You are on page 1of 22

Secretaria de Cultura do Amazonas Biblioteca Virtual do Amazonas

Autor do Estudo: Joo Batista Gomes CRASE


DEFINIO Crase no acento! O acento (`) denomina-se grave. Crase , portanto, fuso. o fenmeno da contrao da preposio a com, por exemplo, o artigo a . REGRA DO AO Emprega-se o acento grave para indicar crase sempre que, substituindo-se a palavra feminina por uma masculina, aparecer a contrao ao . O vocbulo masculino no precisa ser sinnimo do feminino. Precisa sim fazer sentido para a frase em que se est fazendo a substituio. Experimente nas frases seguintes: Fomos ..... fazenda. (= Fomos ao colgio. Por isso, crase obrigatria). Ela era candidata ..... vereadora. (= Ele era candidato a vereador. Por isso, sem crase). Obedecemos .... lei. (= Obedecemos ao regulamento. Por isso, crase obrigatria). Conhecemos .... lei. (= Conhecemos o regulamento. Por isso, sem crase). Retornei .... praia. (= Retornei ao stio. Por isso, crase obrigatria). Visitei ..... praia. (= Visitei o stio. Por isso, sem crase). Aqueles quadros cheiravam .... tinta. (= Aqueles quadros cheiravam a mofo. Por isso, sem crase). Deve-se filiar .... teoria .... prtica. (= Deve-se filiar o contedo ao critrio de avaliao. Por isso, crase obrigatria antes de prtica). Voc mesma assistiu .... cena de terror. (= Voc mesma assistiu ao filme de terror. Por isso, crase obrigatria). PRINCPIO BSICO DA CRASE O fenmeno da crase est associado regncia (nominal e verbal) e, portanto, atrelado anlise sinttica da frase. Dentro da orao, os termos que admitem crase so: a) Objeto indireto: Refiro -me Catiane, prima da Raquel. Funo sinttica de Catiane: objeto indireto do verbo referir-se. Assistimos missa. Funo sinttica de missa : objeto indireto do verbo assistir. Prefiro isto quilo. Funo sinttica de quilo : objeto indireto do verbo preferir.

Obedecemos s leis. Funo sinttica de s leis: objeto indireto do verbo obedecer. Antes dos crimes, ele mandava flores s vtimas. Funo sinttica de s vtimas: objeto indireto do verbo mandar. b) Complemento nominal: Temos muito amor vida. Funo sinttica de vida : complemento nominal de amor. Fizeram aluso nossa amizade. Funo sinttica de nossa amizade: complemento nominal de aluso. Ele era propenso obesidade. Funo sinttica de obesidade: complemento nominal de propenso . Eles sempre teve averso justia. Funo sinttica de justia: complemento nominal de averso. c) Adjunto adverbial: Ele agia com cautela, fazia tudo s claras. Funo sinttica de s claras: adjunto adverbial de mo do. Espere-me em sua casa, uma hora. Funo sinttica de uma hora : adjunto adverbial de tempo. Ele namorava s cegas. Funo sinttica de s cegas: adjunto adverbial de modo. noite, todos foram para a beira do rio. Funo sinttica de noite: adjunto adverbial de tempo. CRASE PROIBIDA No ocorrer crase quando o a estiver: a) Antes de verbo : Ela estava disposta a colaborar. Depois que ela morreu, fomos obrigados a trabalhar. Obrigaram-me a assinar esta confisso. Nada tenho a declarar. b) Antes de palavra masculina: Sua diverso na fazenda era andar a cavalo . Fazia questo de ir a p para o trabalho. No incio, comprvamos tudo a prazo . Vendemos comida a quilo . c) Antes de pronomes pessoais: No me referi a ela ; referi-me a voc. Ela entregou a mim todos os relatrios pedidos. Este caso serve de alerta a ns todos. Na conversa de ontem, fizeram referncia a ti. d) Entre palavras repetidas: Na rua, finalmente, os dois ficaram face a face. Quero ver se voc diz isso olhando para mim, cara a cara .

No cinema, ficamos lado a lado. Dentro de casa, a chuva caa gota a gota. e) Antes de pronomes de tratamento: Estou enviando a Vossa Senhoria o material solicitado. Avisamos a Vossa Excelncia que a situao preocupante. Este documento faz graves acusaes a Vossa Majestade. Nada confessamos a Sua Eminncia. Excees: dona, madama, senhora e senhorita . Mandei a carta Dona Maria. Funo sinttica de Dona Maria: objeto indireto do verbo mandar. Todos os dias, nas aulas, ele faz referncia senhora sua me. Funo sinttica de senhora sua me: complemento nominal. Em uma de minhas palestras, fiz aluso senhorita. Funo sinttica de senhorita: complemento nominal. Espere um pouquinho; daqui a pouco, vou atender madama . Funo sinttica de madama : objeto indireto do verbo atender. f) Antes de pronomes indefinidos: Juro que no contei nada a ningum. Minha filha, no v entregar-se a qualquer um por a. Estes conselhos vo a todas as mulheres tradas. Voc contou essas histrias a algum? g) Antes de artigos indefinidos: Ela afirma que entregou o documento a uma pessoa desconhecida. O texto faz aluso a uma mulher morena de cabelos loiros. h) Antes dos pronomes demonstrativos esta(s) , essa(s) , isto e isso : Refiro -me a esta senhora aqui da frente. Ao me referir a esta turma, fiz muitos elogios. Morreu e deixou toda a herana a essa criana que est desaparecida. CRASE FACULTATIVA O fenmeno da crase ser facultativo quando o a estiver: a) Antes de pronomes possessivos (femininos, claro) no singular: Falando de moas pudicas, referiu-se a sua irm. Funo sinttica de a sua irm : objeto indireto de referir-se . Falando de moas pudicas, referiu-se sua irm. Funo sinttica de sua irm : objeto indireto de referir-se . J mandei dois telegramas a sua prima. Funo sinttica de a sua irm : objeto indireto de mandar. J mandei dois telegramas sua prima. Funo sinttica de sua irm : objeto indireto de mandar. No plural, a crase obrigatria:

Falando de moas pudicas, referiu-se s suas irms. J mandei dois telegramas s suas primas. b) Antes de nome de mulher que no esteja especificado, determinado: Falando de moas pudicas, referiu-se a Helena. Funo sinttica de a Helena: objeto indireto de referir-se. Falando de moas pudicas, referiu-se Helena. Funo sinttica de Helena: objeto indireto de referir-se. No conselho de classe, aludiram a Gabriela como aluna exemplar. Funo sinttica de a Gabriela : objeto indireto de aludir. No conselho de classe, aludiram Gabriela como aluna exemplar. Funo sinttica de Gabriela : objeto indireto de aludir. No conselho de classe, defendi a Gabriela. Funo sinttica de a Gabriela: objeto direto de defender; por isso, crase proibida. Se o nome vier especificado, a crase ser obrigatria: Falando de moas pudicas, referiu-se Helena, irm do Carlos Goiaba. No conselho de classe, aludiram Gabriela, prima do Thiago. No cinema, conheci a Gabriela, prima do Thiago. Funo sinttica de a Gabriela: objeto direto de conhecer; por isso, crase proibida. c) Aps a palavra at: Foi at a esquina e comprovou que a mulher o traa. Foi at esquina e comprovou que a mulher o traa. Funo sinttica de at a () esquina : adjunto adverbial de lugar. V at a praia e verifique se ela est usando biquni. V at praia e verifique se ela est usando biquni. Funo sinttica de at a () praia: adjunto adverbial de lugar. d) Expresses com duplo sentido : As frases seguintes mudam de sentido em funo da crase. Ela escreve a Jorge Amado. Funo sinttica de a Jorge Amado: objeto indireto do verbo escrever; por isso, sem crase (no h crase antes de palavra masculina). Ela escreve Jorge Amado. Funo sinttica de Jorge Amado: adjunto adverbial de modo; por isso, crase obrigatria, mesmo antes de palavra masculina. O primeiro exemplo, sem crase, diz que a pessoa escreve para Jorge Amado. Bem diferente do segundo em que se entende que a pessoa escreve moda, maneira Jorge Amado. Fenmeno igual ocorre em construes assim: Ele namorava as cegas. Funo sinttica de as cegas: objeto direto de namorar. Por isso, sem crase. Ele namorava s cegas.

Funo sinttica de s cegas: adjunto adverbial de modo. Por isso, com crase. Vinha chegando a noite. Funo sinttica de a noite: sujeito. Por isso, sem crase. Vinha chegando noite. Funo sinttica de noite: adjunto adverbial de tempo. Por isso, com crase. CASOS ESPECIAIS DE CRASE

CASA A fuso de a + a s ocorre antes da palavra casa se houver uma expresso que a determine. Observe que casa determinada casa que no sua, mas de algum, ou casa comercial. Vamos ver exemplos comentados: Voltou apressado casa de Cristina. A crase acontece porque o verbo voltar (intransitivo) exige preposio a , e a palavra casa , determinada, aceita artigo a . Funo sinttica de casa de Cristina: adjunto adverbial de lugar. Voltou apressado a casa para trocar de roupa. A crase no acontece; o verbo voltar (intransitivo) exige preposio a , mas a palavra casa , indeterminada, no aceita artigo a . Funo sinttica de a casa : adjunto adverbial de lugar. J completara dezoito anos e no conhecia a casa paterna. A crase no acontece porque o verbo conhecer transitivo direto (no aceita preposio a . Neste caso, temos apenas o a artigo, exigido pela palavra casa que est determinada. Funo sinttica de a casa paterna: objeto direto de conhecer. Indo cidade, visitei a Casa So Geraldo. A crase no acontece porque o verbo visitar transitivo direto (no aceita preposio a. Neste caso, temos apenas o a artigo, exigido pela palavra casa que est determinada. Funo sinttica de a Casa So Geraldo: objeto direto de visitar. DISTNCIA A palavra distncia s pode ser antecedida de a com acento grave quando est determinada. Considera-se a distncia determinada quando se conhece o tamanho, a medida da distncia. Se a determinao no clara, o acento grave no deve ser usado: Enxerguei-o a distncia. A crase proibida porque a palavra distncia est indeterminada, no admitindo artigo. Funo sinttica de a distncia : adjunto adverbial de lugar. Avistei-o distncia de dez metros. A crase obrigatria porque a palavra distncia est determinada, admitindo artigo. Funo sinttica de a distncia de dez metros: adjunto adverbial de lugar.

Ponte quebrada a quinhentos metros. Veja que, neste caso, a palavra distncia nem aparece na frase. O que temos a preposio a antes de palavra masculina (quinhentos). Ponte quebrada distncia de quinhentos metros. A crase obrigatria porque a palavra distncia est determinada, admitindo artigo. Funo sinttica de a distncia de quinhentos metros: adjunto adverbial de lugar. Ponte quebrada a uma distncia de quinhentos metros. Crase proibida: no h crase antes de artigo indefinido. Ficamos a distncia razovel do acidente. A crase proibida porque a palavra distncia est indeterminada, no admitindo artigo. Funo sinttica de a distncia : adjunto adverbial de lugar. Enxergamo -lo a certa distncia do porto. A crase proibida porque a palavra distncia est indeterminada, no admitindo artigo. Tambm poderamos dizer que a palavra certa um pronome indefinido. Funo sinttica de a certa distncia do porto: adjunto adverbial de lugar. Vimo -nos a pouca distncia. A crase proibida porque a palavra distncia est indeterminada, no admitindo artigo. Tambm poderamos dizer que a palavra pouca um pronome indefinido. Funo sinttica de a certa distncia do porto: adjunto adverbial de lugar. PALAVRA TERRA No acontecer o fenmeno da crase se a palavra terra estiver em oposio idia de bordo, ou seja, se tivermos a idia de que alguma coisa ou algum est na gua (barco, navio) ou em um avio ou nave espacial e vem terra firme. Fora disso, a palavra aceita crase. Veja os exemplos com as explicaes necessrias: Aps muito navegar, dirigiram-se a terra . A crase proibida porque a palavra terra est indicando o oposto de bordo , no admitindo artigo. Funo sinttica de a terra : adjunto adverbial de lugar. O corpo do pobre mendigo desceu terra . A crase obrigatria porque a palavra terra no indica o oposto de bordo, admitindo artigo. Funo sinttica de a terra : adjunto adverbial de lugar. Ela voltar, em breve, terra natal. A crase obrigatria porque a palavra terra no indica o oposto de bordo, admitindo artigo. Funo sinttica de a terra : adjunto adverbial de lugar. O navio chegou a terra firme. A crase proibida porque a palavra terra est indicando o oposto de bordo , no admitindo artigo. Funo sinttica de a terra : adjunto adverbial de lugar.

A canoa veio a terra quando os compradores de peixe chegaram. A crase proibida porque a palavra terra est indicando o oposto de bordo , no admitindo artigo. Funo sinttica de a terra : adjunto adverbial de lugar. Os tripulantes vm hoje a terra e voltam amanh ao navio. A crase proibida porque a palavra terra est indicando o oposto de bordo , no admitindo artigo. Funo sinttica de a terra : adjunto adverbial de lugar. Os marinheiros foram atacados, mal desceram a terra . A crase proibida porque a palavra terra est indicando o oposto de bordo , no admitindo artigo. Funo sinttica de a terra : adjunto adverbial de lugar. Nas frias, conheci a terra dos ndios Xavantes. A crase proibida porque o verbo conhecer transitivo direto. Funo sinttica de a terra dos ndios Xavantes: objeto direto. As comissrias de bordo voltaram a terra aps doze horas no ar. A crase proibida porque a palavra terra est indicando o oposto de bordo , no admitindo artigo. Funo sinttica de a terra : adjunto adverbial de lugar. NOME PRPRIO GEOGRFICO Com nomes de lugar, o fenmeno da crase acontece quando a palavra admite artigo a. Para tirar dvidas, faz-se o seguinte teste prtico, usando os verbos vir ou ser: Venho de Manaus ou Venho da Manaus? Como o lgico de Manaus, ou seja, sem artigo a, conclui-se que no h o fenmeno da crase. Faamos o mesmo teste com Bahia: Eu venho de Bahia ou Eu venho da Bahia? Como o lgico da Bahia, ou seja, com artigo a , descobrimos que o fenmeno da crase existe. Mas se o nome vier determinado, o uso do artigo torna-se obrigatrio, e o fenmeno da crase passa a existir. Observe: Retornei Itacoatiara do Festival da Cano. A crase existe porque Itacoatiara determinada admite artigo a . Funo sinttica de a Itacoatiara do Festival da Cano : adjunto adverbial de lugar. Refiro -me Maus da Festa do Guaran. A crase existe porque Maus determinada admite artigo a . Funo sinttica de Maus da Festa do Guaran : adjunto adverbial de lugar. Verifique, nas frases seguintes, se voc entendeu. As respostas e as explicaes vm a seguir. Fomos .... Pernambuco, depois .... Bahia. Nestas frias, irei .... Londrina. Nestas frias, visitarei .... Bahia.

Nestas frias, retornarei .... Bahia. Ao anoitecer, chegamos .... Manaus. Ao anoitecer, chegamos .... Manaus da Zona Franca. Fomos .... Braslia, depois .... Argentina. Referiu-se .... Roma dos Csares. Em breve, o homem ir ..... Marte. Confira: Fomos a Pernambuco, depois Bahia. Pernambuco no admite artigo, mas Bahia admite. Funo sinttica de a Pernambuco e Bahia : adjuntos adverbiais de lugar. Nestas frias, irei a Londrina. Sem crase porque Londrina no admite artigo. Funo sinttica de a Londrina: adjunto adverbial de lugar. Nestas frias, visitarei a Bahia. Sem crase porque o verbo visitar transitivo o direto. Funo sinttica de a Bahia : objeto direto do verbo visitar. Nestas frias, retornarei Bahia. Com crase porque Bahia admite artigo. Funo sinttica de Bahia : adjunto adverbial de lugar. Ao anoitecer, chegamos a Manaus. Sem crase porque Manaus no admite artigo. Funo sinttica de a Manaus: adjunto adverbial de lugar. Ao anoitecer, chegamos Manaus da Zona Franca. Com crase porque Manaus determinada admite artigo. Funo sinttica de Manaus da Zona Franca : adjunto adverbial de lugar. Fomos a Braslia, depois Argentina. Braslia no admite artigo, mas Argentina admite. Funo sinttica de a Braslia e Argentina : adjuntos adverbiais de lugar. Referiu-se Roma dos Csares. Com crase porque Roma determinada admite artigo. Funo sinttica de Roma dos Csares: adjunto adverbial de lugar. Em breve, o homem ir a Marte. Sem crase porque Marte no admite artigo. Funo sinttica de a Marte: adjunto adverbial de lugar. NOME PRPRIO FEMININO Com nome prprio feminino (nome de pessoas), temos que considerar trs condies: a) Pessoa ntima, familiar: admite artigo e, por isso, o fenmeno da crase acontece. Sabemos se a pessoa ou no do nosso convvio pelas informaes contidas na frase. Na reunio, fiz referncia Amlia, minha prima. Crase obrigatria porque Amlia, determinada, admite artigo. Funo sinttica de Amlia: complemento nominal. Funo sinttica de minha prima : aposto.

Remeti um e-mail Catiane, minha noiva. Crase obrigatria porque Catiane, determinada, admite artigo. Funo sinttica de Catiane: objeto indireto. Funo sinttica de minha noiva: aposto. b) Pessoa clebre, nome histrico: no admite artigo; portanto crase proibida. Na aula de Histria, o professor fez aluso a Helena de Tria. Crase proibida porque Helena de Tria (nome histrico) , no admite artigo. Funo sinttica de Helena de Tria: complemento nominal. c) Pessoa no-especificada: crase facultativa. Na aula de ontem, o professor fez aluso a Helena. Na aula de ontem, o professor fez aluso Helena. Crase facultativa porque Helena nome indeterminado, com uso facultativo do artigo. Funo sinttica de a () Helena: complemento nominal. Verifique, nas frases seguintes, se voc entendeu. As respostas vm a seguir. Dedico este livro .... Leila, minha noiva. Entreguei a carta .... Itelvina. Refiro -me .... Helena de Tria. Refiro -me .... Helena, esposa do Frank. Nas frias, conheci .... Cristina, prima do Tibrcio. Na reunio, referiram-se .... Cristina, prima do Tibrcio. No conselho de classe, defendi .... Gabriela. Dediquei um poema .... Sofia. Dediquei um poema .... Sofia, minha me. Confira: Dedico este livro Leila, minha noiva. Crase obrigatria porque Leila, determinada, admite artigo. Funo sinttica de Leila: objeto indireto. Funo sinttica de minha noiva: aposto. Entreguei a carta Itelvina (ou a Itelvina). Crase facultativa porque Itelvina nome indeterminado, com uso facultativo do artigo. Funo sinttica de (a) Itelvina: objeto indireto. Refiro -me a Helena de Tria. Crase proibida porque Helena de Tria (nome histrico) , no admite artigo. Funo sinttica de Helena de Tria: objeto indireto. Refiro -me Helena, esposa do Frank. Crase obrigatria porque Helena, determinada, admite artigo. Funo sinttica de Helena: objeto indireto. Funo sinttica de esposa do Frank : aposto. Nas frias, conheci a Cristina, prima do Tibrcio. Crase proibida porque o verbo conhecer transitivo direto. Funo sinttica de a Cristina: objeto direto do verbo conhecer.

Na reunio, referiram-se Cristina, prima do Tibrcio. Crase obrigatria porque Cristina, determinada, admite artigo. Funo sinttica de Cristina: objeto indireto. Funo sinttica de prima do Tibrcio: aposto. No conselho de classe, defendi a Gabriela. Crase proibida porque o verbo defender transitivo direto. Funo sinttica de a Gabriela : objeto direto do verbo visitar. Dediquei um poema Sofia (ou a Sofia). Crase facultativa porque Itelvina nome indeterminado, com uso facultativo do artigo. Funo sinttica de (a) Sofia: objeto indireto. Dediquei um poema Sofia, minha me. Crase obrigatria porque Sofia, determinada, admite artigo. Funo sinttica de Sofia: objeto indireto. Funo sinttica de minha me: aposto. MODA, MANEIRA So locues adverbiais. Mesmo estando subentendidas e antes de palavra masculina, provocam o fenmeno da crase. Veja exemplos comentados: O jovem escritor tem estilo Machado de Assis. Entende-se que o escritor tem estilo maneira Machado de Assis; por isso, crase obrigatria. Funo sinttica de Machado de Assis: adjunto adverbial de modo. Ela escreve Joo Ubaldo. Entende-se que ele escreve maneira Joo Ubaldo; por isso, crase obrigatria. Funo sinttica de Joo Ubaldo: adjunto adverbial de modo. Ela escreve a Joo Ubaldo. Sem o sinal da crase, entende-se que ela escreve para Joo Ubaldo, correspondese com ele. Por isso, sem crase. Funo sinttica de a Joo Ubaldo: objeto indireto. S usa calas Roberto Carlos. Entende-se que algum usa calas moda Roberto Carlos. Por isso, crase obrigatria. Funo sinttica de Roberto Carlos: adjunto adverbial de modo. Veste-se Clodovil. Entende-se que algum se veste moda Clodovil. Por isso, crase obrigatria. Funo sinttica de Clodovil : adjunto adverbial de modo. S comia bife milanesa. Entende-se que algum s comia bife moda milanesa (de Milo). Por isso, crase obrigatria. Funo sinttica de milanesa : adjunto adverbial de modo. No restaurante, sentou-se e pediu bife a cavalo. Sem crase porque no se pode imaginar bife moda ou maneira cavalo . Ainda mais que cavalo vegetariano.

10

Funo sinttica de a cavalo: adjunto adverbial de modo. Mesmo na poca moderna, s usava vestidos 1930. Entende-se que algum usava vestidos moda de 1930 . Por isso, crase obrigatria. Funo sinttica de 1930: adjunto adverbial de modo. Experimentou um prato portuguesa, mas no aprovou. Entende-se que algum experimento um prato moda portuguesa . Por isso, crase obrigatria. Funo sinttica de portuguesa : adjunto adverbial de modo. LOCUES ADVERBIAIS, PREPOSITIVAS FEMININAS E CONJUNTIVAS

As locues adverbiais, prepositivas e conjuntivas, desde que femininas, provocam o fenmeno da crase. Mas ateno: o princpio bsico da crase a regncia (verbal e nominal). Veja a diferena de sentido das duas frases seguintes: Ricardo s namorava s cegas. Ricardo s namorava as cegas. Na primeira frase, o verbo namorar intransitivo. A expresso s cegas adjunto adverbial de modo. O sentido da frase que Ricardo namorava s cegas, ou seja, s escuras, sem medir conseqncias. Na segunda frase, o verbo namorar transitivo direto. A expresso as cegas (sem crase) o objeto direto. O sentido da frase que Ricardo, talvez por ser muito feio, somente namorava mulheres cegas. Complete as frases seguintes. Cuidado: nem todas admitem crase. Fique atento ao sentido. As respostas vm logo depois. Fiquem .... vontade , a casa de vocs. Conseguiu enriquecer .... fora de muito trabalho. .... medida que crescia, ficava mais inteligente. .... medida que voc me deu est errada. .... noite , vinha chegando. .... noite vinha chegando. Alvejou-o .... sangue frio . Comprou uma geladeira .... prazo . No vou ao cinema aos domingos, s .... segundas-feiras. O prefeito afirmou que levaria .... pblico o ocorrido. O quadro deve ficar um pouco mais .... direita. Na reunio, o assunto das demisses veio .... tona. Naquela manh, tomou uma deciso: saiu ..... procura de emprego. Estava .... espera de uma oportunidade. Chovia .... cntaros em Manaus. Saiu .... pressas da reunio. .... uma hora em ponto, o cometa apareceu. Completamente embriagado, andava .... cegas. Inexplicavelmente, s namorava .... cegas. Colocou .... venda todos os seus bens. Diminuiu nos ltimos meses .... procura de emprego. Respostas: Fiquem vontade , a casa de vocs.

11

Conseguiu enriquecer fora de muito trabalho. medida que crescia, ficava mais inteligente. A medida que voc me deu est errada. noite, vinha chegando. A noite vinha chegando. Alvejou-o a sangue frio. Comprou uma geladeira a prazo . No vou ao cinema aos domingos, s s segundas-feiras. O prefeito afirmou que levaria a pblico o ocorrido. O quadro deve ficar um pouco mais direita. Na reunio, o assunto das demisses veio tona . Naquela manh, tomou uma deciso: saiu procura de emprego. Estava espera de uma oportunidade. Chovia a cntaros em Manaus. Saiu s pressas da reunio. uma hora em ponto, o cometa apareceu. Completamente embriagado, andava s cegas. Inexplicavelmente, s namorava as cegas. Colocou venda todos os seus bens. Diminuiu nos ltimos meses a procura de emprego. PALAVRA OCULTA Entenda-se por palavra oculta aquela que est subentendida para evitar repetio desnecessria. Vou igreja de Santo Amaro, depois de Santo Antnio. Observe que a palavra igreja est subentendida antes da expresso de Santo Antnio . Por isso, a crase acontece. Funo sinttica de igreja de Santa Amaro e de igreja de Santo Antnio: adjuntos adverbiais de lugar. Refiro -me moa da esquerda, no da direita. Observe que a palavra moa est subentendida antes da expresso da direita. Por isso, a crase acontece. Funo sinttica de moa da esquerda e de moa da direita: objetos indiretos do verbo referir-se. Vou rua da Saudade, depois do Catete. Observe que a palavra rua est subentendida antes da expresso do Catete. Por isso, a crase acontece. Funo sinttica de rua da Saudade e de rua do Catete: adjuntos adverbiais. Trace duas linhas paralelas do centro. Observe que a palavra linha est subentendida antes da expresso do centro . Por isso, a crase acontece. Funo sinttica de linha do centro : complemento nominal. A VISTA, A PRAZO A prazo locuo adverbial masculina. Ento, nem pensar em crase. Note bem: a locuo a prazo , no ao prazo . Isso j bastante para concluir que a vista, no sentido de comprar, pagar ou vender, no admite crase. A locuo prepositiva vista de sempre com crase. Verifique se voc entendeu. As respostas vm logo a seguir.

12

Compramos um fogo ..... vista, uma geladeira ..... prazo . .... vista do que compramos, perguntaram se amos casar. No vendemos ..... prazo . Compramos carros ..... vista. ..... vista do que j vimos, passaremos a outra matria. Vendemos ..... prazo , sem juros. Respostas: Compramos um fogo a vista, uma geladeira a prazo . Sem crase porque a idia de comprar no requer artigo, e prazo palavra masculina. Funo sinttica de a vista e de a prazo : adjuntos adverbiais. vista do que compramos, perguntaram se amos casar. Com crase porque a vista de locuo prepositiva. No vendemos a prazo . Sem crase porque prazo palavra masculina. Funo sinttica de a prazo : adjunto adverbial de modo. Compramos carros a vista. Sem crase porque a idia de comprar a vista no requer artigo. Funo sinttica de a vista: adjunto adverbial de modo. vista do que j vimos, passaremos a outra matria. Com crase porque a vista de locuo prepositiva. Vendemos a prazo , sem juros. Sem crase porque prazo palavra masculina. Funo sinttica de a vista: adjunto adverbial de modo. A NO SINGULAR, PALAVRA FEMININA NO PLURAL Em construes como Refiro-me a leis, no existe artigo: o a apenas preposio, razo por que o fenmeno da crase no acontece. Se alterarmos a frase para Refiro-me s leis, a crase acontece pela fuso de a + as (preposio mais artigo feminino plural). Nas frases seguintes, decida-se pelo certo ou errado: ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) Aspiramos a posies cada vez mais altas. ) Aspiramos posies cada vez mais altas. ) Aspiramos s posies cada vez mais altas. ) Remeti dados referentes s pesquisas. ) Remeti dados referentes pesquisas. ) Remeti dados referentes a pesquisas. ) Campo destinado plantaes. ) Campo destinado a plantaes. ) Campo destinado s plantaes. ) No vou festas, nem reunies. ) No vou a festas, nem a reunies. ) No d ateno a pessoas suspeitas. ) No d ateno s pessoas suspeitas. ) No d ateno pessoas suspeitas.

Respostas:

13

(C ) Aspiramos a posies cada vez mais altas. ( E) Aspiramos posies cada vez mais altas. (C ) Aspiramos s posies cada vez mais altas. (C ) Remeti dados referentes s pesquisas. ( E) Remeti dados referentes pesquisas. (C ) Remeti dados referentes a pesquisas. ( E) Campo destinado plantaes. (C ) Campo destinado a plantaes. (C ) Campo destinado s plantaes. ( E) No vou festas, nem reunies. (C ) No vou a festas, nem a reunies. (C ) No d ateno a pessoas suspeitas. (C ) No d ateno s pessoas suspeitas. ( E) No d ateno pessoas suspeitas. PRONOMES DEMONSTRATIVOS Admitem crase os demonstrativos que tm letra a inicial: aquele(s) , aquela(s) e aquilo. Neste caso, o fenmeno da crase a fuso de a (preposio) + a (primeira letra dos pronomes demonstrativos). Veja exemplos com comentrios: Estou fazendo aluso queles que, em nome do governo, enganaram o povo. A crase existe pela fuso de a (preposio) + a (de aquele). A crase existe pela fuso de a (preposio) + a (de aqueles). Funo sinttica de queles: complemento nominal. Remeto esta mensagem queles que tudo perderam nas enchentes. A crase existe pela fuso de a (preposio) + a (de aqueles). Funo sinttica de queles: objeto indireto do verbo remeter. Refiro -me quela senhora de branco, no a esta de vermelho. A crase existe pela fuso de a (preposio) + a (de aquela ). Funo sinttica de quela senhora de branco: objeto indireto do verbo referirse. Os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela (s) podem vir representados pelo monosslabo a (s). Se isto ocorrer, a crase acontece: No me refiro a voc, mas que chegou atrasado. No me refiro a voc, mas quele que chegou atrasado. A crase existe pela fuso de a (preposio) + a (de aquele). Funo sinttica de quele: objeto indireto do verbo referir-se . Na reunio, fez aluso s mulheres de hoje e s que lutaram pela igualdade no passado. Na reunio, fez aluso s mulheres de hoje e quelas que lutaram pela igualdade no passado. A crase existe pela fuso de a (preposio) + a (de aquelas). Funo sinttica de quelas: complemento nominal. PRONOMES RELATIVOS Com pronomes relativos, temos que considerar dois grupos: a) que , quem, cuja : jamais admitem crase. b) a qual , as quais: admitem crase, quando regidos por um verbo (ou substantivo) que exija preposio a. Confira nas frases seguintes:

14

Esta foi a primeira concluso .... que chegamos. Esta foi a primeira concluso .... qual chegamos. Esta foi a primeira concluso .... qual encontramos. Esto aqui as provas .... que nos referimos no processo. Esto aqui as provas .... quais nos referimos no processo. Esto aqui as provas .... quais descobrimos durante a investigao. A senhora .... quem aludimos mora naquela rua. Aqui est a lagoa .... qual retornamos logo no incio da caminhada. Aqui est a lagoa .... qual vimos logo no incio da caminhada. Veja as respostas: Esta foi a primeira concluso a que chegamos. Sem crase porque o pronome demonstrativo que no aceita artigo. Funo sinttica de a que : adjunto adverbial de chegar. Esta foi a primeira concluso qual chegamos. Com crase porque o pronome demonstrativo qual aceita artigo. Funo sinttica de qual: adjunto adverbial de chegar. Esta foi a primeira concluso a qual encontramos. Sem crase porque o verbo encontrar transitivo direto. Funo sinttica de a qual: objeto direto de encontrar. Esto aqui as provas a que nos referimos no processo. Sem crase porque o pronome demonstrativo que no aceita artigo. Funo sinttica de a que : objeto indireto de referir-se. Esto aqui as provas s quais nos referimos no processo. Com crase porque o pronome demonstrativo quais aceita artigo. Funo sinttica de s quais: objeto indireto de referir-se . Esto aqui as provas as quais descobrimos durante a investigao. Sem crase porque o verbo descobrir transitivo direto. Funo sinttica de as quais: objeto direto de descobrir. A senhora a quem aludimos mora naquela rua. Sem crase porque o pronome demonstrativo quem no aceita artigo. Funo sinttica de a quem: objeto indireto de aludir. Aqui est a lagoa qual retornamos logo no incio da caminhada. Com crase porque o pronome demonstrativo qual aceita artigo. Funo sinttica de qual: adjunto adverbial de retornar. Aqui est a lagoa a qual vimos logo no incio da caminhada. Sem crase porque o verbo ver transitivo direto. Funo sinttica de a qual: objeto direto de ver. DVIDAS ENVOLVENDO CRASE

A BANDEIRAS DESPREGADAS Assim mesmo, sem crase e no plural. Significa com toda a expanso .

15

BEA Assim mesmo, com crase. Significa muito. Quando a sogra morreu, ele riu bea . Quando a cunhada morreu, ele chorou bea . ACENTO GRAVE ou CRASE? Crase no sinnimo de acento grfico. O acento (`) denomina-se grave. Crase , portanto, sinnimo de fuso. o fenmeno da contrao da preposio a com, por exemplo, o artigo a . CUJA ou A CUJA? A crase proibida antes dos seguintes pronomes relativos: cujo , cuja , cujos, cujas, que , quem, quanto. Veja os exemplos seguintes: Esta a moa a cuja me me refiro. Esta a moa a quem me refiro. Esta a moa a quem amo. Eis o cantor a cuja msica aludi na aula passada. Essas so as pessoas a que fiz referncia. O filme a que assistimos exemplifica bem o drama da violncia urbana. CUSTA DE Assim mesmo, com crase e no singular. Trata-se de uma locuo prepositiva, portanto invarivel: vivia custa do sogro. DERIVA Assim mesmo, com crase. Expresso usada para indicar que uma embarcao est ao sabor das guas. DISTANCIA e A DISTNCIA A palavra distncia s pode ser antecedida de a com acento grave quando est determinada. Considera-se a distncia determinada quando se conhece o tamanho, a medida da distncia. Se a determinao no clara, o acento grave no pode ocorrer. Ficamos a boa distncia do acidente. A polcia acompanhou tudo a distncia razovel. Enxergamo -lo a certa distncia do porto. Vimo -nos a pouca distncia. Enxerguei-o a pequena distncia da casa. Agora, observe exemplos com crase: A polcia conseguiu ficar distncia de dez metros dos seqestradores A polcia acompanhou tudo distncia de uns cem metros. Enxergamo -lo distncia de duzentos metros. Ponte quebrada distncia de cem metros. A DURAS PENAS Lugar-comum. No use. Se usar, sem crase. A GRANEL

16

Assim mesmo, separado e sem crase. Significa em desordem, abundantemente, sem ser ensacado ou encaixotado . MESA e NA MESA Com a idia de proximidade, a expresso correta mesa : sentou-se mesa (e no na mesa ) para almoar. Com a idia de sobre a mesa , a expresso correta na mesa : sentar-se na mesa (talvez por falta de cadeiras). MODA, MANEIRA So locues adverbiais; mesmo estando subentendidas, provocam o fenmeno da crase: O jovem escritor tem estilo Machado de Assis. (= maneira Machado de Assis). Mesmo na poca moderna, s usava vestidos 1930. (= moda 1930). Experimentou um prato portuguesa , mas no aprovou. (= moda portuguesa). APS A UMA HORA, APS AS DUAS... Assim mesmo, sem crase. Aps preposio. Por isso, crase proibida. REVELIA Assim mesmo, com crase. Significa sem a audincia da parte. No compareceu ao tribunal e foi julgado revelia. TOA e -TOA toa (sem hfen) locuo adverbial de modo. Indica maneira , modo. Ou ento, sem rumo certo, sem fazer nada, inutilmente . Veja os exemplos: Passamos o dia toa. No encontramos o endereo: andamos toa. Assim voc no evolui; est trabalhando toa. -toa (com hfen) locuo adjetiva invarivel. usada para xingar algum ou alguma coisa. Significa desprezvel, sem valor, insignificante. Examine os exemplos: Voc no passa de um cabra -toa. No se preocupe: este um probleminha -toa. Fomos abordados por alguns moleques -toas. UMA Assim mesmo, com crase. Significa ao mesmo tempo, simultaneamente, juntamente. UMA HORA Assim mesmo, com crase. uma locuo adverbial feminina. O avio s chegou uma hora. A UMA HORA DESSAS

17

Assim mesmo, sem crase. O demonstrativo dessas altera o sentido da locuo original uma hora . Por isso, a crase proibida. Chegando a uma hora dessas, rapaz. Assim voc vai perder o emprego. A VAU Assim mesmo, sem crase e com u . Significa passar o rio sem precisar nadar. A VISTA e A PRAZO A prazo locuo adverbial masculina. Ento, nem pensar em crase. Note bem: a locuo a prazo , no ao prazo . Isso j bastante para concluir que a vista, no sentido de comprar, pagar ou vender, no admite crase. VISTA DE vista de locuo prepositiva sempre com crase. ZERO HORA Na funo de adjunto adverbial, a expresso zero hora tem o a acentuado: O desastre aconteceu zero hora de ontem. O vo atrasou; anunciaram que o avio s chegaria zero hora. BARCO A VELA Assim mesmo, sem crase e sem hfen. Plural: barcos a vela. BATER A, , NA PORTA Bater a porta = fech-la com fora, com violncia. Depois da discusso, bateu a porta e saiu zangado. Bater porta = bater junto porta ou na prpria porta para que abram ou atendam. De madrugada, bateram porta. Com receio, seu Fausto foi atender. Bater na porta = dar pancadas na porta, talvez para no bater em algum. Zangado como estava, bateu vrias vezes na porta, como se estivesse batendo na prpria mulher. BIFE A CAVALO (crase) A expresso bife a cavalo deve ser grafada sem crase. A idia de bife moda ou maneira cavalo absurda. Raciocinemos. Quando se diz bife portuguesa, subentende-se moda dos portugueses. E os portugueses tm capacidade para inventar bife. Mas imaginar bife moda dos cavalos, quando cavalo vegetariano, fica de uma incoerncia sem medida. s. CARRO A GASOLINA Assim mesmo, sem crase. O mesmo para carro a lcool , carro a leo , carro a gs. CASA (crase) A palavra casa s admite crase quando est determinada.

18

Voltei a casa antes do amanhecer. Voltei casa de minha av antes do amanhecer. Se a construo for feita com verbo transitivo direto, a crase no acontece, mesmo que esteja determinada. Veja: Nas frias, conheci a casa de minha av. Ontem, visitei a casa de Cristina. DAQUI A ou DAQUI H? A segunda expresso ( daqui h, dali h) absurda no sentido de tempo futuro ou medida . Para expressar tempo ou medida, devemos usar daqui a , dali a (sempre com o a , e sem crase). Daqui a seis meses, sairemos de frias. Daqui a dez quilmetros, h uma cachoeira. O trem sair daqui a uma hora. . Pode-se empregar daqui h em construo assim: Ela saiu daqui h dez minutos (faz dez minutos). DAR LUZ A ou DAR LUZ? A idia de dar luz a algum no significa parir. Para o ato de parir, a idia dar algum luz (luz, neste caso, simboliza vida , mundo). Compare as construes certas com as erradas: Me d luz quadrigmeos na Beneficente Portuguesa de Manaus. (certo) Me d luz a quadrigmeos na Beneficente Portuguesa de Manaus. (errado) Feliz a me que d luz trigmeos. (certo) DEPOR ou DEPOR NA COMISSO? Depor na comisso. Idia de depor depor em algum lugar. Por isso, depor no Congresso, depor na Cmara, depor na justia. DESDE S DUAS ou DESDE AS DUAS HORAS? Desde as duas horas. Sem crase, porque desde preposio. DESOBEDECER A LEI ou LEI? Desobedecer lei. Desobedecer verbo transitivo indireto: exige preposio a. Por isso, o correto desobedecer ao regulamento, s leis, s ordens, aos mandamentos. FACE A FACE Assim mesmo, sem hfen e sem crase. FRENTE A FRENTE Assim mesmo, sem hfen e sem crase. GOTA A GOTA Assim mesmo, sem crase e sem hfen. IR A CAVALO

19

Assim mesmo, sem crase (no h crase antes de palavra masculina). Diz-se vou de carro, vou de barco, vou de avi50o, mas vou a cavalo. LADO A LADO Assim mesmo, sem crase e sem hfen. LS A LS Expresso correta (sem hfen e sem crase). Significa de ponta a ponta, de lado a lado. LOCUES ADVERBIAIS, PREPOSITIVAS FEMININAS Sempre admitem crase. Veja as mais importantes: altura s apalpadelas s avessas baila bea cata de s cegas s claras direita escolha escuta s escuras espera espreita esquerda fora de Jos de Alencar Lus XV Machado de Assis maneira de medida que MARCHA A R ou MARCHA R? Marcha r, com crase obrigatria. NA MEDIDA EM QUE ou MEDIDA QUE? medida que ou proporo que. Apesar de muito usada pelos jornalistas, a expresso na medida em que errada. NAQUELA NOITE ou AQUELA NOITE? Tanto faz. Nas locues adverbiais de tempo em que entram os dias da semana ou as palavras dia , noite , semana, ms, ano , pode haver a omisso da preposio em. O mesmo para naquele dia ou aquele dia, na sexta-feira ou sexta-feira. OMBRO A OMBRO Assim mesmo, sem crase e sem hfen. PARA AS DEZ HORAS meia -luz meia -noite milanesa moda de noite noitinha s ocultas s ordens primeira vista procura de proporo que queima-roupa revelia risca semelhana de toa tona uma hora s vsperas de s vezes vista de E CONJUNTIVAS

20

Assim mesmo, sem crase. A preposio para anula a possibilidade de crase: Marcou a reunio para as dez horas. No outro dia, foi para a fazenda. No outro dia, foi fazenda. PARA FRENTE ou PARA A FRENTE? Para a frente (sem crase). PERANTE A Aps perante, nunca h crase nem preposio a : Apresentou-se bbado perante a famlia. Assim mesmo, com o rosto arranhado, apareceu perante o pai. Vivia sorrindo, mas ficava srio perante ela. POUCO A POUCO Locuo adverbial sem hfen e sem crase. PRONOMES DE TRATAMENTO (crase) Apenas trs pronomes de tratamento admitem crase: Senhora Senhorita Dona No me referi senhora . Remeti cartas senhorita. O prmio foi entregue dona Maria .

Com os restantes, a crase proibida. No me refiro a voc, mas a Vossa Senhoria . Remetemos a Vossa Excelncia todos os relatrios pedidos. SERVIR A MESA ou SERVIR MESA? Servir mesa . Significa servir quem estar mesa. SITUADO ou SITUADO EM? Situado em, no , na . Situado e sito, assim como o verbo situar-se, regem a preposio em, e no a . O supermercado est situado na rua dos Andradas. (certo) O supermercado est situado rua dos Andradas. (errado) TERRA (crase) No sentido de cho firme , opondo-se gua ou ao ar, a palavra terra no aceita artigo, razo por que no acontece o fenmeno da crase. Quando o navio chegou, poucos desceram a terra. O avio pousou, mas s as comissrias de bordo desceram a terra. O capito do navio avisou: "a descida a terra ser de apenas meia hora". UM A UM, UMA A UMA

21

Assim mesmo, sem crase. VALER A PENA Assim mesmo, sem crase. VENCER CRISE ou VENCER A CRISE? Vencer a crise (sem crase). O verbo vencer transitivo direto, no aceita preposio. O Vasco venceu o Flamengo. Desta vez, vamos vencer a concorrncia.

22

You might also like