das medidas de precaues e segurana, previsvel, necessrias no momento para evitar um mal - excesso de confiana. Exemplo: empilhar caixas e volumes sem obedecer s recomendaes de arrumao, trnsito, carga e descarga. Impercia - a falta de aptido, habilidade, experincia, ou de previso no exerccio de determinada funo. Exemplo: conduzir veculo, operar mquina ou equipamento sem possuir habilitao, curso ou treinamento adequado e obrigatrio.

DIVISO DE ENSINO

SSDMD

Devemos entender, no entanto, que o acidente sempre ocorre como resultado da soma de atos e condies inseguras que so oriundos de aspectos psicossociais denominados Fatores Pessoais de Insegurana.

1.5.1 Ato Inseguro Entende-se Ato Inseguro como sendo as causas de acidentes do trabalho que residem exclusivamente no fator humano, isto e, aqueles que decorrem da execuo de tarefas de uma forma contrria as normas de segurana. Exemplos bastante comuns de atos inseguros: Utilizar de maneira incorreta ou imprpria ferramentas manuais; No obedecer a sinais ou instrues de segurana entre outros. Falta de treinamento;e Falta de conscientizao.

1.5.1.1 As causas do ato inseguro Os trabalhadores, depois de identificar quais os atos inseguros que ocorrem em sua seo, deve perguntar por que eles ocorrem. Seguem-se, para orientao, alguns fatores que podem levar os trabalhadores a praticar atos inseguros:

1.5.1.1.1 Inadaptao entre o homem e a funo Alguns trabalhadores cometem atos inseguros por no apresentarem as aptides necessrias para o exerccio da funo. A seguir, apresentamos uma orientao sobre os atos inseguros, suas possveis origens, formas mais comuns e recomendaes para evitarmos sua ocorrncia. A teimosia No insista em realizar determinadas operaes para as quais no esteja habilitado; e Acate as instrues e observaes de seus superiores; eles tambm pensam na sua segurana. O exibicionismo O exibicionismo a satisfao de uma vaidade ou de um ato imprudente, quando enfrentamos um risco sem necessidade.
DIVISO DE ENSINO SSDMD

A indisciplina Indisciplina sempre um ato de desobedincia s instrues superiores, tanto no que se refere maneira de executar um trabalho, quanto sobre os cuidados necessrios para se evitar o acidente. A brincadeira No corra pelas sees e no brinque nos locais de trabalho; a brincadeira no local de trabalho pode ter graves consequncias. A distrao e o descuido A pequena distrao ou descuido, mesmo nos ltimos minutos de cada perodo de trabalho, poder ser causa de um grave acidente. Esteja atento e vigilante, para garantir sua segurana e a de seus companheiros. O nervosismo e a irritao O nervosismo faz com que voc perca o controle de seus atos e palavras e contribui para que o acidente ocorra.

Lembre-se de que o estado psicolgico e fsico de uma pessoa, seja por cansao excessivo ou por brigas em casa, desgostos, ressacas ou outros motivos, podem levar mais facilmente a distraes, nervosismo ou irritao e, portanto, realizao de atos inseguros e acidentes.

1.5.2 Condio Insegura Tem como definio as circunstancias externas incompatveis para realizao do trabalho, contrrias com as normas de segurana e preveno de acidentes, Como essas condies esto nos locais de trabalho, podemos deduzir que foram instaladas por deciso e/ou mau comportamento de pessoas, que l executando suas atividades, permitiram o desenvolvimento de situaes de risco. H tambm os acidentes resultantes, destas condies, as quais a prpria administrao do Setor e seus encarregados so responsveis, pois a eles compete eliminar as causas de acidentes provenientes de condies materiais do prprio estabelecimento. Tais so, por exemplo: Equipamento pessoal e vesturio inadequado: Falta de EPI (Equipamento de Proteo Individual), onde e quando forem necessrios, pela natureza da tarefa; Ambiente de trabalho inadequado:
DIVISO DE ENSINO SSDMD

Iluminao deficiente quer natural, quer artificial; Ventilao insuficiente para a eliminao de gases, fumos e poeiras provenientes dos processos de fabricao, mas nocivas sade do trabalhador; Falta de ordem e asseio nos ambiente de trabalho;e Arranjo fsico inadequado;

Condies dos edifcios insatisfatrias: Assoalhos e pisos em mau estado e/ou escorregadios; Escadas inseguras e sem proteo lateral; Ausncia ou deficincia de instalao contra incndios, sada de emergncia defeituosa ou mal localizada; e Temperatura extrema (quente ou frio).

Equipamentos defeituosos ou imprprios: Mquinas obsoletas; Ausncia de protetores nas mquinas ou prensas; Ferramentas inadequadas;e Instalaes eltricas defeituosas.

Arrumao imprpria do material: Arrumao do material pesado em local alto; Barras com pontas salientes; Desordem no material guardado; Falta de marcao nas passagens;e Falta de ordem e de limpeza.

1.6 Preveno de acidentes A incorporao das boas prticas de gesto de sade e segurana no trabalho contribui para a proteo contra os riscos presentes no ambiente de trabalho, prevenindo e reduzindo acidentes e doenas e diminuindo consideravelmente os custos. Em todos os casos, a participao dos trabalhadores na identificao dos riscos assume um papel de extrema importncia para o xito do programa de gesto.

DIVISO DE ENSINO

SSDMD

1.6.1 Equipamentos de Proteo Para prevenir os acidentes e as doenas decorrentes do trabalho, a cincia e a tecnologia colocam nossa disposio uma srie de medidas e equipamentos de proteo, coletiva e individual.

1.6.1.1 Equipamentos de Proteo Coletiva ( EPC) toda medida ou dispositivo, sinal, imagem, som, instrumento ou equipamento destinado proteo de uma ou mais pessoas expostos a risco durante a realizao de um trabalho. Exemplos: Limpeza e organizao dos locais de trabalho; Sistema de exausto colocado em um ambiente de trabalho onde h poluio; Colocao de aterramento eltrico nas mquinas e equipamentos; Proteo nas escadas atravs de corrimo, rodap e pastilha antiderrapante; Instalao de avisos, alarmes e sensores nas mquinas, nos equipamentos e elevadores; e Isolamento de reas internas ou externas com sinalizao vertical e horizontal. 1.6.2 Equipamento de Proteo Individual (EPI) todo dispositivo de uso individual, destinados a ser utilizados por uma pessoa contra possveis riscos ameaadores da sua sade ou segurana durante o exerccio de uma determinada atividade. Seu uso ser quando no for possvel tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a actividade. Devemos utiliz-lo quando no for possvel eliminar o risco por outras medidas ou equipamentos de proteo coletiva, para complementar a proteo coletiva, em trabalhos eventuais ou emergenciais e em exposio de curto perodo. A escolha do EPI deve ser feita por pessoal especializado, conhecedor no s do equipamento, como tambm das condies em que o trabalho executado. preciso conhecer tambm o tipo de risco, a parte do corpo atingida, as caractersticas e qualidades tcnicas do EPI, se possui Certificado de Aprovao do Ministrio do Trabalho e Emprego e, principalmente, o grau de proteo que o equipamento dever proporcionar. Os equipamentos de proteo individual so classificados de conformidade com a parte do em corpo que deve ser protegida.
DIVISO DE ENSINO SSDMD

1.6.2.1 Proteo de cabea Para o crnio, usam se diversos tipos de capacetes ou chapus, e para o rosto utilizam-se protetores faciais. Utilizado para proteo da cabea do empregado em trabalho a cu aberto e em local confinado, impactos provenientes de queda ou projeo de objetos, queimaduras, choque eltrico e irradiao solar.

1.6.2.2 Proteo dos olhos Utilizado para proteo dos olhos contra impactos mecnicos, partculas volantes e raios ultravioletas.

1.6.2.3 Proteo auditiva: Utilizado para proteo dos ouvidos nas atividades e nos locais que apresentem rudos excessivos.

1.6.2.4 Proteo respiratria

Utilizado para proteo respiratria em atividades e locais que apresentem tal


necessidade como manuseio de materiais de pintura como tintas, solventes, produtos qumicos e combustveis.

1.6.2.5 Proteo para membros superiores Luva de proteo em raspa: Utilizada para proteo das mos e braos do empregado contra agentes abrasivos e escoriantes.

1.6.2.6 Luva de proteo


Luvas de borracha: Utilizadas para proteo das mos e punhos do empregado em manuseio de combustveis e contra agentes qumicos e biolgicos. Luvas de algodo: Utilizadas contra riscos mecnicos, protegem as mos contra produtos

abrasivos, escoriantes, resistentes cortes ou contm rebarbas, onde se necessite boa aderncia.

1.6.2.7 Proteo para membros inferiores Perneiras de segurana confeccionadas em raspa de couro para proteo da perna contra agentes abrasivos e escoriantes
DIVISO DE ENSINO SSDMD

1.6.2.8 Calado de proteo Calado de proteo tipo botina de couro: Utilizado para proteo dos ps contra toro, escoriaes e derrapagens.

1.6.2.9 Proteo do tronco Avental de proteo: Confeccionado em raspa de couro com ajuste no pescoo e cintura. Para proteo do usurio contra agentes cortantes ou escoriantes, para uso em soldagem e processos similares. O uso de EPI exige responsabilidades, tanto da Chefia quando dos trabalhadores. Cabe a Chefia adquirir o tipo adequado atividade do empregado, fornecer EPI aprovado com o Certificado de Aprovao, orientar o trabalhador sobre o seu uso, tornando-o obrigatrio, substitu-lo quando danificado ou extraviado. Cabe ao empregado us-lo apenas para a finalidade a que se destina, responsabilizar-se por sua guarda e conservao e comunicar ao empregador qualquer alterao que o torne imprprio para uso.

DIVISO DE ENSINO

SSDMD

REFERNCIA Manual de Equipamentos de Proteo da Comisso Tripartite permanente de Negociao do Setor Eltrico do Estado de So Paulo

Manual de Preveno de acidentes do Trabalho para Membros da CIPA FIRJAM / SENAI Rio de Janeiro, 1996

Cartilha de Preveno de Preveno e Doenas no Trablaho, SESI - SEBRAE -Janeiro /2005

Legislao de Segurana e Medicina no Trabalho, FIESP-Maro/ 2003

www.bancodesaude.com.br/ler-dort/ler-dort www.areaseg.com www.fea.unicamp.br/adm/cipa/mapa_risco www.conscienciaprevencionista.com.br

DIVISO DE ENSINO

SSDMD

You might also like