You are on page 1of 8

Figuras de Linguagem

figuras de palavras, de pensamento e de construo

Figuras de palavras
As guras de palavras caracterizam-se por apresentarem sempre dois elementos: um termo real e outro ideal. Vejamos alguns dos casos em que estes elementos podem aparecer com freqncia: 1. Comparao ou smile : estabelece uma comparao entre os dois elementos por meio de uma qualidade que comum aos dois, ou seja, quando os dois elementos aparecem ligados pela conjuno como ; Exemplo: A bola entrou como um raio. 2. Metfora : consiste em comparar dois seres por intermdio de uma qualidade atribuda a ambos. Vem a ser uma comparao, mas sem a presena da conjuno como; Exemplo: A vida como um combate. (comparao) A vida um combate. (metfora) 3. Catacrese : consiste em dar um novo sentido a um termo j existente, fazendo com que ele passe a designar um outro ser semelhante. No deixa de ser o emprego abusivo ou indevido de um termo. Catacrese quer dizer abuso ; Exemplo: Ele descansava nos braos da poltrona. Doa-lhe a barriga da perna.

4. Metonmia (e sindoque) : consiste em substituir o sentido de uma palavra pelo sentido de outra com a qual ela apresente relao constante; Exemplo: Ganhar o po com o suor do rosto. (suor em vez de trabalho) Neste caso, houve o emprego do efeito pela causa. Ele completou quinze primaveras. ( primaveras em vez de anos) Neste caso, houve o emprego da parte pelo todo. Andava com o peito entreaberto na blusa. (Rachel de Queiroz). Neste caso, o continente foi tomado pelo contedo. Vejo que leu Jos de Alencar, mas nunca Machado de Assis. Neste caso, o autor tomado pela obra. Acendeu um goiano. (Alcntara Machado) Neste caso, a marca tomada pelo produto. As batinas civilizaram o Brasil. Neste caso, a coisa possuda tomada pelo possuidor. O marm de teus dentes. Neste caso, o concreto substitudo pelo abstrato.

5. Perfrase (ou autonomsia) : uma espcie de metonmia, porque consiste na substituio de um nome prprio por uma circunstncia ou qualidade a qual ele se refere; Exemplos: O Genovs ser heri ou vilo? (Genovs = Colombo) A Cidade-Luz continua bela e majestosa. (Cidade-Luz = Paris) 6. Sinestesia : consiste em se misturar numa mesma expresso sensaes percebidas por diferentes sentidos ao mesmo tempo. Exemplos: Aqueles dias de luz to mansa. ( Mrio Quintana)

Figuras de pensamento
Representam operaes do pensamento, com muita emoo, paixo e imaginao.

1. Apstrofe : consiste na interpelao a algum em meio ao discurso; Exemplos: espritos errantes sobre a terra! velas enfunadas sobre os mares! Vs bem que sabeis quanto sois efmeros. ( Castro Alves) 2. Anttese (ou contraste) : consiste na oposio de duas ou mais idias ou pensamentos. Quando a oposio extrema, ela chamada de paradoxo ; Exemplos: Desculpem-me por ter sido longo porque no tive tempo de ser breve. (Pe. Vieira) (anttese) Eles diziam mais do que os esticos: Dor tu s um prazer! Grelha s um leito! Brasa, -- s uma gema! (Castro Alves) (paradoxo)

3. Hiprbole: consiste no exagero da expresso para reforar uma idia; Exemplos: Vida que eterna, ainda seria pouca.(Alphonsus de Guimaraens) Sabia de cor mil e trezentas oraes.(Antnio Nobre)

4. Prosopopia (ou personicao) : consiste no fato de se atribuir caractersticas de seres vivos a seres inanimados;

5. Ironia : ocorre quando dizemos o contrrio do que pensamos; Exemplos: Eis o grande esforo que zeste: tiraste nota dois na prova. 6. Eufemismo : consiste no abrandamento de Expresses duras e rudes; Exemplos: Ele sofria do mal de Hansen. ( = lepra) Ela passou desta pra melhor vida. ( = morreu) Todos os antigos foram estudar a geologia dos campos santos. (Machado de Assis) ( = morreram) 7. Amplicao: consiste em enumerar as qualidades de um ser de tal modo que elas vo se ampliando e se somando;

Exemplos: A vida o dia de hoje, A vida ai que mal soa, A vida a sombra que foge A vida a nuvem que voa. (Joo de Deus) 8. Gradao (ou clmax): consiste na apresentao de idias em progresso ascendente ou descendente. Exemplos: Tudo cura o tempo, tudo faz esquecer, tudo gasta tudo digere, tudo acaba. (Pe. Vieira)

Vive s para mim, s para minha vida S para o meu amor! (Olavo Bilac) Gradao em Gneros Literrios: Cano do vento e da minha vida O vento varria as folhas, O vento varria os frutos, O vento varria as ores... E a minha vida cava Cada vez mais cheia De frutos, de ores, de folha... O vento varria as luzes O vento varria as msicas, O vento varria os aromas... E a minha vida cava Cada vez mais cheia De aromas, de estrelas, de cnticos. O vento varria os sonhos, E varria as amizades... O vento varria as mulheres E a minha vida cava Cada vez mais cheia De afetos e mulheres.

O vento varria os meses E varria os teus sorrisos... O vento varria tudo! E a minha vida cava Cada vez mais cheia De tudo. BANDEIRA, Manuel. Cano do vento... In: __. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: 5. ed., Jos Olympio, 1974. pp. 165-6.

Figuras de construo
As guras de construo ou de sintaxe so as que alteram a estrutura normal da frase, quer em concordncia, regncia ou colocao. Vejamos algumas delas: 1. Anfora : consiste na repetio de palavras ou frase no incio de versos ou de frases; Exemplo : preciso casar Joo, preciso suportar Antnio preciso odiar Melquades, preciso substituir ns todos. ( Carlos Drummond de Andrade) 2. Inverso : consiste na alterao da ordem normal dos termos na orao, ou da alterao das oraes do perodo. Chama-se tambm anstrofe. Quando a inverso violenta, forma-se hiprbato ;

Exemplos: ... imitar era o meio indicado; ngida era a inspirao, e articial o entusiasmo. (Gonalves de Magalhes) A grita se levanta aos cus da gente. (Cames) (hiprbato) 3. Pleonasmo : a palavra ou expresso redundante para tornar a frase mais vigorosa e enftica. No se trata, neste caso, de pleonasmo vicioso; Exemplos: Vi claramente visto, o nume vivo que a martima gente tem por santo. (Cames) Quero converter-vos a vs.. (Pe. Vieira) 4. Polissndeto: consiste na repetio intencional e enftica da conjuno e; Exemplo: Tudo lnguido, e vazio, e descampado e deserto. (Graa Aranha) 5. Assndeto: a omisso da conjuno e ou conectivos adjetivos; Exemplos: o rgo da f, o rgo da esperana, o rgo do ideal. (Rui Barbosa) Eu tinha a fama, a palavra, a carreira poltica... (Joaquim Nabuco) 6. Elipse: consiste na omisso de palavras ou expresses facilmente subentendidas. Quando omitimos um termo anteriormente expresso, no mesmo perodo, a elipse passa a ser chamada de zeugma ;

O mar lago sereno, O cu () um manto azulado (Casimiro de Abreu) Nossos bosques tm mais vida, Nossa vida (tem) mais amores.(Gonalves Dias) 7. Anacoluto : ocorre em frase interrompida, quando ento se inicia um outro pensamento sem ligao alguma com o anterior. O anacoluto mais exato e expressivo sempre o seguinte, causado pela emoo;

Exemplo: Trago-te ores, -- restos arrancados Da terra que nos viu passar unidos e ora mortos nos deixa e separados. Que eu, se tenho nos olhos malferidos Pensamentos de vida formulados, So pensamentos idos e vividos. (Machado de Assis) 8. Silepse : consiste em se fazer a concordncia com a idia subentendida e no com a palavra expressa. A silepse pode ocorrer nos seguintes casos: a)no gnero : Vossa Alteza parece cansado. b)no nmero : Grande parte dos alunos saram. c)e na pessoa : Todos os homens somos iguais.

You might also like